Em entrevista a TV Sudoeste nesta sexta-feira, a prefeita em exercício de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (DEM), falou sobre a possibilidade de o município comprar a vacina contra a Covid-19, após o Supremo Tribunal Federal (STF), liberar a autonomia dos municípios e estados para a compra e distribuição da vacina nesta semana.
De acordo com a gestora, o governo municipal já está analisando e verificando as condições para a compra da vacina Pfizer. “Nós estamos analisando. Nós já vamos verificar se a Pfizer tem essa vacina para vender para o município e se o município terá condições de adquirir e qual a quantidade de vacina nós podemos adquirir”, disse Sheila.
Durante a entrevista, a prefeita ainda falou sobre o lockdwn decretado pelo governo do estado e adotado pelo governo municipal. A decisão foi tomada ontem (25), após reunião interna e a ligação do governador da Bahia, Rui Costa (PT). Ela reiterou que o resultado da medida já será analisado na segunda-feira (01/03) e de forma separada das outras regiões do estado.
“Na tarde de ontem, o governador Rui Costa me ligou falando das decisões que tinha tomado, o decreto, e solicitou que Vitória da Conquista apoiasse o decreto. Nós prontamente vamos acompanhar o decreto do governador, tiramos algumas dúvidas com ele e ficou combinado que na segunda-feira nós vamos avaliar o que aconteceu, qual foi o cenário que aconteceu com essas restrições, para que a gente avalie Vitória da Conquista e região sudoeste de forma separada do restante da Bahia”.
Segundo especialistas, os resultados de uma medida como o locdown só aparecem após semanas e não imediatamente. Questionada se já na segunda terá como analisar se houve ou não uma redução na taxa de transmissão do novo coronavírus ou da taxa de ocupação de leito dos hospitais, Sheila não respondeu e reforçou que ficou acordado com governador a análise dos resultados já na segunda, com o fim do decreto.
“Nós conversamos com o governo e o nosso medo é que essa restrição se permaneça durante a semana. Então, nós solicitamos a ele, se essa for a decisão do estado da Bahia, que ele analise junto com os prefeitos da região sudoeste separadamente. É sabido que a região Sudoeste tem uma taxa menor de infecção, então vamos analisar a região sudoeste de forma separada, da região metropolitana, onde a taxa de infecção é muito maior “, declarou Lemos.
Como funcionará o lockdown
A prefeita em exercício ainda reforçou as medidas do lockdown que já começam nesta sexta-feira (26) até a próxima segunda (1/03) e na prática funcionará da seguinte forma:
O comércio de rua fechará as portas às 17h e só retornará as atividades na segunda (1), às 5h;
Shopping também fecha às17h e retorna na segunda (1), às 5h;
Bares, restaurantes e estabelecimentos similares assim como loja de conveniência fecham às 18h e retornam às 5h da segunda (1);
Excepcionalmente neste final de semana as lojas de material de construção, auto peças e as obras estão com as atividades suspensas;
Eventos com a presença de pessoas, como casamentos, festas e esportivos além dos cultos e missas nas igrejas e também estão suspensos até a segunda (1) às 5h;
Está proibida a venda de bebida alcoólica a partir das 18h desta sexta até às 5h da segunda (1) em todos os estabelecimentos comerciais, inclusive na forma de delivery;
Delivery de alimentos está liberado.
WhatsApp oficial 77 98838-2781
Participe do nosso Grupo no WhatsApp
Participe do nosso Grupo no WhatsApp
Participe do nosso Grupo no WhatsApp
Curta nossa Pagina no Facebook
Com Informações do Blog do Sena
Nenhum comentário:
Postar um comentário