quinta-feira, 16 de abril de 2020

Ciclista morre após ser atropelado por caminhão no centro de Guanambi

  • Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    16/04/2020 - 11:00 


    O condutor do caminhão ainda não foi identificado.

     GUANAMBI
    - Um ciclista cuja identificação ainda não foi divulgada morreu depois de ser atropelado por um caminhão na Rua Rui Barbosa, no centro de Guanambi, na manhã desta quinta-feira (16). Câmeras de videomonitoramento de um imóvel da via registraram o momento em que o senhor trafegava a bordo de uma bicicleta e foi atingido pelo caminhão. De acordo com informações obtidas pelo Sudoeste Bahia, a Polícia Militar foi chamada, mas quando chegou o motorista já tinha fugido sem prestar socorro. Equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) prestou os primeiros socorros a vítima que não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do Hospital Geral de Guanambi (HGG). O corpo foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica ao Instituto Médico Legal. O condutor do caminhão ainda não foi identificado. O caso foi registrado na Delegacia Sede da 22ª Coorpin e será investigado. Veja o vídeo:
  • Dupla é presa acusada de tráfico de drogas em Caculé

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsAppFoto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    16/04/2020 - 07:30 


    A dupla portava substância análoga a maconha, balança de precisão, e embalagens para comercialização dos entorpecentes.

     CACULÉ
    - Durante ação realizada na tarde desta quarta-feira (15), em Caculé, policiais militares da 94ª CIPM, em operação conjunta com a Cipe Sudoeste, prenderam dois jovens acusados de tráfico de drogas. De acordo com informações obtidas pelo Sudoeste Bahia, durante a abordagem, a dupla portava substância análoga a maconha, balança de precisão, e embalagens para comercialização dos entorpecentes. Todo o material foi apreendido e, juntamente com os suspeitos, encaminhado à delegacia local para adoção dos procedimentos necessários.
  • Bahia registra quase 80 novos casos de coronavírus nas últimas 24h

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Matheus Simoni

    15/04/2020 - 21:30 


    Número de óbitos nesta quarta-feira chegou a 28 após a morte de uma paciente de 73 anos

     BAHIA
    - A Bahia registrou nas últimas 24h quase 80 novos casos de coronavírus em todo o estado, segundo dados do boletim da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) divulgado hoje (15). O número de óbitos nesta quarta-feira chegou a 28 após a morte de uma paciente de 73 anos, residente em Salvador, sem histórico de comorbidades. Segundo a Sesab, os casos saltaram de 807 casos para 884 de ontem para hoje. Dos 28 óbitos, 15 foram em Salvador e 13 nos municípios de Lauro de Freitas (2), Gongogi (1), Itapetinga (1), Utinga (1), Adustina (1), Araci (1), Itagibá (1), Uruçuca (1), Ilhéus (1), Belmonte (1), Vitória da Conquista (1) e Itapé (1). Um caso confirmado que anteriormente havia sido notificado como Bom Jesus da Lapa tem como registro do provável local de infecção a cidade de Salvador. Um dos óbitos que estava sendo registrado em Ilhéus é de uma paciente residente em Itapé. De acordo com a Sesab, ao todo, 218 pessoas estão recuperadas e 99 encontram-se internadas, sendo 38 em UTI. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais. A pasta informou que os casos confirmados estão distribuídos em 83 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (58,71%). Quanto ao sexo dos casos confirmados, 494 (55,88%) foram do sexo feminino. A mediana de idade foi 42 anos, variando de 4 dias a 96 anos. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 28,28% do total. O coeficiente de incidência por 1.000.000 habitantes também foi maior nesta faixa etária (108,97/ 1.000.000 habitantes), indicando que o risco de adoecer passou a ser maior entre os adultos jovens, seguida da faixa de 50 a 59 anos (101,83/ 1.000.000 habitantes).
  • Mandetta nega demissão de secretário: 'Sairemos juntos'

    Foto: Reprodução | Agência BrasilFoto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Matheus Simoni

    15/04/2020 - 17:15 


    'Ele continua, vamos trabalhar juntos até o momento de sairmos juntos do Ministério da Saúde', anunciou o chefe da pasta

     SAÚDE
    - O ministro da Saúde, Henrique Mandetta, anunciou que rejeitou o pedido de demissão do secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Wanderson de Oliveira, durante o início da coletiva de imprensa realizada hoje (15), em Brasília. Ele declarou que houve um ruído após o pedido apresentado pelo colega, considerado seu braço direito na pasta. O motivo foi o provável anúncio da demissão de Mandetta pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), esperado para esta semana. Ele compareceu à entrevista com Wanderson e com João Gabbardo, secretário-executivo do ministério. "Estamos aqui eu, Wanderson e Gabardo. Entramos no ministério juntos, estamos juntos e sairemos juntos. Houve um grande ruído, eu já falei que não aceito. Ele continua, vamos trabalhar juntos até o momento de sairmos juntos do Ministério da Saúde", anunciou Mandetta. Mais cedo, Wanderson enviou uma carta aos funcionários de sua área, afirmando que "a gestão de Mandetta acabou". Oliveira afirmou ainda que "só Deus para entender o que querem fazer".
  • Guanambi: Com acumulado de chuvas dos últimos dias, barragem de Ceraíma pode ‘sangrar’ a qualquer momento

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsAppFoto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    15/04/2020 - 16:00 


     GUANAMBI
    - Com temperaturas variando entre 20ºC e 27ºC, Guanambi permanece com o tempo nublado, com pancadas de chuvas a qualquer hora. Esse período nublado e as chuvas dos últimos dias – com precipitações acima dos 70 mm, resultaram, segundo o escritório de Apoio Técnico da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Guanambi, no aumento do volume de água do reservatório de Ceraíma. Conforme a nota enviada à redação do Sudoeste Bahia, na manhã desta quarta-feira (15), o reservatório “apresentava cota 514,20 m, o que equivale a 47.600.000 m³ de água armazenada, representando 93% da sua capacidade total de acumulação. Assim, como a Curva Cota-Volume utilizada pela Codevasf, e pelo sistema hidrológico nacional, para monitoramento do reservatório de Ceraíma, aponta que a mesma sangra pelo seu vertedouro na cota 515 m, com cerca de 51 milhões de metros cúbicos, ou seja, faltam cerca de 80 cm para que esse fato ocorra. Com as chuvas, continua então o afluxo de água no reservatório, que pode resultar em possível vertimento da barragem”, diz a nota. Veja o vídeo:
  • Idosa de 73 anos é a 28ª morte na Bahia por coronavírus

    Foto: Silvio Avila | AFPFoto: Silvio Avila | AFP
    Por João Brandão

    15/04/2020 - 16:00 


    Ela estava internada em um hospital filantrópico na capital baiana desde 6 de abril, e faleceu em 14 de abril

     BAHIA
    - A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou, hoje (15), mais um óbito pelo novo coronavírus (Covid-19) no estado. A 28ª morte foi de uma paciente de 73 anos, residente em Salvador, sem histórico de comorbidades. Ela estava internada em um hospital filantrópico na capital baiana desde 6 de abril, e faleceu em 14 de abril. O estado registra até agora 807 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), sendo 77 profissionais de saúde.
  • Homem natural de Riacho de Santana que esteve na cidade testa positivo para Covid-19 em Salvador

    Foto: Dado Ruvic | ReutersFoto: Dado Ruvic | Reuters
    15/04/2020 - 14:30 


     RIACHO DE SANTANA
    - Em nota publicada na manhã desta quarta-feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde de Riacho de Santana informou que um homem, natural do município, mas que atualmente reside em Salvador testou positivo para a Covid- 19. A nota informa ainda que o homem esteve no município entre os dias 01 e 06 de abril, e teria apresentado sintomas após retorno a capital do estado e nesta terça-feira (14) testou positivo para o Coronavírus. Segundo a secretaria, aqueles familiares que tiveram contato com o homem já se encontram monitorados e terão o material coletado para teste. "Tal situação só reforça a necessidade das medidas de isolamento social adotadas pela Administração Municipal, e o nosso esforço pessoal no sentido de redobrar os cuidados de higiene e limpeza", disse José Santana Flores, secretário de saúde do município de Riacho de Santana.
  • Mundo registra mais de 2 milhões de casos de coronavírus; meio milhão de pessoas foram curadas

    Foto: Reprodução | Getty ImagesFoto: Reprodução | Getty Images
    Por Lara Curcino

    15/04/2020 - 13:30 


    Os EUA são o país com mais vítimas; China tem maior número de recuperados

     MUNDO
    - Mais de dois milhões de casos de coronavírus já foram registrados em todo o mundo. De acordo com o mapa da Covid-19, da universidade Johns Hopkins, até as 11h30 de hoje (15) foram contabilizadas 2.000.984 pessoas infectadas. Em contraste com o enorme número de vítimas, pouco mais de um quarto de todos os infectados já foi curado da doença. O mapa indica que 501.206 pessoas foram recuperadas do vírus. Os Estados Unidos são o país com mais número de casos (609.696) e estão bem à frente do segundo colocado, a Espanha (177.633). Já a China, onde a propagação do vírus teve início, é a nação com maior quantidade de pessoas curadas (78.307).
  • Trabalhadores informais que nasceram entre fevereiro e abril recebem nesta quarta auxílio de R$ 600

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Lara Curcino

    15/04/2020 - 13:15 


    O dinheiro será creditado na poupança da Caixa e, caso queira retirar o valor, o cidadão precisará aguardar o fim do mês

     BRASIL
    - A Caixa Econômica Federal paga hoje (15) o auxílio emergencial de R$ 600 para trabalhadores informais nascidos em fevereiro, março e abril. O dinheiro será creditado na poupança e, caso queira retirar o valor, o cidadão precisará aguardar o fim do mês. Ao todo, 1.635.291 trabalhadores receberão o benefício na leva de hoje. Esse grupo reúne pessoas que já estavam inscritas no cadastro de benefícios sociais, o CadÚnico, até o último dia 20 de março, e não são beneficiários do Bolsa Família.
  • Braço direito de Mandetta no Ministério da Saúde pede demissão

    Foto: Reprodução | Agência BrasilFoto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Matheus Simoni

    15/04/2020 - 12:30 


    Ele vinha sendo uma das autoridades do ministério que mais participavam de entrevistas e ações da pasta sobre o enfrentamento ao coronavírus

     POLÍTICA
    - Considerado braço direito do ministro da Saúde, Henrique Mandetta, o secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Wanderson de Oliveira, pediu demissão na manhã de hoje (15). A saída de Wanderson ocorre em meio à pandemia de coronavírus e os atritos entre a gestão da pasta e o presidente Jair Bolsonaro (Sem partido). Ele vinha sendo uma das autoridades do ministério que mais participavam de entrevistas e ações da pasta sobre o enfrentamento ao vírus. A demissão foi confirmada em anúncio feito através de nota oficial do ministério. Assim como o ministro da Saúde, Wanderson é defensor do isolamento social como estratégia de contenção do vírus, medida que é criticada por Bolsonaro. Mais cedo, o secretário enviou uma carta aos funcionários de sua área, afirmando que "a gestão de Mandetta acabou". Oliveira afirmou ainda que "só Deus para entender o que querem fazer".
  • Bahia registra 27ª morte por coronavírus; total de casos chega a 807

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Juliana Rodrigues

    15/04/2020 - 12:30 


    Vítima era um homem de 52 anos, sem comorbidades, internado em um hospital de Salvador

     BAHIA
    - A Bahia registrou a 27ª morte por coronavírus e o número de casos confirmados subiu de 776 para 807, segundo dados divulgados hoje (15) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Do total, 77 são de profissionais de saúde, o que corresponde a cerca de 10% dos casos confirmados. O 27º óbito foi registrado ontem (14), em um hospital particular de Salvador. O paciente era um homem de 52 anos, sem comorbidades. Ele foi internado no dia 7 de abril e apresentava febre, tosse, desconforto respiratório e dispneia (dificuldade para respirar). Ainda segundo a Sesab, 208 pessoas estão recuperadas. Do total de casos confirmados, 90 encontram-se internados, sendo 33 em UTI. De janeiro até a manhã de hoje, 5.268 casos suspeitos foram descartados.
  • Prefeitura de Guanambi mantém obras e serviços

    Foto: Divulgação | Ascom PMGFoto: Divulgação | Ascom PMG
    15/04/2020 - 11:30 


     GUANAMBI
    - Em que pese as dificuldades e as atenções voltadas para o trabalho e prevenção do coronavírus, a prefeitura municipal de Guanambi, através da secretaria de infraestrutura continua promovendo ações na zona rural com recuperação de estradas vicinais na região do baixou e morrinhos, além de estar em fase de conclusão das obras de pavimentação de três ruas no bairro Nova Olinda atendendo demais dos moradores. "Estamos todos focados e dedicados as prioridades com coronavírus, mas também apesar das limitações de recursos mantendo os serviços básicos", destaca o prefeito Jairo Magalhães.
  • Risco de ataque cardíaco fatal interrompe estudo sobre uso de cloroquina para tratar Covid-19

    Foto: Craig Lassig | ReutersFoto: Craig Lassig | Reuters
    Por Juliana Almirante

    15/04/2020 - 11:30 


    Trabalho foi feito com 81 pacientes internados em Manaus por pesquisadores da equipe “CloroCovid-19”

     SAÚDE
    - Um estudo brasileiro foi interrompido após pacientes com coronavírus que tomaram uma dose elevada de cloroquina apresentarem como efeito colateral a arritmia, aumentando o risco de sofrer um ataque fatal do coração. Os resultados foram tema de um artigo no jornal americano The New York Times. De acordo com o jornal O Globo, o estudo foi feito com 81 pacientes internados em Manaus por pesquisadores da equipe “CloroCovid-19”, formada por cientistas de 21 instituições e liderado pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, do governo do estado do Amazonas. O estudo ressalta que “num grupo maior de pacientes, descobriram que a alta dosagem de cloroquina por dez dias levantou bandeiras vermelhas sobre a sua toxicidade”. Os pesquisadores também não encontraram evidências significativas de que a alta dosagem da cloroquina reduziu significativamente a replicação do coronavírus.
  • Governo do Estado prorroga até 3 de maio a suspensão das aulas na Bahia

    Foto: Divulgação | GOVBAFoto: Divulgação | GOVBA
    Por Juliana Rodrigues

    15/04/2020 - 09:30 


    A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado, que altera o Decreto n° 19.586,

     BAHIA
    - O Governo do Estado anunciou na manhã desta quarta-feira (15) a prorrogação da suspensão das aulas em toda Bahia até o dia 3 de maio. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado, que altera o Decreto n° 19.586, criado para conter a disseminação do novo coronavírus no Estado. Além da suspensão das aulas, a medida engloba a suspensão de eventos e atividades coma presença de público superior a 50 pessoas e a abertura e funcionamento de zoológicos, museus e teatros, além da proibição da realização de jogos de futebol profissionais e amadores.
  • Coronavírus gera inflamação no coração e pode provocar infarto

    Foto: Marcello Casal jr | Agência BrasilFoto: Marcello Casal jr | Agência Brasil
    Por Lara Curcino

    15/04/2020 - 09:25 


    Estudos mostram que há dano no miocárdio em 7,2% dos pacientes internados em UTI com pneumonia por Covid-19

     SAÚDE
    - Pessoas com insuficiência cardíaca, miocardites, entre outros problemas do coração, estão entre o grupo de risco para o coronavírus. A maioria dos casos confirmados da Covid-19 e de mortes pela doença ocorre em pessoas com essas comorbidades, além de hipertensão, diabetes, entre outros. Alguns estudos, porém, já indicam que pessoas que não possuem essas características podem desenvolver ao enfrentar o coronavírus. De acordo com a Folha, relatos apontam que a Covid-19 pode causar danos ao coração e provocar complicações como infartos, miocardites, insuficiência cardíaca, isquemia e tromboses. A cardiologista Ludhmila Hajjar, médica e professora do Instituto do Coração, em São Paulo (SP), afirma que o coronavírus pode ocasionar inflamação no órgão e que o dano mais comum a pessoas que contraíram a doença ocorre no músculo cardíaco e nos vasos sanguíneos, como resultado da inflamação provocada pela Covid-19. Ainda segundo a Folha, estudos mostram que há dano no miocárdio em 7,2% dos pacientes internados em UTI com pneumonia por Covid-19, choque em 8,7%, arritmia em 16,7% e insuficiência cardíaca em 23%.

Nenhum comentário: