quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Bahia: Polícia acha esconderijo de quadrilha que atacou carro-forte e mata quatro

  • Quatro morreram e um foi preso durante troca de tiros com a polícia na manhã desta quarta-feira (4) em chácara localizada entre as cidades de Aral Moreira e Coronel Sapucaia. Todos eles são suspeitos de integrar a quadrilha que atacou um carro-forte da empresa Brink’s na fronteira com o Paraguai na segunda-feira (2).

    De acordo com o secretário de Estado de Segurança, Carlos Videira, policiais que estavam à caça dos bandidos desde segunda localizaram o esconderijo na noite de ontem. Equipes estavam de tocaia e nesta manhã, com mandados emitidos pelo juízo de Amambai em mãos, entraram na propriedade.

    “Fomos recebidos a bala”, disse um dos envolvidos na operação. Segundo o secretário, alguns bandidos fugiram para uma área de mata e com apoio do helicóptero do GPA (Grupamento de Patrulhamento Aéreo), policiais fazem buscas pelo local.

    Segundo o delegado Fabio Peró, da Garras (Delegacia de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros), dentre os mortos, está José Francisco Lumes, o Zé de Lessa, um dos assaltantes de bancos mais procurados do Nordeste. Ele era líder Bonde do Maluco, conhecido como BDM, considerada pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia, a facção mais truculenta do estado.

    A operação envolve além da equipe da Garras, o Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), o DOF (Departamento de Operações de Fronteira) e uma equipe da PM (Polícia Militar) de Amambai.

  •  

    Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !

    WhatsApp oficial 77 98838-2781 

    Participe do nosso Grupo no WhatsApp

    Siga nosso Instagram

    Curta nossa Pagina no Facebook

    Sudoeste baiano: Dupla é presa transportando mais de 50 Kg de maconha em ônibus

    Foto: Divulgação | PRFFoto: Divulgação | PRF
    Por Juliana Rodrigues 

    04/12/2019 - 10:32 


    Maconha estava prensada, embaladas em 61 pacotes.
    Dois homens foram presos transportando 52 quilos de maconha em um ônibus de turismo, quando o veículo passava na BR-116, altura de Vitória da Conquista, cidade da região sudoeste da Bahia, na terça-feira (3). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), agentes realizavam fiscalização no Km-836, quando abordaram o ônibus. A droga foi encontrada prensada, embaladas em 61 pacotes e distribuídas em duas malas. Os donos da droga foram localizados depois que os policias fizeram a checagem do numeral dos tíquetes de bagagens. Eles estavam sentados um ao lado do outro. Ainda segundo a PRF, um dos homens, natural da cidade sergipana de Frei Paulo, disse que recebeu R$ 200 reais para transportar a maconha da região do Brás, em São Paulo, até Cícero Dantas, a 300 km de Salvador.

  • Wagner confessa a amigo que deve ser candidato a governador em 2022, diz jornal

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Juliana Rodrigues 

    04/12/2019 - 10:24 


    Senador baiano é principal nome do PT à sucessão do governador Rui Costa
    O senador Jaques Wagner (PT) confessou a um amigo que deve ser candidato a governador do estado em 2022, segundo a coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo. O petista baiano, um dos amigos mais próximos do ex-presidente Lula, teria afirmado que nada lhe atrai tanto quanto estar no Executivo. No mês passado, Wagner falou a jornalistas que “não decidiu” sobre a eleição de 2022, por “estar longe”. “[Mas] se for a necessidade de unidade do grupo, eu não vou faltar”, falou.

  • Oeste da Bahia: Homem é preso após matar filho de apenas 02 anos e abandonar o corpo na BR-020

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia |Via WhatsAppFoto: Leitor Sudoeste Bahia |Via WhatsApp
    04/12/2019 - 10:16 


    Um homem – cuja identidade não foi divulgada – é acusado de matar o filho de apenas 02 anos de idade e jogar o corpo às margens da rodovia BR 020, entre os distritos de Rosário e Roda velha. Segundo informações da polícia, o crime teria ocorrido na madrugada de sexta-feira, 29 de novembro.  O acusado foi apresentado por uma equipe da Divisão de Repreensão a Sequestro – DRA, da Polícia Civil do DF, no Posto de Policia Militar em Roda Velha, e em depoimento à polícia disse que após matar o filho o arremessou com a cadeirinha para fora do carro, sem, no entanto, apontar o local. As equipes da polícia estão realizando buscas com vistas a localização do corpo, que estaria trajando moletom. A motivação do crime não foi esclarecida.

  • Governo do Estado cria Central de Atendimento e Cobrança para dívidas de IPVA

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    04/12/2019 - 10:13 


    Serviços permitirão ao contribuinte quitar o débito de forma prática, ágil e com desconto.
    Começa a funcionar nesta quinta-feira (5) a Central de Atendimento e Cobrança da Procuradoria Geral do Estado da Bahia. Com os novos serviços que foram disponibilizados, os contribuintes do Estado da Bahia que possuírem dívidas de IPVA poderão consultar o valor do débito e emitir os DAE’s para pagamento de forma prática e ágil, evitando assim, a cobrança judicial. O cidadão poderá consultar a dívida por meio do call center (ativo e receptivo), serviço de SMS, SAC Digital e do site institucional da PGE (www.pge.ba.gov.br). Através destas ferramentas, o contribuinte poderá quitar o seu débito à vista, com descontos que variam de 30 até 70%, sobre a multa fiscal, a depender da fase de cobrança. Aquele, entretanto, que desejar parcelar o valor deverá dirigir-se, presencialmente, aos postos da Secretaria da Fazenda do Estado no SAC, mediante agendamento prévio. O objetivo da Central, de acordo com o procurador Bruno Costa, é fazer a cobrança para quem está devendo e orientar àqueles que se encontram em situações nas quais o pagamento não foi feito por falta de informação, evitando, assim, a judicialização da dívida. “Nossa idéia é fazer com que o cidadão possa resolver a questão na comodidade da sua casa, sem ter que se dirigir à PGE ou Sefaz, a não ser que a situação demande alguma providência que foge da competência da Procuradoria”, afirmou o procurador. Os serviços - Para efetuar o pagamento da dívida, o contribuinte deve acessar o SAC Digital ou o web service da PGE no site da Procuradoria (www.pge.ba.gov.br), clicar no banner referente ao serviço, digitar o CPF e/ou o RENAVAM do veículo e consultar o valor do débito. Em seguida o cidadão faz a emissão dos documentos de arrecadação (DAE’s) e efetua o pagamento, pagamento para regularizar sua situação junto ao Fisco Estadual. Ainda como opção para o contribuinte, tem o call center. Neste caso o cidadão liga para o SAC (08000715353), escolhe a opção e, ao ser atendido, solicita o valor da dívida e a emissão dos DAE’s. O atendente, então, enviará os documentos por email. A PGE também entrará em contato com os devedores através de um SMS para informá-los e orientá-los acerca do pagamento da dívida de IPVA.

  • Homem é preso acusado de porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas em Caculé

    Foto: Divulgação | Polícia MilitarFoto: Divulgação | Polícia Militar
    04/12/2019 - 09:40 


    Um homem identificado como Vagner Sales Dias, vulgo “Goteira”, 30 anos de idade, foi detido por polícias militares da 94ª CIPM, em Caculé, na noite desta terça-feira (03), acusado de porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. De acordo com informações da polícia, durante operação, realizada na Rua Prudente, o referido foi flagrado portando um revólver calibre 32 municiado com 6 munições intactas e 12 trouxas de maconha embaladas e prontas para comercialização. Ainda segundo a polícia, o detido – que tem diversas passagens por tráfico, foi conduzindo e apresentado na central de flagrantes na Delegacia Territorial de Guanambi, ficando este a disposição da autoridade competente.

  • PF desarticula quadrilha especializada em fraudes contra bancos em Feira de Santana

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    Por Juliana Rodrigues 

    04/12/2019 - 09:30 


    Mandados são cumpridos em Feira de Santana, Salvador, Santa Bárbara e Catu, além de Fortaleza, no Ceará
    A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (4), a Operação Assepticus que desarticulou uma organização criminosa atuante na região de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, especializada em fraudes contra instituições bancárias. Cerca de 100 policiais federais cumprem oito mandados de prisão preventiva e 29 mandados de busca nas cidades de Feira de Santana, Salvador, Santa Bárbara e Catu, todas na Bahia, além de Fortaleza, no Ceará, expedidos pela 1º Vara Federal de Feira de Santana. Segundo a PF, as investigações iniciaram a partir de provas e colaborações premiadas obtidas na Operação Ali Babá, deflagrada em julho de 2016, e apontam a participação de servidores públicos e despachantes em desvios que superam os dez milhões de reais. Conforme apurado, os investigados forjavam contratos sociais e outros documentos com dados falsos, simulando a existência de faturamentos e rendimentos de grande monta, que, com a conivência de funcionários das instituições financeiras, possibilitavam a obtenção de empréstimos vultosos que jamais eram quitados. Os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa, estelionato, corrupção ativa e passiva, crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro.

  • Ministério Público Eleitoral dá parecer favorável ao prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos, sobre cassação de mandato

    Foto: Luciano Santos l 97 NewsFoto: Luciano Santos l 97 News
    04/12/2019 - 08:40 


    Recentemente, o Ministério Público Eleitoral impetrou ação de investigação judicial eleitoral – captação ou gasto ilícito de recursos financeiros de campanha eleitoral –, com pedido de cassação de registro, pedido de cassação de diploma e pedido de declaração de inelegibilidade em desfavor do prefeito e vice-prefeito do município de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e Édio Pereira (PCdoB), respectivamente. Na sentença, o juiz eleitoral Genivaldo Alves Guimarães pontuou que "(...) O conjunto probatório é robusto e revela o alcance e a gravidade das condutas. Por todo o exposto, julgo procedente o pedido, e, com fundamento no art. 14 e parágrafos, da Constituição Federal, e art. 22, XIV, da LC 64/90, aplico aos investigados Eduardo Lima Vasconcelos e Édio da Silva Pereira, atuais prefeito e vice-prefeito de Brumado, respectivamente, a pena de inelegibilidade para a eleição na qual foram diplomados, bem como para aquelas a serem realizadas nos oito anos subsequentes (Súmula nº 19 do TSE)", sentenciou. Nesta terça-feira (03), o Ministério Público Eleitoral, por meio do procurador regional eleitoral Cláudio Gusmão, deu parecer favorável ao recurso referente a ação de investigação judicial eleitoral. Em entrevista a imprensa o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) disse que “eu e Édio estávamos completamente tranquilos que esse processo avante. A nossa confiança na justiça apontou sempre para isso. O processo teve uma análise de inconsistência das denúncias, ou seja, pelo parecer, nós ficamos muito confiantes na tendência da absolvição em segunda instância. Foi o ministério público eleitoral local que levantou a bola para que a justiça ensejasse a cassação, mas, agora, numa estância maior, foi dado provimento ao nosso recurso, o que faz a sintonia fina com a tendência popular de aprovação que foi expressa maciçamente nas urnas em 2016”. Ele ainda pontou que “existem os que querem o poder, simplesmente pelo poder, então, eles vão para o vale tudo, mas, nós de forma diferente, queremos o bem da coisa pública e o progresso de nosso município, que vive momentos muito positivos e isso incomoda e provoca esse tipo de ação que acaba atrapalhando o crescimento de Brumado, pois temos que perder tempo para nos dedicarmos à nossa defesa em denúncias tão inconsistentes como essa, quando poderíamos estar trabalhando ainda mais para a continuidade de nosso projeto desenvolvimentista”.

  • MP-BA indica lista sêxtupla de candidatos à vaga de desembargador

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    Por Adelia Félix 

    04/12/2019 - 07:30 


    Lista tríplice será enviada ao governador Rui Costa, a quem cabe escolher o novo desembargador do Tribunal.
    O Conselho Superior do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público da Bahia indicou, nesta terça-feira (3), os nomes da lista sêxtupla para preenchimento da vaga de desembargador no Tribunal de Justiça da Bahia reservada constitucionalmente ao MP-BA. A lista é composta pelos procuradores de Justiça Regina Maria da Silva Carrilho, Márcia Regina dos Santos Virgens, Adriani Vasconcelos Pazelli, Geder Luiz Rocha Gomes, Ricardo Régis Dourado e Nivaldo dos Santos Aquino. Os nomes serão encaminhados ao TJ que formará uma lista tríplice, a qual depois será enviada ao governador Rui Costa (PT), a quem cabe escolher o novo desembargador do Tribunal.

  • Eduardo Bolsonaro chama Kannário de ‘vagabundo’ após cantor enfrentar PMs na Liberdade

    Veja o vídeo - Foto: Reprodução
    Por Juliana Rodrigues 

    04/12/2019 - 07:00 


    Parlamentar questionou como 'um sujeito' desses é eleito na Bahia?
    Deputado federal pelo PSL de São Paulo, Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) atacou o também deputado federal baiano, Igor Kannário, que se envolveu em uma polêmica durante um ‘arrastão’ no bairro da Liberdade, em Salvador, no domingo (1º), em comemoração ao seu aniversário. “Grandes bostas ser deputado federal, numa situação dessas eu preferiria mil vezes ser o PM. Honra, nome, moral e trabalho são valores que não estão ligados ao cargo que você ocupa, um fato que vagabundo jamais entenderá. Como um sujeito desses é eleito na Bahia?”, escreveu Bolsonaro no Twitter nesta terça-feira (3). Durante o show, Kannário pede para que policiais militares que atuavam no local sejam filmados. Solicita também que grave a numeração da patrulha policial, no uniforme dos agentes. "É aí que a gente pega todo mundo", disse. Em seguida, foi ovacionado pelo público. O motivo da atitude do artista ainda é desconhecido.
  • Petrobras aumenta preço médio do diesel, que chega a maior valor desde setembro

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Juliana Rodrigues 

    03/12/2019 - 20:00 


    Já a gasolina se manteve estável após duas altas consecutivas
    A Petrobras vai aumentar em aproximadamente 2% o preço médio do diesel em suas refinarias a partir de amanhã (4). Com a alta, o produto passa a custar cerca de R$ 2,27 por litro, maior valor desde o fim de setembro, quando alcançou por volta de R$ 2,29 por litro. Já a gasolina, que foi reajustada duas vezes nas últimas semanas, em 2,8% e 4%, teve o preço mantido nas refinarias da estatal.

  • Prefeito e ex-prefeito de Brumado são multados pelo TCM

    Foto: Luciano Santos | 97 NewsFoto: Luciano Santos | 97 News
    03/12/2019 - 16:00 


    O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta terça-feira (03/12), julgou procedente a denúncia formulada contra o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos, o ex- prefeito, Aguiberto Lima Dias, e o secretário de saúde, Cláudio Soares Feres. Os conselheiros julgaram ilegal a ação de dois médicos que, embora servidores municipais – com o conhecimento do prefeito, do ex-prefeito e do secretário da saúde -, constituíram empresas e passaram a prestar serviços à prefeitura. Os fatos denunciados ocorreram nos anos de 2016 e 2017. O prefeito e o ex-prefeito de Brumado foram multados em R$ 5 mil cada um deles, por determinação do relator do processo, conselheiro Francisco Netto. Segundo o conselheiro, foi constatada a impossibilidade legal dos médicos Bruno Vieira de Andrade e Carlos Alves de Jesus Júnior, na condição de servidores públicos municipais, constituírem empresas para a prestação de serviços de saúde em Brumado, ao qual se encontravam vinculados, como, de fato, ocorreu. Além disso, os médicos acumularam irregularmente cargos na área de saúde do município. Bruno Vieira de Andrade chegou a prestar serviços no Programa de Saúde da Família (PSF), no Samu Regional e ainda na direção do Hospital Magalhães Netto. Carlos Alves de Jesus Júnior, no período de janeiro a junho de 2017, trabalhou como médico do PSF, do Samu e ainda exerceu a direção do serviço. O conselheiro relator concordou com a conclusão com o Ministério Público Especial de Contas de que houve acúmulo ilegal dos cargos – o que agravou a punição aos gestores. Cabe recurso da decisão.

  • Eleição do Conselho Tutelar de Guanambi acontece neste domingo (8), com locais de votação na sede e distritos

    Foto: Divulgação | Ascom PMGFoto: Divulgação | Ascom PMG
    03/12/2019 - 15:54 


    A Comissão Eleitoral do processo de escolha para os novos conselheiros tutelares de Guanambi divulgou no Diário Oficial do Município a nova data da eleição, que será realizada no próximo domingo (8/12), das 08 às 17 horas nos seguintes locais: Guanambi / Sede - Colégio José Neves Teixeira (Rua Adevaldo Alves de Araújo, n° 279, Bairro Aeroporto Velho); Distrito de Morrinhos - Escola Municipal Anísio Cotrim Fernandes; Distrito de Ceraíma - Escola Municipal Colônia Agrícola de Ceraíma; Distrito de Mutans - Escola Municipal Pedro Barros Prates. Segundo a publicação, para votar, é necessário aos eleitores a posse do Título de Eleitor e um documento oficial com foto. Ainda segundo a Comissão, o número dos candidatos ao Conselho Tutelar são os mesmos da última votação que foi cancelada, conforme o anexo desta publicação.

  • Anvisa libera registro e venda de medicamentos à base de maconha em farmácias

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Juliana Rodrigues 

    03/12/2019 - 15:26 


    Norma que regulamenta a comercialização entrará em vigor dentro de 90 dias
    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou hoje (3), por unanimidade, a regulamentação do registro e da venda de medicamentos à base de cannabis em farmácias e drogarias no Brasil. A norma entrará em vigor em 90 dias. Também nesta manhã, os diretores da agência iniciaram uma segunda votação, que discute a liberação do plantio da maconha no território brasileiro para uso medicinal. Com a decisão da Anvisa, uma nova classe de produtos passa a existir no mercado de medicamentos do Brasil: a de produtos à base de cannabis, termo que vem sendo utilizado internacionalmente. A proposta aprovada elenca os requisitos necessários para a regularização dos medicamentos à base de maconha no País, estabelecendo parâmetros de qualidade.

  • Prefeitura de Oliveira dos Brejinhos inicia processo licitatório para escolha da banca organizadora para Concurso Público com 230 vagas

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    03/12/2019 - 14:53 


    A Prefeitura de Oliveira dos Brejinhos divulgou a realização do pregão eletrônico nº 10/2019-PE que objetiva a contratação de serviços técnicos especializados para planejamento, organização, divulgação e execução de Concurso Público. Conforme especificado no aviso da licitação publicado na edição de 19 de novembro de 2019 do Diário Oficial da União (DOU), o pregão eletrônico, com valor estimado em R$ 97.877,50, será do tipo “menor preço” e receberá propostas até às 08 horas do dia 03 de dezembro de 2019. A sessão ocorrerá às 09 horas do dia 04 de dezembro de 2019 através do site www.licitacoes-e.com.br. Cargos do concurso: O concurso em questão irá preencher 230 vagas, além de formar cadastro reserva, para profissionais de diferentes níveis de escolaridade, com remuneração variando de R$ 998,00 a R$ 4.268,98. Os candidatos de nível fundamental poderão concorrer aos cargos de Agente de Serviços Gerais, Auxiliar de Eletricista, Auxiliar de Mecânico, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar Operacional da Educação, Coveiro, Cozinheiro, Gari, Motorista B, Motorista D, Operador de Máquinas Pesadas, Pedreiro, Porteiro / Vigilante e Servente do Serviço de Água. Para níveis médio e técnico as oportunidades são para Agente de Combate a Doença Epidemiológica, Agente Comunitário de Saúde, Assistente de Pré-Escola, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Cultura, Auxiliar de Higiene Bucal, Auxiliar de Secretaria Escolar, Auxiliar do Bem Estar Social, Auxiliar Operacional da Saúde, Auxiliar Administrativo da Saúde, Digitador / Monitor, Eletricista, Mecânico, Técnico Agrícola, Técnico de Enfermagem, Técnico em Laboratório e Técnico em Radiologia. Já para nível superior, há vagas para Assistente Social, Biólogo, Bioquímico, Coordenador Pedagógico, Enfermeiro, Engenheiro Agrônomo, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Professor de Letras, Professor de Matemática, Psicólogo e Veterinário.

  • Prefeitura de Guanambi divulga as principais atrações do Réveillon 2020

    Foto: Divulgação | Ascom PMGFoto: Divulgação | Ascom PMG
    03/12/2019 - 13:30 


    Com o menor custo dos últimos anos, mas sem perder o brilho e grandiosidade que a celebração exige, a Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer confirmou, na manhã desta terça-feira (3), as principais atrações da festa de Réveillon, que acontecerá na Praça do Feijão, no dia 31/12. Duas atrações nacionais reafirmam Guanambi como o maior Réveillon da região, com a banda baiana Psirico e o cantor Geraldo Azevedo, que serão as principais atrações musicais da festa, que contará também com artistas locais que serão confirmados até o final da semana. Investimento equilibrado - Para o prefeito Jairo Magalhães, o evento fomenta a economia, fortalece o comércio local e o setor de serviços e oferece entretenimento de qualidade para a população. “Com criatividade e de forma equilibrada, montamos uma programação grandiosa com duas atrações nacionais para um ano que foi especial, onde celebramos o Centenário da cidade, e 2020 que seguirá sendo de muitas conquistas para Guanambi”, comemora o gestor.
    Foto: Divulgação | Ascom PMG
    Foto: Divulgação | Ascom PMG
    Segundo o Secretário Paulo Costa, a Prefeitura Municipal firmou parceria com a Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa), que devido a força regional do evento proporcionará total apoio para a festa. “O evento terá o menor custo dos últimos anos, devido as parcerias”, afirma. Além das atrações musicais, haverá o tradicional show pirotécnico na hora da virada. O evento contará com grande estrutura de palco, som, luz e segurança, além de estrutura auxiliar que irá contar com as atrações dos artistas locais, para facilitar a logística e acabar com o tempo de espera do público, entre uma atração e outra.Sistema do vídeomonitoramento do público e vias de acesso - Sucesso nos anos anteriores, a Prefeitura de Guanambi firmará parceria com a Polícia Militar para instalação de um moderno sistema de videomonitoramento, com câmeras de longo alcance, instalado na Praça do Feijão para realizar o monitoramento do público e das principais avenidas e ruas de acesso ao circuito da festa. As vias principais receberão sinalização e monitoramento especial, realizado pela Superintendência Municipal de Trânsito, através dos agentes de trânsito para melhor segurança e movimentação dos populares.

Nenhum comentário: