segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Luto: Morte do jovem Jacson Viana Morais provoca grande comoção entre familiares e amigos

  • O jovem Itambeense Jacson Viana Morais, (Tchuca), 25 anos morreu ontem, sábado (25), na cidade de São Paulo, em decorrência de uma crise alérgica que levou a um edema de glote (reação alérgica grave que gera inchaço nessa estrutura localizada na porção final da laringe).

    Jacson morava há 5 anos em São Paulo e lutava pela vida, em coma no hospital, desde o último domingo (19), tratando de um caso grave de alergia, até sofrer morte cerebral, após parada respiratória neste sábado.

    O corpo de Jacson foi translado para Itambé e já está sendo velado na residência de familiares, na Rua Diógenes dos Santos Melo, no Bairro José Gusmão de Brito.

    A família não disponibilizou ainda informações acerca do sepultamento, que acontecerá no Cemitério Municipal Local. Itambé Agora 

    Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !

    WhatsApp oficial 77 98838-2781 

    Participe do nosso Grupo no WhatsApp

    Siga nosso Instagram

    Curta nossa Pagina no Facebook

  • Vitor Bonfim recomenda aprovação de PEC da Previdência estadual com novo cálculo

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Estela Marques 

    26/01/2020 - 19:00 


    Entre as propostas do relator da PEC 159/2020 está o aumento de 40% para 50% no percentual da pensão por morte
    O relator da Proposta de Emenda à Constituição 159/2020, deputado Vitor Bonfim (PL), recomenda a aprovação da proposta de reforma da Previdência estadual. O parlamentar, no entanto, propôs uma emenda alterando a forma de cálculo prevista para pensão por morte. A mudança é referente à pensão por morte concedida aos dependentes do servidor público, que aumenta de 40% para 50% o percentual do valor da aposentadoria recebida pelo servidor ou daquela a que teria direito se fosse aposentado por incapacidade permanente na data de sua morte. Por outro lado, o parlamentar propõe a redução de 20 para 10 pontos percentuais no acréscimo por dependentes. É também proposto que as cotas por dependente cessarão e não serão reversíveis aos demais dependentes, preservado o valor de 100% da pensão por morte, quando o número de dependentes remanescentes for igual ou superior a 05. O projeto original estabelece o número em 03. Na hipótese de existir dependente inválido ou com deficiência intelectual, mental ou grave, o relator propõe cota familiar de 50%, acrescida de cotas de 10 pontos percentuais por dependente. É 10% a mais e 10 pontos a menos, respectivamente, do que o sugerido pelo governo do estado. Ao indicar aprovação da PEC 159/2020, Bonfim cita que a Bahia é um dos estados com crescente déficit na Previdência Social, tedo fechado o ano de 2019 com déficit de R$ 4,3 bilhões e previsão de déficit de R$ 4,8 bilhões para 2020.
  • Após chuvas e mortes, MG declara situação de emergência em 47 cidades

    Foto: Divulgação | Polícia Civil Foto: Divulgação | Polícia Civil
    Por Marcela Vilar 

    26/01/2020 - 10:30 


    Segundo a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, 35 pessoas morreram até então
    O governo do estado de Minas Gerais declarou situação de emergência em 47 cidades afetadas pelas chuvas. Assinado pelo governador Romeu Zema (Novo) o decreto foi publicado hoje (26) em edição extra do Diário Oficial do estado. Segundo o último boletim da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, 35 pessoas morreram por conta das consequências das chuvas. A situação de emergência é válida por seis meses e permite que as cidades fiquem dispensadas "de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários afetados", estabelece o decreto.

  • Preso em Carinhanha suspeito de matar homem a facadas em Caetité

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    26/01/2020 - 07:00 


    A confusão aconteceu por volta das 05h50 de ontem (25).
    Um homem identificado como Luiz Ferreira de Araújo Júnior, de 23 anos, foi preso pela Polícia Militar (PM) na noite de sábado (25), na BA-161, em Carinhanha, região oeste da Bahia, após denúncia anônima. Segundo a PM, ele é o principal suspeito de matar a facadas Elias Júnior Meira Pimentel, de 33 anos, após uma briga registrada na Rua Cristiano Nilson Batista de Souza, no centro de Caetité. A confusão aconteceu por volta das 05h50 de ontem (25). Elias morreu no local e a outra vítima foi levada por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) em estado grave. De acordo com informações obtidas pelo Sudoeste Bahia, o homicídio teria sido motivado por uma rixa entre o adolescente e a vítima. Testemunhas contaram à Polícia Militar que ambos estavam na feira livre e começaram a discutir quando Elias esfaqueou o adolescente. Elias fugiu do local, mas foi alcançado por amigos do adolescente e acabou sendo esfaqueado. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Este é o primeiro homicídio registrado no município de Caetité em 2020. Luiz Ferreira foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Guanambi, onde prestou depoimento e, segundo a polícia, confessou o crime. A previsão é que ele seja transferido para Caetité nos próximos dias.

  • Minas registra 14 mortes por causa das chuvas; buscas continuam

    Foto: Defesa Civil de Belo HorizonteFoto: Defesa Civil de Belo Horizonte
    Por Luciana Freire 

    25/01/2020 - 17:08 


    Chuvas provocaram alagamentos e transtornos em pelo 36 municípios
    A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais confirmou a morte de catorze pessoas em decorrência das chuvas fortes que atingem o Estado nos últimos dois dias. Em Betim, região Metropolitana de Belo Horizonte, um deslizamento provocou a morte de quatro pessoas na madrugada de hoje (25). Foram duas casas atingidas pela lama e água, em uma delas estavam um casal e uma criança, e na outra, um homem sozinho. Há pelo menos dezesseis pessoas desaparecidas, 2500 desalojadas e outras 791 desabrigadas em todo o Estado. As chuvas provocaram alagamentos e transtornos em pelo 36 municípios, sendo a Leste e a Grande Belo Horizonte as mais prejudicadas, segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). A previsão para hoje de tempo ruim no Estado preocupa a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Belo Horizonte, a capital mineira deve ter o céu encoberto com chuvas a qualquer hora do dia. A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) elevou ontem o status de operação do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) para alerta máximo por contas das tempestades que atingem as regiões Sudeste e Centro-Oeste do país.

  • Chefe de facção criminosa em Guanambi investigado por 20 assassinatos é preso no Ceará

    Foto: Arquivo | Sudoeste BahiaFoto: Arquivo | Sudoeste Bahia
    25/01/2020 - 15:00 


    Baú possuía três mandados de prisão por envolvimento em pelo menos 20 homicídios e tráfico de drogas na cidade de Guanambi e adjacências
    Uma ação conjunta das secretarias da Segurança Pública da Bahia e do Ceará resultou na captura Fabiano Almeida dos Santos, conhecido como “Baú”, o Dama de Paus do Baralho do Crime da polícia baiana. Baú é apontado pela polícia como chefe de uma facção criminosa que atua no tráfico de drogas em Guanambi e cidades da região. Ele estava escondido, no pequeno município cearense de Jardim, que possui 9 mil habitantes. Equipes da 22ª Coordenadoria Regional de Policia do Interior (Coorpin/Guanambi), do Serviço de Inteligência (SI) da SSP/BA e Policiais Civis de Juazeiro do Norte (CE), cidade distante 45 km de onde o criminoso vivia com documentos falsos ao lado da mulher e cunhado, efetuaram a prisão. Na Bahia, o foragido possuía três mandados de prisão por envolvimento em pelo menos 20 homicídios e tráfico de drogas na cidade de Guanambi e adjacências. Após exames e audiência de custódia no Ceará pelo flagrante de documentos falsos, o criminoso será trazido para Bahia.

  • Vídeo mostra briga que terminou com homem morto a facadas em Caetité

    Veja o vídeo
    25/01/2020 - 11:30 


    Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento da confusão que acabou com um homem de 33 anos morto a facadas e um adolescente gravemente ferido em Caetité. As imagens mostram o início da confusão que aconteceu por volta das 05h50 deste sábado (25) nas imediações da Praça do Mercado. No vídeo, Elias Junior Meira Pimentel aparece caído no chão e é alvo de vários suspeitos. Ele foi atingido por chutes, socos e pauladas. Elias morreu após ser atingido por golpes de faca na Rua Cristiano Nilson Batista de Souza, no centro da cidade. Este foi o primeiro homicídio registrado no município de Caetité em 2020. De acordo com informações obtidas pelo Sudoeste Bahia, o homicídio teria sido motivado por uma rixa entre o adolescente e a vítima. Até a publicação desta reportagem, ninguém tinha sido preso pelo crime. O caso é investigado pela Polícia Civil. 

  • Briga termina com um homem morto e outro gravemente ferido em Caetité

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsAppFoto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    25/01/2020 - 08:30 


    Este é o primeiro homicídio registrado no município de Caetité em 2020
    Um homem foi morto a facadas e um adolescente ficou gravemente ferido após uma briga registrada na Rua Cristiano Nilson Batista de Souza, no centro de Caetité. A confusão aconteceu por volta das 05h50 deste sábado (25). Elias Junior Meira Pimentel, de 33 anos, morreu no local e a outra vítima foi levada por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) em estado grave. De acordo com informações obtidas pelo Sudoeste Bahia, o homicídio teria sido motivado por uma rixa entre o adolescente e a vítima. Testemunhas contaram à Polícia Militar que ambos estavam na feira livre e começaram a discutir quando Elias esfaqueou o adolescente. Elias fugiu do local, mas foi alcançado por amigos do adolescente e acabou sendo esfaqueado. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi onde será necropsiado. Elias residia na Fazenda Invernada, zona rural de Caetité. Não há informações sobre velório e sepultamento. A Polícia Civil investiga o caso e testemunhas serão ouvidas. Este é o primeiro homicídio registrado no município de Caetité em 2020.
  • Brumadinho, 25 de janeiro, 12h28: "o dia que o apocalipse chegou ao Córrego do Feijão"

    Foto: Divulgação | Corpo de Bombeiros de Minas GeraisFoto: Divulgação | Corpo de Bombeiros de Minas Gerais
    Por Agência Brasil 

    25/01/2020 - 08:01 


    Era próximo de 1 hora da tarde de uma sexta-feira de muito calor em janeiro de 2019 que o segurança Atamaio Ferreira ficou sabendo que uma barragem da Vale, em Brumadinho, havia rompido. Na hora, ele pensou na irmã, Marina de Lurdes Ferreira, e na cunhada, Dirce Dias Barbosa, que estavam trabalhando na barragem 1, da mina de Córrego do Feijão. Atamaio confirmou o que mais temia. O rompimento da barragem aconteceu exatamente ao meio-dia e 28 minutos do dia 25 de janeiro. A mina estava repleta de trabalhadores que almoçavam naquele momento no refeitório que ficava a apenas 3 km da cava da barragem. Foi lá que a maioria dos corpos  foi encontrada pela equipe de buscas do Corpo de Bombeiros, que chegou poucos minutos depois ao local. Mas também foram achadas vítimas em um ônibus soterrado pela lama. E em duas áreas conhecidas como Remanso, abaixo da sede administrativa. Alguns corpos foram arrastados por mais de 5 quilômetros. A lama também chegou a outras comunidades e bairros de Brumadinho, como o Parque da Cachoeira e a Vila Ferteco, onde morreu a então secretária de Desenvolvimento Social da cidade e crítica ferrenha da mineração, Sirlei Brito. A lama também atingiu a pousada Nova Estância, 35 das 38 pessoas que estavam lá morreram na hora. No total, são 270 mortos, sendo que 11 desses ainda estão desaparecidos. Depois de tanta destruição, Atamaio, deprimido e de luto, pediu demissão do trabalho. A área de buscas tem 7 milhões de km2. E, mesmo depois de 12 meses, o Corpo de Bombeiros acredita ser possível resgatar os 11 corpos restantes. O comandante da operação de buscas, tenente-coronel Alisson Malta conta qual estratégia está sendo adota hoje, que é de fazer escavações a 3 metros de profundidade em toda mancha de downbreak. Os corpos encontrados são levados para o IML em Belo Horizonte para identificação, 854 casos deram entrada desde 25 de janeiro de 2019. Deste total, foram identificadas 259 pessoas. Quarenta casos ainda estão em investigação. Segundo o médico-legista e diretor do IML, Ricardo Moreira Araújo, esses casos só podem ser identificados por exames de DNA. Dos 11 desaparecidos, 10 são funcionários da Vale ou de terceirizadas e uma estava na pousada, no momento da tragédia. As duas últimas identificações aconteceram no fim dezembro: João Tomáz de Oliveira, de 46 anos, e Noel Borges de Oliveira, de 50 anos, que eram funcionários terceirizados. Ouça a reportagem da Radio Agência Nacional:

  • Justiça impede divulgação de resultados no Sisu

    Foto: Arquivo | Agência BrasilFoto: Arquivo | Agência Brasil
    Por Lara Curcino 

    25/01/2020 - 07:00 


    O último dia para os candidatos decidirem a qual curso querem se candidatar é este domingo
    A Justiça Federal em São Paulo determinou a suspensão da etapa de seleção do Sisu após o fim do período de inscrição, que ocorre amanhã (26). A decisão é fruto de um pedido da Defensoria Pública da União. A DPU solicitou a suspensão devido aos erros no cálculo da nota do Enem de cerca de 6 mil candidatos, revelados neste mês, após a divulgação dos desempenhos individuais. A decisão da Justiça determina ainda que o Inep, instituto responsável pelo Enem, comprove em um prazo de cinco dias que a revisão das notas em que foram identificadas incosistências foi considerada para a readequação das notas de todos os candidatos ao exame e que todos os participantes que requisitaram a revisão tiveram seus gabaritos verificados e obtiveram uma resposta. O juiz responsável pela decisão, Hong Kou Hen, indeferiu pedido da Defesonria para adiar o encereamento das inscrições. Ele explica em sua decisão que apenas a decisão após essa etapa deve ser suspensa, o que vai impedir a divulgação da lista dos aprovados. O juiz Hong Kou Hen indeferiu pedido da Defensoria para prorrogar o período de inscrições. Segundo sua decisão, apenas a seleção após essa etapa deve ser suspensa, o queimpedirá a divulgação da lista de aprovados.
  • Homem é preso com R$ 1 mil em cédulas falsas em Botuporã

    Foto: Divulgação | Cipe/SudoesteFoto: Divulgação | Cipe/Sudoeste
    24/01/2020 - 15:00 


    Em depoimento, o homem confessou já ter movimentado mais de R$ 20 mil em notas falsas na região de Botuporã
    Um homem foi preso com R$ 1 mil em cédulas falsas, em Botuporã, no sudoeste baiano, nesta quinta-feira (23). Conforme informações da Polícia Federal, o suspeito recebia e negociava o dinheiro ilegal há cerca de seis meses. Em depoimento, o homem confessou já ter movimentado mais de R$ 20 mil em notas falsas na região de Botuporã. “Recebemos o informe da PF que ele havia pedido as notas via Correio. Fomos rastreando a documentação até prendermos o criminoso em flagrante”, afirmou o comandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Sudoeste, major Edson Mascarenhas. O suspeito foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal, em Vitória da Conquista.

  • Bahia: 21 pessoas foram resgatadas de trabalho escravo em 2019, aponta MPT

    Foto: Divulgação | SJDHDSFoto: Divulgação | SJDHDS
    Por Kamille Martinho 

    24/01/2020 - 13:00 


    No território baiano, as ações de combate ao trabalho escravo são realizadas pela Coetrae Bahia, e pelo Gaete
    Em 2019, 21 trabalhadores foram resgatados do trabalho escravo na Bahia, segundo dados divulgados hoje (24) pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Deste total, nove são venezuelanos. De acordo com o órgão, seis ações fiscais terminaram com a configuração de situação de trabalho escravo, sendo cinco na zona rural e um na zona urbana. Ainda segundo o órgão, em todo o território nacional foram realizadas 45 operações de resgate no ano passado. Mais de mil trabalhadores foram retirados da situação de trabalho semelhante à de um escravo. Em 70% das operações, houve libertação de trabalhadores. Na Bahia, as ações de combate ao trabalho escravo são realizadas pela Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo – Coetrae Bahia, e pelo grupo de Articulação para Erradicação do Trabalho Escravo na Bahia (Gaete).

  • Políticos devem mais de R$ 1 bi à União; BA tem 2º maior montante

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Juliana Almirante 

    24/01/2020 - 11:30 


    Dados foram revelados pelo portal do Núcleo Jornalismo
    Os registros da Dívida Ativa da União apontam que 7.186 políticos eleitos devem conjuntamente mais de R$ 1,1 bilhão aos cofres públicos. Os dados foram revelados pelo portal do Núcleo Jornalismo (leia aqui), projeto de jornalismo e dados que busca trazer mais transparência a informações públicas. Ao fazer o recorte por estados, é possível ver, por exemplo, que o maior montante de dívidas é de políticos eleitos do estado de Ceará, seguido pelos da Bahia e de São Paulo. A Bahia também tem o segundo maior número de registros de políticos eleitos na Dívida Ativa da União. Segundo reportagem do site, a análise das informações foi possível após a divulgação, pela primeira vez, dos dados da Procuradoria Geral da Fazenda (PGFN) em formato aberto, em novembro do ano passado. Anteriormente, era possível consultar somente um volume limitado de registros simultaneamente. Com a abertura desses dados, foi possível fazer um cruzamento amplo e completo. A Dívida Ativa da União inclui o débito de qualquer valor ao governo, o que corresponde a impostos, taxas ou multas. Na falta de pagamento desses débitos, os órgãos federais pedem a inscrição na dívida ativa.

  • Após instabilidade do sistema, matrículas na rede estadual são prorrogadas

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    24/01/2020 - 10:00 


    Após estudantes relatarem dificuldades para realizar as matrículas na rede estadual de ensino, o prazo de inscrições foi prorrogado até o dia 3 de fevereiro. As matrículas foram iniciadas na segunda, 20, e tinha como prazo inicial o dia 31 de janeiro. Com a prorrogação, os interessados terão um dia a mais para realizar as inscrições nos colégios estaduais. Na segunda, os pais dos alunos relataram que encontraram dificuldades em matricular os filhos devido a uma instabilidade do sistema. O problema causou filas na frente das escolas de Salvador e outras cidades do interior baiano. Nesta terça, as filas voltaram a se formar nas unidades. A Secretaria também informou que “garante vaga a todos os estudantes que procurarem a rede estadual mesmo após o fim do cronograma de matrícula”, e que não existe a necessidade de pegar filas, já que as matrículas podem ser feitas por meio do aplicativo SAC Digital. De acordo com a SEC, quem não tiver acesso à internet poderá se dirigir a qualquer unidade escolar da rede estadual mais próxima e sem filas, independente de ser o colégio onde o aluno irá estudar, e solicitar a matrícula para a unidade a qual o estudante deseja estudar em 2020 e com disponibilidade de vagas.

  • Quatro morrem após batida entre carro e caminhão no sudoeste da Bahia

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsAppFoto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    24/01/2020 - 09:00 


    Acidente ocorreu na madrugada desta sexta-feira (24).
    Quatro pessoas morreram após um acidente, por volta das 4h desta sexta-feira (24), na BR-116, no trecho da cidade de Cândido Sales, no sudoeste da Bahia. Segundo informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF) ao G1, um caminhão invadiu a contramão e atingiu o carro de passeio de frente. Inicialmente, a PRF informou que havia três mortos, mas após a retirada do carro, a quarta vítima achada debaixo do veículo. As quatro vítimas estavam no carro, que com o impacto da batida, ficou destruído. Elas morreram no local. O veículo foi parar no acostamento da rodovia e os objetos das vítimas ficaram espelhados no local. Segundo a PRF, no caminhão também seguiam três pessoas. Elas tiveram ferimentos leves e foram socorridas para o hospital de Cândido Sales. O caminhão também foi parar em uma área de vegetação após a batida. Agentes da PRF foram encaminhadas ao local para atender a ocorrência e monitorar o trânsito. Veja o vídeo:
  • Entra em vigor nesta sexta-feira pacote anticrime; veja o que muda

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Lara Curcino 

    24/01/2020 - 09:00 


    Entre as alterações, estão novas regras para acordos de delação premiada e mudança na definição de legítima defesa
    Passa a valer a partir de hoje (23) o pacote anticrime, elaborado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e sancionado em dezembro, após aprovação do Congresso, pelo presidente Jair Bolsonaro. A nova lei altera itens do Código Penal, do Código de Processo Penal e da Lei de Execuções Penais. A pena máxima de prisão passou de 30 para 40 anos. Além disso, reações contra criminosos de agentes de segurança que previnem agressões ou risco de agressões a reféns podem não ser consideradas legítima defesa. Agora, o cumprimento da pena passa a ser imediato para crimes com sentença igual ou maior do que 15 anos, logo após decisão do tribunal do júri. Quem cometer crimes hediondos, não terá direito a regime semiaberto. Houve mudança ainda nas regras para acordos de delação premiada: a negociação será sigilosa e acompanhada, necessariamente, pelo advogado do investigado. O acerto poderá ser negado, caso haja uma decisão fundamentada. O réu delatado deverá ter seu direito de se defender garantido, após o fim do prazo da manifestação do outro réu que o acusou. Além disso, as negociações e o próprio depoimento devem ser gravados, entre outros.

Nenhum comentário: