terça-feira, 3 de outubro de 2023

Tudo o que você sempre quis saber sobre telefonia celular e ninguém teve o cuidado de explicar-lhe

 

O que são sinais de rádio emitidos pelos telefones celulares e pelas “torres”?

Sinais de rádio são ondas eletromagnéticas, mais conhecidas como radiações eletromagnéticas. Algumas são naturais, como a luz do sol, outras são criadas pelo homem, como os sinais de transmissões de televisão ou rádio AM/FM.

O que diferencia cada uma dessas radiações é a frequência de operação e a energia que cada uma transmite.

 
Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !
WhatsApp oficial 77 98838-2781 
Participe do nosso Grupo no WhatsApp
Siga nosso Instagram
Curta nossa Pagina no Facebook
Com Informações do Vitória da Conquista Notícias

A telefonia celular emite raios-X?

Não. Raios-X são radiações ionizantes. A telefonia celular opera com sinais de rádio na faixa de 800 a 2000 MHz; portanto emite apenas radiações eletromagnéticas não-ionizantes

A telefonia celular é radioativa?

Não. Radioatividade é a propriedade de certos elementos químicos de elevado peso atômico (como césio, plutônio e urânio) de emitir espontaneamente energia (raios gama) e partículas subatômicas (partículas alfa e beta).

A telefonia celular, assim como as torres de AM, FM e TV, não utilizam nenhum tipo de material radioativo, emitindo apenas radiações não-ionizantes.

AS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES SOBRE TELEFONIA CELULAR :

Qual é a diferença entre radiação ionizante e não-ionizante?

As radiações ionizantes possuem energia suficiente para quebrar as ligações moleculares dos materiais sobre os quais incidem.

As radiações não-ionizantes não são capazes de desmanchar as moléculas do nosso corpo, no máximo, fazendo com que elas vibrem, podendo produzir calor e possível aquecimento da região atingida, sem que esse aquecimento prejudique a saúde.

Como exemplo, imagine um jogo de bilhar onde as bolas sejam os átomos e o triângulo com o conjunto de bolas seja uma molécula. Agora imagine que a bola branca seja uma radiação ionizante. O que acontece com as bolas quando o jogador dá a 1ª tacada? Elas se separam, espalhando-se sobre a mesa. É o que acontece com as moléculas do nosso corpo quando são atingidas pelas radiações ionizantes.

Agora imagine que a bola branca é de algodão. O que acontece quando o jogador dá a 1ª tacada? Por mais forte que seja, o máximo da reação provocada pela bola de algodão é dar uma leve balançada nas bolas, não arrancando-as do lugar. É o que acontece com as radiações não-ionizantes. Elas não são capazes de desmanchar as moléculas do nosso corpo.

DIAGRAMA DO ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO

RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA GRÁFICO COMPARATIVO DE POTÊNCIA DE TRANSMISSÃO

AS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES SOBRE TELEFONIA CELULAR:

Existe alguma norma que limita a emissão de radiações eletromagnéticas pelas operadoras de telefonia móvel?

Claro. O ICNIRP (Comissão Internacional de Proteção Contra Radiações Não Ionizantes), ligado à OMS (Organização Mundial de Saúde), publicou uma regulamentação técnica, indicando os limites de exposição máximos às radiações não- ionizantes, que é adotada na maioria dos países, inclusive no Brasil.

Como saber se as operadoras de celular estão dentro das normas de radiação?

A OMS (Organização Mundial de Saúde) estabelece limites de emissão de radiação máxima das antenas, conforme exemplo no quadro abaixo. Como precaução, a OMS trabalha com um fator de segurança de 50 vezes, ou seja, o limite considerado seguro foi divido por 50, limitando, assim, o valor permitido para exposição contínua.

E para garantir que as operadoras trabalhem sempre dentro das normas, a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) só habilita a operação de uma torre após a análise da emissão de radiação.

AS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES SOBRE TELEFONIA CELULAR :

Como é o funcionamento do sistema de telefonia celular?

Quando se faz uma ligação, as ondas eletromagnéticas produzidas pelo telefone são enviadas às antenas que se localizam no alto das torres, que por sua vez transmitem os dados à Central de Comutação e Controle (CCC).

A Central é responsável por finalizar a comunicação iniciada para as demais operadoras, sejam fixas ou móveis, completando, assim, a ligação originada pelo usuário.

Porque a Telefonia Celular precisa de várias torres para funcionar?

Como o telefone celular tem alcance limitado, é necessário que haja uma torre dentro do alcance do mesmo, já que cada torre atende a uma determinada cobertura, denominada célula.

O conjunto destas células é o que forma a área de cobertura do sistema celular.

As antenas nas torres são de baixa potência, limitando o alcance das mesmas, havendo a necessidade de outras torres para haver a perfeita comunicação.

As definições de quantidades de torres dependem da topografia do terreno e do projeto de RF da operadora.

AS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES SOBRE TELEFONIA CELULAR :

Falar com o telefone celular próximo à cabeça faz mal?

Como já foi falado, as radiações não-ionizantes não destroem as moléculas do corpo humano, causando apenas um pequeno aquecimento da região, que os processos termoregulatórios do corpo tratam de dissipar este calor.

Caso o usuário não se sinta bem com este pequeno incômodo, a utilização de fones de ouvido ou viva-voz evitam este desconforto.

Morar perto das torres de telefonia celular é perigoso?

Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS -, se os limites estabelecidos em suas diretrizes forem respeitados, não existe nenhum risco à saúde.

Como já foi mostrado anteriormente, as torres emitem radiação até 50 vezes menor que os limites estabelecidos pela OMS.

Como posso saber se a torre é uma estrutura segura?

As torres são projetadas seguindo as mesmas normas técnicas utilizadas na construção de casas e edifícios, entre outras normas específicas.

Para a sua segurança, elas são dimensionadas para suportar ventos de 140 a 190 km/h, o que só ocorre em grandes furacões.

AS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES SOBRE TELEFONIA CELULAR:

As torres de telefonia celular atraem raios (descargas atmosféricas)?

As torres não criam descargas. Elas podem, eventualmente, atrair descargas atmosféricas que cairiam nas proximidades. Ou seja, ela funciona como uma proteção, pois caso a descarga caia sobre a sua estrutura, ela funcionará como um pára-raio, descarregando toda a energia do raio sob a terra, evitando assim que o raio caia numa residência, ou até sobre um transeunte que se encontre nas redondezas.

A telefonia celular pode interferir em dispositivos eletrônicos?

Como a emissão de radiação das torres é muito baixa e não tem energia suficiente para interagir com outros equipamentos, torna-se claro que não haverá interferência.

Além disso, a telefonia celular trabalha em uma freqüência exclusiva, diferente das freqüências utilizadas em, por exemplo, controles remotos, computadores, TV’s, etc.

Apenas no caso do marcapasso, a restrição se aplica em a pessoa não utilizar o aparelho celular muito próximo do mesmo.

CONHECENDO UMA ERB (Estação Rádio-Base):

1)   ROOFTOP (TOPO DE PRÉDIO)

Estes sites são instalados no topo dos prédios, contando com uma estrutura mais esbelta, mastros menores e agilidade na execução.

O site padrão conta com os seguintes equipamentos:

–  1 mastro tubular de até 6 metros;

– 3 antenas (1400x155mm);

– 2 bastidores (1940x770x750);

–  Suporte metálico para os bastidores;

–  Aterramento;

–  Cabos diversos.

2)  GREENFIELD (POSTE SOBRE TERRENO).

Os sites tipo Greenfield são executados sobre o terreno, utilizando-se postes de alturas variáveis para atender aos planos de cobertura.

Para os sites padrão, serão utilizados os seguintes equipamentos:

–  1 poste tubular metálico, altura de 30 a 40 metros;

– 3 antenas (1400x155mm);

– 2 bastidores (1940x770x750);;

–  Suporte metálico para os bastidores;

–  Aterramento;

–  Cabos diversos.

–  Plataforma suspensa para acesso às antenas;

–  Alambrado em torno do site.

Os equipamentos utilizados nos postes e mastros são as antenas de RF. Ainda no mesmo contexto da redução de carga e dimensões, as antenas não fogem à regra.

Para garantir uma cobertura que atenda às expectativas do usuário, cada poste ou mastro contará com 3 antenas, dimensões de 1400x155mm, fixadas de acordo com as recomendações do fabricante e com o projeto de cada site, posicionadas estrategicamente para a atender a cobertura necessária, contando com a utilização de uma plataforma metálica para acesso.

Onde não for possível a utilização de fibra óptica para transmissão, serão utilizados rádios microondas, cujo posicionamento no poste será logo abaixo das antenas de celular.

Os equipamentos utilizados nos postes e mastros são as antenas de RF. Ainda no mesmo contexto de redução de carga e dimensões, as antenas não fogem à regra.

Para garantir uma cobertura que atenda às expectativas do usuário, cada poste ou mastro contará com 3 antenas, dimensões de 1400x155mm, fixadas de acordo com as recomendações do fabricante e com o projeto de cada site, posicionadas estrategicamente para a atender a cobertura necessária, contando com a utilização de uma plataforma metálica para acesso.

BIBLIOGRAFIA:

  • DIRETRIZES PARA LIMITAÇÃO DA EXPOZIÇÃO A CAMPOS ELÉTRICO, MAGNÉTICO E ELETROMAGNÉTICO VARIÁVEIS NO TEMPO (ATÉ 300 GHz).

  • Grupo de Trabalho de Efeitos Biológicos da ABRICEM (Associação Brasileira de Compatibilidade Eletromagnética).

  • Guidelines for Limiting Exposure to Time-Varying Elétric, and Elétromagnetric Fields (up to 300 GHz), Health Physics Vol. 74, Nº 4, pp 494-522, 1998 – Health Physics Society.

  • •  INIRC – Comissão Internacional de Radiação Não Ionizantes.

  • •  OMS – Divisão de Saúde Ambiental da Organização mundial de Saúde.

  • •   UNEP – United Nations Environmental Programme (Programa Ambiental das Nações Unidas).

  • •   ICNIRP – International Commission on Non- Ionizing radiation Protection (Comissão Internacional de Proteção contra as radiações Não-Ionizantes).

  • •  204 Publicações Científicas Internacionais sobre RNI.

  • •  ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações (www.anatel.gov.br).

O empreendimento da empresa QMC TELECOM DO BRASIL CESSAO DE INFRAESTRUTURA S.A., denominado BR-BA-VDC-04936-QMC, inscrito no CNPJ n° 13.733.490/0001-87, torna público que emitiu junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA da cidade de Vitória da Conquista – BA, Licença de Instalação Nº37/2023 e Alvará de Licença Nº 2648/2023, para a atividade de Estação Rádio Base (ERB) – Torre de telecomunicações, localizado no FAZENDA FAZENDA PRADOSO, DISTRITO DE IGUÁ Vitória da Conquista – BA, nas coordenada 14°50’17.36″S; 40°56’53.10″O

ALVARÁ DE LICENÇA Nº 2648/2023
LICENÇA DE INSTALAÇÃO Nº37/2023

Nenhum comentário: