A Netflix busca novas alternativas para atrair mais usuários. Nesta terça-feira (19), o CEO da companhia, Reed Hastings, afirmou que não descarta a possibilidade de lançar um plano mais barato com anúncios. A fala veio junto ao anúncio de que a plataforma perdeu 200 mil assinantes no primeiro trimestre de 2022.
O anúncio aconteceu durante a apresentação dos resultados financeiros. Aos investidores, Hastings lembrou que a empresa sempre se esquivou dos anúncios, ao ponto de lançar alternativas com acesso apenas pelo celular para reduzir custos. Por outro lado, o executivo também disse que considera as escolhas dos consumidores: “Quem acompanha a Netflix sabe que sou contra a complexidade da publicidade e grande fã da simplicidade da assinatura”, observou. “Mas por mais que eu seja fã disso, sou um grande fã da escolha do consumidor. E permitir que os consumidores que gostariam de ter um preço mais baixo e são tolerantes à publicidade consigam o que querem, faz muito sentido”.
Apesar da fala, não há previsão de quando o novo plano será lançado. “Isso é algo que estamos analisando agora”, explicou. “Estamos tentando descobrir isso em 2022 ou no ano seguinte”. Os valores da modalidade também não foram revelados. Todavia, espera-se que seja abaixo dos preços atuais, que variam de R$ 25,90 a R$ 55,90 no Brasil. O serviço também ficou mais caro nos Estados Unidos, com mensalidades que ultrapassam plataformas rivais, como Amazon Prime Video, Disney+ e mais.
Mas esta não é a única mudança nos arredores da companhia. Nesta terça-feira (19), a Netflix também informou em uma reunião aos investidores que perdeu 200 mil assinantes no primeiro trimestre de 2022. Vale observar que esta é a primeira vez em dez anos que a plataforma tem uma queda no número de subscrições. Durante a reunião, os executivos explicaram que parte dessa redução está relacionada ao compartilhamento de senhas. Não à toa, a plataforma quer combater a prática para ganhar mais dinheiro com assinantes individuais. A suspensão do serviço na Rússia devido à guerra na Ucrânia também resultou em uma queda de 700 mil usuários.
Bloqueio na Rússia e derretimento das ações
As ações da Netflix despencam hoje após a gigante do streaming anunciar ontem que perdeu assinantes pela primeira vez em 10 anos. Na bolsa de Nasdaq, em Nova York, as ações da empresa caíam 36,5% por volta das 11h50, no horário de Brasília. Na Bovespa, os papéis da Netflix registravam queda de 25% nesse mesmo horário, ao valor de R$ 20,74. Segundo balanço divulgado pela Netflix, ela perdeu 200.000 assinantes em todo o mundo no primeiro trimestre desde o final de 2021, período em que previa incorporar 2,5 milhões de clientes. A empresa explicou que a queda deveu-se principalmente à dificuldade de conseguir novos assinantes e também à suspensão de seu serviço na Rússia.
A pioneira do setor teve um forte crescimento durante a pandemia e, por conta disso, o mercado esperava uma correção, mas não tão forte como veio. “A suspensão de nosso serviço na Rússia e a diminuição progressiva do número de assinantes pagos russos levou a uma perda bruta de 700.000 assinaturas. Sem este impacto, teríamos 500.000 assinantes adicionais” em relação ao último trimestre de 2021, informou a empresa em comunicado. A Netflix faturou 7,9 bilhões de dólares no primeiro trimestre do ano, 10% mais que no mesmo período do ano passado, em particular, graças aos aumentos do número de assinantes em 12 meses (+6,7%) e à alta na cobrança pelo serviço. O lucro foi de 1,6 bilhão de dólares, abaixo do valor do primeiro trimestre de 2021 (1,7 bilhão).
Com Informações do Vitória da Conquista Notícias
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