quarta-feira, 1 de abril de 2020

Conquista: Herzem faz pedido de calamidade pública para a Câmara

  • O Prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, enviou projeto que será apreciado na Câmara de Vereadores da cidade em sessão nesta quarta-feira (01) para declarar calamidade pública para fins de prevenção e enfrentamento a epidemia causada pela COVID 19 e dá outras providências.

    Em várias cidades do país essa iniciativa foi aprovada.

    O projeto foi levado ao legislativo conquistense em caráter de urgência e deverá ser aprovado por unanimidade.//Do blog do Sena

    Para ver o projeto, clique aqui.

     

    Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !

    WhatsApp oficial 77 98838-2781 

    Participe do nosso Grupo no WhatsApp

    Siga nosso Instagram

    Curta nossa Pagina no Facebook

  • Coronavírus: número de casos confirmados na Bahia sobe para 217

    Foto: Rubens Fraulini | ItaipuFoto: Rubens Fraulini | Itaipu
    31/03/2020 - 18:30 


    Até o momento, 1393 casos foram descartados e houve dois óbitos, ambos de pessoas residentes em Salvador que apresentavam comorbidades associadas

     SAÚDE
    - A Bahia registrou, nas últimas 24 horas, 41 novos casos de infectados pelo novo coronavírus, causador da Covid-19. O boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), nesta terça-feira (31), indica que o estado tem o total de 217 infectados. Destes, 132 estão em Salvador. Ainda segundo a pasta, o número atualizado representa 3,7% do total de casos notificados. Até o momento, 1393 casos foram descartados e houve dois óbitos, ambos de pessoas residentes em Salvador que apresentavam comorbidades associadas, reforça a Sesab. O númerto contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas desta terça-feira (31). Ao todo, 17 pessoas estão recuperadas e 42 seguem internadas. Os dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais. Confira a lista dos municípios com casos registrados.
  • Coronavírus: prefeito de Paramirim reduz salário em 50% para ajudar nos custos da pandemia

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Gessica Silva

    31/03/2020 - 18:00 


    A cidade não registrou nenhum caso da Covid-19, até o momento

     PARAMIRIM
    - O prefeito de Paramirim, Gilberto Brito, reduziu o próprio salário e o do vice-prefeito, em 50%, como medida para poupar recursos por conta da pandemia do Coronavírus. O decreto foi publicado na segunda-feira (30). A medida vale a partir da quarta-feira (1°) e vai até quando durar a situação de emergência no município. A cidade não registrou nenhum caso da Covid-19, até o momento.
  • Seis pacientes testam negativos para coronavírus em Guanambi

    Foto: Divulgação | Ascom PMGFoto: Divulgação | Ascom PMG
    31/03/2020 - 16:00 


     GUANAMBI
    - Conforme informação divulgada na tarde desta terça-feira (31) pelo secretário municipal de Saúde do município de Guanambi, André Moitinho, mais seis casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) tiveram resultados negativos. Os pacientes foram notificados nos dias 24, 25 e 26 de março. Em Guanambi,  são 46 casos suspeitos, 28 mulheres e 18 homens, com 39 casos descartados e 7 aguardando resultados.
  • Estão abertas as inscrições para o Concurso Jovem Aprendiz Correios 2020

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    31/03/2020 - 15:00 


    Os interessados em participar do concurso Jovem Aprendiz Correios 2020 podem se inscrever de 31 de março de 2020 até 30 de abril de 2020

     BRASIL
    - A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos abriu as inscrições do processo seletivo que oferece um total de 4.462 vagas, além da formação de cadastro de reserva. Todas as oportunidades disponíveis no processo seletivo destinam-se ao Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo ou Assistente de Logística, conforme a distribuição por localidade. Os Aprendizes receberão pelos serviços prestados um salário mínimo-hora, além de vale-transporte compartilhado, vale-refeição ou alimentação compartilhado em 5% e uniforme (camiseta). Os interessados em participar do concurso Jovem Aprendiz Correios 2020 podem se inscrever de 31 de março de 2020 até 30 de abril de 2020 por meio da pagina oficial da empresa.
  • Inscrições para o Enem começam no dia 11 de maio, anuncia Inep

    Foto: Valter Campanato | Agência BrasilFoto: Valter Campanato | Agência Brasil
    Por Juliana Rodrigues

    31/03/2020 - 13:00 


    Pela primeira vez na história, exame também será aplicado de forma digital

     EDUCAÇÃO
    - O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou hoje (31) as regras do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. A novidade desta edição é que o exame terá versões impressa e digital. As inscrições para os dois tipos de prova vão acontecer entre 11 e 22 de maio. As datas de aplicação da prova impressa permanecem as mesmas: 1º e 8 de novembro. Já as provas digitais serão nos dias 11 e 18 de outubro. A aplicação de provas digitais foi anunciada pelo Ministério da Educação no ano passado. Confira o calendário completo do Enem 2020: Justificativa de ausência no Enem 2019: 6 a 17 de abril; Solicitação de isenção da taxa de inscrição: 6 a 17 de abril; Divulgação dos resultados: 24 de abril; Período de recurso: 27 de abril a 1º de maio; Inscrições: 11 a 22 de maio; Pagamento da taxa de inscrição: 11 a 28 de maio; Solicitação de atendimento especializado: 11 a 22 de maio para versão impressa. Para a versão digital, não há previsão no edital; Solicitação de tratamento pelo nome social: 25 a 29 de maio; Aplicação da versão digital : 11 e 18 de outubro; Aplicação da versão impressa : 1º e 8 de novembro. Horário: abertura dos portões às 12h; fechamento às 13h; aplicação às 13h30; término das provas do 1º dia: 19h; término das provas do 2º dia: 18h30.
  • Médica de Brumado que atendeu na UPA de Caetité testa positivo para o novo coronavírus

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    31/03/2020 - 12:46 


    A médica realizou plantão médico na UPA de Caetité do dia 20 para 21 de março e a manifestação de sintomas ocorreu no dia 23.

     CAETITÉ
    - A Prefeitura de Caetité, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Comitê de Operações Emergenciais em Saúde Pública (COE), informou que na manhã dessa terça-feira, dia 31 de março, uma médica plantonista da UPA 24h de Caetité teve resultado positivo para o novo coronavírus (Covid-19). A médica em questão realizou plantão médico na UPA de Caetité do dia 20 para 21 de março e a manifestação de sintomas ocorreu no dia 23, quando estava em Brumado. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde de Brumado, a médica atende no Caic e quando passou a sentir sintomas suspeitos da doença ficou em isolamento. Com a confirmação da infecção, a unidade foi fechada e a orientação é para que todos aqueles que tiverem contato com a profissional procurem atendimento médico imediatamente caso sintam qualquer sintoma característico do Coronavírus. Em Caetité, diante do fato, a Secretaria Municipal de Saúde está adotando as medidas emergenciais necessárias, tais como: higienização sanitária da UPA; monitoramento dos funcionários da Unidade de Pronto Atendimento; identificação e monitoramento dos pacientes atendidos pela médica, dentre outros. As pessoas que foram atendidas pela médica, bem como todas as pessoas atendidas do dia 20 para o dia 21 de março, devem permanecer em isolamento e entrar em contato com a Central de Atendimento Covid-19 imediatamente para que sejam monitoradas e recebam as informações necessárias. Os números para contato são: (77) 99213-3442, 99951-8012, 99864-0707 e 99840-1800. Reitera-se a importância do isolamento social para conter a proliferação do vírus, e a Prefeitura está adotando todas as medidas recomendadas pelas autoridades em saúde para enfrentamento da crise. Desse modo, é necessário que sejamos mais rígidos ainda com as medidas de contenção da Covid-19.
  • Consórcio Nordeste cria comitê científico para combate ao coronavírus

    Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
    Por Juliana Rodrigues

    31/03/2020 - 11:15 


    Grupo será coordenado pelo cientista Miguel Nicolelis e pelo físico e ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende

     SAÚDE
    - O Consórcio Nordeste, formado pelos governadores dos nove estados da região, oficializou ontem (30) um comitê científico formado por médicos, cientistas, físicos e pesquisadores, com o intuito de auxiliar os gestores estaduais na tomada de decisão sobre as ações de enfrentamento à pandemia do coronavírus. O Comitê Científico do Consórcio Nordeste será coordenado pelo cientista Miguel Nicolelis e pelo físico e ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. A primeira reunião online do grupo foi marcada para a manhã de hoje (31). Segundo o governo da Bahia, idealizador do comitê, além de Nicolelis e Rezende, a comissão fará reuniões periódicas com autoridades científicas brasileiras e de outros países, a exemplo da Itália, da Alemanha e da China, para discutir soluções na tentativa de frear a disseminação de casos da Covid-19. O grupo ainda emitirá boletins com todos os números da região relativos à doença e divulgará orientações baseadas nas pesquisas realizadas pelo grupo. O comitê ainda está em formação, mas já possui 13 membros, e deve permanecer ativo até o fim da pandemia.
  • Homem morre em confronto com policiais da Caesg em Barra da Estiva

    Foto: Divulgação | CIPE/SudoesteFoto: Divulgação | CIPE/Sudoeste
    31/03/2020 - 08:30 


     POLICIAL
    - Um homem morreu após confronto com policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado – Sudoeste (CIPE-Sudoeste, Antiga Caesg), na tarde de segunda-feira (30), no município de Barra da Estiva. Segundo informações repassadas pela especializada à redação do site Sudoeste Bahia, os policiais se deslocaram para verificar uma denuncia de que um indivíduo estaria fazendo plantio de maconha na zona rural, cometendo assaltos na região e também crime de natureza sexual, fato este que teria acontecido no dia anterior, contra uma adolescente. Quando os policiais se aproximaram do local indicado, foram recebidos com tiros e revidaram. Um homem foi encontrado caído no chão depois do confronto. A PM informou que o suspeito foi socorrido para o Hospital Susy Zanfretta, em Barra da Estiva, mas não resistiu aos ferimentos. Um revólver calibre 32 e duas espingardas de fabricação caseira foram apreendidas. Na localidade foram encontrados diversos pés de maconha, um saco com sementes prontas para o plantio, um saco de maconha seca pronta para consumo e uma moto Honda Bros com restrição de roubo. O material apreendido foi encaminhado à delegacia do município.
  • Máscara de pano serve contra coronavírus? Infectologista explica

    Foto: Divulgação | Radio MetrópoleFoto: Divulgação | Radio Metrópole
    Por Juliana Almirante

    31/03/2020 - 08:00 


    Na ausência de máscaras que oferecem maior proteção, barreiras podem ser usadas por quem lida com o público durante pandemia

     SAÚDE
    - O médico infectologista Roberto Badaró defendeu, entrevista à Rádio Metrópole, na manhã de hoje (31), o uso de máscaras de proteção para evitar a propagação do novo coronavírus. Ele afirmou que nesse momento, é importante, principalmente, que pessoas que lidam com o público, em serviços essenciais como supermercados, usem as barreiras para diminuir as chances de transmissão da doença. Diante do aumento da demanda e da falta de máscaras apropriadas no mercado, ele afirmou que as máscaras de pano podem ser utilizadas como uma forma de reduzir a propagação do vírus. “Nós devemos agora acentuar as medidas, implantando uso de máscara obrigatória de pessoas que andam em público. A gente pode usar criatividade do baiano. Temporariamente, podemos usar máscara de tecido, que pode ser feita com criatividade do baiano, usando criatividade do baiano. As pessoas podem lavar e reutilizar”, justifica. O infectologista alerta que a barreira não tem 100% de proteção como outras especiais, mas pode oferecer um bloqueio de 20%. “Acho que máscara tem redução significativa na propagação exponencial do vírus. É uma barreira mecânica de contato. As que podem lavar são de pano e a gente tem que usar um pano mais grosso. (...) Quem não tem cão, caça com gato, se não tem as especiais, usa a de pano porque diminui muito”, sugere.
  • Restrições contra o coronavírus serão mantidas pelos prefeitos da região até o dia 6 de abril

    Foto: Reprodução | IguanambiFoto: Reprodução | Iguanambi
    31/03/2020 - 08:00 


    Participaram também da reunião secretários de saúde, representantes do Consórcio Público de Desenvolvimento do Alto Sertão Sustentável e da Amavale

     REGIÃO
    - Em reunião realizada na manhã de segunda-feira (30), em Guanambi, os prefeitos que integram o Consórcio Público Interfederativo de Saúde (CPIS) decidiram manter as medidas de enfrentamento contra o coronavírus (covid-19), que devem ser mantidas até o dia 6 de abril. Foi observado, porém, que os comércios permanecerão fechados até a data citada, mas antes da reabertura haverá outra reunião para reavaliar a situação. O comércio nas feiras livres foram liberados, com espaçamento entre as barracas e apenas feirantes do próprio município, com manutenção das barreiras sanitárias, além de cobrar do governador Rui Costa (PT) investimento em leitos de terapia intensiva para a região. Participaram também da reunião secretários de saúde, representantes do Consórcio Público de Desenvolvimento do Alto Sertão Sustentável e da Amavale – Associação dos Municípios da Serra Geral.
  • Ministro do STF encaminha à PGR pedido de afastamento de Bolsonaro

    Foto: Nelson Jr | STFFoto: Nelson Jr | STF
    Por Matheus Simoni

    31/03/2020 - 07:00 


    Ação lista responsabilidade do presidente em falta de condução na crise do coronavírus no país

     POLÍTICA
    - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, encaminhou à Procuradoria-Geral da República (PGR) um pedido de afastamento do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido). A informação foi confirmada pelo próprio magistrado. A medida tem como base as ações de Bolsonaro na condução do país na crise do coronavírus, que já matou mais de 159 pessoas no Brasil. Na condição de relator da ação, Marco Aurélio encaminhou a notícia-crime protocolada pelo deputado federal Reginaldo Lopes, do PT-MG. Por não ter sido arquivado pelo ministro, o pedido exige que a PGR se posicione e dê um parecer sobre o afastamento, que pode chegar a 180 dias.  Procurado, o Planalto não comentou a decisão. Mais cedo, o ministro declarou ter ficado "pasmo" ao ver o presidente cumprimentando pessoas em Brasília, mesmo com a recomendação do Ministério da Saúde sobre isolamento social. No pedido feito pelo parlamentar, ele ressalta a quantidade de crimes que teriam sido cometidos por Bolsonaro. “A notícia-crime relata mais de 20 vezes em que o presidente pôs o país em risco. E ainda há novos fatos a serem incorporados”, disse Lopes sobre a peça.
  • Relacionamento Abusivo e Lei Maria da Penha: qual a relação?

    Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
    30/03/2020 - 21:16 


     ARTIGOS
    - Uma pesquisa da ONU revelou que 1 em cada 5 mulheres já viveu um relacionamento abusivo. Uma pesquisa do Instituto Avon, realizada em 2014, mostrou que 3 em cada 5 mulheres jovens já sofreram algum tipo de violência em seus relacionamentos. Em 2018, de acordo com a pesquisa Visível e invisível: a vitimização de mulheres no Brasil, encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e realizada pelo Datafolha, 42% das mulheres entre 16 e 24 anos sofreram algum tipo de violência de gênero. Ainda assim, esta espécie de relação, na qual a mulher sofre violência e abuso o tempo inteiro, é difícil de identificar e, muitas vezes, só vem à tona quando ocorre o feminicídio - que é bem comum em nossa sociedade. De acordo com o mapa da violência de 2015, cerca de 13 mulheres são assassinadas todos os dias no Brasil. No ano de 2013, dos 4.762 casos de assassinato de mulheres no Brasil, 50,3% foram praticados por familiares e, destes, 33,2% foi praticado pelo parceiro ou ex-parceiro. A Organização Mundial da Saúde considera a violência contra à mulher um problema de saúde de pública, e enseja a criação de políticas para combater esta espécie de violência. No Brasil, desde 2005, está em funcionamento a Central de Violência à Mulher, o Ligue 180, que pode ser acionado a qualquer momento e auxilia mulheres em situação de violência doméstica. Além disso, o Ministério Público do Estado de São Paulo, em 2009, criou a cartilha Namoro Legal, cujo objetivo é explicar quando um relacionamento se torna abusivoe prevenir as situações de violência doméstica. Para entender se você está vivendo em um relacionamento abusivo, é necessário observar alguns sinais, que podem ser bastante sutis, mas imprescindíveis na detecção deste tipo de relacionamento: Já sofreu ameaças? Já se afastou de amigos e familiares? Já foi xingada? Já foi perseguida? Já foi humilhada em público? Já foi agredida? É importante perceber quando essas atitudes se tornam comuns em um relacionamento, uma vez que elas podem implicar em uma situação de violência doméstica, que é crime pela Lei Maria da Penha. Inclusive,  lei pode ser aplicada entre namorados, mãe e filha, padrasto e enteada, irmão e irmã e casais homoafetivos femininos, além de valer mesmo quando as pessoas não moram mesma casa. Desse modo, a única exigência é que a vítima seja uma mulher. Portanto, mulheres em situação de relacionamento abusivo também estão protegidas pela Lei Maria da Penha. As denúncias podem ser feitas através do Disque 180 ou em delegacias da mulher. Com a denúncia, além de ser possível conseguir medidas preventivas, ela permite que o juiz decrete a prisão preventiva do agressor caso haja risco à integridade física ou psicológica da mulher.
  • Governo de Caetité discute com CDL e FIOL ações de combate ao coronavírus

    Foto: Divulgação | Ascom PMCFoto: Divulgação | Ascom PMC
    30/03/2020 - 21:00 


     CAETITÉ
    - Na manhã desta segunda-feira (30/3), o Prefeito Municipal e representantes do Comitê de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE) se reuniram com representantes da CDL local, e a seguir com representante das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), a fim de discutirem as medidas adotadas na cidade para conter o avanço da pandemia pelo coronavírus. O presidente local da CDL, Avandir Silveira, junto a outros representantes da classe, manifestaram o interesse de se tornarem solidários ao poder público a fim de encontrar soluções que possam ajudar o município a enfrentar esse momento de crise, com graves repercussões financeiras. O Prefeito frisou, na ocasião, que as medidas adotadas não visam prejudicar a economia, mas justamente para se evitar que as perdas se tornem maiores a longo prazo. Assim, quanto antes for resolvida a crise mais cedo será possível voltar à vida normal, depois. O Prefeito citou, entre as providências que irão ajudar a atravessar esse momento crítico, a liberação pelo governo federal de R$ 300 mil para o Programa de Aquisição de Alimentos, o que irá ajudar a minimizar o impacto junto ao produtor rural. A Secretária de Saúde Cynthia Lopes ponderou que, embora a cidade ainda não apresente qualquer caso positivo da doença, os próximos quinze dias são essenciais para se avaliar a situação na cidade; neste particular o Procurador Élcio Dourado lembrou a peculiaridade climática de Caetité, em que o frio favorece a sobrevivência do vírus. O Prefeito salientou que os comerciantes são importantes atores para a conscientização da população e não somente da classe. Na ocasião os membros da CDL falaram da colaboração no sentido de se coibir a prática de preços abusivos ao consumidor. Dentre as medidas acertadas na reunião está a equiparação das oficinas mecânicas e casas de autopeças à situação disciplinada para as lojas de materiais de construção, onde o funcionamento se dá de forma parcial e com medidas protetivas tanto aos trabalhadores quanto aos consumidores. A seguir o representante da Fiol, Renato Araújo Cotrim (Gerente de Engenharia do Consórcio Fiol Lote 5), comunicou a total interrupção das obras, em cumprimento ao decreto municipal. Dentre as medidas que poderão ser adotadas após o final da fase de contaminação, o Prefeito citou a suspensão de feriados e até mesmo de domingos. Novas reuniões de avaliação foram marcadas para ocorrer na manhã da próxima sexta-feira (4/4), às 9h com representantes da CDL, e às 11h com a Fiol.
  • Petrobras reduz preço do gás residencial em 10%

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Luciana Freire 

    30/03/2020 - 19:30 


    Forte queda nos preços do petróleo no mercado internacional é em decorrência da crise mundial provocada pela pandemia de coronavírus

     ECONOMIA
    - Depois de baixar os preços da gasolina e do óleo diesel em suas refinarias na semana passada, a Petrobras anunciou hoje (30) que vai reduzir em 10% seus preços para todas as categorias de produtos de gás GLP a partir de amanhã (31). A redução vale para gás residencial e de botijão, além das categorias industrial e comercial. A forte queda nos preços do petróleo no mercado internacional em decorrência da crise mundial provocada pela pandemia de coronavírus, que reduziu a demanda por combustíveis. Com mais famílias em casa por conta das medidas para conter o vírus na maioria das cidades, houve aumento na procura por gás GLP em botijão usado principalmente na cozinha. Devido ao aumento na demanda, houve registro de falta do produto em algumas regiões. O presidente do Sindigás, Sérgio Bandeira de Mello, diz que não há risco de desabastecimento e orienta que as pessoas não façam estoques de gás, evitando sua falta no mercado.
  • Bahia registra segunda morte por Covid-19

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    Por Luciana Freire

    30/03/2020 - 19:00 


    O paciente de 64 anos estava internado na UTI desde o dia 17

     BAHIA
    - Um paciente do Hospital Aliança em Salvador,  morreu na tarde de hoje (30), vítima de Covid-19, doença do novo coronavírus. O paciente, de 64 anos, estava internado na UTI desde o dia 17. A informação foi divulgada pela assessoria do hospital e confirmada pelo secretário de Saúde do estado, Fábio Vilas Boas. O secretário detalhou que o paciente era diabético e hipertenso. Até a tarde desta segunda-feira, o boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) apontava mais 20 novos casos de contaminação pelo novo coronavírus no estado. Com isso, o total de casos confirmados no estado totaliza 176.

Nenhum comentário: