terça-feira, 21 de abril de 2020

Região – Paciente vítima do coronavírus revela drama para vencer a doença, e pede fim do preconceito: “estão machucando minha família”

  • A enfermeira e pedagoga, Amanda Schultz, 36 anos é uma das vítimas da Covid-19 em Jequié. Em entrevista na manhã desta terça-feira (21), ao programa Jequié Urgente da Rádio 93 FM, ela relatou o drama enfrentado para vencer o novo coronavírus.

    Segundo Schultz, ela teria sido infectada pelo vírus no trabalho, “comecei a sentir os sintomas no último domingo dia 12, iniciou com uma forte dor de cabeça, cansaço, febre, e até então não tinha preocupado, achei que era algo normal, já na segunda-feira, os sintomas pioraram, fui para um hospital e fiquei em observação, ou seja, isolamento onde fiz tomografia, quando fui informada que estava tudo ok. Mas de lá para cá, só tenho piorado, perdi, meu paladar, olfato, não sinto cheiro e gosto das coisas.

    Amanda demonstrou tristeza com a forma  que as pessoas vêm tratando o problema: “O que tem me machucado é o preconceito das pessoas, dizendo que infectei toda a minha família, o que não é verdade, isso tem deixado há mesma muito triste, desde o dia dos primeiros sintomas estou em isolamento social, dentro do meu quarto, onde recebo a alimentação e todos os objetos sem contato com os familiares”. Estou há 12 dias com este sintoma e até o momento ninguém da minha família e colegas apresentaram sintomas.

    Amanda Shutz salientou a importância do uso da máscara para evitar o contágio: “A máscara e a higienização das mãos é fundamental antes e depois de tocar um material”, mas o vírus é invisível e é passado  por gotículas e por contato (através de fômites contaminados e contato indireto), por isso é necessário o uso de precauções para esse tipo de transmissão, que incluem a higienização das mãos e o uso de equipamentos de proteção individual, e finalizou com um depoimento emocionante:

    Eu estou aqui em isolamento total, não tenho interesse algum de infectar ninguém, é muito ruim você ficar distante da sua família, abraçar sua mãe e sua filha… (choro), não façam isso, espalhando que contaminei minha família, isso está nos machucando.   Blog Marcos Cangussu

     

    Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !

    WhatsApp oficial 77 98838-2781 

    Participe do nosso Grupo no WhatsApp

    Siga nosso Instagram

    Curta nossa Pagina no Facebook

  • Covid-19: médico que morreu em Ilhéus teve parada cardíaca após usar cloroquina

    Foto: Reprodução | Ilhéus NewsFoto: Reprodução | Ilhéus News
    Por Alexandre Galvão 

    21/04/2020 - 09:30 


    De acordo com o chefe da pasta, a vítima era hipertensa e diabética e fez o tratamento de forma independente, em casa, por quatro dias

     BAHIA
    - Primeiro profissional de saúde morte pelo coronavírus na Bahia, o médico Gilmar Calazans, de 55 anos, fez uso de cloroquina e azitromicina, segundo o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas. De acordo com o chefe da pasta, a vítima era hipertensa e diabética e fez o tratamento de forma independente, em casa, por quatro dias. "Com melhora clínica, já sem febre ou dispneia, quando apresentou um mal súbito. Levado por familiares, deu entrada na emergência do Hospital da Costa do Cacau em parada cardiorrespiratória. Foi submetido a manobras de reanimação por 45 min, permanecendo sem estabilizar o ritmo cardíaco, terminando por evoluir para o óbito. É sabido que a cloroquina e a hidroxicloroquina podem levar a arritmias cardíacas graves potencialmente fatais. Seu uso deve ser precedido de avaliação cardiológica e realização de eletrocardiograma", afirmou. Ainda segundo o chefe da Sesab, por ser médico, o paciente conseguiu acesso à hidroxicloroquina  e azitromicina, dispensadas com receita médica.

  • Homem mata pai a tiros em Bom Jesus da Lapa; madrasta foi baleada e está em estado grave

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsAppFoto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    21/04/2020 - 08:30 


    Ainda não há detalhes sobre a motivação do crime.

     BOM JESUS DA LAPA
    - Um homem de 33 anos matou o pai a tiros e feriu a madrasta na noite desta segunda-feira (20), em Bom Jesus da Lapa, na região oeste da Bahia. O crime aconteceu na casa da família, na Rua JJ Seabra, no Centro da cidade. De acordo com a Polícia Civil, Cleiton Alves da Silva é usuário de drogas e, durante uma discussão com o pai, Porfirio Seixas Silva, de 53 anos, sacou uma arma de fogo e disparou três vezes. A vítima morreu no local, segundo a polícia. A madrasta de Cleiton, Célia Maria de Jesus, de 42 anos, tentou apartar a briga entre pai e filho e acabou sendo atingida por dois disparos. Ela foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e levada em estado grave ao Hospital Municipal Carmela Dutra em Bom Jesus da Lapa. Não há informações atualizadas sobre o estado de saúde da mulher. O suspeito fugiu do local após o crime e é procurado pela polícia. O corpo de Porfirio foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade. Não há informações sobre o enterro. Ainda não há detalhes sobre a motivação do crime. O caso será investigado pela Polícia Civil.

  • CNJ decide pela retomada dos prazos processuais da Justiça a partir de maio

    Foto: Gil Ferreira | Agência CNJFoto: Gil Ferreira | Agência CNJ
    Por Juliana Rodrigues 

    21/04/2020 - 08:00 


    A nova resolução do CNJ determina que o reinício da contagem dos prazos valerá para as causas que tramitam de forma eletrônica

     JUSTIÇA
    - O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) decidiu nesta segunda-feira (20) pela retomada dos prazos processuais no Judiciário de primeira e segunda instância a partir de 4 de maio. A medida foi submetida à aprovação do presidente do CNJ e do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli, após reunião e deliberação do gabinete de crise para a pandemia do coronavírus criado pelo conselho. De acordo com a Folha, a nova resolução do CNJ determina que o reinício da contagem dos prazos valerá para as causas que tramitam de forma eletrônica. Para os processos em papel, a suspensão foi prorrogada até 15 de maio. A retomada abrange também os tribunais superiores, com exceção do STF, e não vale para a Justiça Eleitoral.

  • Uso de máscara será obrigatório para todos na Bahia, anuncia Rui Costa

    Foto: Camila Souza | GOVBAFoto: Camila Souza | GOVBA
    Por Alexandre Galvão 

    21/04/2020 - 07:00 


    Neto já havia anunciado na última sexta-feira (17) que toda a população será obrigada a usar máscaras nas ruas da capital. O decreto foi publicado em edição extraoficial

     BAHIA
    - O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou que um decreto será publicado para obrigar a todas pessoas que determina o uso de máscara por todos as pessoas que saírem as ruas. De acordo com o Bnews, a decisão  foi tomada após reunião com o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), que, segundo Rui, se comprometeu a publicar o decreto, de forma conjunta, também para Salvador. "Acertamos, conjuntamente, a edição de decreto, aonde vamos em breve publicar, valendo pro estado e Salvador, que 100% das pessoas que forem às ruas, ou seja, todas as pessoas que saírem de casa, utilizem máscara", disse. Neto já havia anunciado na última sexta-feira (17) que toda a população será obrigada a usar máscaras nas ruas da capital. O decreto foi publicado em edição extraoficial.

  • 'Não sou coveiro, tá?', diz Bolsonaro ao responder sobre mortos por coronavírus

    Foto: Reprodução | TV SudoesteFoto: Reprodução | TV Sudoeste
    Por Alexandre Galvão 

    21/04/2020 - 07:00 


    Segundo o Ministério da Saúde, até esta segunda-feira, o Brasil registrava 2.575 mortes e 40.581 casos confirmados de pessoas contaminadas pelo coronavírus

     POLÍTICA
    - Ao responder nesta segunda-feira (20) à pergunta de um jornalista sobre o número de mortes por coronavírus no país, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que não é "coveiro". De acordo com o G1, Bolsonaro deu a declaração no final da tarde, na portaria do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, enquanto conversava com jornalistas e apoiadores. Segundo o Ministério da Saúde, até esta segunda-feira, o Brasil registrava 2.575 mortes e 40.581 casos confirmados de pessoas contaminadas pelo coronavírus. "Presidente, hoje tivemos mais de 300 mortes [são 113; depois de divulgar, o Ministério da Saúde corrigiu]. Quantas mortes o senhor acha que...", perguntava um jornalista quando Bolsonaro o interrompeu. "Ô, cara, quem fala de... Eu não sou coveiro, tá certo?", declarou o presidente. O repórter, então, tentou fazer novamente a pergunta. "Não sou coveiro, tá?", repetiu o presidente da República.

  • Ônibus clandestino é apreendido pela PM na BR-030, em Guanambi

    Foto: Divulgação | Polícia MilitarFoto: Divulgação | Polícia Militar
    20/04/2020 - 18:30 


    Os passageiros do ônibus foram notificados pelos agentes da Vigilância Sanitária e serão monitorados

     GUANAMBI
    - Um ônibus da empresa "Paulinho Turismo", que partiu da cidade de Paramirim, sentido Guanambi, foi interceptado por policiais do 17° Batalhão de Polícia Militar (BPM) ao passar pela Barreira Sanitária localizada na BR-030. Durante a abordagem realizada pelos militares e Agentes da Vigilância Sanitária, foi constatado que no referido ônibus estavam 08 passageiros que vinham de Paramirim para Guanambi sem os cuidados devidos de controle da propagação do COVID-19. Os passageiros do ônibus foram notificados pelos agentes da Vigilância Sanitária e serão monitorados, enquanto o ônibus foi apreendido, por estar transitando sem a Autorização Especial de Tráfego (AET), e por estar contrariando Decreto Estadual. O veículo foi recolhido para o pátio da Guatrans, ficando à disposição da Secretaria Municipal de Transporte. O município de Paramirim tem proibição de chegadas, saídas e circulação de transporte coletivo por força do Decreto Estadual N° 19.644 de 17 de fevereiro de 2020, em virtude de ter sido confirmado caso positivo de Coronavírus naquele município.

  • Coronavírus: Brasil registra 113 mortes em 24 horas

    Foto: Bruno Kelly | ReutersFoto: Bruno Kelly | Reuters
    Por Luciana Freire 

    20/04/2020 - 18:30 


    O número foi corrigido pelo Ministério da Saúde, que havia apontado inicialmente para 2.845 mortes. O erro ocorreu com os dados referentes ao Estado de São Paulo

     SAÚDE
    - O número de pessoas diagnosticadas com Covid-19 no Brasil subiu para 40.581 e o total de mortes chega a 2.575. Os dados foram divulgados na tarde de hoje (20). O número foi corrigido pelo Ministério da Saúde, que havia apontado inicialmente para 2.845 mortes. O erro ocorreu com os dados referentes ao Estado de São Paulo. Com o número corrigido, o índice de letalidade da doença chegou a 6,3%. Os estados com o maior número de casos são: São Paulo (14.580), Rio de Janeiro (4.899), Ceará (3.482), Pernambuco (2.690) e Amazonas (2.160).

  • Guanambi: Corpo de homem que morreu afogado na Barragem de Ceraíma foi encontrado por bombeiros

    Foto: Divulgação | Corpo de BombeirosFoto: Divulgação | Corpo de Bombeiros
    20/04/2020 - 17:00 


    As causas do afogamento ainda estão sendo apuradas.

     GUANAMBI
    - O corpo de Ailton de Lima, de 39 anos, que desapareceu na tarde de domingo (19), após se afogar enquanto nadava na Barragem de Ceraíma, na zona rural de Guanambi, foi localizado na tarde desta segunda-feira (20) por equipe de mergulhares do 7º Grupamento de Bombeiros Militar – 7º GBM. Segundo informações dos bombeiros, o corpo estava submerso próximo ao local em que ele foi visto pela última vez com uma profundidade de cerca de 5 metros. As causas do afogamento ainda estão sendo apuradas. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi. Não há informações sobre o velório e sepultamento dele.

  • Deputados federais da Bahia gastam mais de R$ 700 mil em cota após caso de Covid-19 no estado

    Foto: Antonio Cruz | Agência BrasilFoto: Antonio Cruz | Agência Brasil
    Por João Brandão 

    20/04/2020 - 16:30 


    Com esse dinheiro, dava para comprar mais de 10 respiradores mecânicos para o combate à nova pandemia do coronavírus

     POLÍTICA
    - Os deputados federais da Bahia gastaram ao todo R$ 714 mil em cota parlamentar no mês março, após o primeiro caso de Covid-19 no estado. Com esse dinheiro, dava para comprar mais de 10 respiradores mecânicos. Os ventiladores ajudam pacientes que não conseguem respirar sozinhos e seu uso é indicado nos casos graves de coronavírus (Covid-19), que apresentam dificuldades respiratórias. De acordo com uma compra feita pelo Ministério da Saúde recentemente, cada equipamento custou US$ 13 mil ou R$ 68,2 mil. Entre os usos da cota estão alimentação, hospedagem, combustível, pesquisas, consultorias, passagens aéreas, locação de carro e entre outros gastos. Só de divulgação da atividade parlamentar, que também está dentro da cota, os federais baianos gastaram R$ 244 mil em um mês. Já para pesquisas e trabalhos técnicos o gasto foi de R$ 150 mil.

  • Fila em casa lotérica provoca aglomeração em Guanambi

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsAppFoto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    Por Marcos Oliveira & Willian Silva 

    20/04/2020 - 15:30 


    Decreto municipal determina as condições para funcionamento das instituições bancárias e lotéricas, durante a pandemia de Covid-19.

     GUANAMBI
    - A fila em uma casa lotérica em Guanambi, na região Sudoeste da Bahia, provocou na manhã da ultima sexta-feira (17) uma aglomeração de pessoas no centro da cidade em meio à pandemia do novo coronavírus. Conforme a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do governo da Bahia, as filas precisam ser espaçadas pelo menos com um metro de distância de uma pessoa para outra. Além disso, o Executivo estadual quer o uso de máscara. Na imagem é possível observar que, além de não respeitarem o espaço, a maioria da população não usa máscara. No município de Guanambi não há caso confirmado de coronavírus. Em recente decisão o prefeito Jairo Magalhães determinou a abertura parcial do comercio local. Na última terça-feira (14), Magalhães baixou o decreto nº 723, informando quais seriam as condições de funcionamento das instituições bancárias e lotéricas, durante a pandemia de Covid-19.  Ainda, de acordo com o citado decreto, o prazo para que os referidos estabelecimentos financeiros se adequassem as novas normas, foi de 48h. Até o momento, não se viu nenhuma adequação destes locais ao Decreto Municipal. Leia a íntegra do decreto.

  • Bolsonaro diz esperar que esta seja a ‘última semana de quarentena’

    Foto: Reprodução | Agência BrasilFoto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Lara Curcino 

    20/04/2020 - 12:30 


    O presidente ainda afirmou que, inevitavelmente ‘70% da população vai ser contaminada’ pelo coronavírus

     BRASIL
    - O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (20) esperar que esta seja a “última semana desta quarentena”, provocada pela pandemia de coronavírus, e afirmou mais uma vez que, inevitavelmente, “70% da população vai ser contaminada”. "Eu espero que essa seja a última semana dessa quarentena, dessa maneira de combater o vírus, com todo mundo em casa. A massa não tem como ficar em casa porque a geladeira está vazia”, afirmou ele. Bolsonaro disse ter expectativa de que seja colocado um fim no isolamento mesmo sem o país ter atingido o pico de casos da Covid-19. O Ministério da Saúde prevê que o momento mais grave de proliferação deve ocorrer entre o fim deste mês e meados de maio. Ainda de acordo com o chefe do Executivo, o confinamento provoca mais problemas do que soluções. Ele afirma que uma das consequências ruins da quarentena é o aumento da “violência dentro de casa” e afirmou que “onde falta pão, todos brigam sem razão”.

  • Após participar em ato pró-ditadura, Bolsonaro defende STF e Congresso 'abertos e transparentes'

    Foto: Reprodução | Agência BrasilFoto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Matheus Simoni 

    20/04/2020 - 11:00 


    Confrontado com o fato de que os manifestantes também pediam a volta do AI-5, presidente afirmou que 'pedem desde 1968'

     POLÍTICA
    - O presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) saiu em defesa do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional "abertos e transparentes", um dia após participar de um ato que pedia a volta da ditadura militar e um novo AI-5, decreto que instituiu o período mais autoritário do país. Em conversa com simpatizantes na porta do Palácio da Alvorada hoje (20), com a presença de jornalistas, um dos apoiadores gritou uma frase a favor do fechamento do STF e Bolsonaro rebateu. "Sem essa conversa de fechar. Aqui não tem que fechar nada, dá licença aí. Aqui é democracia, aqui é respeito à Constituição brasileira. E aqui é minha casa, é a tua casa. Então, peço por favor que não se fale isso aqui. Supremo aberto, transparente. Congresso aberto, transparente", afirmou Bolsonaro. Ele ainda afirmou que o ato foi em homenagem ao Dia do Exército, mas não citou os movimentos favoráveis à ditadura. Segundo ele, a pauta do ato do domingo era também sobre a volta ao trabalho e a ida do povo para a rua. Bolsonaro defende o relaxamento das medidas de isolamento social contra o coronavírus. “O povo na rua, dia do Exército, volta ao trabalho. É isso”, disse. Confrontado com o fato de que os manifestantes também pediam a volta do AI-5, afirmou que "pedem desde 1968". "Todo e qualquer movimento tem infiltrados, tem gente que tem a sua liberdade de expressão. Respeitem a liberdade de expressão", afirmou.

  • Em uma semana, incidência de Covid-19 na BA quase dobra, mas taxa de letalidade segue baixa

    Foto: Reprodução | TwitterFoto: Reprodução | Twitter
    Por Juliana Rodrigues 

    20/04/2020 - 10:30 


    Dados divulgados pelo secretário de Saúde, Fábio Vilas Boas, apontam que estado tem o menor índice de mortes por 100 mil habitantes na região Nordeste

     SAÚDE
    - O coeficiente de incidência da Covid-19 na Bahia praticamente dobrou em uma semana, mas o estado segue com uma taxa de letalidade abaixo da média nacional, segundo dados divulgados hoje (20) pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas. A incidência no estado subiu de 4,5 casos por 100 mil habitantes, na última segunda (13), para 8,27/100 mil, de acordo com os dados mais recentes. O aumento no coeficiente de incidência foi de 83%, acima da média nacional: a alta no coeficiente no país foi de 10,5 para 18,31, ou 74,3%. Já a taxa de letalidade subiu de 3,1 mortes por 100 mil habitantes para 3,7/100 mil, um aumento de 19,3%. Os dados também apontam que pela segunda semana seguida, a Bahia tem o menor índice de óbitos da região Nordeste.

  • Homem morre após desaparecer na Barragem de Ceraíma em Guanambi

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsAppFoto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    20/04/2020 - 09:00 


    Buscas foram realizadas por mergulhadores em vários pontos da barragem, no entanto, até o início da noite o corpo não havia sido localizado.

     GUANAMBI
    - Um homem de 39 anos morreu após desaparecer na Barragem de Ceraíma, zona rural de Guanambi, na tarde de domingo (19). Segundo a Polícia Militar, Ailton de Lima foi visto com vida pela última vez por volta das 16h30, quando entrou na barragem para tomar banho e desapareceu. Ainda conforme a PM, um irmão do homem chegou a entrar na barragem pra tentar encontrá-lo, mas não conseguiu. Buscas foram realizadas por mergulhadores em vários pontos da barragem, no entanto, até o início da noite o corpo não havia sido localizado. As buscas foram retomadas na manhã desta segunda-feira (20). Não há informações sobre as circunstâncias do afogamento. A barragem de Ceraíma está muito próxima de sua capacidade máxima de armazenamento, o que atraiu muitos curiosos ao local nos últimos dias.

  • Infectologista lamenta casos de coronavírus entre mais pobres: 'Necessidades básicas são muito maiores do que Covid'

    Foto: Divulgação | Radio MetrópoleFoto: Divulgação | Radio Metrópole
    Por Matheus Simoni 

    20/04/2020 - 08:40 


    Infectologista explica que, diante das necessidades, os mais pobres não têm o que comer, não têm onde morar e não têm acesso à saúde

     SAÚDE
    - O médico infectologista Roberto Badaró lamentou que a população mais carente do país não tem como prioridade o combate ao coronavírus. Ele explicou que, diante das necessidades, os mais pobres não têm o que comer, não têm onde morar e não têm acesso à saúde. "Em bairros periféricos da Suécia e da Suíça, ela começou a se disseminar também. Demorou quase dois meses para chegar em fazendas e cidade isoladas. A gente está colocando uma realidade que é de país diferente, mas a distância social perversa que temos, onde os que têm muito, têm muito, e os que não têm nada, não têm nada, são de que aqui eles vivem em conglomerados. Para eles, as necessidades básicas são muito maiores do que Covid-19", comentou, em entrevista à Rádio Metrópole hoje (20). Badaró citou uma visita que fez ao Zimbabue quando colaborou com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em meio à epidemia do vírus HIV no país africano. "Nós fomos ao Zimbabue e fomos falar com o ministro. Na época, 25% de sua população estava infectada com HIV. Ele chegou para mim e mostrou uma lista com 10 problemas mais importantes. E disse: 'somente tenho 5 dólares per capta para gastar com saúde'. Na lista tinham diarreia, sarampo, morte por animais, e a AIDIS vinha no décimo lugar. Ele perguntou: 'você acha que eu tenho dinheiro para gastar com esse remédio e deixar de vacinar uma criança?'. É o que vemos", lamentou o  profissional de saúde. "Covid não é um grande problema para essa população frente às outras coisas que estão vivendo. Não cai na realidade deles a criança que está com tosse, diarreia e gripada. A forma de conscientização das pessoas, que é um problema maior em questão de subsistência, é difícil. Não há uma resposta específica, mas acho que é questão de prioridade. Covid não é uma prioridade para essas pessoas frente às outras prioridades que eles enfrentam", declarou Badaró. O infectologista ainda reforçou a necessidade de ampliar o isolamento social e garantir que as pessoas contaminadas sejam identificadas e testadas o quanto antes. "Os casos estão ocorrendo porque se contaminou muita gente. Nos EUA já atingiu mais de 750 mil casos. É um negócio enorme. Agora a gente precisa encontrar as pessoas que estão infectadas e isolá-las para poder desativar a epidemia. Você precisa tirar a progressão dela e impedir que elas adquiram as doenças. Tenho visto a esmagadora dedicação da imprensa na epidemia e anúncio das medidas possíveis", afirmou Roberto Badaró.

Nenhum comentário: