segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Lomantão ganha novo visual em Vitória da Conquista.

  • Após os estragos no Estádio Lomanto Jr, causado pelas chuvas de fevereiro de 2019, a Prefeitura realizou ampla reforma na parte estrutural e drenagem, a partir do prolongamento da Av. Jorge Teixeira.

    O Lomantão receberá novas cores desde o muro, passando pelas arquibancadas (foto), até os vestiários. A reforma alcançou as torres de iluminação, vestiários, cabines de rádio, mudança no telhado, e finalmente todo o gramado recebeu cuidados especiais.

    Doce Mel

     

    Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !

    WhatsApp oficial 77 98838-2781 

    Participe do nosso Grupo no WhatsApp

    Siga nosso Instagram

    Curta nossa Pagina no Facebook

    Apesar da solicitação feita por Ednaldo Rodrigues, vice-presidente da CBF, para liberação do Lomantão, até agora, a FBF – Federação Bahiana de Futebol, mantém o jogo do Doce Mel de Ipiaú, no Roberto Santos em Salvador.

    A Emurc – Empresa Municipal de Urbanização, com as fortes chuvas do inicio de janeiro, ganhou mais uma semana para continuar as obras no Estádio Lomanto Junior, já em fase de conclusão.

    O E.C Vitória da Conquista marcará a sua estreia no Campeonato Baiano de 2020, no dia 22 de janeiro, sendo uma quarta-feira, em jogo contra a Jacuipense. Fonte: Blog da Resenha Geral.

  • Deputado Federal Charles Fernandes cumpre extensa agenda neste final de semana na região

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    12/01/2020 - 22:00


    Na sexta-feira (10) à tarde, Charles esteve em Botuporã juntamente com a deputada estadual Ivana Bastos e do vereador de Guanambi, Homero Castro, participando de um expressivo ato político, marcando o lançamento da pré-candidatura do vereador Glauber à prefeitura de Botuporã, tendo o professor Vitor como vice-prefeito. Presentes Dona Lia, anfitriã do evento e lideranças políticas e comunitárias, além de populares que receberam o sincero agradecimento do Deputado pela votação que obteve naquela cidade. O deputado colocou o mandato à disposição de Botuporã, prometendo lutar pela conquista de uma nova realidade política e administrativa no município. A deputada Ivana Bastos, comprometeu-se à unir forças com Charles. Durante a manhã de sábado (11), o Parlamentar visitou o ex-prefeito de Pindaí Dr. Valdemar e sua esposa, a ex-prefeita Rosane, onde, ao lado de vereadores e lideranças, debateu as demandas do povo e programou ações para 2020, ciente que será um ano de luta. Charles afirmou que já alocou emendas para obras e serviços que irão beneficiar aquela cidade. O deputado encerrou a agenda participando ao lado do prefeito de Caetité Aldo Gondim, do ex-prefeito Dácio Oliveira, vereadores e lideranças, do Festival Regional do Reisado em Caetité.
  • Homem morre após colidir moto em poste, em Guanambi

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsAppFoto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    12/01/2020 - 18:00


    O acidente ocorreu na madrugada deste domingo
    Um homem de 48 anos morreu após perder o controle da moto que pilotava e colidir contra um poste de energia elétrica, na Avenida Governador Nilo Coelho, em Guanambi. O acidente ocorreu na madrugada deste domingo (12). O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foi chamado e confirmou a morte ainda no local. De acordo com informações obtidas pelo Sudoeste Bahia, a vítima foi identificada como Zander Otton Neves. Ele estava usando capacete, mas o equipamento sacou e ele recebeu uma forte pancada na cabeça. Após os procedimentos da perícia criminal do Departamento de Polícia Técnica (DPT), o corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi para os procedimentos cabíveis. Ainda não se sabe o que provocou o acidente. As circunstâncias do ocorrido serão investigadas pela Polícia Civil.
  • TJ-BA suspende tramitação da PEC da Reforma da Previdência na AL-BA

    Foto: Divulgação | TJBAFoto: Divulgação | TJBA
    Por Marcela Vilar

    12/01/2020 - 11:30


    Decisão foi tomada pela desembargadora Rosita Falcão de Almeida Maia; liminar foi solicitada pelo deputado Hilton Coelho (PSOL)
    A desembargadora Rosita Falcão de Almeida Maia, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), decidiu ontem (11) suspender a tramitação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Reforma da Previdência na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A decisão suspende qualquer deliberação a seu respeito e será mantida até o julgamento definitivo do mérito do Mandado de Segurança. Na decisão, a desembargadora argumenta que “com a entrada em pauta da PEC em período voltado aos festejos natalinos e de início de novo ano, verifica-se que houve claro prejuízo ao impetrante e eventuais parlamentares que também tivessem interesse em promover emendas ao projeto”. Com isso, a tramitação da PEC deve ser paralisada pela ALBA até a apresentação das informações pelo Presidente do Legislativo e apreciação dos Desembargadores. Para o deputado Hilton Coelho (PSOL), que fez o pedido da liminar ao TJ-BA, “a decisão judicial mostra a correção das denúncias feitas por nós e pelas entidades sindicais representativas dos servidores públicos estaduais. A sessão ordinária realizada no dia 18 de dezembro, que aprovou o regime de prioridade para a PEC 158/19, contou com a presença de apenas cinco deputados estaduais, sendo que a Constituição Federal, a Constituição Estadual e o Regimento Interno da Casa exigem a presença de no mínimo 32 deputados estaduais para haver qualquer deliberação”, argumentou o deputado.
  • Em 2020, Congresso terá desafio de manter Fundeb

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Marcela Vilar

    12/01/2020 - 11:00


    Fundo de financiamento da educação básica tem prazo de validade para 31 de dezembro de 2020
    O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no Brasil tem prazo para acabar: 31 de dezembro de 2020. Neste ano, o Congresso deve analisar se vai tornar permanente essa fonte de recursos, criada em 2007 para substituir o Fundef, fundo de manutenção do ensino fundamental. Só em 2019, dos R$ 248 bilhões aplicados nas escolas públicas, R$ 156 bilhões (65% do total) saíram do Fundeb. O fundo recolhe verbas públicas e reparte o montante entre todas as 27 redes estaduais e 5.570 redes municipais de ensino. Três propostas de emenda à Constituição estão em análise hoje no Congresso. Uma das mudanças é a transformação do fundo em uma política pública definitiva, e não mais um mecanismo provisório. A segunda é o aumento das injeções diretas do governo federal, e uma terceira proposta pretende tornar mais justa a fórmula de distribuição da complementação federal.
  • Estudo do CNJ de 2010 concluiu que juiz de garantias era 'incompatível' com estrutura da Justiça

    Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência BrasilFoto: Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasil
    Por Marcela Vilar

    12/01/2020 - 09:30


    Agora, o CNJ discute como implantar o juiz de garantias; legislação começa a valer em 23 de janeiro
    O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) concluiu, em nota técnica elaborada em 2010, que a figura do juiz de garantias era "incompatível" com a estrutura da Justiça no país, tanto na esferal estadual quanto na federal. A medida, inclusa no pacote anticrime que foi aprovado no final do ano passado, começa a valer em 23 de janeiro. As informações são do portal G1. No estudo de 2010, o CNJ concluiu não haver como aplicar a ideia ao sistema brasileiro. O estudo citou levantamento da Corregedoria Nacional de Justiça segundo o qual 40% das varas da Justiça Estadual no Brasil tinham um único magistrado. Além disso, a pesquisa questiona como implementar a medida "ao já minguado orçamento da maioria dos judiciários estaduais".
  • Tentente-coronel Braga é empossado comandante da Guarda Civil Municipal de Vitória da Conquista

    Foto: Reprodução | Nildo FreitasFoto: Reprodução | Nildo Freitas
    Por Nildo Freitas

    11/01/2020 - 16:00


    Falta pouco para a Guarda Municipal de Vitória da Conquista estar nas ruas. Na tarde de sexta-feira (10), aconteceu no Auditório do Cemae, a cerimônia de posse do Cel. Antonio Roberto Pereira Braga, primeiro comandante da Guarda Civil Municipal de Vitória da Conquista. A solenidade contou com a presença do prefeito Herzem Gusmão, secretários, vereadores. diversos profissionais de segurança pública, agentes patrimoniais, Simtrans e comunidade em geral. "A guarda Municipal chega com uma aceitação extraordinária, tendo o comando do Coronel Braga, um técnico de excelência. Ela chega exatamente para estar integrada com as demais forças de segurança, com a filosofia de servir e proteger o cidadão”, disse o prefeito Herzem Gusmão. Durante o seu discurso, o Prefeito também salientou o trabalho da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, na concretização da Guarda Municipal, que esteve representada na mesa de abertura pelo presidente da Câmara, Luciano Gomes. “Um dia histórico, importante para Vitória da Conquista e a Câmara participou efetivamente. Oposição e situação se uniu para votar a favor da nossa cidade, para trazer o bem estar para a população de Vitória da Conquista", ressaltou o edil Luciano Gomes. A indicação do Cel. Braga, foi realizada pelo Secretário de Educação, Cel Esmeraldino Correia, que destacou a qualificação do Coronel para o cargo. "O coronel Braga tem Histórico. É um homem preparado e capacitado, para comandar a nossa Guarda Municipal”, assegurou o secretário. O Tenente-coronel Antônio Roberto Pereira Braga, é ex-comandante do Batalhão da Polícia Militar de Guanambi, da Companhia Independente de Policiamento Especializado do Sudoeste e Gerais – Caesg, esteve à frente do Colégio Militar de Vitória da Conquista. Com 39 anos de carreira militar, Antônio Braga é reconhecido pela excelência de seu trabalho. “Vou trazer esses 39 anos de experiência e conhecimento para que possamos, em aproximadamente de dois a três meses, fazer com que a população já sinta a presença efetiva da nossa Guarda Municipal ”, o comandante.
  • Jovem é achado morto com marcas de tiros na zona rural de Igaporã

    11/01/2020 - 15:00


    Ainda não se sabe se ele foi assassinado no local.
    Um rapaz identificado como Gilson Marques Laranjeira, de 24 anos, foi encontrado morto por disparos de arma de fogo na manhã deste sábado (11), nas proximidades da fazenda Gameleira, zona rural de Igaporã. O Serviço de Inteligência (SI) da 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) irá investigar o crime. Segundo informou a Polícia Civil à redação do site Sudoeste Bahia, o corpo de Gilson foi encontrado por moradores da região por volta das 6h. Ainda não se sabe se ele foi assassinado no local. Ainda conforme a polícia, o corpo foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi onde passará por exame necroscópico. Gilson era conhecido no meio policial e tinha passagens por assalto e receptação.
  • Portal do Servidor divulga locais e horários de concurso para formação de policiais e bombeiros na BA

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Lara Curcino

    11/01/2020 - 14:30


    As provas serão realizadas no dia 19 de janeiro em sete cidades do estado
    Foi publicado ontem (10), no Diário Oficial do Estado (DOE), o edital com o horário e locais da prova do concurso público para formação de oficiais da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar. Sete cidades, incluindo Salvador, vão sediar a prova no dia 19 de janeiro. Ao todo, 112.335 pessoas se inscreveram no certame. A primeira e a segunda fase do concurso, as provas objetivas e discursivas, acontecerão nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba, distribuídos em 183 locais. Os candidatos devem estar em posse de um documento de identificação oficial com foto impresso, em bom estado de conservação, e o cartão de convocação. A caneta deve ser na cor preta ou azul com material transparente. Mais informações podem ser encontradas no edital do concurso.
  • Governo retira 1,3 mi de beneficiários do Bolsa Família

    Foto: Divulgação | Portal BrasilFoto: Divulgação | Portal Brasil
    Por Lara Curcino

    11/01/2020 - 11:30


    Presidência estuda reformulação do programa e mudança de nome
    O governo federal já retirou 1,3 milhão de beneficiários do programa Bolsa Família até novembro do ano passado devido a irregularidades no cadastro. De acordo com o Ministério da Cidadania, o cancelamento gerou economia de R$ 1,3 bilhão para os cofres públicos. De acordo com a Agência Brasil, o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, afirmou que o governo já está com estudos avançados para colocar em prática a reformulação do programa. Rêgo Barros disse, no entanto, que não foi estipulado um prazo ainda para que a reformulação ocorra. Uma das medidas discutidas é a mudança de nome do Bolsa Família.
  • Tragédia no Sudoeste baiano: jovem morre após bater carro de frente com caminhão na BR-116

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsAppFoto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    11/01/2020 - 11:00


    Acidente aconteceu na BR-116. Segundo informações iniciais, veículo onde estava vítima seguia na contramão.
    Um jovem morreu após bater o carro que dirigia contra um caminhão no Km-683, na BR-116, trecho de Jequié, no sudoeste da Bahia, na madrugada deste sábado (11). Segundo informações iniciais, a vítima voltava de uma festa com dois amigos quando aconteceu o acidente. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caminhão, que estava com três pessoas, seguia para a cidade Manuel Vitorino, quando o carro, que estava no sentido contrário, invadiu a contramão e bateu de frente. Com o acidente, o caminhão, que estava carregado com mudança, tombou e pegou fogo. O Samu e uma equipe da Via Bahia socorreram as vítimas. Uma mulher teve ferimentos leves e um homem foi socorrido em estado grave. Eles estavam no caminhão. Já o motorista saiu ileso. De acordo com o G1, os ocupantes do carro que sobreviveram também sofreram ferimentos leves. Todos eles foram levados para o Hospital Geral de Prado Valadares, em Jequié. O jovem de 20 anos que morreu foi identificado como Vinícius Cruz Cerqueira. Ele dirigia o carro de passeio. O corpo dele foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) da Polícia Civil de Jequié. Ainda segundo a PRF, foram encontradas garrafas de bebidas alcoólicas no carro. Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas. Assista a reportagem da TV Sudoeste:
  • Guanambi terá Curso Completo de Energia Solar este mês

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    11/01/2020 - 10:00


    O Curso será realizado entre os dias 23 e 26/01 e é considerado um dos melhores do país
    Após capacitar mais de 400 profissionais na Bahia e Minas Gerais em 2019, a Eletec Cursos abre matrículas para o Curso de Instalador de Energia Solar Fotovoltaica em Guanambi. O Curso será realizado entre os dias 23 e 26/01 e é considerado um dos melhores do país, composto por aulas teóricas e práticas, apostila impressa em cores, certificado e é o único a oferecer suporte ao aluno após a realização do curso. Segundo o Professor Edson Meirelles, instrutor e sócio da Eletec Cursos, “o setor de energia solar foi o que mais cresceu em 2019, e deve repetir o fato em 2020. O mercado continuará aquecido por pelo menos mais 10 anos e já está faltando profissionais capacitados”, reforçou Meirelles. O Curso de Energia Solar em Guanambi acontecerá nos dias 23, 24, 25 e 26/01, terá turma única, vagas limitadas e as matrículas já se encontram abertas. Mais informações, pelo tele zap (77) 9 9944 6138.
  • Irã admite ter derrubado avião ucraniano por engano

    Foto: Divulgação | IRNAFoto: Divulgação | IRNA
    Por Lara Curcino

    11/01/2020 - 08:00


    Uma investigação interna das Forças Armadas do país persa concluiu que a aeronave foi atingida por mísseis
    O Irã admitiu responsabilidade pelo acidente de avião perto de Teerã que matou 176 pessoas na última quarta-feira (8). O país anunciou hoje (11) que seus militares derrubaram sem intenção a aeronave, ao que o presidente Hassan Rouhani chamou de “erro imperdoável”. Rouhani escreveu nas suas redes sociais, logo depois da confirmação, que uma investigação interna das Forças Armadas concluiu que a aeronave foi atingida por mísseis. De acordo com o presidente, as apurações sobre o que ele chamou de “grande tragédia e erro imperdoável” continuam. O líder supremo do país persa, o aiatolá Ali Khamenei, também se manifestou sobre o caso. Ele pediu que as Forças Armadas “busquem os erros prováveis e a culpa no incidente doloroso”.
  • Solenidade na Câmara de Vereadores marca posse dos novos Conselheiros Tutelares em Caetité

    Foto: Cledeilton Santos | Sudoeste BahiaFoto: Cledeilton Santos | Sudoeste Bahia
    10/01/2020 - 17:29


    Na manhã desta sexta-feira (10), foi realizada na Câmara de Vereadores de Caetité a solenidade de posse dos novos Conselheiros Tutelares do município. Em entrevista a reportagem do Sudoeste Bahia, o prefeito Aldo Gondim desejou aos empossados que atuem de forma assertiva no acompanhamento as crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. “Hoje é um dia que reflete e comtempla o exercício democrático do direito ao voto e o livre arbítrio. Os Conselheiros Tutelares estão hoje sendo empossados, eles compõem um setor importante da sociedade, na medida em que acompanham, que fazem intervenções importantes em situação de vulnerabilidade social. Desejo a todos sabedoria e discernimento para que cada um possa fazer um bom mandato, retribuindo a confiança que lhes foi dada pelo voto”, disse o prefeito. O presidente da Câmara de Vereadores, Álvaro Montenegro Cerqueira de Oliveira, destacou que “o Conselho é atuante, cuida da criança e do adolescente, uma questão legítima, através de lei federal e municipal, e tem todas as condições de dar um amparo a criança”, pontuou.
    Foto: Cledeilton Santos | Sudoeste Bahia
    Foto: Cledeilton Santos | Sudoeste Bahia
    Albecir Batista da Silva, empossado pelo quarto mandato como Conselheiro Tutelar, falou da importância do trabalho do Conselho. “Este é o meu quatro mandato, isso é para poucas pessoas, pois muitos acabam desistindo, pela árdua tarefa. Trabalhar no Conselho Tutelar é muito importante, pois estamos trabalhando com os direitos das crianças e adolescentes, principalmente quando eles são violados”. O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Dácio Neto, por sua vez, demostrou decepção, segundo ele, com a falta de comprometimento dos novos empossados. “Infelizmente, a gente chega em um momento da vida que temos que mudar o ciclo, não vai ser diferente agora. Eu venho lutando há algum tempo pelo conselho, mas como todos os outros conselhos a gente é deixado de lado de em algumas coisas. Fiquei muito triste com a falta de comprometimento dos eleitos hoje, já falei isso outras vezes. Se está marcado um evento para 09h, se você não tem condições de estar aqui no horário para receber seu diploma, como você irá atender a um chamado de emergência? Entrei neste Conselho para tentar fazer algumas mudanças, a gente criou um grupo de entidades que trabalham com crianças e adolescentes , fizemos um ‘grupão’, escrevemos editais, a gente já conseguiu mais de R$ 100 mil reais de editais, a associação Ilê Asé Dana Dana foi contemplada com R$ 88 mil reais, e, recentemente, para a Associação de Equitação, para a equipe da equitoterapia, R& 11.370,00 reais, fora outras coisas que temos conseguido”, lamentou. Ouça as entrevistas:
  • Reajuste do salário mínimo dado por Bolsonaro em 2020 fica abaixo da inflação

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Luciana Freire

    10/01/2020 - 17:20


    O resultado da inflação foi divulgado na manhã de hoje pelo IBGE
    O reajuste do salário mínimo de R$ 998 para R$ 1039, anunciado pelo governo no final do ano passado, ficou abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 4,48%, usado como referência para a correção do piso nacional. O resultado da inflação foi divulgado na manhã de hoje (10) pelo IBGE. No dia 31 de dezembro, o presidente Jair Bolsonaro editou uma medida provisória com o novo valor do salário mínimo. O governo usou a previsão do mercado financeiro para o INPC em dezembro do ano passado, que estava em 0,62%. O INPC, no entanto, acabou ficando acima do previsto. Alguns fatores que contribuíram na alta da inflação em 2019 foram o aumento dos preços da carne, 32,40%, e os planos de saúde, com alta de 8,24%.
  • Laudo aponta substância tóxica em cerveja e polícia investiga relação com 'doença misteriosa'

    Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
    10/01/2020 - 15:48


    Investigação apura a morte de um homem e a internação de outros sete, em municípios de Minas Gerais, desde o final do ano passado
    Um laudo da Polícia Civil divulgado ontem (9) apontou, após exames preliminares, a presença da substância tóxica “dietilenoglicol” em dois lotes de amostras da cerveja "Belorizontina". O produto é a principal marca da cervejaria artesanal Backer, que tem sede em Belo Horizonte. De acordo com reportagem do portal UOL, a análise foi feita por conta de uma investigação conduzida pela polícia sobre a morte de um homem e a internação de outros sete, em municípios de Minas Gerais, desde o final do ano passado. O dietilenoglicol é um composto normalmente usado no processo de refrigeração em fábricas e a ingestão dessa substância pode afetar principalmente os sistemas nervoso, cardiopulmonar e renal. Os sintomas do consumo deste produto são os mesmos apresentados pelos oito homens da "doença misteriosa". No entanto, as investigações seguem para confirmar se há relação entre o consumo da cerveja e o problema de saúde apresentado por eles.

Nenhum comentário: