quarta-feira, 22 de abril de 2020

Vítima de Covid-19: Médico de 32 anos da UPA morre por coronavírus

  • Segundo a prefeitura, ele não tinha comorbidades e foi atendido no Hospital Emílio Ribas, em São Paulo.

    A morte foi confirmada pela prefeitura da cidade e pela entidade Filantrópica APS Santa Marcelina, que publicou uma nota de pesar pelo falecimento do profissional. Frederic atuava como médico clínico, desde novembro de 2018, na UPA 26 de Agosto. Por meio de nota, o hospital Santa Marcelina manifestou condolências à família e a sua equipe de trabalho.

    “Em em oração, pede a Deus que conforte o coração de todos.” A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, informou que Frederic era médico contratado da rede municipal desde 21 de fevereiro de 2017.

    “Seu trabalho consistia em plantões uma vez por semana na UPA do Rudge Ramos. Seu último plantão foi no dia 14 de abril, executado normalmente.” Por meio das redes sociais, familiares também comentaram a morte do médico.

    “Obrigado por ter feito seu trabalho com muito louvor. Descanse em paz essa dor vai demorar passar”, afirmou a tia do rapaz.

    “Médicos, enfermeiros e todos da área médica a qualquer sintoma se cuidem”, escreveu.

    O prefeito Orlando Morando também registrou uma nota nas redes sociais para lamentar a morte do médico. “À família e amigos, meus sinceros sentimentos e pêsames. Seguiremos na luta incansável.

    É primordial que todos façam a sua parte e fiquem em suas casas. Vamos nos proteger e cuidar dos nossos entes queridos. Fiquem em casa. Nada é mais importante do que a nossa vida.”

     

    Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !

    WhatsApp oficial 77 98838-2781 

    Participe do nosso Grupo no WhatsApp

    Siga nosso Instagram

    Curta nossa Pagina no Facebook


    Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Guanambi tem novo titular

    Foto: Divulgação | Ascom PMGFoto: Divulgação | Ascom PMG
    22/04/2020 - 14:31 


     GUANAMBI
    - O Prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, deu por empossado, na manhã desta quarta-feira (22), o novo Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Jaime Bastos, em ato, na sede da secretaria, restrito a presença de alguns assessores da pasta. Na ocasião, o novo titular agradeceu ao convite e confiança do gestor e enfatizou estar “pronto para trabalhar em equipe, atendendo às demandas das comunidades rurais e focando também no meio ambiente através de parceria com o Conselho Municipal”. O Prefeito deu as boas-vindas e afirmou “Jaiminho é um conhecedor da área e tem este desafio neste momento de crise para continuar atendendo as demandas da zona rural”.
  • O médico Frederic Jota Lima, de 32 anos, morreu na segunda-feira (20) vítima de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, em São Bernardo do Campo, cidade em que atuava no ABC Paulista.


  • Hospital Geral de Guanambi amplia leitos para receber pacientes com Covid-19

    Foto: Divulgação | HGGFoto: Divulgação | HGG
    22/04/2020 - 14:30 


    A unidade de saúde está passando por obras estruturantes de ampliação e manutenção para atendimento as notificações de Covid-19 e também a outras enfermidades

     GUANAMBI
    - A Secretaria Municipal de Saúde de Guanambi, com o apoio da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), está estruturando a rede de saúde do município para o enfrentamento a Covid-19 e também para o atendimento a pacientes de outras demandas. De acordo com informações da diretora do Hospital Geral de Guanambi (HGG), Paula Mello, a unidade de saúde está passando por obras estruturantes de ampliação e manutenção para atendimento as notificações de Covid-19 e também a outras enfermidades, já que o hospital não é exclusivo para atendimento a casos do novo coronavírus. Além das adequações físicas e aquisição de equipamentos, a diretora ressaltou a adaptação de um consultório específico de atendimento a Covid-19, a fim de diminuir o fluxo e circulação de pessoas com casos suspeitos na unidade, para segurança dos profissionais de saúde, bem como de pacientes que procuram o hospital para outras finalidades. Destacou, ainda, que para os casos suspeitos da Covid-19 foram criados 03 leitos de isolamento na emergência e mais 04 para suporte a pacientes em estado grave. 
    Foto: Divulgação | HGG
    Foto: Divulgação | HGG
    Com as obras de ampliação, a unidade contará com um total de 20 novos leitos: 06 leitos de UTI e mais 14 leitos para tratar casos moderados e graves da Covid-19. Além disso, está sendo finalizado um edital de chamamento público para contratação de profissionais de saúde para atuar nas novas estruturas. Para compor a rede de saúde, dando suporte ao hospital, o Governo de Guanambi realizou a locação da estrutura da antiga Promater, que será transformada em pronto atendimento para casos suspeitos e leves da Covid-19. O espaço contará também com leitos de isolamento para os casos em que o paciente não tenha condições sanitárias em sua casa para tratamento. Em nota enviada à imprensa, a secretaria de saúde do município reforçou que, apesar de todos os esforços, a rede de saúde de Guanambi é limitada, sendo necessário que todos cumpram o isolamento, tomando todas as medidas de cooperação coletiva, para que o vírus não se propague, evitando assim que a rede entre em colapso.

  • Coronavírus: Bahia registra 51 mortes e 1.644 casos

    Foto: Reprodução | AFPFoto: Reprodução | AFP
    Por Lara Curcino 

    22/04/2020 - 12:30 


    Sesab contabilizou nesta quarta-feira dois novos óbitos e 140 novas vítimas

     BAHIA
    - A Bahia registrou hoje (22) duas novas mortes em razão do coronavírus e 140 novos casos da doença. Agora, são 51 óbitos e 1.644 ocorrências da Covid-19, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). O 49º falecimento foi de um homem de 62 anos, que estava em um hospital público de Salvador. Ele era residente de Capim Grosso e tinha histórico de doença cardiovascular e pneumonia crônica. Já a 50ª morte foi de uma mulher de 97 anos, que possuía hipertensão, Parkinson e Alzheimer. Ambos faleceram ontem (21). Já o caso do funcionário da Osid, que ainda não está no balanço, aconteceu hoje. O técnico de enfermagem Antônio César Ferreira Pitta de Jesus, 48 anos. Cesinha, como era conhecido, trabalhava no Hospital Santo Antônio, das Osid, como funconário do banco de sangue da unidade. Ele estava internado no Hospital Couto Maia, em Salvador, unidade de referência para tratamento da covid-19. Dos casos confirmados de coronavírus, 198 são profissionais de saúde. Além disso, 388 pessoas já estão recuperadas da doença e 165 estão internadas, 61 delas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

  • Sesab abre sindicância para apurar liberação de hidroxicloroquina a médico que morreu com Covid-19

    Foto: Reprodução | Arquivo FamiliarFoto: Reprodução | Arquivo Familiar
    Por Juliana Rodrigues 

    22/04/2020 - 10:00 


    Segundo secretário Fábio Vilas-Boas, não houve automedicação, mas substâncias foram receitadas irregularmente, já que medicamentos devem ser usados apenas em internados

     BAHIA
    - O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, afirmou ontem (21), por meio das redes sociais, que uma sindicância foi instaurada para apurar a liberação de hidroxicloroquina e azitromicina para o médico Gilmar Calazans, que morreu em Ilhéus após ser diagnosticado com Covid-19. O profissional de 55 anos era hipertenso e diabético, e morreu na manhã da última segunda-feira (20). Segundo Vilas-Boas, o homem realizava o tratamento com hidroxicloroquina e azitromicina na própria casa, estava respondendo bem, quando sofreu um mal súbito, que teria sido provocado pela utilização dos dois medicamentos. Ontem, Vilas Boas afirmou que o caso do médico não se tratou de automedicação, já que os medicamentos foram receitados por um colega de Gilmar, irregularmente. "Deixando claro que NÃO SE TRATOU DE AUTOMEDICAÇÃO. Ele obteve acesso a receita emitida por um colega do hospital. A medicação foi dispensada pela farmácia da unidade, irregularmente, haja vista que o protocolo SESAB é exclusivo para internados. Uma sindicância foi instaurada", escreveu.

  • Collor alerta: 'É ilusão governar sem o Congresso, já vi esse filme'

    Foto: Marcos Oliveira | Agência SenadoFoto: Marcos Oliveira | Agência Senado
    Por Alexandre Galvão e Matheus Simoni 

    22/04/2020 - 09:00 


    Em entrevista à Rádio Metrópole, ex-presidente ainda falou sobre a solidão que o cargo político mais importante da República traz

     POLÍTICA
    - Ex-presidente que sofreu processo de impeachment em 1992, o senador Fernando Collor de Mello (Pros) afirmou que não é possível governar o país sem apoio do Congresso Nacional. Em entrevista a Mário Kertész, na Rádio Metrópole, o representante de Alagoas no Senado afirmou ser uma “ilusão” a possibilidade de governar o país sem articulação política. “O Poder Executivo não tem como se manter sem uma maioria consolidada no Congresso. É ilusão se imaginar que um presidente tenha poder soberano de fazer tudo o que quer, passando por cima do Congresso e do STF. É uma ilusão a possibilidade disso dar certo. O presidente, não digo isso por sair de minha cabeça agora, mas por experiência própria. Já passei por isso e já vi esse filme. E por já ter visto é que eu não quero vê-lo repetido. É fundamental se construir uma maioria. Não se pode passar um tempo grande sem que, até agora, nós tenhamos um conjunto e uma definição de deputados que formem a maioria e deem sustentação às ações empreendidas pelo Executivo. É um ledo engano imaginar que pode se dar certo o exercício de uma presidência se descartando o Congresso na tomada de decisões”, analisou. Mandatário da nação por dois anos, mas com larga experiência política, Collor de Mello falou sobre a solidão que o cargo político mais importante da República traz. Segundo ele, é fundamental ouvir as pessoas que divergem do seu pensamento e ter integração nacional. “A presidência, se a gente não tomar cuidado, é um exercício solitário. Ninguém chega pra você com ideias que venham contrariar você numa sugestão. Ninguém se coloca contra, ninguém diz não. Deixa você na ilha da fantasia. A primeira recomendação é que evite essa solidão e se aproxime das pessoas. Ouça os diferentes, com opinião diferentes, ouvir a oposição, a situação, conviver muito”. Para Collor, a União tem que prover o sustento das famílias, principalmente neste momento de pandemia e de diminuição de empregos. “Essa pandemia não tem o remédio, é o inimigo invisível. O que fazer com essas pessoas? O Governo Federal, o estado brasileiro, tem que prover essas necessidades, não interessa quantos custe. A minha estimativa é de que pelo menos R$ 500 bilhões de reais sejam destinados a essa finalidade, que é matar a fome das pessoas, além de trazer a elas a esperança que cabe ao chefe do Executivo Federal trazer para a população. O presidente tem que trazer essa solidariedade para essas pessoas que estão precisando de dinheiro para subsistir e tem que dar esperança de que essa situação vai passar e as pessoas vão se recuperar”, indicou.

  • Diocese Senhora Santana de Caetité emite nota pelo falecimento do padre Francisco

    Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
    22/04/2020 - 09:00 


    Francisco morreu após sofrer um Acidente Vascular Cerebral na UTI da Santa Casa da Misericórdia em Itabuna

     CAETITÉ
    - O padre Francisco Cerqueira de Andrade, 61 anos, morreu na madrugada de terça-feira (21), em Itabuna, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa da Misericórdia, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Em nota, a Diocese Senhora Santana de Caetité lamentou a morte do pároco, manifestando sua solidariedade aos familiares e amigos, e fez um breve levantamento de sua biografia. “O Padre Francisco Cerqueira de Andrade nasceu aos 24 dias do mês de julho de 1959 em Santa Cruz da Vitória, Diocese de Itabuna (BA). É filho do senhor José Pedro Andrade e da senhora Jovina Isabel Cerqueira. Em 02 de fevereiro de 1983 ingressou no Seminário Maior da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, onde realizou seus estudos eclesiásticos. Em 08 de dezembro de 1967 foi ordenado Diácono em Itabuna e ordenado Presbítero na mesma cidade aos 02 dias do mês de outubro de 1988. Em 1994, o Pe. Francisco foi acolhido por Dom Antônio Alberto Guimarães Resende, CSS, na Diocese Senhora Santana de Caetité a pedido de Dom Eliseu Gomes de Oliveira, O.Carm. (6º bispo da referida diocese) em comum acordo com Dom Paulo Lopes Faria, bispo da Diocese de Itabuna (BA), sendo designado para a Paróquia Nossa Senhora da Glória de Riacho de Santana colaborando pastoralmente como o Pe. Aldo Lucchetta, e também da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Matina, até o ano de 1997. Em 03 de janeiro de 2000, foi nomeado pároco para a Paróquia Senhor Bom Jesus da Boa Vida em Cordeiros (BA), onde permaneceu até o final de 2003. Entre os anos 2004 e 2006, fora pároco da Paróquia São Pedro em Aracatu (BA), e em 29 de novembro de 2005 também foi nomeado pároco para a Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem e Almas em Jacaraci (BA) até ofinal de 2007 quando retornou à Diocese de Itabuna para um ano sabático. Também em 2007, o Pe. Francisco foi admitido ao instituto Família Missionária da Redenção, cuja união oficializada em 01 de novembro de 2013. Em maio de 2009, o Pe. Francisco retornou à Diocese de Caetité, permanecendo na sede da Diocese até 11 de dezembro do mesmo ano quando foi nomeado pároco para Paróquia Imaculada Conceição de Macaúbas (BA). Em 01 de junho de 2014, foi nomeado Pároco para a Paróquia Nossa Senhora das Dores, município de Candiba (BA), onde exerceu seu ministério até 02 de junho de 2017 quando precisou ausentar-se da Diocese para tratamento médico. Além disso, ele exerceu as seguintes incumbências na diocese de Caetité: foi coordenador da Pastoral do Dízimo, da Pastoral Litúrgia e da Pastoral Familiar. Até então, o Pe. Francisco vinha residindo em Itabuna, próximo aos seus familiares em vista de seu tratamento médico. A Diocese Senhora Santana de Caetité manifesta sua solidariedade aos familiares e amigos, ao passo que conta com a solidariedade de todos, rezendo pelo descanso eterno do Reverendíssimo Pe. Francisco Cerqueira de Andrade. Pela misericórdia de Deus, Nosso Pai, este nosso irmão Presbítero descanse em paz”, escreveu a Diocese.

  • Bahia tem 12 cidades com comércio reaberto nesta quarta-feira

    Foto: Willian Silva | Sudoeste BahiaFoto: Willian Silva | Sudoeste Bahia
    Por Juliana Rodrigues 

    22/04/2020 - 07:00 


    Reabertura do comércio vai no sentido oposto à orientação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab)

     BAHIA
    - Pelo menos doze municípios baianos já autorizaram a reabertura do comércio local diante da pandemia de coronavírus no estado. A reabertura do comércio vai no sentido oposto à orientação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), que definiu a necessidade de fechamento desses espaços para evitar proliferação da Covid-19. De acordo com o jornal Correio, entre os municípios listados estão as cidades de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Alagoinhas, Barreiras, Eunápolis, Valente, Ribeira do Pombal, Itabela, Teixeira de Freitas, Jacobina, Serrinha e Amargosa. A medida municipal mais recente é a de Feira de Santana, que autorizou na segunda-feira (20), a reabertura de lojas do comércio com até 200 m². A cidade tem 66 casos confirmados de coronavírus. Ainda que o funcionamento do comércio vá contra a recomendação da Sesab, os municípios defendem a definição de regras de segurança nos estabelecimentos como o uso de máscaras, disponibilidade de álcool em gel, manutenção do distanciamento e, em alguns casos, há decretos que limitam horários de funcionamento.  Em sua maioria, academias, bares e estúdios de pilates permanecem fechados.

  • Morre aos 61 anos o padre Francisco Cerqueira de Andrade

    Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
    22/04/2020 - 07:00 


    O pároco estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa da Misericórdia, desde o último domingo (19).

     CAETITÉ
    - O padre Francisco Cerqueira de Andrade, 61 anos, morreu na madrugada desta terça-feira (21), em Itabuna, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O pároco  estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa da Misericórdia, desde o último domingo (19). O velório de Francisco está sendo realizado no Serviço de Apoio Familiar (SAF) em Itabuna e o sepultamento está previsto ocorrer às 16h no Cemitério Jardim Parque, na mesma cidade.

  • Bahia registra 127 novos casos e 48º óbito pela covid-19

    Foto: Arisson Marinho | CorreioFoto: Arisson Marinho | Correio
    Por Marcela Villar 

    21/04/2020 - 19:00 


    Até o momento, 5.358 casos foram descartados e 376 pessoas foram curadas

     BAHIA
    - A Bahia registra 127 novos casos confirmados pela covid-19 e mais uma morte em relação ao boletim de ontem (20). O 48º óbito ocorreu em um hospital público de Salvador. A paciente era uma mulher de 54 anos, residente em Água Fria. Ao todo, são 1.504 casos confirmados do novo coronavírus na Bahia, o que representa 14,22% do total de casos notificados. Até o momento, 5.358 casos foram descartados. As 48 mortes foram registradas nos municípios de Adustina (1); Araci (1); Belmonte (1); Feira de Santana (1); Gongogi (2); Ilhéus (3); Ipiaú (1); Itabuna (1); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (1); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5), um dos óbitos era residente no Rio de Janeiro; Salvador (24), um dos casos era residente em Água Fria; Uruçuca (2); Utinga (1); Vitória da Conquista (1). Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 17 horas desta terça-feira (21). Ao todo, 376 pessoas estão recuperadas e 163 encontram-se internadas, sendo 64 em UTI. Os casos confirmados ocorreram em 99 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (61,3%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram Utinga (677,86), Ilhéus (566,76) Santa Luzia (555,69) e Barra do Rocha (525,03).

  • Pandemia da Covid-19 pode levar 265 milhões à fome

    Foto: Reprodução | Agência BrasilFoto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Luciana Freire 

    21/04/2020 - 17:30 


    Estimativas apontam para 2020 a possibilidade de que 260 milhões de pessoas fiquem em situação de fome, principalmente nos países mais pobres do mundo

     MUNDO
    - A crise do coronavírus poderá jogar mais de 265 milhões de pessoas para uma situação de fome. O alerta foi publicado hoje (21) pela ONU e pela FAO, num informe sobre a desnutrição no mundo em 2019 e as projeções para 2020. A estimativa era de que 130 milhões de pessoas estavam em uma situação severa de fome no ano passado. Para 2020, porém, as estimativas apontam para a possibilidade de que esse número dobre, principalmente nos países mais pobres do mundo. "Covid-19 é potencialmente catastrófico para milhões de pessoas que estão por um fio", disse Arif Husain, economista chefe do Programa Mundial de Alimentação. A entidade prevê que precisa, de forma urgente, US$ 350 milhões para lidar com essa crise, mas recebeu apenas um quarto desse valor. África, Ásia e América Latina devem ser as regiões mais afetadas. Produção em queda, desemprego, perda de renda, queda de exportação, recessão global e crise sanitárias devem ser os principais ingredientes de um cenário considerado como alarmante.

  • Guanambi: colisão entre motocicleta e caminhonete deixa homem gravemente ferido

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsAppFoto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    Por Willian Silva 

    21/04/2020 - 16:30 


    Testemunhas do acidente acionaram o Samu 192, que encaminhou o ferido para a emergência do Hospital Geral de Guanambi

     GUANAMBI
    - Na manhã desta terça-feira (21), na BA-573, que liga Guanambi a Matina, uma pick-up Chevrolet D-20 colidiu frontalmente com uma motocicleta Honda CG-125. Com o impacto, o motociclista foi arremessado e sofreu múltiplas fraturas pelo corpo. Informações repassadas ao Sudoeste Bahia, indicam que o motociclista identificado como, Carlos Sandro de Jesus Souza, de 35 anos, seguia pela estrada, quando, por razões ainda desconhecidas, colidiu com a caminhonete que vinha em sentido contrário. De imediato, testemunhas do acidente acionaram o Samu 192, que encaminhou o motociclista para a emergência do Hospital Geral de Guanambi. A reportagem apurou que Carlos Sandro teve graves ferimentos e encontra-se em coma na referida unidade de saúde. Já o condutor da caminhonete não se feriu. Até o momento o hospital guanambiense não atualizou o estado de saúde do paciente.

  • Guanambi: prefeito anuncia locação de estrutura médica para atender casos de Covid-19

    Foto: Willian Silva | Sudoeste BahiaFoto: Willian Silva | Sudoeste Bahia
    Por Willian Silva 

    21/04/2020 - 14:30 


    A antiga Promater já está sendo adequada para o funcionamento de um Pronto Atendimento para casos suspeitos e leves de Covid-19

     GUANAMBI
    - O Prefeito de Guanambi Jairo Magalhães, Secretário de Saúde Manoel Paulo e membros do Comitê de Monitoramento do Coronavírus no município, se reuniram no gabinete do prefeito, no final da tarde desta segunda-feira (20), momento em que discutiram sobre as ações já realizadas na cidade. Um dos pontos apresentados foi a locação do prédio da antiga Promater. A ideia da locação surgiu do vereador Neto de Dim, durante uma das reuniões feitas para debater ações contra o novo coronavírus no município, bem como ações integradas de saúde. Na aludida reunião, o prefeito comunicou a locação da estrutura da antiga Promater, onde já está sendo adequada para o funcionamento de um Pronto Atendimento para casos suspeitos e leves de Covid-19, e também leitos de isolamento para os casos em que o paciente não tenha condições sanitárias em sua residência. No total, a estrutura contará com 20 leitos.
    Foto: Divulgação | Ascom PMC
    Foto: Divulgação | Ascom PMC
    Ainda durante e reunião, Manoel Paulo comunicou que a estrutura do Hospital Municipal de Guanambi (Hospital São Lucas) está sendo concluída e contará com 6 leitos de UTI e 14 leitos para tratar casos moderados e graves de Covid-19. O secretário ainda anunciou que está sendo concluido um edital de chamamento público para a contratação de profissionais de saúde para atuar nas referidas unidades de saúde que deverão estar disponíveis nos próximos dias. Manoel avisou que está disponível para a população do município o número 0800 284-4040, que auxiliará a população a denunciar casos de pessoas que tenham como origem áreas de risco e que fraudaram as barreiras sanitárias. O número também serve para as pessoas que estão sendo monitoradas e em isolamento social e queiram pedir orientações ou requerer tratamento específico de saúde.

  • ‘Preservar os sinais vitais da economia não significa sair do isolamento agora’, afirma Guedes

    Foto: Reprodução | Agência BrasilFoto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Luciana Freire 

    21/04/2020 - 11:30 


    Porém, para o ministro, é preciso programar a saída dessa situação

     POLÍTICA
    - O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou ontem (20) que preservar o que chama de “sinais vitais” da economia não significa sair do isolamento social agora. Porém, segundo o ministro, é preciso programar a saída dessa situação, decretada por governadores e prefeitos para conter o avanço da Covid-19. "A economia vem com mais força do que está se pensando porque ela já estava começando a se mover. E se nós preservamos os sinais vitais vamos sair. Preservar os sinais vitais da economia não significa sair do isolamento agora. Não significa isso. Significa fazer a coisa programada, fazer direito, fazer no devido tempo", afirmou Guedes. Em videoconferência com investidores, Guedes aponta que um dos sinais de que a recuperação econômica é viável está na manutenção das exportações para a China, nosso maior parceiro comercial e principal destino dos produtos brasileiros. “Não sabia que seria uma pandemia, mas vale observar que até o momento não há queda nas exportações”, disse. O ministro garantiu que não haverá aumento de impostos para pagar o custo da crise, com gastos que se aproximam de R$ 300 bilhões.

  • Covid-19: médico que morreu em Ilhéus teve parada cardíaca após usar cloroquina

    Foto: Reprodução | Ilhéus NewsFoto: Reprodução | Ilhéus News
    Por Alexandre Galvão 

    21/04/2020 - 09:30 


    De acordo com o chefe da pasta, a vítima era hipertensa e diabética e fez o tratamento de forma independente, em casa, por quatro dias

     BAHIA
    - Primeiro profissional de saúde morte pelo coronavírus na Bahia, o médico Gilmar Calazans, de 55 anos, fez uso de cloroquina e azitromicina, segundo o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas. De acordo com o chefe da pasta, a vítima era hipertensa e diabética e fez o tratamento de forma independente, em casa, por quatro dias. "Com melhora clínica, já sem febre ou dispneia, quando apresentou um mal súbito. Levado por familiares, deu entrada na emergência do Hospital da Costa do Cacau em parada cardiorrespiratória. Foi submetido a manobras de reanimação por 45 min, permanecendo sem estabilizar o ritmo cardíaco, terminando por evoluir para o óbito. É sabido que a cloroquina e a hidroxicloroquina podem levar a arritmias cardíacas graves potencialmente fatais. Seu uso deve ser precedido de avaliação cardiológica e realização de eletrocardiograma", afirmou. Ainda segundo o chefe da Sesab, por ser médico, o paciente conseguiu acesso à hidroxicloroquina  e azitromicina, dispensadas com receita médica.

  • Homem mata pai a tiros em Bom Jesus da Lapa; madrasta foi baleada e está em estado grave

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsAppFoto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    21/04/2020 - 08:30 


    Ainda não há detalhes sobre a motivação do crime.

     BOM JESUS DA LAPA
    - Um homem de 33 anos matou o pai a tiros e feriu a madrasta na noite desta segunda-feira (20), em Bom Jesus da Lapa, na região oeste da Bahia. O crime aconteceu na casa da família, na Rua JJ Seabra, no Centro da cidade. De acordo com a Polícia Civil, Cleiton Alves da Silva é usuário de drogas e, durante uma discussão com o pai, Porfirio Seixas Silva, de 53 anos, sacou uma arma de fogo e disparou três vezes. A vítima morreu no local, segundo a polícia. A madrasta de Cleiton, Célia Maria de Jesus, de 42 anos, tentou apartar a briga entre pai e filho e acabou sendo atingida por dois disparos. Ela foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e levada em estado grave ao Hospital Municipal Carmela Dutra em Bom Jesus da Lapa. Não há informações atualizadas sobre o estado de saúde da mulher. O suspeito fugiu do local após o crime e é procurado pela polícia. O corpo de Porfirio foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade. Não há informações sobre o enterro. Ainda não há detalhes sobre a motivação do crime. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Nenhum comentário: