terça-feira, 24 de março de 2020

Kits para teste de Covid-19 são responsabilidade do Estado

A Prefeitura de Vitória da Conquista esclarece que todos os insumos relacionados aos exames de Saúde Pública são de responsabilidade exclusiva do Estado, e esta responsabilidade incluiu os testes para o Covid-19. Para isto, a Sesab deve enviar os kits necessários aos municípios para que as secretarias de Saúde locais façam a coleta, esta, sim, de responsabilidade municipal.

Ao informar, em nota, que o material necessário encontra-se em qualquer unidade de Saúde, o autor do texto deve estar se referindo ao coletor denominado swab, específico para a coleta viral e produto de aquisição relativamente fácil. Mas esqueceu-se de referir que este swab necessita de um meio de cultura para que o material coletado seja preservado. Os frascos com essa cultura são, na Bahia, produzidos e distribuídos unicamente pelo Lacen, Laboratório Central do Estado.

Independente da facilidade, ou não, de se encontrar os insumos necessários, essa responsabilidade de abastecer os municípios repousa, pela Lei, nos ombros do Estado, e Conquista não vem recebendo os kits necessários às suas demandas.

Outra informação que a nota traz é de que os resultados são liberados em 48 horas. Isso, também, não é fato. Queríamos, e muito, essa rapidez, mas os resultados do Lacen para os testes de Conquista têm demorado, em média, cinco dias para serem liberados. O boletim desta segunda (23), é prova disso: de ontem para hoje não foi emitido pelo Lacen nenhum novo resultado para Conquista.

A Prefeitura de Vitória da Conquista acredita que o momento é de união de forças para impedir que a pandemia se espalhe, ainda mais, pela Bahia. Questões políticas devem ser deixadas de lado! A hora é de arregaçar as mangas!

Estamos fazendo a nossa parte, na certeza de que o Governo do Estado faça a parte dele.



 

Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !

WhatsApp oficial 77 98838-2781 

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Siga nosso Instagram

Curta nossa Pagina no Facebook

Nenhum comentário: