terça-feira, 19 de maio de 2020

Conquista: Com coronavírus, paciente se emociona ao fazer chamada de vídeo com a família em hospital; veja vídeo

  • A notícia de que será internado em um hospital afeta o emocional não só do paciente, mas também toda a família. Quando a notícia é de que irá para UTI o abalo é ainda maior. O paciente fica isolado e as visitas são restritas.

    Quando este internamento vem durante a pandemia, com o isolamento e distanciamento familiar, tudo se torna ainda mais difícil.

    Por isso, na luta contra a covid-19 a humanização do atendimento ganha ainda mais importância.

     

    Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !

    WhatsApp oficial 77 98838-2781 

    Participe do nosso Grupo no WhatsApp

    Siga nosso Instagram

    Curta nossa Pagina no Facebook

    Mais do que um procedimento onde receberão tratamento de ponta para covid-19, os pacientes devem ser atendidos com carinho, atenção e segurança pelos profissionais de Saúde. Toda a equipe deve estar ciente da importância de amenizar este sofrimento e fazer com que eles se sintam acolhidos da melhor forma.

    Assim, já se tornou rotina no Hospital das Clínicas de Conquista que a família receba não só informações sobre a evolução do quadro clínico do paciente, mas que possam realizar uma “visita virtual” a seu ente querido.

    Segundo uma das enfermeiras que têm realizado essa visita virtual “não é só um corpo humano que está ali, tem um coração, um sentimento, uma vida que precisa de muito amor e atenção.
    Sempre que possível, temos feito o máximo para que o paciente se aproxime da família, mesmo de longe. E confesso que tem sido bem emocionante não só para o paciente, mas também para a equipe de plantão. Eu nunca consigo segurar a lágrima.”

    E essa ação não serve apenas para amenizar o sofrimento psicológico do paciente e sua família. Estudos feitos no mundo inteiro têm mostrado que a evolução clínica do paciente também é positiva quando ele recebe a atenção da família.

    Para o Dr. Wesley Burgos, coordenador da UTI 1 do HCC, “assim como em qualquer outra doença, a presença do familiar, mesmo que seja por teleconferência, é de suma importância para recuperação do paciente. Como para a covid-19 uma das prescrições é o isolamento total daw pessoa, nós temos notado que aqueles que fazem as chamadas de vídeo com os familiares têm mostrado uma recuperação melhor.”

    Ainda segundo o Dr Wesley, diante dos resultados positivos das videochamadas, essa ação passou a fazer parte da estratégia terapêutica dos pacientes covid-19 tanto na UTI quanto na enfermaria clínica do HCC.

    Para a enfermeira da foto, a emoção toma conta de todos, indo muito além do paciente e seus familiares. Ela afirma que toda a equipe da UTI se sente muito feliz em poder contribuir para um ambiente humanizado. E destaca a emoção a cada nova chamada.

    “Eles já se emocionam só ao me ouvir: _Vamos falar com a família hoje?
    E ao final de cada ligação posso ver o quanto valeu a pena separar aquele tempinho para conectá-los com suas famílias. Toda a equipe tem consciência dessa importância, pois sabemos que, amanhã, colheremos os melhores frutos disso tudo!”

    Brasil tem 674 novas mortes e é 3º em casos de coronavírus

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Luciana Freire 

    18/05/2020 - 19:30 

    Segundo o ministério, 136.969 pacientes estão em acompanhamento (53,9% do total) e 100.459 estão recuperados (39,5%)

     BRASIL
    - O Ministério da Saúde divulgou hoje (18) novo balanço de mortes e casos de Covid-19 no Brasil. O número de casos confirmados da doença subiu para 202.918 e o total de mortes chega a 13.993. Foram notificados 13.140 novos casos da Covid-19 nas últimas 24 horas. Em relação às mortes, foram notificados 674 novos óbitos. Segundo o ministério, 136.969 pacientes estão em acompanhamento (53,9% do total) e 100.459 estão recuperados (39,5%). São Paulo é o estado com mais casos da doença no Brasil: são 163.066 até o momento. Em seguida vem Rio de Janeiro (26.665), Ceará (26.363), Amazonas (20.913) e Pernambuco (20.094).
  • TRF-3 rejeita denuncia contra Lula em caso de 'mesada' da Odebrecht

    Foto: Adriano Machado | ReutersFoto: Adriano Machado | Reuters
    Por Juliana Rodrigues

    18/05/2020 - 19:30 


    Esse foi o primeiro julgamento envolvendo o ex-presidente realizado por videoconferência.

     JUSTIÇA
    - O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) rejeitou nesta segunda-feira (18), denúncia da Lava Jato apresentada contra o ex-presidente Lula e seu irmão, Frei Chico. Por unanimidade a Corte manteve a decisão proferida pelo juiz de primeiro grau, Ali Mazloum, da 7ª Vara Federal Criminal de São Paulo, que rejeitou a denuncia contra o petista e seu irmão, Frei Chico, apontado como beneficiário de suposto pagamento de mesada da Odebrecht. Esse foi o primeiro julgamento envolvendo o ex-presidente realizado por videoconferência. Em nota, o criminalista Cristiano Zanin Martins, que defende Lula, afirmou que a denúncia era uma ‘acusação imaginária’ da Lava Jato. “A decisão do TRF-3 prestigia o devido processo legal e reforça a inocência de Lula e excepcionalidade dos processos contra o ex-presidente conduzidos a partir da 13ª Vara Federal de Curitiba”, afirmou. A força-tarefa da Lava Jato São Paulo não quis comentar o caso. Confira a denúncia contra lula rejeitada em primeira instância.
  • Bahia registra 17 mortes por covid-19 em 24h e total sobe para 312; 2.407 foram curados

    Foto: Reprodução | AFPFoto: Reprodução | AFP
    Por Juliana Rodrigues

    18/05/2020 - 18:30 


    Estado tem 8.881 casos confirmados do coronavírus, com 2.407 pacientes curados

     BAHIA
    A Bahia confirmou 17 mortes compravadamente causadas pela Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo confirmou o governador Rui Costa durante live nas redes sociais no fim da tarde desta segunda-feira (18). O estado totaliza agora 312 vítimas fatais da pandemia. Além disso, o governador anunciou também que a Bahia tem 8881 casos confirmados de Covid-19, e 6162 ativos, que são aqueles com potencial de contaminação. Já outras 2.407 pessoas são consideradas curadas. Rui Costa informou ainda que 174 cidades têm o vírus ativo – registrou infectados nos últimos 14 dias, o que representa a ocorrência do Sars-CoV-2 circulando naquele local. Na Bahia, dos 1.246 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para pacientes com coronavírus, 662 estão ocupados (53%). Já entre os 518 leitos de UTI adulto e pediátrico destinados apenas a infectados com a covid-19, 332 possuem pessoas internadas (64%).
  • Senadores decidem cancelar recesso parlamentar de meio do ano devido a pandemia

    Foto: Jefferson Rudy | Agência SenadoFoto: Jefferson Rudy | Agência Senado
    Por Luciana Freire 

    18/05/2020 - 18:20 


    Segundo o regimento, os senadores tiram dois períodos de recesso: um no final do ano e outro no meio do ano (18 a 31 de julho), este último foi cancelado pelos parlamentares

     POLÍTICA
    - Os líderes partidários do Senado decidiram hoje (18) que não haverá recesso parlamentar no meio deste ano em razão da pandemia da Covid-19. De acordo com o regimento, os senadores tiram dois períodos de recesso: um no final do ano (23 de dezembro a 1º de fevereiro) e outro no meio do ano (18 a 31 de julho). O recesso parlamentar de meio do ano foi cancelado pelos parlamentares. “Há um sentimento forte dos líderes do Senado em cancelar o recesso do meio do ano, porque não há sentido nenhum no meio de uma crise dessa tirar recesso. É mais do que natural e justo que o Congresso esteja trabalhando, nem que seja pelo sistema remoto”, afirmou o senador Weverton Rocha (MA), líder do PDT. Decisão foi tomada em reunião entre os líderes e o presidente da Casa, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), realizada pela manhã por videoconferência.
  • Defensoria Pública da União entra com recurso para adiar Enem

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Luciana Freire 

    18/05/2020 - 17:15 


    Segundo o cronograma, as provas presenciais ocorrerão em 1 e 8 de novembro

     EDUCAÇÃO
    - A Defensoria Pública da União (DPU) entrou com recurso para que o Tribunal Regional Federal da 3ª Região reveja decisão e adie o cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo. Em abril, a DPU teve uma liminar derrubada, após pedido da Advocacia Geral da União (AGU), pelo desembargador Antônio Cedenho. A Defensoria recorreu ao TRF hoje (18). A Defensoria argumenta que "inúmeros estudantes, sobretudo os mais pobres, não possuem acesso à internet, nem tampouco materiais didáticos em suas residências" o que prejudica a preparação dos alunos para o Exame em condições de desigualdades educacionais. Até então, o calendário do Enem está mantido. Segundo o cronograma, as provas presenciais ocorrerão em 1 e 8 de novembro. A prova virtual será aplicada nos dias 22 e 29 de novembro.
  • Homem faz Teste Rápido e testa positivo para coronavírus no município de Candiba

    Foto: Reprodução | AFPFoto: Reprodução | AFP
    18/05/2020 - 15:00 


     CANDIBA
    - Em informação divulgada na tarde desta segunda-feira (18), o secretário de saúde do município de Candiba, Noélio de Souza, informou que um homem, o qual fez teste rápido, testou positivo para coronavírus (Covid-19) no município. De acordo com o secretário, o paciente é um morador de Pilões, que trabalha como motorista na empresa Planova, e não possuí sintomas da doença. O material do paciente será coletado e encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/BA). Na última sexta-feira (15), testes rápidos deram positivos para 13 trabalhadores da mesma empresa em Guanambi. Já no sábado (16), o Lacen confirmou o caso de um morador de Urandi. Veja o vídeo:
  • Vacina contra coronavírus testada em humanos gera resposta imunológica e é segura, diz empresa

    Foto: Reprodução | ReutersFoto: Reprodução | Reuters
    Por Juliana Rodrigues

    18/05/2020 - 14:10 


    A Moderna informou que está seguindo um cronograma acelerado, com a segunda fase dos testes da vacina, que envolverá 600 pessoas

     SAÚDE
    - A primeira vacina contra o coronavírus testada em pessoas parece ser segura e capaz de estimular uma resposta imunológica contra o vírus, anunciou nesta segunda-feira a fabricante, a empresa de biotecnologia e farmacêutica americana Moderna. Os resultados são baseados na reação das oito primeiras pessoas que receberam, cada uma, duas doses da vacina, a partir de março. De acordo com O Globo, essas pessoas, voluntários saudáveis, produziram anticorpos que foram testados em células humanas no laboratório e que impediram a replicação do vírus — o principal requisito para uma vacina eficaz. Os níveis dos chamados anticorpos neutralizantes correspondiam aos encontrados em pacientes que se recuperaram após contrair o vírus em suas cidades. A Moderna informou que está seguindo um cronograma acelerado, com a segunda fase dos testes da vacina, que envolverá 600 pessoas, marcada para começar em breve. Uma terceira fase, em julho, já contará com a participação de milhares de pessoas saudáveis.
  • Homens de Caetité, Urandi, Candiba e Espinosa saem de isolamento e monitoramento da Covid-19 em Guanambi

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    18/05/2020 - 13:30 


     GUANAMBI
    - Mais de 30 homens que eram mantidos em isolamento após 13 deles testarem positivos para o novo coronavírus na ultima sexta-feira (15), saíram de Guanambi com destino as suas cidades de origem, conforme informou Manoel Paulo, secretário de Saúde do município, em entrevista ao radialista Ronny Martins na Rádio 96 FM, na manhã desta segunda-feira (18). De acordo com o secretário, foram 30 pacientes de Urandi, 01 de Caetité, 02 de Candiba e 01 de Espinosa. Segundo o secretário, esses homens estavam trabalhando na construção de uma linha de transmissão de energia na região e estavam hospedados em uma pousada na cidade de Guanambi, sendo todos monitorados através da Secretaria de Saúde da cidade. "Já foi feito o registro destes homens que fugiram no banco de dados e comunicamos imediatamente a todos os secretários de saúde das cidades envolvidas, para que estes casos sejam monitorados nos respectivos municípios", disse o secretário.
  • Governo do Estado prorroga suspensão de aulas, eventos e transporte intermunicipal por mais 15 dias

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Juliana Rodrigues

    18/05/2020 - 12:30 


    Em transmissão ao vivo nas redes sociais, governador Rui Costa também afirmou que 11 municípios baianos concentram 90% dos casos de coronavírus

     BAHIA
    - Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, na manhã de hoje (18), o governador Rui Costa anunciou a prorrogação por mais 15 dias da suspensão das aulas e eventos, além do transporte intermunicipal. As medidas foram tomadas para conter a disseminação do novo coronavírus. Segundo Rui, a prorrogação será publicada em decreto no Diário Oficial do Estado de amanhã (19). As restrições agora valem até o dia 2 de junho. "Nós estamos acompanhando a situação no estado da Bahia. Temos quase 90% dos casos concentrados em apenas 11 municípios do estado. Assim como estamos acompanhando, também, a média dos últimos cinco dias, de cada cidade, de cada região, para que as medidas sejam seletivas e direcionadas para aquelas cidades que estão tendo crescimento acima da média estadual ou num ritmo muito acelerado. Então, é necessário que possamos aguardar mais quinze dias para fazer movimento ou análise mais consistente de retorno progressivo das atividades". O decreto nº 19.586 determina que fiquem suspensas, durante o período de vigência, as atividades que envolvem aglomeração de pessoas, como eventos desportivos, inclusive jogos de campeonatos de futebol profissionais e amadores. Também estão suspensos eventos religiosos, shows, feiras, apresentações circenses, eventos científicos, passeatas, aulas em academias de dança e ginástica, além da abertura e funcionamento de zoológicos, museus, teatros, dentre outros. Ao falar sobre a prorrogação da suspensão dos transportes nas cidades que apresentam casos, Rui avaliou que a medida deu resultado na Bahia. "Outros estados brasileiros já chegam a quase 100%, 90% do total de municípios com casos confirmados. A Bahia, como adotou essa estratégia, teve um resultado diferente, com contaminações ocorrendo de forma concentrada. Com isso, podemos flexibilizar naquelas cidades que não têm casos positivos desde o início ou nas que não têm casos confirmados há 14 dias", explicou.
  • Empresário morre após grave acidente na BA-160 em Bom Jesus da Lapa

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia |Via WhatsAppFoto: Leitor Sudoeste Bahia |Via WhatsApp
    18/05/2020 - 10:55 


     BOM JESUS DA LAPA
    - Na tarde deste domingo (17), o empresário da cidade de Bom Jesus da Lapa Xanteobrino Monteiro de Mendonça, de 59 anos, morreu após ser vítima de grave acidente na BA-160, sentido Paratinga.  De acordo com informações do site Notícias da Lapa ele conduzia um veículo Saveiro, quando perdeu o controle da direção, saiu da pista e colidiu em um barranco. Ele não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Equipe do Departamento de Polícia Técnica removeu o corpo para o Instituto Médico Legal de Bom Jesus da Lapa.
  • Vereador de Guanambi é detido após ser flagrado com drogas pela Polícia Militar

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    18/05/2020 - 10:30 


    Até o momento, o vereador não se manifestou sobre o assunto.

     GUANAMBI
    - Na noite desse domingo (17), policiais do 17º Batalhão de Polícia Militar, em Guanambi, conduziram a Delegacia Territorial local o vereador Rafael Francisco Macedo (PT), de 36 anos, e outro homem, após estes serem flagrados com drogas, por volta das 19h30. As informações são do site Folha do Vale. De acordo com a publicação, a dupla portava três pinos de substância semelhante à cocaína, uma porção pequena em um saco plástico da mesma substância e uma faca. Um automóvel Chevrolet Prisma de cor branca também foi apreendido e recolhido ao pátio da Guatrans. Até o momento, o vereador não se manifestou sobre o assunto.
  • Baianos sem emprego deixam São Paulo em ônibus clandestinos e municípios do interior registram primeiros casos de coronavírus vindos de SP

    Foto: Divulgação | Polícia MilitarFoto: Divulgação | Polícia Militar
    18/05/2020 - 09:30 


    Municípios do interior registram primeiros casos de coronavírus vindos de São Paulo

     BAHIA
    - Desempregados, vivendo de aluguel e sem uma perspectiva econômica favorável, a solução encontrada por muitos baianos que migraram para São Paulo é ‘ir embora pro sertão’. No entanto, aquilo que poderia ser motivo de festa ao ‘matar’ a saudade da família e da terra natal tem contornos dramáticos na pandemia do novo coronavírus. Conforme reportagem do Correio da Bahia, pelo menos cinco cidades da Bahia tiveram o primeiro caso da Covid-19 cujo infectado veio de São Paulo: Anagé, Ribeira do Amparo, Banzaê, Itapicuru além de Ribeira do Pombal. Essa lista pode ser maior, pois algumas cidades optaram por não divulgar detalhes dos casos confirmados.  Em Anagé, cidade de 25 mil habitantes, o caso evoluiu para óbito, que ocorreu na última quinta-feira (14). Trata-se de uma mulher de 72 anos, que tinha chegado de São Paulo no dia 27 de abril, conforme divulgado nas redes sociais da prefeitura.  Uma funcionária da Secretaria de Saúde, que não quis se identificar, disse que a cidade possui barreiras sanitárias nas duas entradas principais do município. No entanto, tais estruturas não impedem a entrada dos visitantes e só servem para fazer um controle de quem chega na cidade. Já a cidade de Itapicuru registrou, de uma só vez, oito casos de coronavírus. O primeiro foi de uma mulher de 66 anos que usou um transporte clandestino para chegar à cidade. “Nossa equipe de saúde foi até sua residência, fez o teste e encaminhamos a paciente para Salvador, no Hospital do Subúrbio”, disse o prefeito Magno Souza, em vídeo publicado numa rede social da prefeitura. Ou seja, independente da fiscalização, as pessoas conseguem sair de São Paulo e chegar na cidade natal, em plena pandemia. Na fiscalização feita pela ANTT, além dos passageiros não estarem com equipamentos de prevenção a Covid-19, são constatadas irregularidades nos veículos apreendidos, como ausência de itens obrigatórios de segurança, pneus carecas e para-brisas trincados.
  • Adolescente de Caetité precisa de transferência para hospital de referência para tratar aplasia medular

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    18/05/2020 - 08:00 


     CAETITÉ
    - O jovem caetiteense Paulo Ricardo, de 15 anos, foi diagnosticado com uma aplasia medular (doença que impede a produção normal das células no sangue) e hepatite autoimune. Atualmente, ele está internado em Salvador, no Hospital Edgar Santos, onde o seu quadro clínico tem tido piora a cada dia. Paulo Ricardo necessita de um transplante de medula e a família, sabendo da gravidade da doença, anseia pelo procedimento. “Sabendo que este procedimento é comumente realizado em hospitais em São Paulo e em alguns hospitais do Nordeste (nas cidades de natal (RN) e Recife (PE), pedimos ajuda no compartilhamento dessa matéria, para que esse apelo chegue a um hospital de referência nesse caso, e nos ajude na transferência do paciente para o tratamento”, disseram os pais do adolescente. Quem puder ajudar pode entrar em contato pelos telefones (77) 9 9908-1805 ou (77) 9 9810-9063.
  • Morador de Bom Jesus da Lapa morre vítima de dengue hemorrágica em Brumado

    Foto: Reprodução | 97 NewsFoto: Reprodução | 97 News
    18/05/2020 - 08:00 


     BOM JESUS DA LAPA
    - Um homem identificado como Márcio José Gonçalves da Silva, 40 anos, que residia em Bom Jesus da Lapa, morreu na noite de domingo (17) na UTI do Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, vítima de dengue hemorrágica. Ele foi transferido no último sábado (16), via regulação da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) para Brumado, após a equipe médica de Bom Jesus da Lapa avaliar que ela estava com o número de plaquetas muito baixo, mas ele não resistiu e veio a óbito.
  • Mandetta diz que ampliação do uso da cloroquina pode provocar alta de mortes em casa

    Foto: Reprodução | Agência BrasilFoto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Matheus Simoni

    18/05/2020 - 07:30 


    Questionado sobre a pressão para utilização do medicamento, Mandetta afirmou que a classe política só está interessada na volta ao trabalho

     SAÚDE
    - O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta criticou a exigência do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) pela ampliação do uso de cloroquina para pacientes diagnosticados com coronavírus. Na avaliação do ex-chefe da pasta, que é médico, pessoas infectadas pelo vírus e com quadro leve da Covid-19 que tomarem o remédio podem ocasionar uma alta na procura por vagas em centros de terapia intensiva. O uso acelerado do medicamento, segundo Mandetta, pode provocar mortes em casa por arritmia cardíaca. "Começaram a testar pelos [quadros] graves que estão nos hospitais. Do que sei dos estudos que me informaram e não concluíram, 33% dos pacientes em hospital, monitorados com eletrocardiograma contínuo, tiveram que suspender o uso da cloroquina porque deu arritmia que poderia levar a parada [cardíaca]", disse o ex-ministro, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo. "Se todos os velhinhos tiverem arritmia, vão lotar o CTI, porque tem muito mais casos de arritmia que complicação de Covid. E vou ter que arrumar CTI para isso, e pode ser que morra muita gente em casa com arritmia", acrescentou. Questionado sobre a pressão para utilização do medicamento, Mandetta afirmou que a classe política só está interessada na volta ao trabalho. O problema, segundo ele, não se resolve com a cloroquina. "A ideia de dar a cloroquina, na cabeça da classe política do mundo, é que, se tiver um remédio, as pessoas voltam ao trabalho. É uma coisa para tranquilizar, para fazer voltar sem tanto peso na consciência. Se tivesse lógica de assistência, isso teria partido das sociedades de especialidades [não do presidente]. Por isso não tem gente séria que defenda um medicamento agora como panaceia. O Donald Trump [presidente dos EUA] defendeu a cloroquina, mas voltou atrás e parou. Nos EUA, isso gera processo contra o Estado. Aqui no Brasil não, se morrer, morreu. Para mim foi isso que fez com que o Teich falasse: ‘Não vou assinar isso. Vai morrer gente e ficar na minha nota’", afirmou Luiz Henrique Mandetta.

Nenhum comentário: