quarta-feira, 8 de abril de 2020

Conquista: DASS realiza doação de 15 mil máscaras a Prefeitura

  • O Grupo Dass acaba de doar para a Secretaria Municipal de Saúde, de Vitória da Conquista, 15 mil máscaras descartáveis para utilização nas unidades de saúde, hospitais e no trabalho de combate ao coronavírus.

    Segundo a coordenadora de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Dass, Andressa Leal, no próxima semana serão doadas mais 15 mil máscaras.

    A entrega foi feita para membros da secretaria municipal de saúde da Prefeitura. 

    Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !

    WhatsApp oficial 77 98838-2781 

    Participe do nosso Grupo no WhatsApp

    Siga nosso Instagram

    Curta nossa Pagina no Facebook

  • Charles Fernandes parabeniza Caetité, Matina, Malhada, Sebastião Laranjeiras e Pindaí pelo aniversário de emancipação política

    Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
    07/04/2020 - 20:00 


     CAETITÉ
    - O deputado federal Charles Fernandes (PSD-BA) registrou o aniversário de emancipação política de cinco importantes cidades da região sudoeste da Bahia. No último domingo (5), Caetité completou 210 anos e Matina fez 31. Nesta terça-feira (7), as cidades de Malhada e Sebastião Laranjeiras fazem 57 anos, e Pindaí 58 anos. Em meio ao drama nacional da Covid-19, os municípios centraram a atenção no combate e prevenção à pandemia, e por isso não estão sendo realizadas festividades. Para Charles, são cinco importantes municípios progressistas que têm papel importante no panorama regional, cada uma com a sua vocação e formadas por um povo trabalhador e honesto. “Parabenizo os cidadãos de Caetité, Matina, Malhada, Pindaí e Sebastião Laranjeiras, somos todos povos irmãos, aqui de Brasília sigo com o meu mandato em defesa destes municípios, na certeza que todos juntos venceremos o drama atual, apegados com a força do povo destas cidades altaneiras”, parabenizou Charles.

  • Com aproximadamente 130 milhões de pessoas conectadas na internet, entretenimento online expande no Brasil

    Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
    07/04/2020 - 19:25 


     ENTRETENIMENTO
    - Apesar do Brasil ainda estar longe de ser uma das principais referências mundiais no quesito serviço de internet — está atrás de Guatemala e Irã em qualidade de sinal 4G, por exemplo —, o país conseguiu dar um passo importante nos últimos anos em termos de infraestrutura e atualmente quase 130 milhões de brasileiros conseguem acessar à web. Com aproximadamente 70% da população brasileira conectada à internet e uma alta procura interna por consumo de entretenimento online, hoje o Brasil é considerado um dos principais alvos de grandes empresas para gerar conteúdo. Além disso, modalidades online como poker e e-sports tomaram proporções gigantescas no país e impulsionam ainda mais o setor. Impacto do streaming na indústria musical: Devido ao rápido crescimento das tecnologias de comunicação na última década, a indústria da música passou por significativas mudanças, principalmente na maneira de consumo do público e também na distribuição. É consenso comum que a procura e compra por álbuns físicos está cada vez menor devido ao avanço do mercado digital. Isso acontece, em grande parte, devido à praticidade das plataformas digitais como Spotify, Deezer e Apple Music — que ganharam enorme terreno no mundo da música.
    Foto: Divulgação
    Foto: Divulgação
    De acordo com o relatório anual de 2018 da empresa estadunidense BuzzAngle, foram 534 bilhões de reproduções de músicas em plataformas digitais, 42% a mais que em 2017. Essa estatística comprova como o streaming musical avançou o nível de popularidade em tão pouco tempo. Para se ter uma ideia do tamanho dessa indústria, o Spotify sozinho tem mais de 100 milhões de assinantes ao redor do globo — é como se toda a população da Itália e da Espanha, juntas, contratassem o serviço de streaming musical. Nesse sentido, com grande mercado interno consumidor, o Brasil é um dos três países que mais consomem música por plataformas digitais no mundo, segundo uma pesquisa da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI). Além disso, mesmo com a globalização, os brasileiros são os que mais ouvem a própria música entre todos os países. “Nenhum país na América Latina tem um percentual de consumo de repertório doméstico como o nosso. Podemos nos comparar a Estados Unidos, Japão, países da Europa”, diz Eduardo Vicente, pesquisador de música popular e doutor e ciência da comunicação pela USP, em declarações ao site Folha de São Paulo. O crescimento do e-sports e do poker: A evolução tecnológica dos aparelhos eletrônicos e o avanço da internet no Brasil fizeram com que duas modalidades online se tornassem uma febre no país: o poker online e os esportes eletrônicos (e-sports). Hoje, não é exagero apontar o Brasil como um dos principais centros do poker online mundial. Somada a duas últimas edições da Copa do Mundo de Poker Online, 2018 e 2019, respectivamente, o país somou o maior número de conquistas e ficou à frente de outras grandes potências da  modalidade. Também é importante destacar que são vários os fatores que contribuem para o sucesso dos jogos de poker online no Brasil. O país conta com nove jogadores entre os 50 melhores do mundo no ranking internacional da modalidade — que é organizado pelo site especializado PocketFives (conteúdo em língua estrangeira). Além do grande número de atletas que fazem sucesso no exterior, sites de grande porte com torneios e tutoriais gratuitos como do 888 Poker Brasil e o número maior pessoas conectadas à aparelhos eletrônicos também contribuíram para que a modalidade mudasse de patamar na última década.

    Segundo dados divulgados pela Confederação Brasileira de Texas Hold'em (CBTH), nos dias atuais o Brasil conta com pouco mais de 8 milhões de jogadores— nas modalidades ao vivo e online. Para efeito de comparação, em 2013, havia 4 milhões de competidores. Ou seja, aproximadamente 4% da população brasileira joga poker, o que é bem significativo para um país de 209 milhões de habitantes. Assim como acontece no poker online, os e-sports cresceram muito de popularidades nos últimos anos. Só em 2019, no mundo todo, 453 milhões de espectadores assistiram a campeonatos de jogos eletrônicos, segundo a Newzoo, empresa especialista em realizar pesquisas no segmento de entretenimento eletrônico. No Brasil, 21 milhões de pessoas acompanharam algum torneio da modalidade no ano passado, número que representou um aumento de 20% da audiência em relação a 2018. Não por acaso, um recente relatório da Newzoo apontou o Brasil como a terceira força mundial em termos de audiência nos e-sports, só ficando atrás de grandes potências como Estados Unidos e China. Porém, segundo alguns especialistas do setor, ainda há muita burocracia e falta de infraestrutura para a realização de mais campeonatos no país. “A falta de arenas, estúdios de gravação e transmissão, bem como a falta de profissionais qualificados dificultam a realização e a produção dos campeonatos. Há oportunidades que levariam à geração de empregos e a novos profissionais especializados”, diz Márcio Canosa, diretor de e-sports da Ubisoft para a América Latina, em entrevista para o site Istoé. Ainda assim, a expectativa é de grande crescimento para os próximos anos. De acordo com uma pesquisa da PricewaterhouseCoopers Brasil (PwC), o setor de e-sports nacional deve crescer 15% (ao ano) até pelo menos 2022. Consumo de vídeos pela internet cresceu 165% nos últimos cinco anos. A Netflix é um retrato do aumento da procura por streaming de vídeo no Brasil. De acordo com um artigo postado no site Canaltech, a Netflix conta com aproximadamente 15 milhões de assinantes no Brasil. Esse número representa quase o mesmo total de assinantes da TV paga no país (17 milhões).
    Foto: Divulgação
    Foto: Divulgação
    Com perspectiva de ultrapassar o número de assinantes da TV por assinatura no país, a Netflix anunciou que irá investir R$ 350 milhões no Brasil — para produção de séries, filmes e licenciamento, todos com conteúdo nacional. Em setembro do ano passado, importantes dados foram divulgados sobre o setor no YouTube Brandcast, evento realizado em São Paulo. Um dos números mais relevantes é que 9% da população brasileira não assiste mais televisão. Além disso, 80% das pessoas que procuram por streaming de vídeo estão em busca de conteúdo novo. A queda de assinantes na TV paga levou as operadoras e os canais fechados a discutir mudanças na TV por assinatura brasileira. A conversa aconteceu na última edição da PayTV Forum e também envolveu a presença de consultores. Segundo informações do portal Na Telinha (UOL), a Netflix espera que, até 2021, o número de assinantes de sua plataforma seja maior que o de todas as operadoras de TV por assinatura do Brasil, algo que seria um marco histórico para o entretenimento online no país.

  • Medicamento usado para piolhos é capaz de matar coronavírus em 48h

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Lara Curcino 

    07/04/2020 - 17:52 


    O teste foi feito in vitro e ainda é necessário entender se a dose permitida para o corpo humano tem o mesmo efeito

     SAÚDE
    - Uma pesquisa realizada na Austrália indica que a ivermectina é capaz de matar o novo coronavírus em 48 horas. O medicamento é utilizado para outras enfermidades, como HIV, influenza, dengue e zika, e para piolho. O produto, no entanto, foi testado apenas em laboratório, in vitro, e ainda é necessário entender se a dose permitida para o corpo humano tem o mesmo efeito. O estudo foi realizado pela Universidade de Monash, em Melbourne. 

  • Bahia registra mais uma morte por coronavírus e número chega a 14

    Foto: Reprodução | AFPFoto: Reprodução | AFP
    Por João Brandão 

    07/04/2020 - 17:45 


    De acordo com a Secretaria de Saúde, o estado tem 462 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 4,99% do total de casos notificados

     BAHIA
    - A Bahia registra mais uma morte por coronavírus hoje (7) e o número chegou a 14. O 14º óbito é de uma mulher de 51 anos, residente em Salvador e com histórico de hipertensão e diabetes. Ela estava internada desde 25 de março em um hospital da rede privada da capital e veio a falecer hoje (7). De acordo com a Secretaria de Saúde, o estado tem 462 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 4,99% do total de casos notificados. Até o momento, 2.511 casos foram descartados e houve 14 óbitos, sendo dez do município de Salvador e quatro nos municípios de Lauro de Freitas (1), Itapetinga (1), Utinga (1) e Adustina (1). Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas desta terça-feira (7). Ao todo, 106 pessoas estão recuperadas e 51 encontram-se internadas, sendo 29 em UTI. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

  • Governo decide prorrogar decreto que suspende aulas nas escolas da Bahia

    Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
    Por Kamille Martinho 

    07/04/2020 - 17:20 


    As atividades estão suspensas desde o dia 19 de março

     BAHIA
    - A medida que suspende as aulas das escolas públicas e privadas da Bahia, por causa da pandemia do novo coronavírus, foi prorrogada na manhã de hoje (8). As atividades estão suspensas desde o dia 19 de março mediante um decreto com validade de 30 dias. “Vamos prorrogar o fechamento das escolas. Ainda não está no momento de nós pensarmos na abertura. Vamos acompanhar as próximas duas, três semanas pra ver como se comporta a curva de contaminação na Bahia”, afirmou o governador Rui Costa. Por enquanto, as instituições de ensino devem aguardar que o novo decreto seja publicado para saber por quanto tempo permanecerão fechadas.

  • Caetité: Justiça determina a apreensão de ônibus da Isabella Turismo em descumprimento a medidas de combate ao Covid-19

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsAppFoto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    07/04/2020 - 16:41 


    Recentemente, a empresa foi alvo de várias denúncias.

     CAETITÉ
    - Na tarde desta terça-feira (07), a Polícia Militar cumpriu decisão liminar proferida em ação cautelar manejada pelo município de Caetité contra a empresa de ônibus Isabella Turismo. De acordo com informações obtidas pelo Sudoeste Bahia, dois ônibus da referida empresa foram apreendidos, devido a descumprimento das medidas de contenção ao Covid-19. Recentemente, a Isabella Turismo foi alvo de várias denúncias. Com fotos, áudios e prints de conversas de populares denunciando que a empresa estaria fazendo o transporte de passageiros oriundos de São Paulo (área de maior número de mortes e casos confirmados da doença no Brasil) para a região de Caetité, de forma clandestina, com desembarque durante a madrugada no distrito de Pilões, zona rural de Candiba e completando as viagens com o uso de automóveis, táxis ou outros veículos, na tentativa de burlar a fiscalização da Vigilância Sanitária. Na manhã de segunda-feira (06), um motorista da referida empresa foi conduzido à delegacia territorial de Caetité após desobedecer à ordem de parada na barreira da Vigilância em Saúde na BR-030.

  • Caetité: Motorista é conduzido à delegacia após furar barreira sanitária

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    07/04/2020 - 13:30 


    Ainda segundo a nota, os ocupantes do veículo eram passageiros de um ônibus da referida empresa, que teriam embarcado em São Paulo e desembarcado no distrito de Pilões, zona rural de Candiba.

     CAETITÉ
    - Na manhã desta segunda-feira (06), o condutor de um automóvel que desobedeceu à ordem de parada na barreira da Vigilância em Saúde situada na BR-030 foi interceptado pela Polícia Militar na sede do município de Caetité. Todos os ocupantes do veículo Golf tiveram suas condições de saúde verificadas, foram orientados e advertidos sobre as medidas de quarentena obrigatória e das penalidades por seu descumprimento. De acordo com nota enviada pela assessoria de comunicação da Prefeitura de Caetité, à redação do Sudoeste Bahia, o veiculo interceptado pertence à empresa Isabela Turismo. Ainda segundo a nota, os ocupantes do veículo eram passageiros de um ônibus da referida empresa, que teriam embarcado em São Paulo e desembarcado no distrito de Pilões, zona rural de Candiba. O motorista foi encaminhado à 22ª Coorpin para adoção das medidas necessárias. Essas ações fazem parte das medidas de controle ao Covid-19.

  • Coronavírus: Bahia registra 19 casos em 24h e número no estado sobe para 456

    Foto: Reprodução | ReutersFoto: Reprodução | Reuters
    Por Matheus Simoni 

    07/04/2020 - 12:00 


    Até o momento, 2.510 casos foram descartados e houve onze óbitos por Covid-19

     BAHIA
    - A secretaria estadual de Saúde (Sesab) divulgou hoje (7) que foram registrados 19 casos nas últimas 24h de coronavírus na Bahia. Com isso, o número chegou a 456 em todo o estado. Até o momento, 2.510 casos foram descartados e houve onze óbitos por Covid-19, sendo nove notificados em Salvador, um em Utinga e outro em Itapetinga. A Sesab informou ainda que, ao todo, 106 pessoas estão recuperadas e 51 encontram-se internadas, sendo 29 em UTI.

  • Paramirim confirma o primeiro caso de coronavírus

    Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
    07/04/2020 - 11:00 


    O paciente é um homem de 59 anos que teve contato com passageiros de transporte clandestino, proveniente de São Paulo

     PARAMIRIM
    - A Prefeitura Municipal de Paramirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou na manhã desta terça-feira (07) a confirmação do primeiro caso de coronavírus (Covid-19). O paciente é um homem de 59 anos que teve contato com passageiros de transporte clandestino, proveniente de São Paulo, no dia 20 de março, com destino final a Érico Cardoso. O homem se encontra em isolamento domiciliar. A Bahia registra até o momento mais de 430 casos confirmados de Covid-19. Ao todo, 83 pessoas estão recuperadas, 46 estão internadas, sendo 26 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e 11 já morreram em decorrência da doença no estado.

  • WhatsApp limita encaminhamento de mensagens para conter fake news sobre Covid-19

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Juliana Rodrigues 

    07/04/2020 - 10:26 


    Usuários só poderão compartilhar um material encaminhado, em uma conversa de cada vez

     DIVERSOS
    - O WhatsApp decidiu reduzir o limite de encaminhamento de mensagens. Agora, os usuários só podem compartilhar um material encaminhado, em uma conversa de cada vez. A medida começa a valer a partir de hoje (7) e é uma tentativa de conter a desinformação alimentada por mensagens com notícias falsas compartilhadas por meio do aplicativo, desde o início da pandemia do novo coronavírus. O aplicativo, que tem mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo, informou que decidiu alterar a configuração de compartilhamento após observar um “aumento significante” no número de mensagens encaminhadas desde o início da crise da Covid-19. “Acreditamos que é importante frear a disseminação dessas mensagens para que o WhatsApp continue sendo um local para conversas pessoais”, afirmou a companhia, em nota. O novo limite funcionará por tempo indeterminado. O WhatsApp tem tomado medidas para conter a disseminação de fake news desde 2018, depois que boatos disseminados por meio da plataforma desencadearam uma onda de espancamentos e mortes na Índia.

  • Rui Costa sanciona pagamento de contas de água para consumidores de baixa renda

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Juliana Almirante 

    07/04/2020 - 10:15 


    Lei foi aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia e entra em em vigor hoje

     BAHIA
    - O governador Rui Costa sancionou hoje (7) a lei que autoriza o uso de recursos para pagamento das faturas residenciais de água de consumidores de baixa renda beneficiários de tarifa social. A medida é válida para consumos mensais sejam iguais ou inferiores a 25 metros cúbicos. A lei foi aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia e entra em em vigor na data de publicação. Devem ser pagas as três faturas mensais com vencimento a partir de hoje.

  • Número de cidades baianas com transporte intermunicipal suspenso chega a 62

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Juliana Almirante 

    07/04/2020 - 10:00 


    Medida começa a valer para 13 municípios amanhã (8).

     BAHIA
    - O número de cidades baianas com transporte intermunicipal suspenso chegou a 62 hoje (7), de acordo com publicação no Diário Oficial do Estado. Até então, 49 cidades haviam sido incluídas na medida de restrição ao avanço do novo coronavírus. Com o decreto de hoje, foram adicionadas à lista de interrupção do transporte mais 13 cidades: Adustina, Cachoeira, São Félix, Gandu, Ibirataia, Itarantim, Palmeiras, Piripá, Barra do Choça, Campo Formoso, Catu, Ibotirama e São Francisco do Conde. A medida começa a valer para estes municípios amanhã (8). A partir de 0h, fica suspensa a circulação e saída; e a partir das 9h, a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. A suspensão para todos os 62 municípios vai até o dia 15 de abril e pode ser prorrogada. 

  • Medicamento contra AIDS tem mais efeito que cloroquina no combate à Covid-19, diz estudo da Fiocruz

    Foto: Reprodução | Tchelo FigueredoFoto: Reprodução | Tchelo Figueredo
    Por Juliana Rodrigues 

    07/04/2020 - 09:00 


    Testes de laboratório apontam que Atazanavir foi capaz de inibir a replicação do coronavírus, mas ainda é preciso fazer novos ensaios clínicos

     SAÚDE
    - Um grupo de cientistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) publicou um estudo sobre o Atazanavir, já usado no tratamento de pacientes com HIV, e seus efeitos sobre o coronavírus. A pesquisa, publicada ontem (6) na plataforma internacional BiorXiv, constatou que o medicamento, em laboratório, teve resultados melhores que a cloroquina. Ele foi capaz de inibir a replicação viral, além de reduzir a produção de proteínas que estão ligadas ao processo inflamatório nos pulmões e, portanto, ao agravamento do quadro clínico da doença. Mesmo com o sucesso dos testes em laboratório, ainda é preciso fazer ensaios clínicos, em pessoas, para que os efeitos positivos sejam comprovados no uso prático.

  • Prefeitura de Guanambi libera abertura de lojas e prorroga até 30 de abril a suspensão de aulas

    Foto: Willian Silva  | Sudoeste BahiaFoto: Willian Silva | Sudoeste Bahia
    07/04/2020 - 09:00 


     GUANAMBI
    - Após a realização nesta segunda-feira (06) de reunião com as presenças do prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, vice-prefeito Hugo Costa, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Alvisa Prates, e comerciantes, a fim de definir pontos para flexibilizar a abertura do comércio, a Prefeitura de Guanambi cedeu a pressão dos comerciantes e publicou no mesmo dia, novo decreto autorizando a abertura do comércio varejista, com exceção de bares, restaurantes e lanchonetes, que continuam restritos apenas ao serviço de delivery. Os estabelecimentos deverão adotar as seguintes medidas: intensificação das ações de limpeza, com material sanitizante adequado; disponibilização na entrada do estabelecimento e em lugares estratégicos de fácil acesso dispensadores de álcool em gel 70% (setenta por cento);  limitação do número máximo de clientes, compatível com o tamanho do estabelecimento, evitando a aglomeração de pessoas aguardando atendimento, podendo o estabelecimento utilizar um sistema de senhas para ordenar a entrada; fornecimento de máscaras de proteção e outros Equipamentos de Proteção Individual – EPI aos seus funcionários; incentivo ao pagamento por meios eletrônicos, evitando a circulacão de dinheiro em espécie; reordenamento das filas, garantindo o distanciamento mínimo de 01 (um) metro e meio entre os consumidores; priorização do atendimento aos cidadãos que se encontram em grupo de risco definido pela Organizacão Mundial de Saúde – OMS, podendo estipular um horário para atendimento exclusivo;  divulgação de informacões sobre os métodos de prevenção ao contágio, bem como das ações que devem ser tomadas em caso de suspeita de contaminação. No decreto foi ainda prorrogado até 30 de abril a suspensão de aulas na rede pública e privada e até o dia 20 de abril  a proibição de eventos culturais, religiosos e esportivos. Ainda foi permitido o serviço de mototaxi, desde que o passageiro use capacete próprio. Confira os decretos.

  • Aplicativo para informal ganhar auxílio de R$ 600 já está disponível

    Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
    Por Juliana Rodrigues 

    07/04/2020 - 08:30 


    Cadastramento poderá ser feito mesmo que o usuário não tenha crédito no celular.

     BRASIL
    - O governo federal anunciou hoje (7) que está disponível para download o aplicativo para celulares que será usado para cadastrar informais que têm direito a receber auxílio de R$ 600. Chamado "Auxílio Emergencial", o auxílio está disponível nas lojas virtuais e pode ser baixado gratuitamente. O cadastramento poderá ser feito mesmo que o usuário não tenha crédito no celular. Além do aplicativo, ainda será possível fazer o cadastramento por meio do site auxilio.caixa.gov.br. Quem não tem condições de fazer o cadastramento pelo celular ou computador ainda poderá fazer isso em uma agência da Caixa ou uma lotérica. No entanto, os beneficiários devem dar preferência para a inscrição digital, a fim de evitar aglomerações nas agências e lotéricas.

Nenhum comentário: