Na útlima sexta-feira (3), a Americanas, que está em processo de recuperação judicial, informou a representantes de sindicatos comerciais que não irá fazer uma demissão em massa ou fechar lojas, do final do Carnaval até o dia 19 de março, data em que apresentará seu plano de recuperação judicial.
“Até lá, a empresa se comprometeu a comunicar cortes pontuais com antecedência ao sindicato”, informou Nilton Neco Souza da Silva, representante dos comerciários na Força Sindical e presidente do sindicato dos empregados no comércio de Porto Alegre. Também na sexta-feira, as centrais sindicais promoveram um ato na Cinelândia, centro da cidade do Rio de Janeiro, em defesa dos 45 mil trabalhadores diretos da Americanas. Além disso, a companhia soma ainda cerca de 60 mil indiretos.
Com Informações do Vitória da Conquista Notícias
De acordo com a Folha de S. Paulo, na última terça-feira (31), a Americanas deu início ao corte de pessoal, sendo que os primeiros a serem demitidos foram os trabalhadores terceirizados. Assim, desde que começou o processo de recuperação judicial, segundo a empresa, foram dispensadas 50 pessoas. Incluindo a equipe do serviço de televendas, que foi descontinuado. No entanto, na correria para apresentar sua recuperação judicial para não ter seus recebíveis bloqueados pelos credores, a companhia não incluiu os funcionários no pedido. Dessa forma, o valor devido aos trabalhadores demitidos deverá ser pago normalmente.
O que diz a Americanas
Por fim, ao ser procurada pela Folha de S. Paulo, a Americanas enviou uma nota. Confira o texto na íntegra: “A Americanas reafirma seu compromisso em seguir cumprindo com todas as suas obrigações trabalhistas e com seu propósito de preservar sua reconhecida posição como uma referência no mercado varejista e na sociedade. A Companhia mantém relacionamento próximo com os sindicatos e segue comprometida com um diálogo produtivo e recorrente sobre questões trabalhistas. A companhia informa também que não iniciou nenhum processo de demissão de funcionários. Até o momento, a Americanas apenas interrompeu alguns contratos de empresas fornecedoras de serviços terceirizados.
A Americanas atua nesse momento na condução de seu processo de Recuperação Judicial, cujo objetivo é garantir a continuidade das atividades da empresa, incluindo o pagamento dos salários e benefícios de seus funcionários em dia. O plano de recuperação definirá quais serão as ações da empresa para os próximos meses e será amplamente divulgado assim que for finalizado. Como parte do processo, acredita que pode haver reestruturações, mas reitera que manterá o canal de comunicação aberto com todos os seus colaboradores e públicos de interesse e seu compromisso com todas as obrigações trabalhistas.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário