quinta-feira, 2 de abril de 2020

Sul da Bahia – PREFEITURA USA CEMITÉRIO PARA ALERTAR: “FIQUE EM CASA; NÃO QUEREMOS VOCÊ AQUI”

  • A Prefeitura de Jussari, no sul da Bahia, lançou uma campanha em um espaço inusitado para alertar os moradores sobre os riscos da disseminação do novo coronavírus. Para tentar convencer o povo a não sair de casa sem necessidade, foi escrita uma mensagem no muro do cemitério. A peça ganhou as redes sociais e vem gerando debates até em outros municípios, conforme apurou o PIMENTA.

    Localizado na entrada da cidade, o cemitério recebeu pintura nova e passou a ser o principal espaço para a divulgação da campanha. No muro, foi escrito “Fique em casa: Não Queremos você aqui!.

    Por enquanto, nas redes sociais, a iniciativa tem recebido mais elogios que críticas. Quem apoia a iniciativa destaca que a atenção deve ser redobrada neste momento de pandemia do novo coronavírus.  “A cidade é pequena, mas a população se desloca muito para outras cidades, a exemplo de Itabuna, que já tem casos”, argumenta Joelma Vieira Santos.

    Ela destaca ainda que o município não tem recursos para enfrentar uma pandemia. “Todo cuidado é pouco com esse povo que vive batendo perna”.  “Atitude perfeita, pois o vírus pode chegar também nas pequenas cidades”,  diz Lorena Miranda dos Santos.

    A mensagem não teve aprovação de todos. Entre os que discordam, está Linaldo Jesus. Ele acredita que o vírus só circula nos grandes centros e não chegará a Jussari. Por enquanto, é um dos poucos a discordar. E, como o presidente Jair Bolsonaro, classifica a medida como histeria.

    Os dizeres no cemitério têm conseguido sucesso nas redes sociais. Tomara que todos sigam a recomendação. O PIMENTA tentou ouvir o prefeito Antônio Valete e a Secretaria de Saúde sobre a campanha lançada na última terça-feira (31), mas não obteve sucesso. Pimenta

     

  • Coronavírus: Sesab investiga 10 mortes na Bahia por suspeita da Covid-19

    Foto: Carol Garcia | GOVBAFoto: Carol Garcia | GOVBA
    Por Matheus Simoni 

    01/04/2020 - 21:00 


    Ao todo, 246 casos foram confirmados na Bahia e outros 1.763 descartados

     BAHIA
    - A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) investiga 10 possíveis mortes relacionadas ao coronavírus na Bahia, além dos dois óbitos registrados hoje (1º) no estado. Os dados fazem parte do boletim divulgado pela pasta no fim da tarde. Ao todo, 246 casos foram confirmados na Bahia e outros 1.763 descartados. A Sesab registrou ainda que permanecem em investigação epidemiológica 4.434 casos no estado. "Os casos notificados obedecem às definições de caso suspeito, conforme orientações do Ministério da Saúde, que foram sendo modificadas ao longo da evolução da epidemia e conforme estágio de transmissão em cada território. Atualmente, a Bahia e todo o país já se encontram no estágio de transmissão comunitária", afirma a Sesab, em nota técnica. Quanto ao sexo dos casos confirmados, 52,03% são do sexo masculino. A mediana de idade é 39 anos, variando de 6 meses a 95 anos. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 25,61% do total. Porém, o coeficiente de incidência por 100.000 habitantes foi maior na faixa de 70 a 79 anos (3,44/100.000 hab) , indicando o maior risco de adoecer entre os idosos.

  • Sesab recomenda que todos usem máscaras ao sair de casa

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Juliana Rodrigues 

    01/04/2020 - 21:00 


    A orientação das autoridades sanitárias, até então, era que apenas pessoas com sintomas gripais usassem o equipamento

     BAHIA
    - O secretário de Saúde da Bahia (Sesab), Fábio Vilas-Boas, recomendou que todos usem máscaras de proteção. A orientação das autoridades sanitárias, até então, era que apenas pessoas com sintomas gripais usassem o equipamento. Em vídeo publicado nas redes sociais nesta quarta-feira (1º), Vilas-Boas explicou que diversos países do mundo conseguiram derrubar a taxa de crescimento do novo coronavírus usando máscaras. E não precisa ser de um modelo específico. “Basta ser máscara de algodão, comprada no mercado ou online, ou mesmo fabricada em casa recortando camisa velha, vocês estarão protegendo a si e protegendo outras pessoas”, acrescentou. De acordo com o secretário, o item deve ser utilizado toda vez que o indivíduo sair de casa, usar o transporte público ou trabalhar em ambiente fechado. “Eu lhe protejo, você me protege, todos nós nos protegemos”, resumiu Vilas-Boas. Os casos do novo coronavírus seguem em crescente no Brasil. Até o final da tarde desta quarta, foram registrados 6.836 casos de Covid-19, com 240 mortes. Na Bahia, são 246 casos confirmados e dois óbitos.

  • Número de casos de COVID-19 crescerá ‘muito’ semana que vem, diz Mandetta

    Foto: Reprodução | Agência BrasilFoto: Reprodução | Agência Brasil
    Por João Brandão 

    01/04/2020 - 20:15 


    O ministro também falou que o mesmo acréscimo nas estatísticas vai servir para o número de mortes

     BRASIL
    - O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou na noite de hoje (1°), durante coletiva, que a população verá “muitos casos confirmados” da COVID-19 até o fim da semana que vem. Portanto, segundo ele, a taxa de letalidade vai diminuir. Mandetta também disse que há subnotificação dos registros, que vão “subir muito”. “Hoje o número de casos confirmados está muito menor do que o número de casos que está circulando na nossa sociedade. O que aumenta –e muito– a necessidade de termos mais cuidado para segurar [a movimentação]. Não é lockdown o que o Brasil fez. O Brasil fez uma diminuição da atividade, mas não fez lockdown. O que a gente vê é muita gente trabalhando. Agora, precisa redobrar o esforço”, afirmou. O ministro também falou que o mesmo acréscimo nas estatísticas vai servir para o número de mortes. Segundo ele, há “em torno de 200 [óbitos] aguardando a rodagem da testagem”.

  • Estado vai pagar conta de luz de 677 mil baianos pelos próximos três meses

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Juliana Rodrigues 

    01/04/2020 - 18:30 


    De acordo com o governador, um projeto de lei que viabiliza a ação será enviado, já nesta quinta-feira (2), para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

     BAHIA
    - O governador da Bahia, Rui Costa, na sede da governadoria, vai assumir, pelos próximos noventa dias, o pagamento da conta de luz de mais de 677 mil pessoas que tenham Cadastro Social e consumam até 80 kilowatt (kW), por mês. De acordo com o governador, um projeto de lei que viabiliza a ação será enviado, já nesta quinta-feira (2), para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). “Espero que esse projeto seja aprovado o mais rápido possível. Trata-se de mais uma iniciativa para ajudar quem mais precisa, pessoas em situação de extrema pobreza. Todo aquele consumidor que, atualmente, consome até 80kW por mês terá a conta de energia elétrica paga pelo Governo do Estado, durante 90 dias. Ao todo, são 677.524 mil ligações, ou seja mais de 677 mil famílias baianas ajudadas por essa iniciativa e com o dinheiro economizado pelos próximos três meses”, disse.

  • Bahia registra 246 casos confirmados do novo coronavírus

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    Por Kamille Martinho 

    01/04/2020 - 17:40 


    Até o momento, 1763 casos foram descartados e houve dois óbitos

     SAÚDE
    - A Bahia registrou 246 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) na tarde de hoje (1º), segundo boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Até o momento, 1763 casos foram descartados e houve dois óbitos. Outras 10 mortes estão sendo investigadas. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas desta quarta-feira.  Ao todo, 34 pessoas estão curadas e 33 encontram-se internadas.

  • Ano letivo poderá ter menos de 200 dias, diz Ministério da Educação

    Foto: Paulo Haran | Sudoeste BahiaFoto: Paulo Haran | Sudoeste Bahia
    Por Kamille Martinho 

    01/04/2020 - 16:10 


    A medida foi publicada hoje (1º), em edição extra do Diário Oficial da União (DOU)

     EDUCAÇÃO
    - As escolas da educação básica e as instituições de ensino superior poderão distribuir a carga horária em um período menor que os 200 dias letivos previstos em lei, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. A situação é excepcional e valerá enquanto durar a situação de emergência da saúde pública. A medida foi publicada hoje (1º), em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). As instituições de educação superior poderão antecipar a conclusão do curso dos estudantes que tiverem cumprido 75% do internato em Medicina. Para Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, no caso dos alunos que já passaram por 75% do estágio curricular obrigatório.

  • Caetité: sancionado PL do vereador Claudio Ladeia que concede meia-entrada a doadores de sangue

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    01/04/2020 - 15:00 


    O projeto de autoria do vereador Claudio Ladeia (PSDB), foi aprovado por unanimidade pelo plenário no ultimo dia 16 de março.

     CAETITÉ
    - O prefeito Aldo Gondim sancionou nesta quarta-feira, 01 de abril, o Projeto de Lei nº 865, que institui aos doadores de sangue direito de abatimento de 50% (cinquenta por cento) dos valores, na aquisição de ingressos para eventos no âmbito do município de Caetité, em estabelecimentos que promovam cultura, entretenimento, esporte e lazer. O projeto de autoria do vereador Claudio Ladeia (PSDB), foi aprovado por unanimidade pelo plenário no ultimo dia 16 de março. Cabe lembrar, que o beneficio da meia-entrada não se aplicará aos ingressos relativos às áreas “Vips”, camarotes e cadeiras especiais. Para fazerem jus ao beneficio da meia-entrada, os pleiteantes terão que comprovarem suas condições de doadores de sangue, mediante a apresentação do documento oficial emitido pelo HEMOBA, e documento oficial de Identidade (com foto), no ato da aquisição do ingresso. “Hoje, o projeto de lei de minha autoria foi sancionado pelo prefeito, virando Lei Municipal. O projeto versa sobre o beneficio de desconto de 50% de desconto dos valores na aquisição de ingressos em eventos realizados no município, em locais que promovem cultura, esporte e lazer e outros entretenimentos, a todos aqueles que são doadores regulares de sangue nos hemocentros baianos. O projeto foi uma forma de incentivar os doadores e assim sejam regularizados os estoques nos hemocentros, evitando a falta, chegando a colocar em risco a vida de pessoas, ainda mais neste cenário de pandemia do Covid-19”, disse à reportagem do Sudoeste Bahia o vereador Claudio Ladeia.

  • Governo de Caetité prorroga suspensão das aulas, atividades esportivas e eventos por mais 15 dias devido ao coronavírus

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    01/04/2020 - 14:48 


     CAETITÉ
    - Em decreto publicado nesta quarta-feira, de 01 abril, no Diário Oficial do Município, a Prefeitura Municipal de Caetité prorrogou, por mais quinze 15 dias, todos os prazos estabelecidos no Decreto Nº 020, de 17 de março de 2020, que estabelece o plano municipal de contingência para enfrentamento do Coronavírus (Covid-19) no âmbito do território do município. Deste modo, continuam suspensas as aulas na rede pública municipal e atividades esportivas. Algumas atividades privadas também continuam interrompidas no prazo quinzenal, a exemplo das academias de ginástica. As medidas foram tomadas “considerando que persistem todos os motivos que determinaram a edição do Decreto nº 020/2020 e dos demais emitidos pelo poder Público Municipal, por recomendação técnica da OMS e dos demais órgãos da saúde pública do Estado e da União Federal, como medidas indispensáveis ao enfrentamento da pandemia do Covid-19”, diz o decreto.

  • Governo anuncia R$ 200 bi para socorrer trabalhadores e empresas

    Foto: Marcello Casal jr | Agência BrasilFoto: Marcello Casal jr | Agência Brasil
    Por Kamille Martinho 

    01/04/2020 - 14:30 


    O governo federal também vai transferir R$ 16 bilhões para os fundos de participação dos estados e dos municípios

     BRASIL
    - O presidente Jair Bolsonaro anunciou hoje (1º) cerca de R$ 200 bilhões em medidas para socorrer trabalhadores e empresas e ajudar estados e municípios no enfrentamento aos efeitos da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. As informações são da Agência Brasil. Em pronunciamento à imprensa no Palácio do Planalto, Bolsonaro explicou que, de hoje para amanhã, serão editadas três medidas provisórias (MP) e sancionado o projeto que prevê o auxílio emergencial de R$ 600 para trabalhadores informais, autônomos e sem renda fixa. Ao lado do presidente, o ministro da Economia, Paulo Guedes explicou que esse auxílio custará R$ 98 bilhões aos cofres públicos e deve beneficiar 54 milhões de brasileiros. De forma que eles tenham recursos nos próximos três meses para enfrentar a primeira onda de impacto, que é a onda da saúde. "Há uma outra onda vindo de desarticulação econômica que nos ameaça”, disse. O governo federal também vai transferir R$ 16 bilhões para os fundos de participação dos estados e dos municípios. “É para reforçar essa luta no front, onde o vírus está atacando, os sistemas de saúde e segurança”, explicou Guedes.

  • Cemitérios de São Paulo têm ao menos 30 enterros por dia de mortos com suspeita de Covid-19

    Foto: Yan Boechat | FolhapressFoto: Yan Boechat | Folhapress
    Por Juliana Rodrigues 

    01/04/2020 - 12:30 


    Segundo a Folha, em muitos casos, pessoas são enterradas sem o diagnóstico oficial da doença

     BRASIL
    - Os cemitérios públicos da cidade de São Paulo recebem diariamente entre 30 a 40 corpos de pessoas que morreram com suspeita de estarem contaminadas pelo novo coronavírus, mas não tiveram a condição confirmada pelo teste laboratorial. A informação é da Folha. Devido ao atraso do Instituto Adolfo Lutz em disponibilizar os resultados dos testes de comprovação da doença, a imensa maioria desses mortos não é contabilizada no balanço do Ministério da Saúde como óbitos decorrentes da Covid-19. Em quase todos os casos, os médicos que assinam os boletins de óbito, fundamentais para a permissão do sepultamento, apontam suspeita de Covid-19 e apontam que aguardam os resultados de exames para comprovar a causa da morte. Das 201 mortes pela doença registradas oficialmente no país até ontem (31), 121 foram contabilizadas em São Paulo, sendo que 79 delas ocorreram na rede de hospitais particulares Sancta Maggiore. Porém, quase todos os corpos que estão chegando nos cemitérios públicos vêm do sistema público de saúde, que, diferentemente da rede particular, depende exclusivamente do Instituto Adolfo Lutz para o processamento dos testes de Covid-19. A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, assim como o Serviço Funerário Municipal da capital, se recusam a informar o número total de pessoas que morreram e foram enterradas como casos suspeitos de Covid-19. Os dois órgãos afirmam que os números são internos e não serão divulgados enquanto os casos não forem confirmados pelos exames.

  • 'Bolsonaro está louco', afirma líder dos caminhoneiros

    Foto: Reprodução | FacebookFoto: Reprodução | Facebook
    Por Juliana Almirante 

    01/04/2020 - 12:00 


    Antes apoiador do presidente, Wanderlei Alves criticou Bolsonaro por agir contra o isolamento social e se omitir de dar suporte ao trabalho feito pela categoria

     BRASIL
    - A liderança nacional dos caminhoneiros Wanderlei Alves, conhecido como Dedeco, criticou presidente Jair Bolsonaro por agir contra o isolamento social e se omitir de dar suporte ao trabalho feito pela categoria. Em entrevista ao Valor, ele questionou a sanidade do mandatário. “Bolsonaro está louco. Não tem outra explicação para o comportamento dele”, afirma Dedeco. “Não se pode salvar a economia empilhando corpos. Como assim ele diz que só idosos morre de coronavírus? ‘Só’ idoso? A vida do idoso vale menos?”, completou. Wanderlei Alves está com pneumonia e testou negativo para a Covid-19. O caminhoneiro foi umas lideranças da greve de 2018, que parou o país por 10 dias. Em abril do ano passado, Dedeco conquistou espaço no Planalto em meio a negociações para evitar uma nova paralisação e liderou o apoio de caminhoneiros em todo o país em maio do ano passado a manifestações pró-governo. O rompimento com o governo veio com a crise do coronavírus, nas últimas duas semanas.

  • Diferentemente de vídeo compartilhado por Bolsonaro, Ceasa de BH não registra desabastecimento

    Foto: Reprodução | FacebookFoto: Reprodução | Facebook
    Por Juliana Almirante 

    01/04/2020 - 11:00 


    Vídeo compartilhado por Bolsonaro teria sido gravado no sábado, dia que já tem movimento mais fraco na Ceasa

     BRASIL
    - A Ceasa de Belo Horizonte não registra qualquer desabastecimento hoje (1º), de acordo com a CBN. O cenário é diferente do mostrado em um vídeo pelo presidente Jair Bolsonaro, que mostra a suposta falta de abastecimento no local. O repórter da CBN Pedro Bohnenberger, da CBN, foi ao local às 8h13, pouco depois da publicação do presidente. Os feirantes informaram que o vídeo compartilhado por Bolsonaro teria sido gravado no sábado, dia que já tem movimento mais fraco na Ceasa. Hoje o movimento na centro de abastecimento é intenso. De acordo com os produtores, as vendas até aumentaram durante a pandemia, porque tem gente que acabou comprando mais nos supermercados com o medo do desabastecimento. O presidente usou o vídeo para fazer, mais uma vez, críticas a governadores e prefeitos em relação às medidas de restrição para evitar a propagação do novo coronavírus. "Não é um desentendimento entre o Presidente e ALGUNS governadores e ALGUNS prefeitos.São fatos e realidades que devem ser mostradas", declarou o presidente, na legenda do vídeo que mostra situação diferente da que foi encontrada hoje pela reportagem.

  • Ministério da Saúde vai distribuir 31 mil testes de Covid-19 para a Bahia

    Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
    Por Juliana Almirante 

    01/04/2020 - 10:30 


    Exames serão usados em profissionais que atuam nos postos de saúde e hospitais de todo o país

     SAÚDE
    - O Ministério da Saúde anunciou a chegada dos primeiros 500 mil testes rápidos para diagnóstico do novo coronavírus no Brasil. De acordo com o site da pasta, serão distribuídos 31.634 testes deste lote para a Bahia. Confira aqui a distribuição por estado. Conforme o ministério, o lote é o primeiro de um total de 5 milhões de testes adquiridos pela Vale e doados ao Ministério da Saúde.  Os exames serão usados em profissionais que atuam nos postos de saúde e hospitais de todo o país, além de agentes de segurança, como policiais, bombeiros e guardas civis que estejam com sintomas da Covid-19. Os testes vão passar por análise da qualidade pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), da Fiocruz, e só depois serão distribuídos aos estados, o que deve ocorrer na próxima semana. Segundo o ministério, o restante dos testes rápidos doados pela Vale (4,5 milhões) deve chegar ao país ainda em abril.

  • Com 864 mortes nas últimas 24 horas, Espanha tem novo pico de vítimas de coronavírus

    Foto: Alex Pazuello | SecomFoto: Alex Pazuello | Secom
    Por Juliana Rodrigues 

    01/04/2020 - 10:30 


    Total de mortos por Covid-19 no país subiu para 9.053 e o número de casos diagnosticados supera os 102 mil, segundo autoridades

     SAÚDE
    - Nas últimas 24 horas, a Espanha registrou 864 mortes por Covid-19, segundo informações divulgadas hoje (1º) por autoridades. É o segundo dia seguido que o país ibérico tem um pico na contagem de mortos. O número é o mais alto para um dia, desde o início da pandemia de coronavírus. Ontem (31), a Espanha havia registrado 849 mortos, a maior cifra até então. Antes disso, o pico anterior foi no sábado (28), quando o país registrou 832 mortes. Com ao menos 9.053 mortes, a Espanha é o segundo país no mundo com mais vítimas nesta pandemia de coronavírus, ficando atrás apenas da Itália, que ultrapassou as 12,4 mil mortes. Ainda segundo o governo, em 24 horas, foram detectados mais de 7,7 mil contágios da doença em seu território. Com isso, o número de casos diagnosticados passa de 102 mil.

  • Guanambi: Mulher mata escorpiões e cobra no Residencial Gurungas; matagal no entorno tem atraído os animais

    Foto: Reprodução | 96 FMFoto: Reprodução | 96 FM
    01/04/2020 - 09:30 


    A mulher informou que já matou mais animais peçonhentos dentro de casa e teme por sua família.

     GUANAMBI
    - Uma moradora do Residencial Gurungas, em Guanambi, está desesperada com a quantidade de escorpiões e cobras que tem encontrado dentro de casa. A mulher, de prenome Fernanda, foi entrevistada durante o programa de rádio 96 Notícias e para comprovar a denúncia levou ao estúdio 06 escorpiões e uma cobra Jaracuçu, mortos, os quais foram abatidos dentro de sua residência. A mulher informou que já matou mais animais peçonhentos dentro de casa e teme por sua família. Ela é casada, têm três filhos, um portador de doença rara, que poderia ter a situação de saúde agravada caso seja picado por algum destes animais. Fernanda relatou que o matagal tem tomado conta das imediações do residencial e isso tem atraído os animais peçonhentos. Citou que já procurou tanto a Secretaria Municipal de Saúde, quanto a Vigilância Sanitária, mas nada foi feito até o momento.

Nenhum comentário: