quarta-feira, 15 de abril de 2020

“Em meio à pandemia, reforma do Terminal Urbano de Conquista causa transtornos à população”, lamenta vereador Professor Cori

  • Nos últimos dias, quem passa pelo centro de Vitória da Conquista, na região do Terminal Urbano, pode ver os transtornos causados pelo  início das obras de reforma do local. Os abrigos, que antes protegiam a população, já foram removidos, deixando os usuários do transporte coletivo urbano desprotegidos durante as chuvas e sol forte.  Segundo os passageiros que continuam utilizando o transporte coletivo, além da exposição ao clima por conta da ausência dos abrigos, outro fator que tem causado diversos problemas é a mudança dos pontos de ônibus, que foram distribuídos em diversas ruas próximas ao Terminal.

     

    Para o vereador Professor Cori, o momento das obras foi equivocado. “Estamos enfrentando uma grave pandemia, que tem tirado diversas vidas em todo o mundo. Neste momento, o foco dos municípios deve ser a preservação da saúde e das vidas de seus munícipes. Quem passa pelo centro em horários de pico tem visto pessoas aglomeradas, sem saber ao certo o local certo do ponto de cada linha, tomando chuva e sol no rosto. Será que é o momento de expor a população a esses transtornos?”, indagou o vereador.

     


    Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !

    WhatsApp oficial 77 98838-2781 

    Participe do nosso Grupo no WhatsApp

    Siga nosso Instagram

    Curta nossa Pagina no Facebook


  • Transporte intermunicipal em 69 cidades baianas ficará suspenso até 3 de maio

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Juliana Almirante 

    15/04/2020 - 07:00 


    Floresta Azul, Santa Teresinha e Una passam a integrar decreto e terão transporte suspenso a partir desta quinta (16)

     BAHIA
    - O Governo do Estado publicou hoje (15), no Diário Oficial do Estado, a prorrogação da suspensão do transporte intermunicipal em 69 municípios baianos, até o dia 3 de maio. O prazo determinado para o fim da interrupção do transporte era hoje. Passaram a integrar a lista de municípios com o transporte suspenso as cidades de Floresta Azul, Santa Teresinha e Una. Nestas 3 cidades, a suspensão terá início a partir de amanhã (16). A determinação considera circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. Ainda segundo o Diário Oficial, as cidades de Candeias e Medeiros Neto estão autorizadas a retomar o transporte intermunicipal, por não terem casos confirmados de Covid-19 há 14 dias ou mais. Com isso, são 16 cidades com a circulação de transportes rodoviários e hidroviários restabelecida: Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Canarana, Candeias, Conceição do Jacuípe, Conde, Correntina, Dias d’Ávila, Entre Rios, Guanambi, Itamaraju, Jequé, Medeiros Neto, Nova Soure, Pojuca e São Domingos. Confira a lista das 69 cidades com transporte suspenso até 3 de maio: Abaíra, Adustina, Alagoinhas, Araci, Aurelino Leal, Barra, Barra do Choça, Barra do Rocha, Belmonte, Brumado, Cachoeira, Camacã, Camaçari, Campo Formoso, Canavieiras, Cansanção, Capim Grosso, Catu, Coaraci, Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Floresta Azul, Gandu, Gongogi, Ibirataia, Ibotirama, Ilhéus, Ipiaú, Itabuna, Itacaré, Itagi, Itagibá, Itajuípe, Itaparica, Itapé, Itapebi, Itapetinga, Itarantim, Itatim, Itororó, Ituberá, Jaguaquara, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Palmeiras, Piripá, Porto Seguro, Prado, Rio do Pires, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Santa Luzia, Santa Maria da Vitória, Santa Teresinha, São Félix, São Francisco do Conde, Serra do Ramalho, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Ubatã, Una, Uruçuca, Utinga, Vera Cruz e Vitória da Conquista.

  • Mandetta avisa equipe que será demitido, diz coluna

    Foto: Reprodução | Agência BrasilFoto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Juliana Almirante 

    15/04/2020 - 07:00 


    Ministro da Saúde deve ser retirado do cargo ainda nesta semana, de acordo com a coluna Painel, da Folha

     SAÚDE
    - O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, avisou a sua equipe na pasta, na noite de ontem (14), que o presidente Jair Bolsonaro já está em busca de um nome para o seu posto e que deve ser demitido nesta semana. De acordo com a coluna Painel, da Folha, Mandetta falou com integrantes da pasta em clima de despedida depois da entrevista coletiva em que participou no Palácio do Planalto. Ele avisou que combinou de esperar a escolha do substituto e permanecer no cargo até a exoneração ser oficializada. Antes da coletiva, Mandetta esteve na reunião do conselho, com Bolsonaro e os demais ministros, onde ficou em silêncio, segundo a coluna.

  • Criado Comitê de Articulação Regional para enfrentamento ao coronavírus

    Foto: Mauri Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Mauri Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Mauri Oliveira 

    14/04/2020 - 21:30 


    Objetivo de organizar ações coordenadas de monitoramento e contingência do Covid-19

     GUANAMBI
    - Diante da necessidade de conter o avanço do coronavírus, diversas representações de entidades públicas e privadas, reuniram-se hoje (14) na Policlínica Regional de Saúde em Guanambi para criar o Comitê de Articulação Regional - CAR, com objetivo de organizar ações coordenadas de monitoramento e contingência do Covid-19. Ele é formado por representantes do poder executivo, instituições educacionais públicas e privadas, órgãos de saúde, entre outros. Durante a reunião cada membro do Comitê apresentou as intervenções já desenvolvidas em suas áreas de atuação. A UNEB campus XII de Guanambi, por exemplo, já atua na fabricação de equipamentos de proteção individual para profissionais de saúde, os protetores faciais; desse modo, com a estruturação desse Comitê viabiliza uma ampla rede de enfrentamento a pandemia.
    Foto: Mauri Oliveira | Sudoeste Bahia
    Foto: Mauri Oliveira | Sudoeste Bahia
    Presidiu a reunião, o presidente do Consórcio Interfederativo de Saúde e prefeito do município de Urandi, Dr. Dorival Barbosa. O qual, afirmou “que esse comitê não sirva apenas para esse momento de combate ao coronavírus, mas sim em prol de projetos que visem o desenvolvimento regional, como uma alternativa conjunta de colaboração”. Explica. A constituição desse Comitê busca traçar metas para a complexidade do problema em caráter multidimensional, tais como: saúde, educação, infraestrutura, assistência social, segurança pública e desenvolvimento econômico. Assim, essa conexão busca desenvolver estratégias eficazes de prevenção, que garantam os direitos individuais e coletivos dos cidadãos. Estiveram presentes, o presidente do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão e prefeito do município de Matina, Júscelio Fonseca; o presidente da Associação de Municípios da Serra Geral e Bacia do São Francisco e prefeito do município de Caculé; Beto Maradona,  a Dra. Luciana Muniz, ex-prefeita do município de Sebastião Laranjeiras e diretora executiva do Consórcio de Saúde, o prefeito do município de Tanque Novo, Vanderlei Cardoso. Além dos gestores da UNEB: Campus XII – professor Domingos Trindade, Campus VI – professora Marinalva Fernandes. Em representação a UNIFG – Centro Universitário estava o professor Tarcísio Viana, a CODESP; representou-se por Lívia Alves.

  • Governo de Caetité e COE se reúnem com representantes de bancos e lotéricas e reforçam necessidade de medidas contra a Covid-19

    Foto: Divulgação | Ascom PMCFoto: Divulgação | Ascom PMC
    14/04/2020 - 19:56 


     CAETITÉ
    - Diante da constatação de ocorrência de aglomerações nas entradas das instituições bancárias e agências lotéricas de Caetité o Prefeito Municipal e o COE se reuniram com representantes destas na manhã da terça-feira (14/4) a fim de estabelecer procedimentos e adotar medidas que visem a evitar tais agrupamentos que são meios propícios para a propagação do coronavírus que assola o planeta. O Prefeito agradeceu a presença de todos e ponderou sobre o ônus de se adotar medidas restritivas, mas que estas são realmente a única providência capaz de fazer frente à pandemia. O procurador municipal Élcio Dourado ressaltou que há, inclusive, imposição do Ministério Público Federal para que os prefeitos NÃO relaxem as medidas sanitárias, a menos que haja no lugar comprovação de que as instalações médicas possam fazer frente a um surto que tal relaxamento produza, sob pena de responsabilização fiscal. A secretária de saúde Cynthia Lopes frisou que, apesar de todas as medidas de defesa sanitária adotadas, data a imensa extensão territorial do município, fica praticamente impossível controlar o acesso não detectável pelas estradas vicinais – entre outras ponderações – no sentido de que sejam adotadas todas as providências necessárias para se evitar aglomerações. Os representantes das duas modalidades de instituições então relataram as medidas que vêm adotando, dentre as quais a organização de filas, limpeza constante, uso de EPIs por funcionários, “home office”, etc. Assinalaram contudo que o grande “gargalo” tem sido as filas no exterior dos estabelecimentos, quando a própria população desobedece às marcações feitas para garantir um distanciamento seguro. Neste sentido o Procurador ponderou que agentes da Vigilância em Saúde talvez possam vir a auxiliar na manutenção da ordem, ficando o COE de deliberar uma solução que também possa contar com a ajuda do poder público – embora seja ressaltada a responsabilidade das próprias instituições em fazê-lo. Os representantes das instituições financeiras então solicitaram uma campanha de conscientização da população, pois este controle deve vir antes de tudo de cada cidadão, em não comprometer com um gesto a saúde coletiva, bem maior a ser preservado. A Secretária de Saúde ponderou que “enfrentamos um inimigo invisível, mas não será o poder público que o vencerá, mas todos juntos como os elos de uma corrente; basta que um elo se rompa para que o inimigo avance”. Mais uma vez ficou claro que a solução para os problemas passa pela conscientização de todos. Como frisou o Prefeito: “o Poder Público está fazendo sua parte, é preciso que as empresas façam a dela, mas também que cada cidadão colabore”.

  • Empresas mudam estratégia de publicidade em tempo de Covid-19

    Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
    14/04/2020 - 19:12 


     DIVERSOS
    - A pandemia fez com que as empresas mudassem a sua forma de publicitar seus negócios, para se adaptarem à situação atual. Saiba, então, como as estratégias mudaram perante o Covid-19. A publicidade é uma parte importante da ação das empresas para conseguirem chegar até seus públicos, apresentar suas estruturas e seus produtos. Ao longo dos séculos, os anúncios têm sofrido transformações para acompanhar as tendências de cada momento, mas têm mantido a sua importância para garantir o sucesso de vários negócios. O Covid-19 não veio apenas colocar em risco a vida das pessoas de todo o mundo mas também atingir, de forma severa, muitos mercados e atividades. A necessidade de frear o contágio foi, pois, responsável para que, nesse período mais crítico, as pessoas ficassem em isolamento social e muitas lojas e empresas fossem obrigadas a fechar suas portas e a fazer quarentena. Ainda que o impacto que essa travagem econômica vai ter nas economias não seja ainda previsível, as empresas continuam tentando manter sua saúde financeira, estudando as melhores estratégias de comunicação para enfrentar a crise que vivem nesse momento. Por isso, lojas físicas e online se fixam agora no uso da publicidade como uma das formas para criar estratégias de fidelização que ajudem a consolidar suas marcas e a promover a venda de produtos. Ainda assim, as estratégias que podem ser aplicadas nesse momento não podem ser as mesmas que se desenvolveram em outras épocas e precisam considerar a pandemia. Saiba como as empresas mudaram suas formas de publicidade para se adaptarem à vivência social em tempo de Coronavírus. Covid-19: a aposta das marcas na publicidade - A Kantar foi a responsável por um estudo de mercado que conclui que, perante situações de crise, as empresas que apostam em publicidade e que investem mais, têm melhores chances de desenvolvimento. No meio comercial, desaparecer do olhar dos consumidores, principalmente em momentos de crise, pode ser nocivo para a imagem da marca. Isso não só fará com que o consumidor esqueça a marca como poderá fazer com que toda a tentativa de identificação e proximidade criada pela empresa se dilua. Dessa forma, perante os acontecimentos atuais e a crise pandêmica que vivenciamos, as marcas estão apostando na publicidade, usando-a para evidenciar sua missão, seu posicionamento e seus valores. O que muda na promoção em tempo de crise? A aplicação de novas estratégias quando se realiza esse tipo de promoção é fundamental, já que, num tempo de crise, é mais importante do que nunca que a publicidade seja relevante e responsável. Uma aposta certeira na comunicação é o que irá garantir a uma empresa que manter, nos olhos do cliente, o sentido de proximidade que motiva o seu consumo, mesmo perante situações desafiantes. Assim, apresentar uma empresa com uma postura responsável, presente e relevante, pode ser fundamental para garantir a subsistência da mesma durante o período de crise e depois da sua resolução. No Brasil, o papel das marcas nesse tipo de momento tem um grande impacto na perspectiva do consumidor sobre a empresa, sendo que os brasileiros esperam, das marcas, uma postura positiva, realista e prática, que esteja em sintonia com a severidade das situações mas sem que tal resulte numa quebra com os padrões de apresentação da mesma. A aposta, na publicidade, em posturas solidárias e empáticas, incluindo as mesmas nos anúncios e nas mensagens, pode fazer toda a diferença no momento de garantir o futuro da marca. As empresas e suas campanhas perante o Covid-19: Não só no Brasil mas um pouco por todo o mundo, vamos assistindo à ação das marcas para se manterem ativas, mesmo na situação atual. As ações dessas empresas prendem-se com o cliente mas também com os seus funcionários, com os seus parceiros, com os colaboradores e com os fornecedores. Na verdade, o marketing positivo nesse tipo de situação começa mesmo quando a marca coloca a saúde e a segurança de todos os envolvidos no seu processo de produção, venda e consumo em primeiro plano. Sabendo disso, muitas marcas optaram por encerrar suas portas e por travar sua produção (ou, em alternativa, por aplicar severas medidas de segurança) antes mesmo que fosse obrigatório fazê-lo. Alguns gigantes internacionais e nacionais, como por exemplo a Apple, deram esse exemplo fechando as suas portas. No setor automobilístico, várias fábricas também encerraram no Brasil e em todo o mundo. Ações promocionais de marcas como a Oi ou a Vivo lançaram campanhas com hashtags promovendo a segurança, tal como #FiqueBemFiqueEmCasa; e marcas como a Chevrolet indicaram, até, que não era o momento para usar o carro, promovendo a mesma ideia. Assim, embora não tenham abandonado as suas formas de comunicação, as marcas sentiram necessidade de adaptá-las aos tempos. Isso poderá ser definidor do impacto futuro que o Covid-19 terá nas empresas e nas escolhas dos consumidores.

  • Coronavírus: número de mortes na Bahia sobe para 25

    Foto: Ethan Miller | AFPFoto: Ethan Miller | AFP
    Por Kamille Martinho 

    14/04/2020 - 17:30 


    O 25º óbito trata-se de uma mulher de 84 anos residente na capital baiana, com histórico de hipertensão, dislipidemia e tuberculose pleural

     BAHIA
    - A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou na tarde de hoje (14), mais um óbito pelo novo coronavírus (Covid-19). O número total de mortes no estado chegou a 25. Das 25 mortes, 13 ocorreram no município de Salvador e 12 nos municípios de Lauro de Freitas (2), Gongogi (1), Itapetinga (1), Utinga (1), Adustina (1), Araci (1), Itagibá (1), Uruçuca (1), Ilhéus (1), Belmonte (1) e Vitória da Conquista (1). O 25º óbito trata-se de uma mulher de 84 anos residente na capital baiana, com histórico de hipertensão, dislipidemia e tuberculose pleural. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas desta terça-feira. Ao todo, 191 pessoas estão recuperadas e 85 encontram-se internadas, sendo 29 em UTI.

  • AL-BA aprova criação do vale alimentação estudantil e reconhece estado de calamidade em Guanambi e mais 85 cidades baianas

    Foto: Divulgação | AlbaFoto: Divulgação | Alba
    Por Juliana Rodrigues 

    14/04/2020 - 17:00 


    A sessão no Legislativo estadual ocorreu hoje (14) por videoconferência

     BAHIA
    - A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou na tarde de hoje (14) o projeto de lei que cria o vale alimentação Estudantil, que foi enviado pelo governador Rui Costa. Serão beneficiados 800 mil estudantes, a um custo de R$ 44 milhões, em substituição à merenda escolar que deixou de ser dada com a paralisação das aulas nas redes de ensino. A matéria foi aprovada com dispensa de formalidades solicitada pelos líderes do governo, deputado Rosemberg Pinto (PT), e da oposição, deputado Sandro Régis (DEM). Além disso, a Casa aprovou o estado de calamidade em mais 86 municípios baianos. No total, 272 cidades do estado já tiveram o reconhecimento aprovado pelo Legislativo estadual. A medida garante a flexibilização do orçamento anual e das metas fiscais, neste caso, possibilitando o manejo de recursos a ações na área de saúde e educação que visem o combate à proliferação e contenção da Covid-19. Integra a lista dos Decretados Legislativos aprovados nesta tarde as cidades de Guanambi, Coração de Maria, Lençóis, Mirante, Macururé, Arataca, Varzedo, Serra Dourada, Cravolândia, Água Fria, Belmonte, Boa Vista do Tupim, Cabaceiras do Paraguaçu, Chorrochó, Cordeiros, Dario Meira, Gandu, Ibotirama, Ituberá, Marcionílio Souza, Mirangaba, Nazaré, Nova Itarana, Nova Redenção, Piraí do Norte, Planaltino, Porto Seguro, Presidente Dutra, Santo Amaro, Sapeaçu, Tanque Novo, Teofilândia, Teolândia, Ubatã, Varzea do Poço, Piatã, Acajutiba, Anguera, Araçás, Aracatu, Banzaê, Barra da Estiva, Barra do Choça, Ibiritinga, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Cairú, Camacã, Camamu, Cardeal da Silva, Correntina, Entre Rios, Ipecaetá, Ipupiara, Itagimirim, Itamari, Itaquara, Itiruçu, Itiúba, Jacaraci, Jacobina, João Dourado, Juazeiro, Juciape, Lagedo do Tabocal, Luís Eduardo Magalhães, Maetinga, Maiquinique, Maragogipe, Mata de São João, Milagres, Mucugê, Nilo Peçanha, Paripiranga, Pintadas, Santa Cruz da Vitória, São Felipe, Serra Preta, Serrolândia, Valença, Brumado, Brejões, Contendas do Sincorá e Rodelas.

  • Novo caso suspeito de Covid-19 é notificado em Caetité

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    14/04/2020 - 15:30 


    A paciente é uma mulher de 40 anos de idade, sintomática, porém sem histórico de viagem ou contato com indivíduo diagnosticado com a doença

     CAETITÉ
    - Em Boletim Epidemiológico divulgado na manhã desta terça-feira (14), a Secretaria Municipal de Saúde de Caetité informou que mais um caso suspeito de Covid-19 foi notificado. Segundo a secretária, a paciente é uma mulher de 40 anos de idade, sintomática, porém sem histórico de viagem ou contato com indivíduo diagnosticado com a doença. A paciente encontra-se em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução respiratória e de contato. O teste da paciente já foi encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA). Embora não tenha casos confirmados, a Prefeitura de Caetité reforça a necessidade da quarentena para evitar o contágio do vírus.

  • Sem casos confirmados da Covid-19, prefeito de Palmas de Monte Alto trabalha em efetivas medidas de prevenção

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsAppFoto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    Por Marcos Paulo 

    14/04/2020 - 15:10 


     PALMAS DE MONTE ALTO
    - O prefeito do município de Palmas de Monte Alto, Manoel Rubens (PSD) tem trabalhado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e demais setores da administração municipal para manter o controle da situação de Pandemia em decorrência da Covid-19, mantendo o município em situação estável. O município chegou a registrar 11 casos suspeitos, mas todos foram descartados. Em entrevista ao Jornal da Manhã da rádio 87.9 FM, nesta terça-feira (14), o prefeito ressaltou que o fato do município não ter casos confirmados não é motivo para "relaxar" nas medidas de contenção. Reforçou, inclusive, que a administração pública está atenta a todas as ações necessárias quanto a questão do isolamento social. Segundo o prefeito, foram editados quatro decretos, alinhando-os, inclusive, por meio destes, solicitando que as agências bancárias do município, dentro de 48 horas, readequem as filas de atendimento no exterior das agências, bem como nos correspondentes bancários e casas lotéricas, com demarcação 1,5m de distanciamento entre as pessoas. O prefeito citou que apesar dos casos negativos, a prevenção deve continuar efetiva para evitar que medidas drásticas sejam tomadas mais a frente, como acontece em outros municípios da região, onde casos da doença foram confirmados. Rubens declarou ainda que o acompanhamento e fiscalização a aglomerações continuam, lembrando que aqueles que trabalham, que assim o façam, mas com responsabilidades, sem a necessidade de estar nas ruas, sem que haja algo essencial a ser feito. Quanto as famílias carentes, muitas delas com trabalhadores informais que deixaram de trabalhar devido ao isolamento, o prefeito citou que já regulamentou a distribuição da merenda já adquirida pelo município e junto com a comissão do Conselho de Alimentação Escolar fará a distribuição de alimentos aos mais vulneráveis. Dentre outras informações, o prefeito citou que as medidas adotadas - como restrições a comércios não essenciais, aulas, serviços diversos, bares, restaurantes etc  tem validade até o dia 04 de maio,(podendo ser revogado), portanto, é necessário a colaboração da população, que deve ficar em casa e sair somente se necessário, para evitar a proliferação do vírus, conforme orientação do Ministério da Saúde. Ouça a entrevista na íntegra:

  • Caetité: cidadãos se aglomeram nas agências Caixa e Banco do Brasil para retirada do auxílio emergencial

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsAppFoto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    14/04/2020 - 14:30 


     CAETITÉ
    - As agências da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil em Caetité registraram longas filas nesta terça-feira (14). Os cidadãos tem se aglomerado nestes locais em busca do pagamento do auxílio emergencial, de R$ 600 a R$ 1.200, liberado pelo Governo Federal para ajudar trabalhadores autônomos, informais e microempreendedores individuais (MEIs) durante a crise do coronavírus. Os primeiros pagamentos serão direcionados aos trabalhadores já registrados no CadÚnico e que tenham conta no Banco do Brasil (BB) ou poupança na Caixa. Os demais receberão o primeiro depósito na semana que vem. Para aqueles que já estavam no CadÚnico até o dia 20 de março, mas não possuem contas no BB ou na Caixa, a liberação do pagamento será na terça-feira, 14 de abril. Mesmo os que não possuem conta bancária terão acesso a conta digital social gratuita para receber os recursos do auxílio emergencial.

  • Bahia tem 36 novos casos de coronavírus; 181 estão recuperados

    Foto: Sajjad Hussain | AFPFoto: Sajjad Hussain | AFP
    Por Juliana Almirante 

    14/04/2020 - 12:30 


    Estado continua com o número de 22 mortes divulgado ontem

     SAÚDE
    - A Bahia registrou 759 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) até as 12h de hoje (14), de acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Saúde. O balanço inclui 36 novos casos, comparado ao último comunicado, divulgado ontem (13), de 723 casos. No total, foram 4.917 casos foram descartados. O estado continua com o número de 22 mortes divulgado ontem. Entre os óbitos, 11 foram em Salvador e 11 nos municípios de Lauro de Freitas (2), Gongogi (1), Itapetinga (1), Utinga (1) e Adustina (1), Araci (1), Itagibá (1), Uruçuca (1), Ilhéus (1) e Vitória da Conquista (1). Ao todo, 181 pessoas estão recuperadas e, do total de casos confirmados, 85 encontram-se internados, sendo 29 em UTI. Os dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais. Um novo boletim com a descrição detalhada do local de ocorrência dos casos será publicado a partir das 17h de hoje .

  • Vicência Paula é a nova secretária de Educação de Palmas de Monte Alto

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Marcos Paulo 

    14/04/2020 - 11:00 


    O cargo era ocupado, até o início do mês de abril, pelo vice-prefeito Domingos Rodrigues Porto Neto

     PALMAS DE MONTE ALTO
    - Na última segunda-feira (13), foi publicada na edição do Diário Oficial do Município de Palmas de Monte Alto (DOM), pelo prefeito Manoel Rubens Vicente da Cruz (PSD), a nomeação de Vicência Paula da Conceição Gomes para o cargo de secretária municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer. O cargo era ocupado, até o início do mês de abril, pelo vice-prefeito Domingos Rodrigues Porto Neto, que afastou para se candidatar a cargo político.

  • Van que transportava passageiros de São Paulo é apreendida em barreira sanitária de Sebastião Laranjeiras

    Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
    14/04/2020 - 10:30 


     SEBASTIÃO LARANJEIRAS
    - Uma van com passageiros oriundos do estado de São Paulo, que tentou acessar a cidade de Sebastião Laranjeiras na manhã de segunda-feira (13), foi parada em uma barreira sanitária instalada no município. As vigilâncias Sanitária e de Saúde realizaram os procedimentos de combate à disseminação da Covid-19, e, apesar de não apresentarem sintomas da doença, os passageiros foram orientados a cumprirem as regras adotadas pelo município. Alguns dos passageiros desembarcariam ainda nas cidades de Palmas de Monte Alto, Pindaí e Guanambi. A polícia foi acionada e o veículo acabou sendo apreendido.

  • Justiça determina que recursos oriundos de processos em Guanambi sejam revertidos para Fundo Municipal de Saúde

    Foto: Divulgação | MP/BAFoto: Divulgação | MP/BA
    14/04/2020 - 09:00 


     GUANAMBI
    - A pedido do Ministério Público estadual, a Justiça determinou que os recursos advindos de processos em curso decorrentes da atuação finalística do MP, a exemplo de verbas de pena pecuniária alternativa à prisão, sejam revertidos ao Fundo Municipal de Saúde de Guanambi para ações de combate ao coronavírus. Os promotores de Justiça Francisco de Freitas Júnior e Elias Silva Rodrigues, autores do pedido, consideraram a recomendação do Conselho Nacional de Justiça que requer que os magistrados priorizem a destinação de penas pecuniárias decretadas durante o período de estado de emergência de saúde pública para aquisição de equipamentos de limpeza, proteção e saúde necessários à implementação das ações previstas no combate a pandemia. Além das verbas das penas pecuniárias alternativas à prisão, serão revertidos para o Fundo Municipal de Saúde de Guanambi os recursos oriundos de transações penais, suspensão condicional do processo, acordos de não persecução penal e colaboração premiada. O objetivo é fortalecer as ações de prevenção, contenção, combate e mitigação dos efeitos do coronavírus. Na decisão, o juiz Ronaldo Alves Filho estabelece que os recursos deverão ser depositados preferencialmente em conta específica aberta para essa finalidade em instituição bancária oficial, da qual será dada ampla publicidade aos órgãos de controle. Após a decisão, o MP aguarda que a Secretaria de Saúde de Guanambi envie o plano de execução das ações de combate à Covid-19, para que a Instituição se manifeste antes do efetivo encaminhamento de cerca de R$ 140 mil, que consta atualmente no sistema Siscondj referente ao pagamento de transações penais na Vara de Guanambi. 

Nenhum comentário: