quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Conquista: Homem morto em confronto com a Rondesp tinha uma extensa ficha criminal

No feriadão de fim de ano a Rondesp Sudoeste realizou uma operação em Vitória da Conquista e Anagé que resultou na morte do jovem Lucas Morais, após uma intensa perseguição.

O Blog do Rodrigo Ferraz teve informações de que o jovem tinha uma extensa ficha criminal e atuava, principalmente, nos Bairros Pedrinha e Nova Esperança.

Além disso, Lucas era suspeito de participar do assassinato de uma mulher no Bairro Pedrinhas.

Durante todo esse feriadão de fim de ano, em operações, a polícia de Conquista conseguiu tirar de circulação suspeitos de comandarem pontos de tráfico de drogas na Zona Leste.

 

Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !

WhatsApp oficial 77 98838-2781 

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Siga nosso Instagram

Curta nossa Pagina no Facebook



  • Novas regras para opção de saque-aniversário do FGTS começam a valer

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Juliana Almirante 

    02/01/2020 - 07:30 


    Veja como optar pelo saque, por meio do site do FGTS
    Os trabalhadores que optarem, a partir de hoje (1º), pela modalidade de saque-aniversário de parcela do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) devem aguardar pelo menos dois anos para voltar ao saque-rescisão. O beneficiário deve entrar na seção correspondente, no site do FGTS, ou via aplicativo, disponível para smartphones e tablets dos sistemas Android e iOS e para computadores com o sistema Windows, para escolher a opção. Depois da confirmação do cadastramento e antes de optar pelo tipo de saque, a página do FGTS permite simulação do valor que o trabalhador teria direito e informa o período de saque conforme o mês de aniversário de cada correntista. A Caixa Econômica Federal alerta para o fato de que ao fazer a opção pelo saque-aniversário, “o trabalhador não poderá sacar o total da conta por motivo de demissão, mas tem direito a todas as demais modalidades de saque, incluindo o saque da multa rescisória. Ficam mantidos os saques para a compra da casa própria, doenças graves, aposentadoria e outros casos já previstos anteriormente na Lei”.

  • Tarifa branca: conta de luz pode ficar mais barata para o consumidor

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Matheus Simoni 

    02/01/2020 - 07:00 


    No entanto, categoria conta com um possível aumento da despesa para quem não tiver um padrão de uso adequado
    A maior parte dos brasileiros pode aderir à chamada tarifa branca, em que o custo da energia elétrica varia conforme o momento do dia em que acontece o consumo, a partir desta semana. A nova modalidade pode representar economia na conta de luz para quem se ajustar aos horários mais baratos. No entanto, a categoria conta com um possível aumento da despesa para quem não tiver um padrão de uso adequado. A tarifa branca entrou em vigor em 2018 e serviu de forma inicial para grandes consumidores, acima dos 500 quilowatts-hora (kWh) no mês. Em 2019, ficou disponível também para quem utiliza acima de 250 kWh. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) avalia que, diante da nova modalidade de tarifa, é possível reduzir a conta de luz em até 20%. Mais de 40 milhões de casas e comércios estão aptos a participar.

  • Mulher é presa suspeita de tráfico de drogas em Guanambi

    Foto: Divulgação | Polícia MilitarFoto: Divulgação | Polícia Militar
    01/01/2020 - 18:30 


    Uma mulher de 21 anos foi presa na tarde desta quarta-feira (1º), suspeita de tráfico de drogas durante patrulhamento da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) do 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM), na Rua Lagedão, bairro Monte Pascoal, em Guanambi. Os militares chegaram ao local após receber uma denúncia anônima. De acordo com a polícia, ao perceber a aproximação da guarnição Gracyelle Lopes Paixão tentou se esconder em uma residência. Após revista na casa os policiais encontraram 12 porções de substância análoga a cocaína e R$ 5.672,00 em espécie. Ainda segundo informações da polícia, o ponto onde a mulher foi encontrada, para a PM, é conhecido como local de compra e venda de drogas. Ela já tinha várias passagens por tráfico de substâncias ilícitas, de acordo com os militares. Gracyelle recebeu voz de prisão e foi encaminhada para a delegacia de Polícia Civil do município, onde foi autuada por tráfico de drogas e permaneceu à disposição da Justiça.

  • 2020 terá 11 feriados nacionais em dias de semana

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Juliana Almirante 

    01/01/2020 - 17:30 


    Confira lista, que não inclui feriados municipais e estaduais
    O ano de 2020 deve ser de mais descanso para os brasileiros do que 2019. Entre os 12 feriados nacionais, 11 caem em dias de semana e dez podem ser emendados com sábados e domingos. A lista, divulgada pela Agência Brasil, não inclui os feriados estaduais e feriados municipais. As exceções aos feriados colados ao fim de semana são 1º de janeiro (Confraternização Universal), que caiu em uma quarta-feira; 21 de abril (Tiradentes), que será em uma terça-feira e o Corpus Christi (11 de junho), que sempre cai às quintas-feiras 60 dias após a Páscoa. Páscoa e carnaval são feriados prolongados em todos anos. A Paixão de Cristo (sexta-feira) será no dia 10 de abril. A segunda-feira e a terça-feira de carnaval cairão nos dias 24 e 25 de fevereiro, respectivamente. Os brasileiros ainda vão poder emendar com o fim de semana o Dia do Trabalho (1º de maio) que cai numa sexta-feira, assim como o Natal (25 de dezembro). Os feriados da Independência do Brasil (7 de setembro), de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e de finados (2 de novembro) cairão em segundas-feiras.

  • Nº de alunos no ensino à distância supera presencial em 2019

    Foto: Divulgação | MCTICFoto: Divulgação | MCTIC
    Por Juliana Almirante 

    01/01/2020 - 16:00 


    Foram mais de 1,4 milhão de alunos no EaD, o que corresponde a 52% do total de estudantes no ensino superior
    O número de calouros em cursos superiores à distância superou o de presenciais no país no ano de 2019, de acordo com reportagem do jornal "O Globo". Foram mais de 1,4 milhão de alunos no EaD, o que corresponde a 52% do total de estudantes no ensino superior.  A projeção foi feita pela consultoria educacional Atmã Educar. Em 2013, a fatia de alunos no ensino à distância era de 22%. Com a expansão desse tipo de ensino, também mudaram as estratégias tomadas por grandes universidades privadas. A aposta do setor é misturar aulas on-line e presenciais, conhecido como "modelo híbrido". Além disso, o avanço do EaD e de sites de comparação de preços de cursos superiores também provocou o surgimento de descontos nas mensalidades e aumento da concorrência. Uma das causas do crescimento no ensino à distância são as dificuldade na economia brasileira, a exemplo da alta no desemprego após 2014. A renda dos universitários para custear a mensalidade do curso presencial diminuiu. Também houve endurecimento das regras e diminuição de recursos do Fies, programa do governo federal de financiamento estudantil para o ensino superior. O Ministério da Educação (MEC) também ampliou o acesso ao EaD, ao simplificar as normas para abertura dos polos de ensino à distância. O número dessas unidades dobrou e hoje são mais de 12 mil. Em dezembro do ano passado, o ministério ainda impulsionou o setor ao dobrar o limite de aulas on-line para 40% da grade de cursos presenciais, com algumas exceções.

  • Sistema de notificação de doenças de animais começa hoje

    Foto: Reprodução | Agência BrasilFoto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Juliana Almirante 

    01/01/2020 - 14:00 


    Produtores rurais vão poder acompanhar, pela internet, a notificação de determinadas doenças animais, assim como as recomendações de medidas a adotar em casos de emergência
    O novo Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergência Veterinária (e-Sisbravet) começa a funcionar hoje (1º), de acordo com a Agência Brasil. Anunciada em 6 de dezembro, a ferramenta foi lançada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Com a medida, os produtores rurais vão poder acompanhar, pela internet, a notificação de determinadas doenças animais, assim como as recomendações de medidas a adotar em casos de emergência veterinária ou situações suspeitas. O sistema será integrado com todos os serviços de defesa agropecuária, no âmbito federal, estadual e da iniciativa privada. De maneira inicial, serão feitas notificações apenas de animais de produção (a exemplo de bovinos, suínos e aves), sem a inclusão de cães e gatos (animais domésticos).  No futuro, animais aquáticos ainda podem ser incluídos. As notificações das suspeitas serão feitas pela internet, por meio de um link na página do Mapa. Também será possível registrar as ocorrências nos sites próprios de cada um dos órgãos executores de sanidade agropecuária (Oesas). As notificações serão direcionadas imediatamente às Unidades Veterinárias Locais que atuam na área onde fica a propriedade com caso suspeito. Conforme o ministério, além de colocar fim aos formulários de papel, o novo sistema permitirá a realização de estudos epidemiológicos e o gerenciamento da vigilância agropecuária do país.

  • Movimentos de esquerda planejam reforçar atos contra Bolsonaro em 2020

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    01/01/2020 - 13:00 


    Segundo a coluna Painel, da Folha, a ideia é reforçar a defesa da democracia e o discurso de que a agenda econômica do governo prejudica os mais pobres
    Movimentos sociais ligados à esquerda programam uma agenda de mobilizações contra o governo em 2020 mais forte do que a de 2019. Segundo a coluna Painel, da Folha, no balanço de fim de ano, as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo definiram um calendário de atos com o mote “Basta de Bolsonaro”. O primeiro ato vai acontecer em 31 de março, quando o golpe militar de 1964 completará 56 anos. A ideia é reforçar a defesa da democracia e o discurso de que a agenda econômica do governo prejudica os mais pobres.

  • Câmara gastou R$ 123 milhões com reformas em apartamentos de deputados

    Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência BrasilFoto: Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasil
    Por Juliana Almirante 

    01/01/2020 - 12:00 


    Obras foram em imóveis nas Asas Sul e Norte, regiões nobres da capital federal
    Neste ano, a Câmara Federal custeou a reforma de 432 apartamentos funcionais mantidos em Brasília para abrigar deputados de outros estados na capital federal. As obras custaram R$ 123 milhões, de acordo com a revista Veja. Até agora, 216 dos imóveis tiveram as reformas concluídas. As intervenções foram distribuídas por 18 blocos de apartamentos de alto padrão nas Asas Sul e Norte, regiões nobres da capital federal.

  • Feira de Santana: casal é preso com fuzis, munições e cocaína escondidos dentro de caminhonete

    Foto: Divulgação | PRF/BAFoto: Divulgação | PRF/BA
    Por Juliana Rodrigues 

    01/01/2020 - 11:30 


    Segundo a PRF, suspeitos foram flagrados em fiscalização na BR-116; o filho do casal, menor de idade, também estava no carro
    Um casal foi preso após ser flagrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) com dois fuzis, três carregadores, cerca de 132 munições e aproximadamente 19 quilos de cocaína, na noite de ontem (31). Segundo a PRF, o caso aconteceu durante fiscalização no Km 429 da BR-116, perto de Feira de Santana, no centro-norte do estado. O material estava dentro de uma caminhonete. Os agentes abordaram o veículo na operação e perceberam que o homem, de 30 anos, apresentava nervosismo. Ele estava acompanhado da esposa e um filho menor de idade. Como ele deu respostas desencontradas e caiu em contradição, os policiais decidiram aprofundar a fiscalização e encontraram o arsenal bélico (fuzis, carregadores e munições) e os tabletes de cocaína. Todo o material estava escondido no assoalho do compartimento de carga da caminhonete. O casal foi conduzido, com o material apreendido, à Delegacia de Polícia Civil em Feira de Santana.

  • Homem é encontrado morto por enforcamento em Guanambi

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    01/01/2020 - 11:00 


    Na manhã desta quarta-feira (1º), o corpo de um homem identificado como Rafael Arquias Fernandes, 30 anos de idade, foi encontrado com uma corda amarrada ao pescoço, pendurado no quintal da casa onde residia na Rua João Farias Cotrim, no bairro Ipiranga, em Guanambi. Segundo informou a Polícia Militar à redação do site Sudoeste Bahia, ainda não se sabe o que teria motivado o ato. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi, onde passará por exame de necropsia. Ainda não há informações sobre a liberação do corpo e nem onde e quando devem ocorrer velório e sepultamento. A Polícia Civil investiga o caso e a suspeita inicial é de suicídio.

  • Salário mínimo passa a ser de R$ 1.039 a partir desta quarta

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Juliana Rodrigues 

    01/01/2020 - 08:00 


    Valor contempla a correção somente pela inflação, pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
    O salário mínimo de R$ 1.039, confirmado ontem (31) pelo governo federal, passa a valer a partir de hoje (1º). O valor foi estabelecido em medida provisória assinada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a quantia serve de referência para os vencimentos de 49 milhões de pessoas. O acréscimo foi de 4,1% em relação ao atual mínimo, de R$ 998. O valor contempla a correção somente pela inflação, pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), considerando para os meses de janeiro a novembro os valores realizados do INPC e para o mês de dezembro a mediana de projeções de mercado apuradas pelo último Boletim Focus do Banco Central. Com isso, o governo interrompe a política de aumentos reais (acima da inflação) implementada nos últimos anos, proposta pela ex-presidente Dilma Rousseff e aprovada pelo Congresso Nacional.

  • Suspeito de tráfico de drogas é morto em troca de tiros com a PM em Guanambi

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsAppFoto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    01/01/2020 - 01:00 


    Robério pertencia à facção criminosa comandada pelo traficante Baú e era investigado por praticar diversos homicídios na cidade.
    Um suspeito de atuar no tráfico de drogas em Guanambi morreu em confronto com policiais da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO), na noite desta terça-feira (31), no bairro Monte Pascoal. De acordo com informações obtidas pelo Sudoeste Bahia, os militares realizavam patrulhamento pela região quando avistaram dois homens a bordo de uma motocicleta em atitude suspeita. No momento da abordagem, Robério Cardoso Barbosa, mais conhecido como ‘Capetinha’ trocou tiros com a polícia e terminou atingido. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O segundo suspeito identificado como Joao Paulo de Jesus Araújo, foi atingido nas pernas, sendo socorrido pelos militares até à emergência do Hospital Regional de Guanambi (HRG), onde foi medicado e permanece internado sem risco de morte. Segundo a Polícia Militar (PM), Robério pertencia à facção criminosa comandada pelo traficante Fabiano Almeida dos Santos (Baú) e era investigado por praticar diversos homicídios na cidade. Ainda segundo a PM, com os suspeitos foram encontradas porções de entorpecentes e duas pistolas calibre 9mm. A ocorrência foi registrada na Delegacia Territorial de Guanambi.

  • Guanambi: Homem sofre tentativa de homicídio durante briga em churrascaria

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    31/12/2019 - 08:00 


    Na madrugada desta terça-feira (31), por volta das 05h30, policiais do 17° Batalhão de Polícia Militar (BPM) foram acionados por funcionários do Hospital Regional, onde Luiz Felipe Barbosa Teixeira, 25 anos, estava recebendo cuidados médicos e apresentava um corte profundo na face do lado esquerdo e outro mais superficial na orelha do mesmo lado. Questionado sobre o fato, a vítima informou à polícia que se encontrava em uma churrascaria, quando após uma discursão banal por som automotivo um rapaz conhecido como "Fred" deferiu uma facada em sua face e entraram em luta corporal, momento esse que recebeu um segundo golpe e o autor evadiu do local em um Voyage de cor prata tomando destino ignorado. O fato foi registrado na Delegacia Territorial local. A Polícia Civil investiga o caso.

  • Governo deve divulgar hoje o novo valor do salário mínimo

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Luciana Freire 

    30/12/2019 - 17:30 


    Caso o último INPC para 2020 seja adotado no cálculo o novo piso nacional passará para R$ 1.037
    O governo deve anunciar hoje (30) uma medida provisória, fixando o novo salário mínimo a partir de 1º de janeiro de 2020. Para a decisão é necessário considerar o Boletim Focus, divulgado semanalmente pelo Banco Central, baseado nas expectativas do mercado. Considerando o último boletim, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para 2020 está projetado em 3,86%. Caso esse percentual seja adotado no cálculo, o novo piso nacional passará a ser de R$ 1.037, sem ganho real. O IBGE só vai divulgar o INPC efetivo de 2020 no dia 10 de janeiro mas o governo não pode esperar por cauda de relações específicas de empresas que demitem e contratam no início de janeiro, com base no novo salário mínimo.

  • Apostas para Mega da Virada podem ser feitas até 17h de amanhã

    Foto: Wilson Dias | Agência BrasilFoto: Wilson Dias | Agência Brasil
    Por Juliana Almirante 

    30/12/2019 - 15:30 


    Prêmio do concurso é estimado em R$ 300 milhões
    As apostas para a Mega-Sena da Virada podem ser feitas até as 17h de amanhã (31), de acordo com a Caixa Econômica Federal. A informação foi divulgada ao G1. Normalmente, o horário limite para as apostas era até as 18h do dia do sorteio. O prêmio do concurso é estimado em R$ 300 milhões para o apostador que acertar as seis dezenas. Assim como em todos os concursos especiais, o prêmio da Mega-Sena da Virada não pode acumular. Se ninguém acertar os seis números, o prêmio será dividido entre aqueles que acertarem cinco dezenas, e assim por diante.

Nenhum comentário: