quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Jovem assassinado de frente ao Deserg na Patagônia tinha 20 anos


Júlio César Santos Novaes, 20 anos, foi assassinado a tiros na manhã desta quinta-feira (12), em frente ao Deserg, no bairro Patagônia, em Vitória da Conquista.

A vítima estava de bicicleta, no instante que foi alvejado.

No local, ninguém forneceu informações precisas de como ocorreu o crime.

Familiares do jovem estiveram no local. Alguns estão desolados.

A Polícia investiga o crime e não descarta que a motivação tenha relação com o tráfico de drogas. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal. Fonte: Blitz Conquista.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Siga nosso Instagram

Curta nossa Pagina no Facebook




  • Correios de Caetité não adere a paralisação nacional, mas pode haver atrasos na entrega de correspondências e encomendas

    Foto: Paulo Haran | Sudoeste BahiaFoto: Paulo Haran | Sudoeste Bahia
    12/09/2019 - 11:42 

    Segundo levantamento parcial realizado ontem, 82% do efetivo total dos Correios no Brasil está trabalhando regularmente.
    Os funcionários dos Correios entraram em greve geral por tempo indeterminado. A greve foi decretada na noite de terça-feira (10) em assembleias realizadas em diferentes estados do país. A categoria quer impedir a redução dos salários e de benefícios, e é contra a privatização da estatal, que foi incluída no mês passado no programa de privatizações do governo Bolsonaro. Em Caetité, a agência de atendimento está funcionando normalmente até as  16h, com triagem das correspondências e logística até às 17h30. De acordo com informações obtidas pelo Sudoeste Bahia, apenas um funcionário aderiu a greve e as encomendas e correspondências que já chegaram vão ser entregues normalmente, no entanto, há previsão de demora na entrega daquelas que ainda estão a caminho ou nos centros de distribuição nacional – principais locais de triagem para destinatários – pois há agências com as atividades completamente paralisadas em outras cidades. De acordo com comunicado da direção nacional dos Correios, a paralisação é parcial e não afeta serviços, pois um Plano de Continuidade de Negócios foi colocado em prática para minimizar os impactos à população, com medidas como o deslocamento de empregados administrativos para auxiliar na operação, remanejamento de veículos e a realização de mutirões. Segundo levantamento parcial realizado ontem, 82% do efetivo total dos Correios no Brasil está trabalhando regularmente. Na Bahia, 75,26% dos empregados estão em atividade mesmo com a greve, de acordo com os Correios.



  • Garoto autista morre queimado dentro de casa na zona rural de Conquista

    Foto: Reprodução | Blog do AndersonFoto: Reprodução | Blog do Anderson
    12/09/2019 - 10:19 

    O garoto autista morreu no local.
    O incêndio numa residência no Distrito de José Gonçalves, zona rural de Vitória da Conquista, resultou na morte de Washington Silva Souza, 13 anos. O fato ocorreu na noite desta quarta-feira (11). De acordo com o Blitz Conquista, a mãe do garoto contou aos policiais que saiu de casa para ir a uma mercearia próxima. Como não havia energia elétrica na residência ela deixou uma vela acesa, provável causa do incêndio. O garoto autista morreu no local. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista.



  • Caetité realiza a VIII Conferência Municipal de Assistência Social

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Mauri Oliveira

    12/09/2019 - 10:00 

    Evento debate políticas públicas voltadas para o tema “Assistência Social: Direito do Povo com Financiamento Público e participação social”.
    A Prefeitura Municipal de Caetité, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realiza desde a noite de quarta-feira (11), seguindo por toda esta quinta-feira (12), a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social de Caetité, o evento debate políticas públicas voltadas para o tema “Assistência Social: Direito do Povo com Financiamento Público e participação social”. Na abertura do evento, o prefeito Aldo Gondim destacou que a ocasião “é a oportunidade de estarmos aqui reunidos para discutir políticas públicas que possam de fato, através da assistência social, melhorar a vida das pessoas. É um grande desafio fazer gestão em nosso país diante de um quadro socioeconômico tão degradante e tão difícil. Se há assistência social com política pública, isso decorre das desigualdades sociais que assolam o nosso país, que é um dos maiores em desigualdade social no mundo e, mesmo sendo muito rico, tem a riqueza dividida entre uma minoria, o que promove a desigualdade e injustiça social. Os gestores públicos  municipais devem eleger a Educação, a Saúde e a Assistência Social como pilares para o equilíbrio social”, pontuou o gestor. Em sua fala, a professora Daniana Cotrim observou que o momento é “um espaço importante para a população estar opinando e articulando junto com os profissionais da assistência social, elaborando projetos para que as políticas públicas sejam formatadas no município. Por isso, reforça-se a importância da participação popular para que esta conferência consiga atingir seus objetivos”, concluiu.
    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Para a secretária municipal de Assistência Social, Mara Rebouças, a participação social “abrange todos os equipamentos que funcionam na Secretaria de Desenvolvimento Social . As pessoas são ouvidas o tempo todo no Cras, Creas e demais setores, a exemplo do Bolsa Família, quando vai fazer o CadÚnico, cadastro que abre portas para programas do governo estadual e federal. Queremos tratar de maneira desigual as necessidades de cada um, na medida em que vão precisando, deste modo, tentamos ouvir cada pessoa que a gente atende. Momentos de participação como esta conferência, onde levamos para as pessoas informações sobre o SUAS – Sistema único da Assistência Social – são importantes, pois reforçam que quando trabalhamos Intersetorial, saúde, educação, previdência, nós estamos dando voz também a elas, para que estes direitos sejam garantidos”, explicou em entrevista ao Sudoeste Bahia. Ouça a integra da entrevista:
    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Durante a abertura do evento, apresentaram-se as bailarinas da Escola de Balé Marlene Oliveira, projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e houve ainda mostra de vídeo institucional sobre as ações da pasta. A assistente social Rita Prudolm destacou a importância da participação popular na conferência. “É muito importante que toda a população participe desta conferência de assistência social que tem como tema ‘Assistência Social: Direito do Povo com Financiamento Público e participação social’. É a população que dará o subsidio para que as políticas públicas sociais sejam renovadas e implementadas. É necessário que todos estejam engajados com toda a política pública social”, disse à reportagem a assistente. Ouça a integra da entrevista:
    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Em entrevista ao Sudoeste Bahia, Paulo César, gestor do Programa Bolsa Família no município de Caetité citou que a população precisa se unir para garantir que seus direitos não sejam interrompidos. “Esta conferência é um marco para nós e com um tema muito sugestivo, diante do cenário atual. Falando sobre a assistência social, direito do povo, com financiamento público e participação social. Este é o momento onde a sociedade precisa se organizar e juntar forças, pois sabemos que a cada época que se passa nossos direitos estão sendo interrompidos, direitos que a nossa Constituição nos garante”, ponderou. Ouça a integra da entrevista:
    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    O vereador Mário Rebouças destacou o trabalho positivo realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e o grande desafio que enfrenta todos os dias. “O desafio da Secretaria de Desenvolvimento Social é muito grande no contexto que vivemos hoje, com dificuldades nos mais diferentes aspectos, do ponto de vista do emprego e condições de vida das famílias. A secretaria tem buscado através de suas ações dar suporte neste campo da assistência social, mas percebemos o desafio gigante. Esta conferência  vem no sentido de colaborar, debatendo política públicas a serem desenvolvidas no município na área de assistência social no município de Caetité. A expectativa é grande, esperamos que daqui saiam bons frutos e que possamos implementar  estas politicas corretamente no município”, disse o edil em entrevista ao Sudoeste Bahia. Ouça a integra da entrevista:



  • Candiba: Mulher é esfaqueada pelo companheiro; ela há havia registrado ocorrência na delegacia contra o acusado

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    12/09/2019 - 09:00 

    Uma mulher identificada como Maria Nacionete Souza Rocha, conhecida como “Neia”, de 49 anos de idade, foi vítima de tentativa de homicídio na manhã desta quinta-feira (12), em Candiba, nas imediações do Mercado Municipal, no centro da cidade. De acordo com informações obtidas pelo Sudoeste Bahia, a mulher foi agredida pelo companheiro, Ivan Ribeiro de Oliveira, o qual desferiu vários golpes de faca na vítima. A motivação do crime ainda não foi esclarecida. Nacionete foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhada ao Hospital Regional de Guanambi (HRG), onde permanece internada. Seu estado de saúde não foi divulgado. Ivan fugiu após o crime e até o momento não foi localizado (veja quem é o acusado). Informações preliminares indicam que na última terça-feira (10) a mulher já havia registrado uma ocorrência na Delegacia Territorial de Candiba contra o acusado, alegando ameaças feitas por ele. No depoimento, ela ainda relatou à polícia que Ivan teria quebrado vários móveis da casa e a ameaçou de morte, caso não mantivesse o relacionamento.



  • UniFG anuncia três novos cursos de graduação tecnológica para o vestibular 2020.1

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    12/09/2019 - 08:00 

    O Centro Universitário UniFG anunciou a criação de três novos cursos de graduação tecnológica: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Produção Multimídia e Energias Renováveis. Os cursos foram aprovados pelo Conselho Superior Universitário (Consuni), e já serão ofertados em 2020.1. Serão oferecidas 50 vagas para cada curso no próximo vestibular da UniFG, que acontece em dezembro de 2019. A criação dos novos cursos faz parte de uma perspectiva de expansão da UniFG, no sentido de fomentar a produção de conhecimento tecnológico no contexto regional. Os cursos de graduação tecnológica abrem um leque de oportunidades para estudantes do semiárido baiano, que não precisam mais se deslocar para os grandes centros para ter acesso a um ensino superior de qualidade. O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com duração de cinco semestres, busca formar um profissional responsável por projetar, implantar e analisar sistemas computacionais de informação. O tecnólogo também estará habilitado a coordenar equipes de produção de softwares. Em sua formação, esse profissional aprende a utilizar metodologias, tecnologias e ferramentas da Engenharia de Software, linguagens de programação e bancos de dados. O tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode atuar em empresas de desenvolvimento de softwares, assistência técnica e consultoria, além de realizar vistorias, perícias e emitir laudos e pareceres técnicos. Com duração de quatro semestres, o curso de Produção Multimídia vem atender a uma área em franca expansão no mercado, que vem buscando profissionais capacitados. O tecnólogo da área pode atuar na elaboração de projetos e na produção de conteúdo de texto, imagem e som nas mídias digitais. O profissional de produção de multimídia estará apto a supervisionar as interações com usuários no meio digital e a interpretar os dados analíticos quantitativos e qualitativos. Atento às novas tecnologias e à sua utilização na produção de conteúdo, esse profissional pode atuar em Agências de Comunicação e de Publicidade, além de prestar consultorias para a produção de conteúdos digitais. A graduação tecnológica em Energias Renováveis terá duração de cinco semestres e visa formar profissionais capazes de projetar, instalar e operar sistemas residenciais, comerciais e industriais baseados em energias renováveis: eólica, solar, hidráulica, biomassa etc., bem como outras fontes emergentes. Além disso, o tecnólogo em Energias Renováveis pode desenvolver novas técnicas de produção de energia, gerenciar equipes técnicas e elaborar projetos para aplicação de sistemas de energias renováveis. Este profissional pode atuar em empresas de geração e comercialização de energia, empresas de desenvolvimento de projetos de assistência técnica e cooperativas de eletrificação.



  • Operação desarticula grupo que fraudava autuações de trânsito e pontuação em CNH

    Foto: Divulgação | PRF-BAFoto: Divulgação | PRF-BA
    Por Juliana Almirante

    12/09/2019 - 07:30 

    São cumpridos na Bahia um mandado de prisão, dois de exibição de documentos públicos e 11 de busca e apreensão
    Ministérios Públicos estaduais de nove estados, incluindo a Bahia, fazem grande operação na manhã de hoje (12), contra corrupção e lavagem de dinheiro. Além da Bahia, as ações ocorrem ainda no Amazonas, em Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe. Na Bahia, foi deflagrada a operação “Freio de Arrumação”, com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A ação resulta de investigação do MP sobre crimes de corrupção ativa e passiva, peculato eletrônico, falsidade ideológica e material e associação criminosa, praticados por um grupo criminoso, formado por particulares e servidores públicos. O grupo atuava de maneira ilícita para a suspensão, cancelamento, anulação e/ou baixa de autuações por infrações de trânsito (multas), decisões de recursos administrativos e procedimentos de inclusão de pontuação em Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs). São cumpridos na Bahia um mandado de prisão, dois de exibição de documentos públicos e 11 de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal de Salvador. 



  • Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 100 milhões

    Foto: Marcello Casal Jr. | Agência BrasilFoto: Marcello Casal Jr. | Agência Brasil
    Por Juliana Almirante

    12/09/2019 - 07:00 

    Confira as dezenas sorteadas
    Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.187 da Mega-Sena, realizado na noite de ontem (11), em São Paulo. O prêmio acumulou e a estimativa é de R$ 100 milhões, segundo a Caixa Econômica Federal. As dezenas sorteadas foram: 10 - 11 - 16 - 21 - 46 - 50. A quina teve 124 apostas ganhadoras. Cada uma receberá R$ 40.602,31. Já a quadra teve 10.072 apostas ganhadoras e cada uma levará R$ 714,09.



  • MEC desbloqueia 3.182 bolsas de pós-graduação de cursos com alta avaliação

    Foto: Antonio Cruz | Agência BrasilFoto: Antonio Cruz | Agência Brasil
    Por Catarina Lopes

    11/09/2019 - 20:00 

    Liberação vai custar R$ 22,4 milhões no orçamento da pasta
    O Ministério da Educação (MEC) anunciou hoje (11) que vai desbloquear 3.182 bolsas de pós-graduação dos cursos com alta avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A liberação custa R$ 22,4 milhões do orçamento deste ano. A liberação foi feita para cursos avaliados com nota 5, 6 e 7. Outras 8.692 bolsas seguem suspensas. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, declarou que conseguiu os recursos para as bolsas em reunião ontem (10) com integrantes do Ministério da Economia. De acordo com ele, as bolsas estarão sendo ofertadas "a partir de amanhã". O MEC também anunciou ter obtido mais R$ 600 milhões para o orçamento da Capes para 2020, o que, de acordo com o presidente da Capes, Anderson Correia, torna possível garantir todas as bolsas atualmente vigentes e as 3.182 que serão reativadas.



  • Comandante da PM-BA exalta valorização da categoria

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Catarina Lopes

    11/09/2019 - 19:00 

    Segundo coronel Anselmo Alves Brandão, nos últimos quatro anos, o governador promoveu 18 mil policiais
    O coronel Anselmo Alves Brandão, comandante Geral da Polícia Miliar da Bahia, exaltou, durante entrevista à Rádio Metrópole, a valorização da categoria ao comentar os R$ 40 milhões que serão pagos para policiais militares, civis e técnicos que conseguiram reduzir, em pelo menos 6%, os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), no estado, no primeiro semestre de 2019, numa comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo coronel, a iniciativa do Governo do Estado faz parte do Prêmio por Desempenho Policial (PDP), que busca incentivar e reconhecer os esforços no combate à criminalidade. “O governador Rui Costa tem assumido esse compromisso de valorizar nossa tropa e agora ele está mostrando isso. O prêmio era de ano em ano, agora, ele paga dois prêmios ao ano. Então, é o reconhecimento da nossa tropa pelo esforço que eles estão fazendo todos os dias. O pagamento será até o final de novembro, mas estamos trabalhando para ser o quanto antes”, explicou durante o Jornal da Cidade – II Edição. No total serão 25,3 mil servidores contemplados, entre eles 19.590 militares, 4.355 civis, 841 técnicos e 563 que atuam em superintendências da SSP. Criado em 2013, o PDP já pagou 172 milhões de reais a 132,5 mil servidores. Ainda de acordo com Brandão, somente nos últimos quatro anos, o governador promoveu 18 mil policiais. “Mais da metade da tropa. Não tivemos em nenhum momento corte de investimento, os investimentos foram mantidos, as viaturas têm sido trocadas, a nossa tropa tem sido capacitada. O policial não precisa mais ficar fazendo bico na rua, pode complementar sua carga horária no serviço”, acrescentou.



  • Caetité: polícia trabalha na identificação e prisão de dupla acusada de assaltos à mão armada

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    11/09/2019 - 18:39 

    Segundo a polícia, a dupla age abordando a vítima, ameaçando-a em posse de uma arma de fogo, ou simulando estar com uma, e rouba-lhe o aparelho celular. 
    O Serviço de Inteligência (SI) da 22ª Coorpin, em conjunto com a Polícia Militar (94º CIPM), trabalha neste momento em Caetité na identificação e prisão de dois indivíduos acusados de uma série de assaltos à mão armada na cidade, a bordo de uma motocicleta. Segundo informou a Polícia Civil à redação do site Sudoeste Bahia, vários registros foram feitos na Delegacia Territorial local, relatando os assaltos, sendo a grande maioria das vítimas mulheres. Segundo a polícia, a dupla age abordando a vítima, ameaçando-a em posse de uma arma de fogo, ou simulando estar com uma, e rouba-lhe o aparelho celular. A polícia reforça que as vítimas de assaltos registrem boletim de ocorrência para análise das estatísticas, e caso ocorra a prisão dos suspeitos, possível recuperação dos itens roubados.



  • Caetité: Idoso é furtado logo depois de sacar benefício do INSS em lotérica na Praça do Mercado

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsAppFoto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    11/09/2019 - 18:01 

    A Polícia Civil solicitou as imagens feitas  por câmeras de segurança instaladas próximas a lotérica, na tentativa de identificar o criminoso.
    Um aposentado de 66 anos teve prejuízo de R$ 1.000 e ainda perdeu documentos e cartões ao sair de uma casa lotérica na Praça do Mercado, em Caetité. Segundo informou a Polícia Civil à redação do site Sudoeste Bahia, o furto foi na segunda-feira (9), mas o boletim de ocorrência foi registrado na manhã desta quarta-feira (11). Na delegacia, o idoso contou que logo depois de sacar seu benefício do INSS saiu da lotérica e um homem esbarrou nele, porém não percebeu o furto. O crime só foi percebido quando o idoso foi efetuar um pagamento em uma farmácia da região. A Polícia Civil solicitou as imagens feitas por câmeras de segurança instaladas próximas a lotérica, na tentativa de identificar o criminoso. Conforme orientação da polícia, ao sacar o benefício é importante que o idoso adote alguns cuidados, como por exemplo, ir acompanhado de parentes e não aceitar a ajuda de estranhos, pois criminosos atuam no entorno de estabelecimentos aguardando alguma oportunidade para efetuar o furto.



  • Policiais estendem negociação com o governo e adiam greve

    Foto: Divulgação | SSP/BAFoto: Divulgação | SSP/BA
    Por Kamille Martinho

    11/09/2019 - 17:20 

    Último prazo para que o governo tente negociar com a categoria será no dia 8 de outubro
    Os policiais e bombeiros militares definiram um último prazo para que o governo tente negociar com a categoria: 8 de outubro. A decisão foi tomada hoje (11), após assembleia realizada na Adelba. A categoria busca a regulamentação da lei periculosidade, aprovada há 18 anos, segundo a Associação dos Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra). A assessoria do deputado e representante da Aspra, Soldado Prisco, afirmou que será feita uma carreata ainda hoje para pressionar o governo a abrir um canal de negociação.



  • Casos de dengue aumentam sete vezes no Brasil em 2019

    Foto: Marcos Santos | USP ImagensFoto: Marcos Santos | USP Imagens
    Por Juliana Rodrigues

    11/09/2019 - 15:00 

    A Bahia é um dos destaques em relação à alta dos índices: em 2019, foram 58,9 mil, ante 7,6 mil no ano passado
    O Brasil registrou mais de 1,4 milhão de casos de dengue até 24 de agosto deste ano, segundo dados do Ministério da Saúde. O número representa um aumento de sete vezes, ou 599,5%, em relação ao verificado no mesmo período do ano passado. O total de mortes confirmadas devido à infecção chegou a 591. O maior número de casos foi registrado em Minas Gerais, seguido por São Paulo. Juntos, os dois estados concentram 63% dos registros da doença. A Bahia é um dos destaques em relação à alta dos índices: em 2019, foram 58,9 mil, ante 7,6 mil no ano passado. Na série histórica desde 1998, o ano atual já é o quarto com mais casos, atrás de 2015 (recorde com 1.688.688), 2016 (1.500.535) e 2013 (1.452.489). O Ministério da Saúde atribui a alta no número de casos ao "alto volume de chuvas e altas temperaturas"; ao "grande número de pessoas suscetíveis", uma vez que nos dois últimos anos houve baixa; à "ocorrência de dengue em toda a região das Américas"; e à "mudança no sorotipo predominante".



  • Cerca de 300 pessoas serão demitidas na região de Guanambi após obras da Fiol serem paralisadas na Bahia

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    11/09/2019 - 14:00 

    O General Márcio Velloso, presidente da Valec, tenta reverter a situação e espera que os recursos prometidos sejam liberados nas próximas semanas.
    A Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., estatal responsável pela construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), decidiu pela paralisação dos serviços nos lotes que compõem os trechos da região de Guanambi – sentidos Caetité – Barreiras e Caetité – Ilhéus –, após os recursos prometidos pelo Governo Federal não serem empenhados até o fechamento das medições do último mês, o que daria continuidade a maioria dos serviços previstos até o fim do ano. O General Márcio Velloso, presidente da Valec, tenta reverter a situação e espera que os recursos prometidos sejam liberados nas próximas semanas. Enquanto isso, a ordem para paralisar as obras já foi repassada às empreiteiras que executam a construção. De acordo com informações obtidas pelo Sudoeste Bahia, somente na região de Guanambi, cerca de 300 funcionários serão demitidos devido a paralisação, o que deve impactar o mercado imobiliário e serviços. Além disso, a informação de parada das obras pega de surpresa os trabalhadores, que acreditavam ter uma renda segura, pelo menos, até o mês de dezembro.



  • PMs e bombeiros se reúnem em assembleia nesta quarta-feira

    Foto: Ascom | SSP-BAFoto: Ascom | SSP-BA
    Por Juliana Almirante

    11/09/2019 - 12:00 

    Categoria busca melhorias no Planserv e plano de carreira
    Policiais e bombeiros militares marcaram para a tarde de hoje (11), às 15h, no clube Adelba, em Patamares, uma assembleia da categoria, de acordo com a Associação dos Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra). Entre os temas que serão discutidos, estão melhorias no Planserv, solução para problemas do novo sistema RH, plano de carreira da categoria, o reajuste do benefício da Condição Especial de Trabalho (CET) e regulamentação da lei que prevê isenção de ICMS na compra de arma de fogo por servidores da segurança pública. A categoria ainda busca a regulamentação da lei periculosidade, aprovada há 18 anos, segundo a Aspra. A Aspra afirma que chegou a solicitar a intermediação do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ), Ordem dos Advogados do Brasil (seccional Bahia), Ministérios Público Federal e Estadual (MPE e MPF) e arcebispo primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, para o diálogo com o governo do estado. A associação ainda diz que se reuniu durante toda a semana com representantes dos órgãos, mas ainda não obteve respostas. A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Comunicação do Governo (Secom), que ficou de se pronunciar sobre o caso.
  • Nenhum comentário: