quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Conquista: Samu 192 reduziu em quase 80% o número de trotes após trabalho educativo

  

A Central de Atendimento do Samu 192 vem registrando uma queda expressiva no número de trotes nos últimos três anos. A mudança é associada à intensificação do trabalho educativo realizado pelo órgão em escolas, empresas e instituições públicas, ação que vem cada vez mais disseminando a consciência sobre os prejuízos que as ligações indevidas trazem para o serviço. O percentual de queda chega a quase 80%.

Entre fevereiro e julho de 2019, a Central atendeu 12.258 trotes, mais de 68 por dia. Em 2020, foram 7.348 ligações nos respectivos meses. Em 2021, o número continuou caindo: 5.619. Já este ano, de fevereiro a julho, foram 2.644 trotes – em média, menos de 15 por dia. Comparada ao mesmo período, de 2019 para cá, a redução foi de quase 80%.

 

Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !

WhatsApp oficial 77 98838-2781 

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Siga nosso Instagram

Curta nossa Pagina no Facebook

Com Informações do Vitória da Conquista Notícias

De acordo com a coordenadora do Samu 192, Gileaide Santana (foto acima), essa mudança corresponde ao aumento do trabalho educativo realizado pelo serviço. Somente no primeiro semestre deste ano, foram 164 capacitações realizadas em empresas, escolas e órgãos de saúde. “Antes, nós tínhamos horário disponível. Hoje não, hoje a gente já tem que montar a agenda no final do mês para conseguir suprir a demanda, que tá muito grande”, contou.

Nessas atividades, a equipe passa a teoria e a prática de suporte básico de vida. Os conhecimentos vão desde a identificação de um infarto ou AVC aos procedimentos que devem ser tomados diante de uma parada cardiorrespiratória e os cuidados em situações de urgência até a chegada do Samu 192.

“A gente também fala para a população que não deve passar trote, como e quando ela deve ligar para o serviço e qual o papel verdadeiro do Samu 192”, acrescentou Gileaide. Ela também destacou que é importante conscientizar a população a acionar o serviço em casos de atendimento pré-hospitalar de urgência, e não para simplesmente solicitar o transporte de pacientes. A Central de Atendimento do Samu 192 funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. São cinco linhas telefônicas operando para atender não apenas o município de Vitória da Conquista, mas também os 70 municípios da região. No município, o serviço conta com quatro unidades de suporte básico e uma unidade de suporte avançado. // Secom-PMVC.

Fazendo upload: 82516 de 82516 bytes.

Nenhum comentário: