Com reforço de Edilson Gusmão, grupo promete apresentar nome único para superar Sheila, Lúcia e Waldenor

Marcos Adriano (PDT), David Salomão (Podemos), Washington Rodrigues (PL), Edilson Gusmão (sem partido) e Romilson Filho (PP)
Sem Lúcia Rocha, que já afirmou que não aceita ser candidata a vice de ninguém, cinco pré-candidatos a prefeito de Vitória da Conquista lançaram o movimento Reage Conquista, como a proposta de tentar superar a tripolarização representada pela predominância nas pesquisas de intenção de votos da prefeita Sheila Lemos (União), do deputado federal Waldenor Pereira (PT) e da vereadora e decana da Câmara Municipal, Lúcia Rocha.
Os cinco são, por ordem alfabética: David Salomão, advogado, ex-vereador e ex-candidato a deputado federal no ano passado, pelo Podemos; Edilson Gusmão, irmão do ex-prefeito Herzem, falecido em março de 2021; Marcos Adriano, advogado, especialista em gestão municipal, filiado ao PDT; Romilson Filho, presidente do PP municipal, empresário e ex-candidato a prefeito em 2020; e Washington Rodrigues, também advogado, radialista e apresentado pelo PL como pré-candidato.

Edilson se juntou ao grupo após se afastar do Republicanos, presidido pelo médico Alan Fernandes, que é cotado como um dos nomes mais fortes para compor a chapa com a prefeita, na condição de vice-prefeito. Na sua carta de desligamento, o irmão de Herzem Gusmão diz que deixa o partido porque foi informado oficialmente de que a agremiação “não terá candidatura própria ao Executivo nas eleições de 2024”. Apesar de, a princípio, haver impedimento legal para uma candidatura de irmão de prefeito reeleito, ainda que tenha falecido, Edilson pretende questionar judicialmente o direito de concorrer. Ele anunciou que entrará no PP.
Segundo Romilson Filho, o encontro de ontem foi para receber Edilson no grupo. “Ele deixou o Republicanos, está se filiando ao PP e nosso deputado Cláudio Cajado irá abonar a ficha dele”, esclareceu o dirigente do Progressista. Sobre o objetivo do grupo, Romilson diz que os participantes combinaram que todos são pré-candidatos, vão em busca de crescimento eleitoral e mais à frente um será escolhido candidato.
“Todos nós estamos trabalhando para o crescimento de cada um e lá na frente o nome que se destacar será o candidato do grupo, conforme todos concordaram. O grupo mostra que, com muita sabedoria e humildade, é possível união e quebrar a polarização política que dizem existir. O grupo sabe que Conquista precisa de união, de amor, com todos trabalhando por nossa cidade, para melhorar a vida do conquistense”, enfatizou.
O BLOG conversou também com os pré-candidatos do PDT, Marcos Adriano, e Washington Rodrigues, mais conhecido como Doutor Washington. Para Marcos, “o objetivo do Reage Conquista é solidificar um bloco partidário de mudança, viabilizando uma candidatura que irá chegar já disputando ponto a ponto com o PT”. Ele explica que o grupo vai definir os nomes dos candidatos a prefeito e vice entre os que estão participando do movimento.
“Vai depender da nossa capacidade de diálogo e humildade para aparar as arestas e nos unir em prol dos interesses da cidade, na certeza que do jeito que está não tem como continuar. O povo quer a mudança”, acredita. De acordo com Marcos Adriano, a vereadora Lúcia Rocha, apesar de não ter participado do encontro de ontem, tem espaço no grupo. “Lúcia está conversando conosco e é uma pessoa querida. Tem espaço entre nós e hoje pelo seu prestígio e notoriedade seria o nome mais relevante. Se ela virá compor ou não somente ela pode responder.”
Já Washington destacou que o objetivo do movimento é manter as portas abertas para futuras alianças e apoios.
“Até o momento todos são pré-candidatos. Cada um seguirá seu caminho de acordo com suas respectivas bases eleitorais”, reiterou o nome do PL. De acordo com ele, a vereadora Lúcia pode se incorporar ao grupo a qualquer momento. “Vejo claras possibilidades de Lúcia Rocha participar do movimento, caso ela queira”.
Doutor Washington ainda comentou sobre sua posição no PL, considerando a entrevista que o presidente do partido no estado, João Roma, deu ao radialista e vereador Luís Carlos Dudé, no programa Jornal 107, na Brasil FM. Na conversa, o ex-ministro do governo Bolsonaro e ex-candidato a governador da Bahia disse que Washington é uma das opções para candidato a prefeito, mas que ele espera a entrada do vereador Ivan Cordeiro, que é outra opção. “Com relação à minha pré-candidatura, Roma foi muito claro em relação ao meu nome. Sigo como nome do PL aqui em Conquista”, afirmou confiante.
// Blog do Giorlando Lima.

Nenhum comentário:
Postar um comentário