sábado, 27 de janeiro de 2024

Conquista: Defesa Civil e equipes atendem ocorrências para reparar os danos das chuvas das últimas 24 horas

 

A Prefeitura de Vitória da Conquista continua o trabalho de monitoramento e reparo dos danos provocados pelas chuvas em todo o município. Até às 9h30 deste sábado (27), foi registrada uma média de 49,41 milímetros de precipitação, em um período de 24 horas; sendo que 40,11 milímetros foi a média apenas das últimas 12 horas. Até este momento, a Defesa Civil contabiliza 26 ocorrências em residências, e conta com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) para atender a todos os chamados.

De ontem para hoje, atendeu ocorrências de alagamentos na zona urbana e rural. No povoado de Itaipu, distrito de José Gonçalves, o órgão vistoriou uma casa em que a estrutura interna cedeu parcialmente. Foram constatadas rachaduras, indicando risco de desabamento. No momento da vistoria, o órgão constatou ainda que as rachaduras dessa casa também afetaram o imóvel vizinho, e as duas residências foram condenadas e interditadas.

 
Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !
WhatsApp oficial 77 98838-2781 
Participe do nosso Grupo no WhatsApp
Siga nosso Instagram
Curta nossa Pagina no Facebook
Com Informações do Vitória da Conquista Notícias

As duas famílias que ocupavam os respectivos imóveis foram retiradas dos locais e abrigadas em outra residência. No início desta manhã, uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) se dirigiu ao local para prestar o atendimento necessário às famílias desalojadas.

Ainda em Itaipu, a Defesa Civil resgatou sete filhotes de cães, que estavam desabrigados. Os animais foram encaminhados para o Centro de Atenção à Saúde Animal (Casa), onde estão recebendo cuidados veterinários, e em seguida serão encaminhados para a adoção responsável.

Já no povoado de Saguim, distrito de Pradoso, o órgão não conseguiu atender ao chamado devido às condições das estradas, também afetadas pelas fortes chuvas. A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SMDR) foi acionada e irá enviar os maquinários necessários para a recuperação dos trechos comprometidos, para a Defesa Civil retornar ao local.

No bairro Jurema, foram identificados riscos em uma residência, mas o morador se recusou a deixar a casa, passando a ocupar um quarto aos fundos. A Semdes também foi acionada para prestar atendimento. Já no bairro Recreio, um imóvel – que já estava desocupado – veio a desabar.

Bairros mais afetados

Desde o início da manhã deste sábado, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) está monitorando os pontos mais atingidos pelas chuvas desta madrugada, a exemplo do Bateias II, Panorama, Nenzinha Santos, Pradoso e Lagoa das Flores. As equipes estão avaliando os danos provocados nas vias para as ações de reparo, além de informar à Defesa Civil a situação de possíveis riscos nos imóveis.

No Nenzinha Santos, foi identificada uma erosão próximo a um poste, o que causou a interrupção do fornecimento de energia elétrica em algumas residências das proximidades. A Coelba já foi notificada e enviará uma equipe para fazer os reparos. Equipes da Seinfra, do Deserg, da Coelba e da Embasa também estão no Bateias II, onde também há riscos de falta de energia devido à erosão. A atenção está voltada ainda ao bairro Vila América, onde uma rede de esgoto da Embasa rompeu, provocando uma erosão na via. O local já foi interditado, e o órgão foi notificado para tomar as medidas cabíveis.

Limpeza das vias

Também no início deste sábado, equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) já estavam a postos efetuando a limpeza de vias, retirada de terra, capina, roçagem e limpeza das grades fluviais. Foram atendidos os bairros Brasil, Recreio, Alegria, Urbis IV, V e VI, avenidas Integração e Olívia Flores, além da área lateral do Restaurante Popular.

Enquanto isso, a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) está na Urbis V e no povoado de São João das Vitórias (Batuque), fazendo a poda de galhos de árvores que foram afetadas pelas chuvas.

Barragem da Fazenda Beija-Flor

A prefeita Sheila Lemos manifestou a sua preocupação com o nível da água da barragem da Fazenda Beija-Flor, localizada na BA-263, próximo à região do Capinal. A Defesa Civil foi até o local e constatou que a água já estava cobrindo a tapagem. O Município pediu apoio à Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec), à Secretaria Estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento e à Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), que se comprometeram a enviar uma equipe para avaliar as medidas necessárias.

Alerta laranja até domingo (28)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prorrogou até este domingo (28) o alerta laranja de chuvas intensas com ventos fortes em Vitória da Conquista. O órgão alerta a população para não se abrigar debaixo de árvores durante os temporais, não estacionar carros próximo a placas de propaganda e, se possível, desligar os aparelhos elétricos. A Defesa Civil de Vitória da Conquista atende 24 horas por dia, pelo telefone 199 ou pelo WhatsApp: (77) 8856-5070.

Nenhum comentário: