quinta-feira, 23 de abril de 2020

Covid-19: Morte suspeita por coronavírus é investigada em Vitória da Conquista

  • De acordo com Boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (23) pela Secretaria Municipal de Saúde, se mantém o número de 26 casos confirmados de Covid-19, dos quais: 20 pacientes evoluíram para cura e 1 para óbito. Dos casos confirmados que aguardam alta, 1 encontra-se internado e 4 permanecem em isolamento domiciliar.

    Até às 17h de hoje (23), foram registrados 526 casos notificados com suspeita clínica e epidemiológica de infecção pelo Novo Coronavírus. Destes, 433 foram descartados e 67 estão sendo investigados, sendo que 32 aguardam resultado laboratorial e 35 aguardam coleta de amostra.

    Uma das pessoas indicadas como caso suspeito para coronavírus faleceu hoje, 23 de abril. A Secretaria de Saúde aguarda o resultado do exame que é realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública, em Salvador.

     

     

    Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !

    WhatsApp oficial 77 98838-2781 

    Participe do nosso Grupo no WhatsApp

    Siga nosso Instagram

    Curta nossa Pagina no Facebook

    Os bairros Centro, Brasil, Recreio, Alto Maron, Urbis VI, Boa Vista, Candeias, Primavera e Lagoa das Flores, foram as localidades que registraram casos confirmados de pacientes com Covid-19.

    Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, desde o dia 20 de março, a transmissão do novo coronavírus passou a ser considerada comunitária em todo o território nacional, e, por esse motivo, definições operacionais foram discutidas com o objetivo de orientar o serviço de Vigilância na identificação e notificação dos casos de Covid-19. Essas definições são orientadas por meio do Guia de Vigilância Epidemiológica Emergência de Saúde Pública de importância Nacional pela doença da Covid-19 e na Nota Técnica COE Saúde Nº 54 de 8 de abril de 2020, da Secretaria de Saúde do Estado.

    A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de que, neste momento, a população siga as orientações de distanciamento físico e isolamento social, mantendo os cuidados de higiene, evitando aglomerações e, caso apresente sintomas da doença, entre em contato imediatamente com uma Unidade de Saúde ou com o Call Center.

    Call Center –A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza um Call Center para tirar dúvidas da população sobre a Covid-19 e atender pessoas que apresentem febre de início súbito, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou dificuldade respiratória, na ausência de outro diagnóstico específico. Além disso, crianças com menos de 2 anos de idade, considera-se também como casos de Síndrome Gripal: febre de início súbito e sintomas respiratórios (tosse, coriza e obstrução nasal), caso também não tenha outro diagnóstico específico.

    Contatos:

    Telefones fixos: (77) 3429-7451/3429-7434/3429-7436

    Celulares: (77) 98834-9988/98834-9900/98834-9977/98834-9911

  • Bahia registra 9 óbitos por Covid-19 em 24 horas

    Foto: Reprodução | AFPFoto: Reprodução | AFP
    Por Luciana Freire 

    23/04/2020 - 18:30 


    Segundo a Sesab, o estado tem 1.845 casos confirmados do novo coronavírus

     BAHIA
    - A Bahia registrou nove novas mortes por coronavírus em 24 horas, e 1.845 novos casos da doença hoje (23). Agora, são 62 óbitos e 1.789 pacientes diagnosticados com a Covid-19, de acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). No momento, 231 pacientes confirmados para Covid-19 em toda a Bahia encontram-se internados, sendo 67 em UTI. Os casos confirmados ocorreram em 108 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (61,3%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram Ilhéus (782,37), Uruçuca (682,29), Barra do Rocha (525,03), Itapebi (487,38) e Itabuna (464,30). A Sesab contabiliza 62 mortes pelo coronavírus nos seguintes municípios: Adustina (1); Água Fria (1); Araci (1); Belmonte (1); Capim Grosso (1); Feira de Santana (1); Gongogi (2); Ilhéus (3); Ipiaú (1); Itabuna (2); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (1); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5), um dos óbitos era residente no Rio de Janeiro; Salvador (34); Uruçuca (3); Utinga (1); Vitória da Conquista (1). Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 17 horas desta quinta-feira (23). O 60º óbito ocorreu ontem (22), em um hospital público de Salvador. A paciente era uma mulher de 83 anos, com histórico de demência avançada, AVC hemorrágico, hipertensão, insuficiência de comunicação, imobilidade, disfagia, tromboflebite crônica de veia cefálica e dupla incontinência. O 61º óbito foi registrado ontem, em um hospital público da capital. A paciente era uma mulher de 90 anos, com Doença de Alzheimer em fase avançada. A 62ª morte aconteceu na última segunda (20), em uma unidade de saúde do município de Uruçuca. O paciente era um homem de 35 anos, cardiopata.
  • Brasil registra 407 mortes por coronavírus nas últimas 24 horas; total chega a 3.313

    Foto: Reprodução | AFPFoto: Reprodução | AFP
    Por Juliana Rodrigues 

    23/04/2020 - 18:00 


    Quando comparado ao boletim divulgado ontem (22), o número de mortes e de casos confirmados cresceu 8,2% e 14% respectivamente

     BRASIL
    - O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (23) o mais recente balanço dos casos de coronavírus no Brasil. Os números apontam que 407 pessoas morreram da doença nas últimas 24 horas. O maior número de mortes registradas em todo o País em um único dia era 217 óbitos. Até o momento, o país registrou 3.313 mortes e 49.492 casos confirmados da covid-19. Quando comparado ao boletim divulgado ontem (22), o número de mortes e de casos confirmados cresceu 8,2% e 14% respectivamente. É importante ressaltar ainda que esses números não incluem as subnotificações, ou seja, pessoas que morreram nos últimos dias com os mesmos sintomas causados pelo novo coronavírus, mas que não tiveram a causa da morte investigada ou concluída até o momento. A curva no crescimento de óbitos e de novos pacientes acompanha uma tendência já verificada pelo Ministério da Saúde, que hoje aponta os meses de maio e junho como o pico da doença em boa parte dos Estados do País.
  • Cloroquina poderá ser usada em pacientes com Covid-19 que apresentam sintomas leves

    Foto: Reprodução | TV SudoesteFoto: Reprodução | TV Sudoeste
    Por Luciana Freire 

    23/04/2020 - 16:53 


    O parecer do Conselho Federal de Medicinafoi apresentado nesta quinta (23) ao presidente Jair Bolsonaro

     SAÚDE
    - O Conselho Federal de Medicina (CFM) autorizou o uso de cloroquina e hidroxicloroquina em pacientes com sintomas leves a partir da confirmação do diagnóstico de Covid-19. O parecer foi apresentado hoje (23) ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com a ressalva de que não há estudos científicos que comprovem a eficácia dessas drogas. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo. De acordo com o documento, a falta de estudos que comprovem a eficácia dos medicamentos faz com que não haja embasamento para a recomendação do conselho, assim, os médicos poderão optar por seu uso sem que haja sanção por "infração ética". O CFM conclui que as drogas poderão ser usadas em três estágios da doença: Em pacientes com sintomas leves desde que outras viroses tenham sido descartadas e que haja confirmação de infecção pelo coronavírus; Em pacientes com sintomas mais significativos ainda que não tenham sido internados e que não precisem de cuidados intensivos; Em pessoas cujo quadro seja grave; O conselho alerta para possíveis reações adversas causadas pela substância, como náusea, diarreia, vômito, e em situações mais graves toxicidade ocular, cardíaca, neurológica e cutânea. "Apesar de haver justificativas para a utilização desses medicamentos, como suas ações comprovadamente anti-inflamatórias e contra outros agentes infecciosos, seu baixo custo e o perfil de efeitos colaterais ser bem conhecido, não existem até o momento estudos clínicos de boa qualidade que comprovem sua eficácia em pacientes com COVID-19. Esta situação pode mudar rapidamente, porque existem dezenas de estudos sendo realizados ou em fase de planejamento e aprovação", diz o texto.
  • União reconhece estado de calamidade pública da Bahia

    Foto: Reprodução | MPFFoto: Reprodução | MPF
    Por João Brandão

    23/04/2020 - 16:30 


    Além da Bahia, a Defesa Civil indicou os riscos em São Paulo, Piauí, Amapá, Amazonas, Maranhão e Pará. Ao todo, chega a 10 as unidades da Federação com a situação decretada pelo governo federal

     BAHIA
    - O governo federal reconheceu situação de calamidade pública na Bahia e mais seis estados devido ao contágio de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, conforme publicação no Diário Oficial da União de hoje (23). Além da Bahia, a Defesa Civil indicou os riscos em São Paulo, Piauí, Amapá, Amazonas, Maranhão e Pará. Ao todo, chega a 10 as unidades da Federação com a situação decretada pelo governo federal.
  • Comerciantes fazem abaixo-assinado para pedir abertura integral do comércio de Caetité

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    23/04/2020 - 16:15 


    De acordo com decreto municipal as lojas podem abrir apenas uma de suas portas, e esta deve conter uma barreira para evitar que entrem pessoas. O objetivo é o recebimento de pagamentos, sendo vedada a venda de produtos.

     CAETITÉ
    - Por meio do Decreto de nº 031/2020, a Prefeitura Municipal de Caetité flexibilizou a abertura do comércio e feira livre, desde que observados o cumprimento de medidas de controle e prevenção a Covid-19. Conforme o documento, as lojas comerciais poderão abrir apenas uma de suas portas, e esta deve conter uma barreira para evitar que entrem pessoas. O objetivo é o recebimento de pagamentos, sendo vedada a venda de produtos. Bares, restaurantes, pizzarias, lanchonetes e similares e ainda salões de beleza continuam com as mesmas restrições (proibido o funcionamento), podendo efetuar o sistema de entrega (delivery) de produtos ou serviços. Diante do apelo dos comerciantes, que querem a liberação integral do funcionamento do comércio, o presidente da CDL, Avandir da Silva Silveira enviará na sexta-feira (24) à administração municipal um abaixo-assinado"Estamos passando um abaixo-assinado nos comércios para que com a assinatura dos comerciantes possamos fortalecer o pedido de abertura do comércio em nossa cidade", disse à reportagem do Sudoeste Bahia o presidente da CDL.
  • Ex-aliada de Bolsonaro, deputada diz que não é surpresa pedido de demissão de Moro: 'Os dois não estão bem'

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Alexandre Galvão & João Brandão

    23/04/2020 - 15:50 


    Dayane Pimentel também questionou o motivo da demissão de Valeixo. "Por qual motivo tirar Valeixo? Será que Bolsonaro não se sente mais confortável em deixar um ícone contra a corrupção? Qual é o objetivo de Bolsonaro?"

     POLÍTICA
    - Ex-aliada do presidente Jair Bolsonaro, a deputada fedaral Dayane Pimentel disse hoje (23) a reportagem da Radio Metrópole que não ficou surpresa com o pedido de demissão de Sergio Moro do Ministério da Justiça. De acordo com ela, o relacionamento dos dois não é bom. O principal motivo para a saída do ex-juiz federal do governo é a possível troca da diretoria-geral da Polícia Federal, hoje ocupada por Maurício Valeixo. "É uma relação muito quebrada entre os dois. Pra mim, não é surpresa. Estou achando que demorou Moro se posicionar. É muito sabido que os dois não estão bem. Temos amigos em comum. Dizem que a esposa do Moro externa mais essa insatisfação. Nunca ouvi da boca dos dois, não posso confirmar deles", disse. A parlamentar também questionou o motivo da demissão de Valeixo. "Por qual motivo tirar Valeixo? Será que Bolsonaro não se sente mais confortável em deixar um ícone contra a corrupção? Qual é o objetivo de Bolsonaro? É complicado. Acho que ele responde por bom entendedor, meia palavra basta", pontuou.
  • Moro pede demissão após interferência de Bolsonaro na PF; presidente tenta reverter

    Foto: Jorge William | Agência O GloboFoto: Jorge William | Agência O Globo
    Por Matheus Simoni

    23/04/2020 - 15:00 


    Após a iniciativa do ex-juiz de deixar o ministério da Justiça, Bolsonaro tenta reverter a decisão

     POLÍTICA
    - O ministro da Justiça, Sérgio Moro, pediu demissão do governo de Jair Bolsonaro após o presidente anunciar a iniciativa de trocar a diretoria-geral da Polícia Federal, hoje ocupada por Maurício Valeixo. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo. Após a iniciativa do ex-juiz de deixar o ministério, Bolsonaro tenta reverter a decisão. O motivo é o cargo de Valeixo, que é considerado homem de confiança do ex-juiz da Lava Jato. Desde o ano passado, Bolsonaro tem ameaçado trocar o comando da PF. O presidente quer ter controle sobre a atuação da polícia. De acordo com a coluna Radar, da Revista Veja, o diretor-geral da PF ainda não foi avisado oficialmente sobre a sua saída. Ele foi comunicado de que o presidente Jair Bolsonaro anunciou que ele será trocado e que aguardasse novas informações sobre como proceder. A nova ofensiva pela saída do Valeixo do posto máximo da PF coincide com o momento em que há uma aproximação do presidente com alguns políticos do centrão, alvos de investigações dentro da Polícia Federal. A Folha informa que o presidente Jair Bolsonaro tenta reverter o quadro. Os ministros Braga Netto (Casa Civil) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) foram escalados para convencer o ministro a recuar da decisão. Se Valeixo sair, Moro sairá junto, segundo aliados do ministro.
  • CHESF ganha na justiça direito de hospedar funcionários para serviços de manutenção em Caetité

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    23/04/2020 - 15:00 


    Na ação, a empresa observou que o decreto inviabilizaria a prestação do serviço público tido como essencial

     CAETITÉ
    - O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), em decisão assinada pelo desembargador Maurício Kertzman do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), autorizou a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) a hospedar funcionários para serviços de manutenção em Caetité. A determinação, publicada nesta quinta-feira (23), ocorre após a Chesf impetrar liminar para derrubar decreto do prefeito de Caetité, Aldo Gondin, que proíbe a presença de pessoas vindas de outras regiões do país hospedadas em hotéis e pousadas do município, a fim de conter o avanço do novo coronavírus no município. Na ação, a empresa observou que o decreto inviabilizaria a prestação do serviço público tido como essencial, condição que foi acatada pelo desembargador.
  • Para atenuar efeito da crise, Prefeitura de Caetité prorroga prazo para pagamento do IPTU e ISSQN

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    23/04/2020 - 13:00 


    Somente terão à prorrogação especificada os contribuintes que tiveram o atendimento presencial ao público suspenso integralmente por força dos Decretos Municipais.

     CAETITÉ
    - Como medida paliativa para enfrentamento a crise provocada pela Pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no município de Caetité, a prefeitura prorrogou o prazo para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que venceria no próximo dia 30 de abril. Com a medida, o contribuinte tem nova data limite para vencimento: em cota única com desconto de 10% ou primeira parcela, fica prorrogada em 60 dias, mediante opção do contribuinte, sem incidência de juros e multa. Aqueles que optarem, poderão pagar o tributo parcelado em até três vezes, com parcelas a serem pagas em 30 de junho, 30 de julho e 30 de agosto, respectivamente. O contribuinte que optar pela prorrogação do prazo de recolhimento deverá requerer através do endereço eletrônico tributos@caetite.ba.gov.br. Além disso, fica prorrogado até 5 de junho de 2020, sem incidência de juros e multa, o prazo para recolhimento do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) da competência de abril de 2020, bem como até 5 de julho de 2020 o prazo de recolhimento da competência de maio de 2020. Somente terão à prorrogação especificada os contribuintes que tiveram o atendimento presencial ao público suspenso integralmente por força dos Decretos Municipais. Diante disso, ficam suspensos por 60 (sessenta) dias os seguintes procedimentos – inscrição em dívida ativa de débitos municipais, ajuizamento de execuções fiscais, encaminhamento de protesto de dívidas de origem tributária e não tributária, cobrança administrativa e responsabilização de contribuintes por dívidas de origem tributária e não tributária.
  • Bahia não fará testes em massa de coronavírus, anuncia secretário

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Matheus Simoni

    23/04/2020 - 08:30 


    Orientação segue a mesma do novo ministro da Saúde, Nelson Teich, que confirmou que o país não deverá ter testes em massa em larga escala

     BAHIA
    - A Bahia não terá testes em massa para verificar a quantidade de infectados de coronavírus no estado. A informação foi confirmada pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, em mensagem a um usuário de uma rede social hoje (23). A orientação segue a mesma do novo ministro da Saúde, Nelson Teich, que confirmou que o país não deverá ter testes em massa em larga escala. Neste mês, mais de 60 municípios baianos, onde o coronavírus havia sido identificado até o dia 11 de abril, receberam testes rápidos. Por determinação do Ministério da Saúde, os 31 mil testes rápidos adquiridos pelo Governo Federal foram destinados a trabalhadores das áreas de Segurança Pública e Saúde, bem como para as pessoas que residem no mesmo domicílio dos profissionais e apresentaram quadro gripal.
  • Partidos querem manter eleição em 2020 sem destinar fundo a coronavírus

    Foto: Willian Silva | Sudoeste BahiaFoto: Willian Silva | Sudoeste Bahia
    Por Juliana Rodrigues

    23/04/2020 - 08:00 


    Segundo a Folha, dirigentes argumentam que a atual crise mundial não pode servir de pretexto para fragilizar um dos pontos fundamentais das democracias

     POLÍTICA
    - Embora tenha alterado significativamente a rotina da população, de empresas e governos, ainda não há alterações no calendário e nas regras das eleições municipais, que têm realização prevista para outubro deste ano. A maioria dos partidos e a Justiça Eleitoral defendem que, se as eleições forem adiadas (a data oficial é 4 e 25 de outubro, em primeiro e segundo turnos), que sejam por um curto período, o que evitaria o prolongamento do mandato de prefeitos e vereadores eleitos em 2016. Além disso, o fundo eleitoral, de R$ 2,035 bilhões, também permanece reservado para a campanha dos candidatos, como defendem os principais partidos, e não para o combate à pandemia do novo coronavírus. Dirigentes de partidos ouvidos pela Folha argumentam que a atual crise mundial não pode servir de pretexto para a fragilização de um dos pontos fundamentais das democracias, as eleições. Já o partido Novo e congressistas do PSL ainda aliados a Jair Bolsonaro defendem que o fundo eleitoral seja destinado ao combate à pandemia.
  • Licínio de Almeida confirma primeiro caso de Coronavírus

    Foto: Reprodução | AFPFoto: Reprodução | AFP
    23/04/2020 - 07:00 


    O paciente é um homem de aproximadamente 50 anos, o qual está internado em Vitória da Conquista

     LICÍNIO DE ALMEIDA
    - Conforme Boletim Epidemiológico Covid-19 divulgado nesta quarta-feira, 22 de abril, a Secretaria de Saúde de Licínio de Almeida confirmou o primeiro caso do novo Coronavírus (Covid-19) no município. De acordo com o site Paulo Publicidades, o paciente é um homem de aproximadamente 50 anos, o qual está internado em Vitória da Conquista e apresentou melhora no quadro clínico. No município, dos 3 casos notificados como suspeitos da doença, dois já foram descartados. No último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) não há a inclusão de Licínio de Almeida na lista dos municípios com casos confirmados.
  • Guanambiense morre vítima de Covid-19 em São Paulo

    Foto: Reprodução | Redes SociaisFoto: Reprodução | Redes Sociais
    23/04/2020 - 07:00 


    Ele foi criado na comunidade de Morro de Dentro, na zona rural do município.

     GUANAMBI
    - O guanambiense Marco Pereira, de 42 anos, morreu na manhã desta quarta-feira (22), em São Paulo, vítima da Covid-19. Ele estava internado em um hospital no Guarujá, desde a última sexta-feira (17), com quadro de insuficiência respiratória. Ele foi entubado e levado à UTI, mas não resistiu às complicações da doença após cinco dias sob cuidados médicos intensivos. Segundo informações do site O Popular, Marco era pastor e nasceu em Guanambi. Ele foi criado na comunidade de Morro de Dentro, na zona rural do município. Ainda segundo o site, Marco foi bem jovem com a família para São Paulo em busca de trabalho. Além das atividades religiosas, trabalhava no ramo da construção civil. Dias antes de adoecer, Marco postou em suas redes sociais publicações contrárias ao isolamento social e publicações em apoio ao presidente Jair Bolsonaro.
  • Prefeitura de Matina flexibiliza abertura do comércio local

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    23/04/2020 - 07:00 


    Permaneceu proibida a abertura, sob qualquer hipótese, dos estabelecimentos tipo bares, restaurantes, lanchonetes, academias, botecos, trailers e congêneres, sendo facultado o funcionamento delivery

     MATINA
    - Por meio do Decreto de nº 84, de 22 de abril de 2020, a Prefeitura Municipal de Matina determinou a abertura condicional dos estabelecimentos comerciais e o fechamento de outros como medida de prevenção e combate ao novo coronavírus - COVID-19. Conforme o documento, fica autorizada a abertura condicionada dos estabelecimentos comerciais e empresas de médio e pequeno porte, a partir do dia 22 de abril, de segunda a sexta-feira, desde que respeitados os procedimentos elaborados pela Vigilância sanitária e Epidemiológica. Somente poderão funcionar aos sábados os estabelecimentos comerciais destinados à venda de produtos farmacêuticos, gêneros alimentícios, produtos de limpeza, postos de combustíveis, oficinas mecânicas, borracharias, clínicas médicas e laboratórios de análises clínicas. Fica proibida a abertura, sob qualquer hipótese, dos estabelecimentos tipo bares, restaurantes, lanchonetes, academias, botecos, trailers e congêneres, sendo facultado o funcionamento delivery (entrega na casa dos clientes) ou “passe e pegue”, devendo atentar às medidas de prevenção e contenção, especialmente com o uso de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs. Os salões de beleza, barbearias e congêneres somente poderão funcionar por agendamento, não sendo permitida a permanência de clientes dentro do estabelecimento que não estejam em atendimento, devendo os profissionais usarem luvas e máscaras. As empresas de construção civil, agências e correspondentes bancários devem, além das normas estabelecidas neste Decreto, respeitar as determinações próprias do seu ramo já editadas pelo Executivo Municipal. Ficam suspensas as feiras-livres aos sábados, sendo permitido o funcionamento dos estabelecimentos de segunda a sexta-feira, devendo os feirantes e colaboradores utilizarem necessariamente EPIs (máscaras e luvas), e ainda disponibilizar álcool em gel para os clientes. Os veículos de transporte coletivo de qualquer natureza no âmbito do município de Matina deverão transitar com capacidade reduzida em 50%, assegurando o distanciamento mínimo entre os passageiros. Deverão os condutores dos referidos veículos disponibilizarem álcool em gel e orientarem acerca do uso de máscaras aos passageiros. O descumprimento das determinações estará sujeito a multas que variam de R$ 300,00 a R$ 1.000,00.
  • Senado aprova projeto que amplia categorias que podem receber o auxílio de R$ 600

    Foto: Waldemir Barreto | Agência SenadoFoto: Waldemir Barreto | Agência Senado
    Por Luciana Freire 

    22/04/2020 - 20:00 


    Proposta estende o auxílio a outros grupos como pais solteiros e mães adolescentes; pescadores, taxistas e artistas, entre outros

     POLÍTICA
    - O Senado aprovou hoje (22) proposta que acrescenta nominalmente categorias como beneficiárias da renda emergencial de R$ 600 para trabalhadores informais e intermitentes durante a pandemia do coronavírus. O texto prevê outros detalhes sobre a ajuda, como a extensão a mães adolescentes solteiras, e a inclusão de pais solteiros que como as mães chefes de família, receberão R$ 1,2 mil. Agora o projeto segue para a análise do presidente Jair Bolsonaro e pode ser vetado uma vez que o governo se posicionou contra essa ampliação do Benefício de Prestação Continuado (BPC). A intenção do Congresso era "aprimorar" a lei já em vigor sobre o auxílio de R$ 600 durante a pandemia. No Senado, o texto foi aprovado por unanimidade, com 80 votos. O relator Esperidião Amin (PP-SC) alterou trechos que haviam sido aprovados pela Câmara, como o critério de renda de meio salário mínimo para a concessão do BPC e o auxílio voltado para deficientes e idosos pobres. Hoje, a permissão é para esse grupo de pessoas com renda de menos de meio salário mínimo. A proposta considera como empregado informal, que tem direito ao benefício, pessoas que possuem contrato intermitente com uma renda mensal menor que um salário mínimo, de R$ 1.045. O projeto lista exemplos de profissionais que poderão ser beneficiados. Outras atividades também podem ser contempladas, desde que respeitadas as exigências. Estão na lista: pescadores profissionais e artesanais (terão direito aos R$ 600 nos meses que não receberem o seguro-defeso); agricultores; taxistas; motoristas de aplicativo; pipoqueiros ambulantes; trabalhadores das artes e da cultura, como autores e artistas, de qualquer área, setor ou linguagem artística, incluindo intérpretes e executantes, e os técnicos em espetáculos de diversões; ou ainda os artistas.

Nenhum comentário: