terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Senra volta à bancada do Jornal Nacional nesse sábado (8)

  • Se você está com saudades de ver a jornalista baiana Jéssica Senra na bancada do Jornal Nacional (JN), fique tranquilo. Já é nesse sábado (8) a volta da apresentadora do Bahia Meio Dia ao principal telejornal do país. Dessa vez, o comando do JN vai ser dividido com o jornalista Heraldo Pereira.

    Essa é a primeira vez que Jéssica vai à rede nacional depois que vários dos seus comentários viralizaram nas redes sociais. Antes de ir para a bancada do JN, a jornalista já publicava no seu Instagram comentários conta o racismo, feminicídio e homofobia. No entanto, a participação no Jornal Nacional lhe deu mais seguidores e suas mensagens começaram a ser vista por mais pessoas.

    No dia 6 de janeiro, a publicação do vídeo em que a apresentadora afirma ser contrária a contratação do goleiro Bruno pelo time de futebol Fluminense de Feira foi vista mais de 700 mil vezes. O vídeo teve ainda comentários positivos de personalidades como Juliana Paes, Alessandro Timbó, Djamila Ribeiro e Rita Batista. Com a repercussão, um dia depois, o Fluminense de Feira anunciou a desistência de contratar o jogador.

    Estreia no JN
    A primeira participação de Jéssica Senra no telejornal da Globo aconteceu no dia 7 de setembro, dia da Independência do Brasil. Na época, 27 profissionais de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal tiveram a oportunidade de apresentar o programa em esquema de rodízio, sempre aos sábados. A iniciativa foi parte da celebração de 50 anos do telejornal.

    De acordo com a TV Bahia, o nome da apresentadora concorreu com Fernando Sodake, apresentador do BA TV e Ricardo Ishmael, que comanda o Jornal da Manhã. O editor-chefe do Jornal Nacional, William Bonner, informou que um sorteio definiu que a jornalista tinha sido a escolhida para representar a Bahia.

    Comandando o JN, o desempenho de Jéssica Senra chamou a atenção do público. Um momento de destaque foi a brincadeira que ela fez com o seu colega de bancada, o acreano Ayres Rocha, ao anunciar o triunfo do Bahia por 2×0 diante do Vasco, em jogo disputado no estádio de São Januário: “Hora dos gols de sábado, começando pelo jogo do meu Bahia, que venceu o Vasco de Ayres, no Rio de Janeiro”. 

    Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !

    WhatsApp oficial 77 98838-2781 

    Participe do nosso Grupo no WhatsApp

    Siga nosso Instagram

    Curta nossa Pagina no Facebook

  • Charles Fernandes comemora o avanço das obras da Unacon regional em Caetité; deputado garantiu R$ 1 milhão para equipamentos

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    04/02/2020 - 12:56 


    O Deputado Federal Charles Fernandes (PSD-BA), comemorou na manhã desta terça-feira (4), o avanço das obras da Unidade Regional de Alta Complexidade em Oncologia - (Unacon), que está sendo erguida em Caetité e entrou em fase adiantada de conclusão neste mês. O Parlamentar alocou emenda no valor de R$ 1 milhão de reais, que já foi direcionado para a Sesab, para a aquisição de modernos equipamentos para a unidade. A Unacom atenderá 48 municípios da região, contemplando cerca de 470 mil pessoas e 78 leitos, sendo que 10 deles serão leitos de UTI. “Estou cumprindo com o meu dever de deputado, junto com o governador Rui Costa, Secretário Estadual de Saúde Fábio Vilas-Boas e do prefeito Aldo Gondim, em garantir aqui mesmo na região, o tratamento especializado para os pacientes com câncer, acabando de uma vez com a necessidade de buscar a especialidade na capital ou qualquer outra cidade”, comemora o deputado. A Unidade de Saúde terá capacidade de realizar cirurgias gerais, oncológicas, ortopédicas, além de quimioterapia e radioterapia. “Este é um sonho da região que se torna real, o Governo do Estado faz o correto em regionalizar a assistência oncológica, por isso, através do nosso mandato, abraçamos esta belíssima causa, só quem teve um familiar ou amigo acometido com esta doença tão terrível, sabe a importância de ter um hospital de alto nível, perto de casa e com o tratamento feito ao lado dos familiares”, finaliza Charles.

  • Prouni divulga resultado da primeira chamada

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Juliana Rodrigues 

    04/02/2020 - 12:40 


    Curso com o maior número de inscritos foi Direito, seguido de Administração
    O resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) foi divulgado hoje (4) na página do programa. Com isso, começa o prazo para que os estudantes interessados em assegurar a bolsa de estudos comprovem as informações fornecidas no ato da inscrição. De acordo com a Agência Brasil, os estudantes terão até o dia 11 de fevereiro para apresentar a documentação solicitada. Este ano, o Prouni registrou 1.507.807 inscrições, feitas por 782.497 estudantes. O número de inscrições é maior que o de inscritos porque cada participante pode escolher até duas opções de instituição, curso e turno. O curso com o maior número foi Direito, com 137.507 inscritos, seguido de Administração, com 121.871, e Enfermagem, com 102.902 candidatos. Medicina liderou com o maior número de inscrições por vaga ofertada, 54, logo à frente de Artes Cênicas, com 50 candidatos por vaga, e Comunicação Social - Cinema, com 41. A divulgação dos resultados da segunda chamada sai no dia 18 de fevereiro.

  • Liberado gabarito preliminar do segundo dia do Vestibular 2020

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    04/02/2020 - 11:01 


    Para quem participou do Vestibular Uesb 2020, chegou a hora de conferir o gabarito preliminar do segundo dia de provas. A Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) informa que o arquivo já está disponível no site do processo seletivo. Os gabaritos estão divididos de acordo com o código dos cadernos, que pode ser localizado no rodapé da prova. As questões são relativas às provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Copeve pelos telefones (77) 3261-8604, em Itapetinga; (73) 3528-9695, em Jequié, e (77) 3424-8757, em Vitória da Conquista; pelo e-mail vestibular@uesb.edu.br; ou, ainda, pelo WhatsApp (77) 9 8146-7537.

  • Mais de 140 pessoas foram crismadas na festa de ‘Apresentação do Senhor’ em Igaporã

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    04/02/2020 - 10:31 


    No último domingo (02), 143 jovens, adultos e idosos da cidade e zona rural de Igaporã, confirmaram seu batismo, bem como 5 crismandos que vieram da Paróquia Nossa Senhora da Glória de Riacho de Santana. A festa de “Apresentação do Senhor” foi realizada na Paróquia Nossa Senhora do Livramento de Igaporã, no Auditório do CRAS, com a Missa com o Sacramento da Crisma. A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Carvalho e concelebrada pelo padre Paulo Henrique. Em sua homilia, Dom Carvalho falou sobre o sentido da festa da Apresentação do Senhor e exortou os crismandos a darem sentido para o Sacramento da Crisma, que os leva a uma maturidade na fé.

  • MPF debaterá contratos de 55 prefeituras nas regiões de Bom Jesus da Lapa e Guanambi nessa sexta (07)

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    04/02/2020 - 10:30 


    Nessa sexta-feira (07), o Ministério Público Federal (MPF) realizará audiência pública, às 13 horas, no auditório da Câmara Municipal de Guanambi (BA), para debater o novo modelo de contratação do transporte escolar em 55 municípios situados na região de atuação do órgão em Guanambi e Bom Jesus da Lapa . O evento é aberto ao público, não é necessário se inscrever para assistir. A intenção do evento é discutir, avaliar e aprimorar a implementação das medidas propostas pelo MPF para melhorar a qualidade do serviço prestado aos alunos e aprimorar o modelo de contratação de transporte escolar. As Recomendações foram expedidas em 2018, para os 24 municípios sob a jurisdição do MPF em Bom Jesus da Lapa e para os 31 municípios da área do MPF em Guanambi.

  • Damares quer lançar plano de abstinência sexual no Norte e Nordeste

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Juliana Rodrigues 

    04/02/2020 - 09:30 


    A ideia é escolher três cidades, sendo duas do Nordeste e outra na Ilha de Marajó, no Pará
    O plano da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, para incentivar a abstinência sexual entre adolescentes será implantado primeiro no Nordeste e no Norte do país. De acordo com a coluna de Mônica Bergamo, na Folha, a ideia é escolher três cidades, sendo duas do Nordeste e outra, preferencialmente, na Ilha de Marajó, no Pará, para implantar o Plano Nacional de Prevenção à Iniciação Sexual Precoce. Elas serviriam de laboratório. A pasta afirma que se tudo der certo, a experiência será replicada em todo o país. Ainda de acordo com o ministério, serão contratadas consultorias nacionais e internacionais “para que a política pública seja construída”.

  • Homem é morto a tiros no bairro São Francisco, em Carinhanha

    04/02/2020 - 08:30 


    Na noite desta segunda-feira (03), por volta das 19h30, um homem identificado como Alecsando Silva Martinelli, de 30 anos, foi morto a tiros no bairro São Francisco, em Carinhanha. De acordo com o Folha do Vale, Alecsando estava em sua residência, quando um homem teria chegado a bordo de uma motocicleta e chamado por ele. Quando a vítima abriu o portão, o atirador realizou vários disparos. Mesmo ferido, Alecsando conseguiu empreender fuga, mas foi alcançado pelo atirador na Rua Bahia, no final do bairro. O Serviço de Atendimento Móvel (Samu 192) ainda foi acionado, mas o óbito foi constatado no local. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi. Este é o terceiro homicídio registrado em Carinhanha nos primeiros 34 dias de 2020. A motivação e autoria do crime são investigadas.

  • Novo Ensino Médio entra em vigor este ano e traz novidades na Base Nacional Comum Curricular

    Foto: Cledeilton Santos | Sudoeste BahiaFoto: Cledeilton Santos | Sudoeste Bahia
    04/02/2020 - 08:00 


    A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola de 800 para 1.000 horas anuais (até 2022) e definindo uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. Segundo a proposta atual a BNCC, aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), mobiliza conhecimentos de todos os componentes curriculares em suas competências e habilidades e, portanto, torna seu desenvolvimento obrigatório. Os currículos de referência das redes e os Projetos Pedagógicos das escolas que irão definir a organização e a forma de ensino dos conteúdos e conhecimentos de cada um desses componentes, considerando as particularidades e características de cada região. Em entrevista ao Sudoeste Bahia, a professora Cristina Viana, coordenadora pedagógica do Instituto de Educação Anísio Teixeira (IEAT), ressaltou que “na Bahia, várias escolas estão sendo preparadas para esta mudança, com um novo currículo, uma nova grade curricular, atendendo as exigências desta lei e também da Base Nacional Comum Curricular. Na grade curricular nos temos uma redução nas disciplinas, nos componentes curriculares da base, como Geografia e História, redução na carga horaria, e um aumento em outros componentes, onde o aluno poderá inclusive escolher. Então, nós temos cada escola com algumas disciplinas, chamadas ‘disciplinas eletivas’, em que o aluno poderá fazer uma escolha. O que se pretende para este ano é que o aluno tenha uma oferta de toda a base, mais um caminho que ele pode percorrer de acordo com suas escolas. Quando ele se matricular no 1º ano no Novo Ensino Médio ele terá todas as disciplinas comuns e ainda vai escolher mais algumas, de acordo com a oferta da escola. A transição não é fácil, temos muitos desafios pela frente, mas os professores estão se qualificando e buscando as melhores metodologias que atendam a esta nova realidade”, explicou a coordenadora. Ouça a entrevista:
  • Sisu: candidatos selecionados têm até esta terça para fazer matrícula

    Foto: Marcello Casal Jr | Agência BrasilFoto: Marcello Casal Jr | Agência Brasil
    Por Luciana Freire 

    04/02/2020 - 07:00 


    Amanhã também termina o prazo para participar da lista de espera do Sisu
    Os estudantes classificados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020 têm até amanhã (4) para enviar às instituições de ensino a documentação necessária para matrícula no curso para o qual foram aprovados. A convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições tem início a partir do dia 7 de fevereiro e vai até o dia 30 de abril. Foram classificados os estudantes mais bem posicionados, de acordo com as notas no Enem e eventuais ponderações, como pesos atribuídos às notas ou bônus. As vagas são distribuídas de acordo com a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e de políticas de ações afirmativas, que podem variar de instituição de ensino para instituição. Amanhã também termina o prazo para participar da lista de espera do Sisu. Só pode participar da lista de espera quem não foi selecionado em nenhuma das duas opções escolhidas no momento da inscrição.

  • Coronavírus: Brasil tem 14 casos suspeitos da doença

    Foto: Miguel Candela | Getty ImagesFoto: Miguel Candela | Getty Images
    Por Luciana Freire 

    04/02/2020 - 07:00 


    Governo brasileiro informou que vai decretar estado de emergência pelo surto de coronavírus
    O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (03) que o Brasil tem 14 casos suspeitos de coronavírus. Os estados com casos suspeitos da doença são: Rio de Janeiro (1), Rio Grande do Sul (4), Santa Catarina (2) e São Paulo (7). Até o momento, 13 casos já foram analisados e descartados. O governo brasileiro informou que vai decretar estado de emergência pelo surto de coronavírus. A medida, que acontece mesmo sem o país ter um caso confirmado da doença, vai agilizar o processo de repatriamento dos brasileiros isolados na cidade chinesa de Wuhan, epicentro da infecção. Segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a emergência será decretada ainda hoje através de uma portaria do Ministério da Saúde. O estado de emergência permite que o governo realize despesas sem precisar fazer licitações. Atualmente, o nível de alerta em saúde no caso do coronavírus é de “perigo iminente para emergência”.

  • Jovem é executado com mais de 15 tiros em Riacho de Santana

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsAppFoto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    04/02/2020 - 07:00 


    A suspeita inicial é de que o crime tenha vínculo com o tráfico de drogas.
    Um jovem de 26 anos foi executado com mais de 15 tiros de pistola calibre 9mm, na noite desta segunda-feira (03), em frente a rodoviária do município de Riacho de Santana, no bairro São Rafael. O crime aconteceu por volta das 19h. Segundo informou a Policia Civil à redação do site Sudoeste Bahia, Clebeson Guimarães Souza teria sido alvejado por dois indivíduos, os quais estavam numa motocicleta. Segundo populares, os autores já chegaram atirando. Clebeson não resistiu aos ferimentos e veio a óbito ainda no local. A suspeita inicial é de que o crime tenha vínculo com o tráfico de drogas. Equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) removeu o corpo para o Instituto Médico Legal (IML), de Bom Jesus da Lapa. Um inquérito policial será instaurado para apurar o crime. 

  • Professores da rede estadual paralisam atividades da jornada pedagógica nesta terça em protesto contra a PEC da previdência

    Foto: Cledeilton Santos | Sudoeste BahiaFoto: Cledeilton Santos | Sudoeste Bahia
    03/02/2020 - 20:46 


    Professores da rede estadual de ensino da Bahia paralisarão por um dia as atividades da Jornada Pedagógica, contra a reforma da previdência para servidores da Bahia (PEC 159). O protesto ocorrerá nesta terça-feira (04). A categoria decidiu por seguir a orientação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) e aderir à mobilização com as demais categorias do funcionalismo público do Estado. Em entrevista ao Sudoeste Bahia, o professor e integrante do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caetité (Sindserv), Ted Neves Vieira, ressaltou que a luta é pela manutenção dos direitos dos servidores públicos, principalmente em relação a aposentadoria, que com a reforma passa para 60 anos homem e 55 anos mulher, um aumento de 05 anos. “A paralisação acontece pelo fato de nós professores estamos brigando e lutando há muito tempo devido a nossa insatisfação quanto a Reforma da Previdência. Reforma esta que por sua vez, criada a PEC paralela, que se estende aos municípios e aos estados, tirando assim direitos dos servidores públicos estaduais e municipais. Além disso, o Governo do Estado, de forma truculenta, permitiu a Assembleia Legislativa da Bahia aprovar a PEC 159, que fere os direitos dos servidores. Não vamos nos calar, iremos transformar a Jornada Pedagógica Estadual em jornada de luta”. Em Caetité as mobilizações terão início no Instituto de Educação Anísio Teixeira (IEAT), ás 10h, onde a categoria se reunirá com representantes de instituições de ensino para levantar as pautas e posteriormente emitir esclarecimentos a comunidade. Ouça a entrevista:

  • Sudoeste baiano: Prefeitura abre concursos para 84 vagas com salários de até R$ 7 mil

    Foto: Reprodução | Bom Jesus NotíciasFoto: Reprodução | Bom Jesus Notícias
    03/02/2020 - 19:00 


    A prefeitura de Bom Jesus da Serra, no sudoeste baiano, abre até o dia 28 de fevereiro as inscrições para um concurso público. Ao todo, são 84 vagas, além de cadastro de reserva. As oportunidades são para cargos como assistente social, digitador, motorista, auxiliar administrativo, jardineiro, educador físico, farmacêutico, fisioterapeuta, médico, nutricionista, técnico de enfermagem, enfermeiro, entre outros. De acordo com o Bahia Noticias, os salários vão de R$ 1 mil a R$ 7 mil. Conforme o edital, as inscrições devem ser realizadas através do site da organizadora do Instituto Brasileiro Educar Conquista (Ibec) até as 23h59 do dia 28 de fevereiro. A taxa vai de R$ 45 a R$ 120. Os participantes devem fazer a prova objetiva no dia 29 de março. Devem cair questões de Língua Portuguesa, Matemática, além de conhecimentos específicos e gerais.

  • Salto positivo em transparência pública: Prefeitura de Caetité recebe nota 8.06 do TCM

    Foto: Divulgação | Ascom PMCFoto: Divulgação | Ascom PMC
    03/02/2020 - 18:00 


    O Portal da Transparência da Prefeitura de Caetité alcançou a nota de 8,06, em uma escala de 0 a 10, segundo avaliação técnica emitida pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA), referente ao ano de 2018. A marca significativa e a evolução, em relação às avaliações anteriores, refletem o comprometimento do governo municipal com o controle dos gastos públicos e do trabalho da equipe administrativa da Prefeitura na consolidação da transparência pública das suas ações. “É um momento histórico para Caetité no que tange à transparência. A excelente marca alcançada é fruto de muito trabalho da nossa equipe administrativa. Implementamos ferramentas para acompanhamentos das nossas ações e para canal de diálogo com os munícipes. A visão e a missão do nosso governo têm sido a lisura, a ética e a responsabilidade”, ressaltou o prefeito Aldo Gondim. O Portal da Transparência da Prefeitura de Caetité disponibiliza para o público informações referentes as receitas, despesas, licitações, contratos, estrutura organizacional, ouvidoria, servidores, salários, diárias, entre outras, de acordo com a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/11). Os portais de transparência estão disponíveis no menu principal do site da Prefeitura de Caetité e podem ser consultados por meio do Portal da transparênciaSistema de acesso à informação (e-SIC) e Ouvidoria municipal (e-OUV).

  • Ensaio sobre a educação de Anísio Teixeira e sua eficácia na sociedade hiperconectada

    Foto: Mauri Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Mauri Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Mauri Oliveira 

    03/02/2020 - 16:09 


    Propõe-se um desafio: pensar como o educador Anísio Teixeira analisaria os rumos da educação neste século hiperconectado. Um século marcado por estudantes que já nasceram num mundo virtual, e que constantemente manuseiam o celular na escola. De que maneira o digital têm influenciado a realidade escolar? Esse universo midiático, instiga os professores à reflexão sobre o uso desses recursos tecnológicos em prol do ensino e de como aprimorar as metodologias para fazer a diferença na vida dos alunos. Evitar a presença desses recursos não é mais uma opção, faz-se necessário integrá-los às práticas em sala de aula. Assim, os educadores ganham o auxílio de novas ferramentas para tornar suas aulas mais participativas e interessantes e as explicações dos conteúdos de forma mais dinâmica, desse modo aproxima, envolve e oferece autonomia aos estudantes. O aluno, por sua vez, sente-se motivado a estudar nesse processo de ensino aprendizagem mais agradável, aumentando sua autoestima. Os escritos do educador Anísio Teixeira entre 1953 e 1954, revelam as perplexidades do mundo moderno e o papel da educação nesse processo ambiencional de novas configurações sociais. Muito embora, não tenha vivido para ver essas transformações como a chegada da internet, analisou os processos da industrialização e, consequentemente, resultantes tecnológicos. Anísio preocupou-se em ver a educação técnica-prática, ou seja, o saber teórico como se faz na ação, para romper o crivo da educação ibérica que importamos dos Estados Unidos, em linhagem mais pragmática. Anísio Teixeira rompeu os limites de seu tempo e pensou além, na defesa educacional conectada, concomitantemente, à cultura e à transmissão dessas habilidades às futuras gerações. Portanto, é substancial fazer memória do legado e inquietudes desse escritor de modo que, possa atentar aos anseios e provocações postos aos gestores e professores atuais, quanto ao processo de ensino aprendizagem, “o nosso conhecimento do processo de aprendizagem e conhecimento da marcha do processo social de modernização, que está em curso em todo mundo, leva-nos a compreender que a escola tem de acompanhar o nível de desenvolvimento da sociedade a que serve, constituindo-se centro de reintegração cultural – o centro de integração das mudanças de qualquer modo em curso, em todos os setores da vida do país”. (TEIXEIRA, 1969, p. 67).
    Foto: Mauri Oliveira | Sudoeste Bahia
    Foto: Mauri Oliveira | Sudoeste Bahia
    O professor baiano Anisío Spíndola Teixeira, entusiasta da tecnologia na década de 1960 estava vigilante aos estudos do teórico comunicacional McLuhan, criador da concepção de aldeia global. Teixeira, vislumbra a universalização do saber e prováveis transformações culturais em consonância a McLuhan, “tais recursos vem revolucionando os processos de aprendizagem, dando-lhes as novas dimensões que nos trazem os novos meios de comunicação, que são também meios de aprendizagem. Isso pode significar que o microfilme venha a substituir de certo modo o próprio livro e fazer-se o instrumento fundamental da nova cultura humana e oral, global, instantânea e universal. Estamos, pois, diante de uma tecnologia de potencialidades imprevistas”. (TEIXEIRA,1971, p. 38). Segundo dados de 2019 do Ministério da Educação, hoje já temos uma ampla democratização de acesso à internet nesses espaços, alcançando 47.766 das 84.344 escolas urbanas – ou 56% do total- atendidas no país, e oito mil escolas rurais, via satélite, em integração do projeto “Educação Conectada”, o qual objetiva apoiar a universalização de acesso à internet em alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica, além de atender o Plano Nacional de Educação – PNE , que determinou a inserção  da tecnologias nas aulas bem como, a formação de professores através de plataformas digitais. O documento da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que atualizou e complementou o PNE desde 2017, orienta em sua quinta competência que, “para comunicar-se, acessar e produzir informações e conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria”, é preciso da cultura digital no contexto escolar. Nesse sentido, a educação pública - dever do estado e direito do cidadão, laica - sem interferência de qualquer religião especifica e obrigatória - para contemplar todos os cidadãos, precisa atualizar suas diretrizes educacionais na prática, de maneira que, estimule o estudante em sua competência de produzir conteúdos com suporte dessas novas tecnologias, constituindo sujeitos capazes de serem ativos no ambiente cibercultural, e não somente consumidores. Desse modo, sob à luz da pedagogia anisiana, é imprescindível que as instituições de ensino façam uma análise do cenário atual, de maneira sistêmica por referenciais teóricos da educação científica tecnológica para concretizar uma base sólida na elaboração das aulas, além de gerir o conhecimento, simultaneamente, à performance dos alunos e, por fim, a preparação dos espaços de aprendizagem. Assim, pode-se afirmar que Anísio Teixeira evidenciaria as novas tecnologias no escopo educacional contemporâneo.
    Mauri Oliveira | Jornalista da Rádio Educadora FM de Caetité e do Site Sudoeste Bahia, assessor de imprensa do CDS - Alto Sertão e coordenador da Pastoral da Comunicação Diocesana.

Nenhum comentário: