segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Conquista: Boletim informativo: 42 notificações de Dengue, Zika e Chikungunya no município neste mês de setembro

 

Nesta segunda-feira (21), o Centro de Controle de Endemias divulgou o boletim informativo semanal com a atualização dos dados de notificação de casos de Dengue, Zika e Chikungunya em Vitória da Conquista até a 38ª semana epidemiológica – período de janeiro a 18 de setembro de 2020.

Desde o mês de junho os números de notificações das arboviroses vem diminuindo de forma gradativa e, neste mês de setembro, a coordenação de Endemias informou que foram feitas 35 notificações de casos suspeitos de dengue, um de Zika e seis de Chikungunya, sendo que, dessas notificações, apenas dois casos de dengue foram confirmados.

DENGUE – Foram notificados 6.377 casos suspeitos, sendo 3.924 confirmados, 1.716 descartados laboratorialmente e 587 casos com resultados inconclusivos em relação à doença. Ainda aguardam resultado laboratorial 148 pacientes notificados e duas pacientes do município foram a óbito por dengue grave hemorrágica.

ZIKA – Com 979 notificações de suspeita, 35 pessoas tiveram diagnóstico laboratorial positivo para a doença, 178 descartados e 724 apresentaram resultado inconclusivo para Zika. Outros 42 pacientes notificados esperam pelo resultado laboratorial.

CHIKUNGUNYA – Nesse período, 777 pessoas foram notificadas com suspeita da doença. Desse total, 57 pessoas receberam resultado positivo para Zika e outras 720 ainda seguem aguardando resultado laboratorial.

Todas as pequenas ações diárias devem continuar sendo feitas de forma rotineira para evitar criadouros do mosquito, como: evitar água parada em pratinhos de plantas ou qualquer outro recipiente, vedar adequadamente reservatórios de água, limpar a caixa coletora de água atrás da geladeira, além de evitar o descarte de lixo em locais e horários incorretos.

Caso alguém apresente sintomas característicos de uma dessas doenças, deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima para ser notificado e receber atendimento médico. A população também deve fazer denúncias ou solicitar a visita dos agentes de endemias por meio do número (77) 3429-7421.

 

Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !

WhatsApp oficial 77 98838-2781 

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Siga nosso Instagram

Curta nossa Pagina no Facebook

 Com informações do site PMVC

Nenhum comentário: