segunda-feira, 20 de abril de 2020

VÍDEO: Autópsia no RJ confirma laudo do DPT baiano sobre morte de miliciano

Uma segunda autópsia realizada no corpo do miliciano Adriano da Nóbrega, o capitão Adriano, pela Polícia Civil do Rio de Janeiro confirmou as informações do primeiro laudo, realizado pela Polícia Civil da Bahia. A informação foi divulgada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, neste domingo (19). 

Segundo o exame, Adriano foi atingido por dois disparos: um na região entre o pescoço e a clavícula, o outro, no peito.  A causa da morte foi anemia aguda. Ainda de acordo com a polícia, "os trajetos dos disparos foram identificados da mesma forma, assim como as fraturas nas costelas, todas causadas pela passagem das balas".

A morte do miliciano foi questionada por Flávio Bolsonaro, nas redes sociais. "Perícia da Bahia (governo PT) diz não ser possível afirmar se Adriano foi torturado. Foram 7 costelas quebradas, coronhada na cabeça, queimadura com ferro quente no peito, dois tiros a queima-roupa (um na garganta de baixo p/cima e outro no tórax, que perfurou coração e pulmões)".

Morte
Capitão Adriano foi morto em fevereiro deste ano, na cidade de Esplanada, no interior da Bahia, durante um confronto com a polícia, segundo informações da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP).

 

Ex-PM do Batalhão de Operações Especiais (Bope) do Rio, ele era suspeito de chefiar a milícia Escritório do Crime, investigada pela execução da vereadora Marielle Franco (PSOL), em 2018. O ex-policial militar teve a mãe e uma ex-mulher empregadas no gabinete de deputado estadual do atual senador Flávio Bolsonaro (sem partido-RJ), filho mais velho do presidente da República, Jair Bolsonaro. Elas aparecem na investigação sobre apropriação de salários de funcionários no antigo gabinete do senador.

O presidente já se referiu ao "capitão Adriano" como "herói". O clã Bolsonaro cobrou investigação independente do caso e lançou suspeitas de que ele tenha sido torturado e morto como "queima de arquivo".

Familiares do ex-PM e a então companheira, Julia Lotufo, ainda guardam discrição e memórias do ex-PM e não se pronunciaram sobre o caso. Dias antes da morte na Bahia, tanto capitão Adriano quanto Julia disseram que ele temia ser assassinado em vez de preso, de acordo com o advogado. "Com as repercussões sobre os arquivos que ele poderia revelar, a família fica um pouco receosa, mas não estão sob proteção", diz Catta Preta. Assista:

 

Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !

WhatsApp oficial 77 98838-2781 

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Siga nosso Instagram

Curta nossa Pagina no Facebook


  • Após participar em ato pró-ditadura, Bolsonaro defende STF e Congresso 'abertos e transparentes'

    Foto: Reprodução | Agência BrasilFoto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Matheus Simoni

    20/04/2020 - 11:00 


    Confrontado com o fato de que os manifestantes também pediam a volta do AI-5, presidente afirmou que 'pedem desde 1968'

     POLÍTICA
    - O presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) saiu em defesa do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional "abertos e transparentes", um dia após participar de um ato que pedia a volta da ditadura militar e um novo AI-5, decreto que instituiu o período mais autoritário do país. Em conversa com simpatizantes na porta do Palácio da Alvorada hoje (20), com a presença de jornalistas, um dos apoiadores gritou uma frase a favor do fechamento do STF e Bolsonaro rebateu. "Sem essa conversa de fechar. Aqui não tem que fechar nada, dá licença aí. Aqui é democracia, aqui é respeito à Constituição brasileira. E aqui é minha casa, é a tua casa. Então, peço por favor que não se fale isso aqui. Supremo aberto, transparente. Congresso aberto, transparente", afirmou Bolsonaro. Ele ainda afirmou que o ato foi em homenagem ao Dia do Exército, mas não citou os movimentos favoráveis à ditadura. Segundo ele, a pauta do ato do domingo era também sobre a volta ao trabalho e a ida do povo para a rua. Bolsonaro defende o relaxamento das medidas de isolamento social contra o coronavírus. “O povo na rua, dia do Exército, volta ao trabalho. É isso”, disse. Confrontado com o fato de que os manifestantes também pediam a volta do AI-5, afirmou que "pedem desde 1968". "Todo e qualquer movimento tem infiltrados, tem gente que tem a sua liberdade de expressão. Respeitem a liberdade de expressão", afirmou.
  • Homem morre após desaparecer na Barragem de Ceraíma em Guanambi

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsAppFoto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    20/04/2020 - 09:00 


    Buscas foram realizadas por mergulhadores em vários pontos da barragem, no entanto, até o início da noite o corpo não havia sido localizado.

     GUANAMBI
    - Um homem de 39 anos morreu após desaparecer na Barragem de Ceraíma, zona rural de Guanambi, na tarde de domingo (19). Segundo a Polícia Militar, Ailton de Lima foi visto com vida pela última vez por volta das 16h30, quando entrou na barragem para tomar banho e desapareceu. Ainda conforme a PM, um irmão do homem chegou a entrar na barragem pra tentar encontrá-lo, mas não conseguiu. Buscas foram realizadas por mergulhadores em vários pontos da barragem, no entanto, até o início da noite o corpo não havia sido localizado. As buscas foram retomadas na manhã desta segunda-feira (20). Não há informações sobre as circunstâncias do afogamento. A barragem de Ceraíma está muito próxima de sua capacidade máxima de armazenamento, o que atraiu muitos curiosos ao local nos últimos dias.
  • Infectologista lamenta casos de coronavírus entre mais pobres: 'Necessidades básicas são muito maiores do que Covid'

    Foto: Divulgação | Radio MetrópoleFoto: Divulgação | Radio Metrópole
    Por Matheus Simoni

    20/04/2020 - 08:40 


    Infectologista explica que, diante das necessidades, os mais pobres não têm o que comer, não têm onde morar e não têm acesso à saúde

     SAÚDE
    - O médico infectologista Roberto Badaró lamentou que a população mais carente do país não tem como prioridade o combate ao coronavírus. Ele explicou que, diante das necessidades, os mais pobres não têm o que comer, não têm onde morar e não têm acesso à saúde. "Em bairros periféricos da Suécia e da Suíça, ela começou a se disseminar também. Demorou quase dois meses para chegar em fazendas e cidade isoladas. A gente está colocando uma realidade que é de país diferente, mas a distância social perversa que temos, onde os que têm muito, têm muito, e os que não têm nada, não têm nada, são de que aqui eles vivem em conglomerados. Para eles, as necessidades básicas são muito maiores do que Covid-19", comentou, em entrevista à Rádio Metrópole hoje (20). Badaró citou uma visita que fez ao Zimbabue quando colaborou com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em meio à epidemia do vírus HIV no país africano. "Nós fomos ao Zimbabue e fomos falar com o ministro. Na época, 25% de sua população estava infectada com HIV. Ele chegou para mim e mostrou uma lista com 10 problemas mais importantes. E disse: 'somente tenho 5 dólares per capta para gastar com saúde'. Na lista tinham diarreia, sarampo, morte por animais, e a AIDIS vinha no décimo lugar. Ele perguntou: 'você acha que eu tenho dinheiro para gastar com esse remédio e deixar de vacinar uma criança?'. É o que vemos", lamentou o  profissional de saúde. "Covid não é um grande problema para essa população frente às outras coisas que estão vivendo. Não cai na realidade deles a criança que está com tosse, diarreia e gripada. A forma de conscientização das pessoas, que é um problema maior em questão de subsistência, é difícil. Não há uma resposta específica, mas acho que é questão de prioridade. Covid não é uma prioridade para essas pessoas frente às outras prioridades que eles enfrentam", declarou Badaró. O infectologista ainda reforçou a necessidade de ampliar o isolamento social e garantir que as pessoas contaminadas sejam identificadas e testadas o quanto antes. "Os casos estão ocorrendo porque se contaminou muita gente. Nos EUA já atingiu mais de 750 mil casos. É um negócio enorme. Agora a gente precisa encontrar as pessoas que estão infectadas e isolá-las para poder desativar a epidemia. Você precisa tirar a progressão dela e impedir que elas adquiram as doenças. Tenho visto a esmagadora dedicação da imprensa na epidemia e anúncio das medidas possíveis", afirmou Roberto Badaró.
  • Prefeitura de Vitória da Conquista torna obrigatório uso de máscaras em lojas, bancos e transporte

    Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
    Por Lara Curcino

    20/04/2020 - 07:00 


    A medida, publicada neste domingo, passa a valer na quinta-feira

     VITÓRIA DA CONQUISTA
    - A prefeitura de Vitória da Conquista, no oeste da Bahia, determinou que será obrigatório, a partir de quinta-feira (23), do uso de máscaras em lojas, bancos, veículos de transporte público municipal, urbano e rural, incluindo ônibus, táxis e de motoristas por aplicativo. De acordo com o decreto, que foi publicado ontem (19), os responsáveis pela fiscalização do cumprimento da medida serão os próprios estabelecimentos, motorista e/ou cobrador do veículo de transporte. Fica estabelecido também que as lojas devem disponibilizar álcool em gel 70% na estrada e em pontos estratégicos, devem limitar a quantidade de clientes que entra no estabelecimentos, devem organizar filas com distanciamento entre os compradores e devem incentivar pagamento por cartão para evitar circulação de dinheiro.
  • Número de casos de coronavírus cresce cerca de 10% por dia na Bahia, diz Sesab

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Matheus Simoni

    20/04/2020 - 07:00 


    Para Vilas-Boas, entre maio e junho, o número de leitos destinados à Covid-19 no estado será insuficiente

     BAHIA
    - O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, afirmou que a taxa de novos índices de coronavírus na Bahia está em 10%. Na avaliação do gestor, o número desperta preocupação no governo por conta do número de leitos disponíveis para tratamento de pacientes com a Covid-19. Para Vilas-Boas, entre maio e junho, esse número será insuficiente. "Nossa taxa de progressão vem diminuindo semana após semana, fruto do esforço coletivo da sociedade. Mas é uma taxa próxima de 10% de crescimento no dia. Final de maio e começo de junho vão começar a serem insuficientes, exclusivamente para o coronavírus. Vamos precisar lançar mão dos hospitais gerais. Isso não é bom, aumenta o risco de contaminação cruzada", disse o secretário, em entrevista à Rádio Metrópole hoje (20). Ele voltou a falar da necessidade de reforçar o isolamento social e o uso das máscaras para evitar a propagação da doença.  Ainda de acordo com o secretário de Saúde, o número de casos em bairros populares continua preocupando. "Estamos esgotando a quantidade de pessoas da chamada primeira onda, da classe mais privilegiada, que foi para o exterior e está em bairros nobres, como Pituba e Graça. A taxa de transmissão nesses bairros é menor, eles não estão mais viajando, e as condições permitem um isolamento efetivo. Está se esgotando nesses bairros e começam a surgir nos bairros mais populares, como Cabula, Brotas e Engenho Velho de Brotas. É difícil conseguir que as pessoas fiquem nessas casas, a maioria tem telhas de amianto onde o calor é muito grande", comentou. "Elas acabam indo para as ruas, que são mais estreitas, e o contato há entre uma pessoa e outra. Temos que ser mais incisivos no uso de máscaras", acrescentou o secretário.
  • Guanambi: Exame testa negativo para Covid-19 em paciente internado no HGG; não há casos confirmados na cidade

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    19/04/2020 - 20:00 


    A Sesab retificou a informação e retirou Guanambi da lista de cidades com casos confirmados do novo coronavírus

     GUANAMBI
    - A Secretaria Municipal de Saúde de Guanambi informou neste domingo (19), que um paciente de 50 anos testou negativo para Covid-19. O homem apresentou quadro de insuficiência respiratória após retornar de São Paulo e esta internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Geral de Guanambi (HGG) desde a última sexta-feira (17). Ele era um dos 03 casos suspeitos no município que aguardavam resultados de exames. Com isso, a cidade passa a ter 02 casos que esperam resultados de exames para o novo coronavírus. Não há casos confirmados de Covid-19 no município até o momento. Segundo o último boletim da Secretaria municipal de Saúde, 76 casos foram descartados e 286 pessoas estão sendo monitoradas. Equívoco da Sesab: No sábado (18) Guanambi apareceu no boletim epidemiológicodivulgado pelo pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), após um erro no preenchimento da ficha da paciente, sendo trocado o município de residência, Salvador, pelo município de nascimento. Correção da Sesab: No boletim epidemiológico divulgado na tarde deste domingo, a Sesab retificou a informação e retirou Guanambi da lista de cidades com casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). Confira o boletim divulgado hoje pela Sesab.
  • Coronavírus: Bahia registra mais duas mortes; casos confirmados chegam a 1249

    Foto: Reprodução | ShutterstockFoto: Reprodução | Shutterstock
    Por Kamille Martinho

    19/04/2020 - 19:30 


    Ao todo, 321 pessoas estão recuperadas e 138 encontram-se internadas, sendo 50 em UTI

     BAHIA
    - A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) registrou neste domingo (19) 1249 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) em toda a Bahia. Até o momento, 5.294 casos foram descartados e houve 45 óbitos. Os casos confirmados estão distribuídos em 92 municípios do estado. Já as mortes foram registradas nas cidades de Adustina (1); Araci (1); Belmonte (1); Feira de Santana (1); Gongogi (2); Ilhéus (2); Ipiaú (1); Itabuna (1); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (1); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5), um dos óbitos era residente no Rio de Janeiro; Salvador (22); Uruçuca (2); Utinga (1); Vitória da Conquista (1). Ao todo, 321 pessoas estão recuperadas e 138 encontram-se internadas, sendo 50 em UTI. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.
  • Bahia tem 136 novos casos da Covid-19; total chega a 1.200

    Foto: Reprodução | AFPFoto: Reprodução | AFP
    18/04/2020 - 19:30 


    Até o momento, 5.293 casos foram descartados e houve 39 óbitos

     BAHIA
    - A Bahia registra 1.200 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 11,69% do total de casos notificados no Brasil. São 136 novos casos no estado em comparação ao último boletim divulgado, no final da tarde de ontem (17). Até o momento, 5.293 casos foram descartados e houve 39 óbitos, registrados nos municípios de Salvador (19), Lauro de Freitas (5) sendo que um dos óbitos é residente no Rio de Janeiro, Gongogi (1), Itapetinga (1), Utinga (1), Adustina (1), Araci (1), Itagibá (1), Uruçuca (2), Ilhéus (2), Belmonte (1), Vitória da Conquista (1), Feira de Santana (1) e Itapé (1), Juazeiro (1). Ao todo, 304 pessoas estão recuperadas e 148 encontram-se internadas, sendo 52 em UTI.
  • Sesab confirma 1º caso de coronavírus em Guanambi; registro ocorreu em Salvador

    Foto: Reprodução | AFPFoto: Reprodução | AFP
    18/04/2020 - 18:15 


    De acordo com o Secretário Municipal de Saúde de Guanambi, a Sesab deverá corrigir a informação e o registro do provável local de infecção será a cidade de Salvador.

     GUANAMBI
    - Guanambi registrou o primeiro caso confirmado de coronavírus na cidade. A confirmação do caso de Covid-19 na cidade apareceu no boletim epidemiológico divulgado pelo pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), na tarde deste sábado (18). Equívoco da Sesab: De acordo com o Secretário Municipal de Saúde de Guanambi, Manoel Paulo, o caso confirmado é de uma médica guanambiense que reside e trabalha em Salvador. A paciente encontra-se internada no hospital das clínicas na capital. O estado de saúde dela não foi informado. Ainda segundo o secretário, apesar da Sesab ter confirmado o caso como sendo de Guanambi, a informação deverá ser corrigida e terá como registro do provável local de infecção a cidade de Salvador, excluindo Guanambi da lista de cidades com casos confirmados. Confira o boletim completo da Sesab. Nota conjunta: Após a repercusão do caso, uma nota conjunta foi publicada pelo Governo de Guanambi, Núcleo Regional de Saúde, Hospital Geral de Guanambi e Lacen esclarecendo o equívoco por parte da Sesab. Veja a notaAções de prevenção: O executivo municipal vem promovendo ações para tentar conter o avanço do coronavírus no município, como a criação de um Gabinete de Crise, o bloqueio das principais entradas da cidade, campanhas de conscientização, mostrando cuidados importantes como o isolamento social e higienização. Nota do site: Baseado em informações divulgadas pelo site Fala Você, inicialmente o Sudoeste Bahia informou que o paciente seria um homem de 51 anos, vindo de São Paulo que se encontra internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Geral de Guanambi (HGG) com quadro de insuficiência respiratória. O material coletado do paciente ainda não foi analisado. A informação foi corrigida as 19h20. Ouça a fala do secretário:
  • Rui Costa anuncia que policlínicas regionais voltarão a atender de forma progressiva

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Marcela Villar

    18/04/2020 - 17:00 


    Governador da Bahia explica que motivação para a reabertura são os pedidos feitos por pessoas que tiveram seus tratamentos interrompidos

     BAHIA
    - O governador da Bahia, Rui Costa (PT), decidiu que o atendimento nas policlínicas regionais de saúde será retomado de forma “cautelosa e cuidadosa” para que pacientes de toda a Bahia possam dar prosseguimento aos tratamentos médicos. A decisão foi tomada ontem (17) durante reunião com representantes dos poderes estaduais. Além de Rui, participaram o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Lourival Trindade, o presidente da Assembleia Legislativa, Nelson Leal e a presidente do Ministério Público Estadual, Norma Cavalcanti. Segundo o governador, a motivação para a reabertura das policlínicas são as dezenas de pedidos feitos por pessoas que tiveram os tratamentos interrompidos com as férias coletivas dadas aos profissionais das policlínicas, que se encerram dia 6 de maio. Atualmente, a Bahia tem 16 policlínicas regionais, que atendem cerca de dois milhões de pessoas. “Elas são importantíssimas para salvar vidas humanas”, salienta Rui. Ele também afirmou que a reabertura dessas unidades será programada de forma progressiva e seletiva, por região e município, após o fim das férias coletivas, para evitar que essa atividade interfira de forma negativa na contenção do coronavírus.
  • Idosa de 79 anos é 39ª morte por covid-19 na Bahia

    Foto: Reprodução | AFPFoto: Reprodução | AFP
    Por Marcela Villar

    18/04/2020 - 15:25 


    Paciente estava internada desde 15 abril e tinha histórico de hipertensão

     BAHIA
    - A 39ª morte na Bahia pelo novo coronavírus foi uma mulher de 79 anos, segundo boletim da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A paciente morava em Salvador e tinha histórico de hipertensão. Segundo a Sesab, ela estava internada em um hospital público na capital baiana desde 15 de abril, vindo a falecer hoje (18).
  • Mulher de 82 anos é 38º óbito por covid-19 na Bahia

    Foto: Reprodução | ABRFoto: Reprodução | ABR
    Por Marcela Villar

    18/04/2020 - 14:30 


    Paciente tinha histórico de doença vascular crônica e diabetes

     BAHIA
    - A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou, na tarde de hoje (18), o 38º óbito pelo novo coronavírus (Covid-19) no estado. A morte foi de uma mulher de 82 anos, residente no município de Feira de Santana, com histórico de doença vascular crônica e diabetes. A paciente estava internada em um hospital público de Salvador desde o último dia 5 de abril. De acordo com o último boletim divulgado pela Sesab, a Bahia registrou 129 novos casos da doença. O total agora chega a 1.193 infectados.
  • Justiça manda Inep ampliar prazo para isenção de taxa e 'adequar' cronograma do Enem

    Foto: Reprodução | Agência BrasilFoto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Juliana Rodrigues

    18/04/2020 - 14:00 


    Decisão foi tomada após ação movida pela Defensoria Pública da União, diante da pandemia do coronavírus

     EDUCAÇÃO
    - A Justiça Federal decidiu ontem (17) que o governo federal deve ampliar em 15 dias o prazo para a solicitação de isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, em meio à pandemia do coronavírus. O encerramento estava previsto para esta sexta. A decisão liminar ainda determina que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do exame, promova adequações no cronograma do Enem 2020, diante da realidade do ano letivo, que sofreu alterações devido à emergência de saúde. A decisão foi expedida pela 12ª Vara Cível Federal de São Paulo, após ação movida pela Defensoria Pública da União (DPU) e protocolada na quinta (16). Para os alunos que irão participar da aplicação do Enem Digital, as provas estão agendadas para os dias 11 e 18 de outubro. Já a prova presencial está marcada para dia 1 e 8 de novembro de 2020.
  • Itália tem recorde de pacientes curados da Covid-19 em um dia

    Foto: Reprodução | TV SudoesteFoto: Reprodução | TV Sudoeste
    Por Juliana Rodrigues

    18/04/2020 - 13:00 


    Resultado pode ser sinal do fim da pior fase da epidemia no país

     SAÚDE
    - A Itália registrou ontem (17) mais de 2,5 mil pacientes curados da Covid-19 em apenas um dia. Além disso, a quantidade de pacientes nas UTIs apresenta tendência de queda há um mês, o que pode indicar o fim da fase mais mortal da epidemia no país. Ontem, as autoridades anunciaram 575 mortos em 24 horas, aumentando o balanço para 23 mil óbitos desde o início da epidemia. Mas outros dados instigam otimismo no país, como a estabilização da quantidade de doentes em regiões como Nápoles, Bolonha, Veneza, Florença e Roma. Além disso, em mais de 65 mil testes realizados em um dia - outro recorde - apenas 5% acusaram positivo ao coronavírus. O presidente do Conselho Superior de Saúde da Itália, Franco Locatelli, avalia que essa é uma prova a mais "da eficácia das medidas de confinamento tomadas para barrar o contágio". Em vigor desde 9 de março no país, as medidas de confinamento são válidas até 3 de maio.
  • Bahia registra 129 novos casos de coronavírus; total sobe para 1193

    Foto: Reprodução | Agência BrasilFoto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Juliana Rodrigues

    18/04/2020 - 12:15 


    Na manhã de hoje, estado confirmou o 37º óbito

     BAHIA
    - O número de casos confirmados de coronavírus na Bahia subiu de 1064 para 1193, segundo dados divulgados hoje (18) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Trinta e sete pessoas morreram, sendo 18 em Salvador. O 37º óbito foi confirmado hoje pela manhã. Dos casos confirmados, 157 são de profissionais de saúde. Ao todo, 289 pessoas estão recuperadas e, do total de casos confirmados, 148 encontram-se internados, sendo 52 em UTI. Um boletim detalhado será divulgado pela Sesab no final da tarde de hoje.

Nenhum comentário: