quarta-feira, 15 de julho de 2020

Mulher de 44 anos morre no hospital São Vicente com suspeita de Covid-19

  • Informações recebidas com exclusividade pelo Blog do Sena na tarde desta quarta-feira (15), dão conta de uma mulher de 44 anos morreu no Hospital São Vicente, em Vitória da Conquista, vítima do Coronavírus.

    A vítima estava internada no hospital após testar positivo para a doença. Ainda não foi informado se ela tinha comorbidades associadas. Fonte: Blog do Léo Santos 

    Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !

    WhatsApp oficial 77 98838-2781 

    Participe do nosso Grupo no WhatsApp

    Siga nosso Instagram

    Curta nossa Pagina no Facebook


  • Coronavírus: com transmissão comunitária, Prefeitura de Caetité faz alerta por isolamento

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    15/07/2020 - 16:50 


     CAETITÉ
    - Com aumento no número de casos e uma morte, a Prefeitura de Caetité fez um apelo para que as pessoas respeitem as medidas impostas para prevenção ao contágio do novo coronavírus. De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde, o numero de casos confirmados da doença na cidade, saltou de 38 na ultima quarta-feira (08), para 51 nesta terça-feira (14). Deste total, 39 são considerados curados e uma pessoa morreu em decorrência da doença. Ainda segundo a pasta, já existem casos na cidade em que não é possível identificar o vínculo epidemiológico do paciente. Assim, o município apresenta transmissão comunitária da doença. Devido ao cenário, o Governo de Caetité, divulgou nesta quarta-feira (15), um alerta a população reforçando a necessidade  das ações restritivas de isolamento social e prevenção do contágio da doença. “A transmissão comunitária, infelizmente, é uma realidade em nosso município, e por esse motivo é imprescindível o isolamento social. A saída de casa deve ocorrer apenas em casos de extrema necessidade e, quando isso ocorrer, a pessoa deve obrigatoriamente fazer o uso da máscara. Evite aglomerações, reuniões com amigos e familiares que não estejam residindo na mesma casa, caminhadas e passeios em grupo. Respeitem as determinações restritivas do funcionamento do comércio e instituições bancárias”, diz o comunicado. Já o prefeito Aldo Gondim destacou as medidas que a Prefeitura tem tomado desde o início da pandemia para preservar a população caetiteense. “Temos sido vigilantes e cuidadosos desde o primeiro dia da pandemia. O Governo do Estado tem encontrado dificuldades na aquisição de testes e insumos para a conclusão do Hospital de campanha prometido no mês de maio. Mas nós não nos acomodamos e, em contrapartida, criamos o Centro de tratamento de doenças respiratórias que busca fazer triagens, acompanhamentos e tratamento ambulatorial de pessoas com síndromes respiratórias e gripais, inclusive a Covid-19”, explicou Gondim.  Já a secretária municipal de Saúde, Cynthia Lopes, citou que a curva de contágio no município é ascendente. “Em todo o país está ocorrendo o fenômeno da interiorização da pandemia. Infelizmente, não foi montada pelo Governo Federal um sistema de testagem em massa para acompanhar a evolução da pandemia, o que dificulta a ação das prefeituras. Solicitamos a colaboração de todos e de todas para juntos vencermos esse grande desafio”, convocou a Secretária. O comunicado explica ainda que os pacientes em estados que requerem mais cuidados são encaminhados para Vitória da Conquista, que atualmente é o centro regional para esse tipo de tratamento.

  • Governo da Bahia envia 473 mil máscaras para Caetité e outros 49 municípios do interior

    Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
    15/07/2020 - 15:00 


     CAETITÉ
    - O Governo do Estado, através da força-tarefa coordenada pelas secretarias do Planejamento (Seplan), de Desenvolvimento Econômico (SDE) e de Desenvolvimento Rural (SDR), enviou nesta quarta-feira (15) 313.000 máscaras reutilizáveis de tecido e TNT para 45 municípios localizados nas regiões Oeste e Chapada Diamantina e do Território de Identidade Piemonte do Paraguaçu. Também foram destinadas 160 mil máscaras para os Núcleos Territoriais de Educação de Itapetinga, Caetité, Vitória da Conquista, Santa Maria da Vitória e Macaúbas. As máscaras foram adquiridas junto a 603 associações, cooperativas e empresas habilitadas para a produção de mais de 12 milhões de unidades. “Desde o início da pandemia do coronavírus, o governo vem distribuindo amplamente as máscaras, como forma de ampliar a segurança da população, ao tempo em que a produção delas gera renda para milhares de pessoas em toda a Bahia”, destacou o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro. Os municípios que vão receber as máscaras na região Oeste são: Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Angical, Baianópolis, Buritirama, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Mansidão, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, São Desidério e Wanderley. Já os municípios da Chapada Diamantina que vão recepcionar as máscaras são: Gentio do Ouro, Souto Soares, Abaíra, Andaraí, Barra da Estiva, Boninal, Bonito, Ibicoara, Iramaia, Iraquara, Itaetê, Jussiape, Lençóis, Marcionílio Souza, Morro do Chapéu, Mucugê, Nova Redenção, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, Rio de Contas e Wagner. No Território Piemonte do Paraguaçu, as máscaras serão destinadas para os seguintes municípios: Boa Vista do Tupim, Iaçu, Ibiquera, Itatim, Lajedinho, Macajuba, Rafael Jambeiro, Ruy Barbosa e Santa Terezinha. O Governo do Estado executa a distribuição das máscaras diretamente para municípios e secretarias, para uso nas unidades de saúde e para a população, sendo vedada a vinculação e utilização política na entrega.

  • Equipe médica do Samu de Guanambi emite nota de repúdio após entrevista de homem em rádio

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    15/07/2020 - 11:30 


     GUANAMBI
    - A equipe médica do Samu Regional de Guanambi emitiu nota pública repudiando veementemente as falas do senhor Fagner na rádio 104.9 FM de Guanambi, durante o Programa de Val Rodrigues, na manhã de terça-feira (14). Em seu relato o homem alega ter sido negado atendimento à sua namorada, Daiana, no último dia 22 de junho, sendo necessário se descolar para Vitória da Conquista. Na ocasião, ele relata que ela chegou a dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), foi medicada e informado que a paciente seria regulada para a realização de exames específicos. Ela foi liberada, mas já em casa voltou a sentir dores. Fagner declarou que encontrou a namorada acordada, porém inconsciente. Deste modo, acionou o Samu 192, que, segundo ele, disse que encaminharia a paciente novamente a UPA, fato contestado por ele. Fagner então levou a namorada em veículo próprio ao Hospital Regional de Guanambi, sendo constatada uma hemorragia. Deste local, ele assumiu a responsabilidade em assinar a alta e levou a namorada para um neurologista em Vitória da Conquista, já que em Guanambi não havia.  “Atualmente no serviço somos em 22 médicos, pais e mães de família e acima de tudo cidadãos que trabalham diuturnamente para salvar vidas. Quando o mesmo se refere que ficamos dentro da base “cozinhando o galo” e com preguiça, se esquece dos milhares de atendimentos e vidas que salvamos em Guanambi e região. Na sua fala fica bem claro que o cidadão, apesar de se auto denominar enfermeiro e ex-funcionário do SAMU, não tem pleno conhecimento do funcionamento de um processo de regulação médica e nem dos protocolos que regem esse serviço. Quando opina sobre uma transferência inter-hospitalar onde supostamente o SAMU de Guanambi errou ao interceptar a ambulância de Riacho de Santana na BA 430, demonstra total desconhecimento do termo tempo/reposta em uma remoção de um paciente grave. Estamos expostos diariamente em situações de violência física, acidentes de trânsito, atendimentos clínicos, obstétricos, psiquiátricos, que muitas vezes colocam em risco até nossa integridade física. Nessa pandemia, enquanto a população está de quarentena, estamos na linha de frente atendendo pacientes suspeitos ou confirmadamente com COVID, tentando oferecer o nosso melhor. No telefone lidamos constantemente com situações de assédio e desrespeito ao profissional que está ali para ajudar. Por fim, é preciso esclarecer que a forma caluniosa e difamatória que a equipe médica do SAMU foi exposta, é passível de responsabilização penal e civil, caso não haja a devida retratação pública por parte do agente agressor”, disse em nota o Samu.

  • Presidente do TSE veta biometria nas eleições para evitar aglomeração e fila em meio à pandemia

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Alexandre Galvão 

    15/07/2020 - 09:52 


    Recomendação foi feita à Corte por um grupo de médicos e técnicos

     BRASIL
    - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, decidiu que a eleição deste ano não terá a biometria. A medida tem como objetivo evitar a formação de filas e aglomerações, em meio à pandemia do coronavírus. De acordo com a Folha, a recomendação foi feita à Corte por um grupo de médicos e técnicos, que  constataram que a identificação por digital poderia representar até 70% do tempo gasto por eleitor para votar. A expectativa é que o veto à tecnologia reduza a criação de filas e de aglomerações, o que é recomendável por causa da pandemia do novo coronavírus. A questão deve ser incluída nas resoluções da eleição de 2020 e levada a referendo do plenário do TSE na volta do recesso, em agosto. Assim, a tendência é que todos os ministros, com quem Barroso tem mantido contato, sigam na mesma linha e aprovem a retomada da identificação por assinatura no caderno de votação. Por causa da pandemia, o adiamento do pleito foi aprovado pelo Congresso e, agora, o primeiro turno será realizado em 15 de novembro e o segundo, se necessário, em 29 de novembro.

  • Guedes volta a defender plano de capitalização da aposentadoria e ‘nova CPMF’

    Foto: Reprodução  Foto: Reprodução
    Por Juliana Rodrigues 

    15/07/2020 - 09:30 


    Propostas do ministro da Economia deverão ser retomadas após as turbulências da pandemia de coronavírus

     ECONOMIA
    - O ministro Paulo Guedes (Economia) voltou a defender a implementação de programa de reformas trabalhistas e tributárias. Segundo o portal UOL, após as turbulências da pandemia de coronavírus passarem, ele deverá a insistir no plano de capitalização da Previdência, na qual cada trabalhador é que tem de poupar para a aposentadoria. A proposta já foi rejeitada no debate da reforma da Previdência. O ministro também trabalhará pela criação de um imposto sobre transações digitais, nos moldes da extinta CPMF. Além disso, Guedes quer ampliar a contratação por hora trabalhada, em vez de salário mensal. O objetivo, segundo a equipe econômica, é incluir no mercado de trabalho os 38 milhões de brasileiros considerados invisíveis socialmente e que fazem bicos e não trabalham com carteira assinada. Na avaliação de Guedes, os programas sociais do governo precisam ser destinados a garantir renda para os mais pobres. Por isso ele quer a unificação do Bolsa-Família com outros benefícios e criar o Renda Brasil. Entretanto, o ministro quer que esse programa estimule a educação e a ascensão social das famílias de baixa renda. Quem receber o Renda Brasil terá de fazer cursos de capacitação para reforçar o ensino fundamental. Além da formação técnica, aulas de português e matemática devem ser ministradas. Essa capacitação deve ser oferecida pelo governo e pelo Sistema S (Senac, Sesi etc.).

  • Fiocruz identifica três linhagens diferentes do coronavírus que entraram no Brasil pela Amazônia

    Foto: Reprodução | AFPFoto: Reprodução | AFP
    Por Lara Curcino 

    15/07/2020 - 09:30 


    Pesquisadores ainda estudam origem exata de cada tipo, além de data de chegada na região

     SAÚDE
    - Três linhagens diferentes do novo coronavírus foram identificadas na Amazônia desde a chegada da Covid-19 no país. Isso é o que indicam análises e sequenciamentos de DNA realizados pela Fundação Oswaldo Cruz em amostras de pacientes infectados nos estados do Amazonas e de Rondônia. O estudo dos genomas apontam que o vírus deve ter sido “importado” de países da Europa, mas de locais diferentes. Por essa razão, concluiu-se que diferentes tipos entraram na região. A pesquisa da Fiocruz agora concentra esforços em entender a origem exata das três linhagens, além da data de chegada de cada uma à região amazônica.

  • Casos de coronavírus são zerados em Urandi

    Foto: Reprodução  Foto: Reprodução
    15/07/2020 - 09:30 


    Urandi registrou uma das maiores taxas de incidência da doença no Estado no mês de junho

     URANDI
    - De acordo com Boletim Epidemiológicodivulgado nesta terça-feira (14) pela Secretaria Municipal de Saúde de Urandi, o município zerou os casos ativos da Covid-19. No total a cidade registrou 130 infectados e 02 óbitos em decorrência da doença. A primeira morte foi registrada no dia 31 de maio, enquanto a segunda foi confirmada no dia 1º de junho. Urandi registrou uma das maiores taxas de incidência da doença no Estado no mês de junho, isso considerando o número de habitantes que é de 16,6 mil, ou seja, a cada 1000 habitantes 6,4 contraíram a doença no município. O vírus chegou à cidade através dos trabalhadores da empresa Equatorial Energia, segundo afirmou o prefeito Dorival Barbosa do Carmo. Essa empresa é responsável pelo consórcio de construção da linha de transmissão.

  • Guanambi: Dupla é presa logo após roubar celular

    Foto: Divulgação | Polícia MilitarFoto: Divulgação | Polícia Militar
    15/07/2020 - 09:00 


     GUANAMBI
    - Um homem de 20 anos foi preso e um adolescente de 16 anos foi apreendido, na madrugada desta quarta-feira (15) acusados de roubo de celular, em Guanambi. De acordo com a Polícia Militar, logo após o crime a vítima entrou em contato via CICOM e informou que ao transitar pela Avenida Guanabara, nas proximidades do Clube de Campo, foi abordado por dois indivíduos que de posse de uma faca subtraíram seu celular marca Motorola X4 cor preta, fugindo em direção à Praça do Feijão. As guarnições da área iniciaram as buscas e, dez minutos após o roubo, os localizaram nas proximidades do Bairro Monte Pascoal. Ao serem abordados,  foi encontrado o celular roubado da vítima. A dupla foi conduzida à delegacia, onde foram autuados pelo crime e pelo ato infracional e o celular foi restituído à vítima.

  • Vitória da Conquista registra 1.231 casos confirmados da Covid-19; 960 estão recuperados

    Foto: Divulgação | SecomFoto: Divulgação | Secom
    15/07/2020 - 08:00 


     VITÓRIA DA CONQUISTA
    - Por meio de Boletim Epidemiológico, a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista comunicou nesta terça-feira (14) que o município registra 1.231 casos confirmados de infecção pela Covid-19 – total de confirmados desde fevereiro. São 960 caos recuperados, 248 pacientes seguem em recuperação (24 internados e 224 em tratamento domiciliar) e 23 foram a óbito. Estão em investigação 5.190 casos de pacientes notificados com Síndrome Gripal/suspeita Covid-19 que aguardam classificação final no e-SUS Notifica, sendo que 4.551 deles possuem critérios de coleta para exame laboratorial ou Teste Rápido e 639 aguardam resultado laboratorial de exame RT-PCR.  Atualmente, estão disponíveis 96 leitos na rede SUS exclusivos para tratamento da Covid-19, sendo 46 leitos clínicos e 50 leitos de UTI. Nesta momento, 62 deles estão ocupados por pacientes de residentes de Vitória da Conquista e também de outros 26 municípios: Jânio Quadros, Brumado, Firmino Alves, Eunápolis, Ubatã, Macarani, Maetinga, Ibicuí, Anagé, Iguaí, Jaguaquara, Itambé, Planalto, Cocos, Itabela, Itabuna, Belo Campo, Ilhéus, Guanambi, Nova Canaã, Wenceslau Guimarães, Maiquinique, Itapetinga, Poções, Pedra Azul e Guaratinga.

  • Guanambi registra 8 novos casos da Covid-19

    Foto: Reprodução | AFPFoto: Reprodução | AFP
    15/07/2020 - 08:00 


    Conforme o boletim epidemiológico, do total de infectados, 34 estão em tratamento e 97 recuperados.

     GUANAMBI
    - Em Boletim Epidemiológico divulgado nesta terça-feira (14), a Secretaria Municipal de Saúde de Guanambi informou que registrou mais 8 novos casos da Covid-19. Os novos casos aconteceram nos bairros Vomitamel, Centro, São Francisco, Ipiranga, Marabá, Santa Catarina, São Sebastião e um no distrito de Mutans. Conforme o boletim epidemiológico, do total de infectados, 34 estão em tratamento e 97 recuperados. 75 aguardam resultado laboratorial e 2569 já foram descartados. Nenhum paciente está internado em decorrência da doença.

  • Fecomércio-BA: varejo baiano teve prejuízo diário de R$ 87 milhões

    Foto: Reprodução | Fecomércio/BahiaFoto: Reprodução | Fecomércio/Bahia
    Por Juliana Rodrigues 

    15/07/2020 - 07:30 


    Cálculo considera as perdas em abril e maio, meses integralmente atingido por efeitos da pandemia

     BAHIA
    - No bimestre formado por abril e maio, o comércio varejista baiano acumulou perdas de R$ 5,32 bilhões, no comparativo com mesmo período de 2019.  Este total corresponde a um prejuízo médio diário de R$ 87 milhões, ressalta a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-BA). Em maio – cuja queda foi menor, de R$ 2,3 bilhões frente R$ 3 bilhões em abril -, apenas o ramo de supermercados teve expansão (1,9%). “Com a pandemia, as famílias tiveram que focar os seus gastos no consumo de produtos básicos do dia a dia”, explica o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze. O destaque negativo foi vestuário, tecidos e calçados, com tombo de 81,2%. Mesmo com tantos números negativos, o resultado no período abril e maio foi melhor do que a federação projetava. No início da pandemia, a entidade estimou uma perda diária de R$ 108 milhões. Dietze destacou os impactos do auxílio emergencial de R$ 600 para o cenário ter ficado mais brando. Nas estimativas da Fecomércio, no acumulado do semestre a queda deve ter ficado em R$ 8,4 bilhões, 17% menor do que no mesmo período do ano passado. A Pesquisa Mensal do Comércio de junho ainda vai ser finaliza pelo IBGE. A partir deste levantamento será possível medir o impacto da pandemia no semestre.

  • Sobe para 41 o número de casos positivos da Covid-19 em Riacho de Santana

    Foto: Reprodução | AFPFoto: Reprodução | AFP
    15/07/2020 - 07:30 


    O balanço diário da situação da doença no município mostra que 21 dessas pessoas que testaram positivo já estão recuperadas.

     RIACHO DE SANTANA
    - A prefeitura de Riacho de Santana contabilizou oito novos casos de Covid-19 nesta terça-feira (14), e chegou a 41 no total. O balanço diário da situação da doença no municípiomostra que 21 dessas pessoas que testaram positivo já estão recuperadas. Os novos casos foram registrados no bairro Mato Verde e os demais na comunidade de Arroz, zona rural do município. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, essas pessoas estão estáveis e foram notificadas a cumprirem isolamento e não há nenhuma pessoa hospitalizada.

  • STF concede prisão domiciliar a Geddel Vieira Lima

    Foto: Dida Sampaio | Estadão ConteúdoFoto: Dida Sampaio | Estadão Conteúdo
    Por Alexandre Galvão 

    15/07/2020 - 07:00 


    Ex-deputado está preso desde 2017

     JUSTIÇA
    - O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, concedeu prisão domiciliar ao político baiano Geddel Vieira Lima. Na decisão, Toffoli argumenta que a medida tem como objetivo manter a "integridade física e psíquica" de Geddel, em decorrência do coronavírus. Toffoli determina ainda monitoramento por tornozeleira eletrônica. Geddel foi preso no dia 3 de julho de 2017, em Salvador. Ele foi enviado ao Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, onde ficou até dezembro do ano passado, quando foi transferido para presídio na capital baiana. De acordo com a liminar, Geddel cumprirá pena em casa, com o uso de tornozeleira eletrônica até 17 de setembro. Leia a íntegra da decisão: O demonstrado agravamento do estado geral de saúde do requerente, com risco real de morte reconhecido , justifica a adoção de medida de urgência para preservar a sua integridade física e psíquica , frente à dignidade da pessoa humana (CF, art. 1°, III). Por essas razões, à luz do princípio do poder geral de cautela, defiro o requerimento da defesa, convertendo-se a execução da pena do paciente em prisão domiciliar humanitária com monitoração eletrônica, pelo período de duração da Recomendação nº 62 do CNJ, renovada por mais 90 (noventa dias), em sessão plenária daquele Conselho, ocorrida em 12/6/2020. Ressalvo que essa decisão excepcional não prejudica posterior reexame do juiz natural da causa, o ilustre Ministro Edson Fachin, inclusive quanto ao período de duração da prisão domiciliar humanitária . Comuniquem-se, com urgência , pelo meio mais expedito, ao Juízo da 2ª Vara de Execução Penal da Comarca de Salvador e à Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização estadual para que disponibilize de imediato o equipamento de monitoração eletrônica. Até que se efetive as comunicações pelos meios formais, serve a presente decisão como mandado.

  • Caetité registra mais sete casos de coronavírus

    Foto: Reprodução | AFPFoto: Reprodução | AFP
    15/07/2020 - 07:00 


    O município registrou um óbito decorrente da Covid-19, na noite da última quarta-feira (8).

     CAETITÉ
    - A Secretaria Municipal de Saúde de Caetité comunicou nesta terça-feira (14) o registro de mais sete casos de infecção por coronavírus, subindo para 51 o numero de pessoas infectadas pela doença no município. Destes, 39 são considerados recuperados e 11 estão ativos com o vírus.  São 1.093 casos suspeitos descartados após resultados negativos, 03 casos suspeitos que aguardam resultado dos exames e 338  estão sendo monitoradas. O município registrou um óbito decorrente da Covid-19, na noite da última quarta-feira (8). O paciente, do sexo masculino, tinha 71 anos de idade e realizava tratamento oncológico em Salvador, local onde foi constatado o óbito.

  • Brasil tem 74.133 mortes por coronavírus, diz Ministério da Saúde

    Foto: Reprodução | AFPFoto: Reprodução | AFP
    Por Juliana Rodrigues 

    14/07/2020 - 19:20 


    País tem no total 1.926.824 casos confirmados da doença

     BRASIL
    - O Ministério da Saúde confirmou nesta terça-feira (14) um total de 1.300 novas mortes por Covid-19, elevando o total de vítimas fatais para 74.133. O governo federal também informou, em seu boletim diário, 41.857 novos casos confirmados da doença, com nova soma em 1.926.824 diagnósticos positivos para a doença do novo coronavírus. A estimativa oficial de recuperados é de 62,8%, totalizando 1.209.208 pessoas. Os números da atualização diária refletem as confirmações registradas em um período de 24 horas iniciado as 16h de segunda-feira (13), independentemente da data em que tenham ocorrido.

Nenhum comentário: