sábado, 1 de junho de 2019

Conquista: Pista e equipamentos do aeroporto Glauber Rocha estão aferidos e homologados

  • O aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, está pronto para entrar em operação. Nessa quarta-feira (29), os instrumentos de auxilio a navegação foram aferidos e homologados pela Aeronáutica.
    A Concessionária responsável pela administração do equipamento também foi credenciada para operar provisoriamente a Estação Prestadora de Tráfego Aéreo (EPTA) de acordo com publicação do Diário Oficial da União. Nesta semana, técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) fizeram uma inspeção atendendo ao pedido da Concessionária para Certificação Operacional do aeroporto. Isso tem como objetivo habilitar o Glauber Rocha para operação visual e por instrumentos.Fonte: Blitz conquista

     

    Participe do nosso Grupo no WhatsApp

    Siga nosso Instagram

    Curta nossa Pagina no Facebook


  • 'Estou comendo o pão que o diabo amassou', diz Bolsonaro

    Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência BrasilFoto: Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasil
    Por Kamille Martinho 

    31/05/2019 - 18:00 


    A afirmação foi feita em almoço com caminhoneiros em um restaurante de beira de estrada em Anápolis (GO)
    O presidente Jair Bolsonaro disse estar “comendo o pão que o diabo amassou”, mas que só muda se cassarem seu mandato. A afirmação foi feita em almoço com caminhoneiros em um restaurante de beira de estrada em Anápolis (GO). “Eu estou comendo o pão que o diabo amassou. Não loteamos ministérios, bancos oficiais e estatais. (...) Só muda se alguém cassar o meu mandato”, afirmou o presidente a um caminhoneiro que disse acreditar que falta boa vontade em Brasília. Rodeado por cerca de 30 caminhoneiros, Bolsonaro incentivou o grupo a dar entrada no pedido de porte de arma de fogo, se comprometeu a acabar com os radares móveis. Ele ainda disse que pretende aumentar a validade da carteira de motorista para dez anos e passar o limite de pontos para 40. “Foi aleatória (a ida para o restaurante). Foi feito levantamento de ontem para hoje de onde teria mais caminhões neste horário, eu estava vindo de Goiânia e paramos aqui para conversar com os caminhoneiros”, explicou o presidente sobre o encontro. Ao final do encontro, Bolsonaro disse que a conversa foi “bastante cordial”.

  • Promulgada lei que prevê mais privacidade a clientes de bancos na Bahia

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    31/05/2019 - 14:46 


    Estão sujeitos à nova medida bancos privados e públicos, sociedades ou cooperativas de crédito, agências, subagências, seções, postos avançados, postos 24 horas e caixas eletrônicos.
    Agora é lei: as agências bancárias no estado da Bahia são obrigadas a instalar guichês ou divisórias que propiciem maior privacidade aos clientes durante o uso de caixas eletrônicos. A promulgação do projeto de lei 18.244/2009 pelo presidente Nelson Leal (PP) foi publicada no Diário Oficial do Legislativo de quinta-feira (30). Trata-se de uma iniciativa do deputado Euclides Fernandes (PDT) aprovada em segundo turno em plenário em abril deste ano. A nova lei produz efeitos imediatos, cabendo ao Poder Executivo as regulamentações que se fizerem necessárias. A lei prevê a instalação de dispositivos nas instituições financeiras que garantam a privacidade dos clientes, impossibilitando que outras pessoas presentes que estejam à espera possam ver a transação bancária sendo realizada. Estão sujeitos à nova medida bancos privados e públicos, sociedades ou cooperativas de crédito, agências, subagências, seções, postos avançados, postos 24 horas e caixas eletrônicos. A lei prevê que os estabelecimentos terão um prazo de 180 dias, contados a partir da publicação desta lei, para se adequarem às novas normas. 

  • MEC divulga regras para Fies do 2º semestre de 2019

    Foto: Valter Campanato | Agência BrasilFoto: Valter Campanato | Agência Brasil
    Por Juliana Rodrigues 

    31/05/2019 - 13:15 


    Inscrições acontecerão entre 25 de junho e 1º de julho
    O Ministério da Educação (MEC) publicou hoje (31) as regras para o Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2019. Os interessados em solicitar o benefício devem se inscrever no site do Fies, de 25 de junho a 1° de julho. O regulamento está disponível no edital. O primeiro resultado (pré-seleção ou pré-aprovação) será divulgado no dia 9 de julho, com ordem de classificação baseada nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O prazo para contratação será entre os dias 10 e 12 de julho, enquanto a chamada da lista de espera acontecerá entre os dias 15 de julho e 23 de agosto.

  • Equipe da Prefeitura Guanambi combate incêndio na zona rural do município

    Foto: Divulgação | Ascom PMGFoto: Divulgação | Ascom PMG
    31/05/2019 - 10:40 


    A equipe da Superintendência Municipal de Trânsito, junto com fiscais da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, mobilizou-se, na noite desta quinta-feira (30), para conter um incêndio de grande proporção na zona rural do município. Estima-se que mais de 15 hectares tenham sido atingidos pelo fogo na Fazenda Lajes, próxima à região do Suruá, provocando prejuízos à fauna e flora, ao solo além de outros riscos. De acordo com o fiscal do meio ambiente, Marcos Viana, o “incêndio começou na BR se estendendo por 5 km queimando tudo”. "É preciso que as pessoas se conscientizem do crime que estão cometendo contra a vida e o meio ambiente", destacou o Agente de Trânsito, Rogério Mota. A superintendência conta com quatro agentes especializados, Costa, Eloy, Mota e Camilo, com curso de brigada de incêndio que realizam este trabalho voluntário e estiveram presentes na ação. Ainda na noite de ontem, a equipe atendeu chamado de outra ocorrência envolvendo queimadas em área urbana do município, próxima ao Hospital Regional de Guanambi.

  • Desemprego recua, mas atinge 13 milhões de brasileiros

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Alexandre Galvão 

    31/05/2019 - 10:22 


    Apesar do recuo do desemprego, a população subutilizada atingiu 28,4 milhões, número recorde da série histórica iniciada em 2012
    A taxa de desemprego teve leve recuo em abril, mas ainda atinge 13,2 milhões de brasileiros, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o órgão, o número representa 12,5% da população do país. No trimestre encerrado em março, o desemprego chegou a 12,7%, atingindo 13,4 milhões de pessoas. Apesar do recuo do desemprego, a população subutilizada atingiu 28,4 milhões, número recorde da série histórica iniciada em 2012. Na véspera, o IBGE divulgou que o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil caiu 0,2% no 1º trimestre, a primeira contração desde 2016, em meio a um tombo dos investimentos e desaceleração do consumo das famílias.

  • Guanambi: Movimento convoca população do município para protesto contra barragem da Bamin

    DivulgaçãoDivulgação
    Por Willian Silva 

    31/05/2019 - 09:12 


    Quatro dias após a Câmara de Guanambi ter realizado sessão especial para discutir a barragem de rejeito que será construída pela Bahia Mineração (Bamin), um grupo intitulado “Movimento Vida Sim! Barragem NÃO”  lançou nas redes sociais uma imagem que convoca a população de Guanambi a realizar protesto contra a construção da barragem de rejeito, que ficará entre os municípios de Caetité e Pindaí. Na imagem veiculada, o protesto acontecerá no dia 06 de junho (quinta-feira), a partir das 7:30h, na Praça da Matriz de Santo Antônio, no centro de Guanambi. Mesmo a Bamin afirmando utilizar, na construção da barragem, tecnologia a jusante no alteamento da mesma e a utilização de diversos sensores que monitorarão a barragem em tempo real, online e via satélite, não convenceu a população de Guanambi que continua a dizer não ao empreendimento. Na sessão especial da Câmara de Guanambi, ocorrida na última segunda-feira (27), um plebiscito foi apontado como uma solução para evitar a construção da barragem que, caso se rompa, segundo a Bamin, atingiria Guanambi em duas horas, porém com efeitos mínimos, de acordo com os técnicos da empresa mineradora. A Bamin ainda informa que foram feitos mais de 15 mil estudos sobre a barragem. Segundo o geólogo Wilson Thibes da Bamin, os estudos apontam a barragem como segura para todos.

  • Homem é morto a tiros em Sitio do Mato

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsAppFoto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    Por Marcos Oliveira 

    31/05/2019 - 09:00 


    Um homem de 23 anos foi morto a tiros na noite desta quinta-feira (30), na cidade de Sitio do Mato. A ocorrência foi registrada na Rua São Pedro, no bairro Alegria. De acordo com a 24ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), Lucas Reinan Alves Oliveira, conhecido como "Pé de Ferro”, morreu após ser atingido por seis disparos de arma de fogo. Segundo informações de populares, dois homens saíram de um matagal e efetuaram vários disparos contra a vítima, em seguida evadiram do local com destino ignorado. A motivação do crime será investigada. Até a manhã desta sexta-feira (31), ninguém havia sido preso.

  • Sudoeste baiano: Estudante é denunciado por atuar como dentista; ele rebate: 'Toda vez que falam fico mais rico'

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Juliana Almirante 

    31/05/2019 - 08:49 


    Ele diz que está sendo apedrejado porque estaria entre os melhores da área
    O Conselho Regional de Odontologia na Bahia (CRO-BA) denunciou um estudante que atua como dentista de forma irregular, em uma clínica na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Identificado como Henrico Almeida, o estudante de odontologia não pode exercer a profissão, mas posta várias fotos em redes sociais onde aparece em atendimento. Segundo o CRO-BA, várias pessoas procuraram o conselho para denunciar Henrico. O conselho registrou o caso na Polícia Civil. À TV Sudoeste, Henrico negou que atue como dentista. Ele alega que é estudante e dono da clínica. No Instagram, no entanto, ele se denomina doutor e compartilha fotos de procedimentos odontológicos. Após ter sido denunciado pelo conselho, ele compartilhou uma mensagem nas redes sociais em que diz que está sendo apedrejado porque estaria entre os melhores da área. "Toda vez que vocês falam de mim, eu fico mais rico", afirma Henrico na publicação. 

  • 'É muito bom termos a Justiça ao nosso lado', diz Bolsonaro em elogio a Toffoli

    Foto: Marcos Corrêa | PRFoto: Marcos Corrêa | PR
    Por Juliana Rodrigues 

    31/05/2019 - 08:00 


    Presidente do STF esteve em café da manhã com o chefe do Executivo nacional
    Em meio a críticas pela sua aproximação com o Executivo, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), José Dias Toffoli, recebeu ontem (30) novos elogios do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Durante café da manhã com a bancada feminina, do qual o magistrado participou, Bolsonaro agradeceu sua presença, disse que é "muito bom" ter a Justiça "do lado certo" e ressaltou que Toffoli tem sido atencioso desde o início de seu mandato. "É muito bom nós termos aqui a Justiça ao nosso lado, ao lado do que é certo, ao lado do que é razoável e ao lado do que é bom para o nosso Brasil", afirmou. Na terça (28), Bolsonaro, Toffoli e os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e Davi Alcolumbre (DEM-AP), se reuniram para firmar um pacto "pelo Brasil". O magistrado foi alvo de críticas por juízes e partidos, que afirmam que o STF põe sua independência em risco ao se associar ao Executivo. Poucas horas após o encontro de ontem, Toffoli anunciou o adiamento de julgamentos sobre descriminalização da maconha e criminalização da homofobia.

  • Fachin nega pedido de Lula de suspeição de Moro no caso triplex

    Foto: Antonio Cruz | Agência BrasilFoto: Antonio Cruz | Agência Brasil
    31/05/2019 - 07:00 


    A defesa de Lula recorreu
    O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou pedido de suspeição movido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, contra o ex-juiz federal Sérgio Moro, atual ministro da Justiça e da Segurança Pública. O pedido de Lula se deu no âmbito da ação penal em que Moro o condenou no caso triplex, a 9 anos e 6 meses de prisão. A pena chegou a ser aumentada para 12 anos e um mês pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região, e reduzida pelo Superior Tribunal de Justiça, para 8 anos e 10 meses. O pedido de suspeição de Lula contra Moro foi rejeitado no TRF-4. A defesa de Lula recorreu.

  • Grave acidente envolvendo três motocicletas mata caetiteense na BR-030 em Guanambi

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsAppFoto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    31/05/2019 - 06:30 


    A vítima foi arremessada, sofreu graves ferimentos, não resistiu e veio a óbito no local.
    Uma pessoa morreu e três ficaram feridas após um grave acidente registrado no início da noite desta quinta-feira (30), na BR-030, envolvendo três motocicletas, nas proximidades do KM 1, saída para Palmas de Monte Alto, em Guanambi, município do sudoeste baiano. Segundo informações da Polícia Militar (PM), uma das vítimas identificada como sendo Jackson Sandro Jesus Moreira trafegava pela rodovia com sua motocicleta moelo Honda CG 125 Fan, cor cinza, quando foi surpreendido por outra moto Honda CG 150 de cor preta que colidiu na parte traseira do veículo. Devido ao impacto da colisão, ele e sua esposa Izanete Silva Barbosa foram arremessados e caíram às margens da rodovia, enquanto o condutor da moto Honda CG 150 caiu no meio da pista. Conforme relatos de testemunhas, uma moto Honda Bros que levava Liziete Irene Chaves Trindade, de 56 anos, natural de Caetité, bateu no veículo no meio da pista. A vítima foi arremessada, sofreu graves ferimentos, não resistiu e veio a óbito no local. Socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) prestaram atendimento as vítimas que foram conduzidas para o Hospital Regional de Guanambi (HRG). Não foi informado o estado de saúde. O corpo de Liziete, após levantamento cadavérico, foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi, onde vai passar por exames de necropsia. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento. As causas do acidente vão ser investigadas. Diante da fatalidade, a Prefeitura de Guanambi anunciou que as escolas da rede municipal de ensino cancelaram as atividades nesta sexta-feira (31), em sinal de luto. Liziete era professora da rede municipal há vários anos e atualmente trabalhava na Escola Municipal José Neves Teixeira.

  • Sol desabafa após processar Aviões do Forró: ‘Vocês não têm ideia do que passei’

    Foto: Reprodução | InstagramFoto: Reprodução | Instagram
    Por Juliana Rodrigues 

    30/05/2019 - 21:00 


    A baiana afirma ter sido expulsa da banda em 2017 pelos sócios do grupo
    Solange Almeida usou as redes sociais para desabafar sobre a ação que move contra a banda Aviões do Forró. Através da função stories do Instagram, a forrozeira, que pede R$ 5 milhões ao grupo, confirmou o processo e contou um pouco mais sobre os bastidores da briga judicial. “Queria dizer para vocês essa ação é verdadeira. Sei que muita gente tem me julgado por isso e diz ‘ah ela saiu por que quis’. Realmente na época eu disse isso, que saí porque quis. Por respeito com a história que eu tinha vivido com a banda, eu não quis ser a vítima da situação e modo criar um mal, estar então aceitei tudo o que foi proposto”. No depoimento a baiana disse estar sofrendo com toda situação e afirmou ter sido expulsa da banda após ter feito um acordo para deixar o grupo no fim do ano. “Os sócios, que mandavam, que eram os administradores, chegaram pra mim e disseram que eu só tinha 2 meses pra ficar. Eu ia dizer o que? Contestar? Ia brigar com isso? Não, simplesmente fiquei na minha. Logo em seguida fui convidada pelo Fantástico para dar uma nota, para falar, e eles simplesmente não deixaram. Me colocaram dentro do quarto no Piauí e pediram que eu fizesse aquele vídeo junto com Xand, e eu fiz. E aí eu levei a culpa inteira que eu era a ingrata, que eu era a escrota, que eu queria mais dinheiro, porque queria ganhar sozinha porque eu era gananciosa e não foi nada disso, em momento algum eu quis prejudicar ninguém”, disse. Sol ainda revelou que tentou se acertar com os sócios da banda antes de levar o processo para frente, mas todos os convites para uma reunião foram negados. “Tem muita coisa que aconteceu até porque a minha intenção não é criar mais confusão. Por mim isso não teria vindo a público. Sinto pena e até choro porque não queria que as coisas tivessem chegado a essa ponto. Tinha na minha cabeça que essa história ia ser linda do começo ao fim. Quantas tentativas de encontros para sentar, tomar um vinho e dar um abraço. Todas me foram negadas. Vocês não tem ideia de tudo o que eu passei. Uma hora vocês vão fazer. Eu pensei nos outros para não prejudicar famílias perfeitas, pessoas idôneas e sérias, para o escândalo não ser ainda maior do que está sendo”. Confira o vídeo na íntegra:

  • Após novos protestos, MEC diz que universidades 'não podem promover eventos políticos'

    Foto: Maiana Belo | G1/BAFoto: Maiana Belo | G1/BA
    Por Daniel Brito 

    30/05/2019 - 19:00 


    A pasta declarou que os servidores das instituições poderiam ter o ponto cortado, "em caso de falta injustificada"
    Em meio aos novos protestos realizados hoje (30) em todo o Brasil contra os cortes realizados no setor da educação, o MEC disse, através de nota, que as instituições públicas de ensino superior "não podem promover eventos políticos". "Nenhuma instituição de ensino pública tem prerrogativa legal para incentivar movimentos político-partidários e promover a participação de alunos em manifestações. Com isso, professores, servidores, funcionários, alunos, pais e responsáveis não são autorizados a divulgar e estimular protestos durante o horário escolar", declarou a pasta. O órgão acrescentou ainda que "caso a população identifique a promoção de eventos desse cunho", denúncias poderiam ser feitas através da ouvidoria. De acordo com a pasta, servidores poderiam ter o ponto cortado, em caso de falta não justificada. "Vale ressaltar que os servidores públicos têm a obrigatoriedade de cumprir a carga horária de trabalho, conforme os regimes jurídicos federais e estaduais e podem ter o ponto cortado em caso de falta injustificada. Ou seja, os servidores não podem deixar de desempenhar suas atividades nas instituições de ensino para participarem desses movimentos", ponderou. O corte atinge institutos e universidades federais de todo o país. Foram mais de R$ 40 milhões cortados na Bahia, com mais de 80 bolsas de estudo suspensas.

  • Toffoli adia julgamentos sobre homofobia e descriminalização da maconha

    Foto: Marcelo Camargo | Agência BrasilFoto: Marcelo Camargo | Agência Brasil
    Por Kamille Martinho 

    30/05/2019 - 18:30 


    As discussões sobre os temas sofrem resistência de setores do Congresso
    O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, anunciou hoje (30) que vai adiar o julgamento sobre a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal e o julgamento sobre a criminalização da homofobia, ambas marcadas para o dia 5 de junho. As discussões sobre os temas sofrem resistência de setores do Congresso, entre eles a bancada evangélica e o PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro. A postergação dos julgamentos ocorre em um momento em que o Supremo é acusado de atropelar o Congresso e legislar sobre temas controversos. O julgamento sobre a criminalização da homofobia foi remarcado para o dia 13 de junho e o julgamento da descriminalização da maconha ainda não possui uma data definida.

  • Prefeitura de Guanambi e Sebrae discutem mais uma etapa do Projeto Cidade Empreendedora

    Foto: Divulgação | Ascom PMGFoto: Divulgação | Ascom PMG
    30/05/2019 - 17:30 


    O Vice-prefeito e Secretário de Indústria e Comércio, Hugo Costa, e servidores de diversas pastas da administração municipal estiveram reunidos, na manhã desta quinta-feira (30), com a Consultora do SEBRAE, Alessandra Vaz, para discussão de alguns eixos do Programa “Cidade Empreendedora” que está em curso no município e fazer diagnóstico das providências já adotadas até aqui. O Prefeito Jairo Magalhães assina, nos próximos dias, o decreto para instalação do Comitê Gestor do Plano Municipal de Desenvolvimento de Pequenos Projetos, que visa impulsionar e a apoiar pequenas iniciativas empreendedoras na cidade.Para Hugo, “Guanambi avança na normatização e organização da sua rede de empreendedorismo, inclusive planejando para inaugurar, em breve, a “Casa do Empreendedor”, ferramenta importante para apoio e fomento do nosso polo de comércio e negócios.

Nenhum comentário: