Digital: Como o trabalho remoto está mudando os salários da área de tecnologia em tempos de Coronavírus
Na era digital a boa gestão de um negócio depende de uma série de fatores relacionados com a tecnologia e a internet. Ter um site, um registro de domínio e um bom serviço de hospedagem de sites são apenas alguns desses requisitos.
Além do mais, esse momento da era digital é marcado por outro detalhe que não pode ser desprezado: o coronavírus. A presença da Covid-19 alterou de forma drástica o dia a dia das empresas e dos consumidores.
O distanciamento social se tornou um termo constante no cotidiano das pessoas, afetando as vendas no comércio e até a rotina de trabalho em escritórios, indústrias e outros ambientes corporativos.
Felizmente, diante dos recursos que possuímos hoje em dia, o trabalho remoto se tornou uma alternativa para driblar as adversidades que a pandemia coloca no meio do caminho.
Por isso, os salários de quem entende de hospedagem de sites, servidores, linguagens de programação, algoritmos e outras tecnologias estão super valorizados.
Sendo assim, nesse artigo trazemos para você alguns tópicos importantes sobre o assunto.
O Home Office na era do Coronavírus
Os benefícios do trabalho remoto
Conheça algumas ferramentas que viabilizam o Home Office
O Home Office na era do Coronavírus
Antes mesmo da Covid-19 bagunçar o ano de 2020, o trabalho remoto, também conhecido como o Home Office, já havia deixado de ser uma tendência para se tornar uma solução no cotidiano de várias empresas.
Diante das possibilidades e facilidades que várias ferramentas digitais passaram a proporcionar, muitos gestores encontraram no Home Office uma opção prática e econômica para manter a produtividade no trabalho.
Além disso, o Home Office deu espaço para freelancers das mais variadas áreas, bem como proporcionou a valorização de várias profissões baseadas no segmento digital e de tecnologia, como, por exemplo, a análise de Dados, marketing de redes sociais e muitas outras.
Isso, de certa forma, gera uma mudança de salários. As chamadas “profissões do futuro”, cada vez mais baseadas na digitalização e também passíveis de serem exercidas em Home Office, oferecem salários vantajosos.
Outro ponto importante é que a reforma trabalhista também vale para o trabalho remoto, trazendo para os profissionais que atuam nesse tipo de regime alguns direitos e deveres bem definidos.
As profissões do futuro
As mudanças de salário também possuem relação com as profissões do futuro que, muitas delas, ironicamente, já estão cada vez mais presentes devido ao trabalho remoto. Veja algumas delas a seguir.
Desenvolvedor de Edge Computing
A chamada “edge computing”, ou a “computação de borda” é uma abordagem tecnológica que vai além da já conhecida “computação em nuvem”.
Ela, na verdade, possibilita um processamento de dados eficiente, em que grandes quantidades de dados podem ser processadas perto da fonte, reduzindo o consumo de largura de banda da Internet.
Esse tipo de serviço se torna fundamental para vários tipos de empresas e pode garantir salários tentadores.
Analista de dados
Diante da enorme quantidade de dados referente a uma empresa, é fundamental que eles sejam organizados e analisados. Com isso, é possível obter informações importantes sobre o comportamento do consumidor e assim elaborar estratégias de marketing mais eficientes.
Para coletar, organizar e analisar essa grande quantidade de informações, entra em cena o analista de dados. Profissional cada vez mais cobiçados por grandes empresas.
Desenvolvedor de Inteligência Artificial
Da Netflix aos chatbots no atendimento de uma loja online, o fato é que a Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente em nosso dia a dia.
Por isso, contar com profissionais que entendam o funcionamento de algoritmos e como eles podem ajudar as empresas são fundamentais. Sendo assim, profissionais que dominam os conceitos básicos e avançados da Inteligência Artificial são bastante requisitados.
Os benefícios do trabalho remoto
As vantagens que o Home Office traz – especialmente em tempos de pandemia – são várias. Confira algumas delas abaixo.
Mais conforto
Exercer as atividades profissionais em casa também representa comodidade, afinal não é preciso se deslocar até a empresa, nem mesmo utilizar transportes públicos ou perder horas e mais horas em um engarrafamento de trânsito.
Esses instantes que seriam desperdiçados na ida ao local de trabalho podem ser aproveitados em casa. Isso se torna um elemento fundamental para melhorar a produtividade do funcionário e gerar bons resultados para a empresa.
Flexibilidade
Ao contrário do que muita gente pode pensar, o trabalho remoto não significa desleixo, procrastinação e “liberdade para trabalhar a hora que bem desejar”. Existem sim prazos a serem cumpridos e tarefas que devem ser concluídas.
Porém, pelo fato de estar em casa, é óbvio que há mais facilidade para equilibrar o trabalho com as rotinas do dia a dia. Com disciplina, planejamento e agendamento das tarefas, o Home Office é sem dúvida uma opção mais flexível.
Redução de gastos
Tanto para o empregador quanto para os funcionários, a economia é um elemento de destaque no trabalho remoto.
Isso ocorre porque muitas despesas podem ser reduzidas, algumas delas são a manutenção do ponto comercial, os gastos com a alimentação em restaurantes e com o transporte, por exemplo.
Qualidade de vida
Em tempos de pandemia e de distanciamento social, o Home Office se torna uma alternativa saudável para todo mundo.
Além disso, o funcionário pode organizar o seu tempo e realizar atividades saudáveis que melhoraram a produtividade.
Entre elas estão a prática de esportes, passear, passar mais tempo com a família, participar da vida de seus filhos, estudar outros idiomas e até mesmo conteúdos relacionados com a sua área de trabalho.
Tudo isso pode ser conciliado de uma melhor forma trabalhando em casa e se preparando para obter salários mais altos.
Conheça algumas ferramentas que viabilizam o Home Office
O Home Office está mudando não apenas o salário de tecnologia. Hoje em dia tais profissionais são cada vez mais requisitados. O trabalho remoto realizado hoje em dia se torna viável graças a utilização de diferentes ferramentas digitais. Conheça algumas das mais conhecidas a seguir.
É um excelente software de gestão de trabalho. Por meio dele é possível gerenciar equipes constituídas por vários colaboradores.
O Trello permite estabelecer prazos, designar tarefas e organizar o trabalho por meio de quadros, listas e outros formatos. É uma das ferramentas mais usadas e lembradas quando se pensa em gestão de equipes e projetos.
Google Drive
É uma ferramenta gratuita do Google, sendo bastante útil para compartilhar e armazenar arquivos dos mais variados formatos, desde planilhas, textos, vídeos e imagens.
No caso das empresas, é possível obter uma versão premium que contém mais espaço para armazenamento. É ótimo para o trabalho remoto e colaboração entre várias pessoas.
Zoom Meetings
Essa é uma ferramenta ideal para a realização de reuniões online por videoconferência. Em tempos de pandemia, em que o distanciamento social é fundamental, o Zoom Meeting é ideal para aulas online, palestras e outros tipos de eventos semelhantes.
Conclusão
O trabalho remoto já mudou vários aspectos nas rotinas de trabalho
Inclusive os salários. Hoje em dia há várias profissões voltadas para as áreas de tecnologia, que exigem dos profissionais conhecimentos específicos sobre o assunto.
Portanto, se ter um site e uma hospedagem de site já era importante para os empreendedores obterem êxito no gerenciamento das suas respectivas empresas, compreender a dinâmica do Home Office e como ele afeta os salários e o cotidiano de trabalho também é.
Nenhum comentário:
Postar um comentário