quarta-feira, 18 de março de 2020

Urgente na Bahia: Médico é confirmado com coronavírus, é o 17º caso na Bahia

  • A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou o 17º caso de contaminação por coronavírus, na manhã desta quarta-feira (18). Segundo Fábio Vilas-Boas, secretário de saúde da Bahia, a vítima é um médico que se contaminou cuidando de um dos primeiros pacientes também infectado pela doença. O nome do médico e a cidade não foram informados pelo secretário. De janeiro até às 23 horas desta terça-feira (17), a Bahia registrou 671 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo 16 confirmados nos municípios de Salvador (7) mais dois foram confirmados na noite de ontem, Feira de Santana (5), Porto Seguro (3) e Prado (1). Outros 252 foram descartados e 405 aguardam análise laboratorial. De acordo com o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “até o momento, todos os casos confirmados no estado foram importados ou possuem transmissão familiar, o que é uma situação diferente da encontrada em São Paulo, onde já existe transmissão comunitária, assim chamada quando as equipes de vigilância não conseguem mais mapear a cadeia de infecção, não sabendo quem foi o primeiro paciente responsável pela contaminação dos demais”, afirma. Ressalta-se que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Um novo boletim, com dados atualizados, será divulgado às 17 horas de quarta-feira (18). É importante pontuar que o paciente com diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades primárias de atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital.


     

    Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !

    WhatsApp oficial 77 98838-2781 

    Participe do nosso Grupo no WhatsApp

    Siga nosso Instagram

    Curta nossa Pagina no Facebook

  • Governo de Caetité decide suspender aulas, atividades esportivas e eventos por 15 dias devido ao coronavírus

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    17/03/2020 - 19:23


    Algumas atividades privadas também deverão ter suas atividades interrompidas no prazo quinzenal, a exemplo das academias de ginástica.

     CAETITÉ
    - O prefeito de Caetité, Aldo Gondim, anunciou no inicio da noite desta terça-feira (17), a suspensão das aulas na rede pública municipal, atividades esportivas e todos os eventos oficiais do Executivo por quinze dias, como medida de contenção do novo coronavírus. Algumas atividades privadas também deverão ter suas atividades interrompidas no prazo quinzenal, a exemplo das academias de ginástica. A assessoria de imprensa do governo de Caetité, confirmou à redação do Sudoeste Bahia que um decreto com as determinações de Gondim será publicado no Diário Oficial do Município nas próximas horas, mas não detalhou quais serão estas medidas. Ainda segundo a Ascom, será instituído o Plano Municipal de Contingência para Enfrentamento ao Coronavírus Covid-19, com as ações em resposta às situações coordenadas por um Comitê Interdisciplinar. Caetité tem dois casos suspeitos de Covid-19, que a Secretaria de Saúde está monitorando. De janeiro até às 17 horas desta terça-feira (17), a Bahia registrou 671 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo 14 confirmados nos municípios de Salvador (5), Feira de Santana (5), Porto Seguro (3) e Prado (1). Outros 252 foram descartados e 405 aguardam análise laboratorial.

  • Primeira paciente com suspeita de coronavírus de Caetité testa negativo

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    17/03/2020 - 17:30


    A paciente havia participado de um cruzeiro e, quando retornou a Caetité, apresentou alguns sintomas que a fizeram entrar em quarentena.

     CAETITÉ
    - A Secretária Cynthia Lopes, da pasta da saúde do município de Caetité, informou que a primeira paciente com suspeita de Covid-19 deu resultado negativo para a doença. Segundo Cynthia, o teste foi realizado pelo Lacen – Laboratório Central do Estado da Bahia que é o responsável oficial por realizar os exames na Bahia, e foi divulgado na tarde desta terça-feira (17). A paciente havia participado de um cruzeiro e, quando retornou a Caetité, apresentou alguns sintomas que a fizeram entrar em quarentena. Com o resultado negativo restam agora dois casos que a Secretaria de Saúde está monitorando.

  • Rio do Antônio tem primeiro caso suspeito de coronavírus

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    17/03/2020 - 16:30


     RIO DO ANTÔNIO
    - Nesta terça-feira (17), a Secretaria Municipal de Saúde do município de Rio do Antônio informou que foi registrado o primeiro caso suspeito do novo coronavírus na cidade. O paciente seria um homem, que apresentou sintomas compatíveis com a doença. Ainda segundo a secretaria, o morador de Rio do Antônio esteve recentemente em São Paulo, e quando retornou apresentou sintomas. Em nota, a secretaria informou que “todas as notificações estão sendo acompanhadas. Até às 15 horas desta terça-feira, Rio do Antônio registou apenas um caso suspeito. Exames estão sendo avaliados pelo laboratório Lacen em Salvador”.

  • Corrida de Rua UniFG 2020 é adiada por tempo indeterminado

    17/03/2020 - 16:24


     GUANAMBI
    - O Centro Universitário UniFG informa que, diante das últimas orientações do Ministério da Saúde, a Corrida de Rua da UniFG 2020 está adiada adiados por tempo indeterminado.  A decisão segue as diretrizes do Ministério da Saúde para evitar a propagação da doença causada pelo vírus COVID-19, reconhecida como pandemia por um decreto da Organização Mundial de Saúde (OMS). Para facilitar o acesso a informações sobre o COVID-19 e combater a propagação de notícias falsas, o Ministério da Saúde desenvolveu aplicativo com dicas de prevenção, descrição de sintomas, formas de transmissão, mapa de unidades de saúde e até uma lista de notícias falsas que foram disseminadas sobre o assunto. O aplicativo está disponível para os sistemas operacionais iOS e Android. As informações também podem ser encontradas no site coronavirus.saude.gov.br.

  • Descumprimento de quarentena poderá levar a prisão, decide governo

    Foto: Reprodução | PBHFoto: Reprodução | PBH
    Por Juliana Rodrigues

    17/03/2020 - 16:11


    A pena pode aumentar um terço se o infrator for funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro

     BRASIL
    - Os ministros da Justiça Sergio Moro e da Saúde Luiz Henrique Mandetta anunciaram hoje que pacientes que descumprirem quarentena determinada pelo poder público poderão ser presos. A determinação foi publicada hoje no Código Penal como crime contra a saúde pública e pode gerar multa ou pena de um mês a um ano de prisão. De acordo com o Uol, a pena pode aumentar um terço se o infrator for funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro.

  • Neto diz que Bolsonaro 'não tem postura' para exercer liderança do país

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Juliana Rodrigues

    17/03/2020 - 16:03


     POLÍTICA
    - O prefeito de Salvador e presidente nacional do Democratas, ACM Neto, criticou a forma como o presidente da República, Jair Bolsonaro (Sem partido), está lidando com a pandemia de coronavírus. Em entrevista à Rádio Metrópole hoje (17), durante o Jornal da Metrópole no Ar, o gestor disse que ele não tem "postura" para exercer a liderança do país. "Infelizmente, e digo isso lamentando, o presidente não está tendo postura de exercer a liderança como deveria. Como a gente tem visto acontecer em outros países mundo afora, com crise no mundo inteiro, os líderes políticos devem assumir responsabilidade e dar exemplo. Não posso dizer para o cidadão fazer sua parte se não faço a minha", declarou Neto. "Eu confesso que estou relativamente triste e decepcionado ao ver o presidente, que não exerce sua liderança, e ele tinha que ser mobilizador de prefeitos, governadores, de parlamento, do Judiciário. Ele não está fazendo e espero que ele volte a suas funções e seja líder desse processo", acrescentou. Ainda segundo o prefeito, falta a Bolsonaro consideração a respeito do risco. A convocação de manifestações no domingo (15) em todo o país foi irresponsável. "Agora é momento de dar exemplo e o presidente não está dando bons exemplos nesse tema. Aliás, no domingo, ele teve, na minha opinião, uma postura irresponsável. Eu sempre fui defensor de manifestações, seja de direita, esquerda ou centro, mas não agora. Não é hora de aglomerar gente. Agora é de ter cuidado. O presidente não leva a sério como precisa ser levada", disse Neto.

  • UniFG suspende as aulas presenciais por tempo indeterminado

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    17/03/2020 - 15:30


     GUANAMBI
    - Em comunicado publicado nesta segunda- feira (16), o Centro Universitário UniFG informou a suspensão das aulas presenciais por tempo indeterminado. "Diante das últimas orientações do Ministério da Saúde, o Centro Universitário UniFG informa que estão suspensas, a partir desta terça-feira (17/03), as aulas presenciais, por tempo indeterminado. As atividades acadêmicas virtuais serão disponibilizadas pelos nossos professores, via Plataforma Moodle. No que diz respeito aos estágios supervisionados e ensino clínico, os alunos deverão entrar em contato com a coordenação de seu respectivo curso", informou a unidade de ensino.

  • Em prevenção a disseminação do Coronavírus, repartições e escolas particulares suspendem atividades em Caetité

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    17/03/2020 - 15:30


    A rede municipal de ensino ainda não se manifestou sobre possível suspensão.

     CAETITÉ
    - Repartições e escolas particulares do município de Caetité iniciaram a suspensão de atividades como medida de prevenção a disseminação do Coronavírus. No fórum, por exemplo, atendendo determinação do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), foi suspensa a visitação pública e o atendimento presencial do público externo, que pode ser prestado por meio eletrônico ou telefônico. Em relação a instituições de ensino, as escolas particulares Leonardo da Vinci, Coopec e Escolinha Grão de Areia suspenderam as atividades. O Leonardo e a Grão de Areia suspenderam as aulas por 15 dias. Já a Coopec até o início da próxima semana podendo esse período ser aumentado. Na UNEB, alunos, professores e funcionários foram orientados a ficarem em casa. Não existe prazo para a volta das atividades no Campus. A rede municipal de ensino ainda não se manifestou sobre possível suspensão.

  • OMS recomenda suspensão do uso de ibuprofeno como automedicação para coronavírus

    Foto: Reprodução | Fotos PublicasFoto: Reprodução | Fotos Publicas
    Por Luciana Freire

    17/03/2020 - 15:00


    Autoridades francesas alertaram que os medicamentos anti-inflamatórios poderiam piorar os efeitos da doença

     SAÚDE
    - A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou hoje (17) que pessoas com sintomas do novo coronavírus não usem ibuprofeno para aliviá-los. Autoridades francesas alertaram que os medicamentos anti-inflamatórios poderiam piorar os efeitos da Covid-19. O porta-voz da OMS em Genebra, Christian Lindmeier, disse a repórteres que especialistas da ONU "estão analisando o assunto". "Enquanto isso, recomendamos o uso de paracetamol e não usar ibuprofeno como automedicação. É importante", disse Lindmeier. A advertência do ministro da Saúde da França, Olivier Veran, no fim de semana, chamou atenção do mundo e foi baseada em um estudo publicado pela revista científica The Lancet na última quarta-feira (11).

  • Caetité: motociclista saiu ileso de acidente após ônibus passar sobre motocicleta

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    17/03/2020 - 14:00


    O ônibus, que seguia no mesmo sentido, não conseguiu frear a tempo e passou por cima da moto.

     CAETITÉ
    - No inicio da tarde desta terça-feira (17), uma motocicleta ficou completamente destruída após colisão contra um ônibus no cruzamento das avenidas Dácio Oliveira e Woquinton Fernandes Teixeira, nas imediações do terminal rodoviário de Caetité. Conforme informações obtidas pela reportagem do Sudoeste Bahia, por meio de testemunhas, ao tentar fazer uma curva o motociclista perdeu o controle da direção do veículo e acabou derrapando. O ônibus de transporte escolar, que seguia no mesmo sentido, não conseguiu frear a tempo e passou por cima da moto. O motociclista agiu rápido e conseguiu saltar do veículo no momento colisão. Equipe do Departamento de Trânsito e a Polícia Militar estiveram no local para a realização dos procedimentos necessários.

  • Prefeito suspende aulas na rede municipal de ensino e toma outras medidas contra o Coronavírus em Guanambi

    Foto: Divulgação | Ascom PMGFoto: Divulgação | Ascom PMG
    17/03/2020 - 13:30


     GUANAMBI
    O Prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, se reuniu, na manhã desta terça-feira (17), com todo seu secretariado e após uma ampla discussão sobre o quadro do corona vírus no mundo, no Brasil e no Município, decidiu baixar decreto com várias medidas preventivas, como: suspensão das aulas na rede municipal de ensino, proibição de festas e eventos públicos e privados, e campanha educativa junto à população, fiscalização na rodoviária e pontos de transporte alternativo, entre outros. O decreto será publicado, ainda hoje, no Diário Oficial do Município.

  • Coronavírus: Uesb anuncia suspensão de todas as atividades

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Juliana Rodrigues

    17/03/2020 - 12:30


    Universidade tem unidades em Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga, que até o momento não registram casos de coronavírus

     EDUCAÇÃO
    - A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) anunciou hoje (17) a suspensão das aulas de graduação, pós-graduação e atividades de extensão por 72 horas, a contar desta terça-feira. Ontem (16), a instituição informou que as atividades seriam mantidas. A Uesb tem unidades nas cidades de Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga, que até o momento não registram casos de coronavírus. As outras medidas anunciadas pela Uesb continuam em vigor, como a suspensão por 30 dias de eventos com mais de 100 pessoas, colações de grau, aulas de campo em cidades diferentes do campus-sede do curso e atividades de extensão para pessoas a partir de 60 anos. Ontem, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) já havia anunciado a suspensão das aulas em todos os campi. As prefeituras de Vitória da Conquista e Jequié anunciaram ontem que estão suspensas as aulas na rede municipal (pública e particular) e de instituições de ensino superior. Também estão proibidos eventos com mais de 100 pessoas. As medidas começam a valer a partir de amanhã (18).

  • Guanambi: Lar dos Velhinhos adota medidas para evitar contaminação por coronavírus

    Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
    17/03/2020 - 11:00


     GUANAMBI
    - A direção do Lar dos Velhinhos, em Guanambi, divulgou nesta segunda-feira (16), que adotou uma série de medidas para evitar contaminação com o novo coronavírus. Com o sistema de defesa mais fraco, os idosos são mais vulneráveis ao vírus. De acordo com a nota divulgada pelas redes sociais foram adotadas as seguintes medidas de prevenção: suspensão imediata de todos os eventos na Instituição; suspensão imediata de todas as visitas; suspensão de todos os estágios em andamento na unidade; suspensão de todas as atividades externas dos idosos; intensificação dos cuidados com a limpeza e higiene do ambiente; afastar preventivamente qualquer funcionário que apresente sintoma que possa ser associado a alguma doença respiratória. “Conforme orientações da equipe médica voluntária, necessitaremos adquirir oxigênio, inaladores e mais luvas, máscaras e álcool em gel. Como é de conhecimento público, os idosos são os mais vulneráveis ao COVID-19 e às doenças respiratórias em geral. Necessitamos dar uma atenção especial e tomar medidas preventivas com o objetivo de garantir a saúde de todos os nossos velhinhos. Contamos, nesse momento delicado, com a ajuda de toda a população”, reforça a direção do Lar dos Velhinhos.

  • Brasil tem primeira morte confirmada por coronavírus

    Foto: Reprodução | ReutersFoto: Reprodução | Reuters
    Por Matheus Simoni

    17/03/2020 - 10:30


    Vítima tinha 62 anos e estava internada em São Paulo

     SAÚDE
    - O estado de São Paulo registrou a primeira morte do coronavírus no Brasil. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a vítima era um homem de 62 anos. A cidade de São Paulo teve o decretado o estado de emergência a partir de hoje (17). Pelo decreto, a prefeitura pode requisitar bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas, com pagamento posterior de indenização justa e poderá adquirir bens e serviços destinados ao enfrentamento da emergência sem a necessidade de licitação. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o estado de São Paulo tem 152 casos confirmados da doença até esta segunda-feira, com mais 1.777 casos suspeitos de coronavírus. Em todo o Brasil são 234 casos confirmados, de acordo com o boletim do Ministério da Saúde desta segunda-feira.

  • TJ-BA suspende audiências do Primeiro Grau por 14 dias

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Juliana Almirante

    17/03/2020 - 10:15


    Medida foi implantada devido ao coronavírus

     JUSTIÇA
    O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia publicou um decreto ontem (16) com medidas de prevenção e combate ao avanço do coronavírus. Entre as medidas, estão a determinação de que qualquer servidor que apresentar febre ou sintomas respiratórios passa a ser considerado um caso suspeito e deve procurar serviço de saúde para tratamento e diagnóstico. Na hipótese de a doença ser confirmada, todos que tiverem mantido contato com o paciente serão considerados casos suspeitos. Além disso, o magistrado, servidor, colaborador ou estagiário que chegar de locais ou países com circulação viral sustentada, além de apresentar febre ou sintomas respiratórios, dentro de até 14 dias, deve procurar um serviço de saúde, dentro ou fora do TJ. Os magistrados com idade maior de 60 anos, gestantes, lactantes e aqueles portadores de doenças crônicas, que compõem risco de aumento de mortalidade pela doença, ficam autorizados a executarem suas atividades por meio de trabalho remoto, pelo prazo de 14 dias. Para isso, a condição de portador de doença crônica vai depender de comprovação por meio de relatório médico, a ser encaminhado para o e-mail da Junta Médica Oficial. Também ficam suspensos, inicialmente, por 14 dias, os prazos dos processos físicos judiciais em todo o Estado, ficando dispensado que advogados, representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública e partes compareçam às unidades judiciárias. Ainda ficam suspensas as audiências e sessões de julgamento do Primeiro Grau de jurisdição, inclusive dos Tribunais do Júri, que não possam ser realizadas por meio virtual, pelo período de 14 dias. As audiências de custódia, seja de réu preso e de apresentação de adolescente em conflito com a lei poderão ser realizadas por meio virtual.

Nenhum comentário: