terça-feira, 23 de abril de 2024

Luto em Vitória da Conquista: Faleceu aos 52 anos a professora Fabiana Andrade Santos. Leia a nota de pesar

 

É com imenso pesar que recebemos a notícia do falecimento da professora Fabiana Andrade Santos, ocorrido nesta segunda-feira (22), após enfrentar complicações de saúde. Fabiana era uma figura querida e respeitada, lotada no Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) desde 2013, após 13 anos lecionando na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Sua partida deixa um vazio irreparável não apenas na comunidade acadêmica, mas também na sociedade em geral, onde sua atuação como advogada deixou marcas indeléveis.

Através das redes sociais, a Associação dos Docentes da UESB, Adusb, divulgou uma nota de pesar, evidenciando a comoção causada por sua partida prematura. A Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Vitória da Conquista também manifestou seu pesar pela perda de Fabiana, decretando luto oficial e suspendendo a entrega de carteiras que aconteceria nesta terça-feira (23). Neste momento de dor e consternação, prestamos nossas condolências à família, amigos e colegas, aguardando mais informações sobre o velório e sepultamento. Que Fabiana descanse em paz.

Nota de Pesar da Uesb

A Reitoria da Universíade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) informa, com pesar, o falecimento da professora Fabiana Andrade Santos, do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (Dell), campus de Vitória da Conquista, nesta segunda-feira (22), aos 52 anos. A professora Fabiana Andrade realizou sua graduação na UESB, tendo concluído o curso de Licenciatura. Posteriormente, iniciou sua carreira de docente universitária na Uneb, Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias, em Brumado. Era Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Era professora da UESB há onze anos, atuando no ensino, na pesquisa, na extensão e na administração acadêmica, e se encontrava, nos dias atuais, na Direção do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, com atuação destacada como Conselheira da Câmara de Graduação e do pleno do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UESB (CONSEPE). Fabiana Andrade deixa inúmeros amigos e amigas, conquistados em mais de duas décadas de dedicação à universidade pública, tanto na UESB como na Uneb. E a esses amigos e amigas, e aos seus familiares e próximos, desejamos que consigam, de alguma forma, encontrar consolo frente a dor provocada por uma perda que nos atingiu com total espanto e tristeza. Em memória da professora Fabiana, a UESB, por meio da Portaria 230/2024, decreta luto oficial de três dias, e suspende todas as suas atividades acadêmicas e administrativas, no campus de Vitória da Conquista, no dia 23 de abril.

 
Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !
WhatsApp oficial 77 98838-2781 
Participe do nosso Grupo no WhatsApp
Siga nosso Instagram
Curta nossa Pagina no Facebook

FIB 2024: Grade posicionada e nova faixa etária são anunciadas para o Festival de Inverno Bahia

 

O público que deseja saber a ordem das atrações já confirmadas para o Festival de Inverno Bahia (FIB) já pode conferir nos canais oficiais do evento. A equipe organizadora do evento fez o anúncio nesta segunda (22). Além disso, foi anunciada a nova classificação etária do evento.

Na edição deste ano, será permitida a entrada e permanência de adolescentes a partir de 14 anos desacompanhados dos pais ou responsáveis legais, sendo que aqueles com idade inferior a 14 anos poderão estar no festival com os pais ou responsáveis legais (comprovando tal condição por meio de documento legal) ou de um adulto com autorização expressa dos pais ou responsável legal, com assinatura reconhecida em cartório.

*Grade*
Na sexta-feira (23), o grupo que surgiu no início dos anos 90 e se tornou um dos mais populares e influentes do pagode nacional, Só Pra Contrariar, retorna com Alexandre Pires após 10 anos para o “SPC Acústico – O Último Encontro”. Já no sábado, dia 24, o pagode do Menos é Mais promete um repertório cheio de animação, junto com o axé e samba-reggae dos Filhos de Jorge. Como o festival celebra a diversidade de ritmos, o pop rock de Samuel Rosa também está escalado para animar e emocionar o público na segunda noite do evento.

No último dia do FIB, quem chega ao palco principal é a artista mais ouvida de 2023 no Spotify, a boiadeira Ana Castela. Quem também subirá ao palco no domingo (25) é o cantor Jão, que trará sua “SUPERTOUR” pelo Brasil, prometendo levar o público do FIB a uma atmosfera mágica com uma performance autêntica e emocionante.

*Esquenta FIB*
Pelo terceiro ano consecutivo, o festival seguirá cumprindo seu espírito solidário e fará o Esquenta FIB na área de eventos do Parque Teopompo de Almeida. O evento está previsto para o dia 25 de maio e a entrada será mediante a troca de alimentos não perecíveis que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social. Durante o esquenta, novas atrações do #FIB24 serão anunciadas.

A produção do Festival de Inverno Bahia é assinada pela Bahia Eventos, empresa de entretenimento da Rede Bahia, em parceria com a TV Sudoeste.

*SERVIÇO*
Festival de Inverno Bahia 2024

*Quando:* 23 a 25/08/2024
*Onde:* Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista – BA
*Classificação:* 14 anos, sendo que aqueles com idade inferior podem entrar acompanhados de pais, responsáveis legais ou adultos com com autorização expressa dos pais ou responsável legal, com assinatura reconhecida em cartório
*Meia-entrada:* Além de estudantes, outros segmentos têm direito à meia-entrada, segundo a lei 12.933/2013. Em ambos os casos, é obrigatória a apresentação de documentos comprobatórios. Para mais informações, acesse https://bileto.sympla.com.br/meia-entrada/bahia.html
*Vendas:* Sympla
Pontos de venda fixos (Vitória da Conquista):
Boulevard Shopping (loja DMK DUO), Central de Ingressos (Shopping Conquista Sul e Galeria Panvicon), Banca Central (Praça Barão do Rio Branco), Loja Taco (Av. Olívia Flores, 686).

Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !
WhatsApp oficial 77 98838-2781 
Participe do nosso Grupo no WhatsApp
Siga nosso Instagram
Curta nossa Pagina no Facebook
Com Informações do Vitória da Conquista Notícias

Tragédia: Quatro pessoas morreram em 2 acidentes em locais próximos na BR-116, ao mesmo tempo

 

Dois homens e duas mulheres morreram em dois acidentes distintos na BR 116 Norte, trechos do município de Euclides da Cunha no território Semiárido Nordeste II da Bahia. Os acidentes aconteceram simultaneamente, segundo informou o radialista Borel ao Calila Notícias.

De acordo com o comunicador da Rádio Nossa Senhora da Conceição (87,9) no mesmo momento que chegou a informação de que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) tinha saído da base de Euclides da Cunha para prestar socorro a um acidente em Queimadas do Rumo que fica no sentido Tucano, chegou a outra informação de outra grave ocorrência na região de Lagoa do Pedro que fica no sentido Euclides da Cunha – Bendegô.

 
Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !
WhatsApp oficial 77 98838-2781 
Participe do nosso Grupo no WhatsApp
Siga nosso Instagram
Curta nossa Pagina no Facebook

VÍDEO: Ativista confronta o ator Alec Baldwin em uma cafeteria de Nova York por causa da demanda por “Palestina Livre”

 

Nas imagens, Baldwin, conhecido por seus papéis em diversos filmes e programas de TV, recusou o pedido. Apesar da sua recusa, a mulher persistiu nas suas exigências, levando Baldwin a dirigir-se à porta do café, sinalizando-lhe para sair.

O ativista pode ser ouvido no vídeo dizendo: “Liberte a Palestina, Alec, apenas uma vez, e deixo você em paz. Vou deixá-lo em paz, eu juro”, instando-o repetidamente a obedecer. Ela continuou, dizendo: “Basta dizer 'Liberte a Palestina' uma vez, uma vez”, enquanto Baldwin balançava a cabeça e tentava conduzi-la para fora da porta. A mulher expressou ainda seus sentimentos, dizendo: “Foda-se Israel, foda-se o Sionismo”. Assista o vídeo:

 
Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !
WhatsApp oficial 77 98838-2781 
Participe do nosso Grupo no WhatsApp
Siga nosso Instagram
Curta nossa Pagina no Facebook

John Legend sugere que Donald Trump vê os negros como inferiores: “Um racista em sua essência”

 

City Harvest apresenta a gala de 2024: Magic Of Motown - Inside

Na entrevista, Legend enfatizou a sua convicção de que as ações e a retórica de Trump durante a sua presidência indicaram consistentemente uma crença profunda na inferioridade dos indivíduos negros. O artista vencedor do Grammy, conhecido por sua defesa da justiça social, destacou um padrão de comportamento e declarações de Trump que, segundo a Legend, refletem uma perspectiva preocupante sobre raça.

“Com base em suas ações e na maneira como ele fala sobre os negros, está claro para mim que Trump nos vê como inferiores”, afirmou Legend durante a entrevista.

Apesar da ausência de quaisquer comentários diretos de Trump sugerindo tal ponto de vista, as observações de Legend chamam a atenção para o contexto mais amplo do mandato do ex-presidente. Ao longo da sua presidência, Trump enfrentou inúmeras acusações de racismo, decorrentes das suas declarações e políticas controversas dirigidas às comunidades minoritárias.

 
Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !
WhatsApp oficial 77 98838-2781 
Participe do nosso Grupo no WhatsApp
Siga nosso Instagram
Curta nossa Pagina no Facebook

O ator de Star Wars, Mark Hamill, gera polêmica ao declarar Joe Biden “o melhor presidente de todos os tempos”

 

https://media.gettyimages.com/id/1908168003/pt/foto/mark-hamill-speaks-onstage-at-the-81st-golden-globe-awards-realizados-no-beverly-hilton-hotel- on.jpg?s=2048x2048&w=gi&k=20&c=fQm5X0YPIAbHvaBg1SBu5qSBEDm5qTbYmY4YqxOHP9s=

Hamill, conhecido por sua interpretação icônica de Luke Skywalker na saga Star Wars, acessou o Twitter para expressar sua admiração pelo atual presidente. Em um tweet, ele afirmou: “Joe Biden é o melhor presidente da história dos Estados Unidos. Período." O tweet rapidamente atraiu uma enxurrada de respostas, tanto de apoio quanto de oposição.

Embora muitos de seus fãs expressassem sentimentos semelhantes, elogiando Hamill por sua postura ousada, outros discordaram veementemente. Desde então, o tweet gerou um debate animado e polarizado nas plataformas de mídia social, com usuários compartilhando suas opiniões divergentes sobre a presidência de Biden.

Hamill, conhecido por suas opiniões políticas expressivas, não é estranho em expressar suas opiniões sobre questões sociais e políticas. No entanto, a sua última declaração gerou, sem dúvida, uma das respostas mais controversas até agora.

Alguns apoiantes elogiaram Hamill por usar a sua plataforma para defender as suas crenças políticas, enquanto outros o criticaram por entrar em território tão controverso. O debate continua a decorrer em várias plataformas online, com os utilizadores a defenderem apaixonadamente os seus pontos de vista.

No meio deste alvoroço, é evidente que as palavras de Hamill demonstraram mais uma vez a influência significativa que as celebridades exercem na formação da opinião pública. Independentemente da controvérsia, uma coisa permanece certa: a declaração de Mark Hamill desencadeou uma conversa que não dá sinais de diminuir tão cedo.

Clínicas locais de atendimento de urgência expandem serviços para cobertura 24 horas

 

Jovem adulto técnica se prepara para medir a pressão arterial da mulher

Atendimento urgente 24 horas perto de mim tem sido um termo de pesquisa comum entre os residentes nos últimos tempos, e a clínica pretende atender a essa necessidade. A partir desta semana, os pacientes terão acesso a atendimento médico 24 horas por dia, sete dias por semana.

A decisão de estender o horário da clínica foi tomada após cuidadosa consideração das necessidades da comunidade. A Dra. Sarah Thompson, Diretora Médica da clínica, declarou: “Temos notado um número crescente de pacientes que procuram atendimento médico tarde da noite. Ao estender nossos serviços para 24 horas, garantimos que a comunidade tenha acesso a cuidados médicos de qualidade sempre que necessário.”

 
Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !
WhatsApp oficial 77 98838-2781 
Participe do nosso Grupo no WhatsApp
Siga nosso Instagram
Curta nossa Pagina no Facebook

Região da divisa: Homem morreu em confronto com a PM, acusado de roubar carro de aplicativo nesta noite

 

Na noite de domingo, 21 de Abril de 2024 o assaltante Marcos Antônio de Souza de 35 anos, conhecido por “Marquim de Zé Maria”, morador de Jaíba-MG, divisa com o sudoeste da Bahia, foi morto em confronto com a polícia, após não obedecer a abordagem policial em fuga por crime de roubo cometido em Montes Claros MG. A Polícia Militar de Minas Gerais, por meio de sua 11ª RPM, foi acionada, neste domingo (21), a comparecer à Rua Eça de Queiroz, Bairro Village do Lago, em Montes Claros, onde um motorista de aplicativo foi vítima de roubo. A vítima contou aos militares que conduzia um seu veículo quando foi abordada por três autores e que um deles estava com uma arma de fogo e roubou o seu veiculo.

Durante o rastreamento, a Polícia Militar deparou-se com o veículo em fuga com três ocupantes. Os militares iniciaram a abordagem e houve o confronto. Os militares determinaram que o homem, de 35 anos, soltasse a arma, mas ele direcionou-a para eles. Devido à injusta e eminente agressão, os policiais atiraram. Ele foi alvejado e socorrido ao HPS da Santa Casa, onde faleceu. Os outros dois suspeitos confessaram aos policiais que também participaram do roubo ao veículo e que o autor vitimado estava armado com um revólver calibre. 38 com 06 munições. A arma de fogo e as munições foram apreendidas. O veículo foi recuperado. Os comparsas foram presos em flagrante e conduzidos à Delegacia com os materiais citados. As medidas de Polícia Militar Judiciária foram adotadas. Com informações da jornalista Sueli Teixeira, do site Boneka Jaíba.

 
Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !
WhatsApp oficial 77 98838-2781 
Participe do nosso Grupo no WhatsApp
Siga nosso Instagram
Curta nossa Pagina no Facebook

domingo, 14 de abril de 2024

Agente de Limpeza da SESEP realizaram limpeza durante o domingo na Estação de Transborda Herzem Gusmão em Conquista

  

Neste domingo (14), uma equipe formada por 15 servidores da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) realizou um mutirão de limpeza  na Estação de Transbordo Herzem Gusmão, no centro da cidade.

 

 

A ação envolveu a higienização geral dos paineis, com varrição e lavagem. O entorno da do terminal também recebeu limpeza especial.

 

 

Na última semana, equipes de Educação Ambiental passaram pelos boxes informando sobre a ação e orientando os permissionários sobre a necessidade de fazer o descarte do lixo nos lugares adequados.

 

 

O secretário municipal de Serviços Públicos, Luis Paulo, ressalta que a limpeza das feiras é feita com frequência, mas esse trabalho realizado com mais intensidade é muito importante, principalmente neste período após o movimento dos fluxos de pessoas no finais de semana.

 

 

“Fazemos o trabalho de limpeza durante a semana, mas isso foi o que estamos chamando de ‘faxinaço’, que será estendido para as outras feiras da cidade”, explica o secretário. Assista/Veja as Fotos

 

 

 
Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !
WhatsApp oficial 77 98838-2781 
Participe do nosso Grupo no WhatsApp
Siga nosso Instagram
Curta nossa Pagina no Facebook

quinta-feira, 11 de abril de 2024

Luto em Vitória da Conquista: Faleceu aos 74 anos o ex-vereador Noeci Salgado, vítima de atropelamento

 

É com profundo pesar que lamentamos o falecimento do ex-vereador Noeci Salgado, aos 74 anos, ocorrido nesta quinta-feira (11), em Vitória da Conquista. Noeci, como era carinhosamente conhecido, enfrentava bravamente as sequelas de um trágico atropelamento ocorrido no mês passado, na Avenida Otávio Santos, onde lutava pela vida. Sua partida deixa um vazio imensurável na política local, onde desempenhava um papel fundamental como vice-presidente do PT em Vitória da Conquista.

Seu legado será lembrado não apenas pelos seus feitos políticos, mas também pela sua dedicação incansável à comunidade que serviu. Neste momento de dor, expressamos nossos mais sinceros sentimentos aos amigos, familiares e colegas de militância de Noeci Salgado. Sua ausência será profundamente sentida por todos aqueles que tiveram o privilégio de compartilhar sua amizade e sua luta por uma sociedade mais justa e igualitária. Informações sobre o velório e sepultamento ainda não foram divulgadas, mas que possam encontrar conforto na lembrança dos bons momentos compartilhados com Noeci.

Região: Jovem desaparecido há 5 dias é encontrado morto com marcadas de disparos. Vítima identificada

 

Um jovem de 28 anos, identificado como Jhone de Oliveira Marques, foi vítima de um homicídio a tiros na noite da última sexta-feira (5) em Riacho de Santana, sudoeste da Bahia. O incidente ocorreu por volta das 18h20, quando o jovem estava na rua Joaquim Guimarães e Silva, no bairro Peral. Segundo relatos, um homem a bordo de uma motocicleta se aproximou e efetuou disparos contra Jhone, que veio a óbito no local. Após o crime, o suspeito fugiu, deixando autoridades locais à procura de pistas para elucidar o caso.

O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Bom Jesus da Lapa, onde passou por procedimentos de necropsia. A Polícia Civil iniciou um inquérito para investigar a autoria e motivação do crime. Jhone, natural de Taiobeiras, no Norte de Minas, tinha histórico policial, sendo acusado de diversos furtos de motocicletas na região. Sua ausência já perdurava há cinco dias antes do trágico desfecho.

 
Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !
WhatsApp oficial 77 98838-2781 
Participe do nosso Grupo no WhatsApp
Siga nosso Instagram
Curta nossa Pagina no Facebook

Luto: Faleceu o jovem Pedro Paulo Santos “Peu”, de 18 anos, vítima do acidente entre Barra do Choça e Barra Nova

 

Uma triste notícia abalou a comunidade de Barra Nova: Pedro Paulo Santos de Oliveira, carinhosamente conhecido como Peu, não resistiu aos ferimentos causados em um acidente de trânsito na Rodovia Barra do Choça a Barra Nova. O jovem de apenas 18 anos estava em uma caminhonete que tombou no último sábado (8). Apesar dos esforços médicos, Pedro Paulo lutou pela vida por cinco dias, mas acabou falecendo nesta quarta-feira (10), por volta das 13h30.

Sua partida precoce deixou toda a comunidade do Distrito consternada, pois Peu era aluno do Centro Educacional de Barra Nova e neto do respeitado fazendeiro da região, senhor Ediones. A família foi informada da morte encefálica e aguarda a chegada da equipe médica de Salvador para proceder com a doação de órgãos. A morte prematura de Pedro Paulo Santos de Oliveira é uma perda irreparável para sua família, amigos e comunidade, deixando um vazio difícil de preencher. Seu sorriso contagiante e sua presença vibrante serão lembrados com carinho por todos que tiveram a oportunidade de conviver com ele, enquanto a dor da sua ausência ecoa pelos corações daqueles que o amavam.

 
Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !
WhatsApp oficial 77 98838-2781 
Participe do nosso Grupo no WhatsApp
Siga nosso Instagram
Curta nossa Pagina no Facebook

Barra do Choça em estado de choque: Luciana foi vítima de feminicídio na manhã desta quarta-feira

 

A cidade de Barra do Choça foi abalada nesta quarta-feira (10) por um ato de violência que deixou a comunidade estarrecida. Por volta das 10h30, um homem assassinou sua companheira com requinte de crueldade em uma residência próxima à ponte que liga Barra do Choça a Vila Dias. O feminicídio gerou indignação e consternação entre os moradores locais, que estão em choque diante da brutalidade do crime.

De acordo com informações preliminares, o assassinato foi cometido com extrema violência, evidenciando um padrão de crueldade. O corpo da vítima, identificada pelo prenome Luciana, foi encontrado caído no chão da casa onde ocorreu o crime.

 
Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !
WhatsApp oficial 77 98838-2781 
Participe do nosso Grupo no WhatsApp
Siga nosso Instagram
Curta nossa Pagina no Facebook

Tragédia com 8 mortos na BR-101: Empresa proprietária do ônibus de turismo envia nota de esclarecimento

 

“A RM Turismo vem a público informar a ocorrência de um acidente com vítimas fatais com um dos ônibus da nossa frota, na madrugada desta quinta-feira(11), na BR-101, no trecho da cidade de Teixeira de Freitas. O ônibus estava prestando serviço para uma viagem de turismo com saída do Rio de Janeiro destino a Porto Seguro. A causa do acidente ainda não foi esclarecida.

Neste momento delicado, estamos empenhados em prestar todo o suporte necessário aos envolvidos. A RM Turismo se coloca à disposição para fornecer qualquer informação para auxiliar no que for preciso para amenizar os impactos desse acontecimento. Expressamos nossos mais sinceros sentimentos aos envolvidos e reiteramos nosso compromisso com a segurança e o bem-estar de nossos clientes em todas as nossas viagens, é nossa prioridade. Que Deus abençoe e conforte a todos.”, encerra a nota.

 
Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !
WhatsApp oficial 77 98838-2781 
Participe do nosso Grupo no WhatsApp
Siga nosso Instagram
Curta nossa Pagina no Facebook

Urgente: Acidente com ônibus no início desta manhã deixou 8 mortos na BR-101, no sul da Bahia

 

Na madrugada desta quinta-feira, 11 de abril, uma tragédia abalou a tranquilidade da BR-101, próximo ao Posto Malacarne, em Teixeira de Freitas. Por volta das 04h45, um ônibus de excursão, que partiu do Rio de Janeiro com destino a Porto Seguro/BA, perdeu o controle numa curva e caiu numa ribanceira, capotando várias vezes. O acidente resultou em 8 mortes confirmadas e deixou diversos feridos entre os 31 passageiros a bordo.

Segundo informações obtidas pela nossa reportagem, equipes de emergência, incluindo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o 18º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Polícia Técnica (DPT), responderam prontamente ao chamado, realizando resgates e a remoção dos corpos para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas. Os peritos do DPT, Manuel Garrido e Everton dos Anjos, estiveram no local para realizar a perícia e investigar as causas do acidente.

 
Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !
WhatsApp oficial 77 98838-2781 
Participe do nosso Grupo no WhatsApp
Siga nosso Instagram
Curta nossa Pagina no Facebook