quarta-feira, 6 de maio de 2020

Governo contrata 40 leitos e dobra capacidade de atendimento contra covid-19 em Vitória da Conquista


  • Para fortalecer o enfrentamento à pandemia da covid-19 na região sudoeste da Bahia, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), contratou 40 leitos do Hospital das Clínicas (HCC), em Vitória da Conquista, para atendimento de pessoas contaminadas. A partir desta terça-feira (5), dois andares da unidade serão fechados para receber exclusivamente pacientes com casos confirmados do novo coronavírus. A estrutura montada dispõe de 20 leitos para internação clínica e 20 leitos de UTI para os pacientes com sintomas mais grave da doença.

    O espaço foi adaptado para operar 24 horas por dia e contratou mais de 80 profissionais em diversas áreas, como técnicos de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas, psicóloga, assistente social, auxiliar administrativo e equipe de serviços gerais. “Estamos ampliando a nossa capacidade de atendimento na região sudoeste, dobrando o número de leitos para atender o crescente número de infectados. É o empenho do Governo do Estado para não deixar os pacientes desassistidos”, afirma o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas.

    De acordo com o administrador do HCC, Felipe Nery, os demais atendimentos feitos normalmente pelo hospital ocorrerão nos outros andares, mas com acesso distinto. “Montamos um estrutura que permite que os pacientes da covid e os do fluxo normal do hospital não vão se encontrar em momento nenhum. Isolamos as entradas e saídas, com fluxos únicos e distanciados para reduzir o risco de contaminação. Todos os cuidados foram tomados; até mesmo o sistema de climatização é preparado para evitar a contaminação, inclusive do ar que é devolvido à atmosfera”.

    A contratação de leitos dobra a capacidade da estrutura já oferecida pelo Governo do Estado para o atendimento da região, com 41 leitos no Hospital Geral de Vitória da Conquista e outros seis no Hospital Geral de Guanambi.

    Descentralização da testagem

    Vitória da Conquista também vai realizar testes para detectar o coronavírus. Segundo a diretora-geral do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), Arabela Leal, com a atualização do protocolo da máquina que já faz a testagem de HIV em Conquista, será possível realizar mais de 90 testes da covid-19 de uma só vez.

    A coordenadora técnica do Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste, Karoline Rebouças, conta que a unidade recebe uma média diária de 30 a 50 testes, provenientes de 74 municípios. “Não vamos mais enviar para o Lacen de Salvador. Hoje, as nossas coletas enviadas para Salvador demoravam até sete dias para ter o resultado. Agora, teremos resultados em até 48 horas”.

    Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !

    WhatsApp oficial 77 98838-2781 

    Participe do nosso Grupo no WhatsApp

    Siga nosso Instagram

  • Sudoeste baiano: Ipiaú confirma surto de Covid-19 em abrigo de idosos e 40 são infectados

     Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
    Por João Brandão 

    05/05/2020 - 22:00 


    Foram 34 idosos e seis funcionários do local. A diretora do lar, Margarete do Abrigo, que também é vice-prefeita, já havia testado positivo para a doença

     BAHIA
    - A prefeitura de Ipiaú, no sudoeste baiano, confirmou hoje (5) que o abrigo de idosos Fundação Casa Lar Dona Deraldina teve 40 infectados do novo coronavírus. Foram 34 idosos e seis funcionários do local. A diretora do lar, Margarete do Abrigo, que também é vice-prefeita, já havia testado positivo para a doença. Em entrevista ao G1, Laryssa Andrade, secretária de saúde, informou que os idosos foram testados após uma triagem feita com os profissionais de saúde do município. "Na verdade, a gente tem feito testagem co os profissionais de saúde da cidade. A prefeitura mandou um ofício para o abrigo de idosos, perguntando o número de pessoas que trabalhavam no local", disse. "Após descobrir que seis deles estavam contaminados, a gente entrou em contato com o governo, que mandou conjuntos de swabs para testar todos os idosos. O resultado de 50 testes saiu e descobrimos que 34 deu positivo e os outros negativos. Falta mais alguns resultados de exames", concluiu. De acordo com Laryssa Andrade, o abrigo de idosos foi desintoxicado pelo Corpo de Bombeiros, no domingo (3). A cidade teve ao todo 46 novos casos de Covid-19, totalizando 99 infectados no município. O município registra 346 casos registrados como suspeitos para Covid-19, 15 curados e duas mortes pela doença. Devido ao surto no abrigo de idosos, o número de casos subiu para 46,5% nas últimas 24 horas. 

  • STF autoriza novos depoimentos no inquérito sobre suposta interferência de Bolsonaro na PF

    Foto: Rosinei Coutinho | STFFoto: Rosinei Coutinho | STF
    Por Luciana Freire 

    05/05/2020 - 19:00 


    Procuradoria-Geral da República pediu depoimentos de dez pessoas, incluindo três ministros, e perícia no celular do ex-ministro Sergio Moro

     POLÍTICA
    - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello autorizou hoje (05) novas medidas no inquérito que apura a suposta interferência do presidente Jair Bolsonaro na autonomia da Polícia Federal, a partir das declarações do ex-ministro Sérgio Moro. O ministro deu 20 dias para a execução das novas medidas, solicitadas pela Procuradoria Geral da República (PGR). A informação foi divulgada pelo portal G1. A PGR pediu o depoimento de dez pessoas, entre elas, três ministros e uma deputada. Serão ouvidos os ministros Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo); Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Walter Braga Netto (Casa Civil); a deputada Carla Zambelli (PSL-SP); os delegados da Polícia Federal Ricardo Saadi, Carlos Henrique de Oliveira Sousa, Alexandre Saraiva, Rodrigo Teixeira, Maurício Valeixo e Alexandre Ramagem. No documento, o procurador-geral Augusto Aras solicitou que os depoimentos ocorram num prazo de cinco dias úteis, como foi definido para a oitiva de Moro. O Ministério Público propõe, ainda, que seja feito um laudo pericial dos dados contidos no telefone do ex-ministro Sérgio Moro.

  • Ciclista morre atropelado na BA-152 em Paramirim

    Foto: Reprodução | Livramento MancheteFoto: Reprodução | Livramento Manchete
    05/05/2020 - 17:54 


     PARAMIRIM
    Um ciclista identificado como Dilermando Santos Ferreira, de 58 anos, morreu após ser atropelado na manhã desta terça-feira (05), quando trafegava pela BA-152, nas proximidades do Parque de Exposições,em Paramirim. De acordo com o Livramento Manchete, o homem foi atingido bruscamente por um veículo de grande porte. Com o impacto da colisão, ele e a bicicleta foram arremessados à margem da rodovia.  Dilermando não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. Equipe do Departamento de Polícia Técnica removeu o corpo para o Instituto Médico Legal de Brumado para realização de exame de necropsia.

  • Barra do Choça: Bebê de 01 ano e 02 meses é diagnosticado com Covid-19; é o 3° caso no município

    Foto: Sérgio Lima | Poder360Foto: Sérgio Lima | Poder360
    05/05/2020 - 17:30 


     SAÚDE
    - A Secretaria Municipal de Saúde de Barra do Choça informou que um bebê, do sexo masculino, de 01 ano e 02 meses foi diagnosticado com coronavírus. A secretaria recebeu o resultado do Laboratório Central (Lacen) na noite desta segunda-feira (04). Segundo boletim da secretaria o bebê tem histórico de contato com familiares que testaram positivo para Covid-19 e já estava sob monitoramento da equipe de Vigilância Epidemiológica e em isolamento domiciliar, desde a verificação do caso positivo de familiar. "Ressaltamos  que o paciente já vinha sendo monitorado pela Secretaria de Saúde e estava em isolamento domiciliar. Neste momento, o paciente encontra-se assintomático e permanece em isolamento domiciliar, bem como todos os seus contatos familiares e continuará acompanhado pela equipe de saúde da Barra do Choça", informa a secretaria.

  • Vaza depoimento de Sergio Moro à Polícia Federal; veja na íntegra

    Foto: Pablo Jacob | Agência O GloboFoto: Pablo Jacob | Agência O Globo
    Por Juliana Rodrigues 

    05/05/2020 - 16:38 


    Moro disse que "não afirmou que o presidente teria cometido algum crime" e que "quem falou em crime foi a Procuradoria Geral da República na requisição de abertura de inquérito". Segundo Moro, a avaliaçao sobre crime "cabe às Instituições competentes"

     JUSTIÇA
    - O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro confirmou a pressão que sofreu do presidente Jair Bolsonaro para trocar o comando da superintendência do Rio de Janeiro, em depoimento prestado em 2 de maio à Polícia Federal em Curitiba, de acordo com a TV CNN Brasil. Moro disse, ainda, que "não afirmou que o presidente teria cometido algum crime" e que "quem falou em crime foi a Procuradoria Geral da República na requisição de abertura de inquérito". Segundo Moro, a avaliaçao sobre crime "cabe às Instituições competentes". Leia a íntegra do depoimento prestado pelo ex-ministro Sergio Moro.

  • Sergio Moro relata mensagem de Jair Bolsonaro: 'Quero apenas a PF do Rio'

    Foto: Reprodução | Pablo JacobFoto: Reprodução | Pablo Jacob
    Por Juliana Rodrigues 

    05/05/2020 - 16:30 


    Em mensagem, afirmou ao ex-ministro que: ‘Moro, você tem 27 superintendências, eu quero apenas uma, a do Rio de Janeiro’

     POLÍTICA
    - O ex-ministro Sérgio Moro afirmou à Polícia Federal que o presidente Jair Bolsonaro insistia, desde janeiro, trocar o comando da corporação no Rio de Janeiro, em depoimento prestado no dia 2 de maio à Polícia Federal em Curitiba. Em mensagem, afirmou ao ex-ministro que: ‘Moro, você tem 27 superintendências, eu quero apenas uma, a do Rio de Janeiro’. Nas dez páginas de seu depoimento à PF, Moro detalhou as pressões feitas pelo presidente para trocar cargos da Polícia Federal desde agosto do ano passado, que incluíam mudar o superintendente do Rio e demitir o então diretor-geral Maurício Valeixo. O novo diretor-geral da Polícia Federal, Rolando Alexandre de Souza, decidiu ontem (4) trocar a chefia da superintendência do Rio de Janeiro, com pouco tempo depois que foi nomeado para a função. Carlos Henrique Oliveira, atual comandante do estado, foi convidado por Souza para ser o diretor executivo da Polícia Federal, ou seja, ele deixaria a chefia do Rio para ir para o posto n° 2 da Polícia Federal. Ainda não foi divulgado o nome de quem irá substituí-lo.

  • Número de pessoas infectadas com coronavírus no Brasil pode ser maior que 1,6 mi, diz estudo

     Foto: Andre Coelho | Getty ImagesFoto: Andre Coelho | Getty Images
    Por Lara Curcino 

    05/05/2020 - 15:00 


    Último boletim do Ministério da Saúde apontou cerca de 107 mil casos da Covid-19

     SAÚDE
    - O número de pessoas infectadas pelo coronavírus no Brasil já pode ser maior que 1,6 milhão, apesar de oficialmente estar em 107.780, de acordo com último boletim do Ministério da Saúde, divulgado ontem (5). Isso é o que aponta um estudo do portal Covid-19 Brasil, criado por profissionais de diversas áreas e instituições. Os especialistas que trabalharam neste estudo concluíram que o país pode ter 1.657.752 pacientes com a doença, considerando a subnotificação de casos. Para chegar ao número, os pesquisadores aplicaram ao Brasil a mesma taxa de mortalidade de coronavírus observada na Coreia do Sul, onde houve testagem em massa da população. O país asiático é considerado um dos que possuem notificação de casos e mortes mais fiéis à realidade. O levantamento sobre o Brasil, então, conclui que foi possível notar “a discrepância do real cenário brasileiro de população de pessoas infectadas pela doença".

  • Lideranças de Matina agradecem ao deputado Charles Fernandes pela liberação de recursos para o município

    Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
    05/05/2020 - 12:13 


     MATINA
    - Os vereadores Merivaldo Santana, Wagner de Castro, Neném de Passos, Dêga, o presidente da Câmara Valú, a ex-prefeita Olga Gentil, Irineu Fernandes e outras lideranças populares do município de Matina, manifestaram em bloco, agradecimentos ao deputado federação Charles Fernandes pela destinação de R$400 Mil, em favor do município, para serem aplicados em ações de enfrentamento a pandemia da COVID-19. O deputado que já havia feito liberações de mais de R$6 milhões em emendas parlamentares para vários municípios da região, anunciou no último sábado, a destinação de R$10 milhões e 500 mil reais, que serão distribuídos para várias cidades, para serem aplicados na aquisição de equipamentos médicos, custeio e ações de saúde pública. - “Estou fazendo a minha parte como deputado, e pensando na saúde de nossa população.” Declarou Charles. Para as lideranças de Matina, a destinação dos recursos para ajudar o município nesse instante de dificuldades, revela a seriedade do trabalho do deputado Charles Fernandes e a sua fidelidade aos compromissos firmados com as lideranças e com o povo.

  • Governo dobra capacidade de atendimento contra Covid-19 em Vitória da Conquista

    Foto: Divulgação | GOVBAFoto: Divulgação | GOVBA
    05/05/2020 - 08:00 


    Espaço foi adaptado para operar 24 horas por dia e contratou mais de 80 profissionais em diversas áreas, como técnicos de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas, psicóloga, assistente social, auxiliar administrativo e equipe de serviços gerais

     VITÓRIA DA CONQUISTA
    - O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), contratou 40 leitos do Hospital das Clínicas (HCC), em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, para atendimento de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus. Com isso, a partir de hoje (5), dois andares da unidade serão fechados para receber exclusivamente pacientes com casos confirmados do novo coronavírus. A estrutura montada dispõe de 20 leitos para internação clínica e 20 leitos de UTI para os pacientes com sintomas mais grave da doença. O espaço foi adaptado para operar 24 horas por dia e contratou mais de 80 profissionais em diversas áreas, como técnicos de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas, psicóloga, assistente social, auxiliar administrativo e equipe de serviços gerais. "Estamos ampliando a nossa capacidade de atendimento na região sudoeste, dobrando o número de leitos para atender o crescente número de infectados. É o empenho do Governo do Estado para não deixar os pacientes desassistidos", declarou o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas. A contratação de leitos dobra a capacidade da estrutura já oferecida pelo Governo do Estado para o atendimento da região, com 41 leitos no Hospital Geral de Vitória da Conquista e outros seis no Hospital Geral de Guanambi. A unidade também fará testagem para detecção do coronavírus em pacientes. “Não vamos mais enviar para o Lacen de Salvador. Hoje, as nossas coletas enviadas para Salvador demoravam até sete dias para ter o resultado. Agora, teremos resultados em até 48 horas", afiirma a coordenadora técnica do Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste, Karoline Rebouças. Segundo ela, o centro médico recebe uma média diária de 30 a 50 testes, provenientes de 74 municípios.

  • Morre mulher que foi baleada pelo enteado em Bom Jesus da Lapa

    Foto: Reprodução | Redes SociaisFoto: Reprodução | Redes Sociais
    Por Juliana Rodrigues 

    05/05/2020 - 08:00 


    O suspeito do crime, identificado como Cleiton Alves da Silva, de 33 anos, foi encontrado morto em um matagal

     BOM JESUS DA LAPA
    - Na tarde de segunda-feira (4), faleceu Célia Maria de Jesus, de 42 anos, que estava internada no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, desde o dia 20 de abril, após ser atingida a tiros em Bom Jesus da Lapa. Na ocasião do crime, Célia e o companheiro, Porfírio Seixas Silva, de 53 anos, foram atingidos por disparos de arma de fogo quando estavam na Rua JJ Seabra, no centro da cidade. Porfirio faleceu no local e Célia foi socorrida e levada ao hospital da cidade de onde foi transferida para Brumado. O suspeito do crime, identificado como Cleiton Alves da Silva, de 33 anos, foi encontrado morto em um matagal em estado avançado de putrefação.

  • Guanambi: Prefeitura flexibiliza abertura de bares, restaurantes, academias e igrejas

    Foto: Willian Silva | Sudoeste BahiaFoto: Willian Silva | Sudoeste Bahia
    05/05/2020 - 07:00 


    O decreto informa ainda que qualquer estabelecimento, seja público ou privado, deve proibir o acesso do cidadão que não esteja utilizando a máscara.

     GUANAMBI
    - Em novo decreto publicado nesta segunda-feira (04), a Prefeitura Municipal de Guanambi flexibilizou as medidas para o funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes, igrejas e academias de musculação. Conforme o decreto, os setores citados devem receber permissão para voltar a abrir as portas, mediante edição de portarias específicas que irão disciplinar o funcionamento. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, estas portarias serão editadas no decorrer da semana pelo prefeito Jairo Magalhães e publicadas no diário oficial do município. O novo decreto prorrogou até 18 de maio a proibição das aulas e a realização de eventos de qualquer natureza. Hotéis e pousadas continuam proibidos de receber hóspedes e os mototaxistas continuam proibidos de emprestar o capacete para os passageiros, que devem usar equipamento próprio quando forem usar o serviço. O decreto informa ainda que qualquer estabelecimento, seja público ou privado, deve proibir o acesso do cidadão que não esteja utilizando a máscara. O munícipe que entender estar em situação excepcional não tratada pelo decreto deve endereçar requerimento formal à Secretaria Municipal de Saúde, para o Comitê Municipal de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus (Covid-19), a fim de obter autorização de funcionamento. O solicitante deverá formular um plano de trabalho que responsabiliza o empreendedor na produção de um protocolo de conduta que deverá ser seguido para garantir a segurança dos colaboradores e consumidores do estabelecimento. Nestes casos excepcionais podem entrar os salões de beleza e barbearias, caso o comitê entenda que o funcionamento destes estabelecimentos atende às exigências de segurança. Confira a íntegra do decreto.

  • Charles Fernandes anuncia mais de R$ 10 milhões para municípios da região enfrentar a Covid-19; R$ 16 milhões em emendas já foram garantidos

    Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
    04/05/2020 - 21:30 


     POLÍTICA
    - Após o deputado federal Charles Fernandes (PSD-BA) garantir a liberação de R$ 6 milhões de reais em emendas parlamentares nos mês passado para que os municípios enfrentarem a pandemia da Covid-19 em Guanambi e região, o parlamentar anunciou neste sábado (2), o aporte de mais R$ 10 milhões e 500 mil reais para diversas cidades, para aquisição de equipamentos médicos, custeio e ações de saúde pública. A cidade de Guanambi, que já tinha recebido em abril R$ 1.785.900,00, agora receberá mais R$ 1.900.000,00, totalizando R$ 3.685.900,00. Caetité R$ 1.150 milhão em abril + R$ 600.000,00 = R$ 1.750.000,00 - Candiba R$ 450 mil + R$ 250 mil = 700 mil. Palmas de Monte Alto R$ 680 mil + 250 mil = R$ 930 mil. Riacho de Santana – R$ 600 mil em abril +R$ 400 mil = R$ 1 milhão. Iuiú R$ 600 mil em abril + R$ 400 mil = R$ 1 milhão. A cidade de Gandu receberá R$ 1 milhão de reais pra custeio. Outros municípios também serão beneficiados pelos recursos da emenda do deputado, as cidades de Matina, Rio do Antônio, Igaporã, Ibiassucê, Guajeru, Pindaí e Riacho de Santana serão beneficiadas com R$ 400 mil reais, cada. Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo, Feira da Mata e Serra do Ramalho receberão R$ 300 mil reais. Lagoa Real, Livramento, Santa Maria e Wanderley receberão cada uma, R$ 200 mil reais. As cidades de Dom Basílio e Jussiape receberão R$ 250 mil, cada. Já as cidades de Palmeiras e Mucugê serão beneficiadas com R$ 150 mil, cada, para enfrentamento da pandemia. “Estou prestando contas do meu mandato com o povo da região que enfrenta a maior crise de saúde da sua história; de dezembro pra cá, o nosso mandato já liberou através de emendas parlamentares, mais de R$ 20 milhões de reais para o suporte a saúde de várias cidades, inclusive emenda para o Hospital Geral de Guanambi e o Hospital do Câncer em Caetité, estes novos recursos de abril e maio que somam R$ 16 milhões e 500 mil, e será importante na luta contra a Covid-19, estou fazendo a minha parte como deputado, e pensando na saúde da população em geral”, salienta Charles.

  • Cientistas identificam anticorpo que neutraliza coronavírus

    Foto: Reprodução | Agência EFEFoto: Reprodução | Agência EFE
    Por Juliana Rodrigues 

    04/05/2020 - 21:30 


    Segundo o estudo preliminar, os anticorpos são ‘totalmente humanos’. A descoberta fornece base sólida para outras pesquisas e pode iniciar um ‘potencial tratamento’ para Covid-19

     SAÚDE
    - Um grupo de cientistas da Universidade de Utrecht, do Erasmus Medical Center e do Harbor BioMed afirmam ter encontrado um anticorpo que pode neutralizar o novo coronavírus, que causa a Covid-19 (Sars-Cov-2). Segundo o estudo preliminar, publicado nesta segunda-feira (4), os anticorpos são proteínas produzidas pelo corpo humano que impedem o vírus de infectar as células. De acordo com os pesquisadores, a descobertas é um passo inicial para o desenvolvimento de um anticorpo “totalmente humano para tratar ou prevenir a Covid-19“. O artigo foi publicado na versão online da revista Nature Communications. Segundo Berend-Jan Bosch, co-autor do estudo e professor da universidade de Utrecht, na Holanda, a pesquisa se baseou em estudos realizados no passado com “com anticorpos direcionados ao SARS-CoV que surgiu em 2002/2003”. “Usando esta coleção de anticorpos SARS-CoV, identificamos um anticorpo que também neutraliza a infecção por SARS-CoV-2 [Covid-19] nas células cultivadas. Esse anticorpo neutralizante tem potencial para alterar o curso da infecção no infectado, dar suporte para eliminação do vírus ou proteger um indivíduo não infectado que é exposto ao vírus”, relata o professor no estudo. Segundo os pesquisadores, essa descoberta pode dar uma base sólida para outras pesquisas e iniciar o desenvolvimento de “um potencial tratamento para Covid-19”.

  • Defesa de Moro diz ao STF que abre mão do sigilo do depoimento do ex-ministro à PF

    Foto: Reprodução | TV SudoesteFoto: Reprodução | TV Sudoeste
    Por Juliana Rodrigues 

    04/05/2020 - 19:00 


    O depoimento foi colhido no inquérito que apura suposta interferência política do presidente Jair Bolsonaro na autonomia da PF, baseado em declarações públicas de Moro

     POLÍTICA
    - Advogados do ex-ministro da Justiça Sergio Moro afirmaram ao Supremo Tribunal Federal (STF), hoje (4), que abrem mão do sigilo do depoimento prestado por Moro à Polícia Federal no último sábado (2), de acordo com o G1. O depoimento foi colhido no inquérito que apura suposta interferência política do presidente Jair Bolsonaro na autonomia da PF, baseado em declarações públicas de Moro. No documento, a defesa do ex-ministro diz que "não se opõe à publicidade dos atos praticados nestes autos", em referência ao depoimento e a futuras medidas. Segundo os advogados, a ideia é evitar a divulgação de "trechos isolados" com "interpretações dissociadas de todo o contexto das declarações".

  • Governo de Caetité convoca contratados da educação para atuarem nas ações de enfretamento ao Covid-19

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    04/05/2020 - 18:30 


    Os profissionais que não se dispuserem a atuar nas ações, terão seus respectivos contratos mantidos, e receberão 30% dos seus vencimentos, pelas atividades mínimas desenvolvidas.

     CAETITÉ
    - Desde o dia 18 de março de 2020, em virtude da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a Prefeitura Municipal de Caetité suspendeu as atividades educacionais em todos os cursos (inclusive os de formação continuada) nas creches e escolas do ensino fundamental, da rede pública de ensino. Em nova edição do Diário Oficial do Município, a administração municipal informou a necessidade de reforçar as equipes que atuam nas ações de enfretamento a pandemia e convocou todos os profissionais contratados do quadro da Secretaria Municipal de Educação. Conforme o decreto publicado na ultima quinta-feira (30), a Prefeitura Municipal de Caetité pagará o valor integral dos vencimentos dos servidores contratados que atuarão nas ações de enfretamento do novo coronavírus, desde que cumpram integralmente as atividades que lhes forem determinadas. Ainda conforme o documento, os demais profissionais contratados, que não se dispuserem a atuar nas ações de enfrentamento ao Covid-19, terão seus respectivos contratos mantidos, e receberão 30% (trinta por cento), dos seus vencimentos, pelas atividades mínimas desenvolvidas. 
    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    De acordo com informações obtidas pelo Sudoeste Bahia, atualmente, cerca de 230 servidores da educação vêm atuando nas ações em apoio a Secretária de Saúde. Este número deverá ter um acréscimo considerável após a nova convocação. Entre os convocados estão: Professores, berçaristas, babás, auxiliares de serviços gerais, adjunto de secretaria, bibliotecários, pessoal de apoio à educação inclusiva, intérpretes de libras, fonoaudióloga, psicóloga, psicopedagoga, porteiros e merendeiras. “Hoje, temos mais de 200 servidores desta secretaria em barreiras sanitárias, central telefônica e em várias ações externas. Desta forma, a Prefeitura de Caetité, mesmo diante das dificuldades financeiras que ocorrem por este momento de pandemia, e contrária à suspensão dos contratos, tem tentado manter o pagamento integral destes servidores que estão atuando na Secretaria de Saúde. Aos demais profissionais, que continuam na Secretaria de Educação, o percentual para serviços mínimos. Sempre buscaremos as melhores formas a fim de mitigar todos os problemas que inesperadamente surgem diante de nós. E colocamo-nos a disposição, inclusive abertos ao diálogo, para atendermos, da melhor forma, à população”, disse à reportagem do SB, a secretária municipal de Educação, Iamara Junqueira. Sobre o retorno das atividades e calendário, Iamara observou que não há previsão para o retorno das aulas e novo calendário escolar será elaborado assim que a situação de pandemia permitir o retorno presencial das atividades, sendo incentivado pela secretaria o estudo domiciliar, com atividades propostas – não obrigatórias, sem lançamento de novos conteúdos, já que nem todos os alunos tem acesso a internet.

Nenhum comentário: