quinta-feira, 30 de abril de 2020

Morador de rua ganha casa de acolhimento em Itabuna


A Secretaria Municipal de Assistência Social abriu nesta quarta-feira (29), o espaço Pop Acolhimento, uma casa localizada no bairro de Fátima, que dará assistência às pessoas que se encontram em situação de rua no município. O espaço vai abrigar inicialmente 50 pessoas, oferecendo alimentação e higienização dos usuários, garantindo proteção e direitos a esta população que vive em maior vulnerabilidade social. A abertura do Pop Acolhimento, anteriormente prevista para o segundo semestre de 2020, foi antecipada em razão da pandemia do Coronavírus. Diante disso, o município intensificou a reforma do imóvel para viabilizar a abertura do espaço, protegendo as pessoas que vivem em situação de rua. Segundo a secretária Sandra Neilma, para viabilizar a abertura da casa, foi montada uma força-tarefa entre as secretarias municipais, com o apoio de diversos órgãos e de toda a sociedade civil do município. Atualmente, segundo a base cadastral da SAS, 164 pessoas vivem em situação de rua em Itabuna. Desses, 104 recebem Bolsa Família e foram beneficiados com o auxílio emergencial do Governo Federal. Sobre esse quantitativo, a secretária Sandra Neilma acrescentou que o Centro Pop (espaço localizado no bairro Jardim Grapiúna) atende, diariamente, uma média de 80 a 90 pessoas, oferecendo serviços que vão desde a higienização pessoal (banho) à alimentação. 

 

Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !

WhatsApp oficial 77 98838-2781 

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Siga nosso Instagram

Curta nossa Pagina no Facebook


  • Auxílio emergencial: 13 mi de informais terão que refazer o cadastro no aplicativo da Caixa

    Foto: Reprodução | Agência O GloboFoto: Reprodução | Agência O Globo
    Por Luciana Freire 

    29/04/2020 - 20:30 


    Ao analisar 40 milhões de cadastros realizados no sistema do banco, a Dataprev não conseguiu identificar se esses trabalhadores têm direito ao benefício

     BRASIL
    - Cerca de 13,6 milhões de trabalhadores informais terão que refazer o cadastro no aplicativo e site da Caixa Econômica Federal para receber o auxílio emergencial de R$ 600. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo. Ao analisar 40 milhões de cadastros realizados no sistema do banco, a Dataprev não conseguiu identificar se esses trabalhadores têm direito ao benefício. Outros 20,27 milhões foram considerados elegíveis e 6,97 milhões, inelegíveis. Quando o resultado é inconclusivo, o interessado pode fazer uma nova solicitação para corrigir dados informados anteriormente. Se o resultado for “benefício não aprovado”, o interessado poderá contestar o motivo da não aprovação ou realizar nova solicitação.

  • Há 'chance real' de uma segunda onda de contaminações da Covid-19, afirma Teich

    Foto: Reprodução | Agência BrasilFoto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Kamille Martinho 

    29/04/2020 - 19:30 


    Teich também disse que não sabe quando vai ser o pico da doença no país

     SAÚDE
    - O ministro da Saúde, Nelson Teich, disse hoje (29), durante sessão deliberativa do Senado, que existe uma "chance real" de haver uma segunda onda de contaminações pela Covid-19 no Brasil. Segundo ele, o ideal é que não haja uma disseminação "homogênea" do vírus nos Estados, mas sim "heterogênea", para que, dessa forma, o governo possa remanejar equipamentos para as regiões mais afetadas. Teich também foi questionado sobre qual será, de fato, o pico de contaminações da doença no Brasil. "Não sei quando vai ser o pico da doença e ninguém sabe. As datas que a gente projeta hoje são simplesmente suposições em cima de modelos, mas cada lugar vai ter uma curva", afirmou. Ele preferiu não comentar o comportamento do presidente Jair Bolsonaro diante da crise provocada pela covid-19, mas afirmou que o governo federal está "preocupado com as pessoas".

  • Mulher morre após capotar carro na BA-160, em Iuiú

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsAppFoto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    29/04/2020 - 19:30 


    Ela não utilizava cinto de segurança e foi arremessada para fora do carro.

     IUIÚ
    - Uma mulher de 39 anos morreu depois de capotar o carro que dirigia na  BA-160, próximo ao município de Iuiú, na tarde desta quarta-feira (29). A motorista estava sozinha no veículo. O acidente aconteceu por volta das 15h40. De acordo com informações da Polícia Civil, Onalia Fernanda Pereira Neves Guedes seguia sentido ao entroncamento da BR-030, quando perdeu a direção do veículo modelo Fiat Strada e capotou às margens da rodovia. Ela não utilizava cinto de segurança e foi arremessada para fora do carro e sofreu múltiplas fraturas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foi acionado, mas só pôde constatar a morte da vítima no local. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi. Não há informações sobre o sepultamento. Conforme o Folha do Vale, Fernanda havia levado uma amiga em Iuiú e retornava para a residência dos pais. Ainda segundo a publicação, o esposo de Fernanda morreu vítima de acidente de moto na BR-030, em maio de 2011, após colidir violentamente na traseira de uma charrete.

  • Ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social seguem a todo vapor em Caetité

    Foto: Divulgação | Ascom PMCFoto: Divulgação | Ascom PMC
    29/04/2020 - 19:25 


     CAETITÉ
    - Desde que a Prefeitura de Caetité se engajou nas ações de combate à pandemia do coronavírus, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) vem disponibilizando vários serviços de atendimento ao cidadão. Além das ações de apoio às barreiras sanitárias e de distribuição de cestas básicas e kit higiene, ainda presta serviços de atendimento psicossocial, orientação no auxílio emergencial e na continuidade do PAA-Leite. Desde o começo dando o suporte técnico e humano nas ações de combate ao coronavírus, a SMDS disponibilizou a todos os caetiteenses vários telefones da central Tele Social para o atendimento psicossocial, permitindo assim o atendimento remoto, sem possibilidade de aglomerações ou contato físico. Com a divulgação de benefícios sociais complementares, a SMDS intensificou os trabalhos no setor do Cadastro Único, forma disponível de informar aqueles sobre os procedimentos de solicitação do Auxílio Emergencial. A SMDS junto à Secretaria Municipal de Educação vem dando continuidade e garantindo a distribuição do leite pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A Prefeitura de Caetité não para por um segundo no trabalho de atender a todos os caetiteenses, especialmente aqueles que mais necessitam no momento de crise pelo qual o país atravessa. Caetité continua sem casos de Covid-19, pois todos juntos estamos enfrentando as dificuldades, e juntos iremos vencê-las.

  • Prefeitura de Guanambi implementa ações emergenciais na sede e zona rural

    Foto: Divulgação | Ascom PMGFoto: Divulgação | Ascom PMG
    29/04/2020 - 18:42 


     GUANAMBI
    - Ao passo que adota ações importantes no acompanhamento e prevenção do Coronavírus, a Prefeitura Municipal de Guanambi, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, continua com ações importantes com mutirões de limpeza nos bairros, vias de acesso ao Distrito de Morrinhos, Bairro Beija-flor, entre outros, além disso, a sinalização com faixas da Avenida Tiradentes, limpeza do Parque da Cidade, preparo de ruas no Bairro Sandoval Moraes e pavimentação no Bairro Nova Olinda fazem parte do cronograma de trabalho. Na zona rural, a recuperação de estradas vicinais na via que liga Guanambi a Pajeu dos Ventos, Entre Morros, Icó, Purgatório, Pau de Cangalha, Barriguda, Região do Baixio, Morro da Inácia I e ainda na região do Morro Pelado, Morro de Dentro e Barreiro. “Tenho sempre enfatizado que a prioridade são investimentos na prevenção ao Coronavírus, mas nossa equipe da Infraestrutura não parou e tem feito ações emergenciais na sede e na zona rural”, destacou o Prefeito Jairo.

  • 'Não adianta Rui Costa ficar nessa palhaçada', diz Bolsonaro sobre medidas do governador

    Foto: Marcos Corrêa | PRFoto: Marcos Corrêa | PR
    Por Juliana Rodrigues 

    29/04/2020 - 18:30 


    A Bahia chegou hoje (29) a 100 mortes por Covid-19. Já o Brasil atingiu o patamar de 5.466 óbitos pela doença.

     POLÍTICA
    - O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (29), durante entrevista coletiva, na saída do Palácio da Alvorada, que "não adianta Rui Costa ficar nessa palhaçada", ao se referir às medidas de isolamento social feitas pelo chefe do Executivo baiano no estado. Bolsonaro também citou João Doria, governador de São Paulo. Em resposta, Rui disse que não considera "que salvar vidas seja palhaçada". A Bahia chegou hoje (29) a 100 mortes por Covid-19. Já o Brasil atingiu o patamar de 5.466 óbitos pela doença. O país já acumula 78.162 casos confirmados do novo coronavírus.

  • Bahia chega a 100 óbitos por Covid-19; são 2.676 casos confirmados

    Foto: Fabiano Rocha | Agência O GloboFoto: Fabiano Rocha | Agência O Globo
    Por Luciana Freire 

    29/04/2020 - 18:15 


    Na Bahia, dos 785 leitos disponíveis do SUS exclusivos para Covid-19, 276 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 35%

     BAHIA
    - A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), divulgou hoje (29) que a Bahia registra 2.676 casos confirmados de Covid-19, o que representa 18,71% do total de casos notificados no estado e contabiliza 100 mortes pela doença. Permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, 2.012 pessoas, o que são chamados de casos ativos. Os casos confirmados ocorreram em 134 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (61,25%). Na Bahia, dos 785 leitos disponíveis do Sistema único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19, 276 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 35%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 318 leitos exclusivos para o coronavírus, 137 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 43%. A Sesab contabiliza 100 mortes pelo coronavírus nos seguintes municípios: Adustina (1); Água Fria (1); Araci (1); Belmonte (1); Camaçari (1); Capim Grosso (1); Catu (1), sendo que a paciente foi contaminada na capital baiana; Feira de Santana (1); Gongogi (2); Ilhéus (4); Ipiaú (2); Itabuna (3); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (2); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5), um dos óbitos era residente no Rio de Janeiro; Nilo Peçanha (1); Salvador (62); Uruçuca (4); Utinga (1); Vitória da Conquista (3). Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até às 17h horas desta quarta-feira (29). 98º óbito: Homem de 67 anos, com histórico de hipertensão e AVC. Admitido em hospital filantrópico de Salvador em 10 de abril, vindo a óbito no último dia 27. 99º óbito: Homem de 43 anos, com histórico de hipertensão e diabetes. Admitido em Unidade de saúde de Salvador em 23 de abril, vindo a óbito no último dia 25. 100º óbito: Mulher de 55 anos, com histórico de hipertensão e Câncer do Colo do Útero. O óbito foi registrado no último dia 23.

  • Câmara aprova suspensão de dívidas de estudantes com o Fies por 60 dias

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Luciana Freire 

    29/04/2020 - 17:30 


    Medida alcançará alunos adimplentes ou com atraso por, no máximo, 180 dias

     EDUCAÇÃO
    - O plenário da Câmara concluiu ontem (28) a votação do projeto de lei que suspende os pagamentos devidos pelos estudantes ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) durante a vigência do estado de calamidade pública decretado por causa da pandemia de Covid-19. A matéria segue para aprovação do Senado. O texto prevê a suspensão do pagamento por dois meses prorrogáveis por mais dois meses. A medida alcançará alunos adimplentes ou com atraso por, no máximo, 180 dias. Deputados de partidos da oposição tentam ampliar a proposta para todos os estudantes que têm o financiamento. O projeto não especifica se os valores suspensos deverão ser pagos logo após o fim do prazo, seja no montante total ou mensalmente, junto com as parcelas normais. O projeto de lei prevê a suspensão dos seguintes pagamentos: amortização do saldo devedor; juros incidentes sobre o financiamento; quitação das parcelas oriundas de renegociações de contratos. Na votação de ontem, deputados aprovaram a possibilidade de que os profissionais da área de saúde atuantes no enfrentamento ao novo coronavírus que foram financiados pelo Fies tenham direito à suspensão do pagamento.

  • Homem mata cavalo a pauladas em Livramento e é preso

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    29/04/2020 - 16:30 


    O animal foi morto na região da Matinha

     LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA
    - Um homem foi preso nesta terça-feira (18), em Livramento de Nossa Senhora, acusado de matar um cavalo a pauladas. De acordo com informações da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), o animal foi morto na região da Matinha, por volta das 15h30. Agentes da foram acionados, fizeram rondas pelo local e prenderam o suspeito.

  • Cada infectado transmite a Covid-19 para cerca de três pessoas no Brasil, aponta estudo

    Foto: Aluísio Moreira | SEIFoto: Aluísio Moreira | SEI
    Por Kamille Martinho 

    29/04/2020 - 16:00 


    Na Alemanha, considerada uma das nações mais bem-sucedidas no controle da doença, cada infectado transmite para cerca de uma pessoa

     SAÚDE
    - Um estudo feito pelo Imperial College de Londres, instituição britânica com foco em ciência, engenharia e medicina, aponta que o Brasil tem o maior número de reprodução de Covid-19 entre os 48 países analisados. O estudo determina que o indicador, chamado de R, mostra quantas pessoas cada infectado transmite a doença. Quanto mais alto, maior a velocidade de transmissão e o risco de uma possível sobrecarga no sistema de saúde. Nesta semana, que começou segunda (26), o R do Brasil é 2,81 - cada infectado transmite a doença para cerca de 3 pessoas. Na Alemanha, considerada uma das nações mais bem-sucedidas no controle da doença, o R é 0,8. O Brasil, ao lado dos Estados Unidos, é um dos 2 únicos países com previsão de mais de 5 mil mortes para a próxima semana, e a tendência é de crescimento nos contágios, segundo o estudo assinado por 47 pesquisadores.

  • Caetité: Rui Costa anuncia inauguração do Hospital Provisório do coronavírus

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    29/04/2020 - 15:00 


    As obras para a instalação do Hospital do Câncer de Caetité direcionadas à instalação de unidade provisória para atendimento às eventuais vítimas da Covid-19

     CAETITÉ
    - Durante o "#PapoCorreria" de terça-feira (28), o governador Rui Costa (PT) anunciou que a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) em Caetité será entregue a comunidade  em aproximadamente 15 dias. No entanto, observou o governador, o hospital será temporariamente para atendimento aos pacientes Covid-19. "O tomógrafo está a caminho de Caetité para ser instalado e a prefeitura vai estar publicando a seleção e contratação da empresa responsável por administrar o hospital. A nossa expectativa é que no máximo em torno de 10 dias ou 15 dias  a gente possa colocar em funcionamento este hospital, para tratamento de câncer da região, mas que nesse momento, temporariamente, atenderá a pacientes Covid-19", disse o governador. As obras para a instalação do Hospital do Câncer de Caetité foram, após solicitação da Prefeitura junto ao Governo do Estado da Bahia, direcionadas à instalação de unidade provisória para atendimento às eventuais vítimas da Covid-19, com 50 leitos normais e a previsão de mais 10 leitos de UTI. Veja o vídeo:

  • Bolsonaro revoga nomeação de Ramagem para direção da PF

    Foto: Marcos Oliveira | Agência SenadoFoto: Marcos Oliveira | Agência Senado
    Por Juliana Rodrigues 

    29/04/2020 - 14:34 


    O novo decreto também anula a exoneração de Ramagem como diretor-geral da Abin, com isso, ele deve voltar ao posto

     POLÍTICA
    - Em edição extra do "Diário Oficial da União" publicada hoje (29), Bolsonaro revoga o decreto que nomeou o delegado Alexandre Ramagem como diretor-geral da Polícia Federal. O novo decreto também anula a exoneração de Ramagem como diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Com isso, ele deve voltar ao posto. A nomeação de Ramagem para o posto mais alto da Polícia Federal foi publicada ontem (28), e a posse estava prevista para às 15h de hoje no Palácio do Planalto. Porém, pela manhã, o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes suspendeu a nomeação do delegado.

  • Bahia tem mais de 500 pacientes curados do coronavírus

    Foto: Reprodução | AFPFoto: Reprodução | AFP
    Por Lara Curcino 

    29/04/2020 - 12:32 


    De acordo com a Sesab, cerca de um quarto das vítimas não possuem mais a doença

     BAHIA
    - Mais de 500 pessoas já foram curadas após contraírem o novo coronavírus na Bahia. A informação foi divulgada hoje (29) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). De acordo com a pasta, em todo o território baiano 544 pacientes da Covid-19 já não possuem a doença. Ao todo, 2.646casos da Sars-CoV-2 já foram confirmados no estado, além de 97 mortes.

  • Bahia registra quatro novas mortes por coronavírus; total de casos vai a 2.646

    Foto: Reprodução | AFPFoto: Reprodução | AFP
    Por Juliana Rodrigues 

    29/04/2020 - 12:30 


    Segundo a Sesab, há 544 pacientes recuperados e 265 internados, sendo 80 em UTI

     BAHIA
    - A Bahia registrou quatro novas mortes e mais 82 casos confirmados de coronavírus, segundo boletim divulgado no final da manhã de hoje (29) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). No total, o estado tem 2.646 casos e 97 óbitos por Covid-19. Além disso, há 544 pacientes recuperados e 265 internados, sendo 80 em UTI. O 94º óbito foi de um homem de 58 anos, com histórico de doença cardiovascular, obesidade e hipertensão. Ele foi admitido em hospital de Salvador em 15 de abril, vindo a óbito no último dia 18. O 95º óbito foi de uma mulher de 86 anos, residente no município de Ipiaú. Admitida em hospital público de Itabuna em 24 de abril, ela morreu ontem (28). O 96º óbito foi de uma mulher de 90 anos, com histórico de colangite e demência avançada. Internada em um hospital filantrópico de Salvador, ela veio a óbito ontem. Já o 97º óbito foi de um homem de 67 anos, com histórico de diabetes e hipertensão. Admitido em hospital filantrópico de Salvador em 27 de março, ele morreu ontem.

  • 'Não adianta a imprensa querer botar em minha conta', diz Bolsonaro sobre mortes por coronavírus

    Foto: Reprodução | TV SudoesteFoto: Reprodução | TV Sudoeste
    Por Lara Curcino 

    29/04/2020 - 11:40 


    Presidente criticou jornalistas após veiculação de fala em que ele responde ‘e daí?’ para o número de óbitos pela Covid-19

     POLÍTICA
    - O presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) reuniu parlamentares aliados em entrevista à imprensa hoje (29) na saída do Palácio do Alvorada para reagir ao comentário feito ontem (28), quando disse "e daí?" ao número recorde de mortos pelo novo coronavírus no Brasil. Em meio a um tumulto, o presidente voltou a bater boca com repórteres. "As medidas restritivas são a cargo dos governadores e prefeitos. A imprensa tem que perguntar para o Doria porque tem mais gente perdendo a vida em São Paulo. Perguntar para ele que tomou todas as medidas restritivas que ele achava que devia tomar", disse Bolsonaro, mencionando o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). "Não adianta a imprensa querer botar na minha conta estas questões que não cabem a mim. Não adianta a Folha de S.Paulo, O Globo, que fez uma manchete mentirosa, tendenciosa", acrescentou. Bolsonaro reuniu 25 deputados dos PSL nesta quarta-feira (29) para um café da manhã. Ao sair do Alvorada, trouxe junto parte dos parlamentares e passou, com ajuda deles, a criticar as notícias que relatam sua entrevista na noite anterior, quando, questionado sobre as 5.017 mortes registradas pelo Ministério da Saúde na terça-feira (28), reagiu dizendo: "E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê? Eu sou Messias, mas não faço milagre?". Indagado pelos jornalistas se não havia dito a frase do "e daí?", Bolsonaro demonstrou impaciência. "Você não botou o complemento! Você não botou o complemento!", afirmou. Os jornalistas perguntaram qual seria o complemento. "A Globo não tem moral. Vocês não têm moral. Você é um mentiroso, a Globo é mentirosa", reagiu o presidente.
  • Nenhum comentário: