quinta-feira, 14 de maio de 2020

Urgente em Conquista: Idosa de Mirante morre no Hospital de Base vítima de coronavírus

  • O número de óbitos de pacientes da região Sudoeste começa a assustar. Após casos de mortes por coronavírus de pacientes que estavam em Vitória da Conquista oriundos de municípios como Paramirim, Ipiaú e Itarantim, desta vez uma paciente de Mirante faleceu no Hospital de Base da capital do Sudoeste baiano.

    Ela estava internada na unidade há cerca de 3 semanas, não resistiu e faleceu nesta quinta-feira (14).

    Em recente entrevista ao Blog, o prefeito de Mirante, Lúcio Meira, revelou que a paciente com coronavírus teve histórico de viagem recente a São Paulo.

    Logo quando foi apresentado os sintomas e diagnóstico, a idosa foi levada ao Hospital de Base de Conquista. Fonte: Blog do Rodrigo Ferraz.

     

     

    Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !

    WhatsApp oficial 77 98838-2781 

    Participe do nosso Grupo no WhatsApp

    Siga nosso Instagram

    Curta nossa Pagina no Facebook

  • Guanambi: médico defende isolamento social e fala sobre a preocupação de disseminação da Covid-19 na região

    Foto: Reprodução | Fala VocêFoto: Reprodução | Fala Você
    14/05/2020 - 15:00 


    Embora sem casos confirmados, o médico disse que já alertou o prefeito Jairo Magalhães sobre o fato da doença está "batendo na porta do município de Guanambi".

     GUANAMBI
    - O médico Edson Luiz Lélis Costa, mais conhecido como ‘Dr Luia’, diretor do Hospital Aliança de Guanambi, em entrevista ao Programa Fala Você, da Rádio 106 FM, nesta quinta-feira (14), falou sobre os aspectos do novo coronavírus (Covid-19) e como a doença tem se comportado na região. O médico explicou que a Covid-19 é uma doença inflamatória, com capacidade de micro trombose e que pode atingir todos os órgãos, por isso, pode levar a morte. Disse, ainda, que não existe tratamento específico para a Covid-19. Alguns médicos utilizam corticoides, outros vermífugos e anticoagulante, porém, são tentativas que estão sendo estudadas pela ciência. Citou também a tão falada cloroquina, reforçando que o medicamento ainda não possui eficácia comprovada pela ciência, destacando que o isolamento social ainda é o único remédio. Edson citou que levando em consideração o quadro mundial, o Brasil agora é o epicentro da doença, sendo país destaque na América Latina devido ao número de mortes. Embora sem casos confirmados, o médico disse que já alertou o prefeito Jairo Magalhães sobre o fato da doença está "batendo na porta do município de Guanambi". Citou cidades vizinhas com casos já confirmados da Covid-19, um fator que pode levar Guanambi a ter portadores da doença. Disse, que o Decreto Municipal que flexibilizou a abertura do comércio não foi adequado, pois há grande volume de pessoas na rua e, caso haja infectados em massa, o sistema de saúde do município não tem estrutura para atendimento dos casos, por falta de leitos e respiradores, observando que não está havendo auxílio do Estado nessas questões de compra de aparatos hospitalares. Sobre a Policlínica Regional de Guanambi, o médico – que é também é Diretor Assistencial da Policlínica, declarou que a unidade não reabrirá pelos próximos 15 dias. Disse, que ainda está em análise a possibilidade de retomar alguns serviços de imagem como tomografia computadorizada, que auxilia no diagnóstico de coronavírus. Ouça a íntegra da entrevista:

  • Coronavírus: ‘Não sei dizer em que momento podemos voltar com segurança’, afirma Rui

    Por Alexandre Galvão 

    14/05/2020 - 12:30 


    Rui afirmou ainda que o mercado de venda de insumos médicos está restrito e que “atravessadores” compraram todos os materiais já no início da pandemia

     BAHIA
    - O governador Rui Costa (PT) disse hoje (14) que ainda não há uma previsão de quando a vida pode voltar à normalidade no estado, por conta da pandemia do novo coronavírus. Segundo o petista, o Estado faz um esforço de alongar o sistema de saúde para evitar o pior momento de atendimento aos doentes. Isso salva vidas, mas prolonga as restrições de convívio social. Estamos projetando com a atual taxa de crescimento no estado na primeira semana de junho [o pico de saturação do sistema de saúde]. Por isso, estamos apertando as cidades com maior taxa para tentar alongar isso. Quanto mais alonga para salvar vidas, mais estende o prazo da restrição do convívio e fica pouco previsível. Não sei dizer em que momento podemos voltar com segurança”, afirmou, durante entrevista na Globo News. Rui afirmou ainda que o mercado de venda de insumos médicos está restrito e que “atravessadores” compraram todos os materiais já no início da pandemia. “O comportamento do mercado está muito ruim, muita gente especulando. Já vi pessoas falando na imprensa de que o mercado, o trade, os atravessadores, quando perceberam a crise, compraram toda produção mundial, não só da China. Conseguimos agora, depois do governo Alemão liberar a exportação, falar com uma fábrica, e ela disse que toda produção está vendida até dezembro desse ano”, relatou. Presidente do Consórcio do Nordeste, Rui contou ainda sobre uma situação com uma empresa americana que foi contratada para trazer respiradores para a região. O material comprado na China ficou retido em Miami. “A empresa americana que traria do mercado chinês os respiradores. Passaria por Miami e viria para o Brasil. Ela então nos relatou que tinha decisão do governo americano de não repassar, por conta da falta de respiradores lá. Acionamos a embaixada e depois de alguns dias de polêmica, a empresa mudou de posição e disse que a decisão não foi pelo governo, mas pela sensibilidade com o povo americano. Entre mandar para os baianos, eles preferiram atender os americanos”, narrou. 

  • Homem é atingido pelo pai com golpes de facão na zona rural de Carinhanha

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    14/05/2020 - 10:00 


     CARINHANHA
    - Um homem identificado como Carmelito das Neves da Silva, de 33 anos, foi atingido por golpes de facão na noite de quarta-feira (13) pelo próprio pai Carmelino Pereira da Silva, na comunidade de Barra do Parateca, zona rural de Carinhanha. De acordo com publicação do site Folha do Vale, o crime ocorreu por volta das 23h, ocasião em que a vítima se desentendeu com o genitor. A família informou que Carmelito possui passagens pela polícia e gerava transtornos na comunidade. Após receber o Auxílio Emergencial ele parou de trabalhar e começou a ingerir bebida alcoólica. Carmelito teria tentado agredir Carmelino com um pedaço de madeira e um facão, porém o pai tomou e reagiu provocando as lesões. Após agredir o filho, Carmelino fugiu.

  • Guanambi: em novo decreto, prefeito determina contingenciamento de gastos

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Willian Silva 

    14/05/2020 - 10:00 


     GUANAMBI
    - A fim de conter gastos, diante da crise provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), a Prefeitura Municipal de Guanambi publicou no Diário Oficial do Município (DOM), em edição desta quarta-feira (13), o Decreto nº 754, que suspende gastos com festas populares, campeonatos, viagens com servidores ou qualquer outro evento que dependa de recursos públicos municipais. O documento informa ainda que estão impedidas “as contratações ou custeio para realização de cursos, seminários, congressos, simpósios e outras formas de treinamento e capacitação de servidores municipais que demandem o dispêndio de recursos públicos”, no entanto, o decreto informa que o deslocamento para profissionais de saúde e pacientes não serão afetados, já que são considerados serviços essenciais. Estão suspensas também as revisões, reajustes ou acréscimos nas gratificações por participação em operações especiais. Já no artigo 8º, as licenças-prêmio, especiais ou licenças para assuntos pessoais deverão obedecer ao critério de que estas não podem gerar contratações para substituição dos licenciados; as licenças devem ser analisadas caso a caso. No decreto é observado ainda a suspensão das horas-extra, que devem ser comprovadas a real necessidade do servidor público ter que estender a carga horária. Caso algumas destas determinações sejam descumpridas pelos ordenadores de despesa, o Decreto prevê a responsabilização de quem as infringir.

  • Bolsonaro pressiona governadores por reabertura da economia e diz que Brasil está virando 'país de pobre'

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Juliana Rodrigues 

    14/05/2020 - 09:30 


    Presidente encerrou entrevista coletiva ao ser questionado sobre declarações do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, à CNN internacional

     POLÍTICA
    - O presidente Jair Bolsonaro fez um apelo a governadores para que "revejam" as medidas de restrição e isolamento social, e se recusou a comentar as declarações do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em entrevista à CNN internacional. O chefe do Executivo nacional falou à imprensa hoje (14), na saída do Palácio da Alvorada. "O Brasil tá se tornando um país de pobres. O que eu falava lá atrás, que era esculachado, vocês estão vendo a realidade agora aí, pra onde está indo o Brasil. Vai chegar um ponto em que o caos vai se fazer presente aqui. Essa história de lockdown, 'vamos fechar tudo', não é esse o caminho! Esse é o caminho do fracasso, quebrar o Brasil! Governador, prefeito, que entrou nessa onda lá atrás, faça como já fiz algumas vezes na minha vida, se desculpe e faça a coisa certa! (...) Tá morrendo gente, tá, lamento, mas vai morrer muito mais se a economia continuar sendo destroçada por essas medidas. (...) O apelo que eu faço aos governadores, revejam essa política, eu tô pronto pra conversar", disse. O presidente encerrou a entrevista ao ouvir uma pergunta sobre as declarações de Luiz Henrique Mandetta. "Esquece o Mandetta. Mandetta é carta fora do baralho".

  • Mandetta diz que surto de coronavírus no Brasil ‘está apenas começando’

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Lara Curcino 

    14/05/2020 - 08:00 


    Ex-ministro afirmou que ‘o tempo vai dizer’ quem estava certo no embate entre ele e Bolsonaro

     SAÚDE
    - O médico ortopedista e ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta avaliou que o Brasil passa apenas pelo início do surto de coronavírus, que já matou mais de 12 mil no país, e defendeu que o governo se concentre em lutar contra a Covid-19 neste momento, ao invés de comprar briga com a China. “Está apenas começando”, disse ele à coluna de Jamil Chade no UOL, que ponderou também que a o pico já pode ter sido atingido em capitais como Manaus (AM), mas que em regiões como o Sul “ele ainda não começou”. Em entrevista ontem (13) à CNN americana, o também ex-deputado federal afirmou que “o tempo vai dizer” quem estava certo no embate entre ele e o presidente Jair Bolsonaro, pivô de sua demissão do Ministério da Saúde.

  • PM prende homem que comercializava carros clonados em Caculé

    Foto: Divulgação | Polícia MilitarFoto: Divulgação | Polícia Militar
    14/05/2020 - 08:00 


    Na vistoria os militares encontraram indícios de adulteração no chassi, motor e vidros de dois veículos.

     CACULÉ
    A Polícia Militar prendeu na tarde desta quarta-feira (13) um homem suspeito de vender carros clonados em Caculé. A polícia investiga se outras pessoas fazem parte do esquema. Segundo informou a policia à redação do Sudoeste Bahia, durante a abordagem, foram localizados 03 carros. Na vistoria os militares encontraram indícios de adulteração no chassi, motor e vidros de dois veículos. Ainda segundo a polícia, o terceiro estava sem documentos de identificação e com restrição judicial. O homem foi preso em flagrante por receptação e encaminhado à delegacia de Polícia Civil, que vai investigar o caso.

  • Bahia registra 11 novas mortes por coronavírus e 343 casos confirmados nas últimas 24h

    Foto: Reprodução | TV SudoesteFoto: Reprodução | TV Sudoeste
    Por Juliana Rodrigues 

    13/05/2020 - 18:10 


    Considerando o número de 1.790 pacientes recuperados e 236 óbitos, 4.521 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos

     BAHIA
    - A Bahia registrou hoje (13) 11 novas mortes por coronavírus e 343 novos casos confirmados da doença, totalizando 6.547. Considerando o número de 1.790 pacientes recuperados e 236 óbitos, 4.521 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Na Bahia, 643 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. O boletim epidemiológico registra 10.864 casos descartados e 21.086 notificações em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

  • Petrobras aumenta em 10% preço da gasolina nas refinarias

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    13/05/2020 - 18:05 


    Medida entra em vigor a partir desta quinta (14); valor do diesel não será alterado

     ECONOMIA
    - A Petrobras informou hoje (13) que vai aumentar o preço da gasolina nas refinarias em 10% a partir de amanhã (14). O valor do diesel não será alterado. O aumento se dá num cenário de recuperação recente dos preços do barril do petróleo no mercado internacional com novos sinais de corte na produção. Na semana passada, a alta foi de 12%. Este é o segundo aumento consecutivo no preço da gasolina. A Arábia Saudita anunciou na segunda-feira (11) que aumentará os cortes em mais 1 milhão de barris por dia (bpd) no mês que vem, passando a ter uma redução total de 7,5 milhões de bpd. Emirados Árabes Unidos e Kuweit também prometeram novos cortes de produção.

  • Rui anuncia toque de recolher em Jequié para conter coronavírus

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Matheus Simoni 

    13/05/2020 - 18:00 


    Anúncio foi feito pelo governador da Bahia em pronunciamento nas redes sociais

     BAHIA
    - O governador Rui Costa anunciou hoje (13) que vai estender o decreto de restrição de circulação de pessoas para a cidade de Jequié, do mesmo modo que ocorreu em Alagoinhas, Itabuna e Ipiaú. A medida é para conter a propagação do coronavírus. O anúncio foi feito em pronunciamento nas redes sociais. Rui determinou o toque de recolher após o município registrar 128 casos de coronavírus. "Há a necesisdade de mudar padrão de medidas, diminuir a circulação de pessoas. Em dois dias apenas, Jequié e Lauro de Freitas, se continuar assim, vão ultrapassar Feira de Santana em número de casos", disse Rui.

  • Ministro do STJ nega pedido de adiamento do Enem

    Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência BrasilFoto: Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasil
    Por Luciana Freire 

    13/05/2020 - 16:20 


    Pedido foi feito pela União Nacional dos Estudantes (Une) e pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes)

     EDUCAÇÃO
    - O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Gurgel de Faria, negou o pedido da União Nacional dos Estudantes (Une) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) para adiar a data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições para o Enem 2020 começaram na segunda-feira (11). As provas presenciais ocorrerão em 1 e 8 de novembro. A prova virtual será aplicada nos dias 22 e 29 de novembro. As entidades argumentaram que a suspensão de aulas em todos os estados do país pode aprofundar desigualdades e prejudicar os estudantes. O ministro argumenta que o STJ não tem competência para julgar o mandado de segurança uma vez que ele diz respeito a atos do responsável pelo exame, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

  • Bahia: família abre caixão em velório e cinco são contaminados por Covid-19

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Kamille Martinho 

    13/05/2020 - 15:00 


    A família resolveu abrir o caixão, mesmo com recomendações contrárias da secretaria municipal de Saúde de Cairu

     BAHIA
    - Uma família, em Cairu,  baixo-sul da Bahia, abriu o caixão durante o velório de um parente, vítima de Covid-19, e cinco pessoas acabaram se contaminando. As informações são da Folha de São Paulo. A morte foi registrada na última quinta-feira (7) por síndrome respiratória aguda grave na Santa Casa de Valença, hospital do município vizinho. Como havia suspeita de Covid-19, o caixão saiu lacrado da unidade hospitalar. Entretanto, a família resolveu abrir o caixão, mesmo com recomendações contrárias da secretaria municipal de Saúde de Cairu. Duas semanas depois, um exame confirmou que a vítima tinha sido contaminada pela Covid-19. Em um primeiro momento, os familiares não quiseram aceitar o diagnóstico. Depois, foram convencidos a também fazerem o exame. Das 12 pessoas que participaram do velório cinco estavam com a doença. Um caso semelhante aconteceu em março deste ano na Espanha, quando 60 pessoas tiveram testes positivos para o novo coronavírus após participarem de um funeral.  “O caixão não deve ser aberto de jeito nenhum. A pessoa quando morre, apesar de não respirar ou tossir, ainda coloca secreções para fora pelo nariz e pela boca. Esses líquidos podem vir a extravasar e contaminar o ambiente”, explicou à reportagem a epidemiologista Glória Teixeira, professora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. Segundo especialistas, não há como ter certeza se a contaminação aconteceu a partir do corpo, se ocorreu entre as pessoas que estavam no velório e tiveram contato entre si ou se estas já estavam contaminadas e assintomáticas antes do velório. 

  • Polícia Militar recupera em Bom Jesus da Lapa moto furtada em Itapetinga

    Foto: Divulgação | Polícia MilitarFoto: Divulgação | Polícia Militar
    13/05/2020 - 13:30 


     BOM JESUS DA LAPA
    - Na manhã dessa terça-feira (12), por volta das 12h30, policiais da guarnição do Pelotão de emprego Tático Operacional (Peto) da 38a Companhia Independente de Polícia Militar (38a CIPM), lotados em Bom Jesus da Lapa, realização rondas nas proximidades de um posto de combustível próximo a gruta quando avistaram uma motocicleta, com duas pessoas a bordo, em atitude suspeita. Ao tentar realizar a abordagem, o condutor de veículo, evadiu-se do local correndo, levando consigo a chave do veículo, ficando a passageira para trás. Ao ser indagada sobre a procedência da motocicleta, a passageira informou que era emprestada, entretanto, ao verificar junto a delegacia local foi constatado que havia um boletim de ocorrência registrada na cidade de Itapetinga sobre a apropriação indevida do veículo. Caracterizando assim o crime de furto. A moto – Honda Bros, de placa PLI 4160, foi apresentada na sede da 24ª Coorpin para a realização dos procedimentos necessários e posterior devolução ao proprietário.
  • Mais da metade da população brasileira faz parte de algum grupo de risco da Covid-19, diz pesquisa

    Foto: Reprodução | G1Foto: Reprodução | G1
    Por Juliana Rodrigues 

    13/05/2020 - 10:34 


    Segundo estudo da Unifesp, são 86 milhões de pessoas que podem ter maiores complicações caso sejam contaminadas pelo coronavírus

     SAÚDE
    - Uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostra que mais da metade da população adulta brasileira está no grupo de risco da Covid-19. São 86 milhões de pessoas que apresentam ao menos um dos fatores que podem aumentar o risco de complicações, se houver contaminação pelo coronavírus. A informação é do G1. Segundo a pesquisa, dos 54% de adultos dentro dos grupos de risco, 30% deles têm ao menos um fator que pode causar o agravamento do quadro em caso de contaminação, 15% têm dois fatores, enquanto 9% têm 3 ou mais. Foram considerados grupos de risco idosos (acima de 65 anos), portadores de doenças crônicas (doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, doenças respiratórias crônicas (em particular doença pulmonar obstrutiva crônica), câncer e doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral - AVC). Com base em estudos mais recentes realizados nos Estados Unidos e na Europa, a pesquisa inclui outros fatores de risco, como doença renal crônica, obesidade, asma e tabagismo. O estudo foi coordenado por Leandro Rezende, professor do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina (EPM-Unifesp). Foram considerados dados de 51.770 participantes da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2013, os mais recentes da área. Outras variáveis analisadas foram sexo, cor da pele, escolaridade e unidades federativas do Brasil.

  • Candiba: Vereador questiona local de instalação da barreira sanitária

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsAppFoto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    13/05/2020 - 09:30 


     CANDIBA
    - O vereador de Candiba, Fábio Oliveira questionou a administração municipal quanto ao local de instalação da barreira sanitária que não contempla os moradores da Vila Neves e do Distrito de Pilões, expostos à chegada de pessoas oriundas de outros municípios. Em uma rede social, o edil observou que a barreira em questão não está em local estratégico, deixando em risco estes populares que vivem às margens da BR – 122: “Será que eles estão imunes à doença?”, pontuou o vereador. Em nota, o prefeito Jarbas Henrique Martins Oliveira (PSD) disse que a barreira sanitária é apenas educativa e que não consegue impedir o ir e vir das pessoas. Ressaltou, que o município possui outras entradas que estão descobertas, pois é impossível monitorar todas elas: "Infelizmente não conseguimos ‘bloquear’ todas as entradas do nosso município, só para Vila e Pilões precisaria de mais duas no mínimo. Sem contar a estrada velha Guanambi x Candiba, entrada da cidade por Mutans, Sebastião Laranjeiras, etc. O que mais  tem nos preocupando demais hoje, isso sim é grave, é a grande chegada de pessoas de locais de risco. Isso pode trazer um colapso para uma cidade pequena como Candiba”, escreveu o prefeito.

Nenhum comentário: