quarta-feira, 3 de junho de 2020

Conquista: Agora é oficial! Pesquisadores do Ibope vão visitar casas para realização de testes do coronavírus

  • A partir dessa quinta-feira (4) até o próximo sábado (6), entrevistadores do IBOPE Inteligência irão visitar residências em Vitória da Conquista convidando os moradores para realizar testes rápidos para detecção do novo coronavírus para o estudo EPICOVID19-BR.

    Trata-se de uma ação conjunta entre o Ministério da Saúde (que está financiando a pesquisa), a Universidade Federal de Pelotas e o Instituto Ibope Inteligência, para avaliar a evolução da prevalência de infecção por COVID-19 no Brasil. Para isso, equipes estão distribuídas em 133 localidades do país aplicando testes rápidos para a Covid-19. Vitória da Conquista está entre as localidades contempladas com o estudo, que será realizado em três fases.

    A Diretora de Vigilância em Saúde do município, Ana Maria Ferraz, explica que: “a Secretaria Municipal de Saúde tomou ciência e está alinhada a esta equipe para a segunda etapa da pesquisa e tranquiliza a população*. Estamos dando suporte, orientações e acompanhando as atividades da pesquisa. Todos os contatos necessários, tanto com o Ministério da Saúde, quanto com a equipe responsável pelo projeto (Universidade Federal de Pelotas) foram feitos”.

    O procedimento de coleta para teste rápido feito pelos pesquisadores é verídico e seguro, ocorrendo dentro dos protocolos e do Ministério da Saúde, e as pessoas interessadas a auxiliarem a pesquisa podem participar. O resultado do Teste Rápido fica pronto em 15 minutos. Lembrado que o teste só é aplicado naqueles que confirmarem o seu consentimento.

    *A Prefeitura e a população de Vitória da Conquista não foram informadas previamente sobre a primeira fase dessa ação, que ocorreu no dia 14 de maio. Por isso, algumas comunidades apresentaram suspeita e resistência ao serem abordadas pelos entrevistadores.

       

     

    Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !

    WhatsApp oficial 77 98838-2781 

    Participe do nosso Grupo no WhatsApp

    Siga nosso Instagram

    Curta nossa Pagina no Facebook

    Prefeitura de Caetité disponibiliza seção específica sobre Covid-19 no Portal da Transparência

    Foto: Divulgação | Ascom PMCFoto: Divulgação | Ascom PMC
    03/06/2020 - 13:00 


     CAETITÉ
    - Neste período de pandemia de Coronavírus é fundamental a ação do Poder Público, mas também a atuação consciente da sociedade, que além de seguir todas as medidas preventivas também pode exercer a sua cidadania e acompanhar a aplicação dos recursos públicos do Poder Executivo direcionados ao enfrentamento do vírus e da doença causada por ele, a COVID-19. Isso é possível no Portal da Transparência existente no site da Prefeitura de Caetité, que agora conta com uma seção exclusiva sobre COVID-19, facilitando o acesso a informações específicas sobre a tomada de decisões da Administração Municipal no enfrentamento ao Coronavírus. Para acessar a seção COVID-19 passo-a-passo, basta entrar no site da Prefeitura, depois clicar no PAINEL INFORMATIVO que levará diretamente à página que disponibiliza o boletim epidemiológico, contratos, editais e informações financeiras relacionados ao enfrentamento do Coronavírus em Caetité. Informações seguras: Vale lembrar que diante da atual situação de emergência de saúde pública enfrentada em todo o mundo por conta da pandemia de Coronavírus e frente ao grande fluxo de informações circulando sobre o assunto, é fundamental que as pessoas procurem se informar em canais oficiais, que tratem e disponibilizem a informação de maneira responsável, evitando notícias falsas (fake news) e de fontes duvidosas, disseminadas principalmente por WhatsApp e redes sociais. A Prefeitura conta com diversos canais oficiais – como site e páginas no Facebook e Instagram – que diariamente são abastecidos com notícias baseadas em fatos e evidências, apresentando dados e estatísticas e seguindo avaliações técnicas de especialistas nas áreas abordadas em cada notícia divulgada. Além dos canais oficiais da Prefeitura, Caetité conta com diversos veículos de comunicação e órgãos de imprensa com notória credibilidade e que, dessa forma, reúnem condições de fornecer à população informações confiáveis, especialmente neste momento de enfrentamento à pandemia.
  • Compre na loja virtual da Samape Auto Peças

    Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
    03/06/2020 - 11:30 


    Com a loja virtual, o cliente tem a opção de fazer a compra de produtos em qualquer lugar e na hora que quiser.

     CAETITÉ
    - A Samape Auto Peças está com novidade. Em virtude da pandemia do novo Coronavírus, nós criamos um novo canal para a venda de produtos aos nossos clientes: a Samape Auto Peças agora está online 24hs! Com a loja virtual, o cliente tem a opção de fazer a compra de produtos em qualquer lugar e na hora que quiser. Compre pelo smartphone, tablet ou computador na nossa loja virtual, em até 10X sem juros e com super descontos à vista. Acesse: www.samapeautopecas.com.br.
  • Macaúbas: Homem morre após traumatismo craniano e tem teste positivo para Covid-19

    Foto: Reprodução  Foto: Reprodução
    03/06/2020 - 10:00 


    Segundo a prefeitura, ainda não há indícios de que o paciente tenha sido infectado em Macaúbas.

     MACAÚBAS
    - Vítima de traumatismo craniano, o primeiro paciente diagnosticado com Covid-19 em Macaúbas veio a óbito em um hospital de Salvador, no último sábado (30). Segundo informações da prefeitura de Macaúbas, o homem teve traumatismo craniano encefálico, tendo sido encaminhado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h em Macaúbas para um hospital de Salvador. Entretanto, o paciente não resistiu e terminou morrendo. Após o falecimento, o hospital realizou uma coleta para exame no Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen), que deu diagnóstico positivo para a contaminação pelo novo coronavírus. Segundo a prefeitura, ainda não há indícios de que o paciente tenha sido infectado em Macaúbas. A vigilância epidemiológica está monitorando as pessoas que participaram do sepultamento, familiares, contatos e profissionais de saúde do município. Até o momento, todos os testes deram negativo.
  • Bom Jesus da Lapa: funcionário da CBV morre atropelado durante recuperação da BR-349

    Foto: Reprodução | Noticias da LapaFoto: Reprodução | Noticias da Lapa
    03/06/2020 - 09:30 


     BOM JESUS DA LAPA
    - No final da tarde de segunda-feira (1º), Martiliano Rocha, 29 anos, funcionário da empresa CBV Construtora Ltda. – que presta serviço ao DNIT na recuperação da BR 349, morreu atropelado por um caminhão baú, em Bom Jesus da Lapa. Testemunhas afirmam que o caminhão que saiu da cidade sentido a Ponte Gercino Coelho colidiu contra um veículo da empresa que estava parado no acostamento da BR, enquanto a vítima recolhia os cones. De acordo com o site Noticias da Lapa, com o impacto, o veículo da empresa passou por cima do trabalhador e desceu a ribanceira. O caminhão baú também atropelou o rapaz e desceu a ribanceira do lado da Lagoa da Lapa. O jovem foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhado ao Hospital de Bom Jesus da Lapa, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.  A causa do acidente é investigada pela Polícia Civil.
  • Funcionários da INB testam positivo para Covid-19 em Caetité; contraprova é aguardada

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Marcos Oliveira

    03/06/2020 - 09:00 


    Segundo a empresa, todas as pessoas que tiveram contato com os pacientes serão testados e permanecem em isolamento, mesmo sem apresentar sintomas

     CAETITÉ
    - Dois funcionários das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) que atuam em Caetité, testaram positivo para coronavírus. De acordo com a INB, a infecção foi confirmada por teste rápido e os funcionários ainda passarão por contraprova. Os testes foram realizados nesta terça-feira (02), na Unidade de Concentrado de Urânio (URA), localizado na região do distrito de Maniaçu, zona rural de Caetité. Ainda segundo a empresa, todas as pessoas que tiveram contato com os pacientes serão testados e permanecem em isolamento, mesmo sem apresentar sintomas. Conforme a INB, desde 13 de maio os empregados, estagiários, terceirizados e contratados para serviços eventuais, estão passando por testes rápidos oferecido pela empresa. A estimativa é que sejam feitos aproximadamente 2 mil exames iniciais em todas as unidades da empresa. Em Caetité, foram realizados 249 testes até o dia 02 de junho. Além dos testes, a empresa afirma que tem adotado diversas ações preventivas. A INB se enquadra nos serviços públicos essenciais estabelecidos no Decreto n° 10.282, publicado pelo Governo Federal em 20 de março de 2020, e por isso não pode paralisar totalmente as suas atividades. Desde o inicio da pandemia a empresa vem atuando com efetivo reduzido. Segundo o último boletim epidemiológico divulgado, Caetité tem 07 casos confirmados, sendo que 05 estão curados. Até o momento, nenhum caso evoluiu para o estado grave da doença.
  • Caminhonete furtada em Guanambi é recuperada pela polícia em Potiraguá

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsAppFoto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    03/06/2020 - 08:00 


     GUANAMBI
    - Uma caminhonete furtada em Guanambi, na noite de domingo (31), no bairro Aeroporto Velho, foi recuperada por Policiais da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar de Potiraguá. Durante a ação, duas pessoas suspeitas de furtar o veículo foram presas.  De acordo com informação da polícia, os suspeitos foram abordados pelos agentes e ao proceder à verificação foi constatado que se tratava de um produto de furto. Os acusados identificados como, Dorian Delfino da Silva Souza, Rômulo Matheus Alves Viana de Souza e o veículo foram apresentados na delegacia local para adoção das medidas necessárias.
  • TCU aponta risco de pagamento indevido de auxílio emergencial a 8,1 milhões de brasileiros

    Foto: Marcello Casal Jr. | Agência BrasilFoto: Marcello Casal Jr. | Agência Brasil
    Por Lara Curcino

    03/06/2020 - 07:00 


    Relatório do tribunal ainda indica que 2,3 mi de pessoas que teriam direito ao benefício não tiveram o valor debitad

     BRASIL
    - Um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) aponta o risco de 8,1 milhões de brasileiros terem recebido indevidamente o auxílio emergencial de R$ 600, destinado a trabalhadores informais, autônomos, microempreendedores e desempregados, que ficaram sem renda ou com lucro ínfimo em meio à pandemia de coronavírus. O documento indica que, por outro lado, 2,3 mi de pessoas que estão no Cadastro Único de programas sociais, que teriam direito ao benefício, não receberam o valor. Os dados foram obtidos pelo Estadão. O parecer, cujo relator de fiscalização é o ministro do TCU Bruno Dantas, faz uma série de recomendações ao governo federal para aperfeiçoar a gestão da entrega do auxílio. Relatório deve ser apreciado hoje (3) pelo plenário da Corte de Contas.
  • Número de pedidos de seguro-desemprego cresce 97% na Bahia

    Foto: Reprodução  Foto: Reprodução
    Por Juliana Rodrigues

    03/06/2020 - 07:00 


    Mais de 25 mil pessoas no estado solicitaram o benefício somente na primeira quinzena de maio

     BAHIA
    - O número de pedidos de entrada no seguro-desemprego cresceu 97% na Bahia. Isso é o que mostram dados do Ministério da Economia, na comparação entre a primeira quinzena de maio deste ano, em que as solicitações chegaram a 25.601, e o mesmo período de 2019, com uma taxa de 12.971. O Superintendente estadual de Desenvolvimento do Trabalho, Marcelo Gavião, afirmou ao Correio que, apenas no mês de abril, todo o saldo positivo da geração de empregos do ano passado foi perdido na Bahia. De acordo com ele, a equação entre a quantidade de contratados e demitidos em 2019 contabilizou número positivo, de 35 mil postos. Só em abril de 2020, ele relata que esse resultado foi de 32 mil negativos.
  • Brasil bate recorde de mortes por covid-19 registradas em 24 horas e chega a 31.199

    Foto: Lalo de Almeida | FolhapressFoto: Lalo de Almeida | Folhapress
    Por Juliana Rodrigues

    02/06/2020 - 20:20 


    Há ainda 4.312 óbitos em investigação.

     BRASIL
    - O Brasil registrou 1.262  novas mortes provocadas pela Covid-19, nesta terça-feira (02), superando o recorde anterior, de 21 de maio, quando 1.118 fatalidades foram notificadas. Segundo o Ministério da Saúde, o país chegou a 31.199 mortes, um dia após registrar a marca de 29.937 vítimas da doença. Do total de mortes notificadas de ontem para hoje, 367 ocorreram nos últimos três dias. Há ainda 4.312 óbitos em investigação. Ao todo, são 555.383 casos confirmados, contra 526.447 na segunda, o que representa 28.936 novos casos da doença em apenas 24 horas. Os cinco estados com o maior número de casos confirmados da doença são: São Paulo (118.295), Rio de Janeiro (56.732), Ceará (53.073), Amazonas (43.195) e Pará (41.207). Segundo o ranking divulgado pela universidade norte-americana Johns Hopkins, o Brasil continua na segunda colocação mundial em número de casos da doença, atrás apenas dos Estados Unidos, que registra 1.827.206 casos da doença. No ranking internacional de mortes causadas pela Covid-19, o Brasil segue na quarta posição atrás da Itália (33.530), Reino Unido (39.451) e Estados Unidos (106.028).

  • Auxílio emergencial: Dataprev envia nesta semana análise de 10 milhões de pedidos que aguardavam na fila

    Foto: Willian Silva | Sudoeste BahiaFoto: Willian Silva | Sudoeste Bahia
    Por Luciana Freire

    02/06/2020 - 20:00 


    Caixa terá prazo de dois dias úteis para iniciar os pagamentos a quem tiver direito, por ordem de mês de nascimento

     ECONOMIA
    - A Dataprev informou hoje (2) que concluirá até o fim desta semana a análise de 10,7 milhões de pedidos da primeira parcela do auxílio emergencial do governo federal no valor de R$ 600. Do total, 1,5 milhão se refere a cadastros finalizados no sistema da Caixa Econômica Federal, em abril, e 9,2 milhões entre 1º e 28 de maio. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo. Destes cadastros entre 1º e 28 de maio, 3,7 milhões tinham apresentado resultado inconclusivo por inconsistência de dados e foram refeitos pelos trabalhadores. A Caixa terá prazo de dois dias úteis para iniciar os pagamentos a quem tiver direito, por ordem de mês de nascimento. Para receber a segunda parcela, esses trabalhadores terão que esperar por mais 30 dias a contar da data do crédito. Segundo a Caixa, o universo de trabalhadores que está à espera da primeira parcela do  benefício é de 11 milhões,  sendo que 5,7 milhões fizeram a primeira solicitação e  5,3 milhões, recadastramentos, em segunda e terceira análise pela Dataprev. Os pedidos podem ser feitos no aplicativo da Caixa até 03 de julho.
  • Total de casos confirmados de Covid-19 em Guanambi chega a 47

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    02/06/2020 - 19:30 


    Do total de casos da Covid-19 em Guanambi, 19 pessoas já estão curadas.

     GUANAMBI
    - Nesta terça-feira (2), de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, Guanambi registrou 02 novos casos de Covid-19, totalizando 47 infectados pelo novo coronavírus na cidade.  Os novos casos foram diagnosticados através do teste rápido. O boletim aponta que do total de infectados 43 são homens e 4 mulheres, o que representa 8,6 % do total de 548 casos notificados pelo município. Do total de casos da Covid-19 em Guanambi, 19 pessoas já estão curadas. Ainda segundo o boletim, dentre os 47 casos confirmados, nenhum apresenta sintomas graves da doença. E apenas 08 pacientes já apresentavam comorbidades. Todos estão sendo acompanhados, mas não apresentam sintomas passíveis de internamento. Confira o boletim completoNúmeros da Covid-19 na Bahia: Nesta terça a Secretaria da Saúde (Sesab) confirmou que já são 21.430 infectados pelo coronavírus no estado. A quantidade de mortes também subiu: passou de 701 para 736, com 35 novos óbitos em 24 horas. Entre os 21.430 contaminados confirmados, 7.247 pessoas são consideradas recuperadas, o que representa 33,82% do total de diagnósticos. Já outros 13.447 pacientes ainda apresentam sintomas da covid-19 e seguem monitorados pela vigilância epidemiológica (62,75%). No Estado, há 3.114 profissionais da saúde que testaram positivo para o novo coronavírus. Os casos aconteceram em 311 municípios do estado. Taxa de ocupação: Na Bahia, dos 1.833 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus, 1.032 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 56%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 791 leitos exclusivos para o coronavírus, 540 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 68%.
  • Covid-19: Bahia registra 736 mortes e 21.430 casos confirmados

    Foto: Reprodução | AFPFoto: Reprodução | AFP
    Por Kamille Martinho

    02/06/2020 - 18:40 


    Ao todo, 7.247 pacientes já se recuperaram da doença em todo o estado

     BAHIA
    A Bahia registrou hoje (2) 736 mortes por Covid-19 e 21.430 casos confirmados da doença em todo o estado, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Os 2.532 novos casos contabilizados refletem o lançamento, por parte dos municípios, das notificações positivas por testes rápidos que foram acumulados nas últimas semanas, ou seja, este número não representa pessoas infectadas nas últimas 24 horas. Já os 35 óbitos contabilizados referem-se a um período de 27 dias, ou seja, também não ocorreram em 24 horas. Estas notificações tardias estão sendo apuradas pela Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e pela Corregedoria. Os casos confirmados ocorreram em 311 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (61,35%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes Uruçuca (5.945,71), Ipiaú (4.752,25), Itabuna (4.600,82), Salvador (4.473,69), Itajuípe (3.952,95). Entre os 21.430 contaminados confirrmados, 7.247 pessoas são consideradas recuperadas, o que representa 33,82% do total de diagnósticos. Já outros 13.447 pacientes ainda apresentam sintomas da covid-19 e seguem monitorados pela vigilância epidemiológica (62,75%). No Estado há 3.114 profissionais da saúde que testaram positivo para o novo coronavírus. Taxa de ocupação: Na Bahia, dos 1.833 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus, 1.032 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 56%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 791 leitos exclusivos para o coronavírus, 540 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 68%.
  • MP-BA pede que Coelba faça restituição em dobro de cobrança indevida de ICMS a consumidores

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Luciana Freire

    02/06/2020 - 18:30 


    MP requer ainda que a Coelba não utilize o nome da Sefaz ou qualquer outro órgão público, em eventuais informes de cobrança, sem a prévia ciência ou autorização deles

     BAHIA
    - O Ministério Público da Bahia acionou hoje (2) a Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) por irregularidades em relação aos valores do imposto ICMS cobrado retroativamente na conta de energia dos consumidores baianos. A liminar requer que o órgão se responsabilize pelo pagamento dos danos aos consumidores prejudicados pela conduta com a restituição do dobro do valor cobrado. A ação tem autoria da promotora de Justiça Joseane Suzart, na liminar o MP requer que a Justiça determine que a Coelba se abstenha de realizar cobranças retroativas de ICMS nas faturas de energia elétrica. “A concessionária deve ser a única responsável pela quitação dos débitos de ICMS relacionados à essa equivocada redução da base de cálculo, sendo vedada que ela transfira esse ônus aos consumidores”, destacou a promotora. O MP requer ainda que a Coelba não utilize o nome da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), ou qualquer outro órgão público, em eventuais informes de cobrança, sem a prévia ciência ou autorização deles.
  • Rússia disponibilizará remédio contra coronavírus na próxima semana

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    Por Juliana Rodrigues

    02/06/2020 - 17:37 


    Versão modificada do medicamento favipiravir será dada a pacientes de hospitais a partir de 11 de junho

     SAÚDE
    - A partir da próxima semana, a Rússia disponibilizará seu primeiro remédio aprovado para o tratamento de pacientes de covid-19. Segundo a agência Reuters, com a medida, o país espera diminuir a pressão sobre o sistema de saúde e acelerar a volta à atividade econômica normal. Em entrevista à agência, o chefe do Fundo de Investimento Direto da Rússia, Kirill Dmitriev, afirmou que os hospitais podem começar a dar o remédio antiviral, registrado com o nome Avifavir, aos pacientes a partir de 11 de junho. Ele disse que a empresa responsável pelo remédio o fabricará em quantidade suficiente para tratar cerca de 60 mil pessoas por mês. Ainda não existe vacina para a covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, e os testes de vários remédios antivirais em humanos ainda não comprovaram sua eficiência. O Avifavir, conhecido genericamente como favipiravir, foi desenvolvido inicialmente nos anos 1990 por uma empresa japonesa. Segundo Dmitriev, cientistas russos modificaram o remédio para otimizá-lo. Ele afirmou que Moscou estará pronta para compartilhar os detalhes destas modificações dentro de duas semanas.
  • Caculé: Vereadores insultam secretário de saúde durante sessão sobre a Covid-19

    Foto: Reprodução | Sertão em DiaFoto: Reprodução | Sertão em Dia
    02/06/2020 - 16:30 


     CACULÉ
    - Com a presença do secretário municipal do município de Caculé, Ricardo Alves, a sessão da Câmara de Vereadores da noite de segunda-feira (01), teve como pauta as medidas direcionadas ao combate a disseminação do novo coronavírus (Covid-19). Segundo informações do site Sertão em Dia, durante a fala sobre as ações em virtude da pandemia, o secretário foi interrompido por vereadores, que questionaram a presença do mesmo na casa legislativa. Em vídeo divulgado por um dos parlamentares, o vereador Jeovane Costa (PSB) afirma que o secretário “é incompetente para o cargo”. Ao ser contido pelo Presidente da Câmara, Paulo Henrique (DEM), Jeovane se exaltou e o chamou de “moleque, molequinho”. Outro que também se manifestou foi o vereador Manoel Inácio Teixeira, (PSB), que apontou o secretário como “puxa saco”. Em entrevista ao site, Ricardo disse ter se sentido desrespeitado e que não pôde levantar uma discussão saudável a respeito do tema. “A ofensa atinge também os profissionais da saúde de Caculé, que estão todos os dias dando o seu melhor na prevenção do Coronavírus. Então quando a gente vai em busca de parceria e apoio e encontra xingamentos e gritos, é lamentável”, afirmou. O secretário observou ainda que espera que o caso seja levado à Comissão de Ética da Câmara Municipal diante do fato, visto que recebeu ofensas por ele consideradas, de “baixo calão”, em um momento que toda a cidade busca se precaver da covid-19. “É preciso união de todos para enfrentar esta situação, foi algo inesperado, não houve possibilidade de construir um diálogo com os representantes do povo, por conta de atitudes isoladas de alguém que partiu para o insulto e desrespeito”Veja o vídeo:

Nenhum comentário: