quinta-feira, 16 de abril de 2020

Cidade: Alunos da Rede Municipal de Vitória da Conquista começam a receber alimentos


  • A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), começou a entregar nesta quarta-feira (15),  os kits de alimentação para os alunos da Rede Municipal de Ensino.

    A unidade escolar e o Centro Municipal de Educação Infantil Frei Graciano, ambos localizados no bairro Nossa Senhora Aparecida, foram os primeiros a receber os kits montados com gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), conforme autorizado pela Lei Federal nº 13.987/2020 e regulamentado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

    “Com o respaldo federal, a Prefeitura, por meio da Smed, deu início, hoje, à distribuição de kits contendo vários alimentos que atendem a cada uma das crianças e foram aprovados pela equipe de nutricionistas do Município e pelo Conselho Municipal de Alimentação Escolar. Com essa ação, a gente visa manter o ganho nutricional do aluno neste período de pandemia, em que as aulas estão suspensas, em cumprimento ao Decreto nº 20.190/2020. Sabemos que muitos dos alunos fazem a principal refeição do dia nas unidades de ensino. Daí a importância dessa ação”, reforçou o coordenação de Alimentação Escolar, Yuri Hatgivagiannis.

    Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !

    WhatsApp oficial 77 98838-2781 

    Participe do nosso Grupo no WhatsApp

    Siga nosso Instagram

    Curta nossa Pagina no Facebook

    Marcações no chão para delimitar a distância entre os pais que aguardavam a entrega

    A diretora da escola, Sirlene Santana explicou que todas as medidas de prevenção desde a montagem do kit até a entrega foram tomadas para garantir a segurança das famílias dos alunos e dos profissionais: “Adotamos todas as medidas preventivas necessárias para essa ação que vai ser um apoio muito grande para as famílias, pois sabemos que há crianças que se alimentam das três refeições que servíamos aqui e que sempre foi de ótima qualidade”, pontuou a diretora da escola, Sirlene Santana.

    E Atenção! Você que tem filhos matriculados na Rede Municipal de Ensino! O dia e horário de entrega dos kits das demais escolas e creches serão comunicados, previamente, pela direção de cada unidade, diretamente, aos pais ou responsáveis dos alunos. A família que tiver até dois filhos matriculados vão ter direito a um kit. Para as famílias que tenham de três a cinco filhos matriculados, serão entregues dois kits. Fonte:Secom/PMVC

  • Mandetta nega demissão de secretário: 'Sairemos juntos'

    Foto: Reprodução | Agência BrasilFoto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Matheus Simoni

    15/04/2020 - 17:15 


    'Ele continua, vamos trabalhar juntos até o momento de sairmos juntos do Ministério da Saúde', anunciou o chefe da pasta

     SAÚDE
    - O ministro da Saúde, Henrique Mandetta, anunciou que rejeitou o pedido de demissão do secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Wanderson de Oliveira, durante o início da coletiva de imprensa realizada hoje (15), em Brasília. Ele declarou que houve um ruído após o pedido apresentado pelo colega, considerado seu braço direito na pasta. O motivo foi o provável anúncio da demissão de Mandetta pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), esperado para esta semana. Ele compareceu à entrevista com Wanderson e com João Gabbardo, secretário-executivo do ministério. "Estamos aqui eu, Wanderson e Gabardo. Entramos no ministério juntos, estamos juntos e sairemos juntos. Houve um grande ruído, eu já falei que não aceito. Ele continua, vamos trabalhar juntos até o momento de sairmos juntos do Ministério da Saúde", anunciou Mandetta. Mais cedo, Wanderson enviou uma carta aos funcionários de sua área, afirmando que "a gestão de Mandetta acabou". Oliveira afirmou ainda que "só Deus para entender o que querem fazer".
  • Guanambi: Com acumulado de chuvas dos últimos dias, barragem de Ceraíma pode ‘sangrar’ a qualquer momento

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsAppFoto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    15/04/2020 - 16:00 


     GUANAMBI
    - Com temperaturas variando entre 20ºC e 27ºC, Guanambi permanece com o tempo nublado, com pancadas de chuvas a qualquer hora. Esse período nublado e as chuvas dos últimos dias – com precipitações acima dos 70 mm, resultaram, segundo o escritório de Apoio Técnico da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Guanambi, no aumento do volume de água do reservatório de Ceraíma. Conforme a nota enviada à redação do Sudoeste Bahia, na manhã desta quarta-feira (15), o reservatório “apresentava cota 514,20 m, o que equivale a 47.600.000 m³ de água armazenada, representando 93% da sua capacidade total de acumulação. Assim, como a Curva Cota-Volume utilizada pela Codevasf, e pelo sistema hidrológico nacional, para monitoramento do reservatório de Ceraíma, aponta que a mesma sangra pelo seu vertedouro na cota 515 m, com cerca de 51 milhões de metros cúbicos, ou seja, faltam cerca de 80 cm para que esse fato ocorra. Com as chuvas, continua então o afluxo de água no reservatório, que pode resultar em possível vertimento da barragem”, diz a nota. Veja o vídeo:
  • Idosa de 73 anos é a 28ª morte na Bahia por coronavírus

    Foto: Silvio Avila | AFPFoto: Silvio Avila | AFP
    Por João Brandão

    15/04/2020 - 16:00 


    Ela estava internada em um hospital filantrópico na capital baiana desde 6 de abril, e faleceu em 14 de abril

     BAHIA
    - A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou, hoje (15), mais um óbito pelo novo coronavírus (Covid-19) no estado. A 28ª morte foi de uma paciente de 73 anos, residente em Salvador, sem histórico de comorbidades. Ela estava internada em um hospital filantrópico na capital baiana desde 6 de abril, e faleceu em 14 de abril. O estado registra até agora 807 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), sendo 77 profissionais de saúde.
  • Homem natural de Riacho de Santana que esteve na cidade testa positivo para Covid-19 em Salvador

    Foto: Dado Ruvic | ReutersFoto: Dado Ruvic | Reuters
    15/04/2020 - 14:30 


     RIACHO DE SANTANA
    - Em nota publicada na manhã desta quarta-feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde de Riacho de Santana informou que um homem, natural do município, mas que atualmente reside em Salvador testou positivo para a Covid- 19. A nota informa ainda que o homem esteve no município entre os dias 01 e 06 de abril, e teria apresentado sintomas após retorno a capital do estado e nesta terça-feira (14) testou positivo para o Coronavírus. Segundo a secretaria, aqueles familiares que tiveram contato com o homem já se encontram monitorados e terão o material coletado para teste. "Tal situação só reforça a necessidade das medidas de isolamento social adotadas pela Administração Municipal, e o nosso esforço pessoal no sentido de redobrar os cuidados de higiene e limpeza", disse José Santana Flores, secretário de saúde do município de Riacho de Santana.
  • Mundo registra mais de 2 milhões de casos de coronavírus; meio milhão de pessoas foram curadas

    Foto: Reprodução | Getty ImagesFoto: Reprodução | Getty Images
    Por Lara Curcino

    15/04/2020 - 13:30 


    Os EUA são o país com mais vítimas; China tem maior número de recuperados

     MUNDO
    - Mais de dois milhões de casos de coronavírus já foram registrados em todo o mundo. De acordo com o mapa da Covid-19, da universidade Johns Hopkins, até as 11h30 de hoje (15) foram contabilizadas 2.000.984 pessoas infectadas. Em contraste com o enorme número de vítimas, pouco mais de um quarto de todos os infectados já foi curado da doença. O mapa indica que 501.206 pessoas foram recuperadas do vírus. Os Estados Unidos são o país com mais número de casos (609.696) e estão bem à frente do segundo colocado, a Espanha (177.633). Já a China, onde a propagação do vírus teve início, é a nação com maior quantidade de pessoas curadas (78.307).
  • Trabalhadores informais que nasceram entre fevereiro e abril recebem nesta quarta auxílio de R$ 600

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Lara Curcino

    15/04/2020 - 13:15 


    O dinheiro será creditado na poupança da Caixa e, caso queira retirar o valor, o cidadão precisará aguardar o fim do mês

     BRASIL
    - A Caixa Econômica Federal paga hoje (15) o auxílio emergencial de R$ 600 para trabalhadores informais nascidos em fevereiro, março e abril. O dinheiro será creditado na poupança e, caso queira retirar o valor, o cidadão precisará aguardar o fim do mês. Ao todo, 1.635.291 trabalhadores receberão o benefício na leva de hoje. Esse grupo reúne pessoas que já estavam inscritas no cadastro de benefícios sociais, o CadÚnico, até o último dia 20 de março, e não são beneficiários do Bolsa Família.
  • Braço direito de Mandetta no Ministério da Saúde pede demissão

    Foto: Reprodução | Agência BrasilFoto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Matheus Simoni

    15/04/2020 - 12:30 


    Ele vinha sendo uma das autoridades do ministério que mais participavam de entrevistas e ações da pasta sobre o enfrentamento ao coronavírus

     POLÍTICA
    - Considerado braço direito do ministro da Saúde, Henrique Mandetta, o secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Wanderson de Oliveira, pediu demissão na manhã de hoje (15). A saída de Wanderson ocorre em meio à pandemia de coronavírus e os atritos entre a gestão da pasta e o presidente Jair Bolsonaro (Sem partido). Ele vinha sendo uma das autoridades do ministério que mais participavam de entrevistas e ações da pasta sobre o enfrentamento ao vírus. A demissão foi confirmada em anúncio feito através de nota oficial do ministério. Assim como o ministro da Saúde, Wanderson é defensor do isolamento social como estratégia de contenção do vírus, medida que é criticada por Bolsonaro. Mais cedo, o secretário enviou uma carta aos funcionários de sua área, afirmando que "a gestão de Mandetta acabou". Oliveira afirmou ainda que "só Deus para entender o que querem fazer".
  • Bahia registra 27ª morte por coronavírus; total de casos chega a 807

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Juliana Rodrigues

    15/04/2020 - 12:30 


    Vítima era um homem de 52 anos, sem comorbidades, internado em um hospital de Salvador

     BAHIA
    - A Bahia registrou a 27ª morte por coronavírus e o número de casos confirmados subiu de 776 para 807, segundo dados divulgados hoje (15) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Do total, 77 são de profissionais de saúde, o que corresponde a cerca de 10% dos casos confirmados. O 27º óbito foi registrado ontem (14), em um hospital particular de Salvador. O paciente era um homem de 52 anos, sem comorbidades. Ele foi internado no dia 7 de abril e apresentava febre, tosse, desconforto respiratório e dispneia (dificuldade para respirar). Ainda segundo a Sesab, 208 pessoas estão recuperadas. Do total de casos confirmados, 90 encontram-se internados, sendo 33 em UTI. De janeiro até a manhã de hoje, 5.268 casos suspeitos foram descartados.
  • Prefeitura de Guanambi mantém obras e serviços

    Foto: Divulgação | Ascom PMGFoto: Divulgação | Ascom PMG
    15/04/2020 - 11:30 


     GUANAMBI
    - Em que pese as dificuldades e as atenções voltadas para o trabalho e prevenção do coronavírus, a prefeitura municipal de Guanambi, através da secretaria de infraestrutura continua promovendo ações na zona rural com recuperação de estradas vicinais na região do baixou e morrinhos, além de estar em fase de conclusão das obras de pavimentação de três ruas no bairro Nova Olinda atendendo demais dos moradores. "Estamos todos focados e dedicados as prioridades com coronavírus, mas também apesar das limitações de recursos mantendo os serviços básicos", destaca o prefeito Jairo Magalhães.
  • Risco de ataque cardíaco fatal interrompe estudo sobre uso de cloroquina para tratar Covid-19

    Foto: Craig Lassig | ReutersFoto: Craig Lassig | Reuters
    Por Juliana Almirante

    15/04/2020 - 11:30 


    Trabalho foi feito com 81 pacientes internados em Manaus por pesquisadores da equipe “CloroCovid-19”

     SAÚDE
    - Um estudo brasileiro foi interrompido após pacientes com coronavírus que tomaram uma dose elevada de cloroquina apresentarem como efeito colateral a arritmia, aumentando o risco de sofrer um ataque fatal do coração. Os resultados foram tema de um artigo no jornal americano The New York Times. De acordo com o jornal O Globo, o estudo foi feito com 81 pacientes internados em Manaus por pesquisadores da equipe “CloroCovid-19”, formada por cientistas de 21 instituições e liderado pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, do governo do estado do Amazonas. O estudo ressalta que “num grupo maior de pacientes, descobriram que a alta dosagem de cloroquina por dez dias levantou bandeiras vermelhas sobre a sua toxicidade”. Os pesquisadores também não encontraram evidências significativas de que a alta dosagem da cloroquina reduziu significativamente a replicação do coronavírus.
  • Governo do Estado prorroga até 3 de maio a suspensão das aulas na Bahia

    Foto: Divulgação | GOVBAFoto: Divulgação | GOVBA
    Por Juliana Rodrigues

    15/04/2020 - 09:30 


    A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado, que altera o Decreto n° 19.586,

     BAHIA
    - O Governo do Estado anunciou na manhã desta quarta-feira (15) a prorrogação da suspensão das aulas em toda Bahia até o dia 3 de maio. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado, que altera o Decreto n° 19.586, criado para conter a disseminação do novo coronavírus no Estado. Além da suspensão das aulas, a medida engloba a suspensão de eventos e atividades coma presença de público superior a 50 pessoas e a abertura e funcionamento de zoológicos, museus e teatros, além da proibição da realização de jogos de futebol profissionais e amadores.
  • Coronavírus gera inflamação no coração e pode provocar infarto

    Foto: Marcello Casal jr | Agência BrasilFoto: Marcello Casal jr | Agência Brasil
    Por Lara Curcino

    15/04/2020 - 09:25 


    Estudos mostram que há dano no miocárdio em 7,2% dos pacientes internados em UTI com pneumonia por Covid-19

     SAÚDE
    - Pessoas com insuficiência cardíaca, miocardites, entre outros problemas do coração, estão entre o grupo de risco para o coronavírus. A maioria dos casos confirmados da Covid-19 e de mortes pela doença ocorre em pessoas com essas comorbidades, além de hipertensão, diabetes, entre outros. Alguns estudos, porém, já indicam que pessoas que não possuem essas características podem desenvolver ao enfrentar o coronavírus. De acordo com a Folha, relatos apontam que a Covid-19 pode causar danos ao coração e provocar complicações como infartos, miocardites, insuficiência cardíaca, isquemia e tromboses. A cardiologista Ludhmila Hajjar, médica e professora do Instituto do Coração, em São Paulo (SP), afirma que o coronavírus pode ocasionar inflamação no órgão e que o dano mais comum a pessoas que contraíram a doença ocorre no músculo cardíaco e nos vasos sanguíneos, como resultado da inflamação provocada pela Covid-19. Ainda segundo a Folha, estudos mostram que há dano no miocárdio em 7,2% dos pacientes internados em UTI com pneumonia por Covid-19, choque em 8,7%, arritmia em 16,7% e insuficiência cardíaca em 23%.
  • Mãe é suspeita de tentar matar filho com palito de espetinho logo após o parto, em Bom Jesus da Lapa

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    15/04/2020 - 09:00 


    Ela ainda tentou asfixiá-lo com uma sacola cheia de lixo

     BOM JESUS DA LAPA
    - Uma mulher é suspeita de tentar matar o filho logo após o parto, em Bom Jesus da Lapa. A vítima nasceu em casa, no dia 01 de abril. De acordo com informações obtidas pelo Sudoeste Bahia, a mãe escondeu a gravidez durante os nove meses. Após realizar o parto, sozinha em casa, ela teria usado um palito de espetinho para perfurar a criança e como o bebê resistiu ela ainda tentou asfixiá-lo com uma sacola cheia de lixo, momento em que seu marido chegou ao imóvel e resgatou a criança. O recém-nascido apresentava ferimentos graves, foi socorrido e encaminhado ao Hospital Regional do Oeste, na cidade de Barreiras, onde permanece internado. Segundo a 24ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil (24ª Coorpin), a mulher alega que não sabia que estava grávida. Um inquérito foi aberto e a jovem deverá ser indiciada pela tentativa de infanticídio. O SB não conseguiu localizar a defesa da acusada.
  • Transporte intermunicipal em 69 cidades baianas ficará suspenso até 3 de maio

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Juliana Almirante

    15/04/2020 - 07:00 


    Floresta Azul, Santa Teresinha e Una passam a integrar decreto e terão transporte suspenso a partir desta quinta (16)

     BAHIA
    - O Governo do Estado publicou hoje (15), no Diário Oficial do Estado, a prorrogação da suspensão do transporte intermunicipal em 69 municípios baianos, até o dia 3 de maio. O prazo determinado para o fim da interrupção do transporte era hoje. Passaram a integrar a lista de municípios com o transporte suspenso as cidades de Floresta Azul, Santa Teresinha e Una. Nestas 3 cidades, a suspensão terá início a partir de amanhã (16). A determinação considera circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. Ainda segundo o Diário Oficial, as cidades de Candeias e Medeiros Neto estão autorizadas a retomar o transporte intermunicipal, por não terem casos confirmados de Covid-19 há 14 dias ou mais. Com isso, são 16 cidades com a circulação de transportes rodoviários e hidroviários restabelecida: Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Canarana, Candeias, Conceição do Jacuípe, Conde, Correntina, Dias d’Ávila, Entre Rios, Guanambi, Itamaraju, Jequé, Medeiros Neto, Nova Soure, Pojuca e São Domingos. Confira a lista das 69 cidades com transporte suspenso até 3 de maio: Abaíra, Adustina, Alagoinhas, Araci, Aurelino Leal, Barra, Barra do Choça, Barra do Rocha, Belmonte, Brumado, Cachoeira, Camacã, Camaçari, Campo Formoso, Canavieiras, Cansanção, Capim Grosso, Catu, Coaraci, Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Floresta Azul, Gandu, Gongogi, Ibirataia, Ibotirama, Ilhéus, Ipiaú, Itabuna, Itacaré, Itagi, Itagibá, Itajuípe, Itaparica, Itapé, Itapebi, Itapetinga, Itarantim, Itatim, Itororó, Ituberá, Jaguaquara, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Palmeiras, Piripá, Porto Seguro, Prado, Rio do Pires, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Santa Luzia, Santa Maria da Vitória, Santa Teresinha, São Félix, São Francisco do Conde, Serra do Ramalho, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Ubatã, Una, Uruçuca, Utinga, Vera Cruz e Vitória da Conquista.
  • Mandetta avisa equipe que será demitido, diz coluna

    Foto: Reprodução | Agência BrasilFoto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Juliana Almirante

    15/04/2020 - 07:00 


    Ministro da Saúde deve ser retirado do cargo ainda nesta semana, de acordo com a coluna Painel, da Folha

     SAÚDE
    - O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, avisou a sua equipe na pasta, na noite de ontem (14), que o presidente Jair Bolsonaro já está em busca de um nome para o seu posto e que deve ser demitido nesta semana. De acordo com a coluna Painel, da Folha, Mandetta falou com integrantes da pasta em clima de despedida depois da entrevista coletiva em que participou no Palácio do Planalto. Ele avisou que combinou de esperar a escolha do substituto e permanecer no cargo até a exoneração ser oficializada. Antes da coletiva, Mandetta esteve na reunião do conselho, com Bolsonaro e os demais ministros, onde ficou em silêncio, segundo a coluna.

Nenhum comentário: