domingo, 17 de maio de 2020

Luto: Morre a baiana do acarajé Pedrina Reis




  • É com pesar que o Blog do Sena informa o falecimento de Pedrina Reis, aos 75 anos. Ela foi vítima de problemas de coração.

    Pedrina era uma das baianas de acarajé mais tradicionais de Vitória da Conquista, tendo um ponto por mais de 50anos na Avenida Frei Benjamin.

    Informações sobre velório e sepultamento não foram divulgadas.

    Aos amigos e familiares, os sinceros sentimentos do Blog do Sena.


  • Missas com o povo voltam amanhã na Itália e papa pede cuidado com a saúde

    Foto: Divulgação | VaticanNewsFoto: Divulgação | VaticanNews
    Por Juliana Rodrigues 

    17/05/2020 - 13:00 


    Em missa celebrada neste domingo, pontífice também homenageou trabalhadores que fazem serviços de limpeza durante a pandemia do coronavírus

     MUNDO
    - Em missa celebrada hoje (17), na capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, o papa Francisco lembrou as pessoas que fazem o serviço de limpeza nas casas, nos hospitais e nas ruas. A informação é da Agência Brasil. "Hoje, a nossa oração é pelas muitas pessoas que limpam os hospitais, as ruas, que esvaziam as lixeiras, que passam pelas casas para recolher o lixo: um trabalho que ninguém vê, mas que é necessário para sobreviver." Na homília, o Papa afirmou que na sociedade há guerras, contrastes e insultos porque "falta o Pai: o Espírito Santo ensina o acesso ao Pai que faz de nós irmãos, uma única família, e nos dá a mansidão dos filhos de Deus". A partir de amanhã (18), as celebrações litúrgicas na Itália voltam a ser celebradas com a presença do povo, após quase dois meses de restrições devido à pandemia do coronavírus. O papa Francisco alertou, no entanto, para a manutenção dos cuidados e do distanciamento social. "Nestes tempos de pandemia em que estamos mais conscientes da importância do cuidado da nossa casa comum, faço votos de que toda a nossa reflexão e compromisso comuns ajudem a criar e fortalecer atitudes construtivas para o cuidado da Criação", acrescentou Francisco.
  • Em resposta a acusações, Flávio Bolsonaro diz que suplente tem motivações políticas

    Foto: Marcos Brandão | Agência SenadoFoto: Marcos Brandão | Agência Senado
    17/05/2020 - 12:30 


    “Ele sabe que jamais teria condições de ganhar nas urnas e tenta no tapetão”, diz nota divulgada pela assessoria do senador

     POLÍTICA
    - Em resposta às acusações feitas pelo empresário Paulo Marinho, a assessoria de Flávio Bolsonaro disse haver interesse político da parte do suplente. “Ele sabe que jamais teria condições de ganhar nas urnas e tenta no tapetão”, diz a nota divulgada pelo gabinete do senador, hoje (17). Segundo a nota, Marinho quer prejudicar Flávio porque é seu sucessor no Senado, caso o senador seja afastado do cargo. Em entrevista publicada na Folha, na manhã de hoje (17), Marinho, que é presidente do PSDB no Rio e pré-candidato a prefeito, informou que o filho do presidente Jair Bolsonaro foi avisado com antecedência pela Polícia Federal de que o assessor Fabrício Queiroz seria alvo de investigação na Operação Furna da Onça. Leia a íntegra da nota: NOTA DE ESCLARECIMENTO - O desespero de Paulo Marinho causa um pouco de pena. Preferiu virar as costas a quem lhe estendeu a mão. Trocou a família Bolsonaro por Dória e Witzel, parece ter sido tomado pela ambição. É fácil entender esse tipo de ataque ao lembrar que ele, Paulo Marinho, tem interesse em me prejudicar, já que seria meu substituto no Senado. Ele sabe que jamais teria condições de ganhar nas urnas e tenta no tapetão. E por que somente agora inventa isso, às vésperas das eleições municipais em que ele se coloca como pré-candidato do PSDB à Prefeitura do Rio, e não à época em que ele diz terem acontecido os fatos, dois anos atrás? Sobre as estórias, não passam de invenção de alguém desesperado e sem votos.
  • Número de mortos por coronavírus no Brasil cresce 50% em uma semana

    Foto: Nelson Almeida | AFPFoto: Nelson Almeida | AFP
    Por Juliana Rodrigues 

    17/05/2020 - 11:00 


    Neste sábado, o País chegou a 15.633 vítimas e 233.142 casos de covid-19

     BRASIL
    - Após a confirmação da primeira morte por coronavírus, o Brasil levou 53 dias para ultrapassar a marca das 10 mil vítimas, registrada no dia 9. Mas em apenas uma semana, houve um aumento de 50%, superando a marca dos 15 mil mortos. Ontem (16), o País chegou a 15.633 vítimas e 233.142 casos de covid-19, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Foram 816 novos óbitos registrados em 24 horas e 14.919 novos casos. Somente em São Paulo, 4.688 pessoas morreram em decorrência da infecção, número de vítimas maior do que o da China, onde a pandemia começou. O Brasil ultrapassou Itália e Espanha em número de casos, ocupando a 4ª posição no ranking da Universidade Johns Hopkins. O crescimento da curva da doença é acelerado no País, em um momento no qual o governo do presidente Jair Bolsonaro aumenta a pressão para a redução das medidas de isolamento, indo na contramão de recomendações de especialistas e da Organização Mundial da Saúde.
  • Exame de Mourão para Covid-19 tem resultado negativo

    Foto: Marcos Correa | O GloboFoto: Marcos Correa | O Globo
    Por Juliana Rodrigues 

    17/05/2020 - 10:00 


    Vice-presidente aguarda contraprova e segue em isolamento, segundo assessoria

     POLÍTICA
    - A assessoria do vice-presidente Hamilton Mourão informou hoje (17) que os exames a que ele e sua esposa, Paula Mourão, foram submetidos ontem (16) deram negativo para a Covid-19. Mourão fez o exame após ser informado do resultado positivo de um servidor que esteve em contato com ele na quarta (13). Por precaução, o vice e sua esposa permanecem em isolamento na residência oficial do Jaburu. Mourão fará a contraprova e só deve retornar ao expediente normal na quarta (20), caso o resultado do próximo exame seja negativo. 
  • Quatro PMs envolvidos com assassinatos são presos em Salvador

    Foto: Reprodução | TV SudoesteFoto: Reprodução | TV Sudoeste
    Por Juliana Rodrigues 

    17/05/2020 - 10:00 


    Segundo a SSP-BA, força-tarefa liderada pela Corregedoria Geral também cumpriu ordens de busca e apreensão

     POLICIAL
    - Quatro soldados da Polícia Militar foram presos ontem (16) por envolvimento em homicídios e extorsões. Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA), uma força-tarefa liderada pela Corregedoria Geral, que investiga organizações criminosas, cumpriu mandados de prisão e ordens de busca e apreensão. Os militares da ativa participaram das mortes dos irmãos Hiago Nascimento Tavares e Thiago Nascimento Tavares, ocorridas no dia 7  de fevereiro deste ano, em Barra de Pojuca, localidade do município de Camaçari. Hiago, o alvo do grupo armado, possuía envolvimento com tráfico de drogas. O irmão acabou sendo morto por ter presenciado a ação da quadrilha. A força-tarefa apreendeu armas e munições em imóveis ligados aos militares, nas cidades de Salvador e Camaçari. Os materiais foram direcionados ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), que constatará quais deles foram usados nos crimes. Além das duas mortes, a Corregedoria Geral apura o envolvimento dos PMs em outros homicídios de pessoas com passagens pela polícia, na Região Metropolitana de Salvador.
  • Senador quer adiar eleições municipais para dezembro devido à Covid-19

    Foto: Pedro Ladeira | FolhapressFoto: Pedro Ladeira | Folhapress
    Por Juliana Rodrigues 

    17/05/2020 - 09:30 


    Proposta de Randolfe Rodrigues (Rede-AP) preserva o período dos mandatos e a data da posse

     POLÍTICA
    - O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder da minoria no Senado, apresentou, na sexta (15), uma Proposta de Emenda à Constituição que adia as eleições municipais para dezembro, devido às medidas de enfrentamento da pandemia da Covid-19. A informação é da coluna de Mônica Bergamo, na Folha. A proposta prevê que o pleito seja adiado para o dia 6 de dezembro deste ano. Até o momento, a previsão é que o primeiro turno ocorra no dia 4 de outubro. Na PEC apresentada, ficam preservados o período dos respectivos mandatos, bem como a data da posse. Nos municípios em que houver necessidade de segundo turno, a data de realização seria 20 de dezembro. A proposta também autoriza o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a promover a revisão do calendário eleitoral e a realizar ajustes na aplicação da legislação infraconstitucional. No texto, o senador ressalta que poderá ser necessário estabelecer outras formas de realização da campanha eleitoral, a depender da evolução do coronavírus no país.
  • Itacaré: mulher morre e homem desaparece em naufrágio; jovem é resgatada

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Juliana Rodrigues 

    17/05/2020 - 08:00 


    Embarcação havia saído de Ituberá para a região de Porto do Campo, em Camamu

     BAHIA
    - Uma embarcação que saiu ontem (16) pela manhã de Ituberá, no baixo-sul do Estado, naufragou entre Maraú e Itacaré. Segundo o blog Pimenta, o acidente causou a morte de uma mulher de aproximadamente 40 anos, identificada como Luciene Conceição Arandiba. Renilton Costa da Silva, de 52 anos, está desaparecido, e uma jovem, Mileide Arandiba, foi resgatada. A embarcação havia saído de Ituberá para a região de Porto do Campo, em Camamu, também no baixo-sul baiano. As vítimas entraram em contato com familiares para informar que a embarcação estava sem óleo e solicitaram apoio. Não houve mais contato. Por volta das 13h, uma equipe da Marinha do Brasil recebeu comunicação e se dirigiu ao local para iniciar as buscas. A embarcação foi encontrada oito quilômetros ao norte da Barra de Itacaré, próximo à Praia de Piracanga, em Maraú. O corpo de Luciene Arandiba estava próximo à embarcação. As buscas para localizar Renilton Costa serão retomadas hoje (17). A jovem resgatada foi levada para a Companhia Independente da PM, em Itacaré.
  • Mulher é presa após esfaquear o marido pela segunda vez, em Guanambi

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia |Via WhatsAppFoto: Leitor Sudoeste Bahia |Via WhatsApp
    17/05/2020 - 07:00 


    Em outubro de 2019 o homem foi atingido por golpes de faca durante um discussão com a esposa.

     GUANAMBI
    - Uma mulher foi presa suspeita de esfaquear o próprio marido na noite deste sábado (16), durante uma discussão na Rua B, no Residencial Aroeira, em Guanambi. A vítima foi atingida por 10 golpes na cabeça, braço e costas. De acordo com o registro policial, Luciana Silva Batista, de 35 anos, disse que golpeou o esposo, Maurício Moreira Alves, de 38 anos, após o mesmo ter chegado embriagado na residência do casal e ameaçado a enteada. Nesse momento, ela pegou uma faca e desferiu os golpes que atingiram o marido. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foi até o local e socorreu a vítima que ficou internada na emergência do Hospital Geral de Guanambi (HGG). De acordo com a unidade de saúde, o paciente está internado, consciente, com quadro estável. Já a mulher foi levada para a Delegacia Territorial de Guanambi, onde a ocorrência foi registrada. De acordo com a Polícia Civil, o caso é registrado como tentativa de homicídio. De acordo com informações obtidas pelo Sudoeste Bahia, em outubro de 2019 Mauricio foi atingido por golpes de faca durante briga com Luciana. 
  • PF antecipou a Flávio Bolsonaro que Queiroz seria alvo de operação, diz suplente do senador

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Juliana Rodrigues 

    17/05/2020 - 07:00 


    Em entrevista à Folha, Paulo Marinho ainda afirmou que a corporação teria segurado a operação para que ela não ocorresse no meio do segundo turno

     POLÍTICA
    - O empresário Paulo Marinho, suplente do senador Flávio Bolsonaro, afirmou, em entrevista à Folha, que o filho do presidente Jair Bolsonaro soube com antecedência da deflagração da Operação Furna da Onça, que atingiu seu ex-funcionário, Fabrício Queiroz. Segundo ele, Flávio foi avisado da existência da ação entre o primeiro e o segundo turnos das eleições, por um delegado da Polícia Federal que era apoiador da candidatura de Jair Bolsonaro. Além disso, a PF teria segurado a operação, então sigilosa, para que ela não ocorresse no meio do segundo turno, prejudicando assim a campanha de Bolsonaro. O delegado também teria aconselhado Flávio a demitir Queiroz e a filha dele, que trabalhava no gabinete de Jair Bolsonaro quando ele era deputado federal, em Brasília. Os dois foram exonerados no dia 15 de outubro de 2018. Marinho considera que as conversas com Flávio Bolsonaro podem "explicar" o interesse de Bolsonaro em controlar a Superintendência da Polícia Federal no Rio. Por essa razão, Sergio Moro saiu do Ministério da Justiça. "O delegado falou: 'Vai ser deflagrada a Operação Furna da Onça, que vai atingir em cheio a Assembleia Legislativa do Rio. E essa operação vai alcançar algumas pessoas do gabinete do Flávio [o filho do presidente era deputado estadual na época]. Uma delas é o Queiroz e a outra é a filha do Queiroz [Nathalia], que trabalha no gabinete do Jair Bolsonaro [que ainda era deputado federal] em Brasília'. O delegado então disse, segundo eles: 'Eu sugiro que vocês tomem providências. Eu sou eleitor, adepto, simpatizante da campanha [de Jair Bolsonaro], e nós vamos segurar essa operação para não detoná-la agora, durante o segundo turno, porque isso pode atrapalhar o resultado da eleição [presidencial]'. (...) Ele [Flávio] comunicou ao pai [Jair Bolsonaro] o episódio e o pai pediu que demitisse o Queiroz naquele mesmo dia e a filha do Queiroz também. E assim foi feito", relatou Paulo Marinho.
  • Bahia registra 5 mortes e 186 novos casos de Covid-19 em 24h

    Foto: Reprodução | AFPFoto: Reprodução | AFP
    Por Marcela Vilar 

    16/05/2020 - 19:30 


    Total de casos confirmados da doença chega a 8.314 e óbitos somam 286 no estado; já são 2.151 recuperados

     BAHIA
    - A Bahia registrou 5 novas mortes e 186 novos casos confirmados da Covid-19 nas últimas 24h. O total de casos confirmados da doença chega a 8.314 e já são 286 mortos em todo o estado. Os dados foram divulgados hoje (16) pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A Sesab ainda informou que 10.684 casos foram descartados, 2.151 pessoas estão recuperadas e 29.560 casos ainda estão em investigação. 
  • Brasil registra 816 mortes e 14.919 novos casos de Covid-19 em 24h

    Foto: Fernando Vivas | GOVBAFoto: Fernando Vivas | GOVBA
    Por Marcela Vilar 

    16/05/2020 - 19:30 


    O total de óbitos no país é de 15.633 e 233.142 pessoas contaminados pela doença; são mais de 84 mil recuperados

     BRASIL
    - O Ministério da Saúde divulgou hoje (16) novo balanço dos casos de novo coronavírus no Brasil. Nas últimas 24 horas, foram registradas 816 mortes e 14.919 novos casos. O total de vítimas no país é de 15.633 e 233.142 pessoas contaminados pela doença. São mais de 84 mil recuperados. O estado de São Paulo ainda lidera o número de casos e mortes e, na tarde de hoje, superou a China no número de mortos, chegando a 4.688 óbitos registrados. 
  • Pesquisa indica que 83% dos professores não se sentem aptos a aulas online

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Marcela Villar 

    16/05/2020 - 18:00 


    Segundo pesquisa do Instituto Península, quase 90% dos professores informaram nunca ter tido experiência com ensino a distância

     EDUCAÇÃO
    - Cerca de dois meses após as escolas fecharem no Brasil por conta da pandemia do novo coronavírus, 83% dos professores afirmam que não estão preparados para ensinar online. Os dados são da pesquisa feita pelo Instituto Península, à qual o jornal o  Estado de S. Paulo teve acesso. Além disso, quase 90% dos docentes informaram que nunca tiveram qualquer experiência com um ensino a distância e 55% que não receberam, até agora, suporte ou treinamento para atuar de maneira não presencial. "Enquanto uma série de profissionais no meio de uma pandemia está fazendo seu trabalho de casa e já é difícil, o professor ainda está tendo de se reinventar completamente", diz a diretora executiva do Instituto Península, Heloisa Morel.
  • Governo publica lei que dá auxílio de R$ 500 a infectados com Covid-19; entenda

    Foto: Reprodução | ReutersFoto: Reprodução | Reuters
    Por Juliana Rodrigues 

    16/05/2020 - 11:30 


    A lei assegura aos pacientes que já estejam hospedados nos centros na data de sua publicação o recebimento do auxílio

     BAHIA
    - O Governo do Estado publicou, na edição deste sábado (16) do Diário Oficial do Estado (DOE), a sanção da lei 14.264, que autoriza o Poder Executivo a destinar recursos para pagamento de auxílio financeiro em favor de indivíduos infectados com o novo coronavírus, que aceitem ser hospedados nos Centros de Acolhimento. A lei, de autoria do Governo do Estado, foi aprovada pela Assembleia Legislativa (Alba) na última quinta-feira (14) e entra em vigor neste sábado (16) com a publicação no Diário Oficial. Para ter acesso ao benefício, no valor de R$ 500, o paciente deverá realizar teste para confirmação do diagnóstico; assinar um Termo de Compromisso a ser entregue no momento de admissão; não possuir vínculo empregatício com carteira assinada, cuja remuneração permaneça mantida durante a pandemia; e não receber qualquer benefício previdenciário. Somente receberão o recurso pacientes que não precisem ser hospitalizados. A lei assegura aos pacientes que já estejam hospedados nos centros na data de sua publicação o recebimento do auxílio. O pagamento será feito em duas parcelas de R$ 250, pagas pelo Governo do Estado e pelo Município que for co-partícipe da medida. A secretarias estaduais da Saúde (Sesab) e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) editarão normas complementares ao cumprimento do disposto nesta lei.
  • Bahia não sabe causa de seis em cada dez mortes por síndrome respiratória

    Foto: Reprodução | ReutersFoto: Reprodução | Reuters
    Por Matheus Simoni 

    16/05/2020 - 10:30 


    O boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde da Bahia aponta foram registradas no estado 241 mortes por problemas respiratórios entre os dias 1º de janeiro e 28 de abril

     BAHIA
    - A maioria das pessoas que morreram por Síndrome Respiratória Aguda Grave na Bahia não tiveram o agente causador dos sintomas identificados, de acordo com levantamento da Folha de S. Paulo. Isso, segundo a publicação, pode aumentar o número de pessoas vítimas da Covid-19. O boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde da Bahia aponta foram registradas no estado 241 mortes por problemas respiratórios entre os dias 1º de janeiro e 28 de abril. Deste total de mortes, contudo, apenas 77 tiveram a causa identificada: 61 foram causadas pela Covid-19, 13 por vírus do tipo influenza (gripo comum), nove por outros vírus respiratórios e três por outros agentes causadores de problemas respiratórios. Outras 139 mortes por SRAG não tiveram a causa identificada. Ou seja, nenhuma doença foi apontada após a realização de testes com amostras dos pacientes que morreram. Até 28 de abril, ainda haviam 28 mortes sob investigação. A proporção é que, de cada dez mortes registradas este ano na Bahia por problemas respiratórios, seis não tiveram a causa identificada. Um cenário que não é novidade: no ano passado, a proporção de testes que deram negativo -ou seja, não identificaram nenhuma doença- foi semelhante.
  • Assaltante foragido da justiça é preso pela Polícia Militar em Caculé

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia |Via WhatsAppFoto: Leitor Sudoeste Bahia |Via WhatsApp
    16/05/2020 - 09:00 


    Eliseu possui extensa ficha criminal e é acusado de envolvimento em diversos assaltos em Caculé e cidades da região.

     CACULÉ
    - Um foragido da Justiça identificado como Eliseu Frederico Porto, de 25 anos, foi preso na tarde desta sexta-feira (15), por policiais da 94ª CIPM, no município de Caculé. Conforme registro policial, o homem estava em casa no momento da abordagem. Segundo informações da polícia, contra Eliseu havia um mandado de prisão expedido pela vara criminal da cidade. Ainda segundo a polícia, Eliseu possui extensa ficha criminal e é acusado de envolvimento em diversos assaltos em Caculé e cidades da região. Com o acusado os militares apreenderam, um revólver calibre 38, munição e uma motocicleta que era utilizada nas ações criminosas. Eliseu e todo material apreendido foram apresentados na delegacia de Polícia Civil de Caculé, onde permanece à disposição da Justiça.

Nenhum comentário: