terça-feira, 24 de setembro de 2019

Conquista: Homem que matou jovem em frente ao Deserg se entrega a Polícia

  • A Polícia Civil de Vitória da Conquista elucidou mais um crime em Vitória da Conquista.  A Delegacia de Homicídios conclui o inquérito do assassinato do jovem Júlio César Santos Novaes, morto a tiros no última dia 12, em frente à Central de Equipamentos da Prefeitura, conhecido como Deserg, no bairro Patagônia. Nesta segunda-feira (23) Breno Oliveira de Almeida, que já estava investigado pela DH, se apresentou acompanhado do advogado e confessou ser o autor os disparos que matou Júlio César, que era chamado por Cesinha.

    De acordo com o delegado Hudson Santana, que preside o inquérito, Breno Almeida afirmou que matou Cesinha porque ele teria tentado matá-lo há cerca de três meses. Breno disse à polícia que não registrou ocorrência porque queria fazer justiça com as próprias mãos.

    Os menores também envolvidos com o assassinato foram apreendidos e, segundo o delegado que preside o inquérito, Hudson Santana, o juiz da Vara da Infância e Juventude, Juvino Brito decretou a internação dos dois. Agora, o autor confesso do crime que tirou a vida de Júlio César, será indiciado em inquérito e o delegado representará pela prisão preventiva dele. Blog de Giorlando Lima 

    Participe do nosso Grupo no WhatsApp

    Siga nosso Instagram

    Curta nossa Pagina no Facebook

  • Bahia é o estado do Nordeste que mais gerou empregos entre janeiro e julho de 2019

    Foto: Ana Volpe | Agência SenadoFoto: Ana Volpe | Agência Senado
    Por Juliana Rodrigues

    24/09/2019 - 10:58 


    No ranking nacional, a Bahia ocupa a sexta colocação, segundo dados da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia
    A Bahia foi o estado do Nordeste que mais gerou empregos entre janeiro e julho deste ano, segundo dados da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia. Pouco mais de 28 mil novos postos de trabalho foram criados no estado, comparando contratações e demissões ocorridas no período. No ranking nacional, a Bahia ocupa a sexta colocação. O desemprego, no entanto, ainda chama atenção: mais de um milhão de pessoas estão sem trabalho com carteira assinada no estado, enquanto na capital, quase 18% da população economicamente ativa está desempregada.
  • Caetité: População reclama da falta de médico na UPA 24h; secretária de saúde diz que vídeos são ‘armação’

    Veja o vídeo enviado à redação do Sudoeste Bahia
    24/09/2019 - 10:15 


    A secretária municipal de Saúde, Cynthia Lopes informou que os vídeos compartilhados nas redes sociais tratam-se de “armação”
    Os usuários do sistema público de saúde do município de Caetité estão compartilhando nas redes sociais vídeos com inúmeras criticas ao atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), e cobrando da Secretaria Municipal de Saúde posicionamento quanto a qualidade dos serviços prestados a população. Segundo relatos de populares enviados à redação do site Sudoeste Bahia, na noite desta segunda-feira (23), após o fim de expediente de uma médica que estava de plantão, não havia outro profissional para substituí-la, ficando os pacientes sem atendimento. Em outro relato uma mulher informou que sua filha caiu, bateu com a cabeça e ficou desacordada por alguns minutos. A criança foi levada para a referida unidade de saúde, aguardou por atendimento das 18h40 até às 21h, mas retornou para casa, pois segundo ela, não havia médico na UPA 24H. Ainda de acordo com a mãe, a criança não conseguiu dormir e passou a noite sentindo dores. Tem resposta? Em nota enviada à redação do SB, a secretária municipal de Saúde, Cynthia Lopes informou que os vídeos compartilhados nas redes sociais tratam-se de “armação”“Aquele era o horário da troca de plantão e a médica Gardênia estava em atendimento de urgência na Sala Vermelha, naquele instante”, disse a secretária.
  • Homem mata a companheira com tiro na cabeça durante confusão em Brumado

    Foto: Reprodução | 97 NewsFoto: Reprodução | 97 News
    24/09/2019 - 07:00 


    Uma mulher identificada como Ariane dos Reis Santos foi morta com um tiro na cabeça por volta de 00h10 desta terça-feira (24), na Rua Ana Maria de Jesus, bairro Esconso, em Brumado. Segundo informou a Polícia Militar à redação do site Sudoeste Bahia, o autor do crime seria o companheiro da vítima, Deuslirio Alves, que durante uma possível discussão teria atirado contra a mulher. Policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) da 34ª CIPM encontraram a vítima sem vida e com sinais de agressão. Equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) removeu o corpo da mulher para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para ser necropsiado. Ainda segundo a polícia, o suspeito ligou para o sogro, informou sobre o crime e fugiu. A motivação do crime é investigada, mas a suspeita é de crime passional. O autor do homicídio é procurado pela polícia.
  • Maioria dos brasileiros acredita que corrupção aumentou no país

    Foto: Antonio Cruz | Agência BrasilFoto: Antonio Cruz | Agência Brasil
    Por Lara Curcino

    23/09/2019 - 20:30 


    Ao todo, 11% das pessoas ainda relataram pagamento de propina para ter acesso a algum serviço
    Mais da metade dos brasileiros acredita que a corrupção aumentou no país do ano passado para o período entre janeiro e março de 2019. Ao todo, 54% dos entrevistados pelo estudo da Transparência Internacional concordam com a afirmação. A pesquisa foi divulgada hoje (23) e é a 10ª edição do Barômetro Global da Corrupção. Ainda segundo os dados, 11% das pessoas relataram pagamento de propina para ter acesso a algum serviço público básico, como atendimento médico, vaga em instituição de ensino ou alguma licença. A pesquisa foi feita em 18 países da América Latina e do Caribe, com mais de 17 mil participantes. No Brasil, o estudo entrevistou mil pessoas e foi conduzido pelo Instituto Ipsos.
  • Governo reconhece situação de emergência em Matina

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    23/09/2019 - 20:30 


    O decreto de emergência vale por 180 dias, a contar pela data de publicação.
    O governo da Bahia reconheceu em publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) do último sábado (20), a situação de emergência de Matina, na região sudoeste da Bahia, por decorrência do período de estiagem que atinge a região. No documento, o governo informa que a estiagem afeta as atividades econômicas do município, o que atinge a população. O decreto de emergência vale por 180 dias, a contar pela data de publicação. O reconhecimento da emergência, na prática, significa que o município afetado receberá recursos para reduzir os impactos da estiagem.
  • Guanambi: Funcionários terceirizados do HRG farão manifestação nesta terça (24) em reivindicação a atrasos das remunerações

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Marcos Oliveira

    23/09/2019 - 16:53 


    São denúncias de atraso constante do pagamento, descontos sem justificativa, falta de depósito do FGTS e até relatos de funcionários que só conseguem tirar férias de maneira compulsória.
    Um informativo do Sindicato dos trabalhadores de saúde (SindiSaúde) tem sido compartilhado nas redes sociais convocando trabalhadores da Fundação José Silveira, lotados  nos hospitais de Salvador, para assembleia geral e paralização das atividades das 06h às 09h, nesta terça-feira (24). Segundo fonte ouvida pelo Sudoeste Bahia, as manifestações da capital também deverão ser realizadas pelos funcionários da empresa no Hospital Regional de Guanambi (HRG), e acontecerá simultaneamente ao movimento da categoria em Salvador. Uma fisioterapeuta do HRG, sob condição de anonimato, disse à reportagem do SB que o clima entre os funcionários na unidade de saúde não é dos melhores.
    Foto: Divulgação
    Foto: Divulgação
    Ela relata problemas relacionados a pagamento de salários e ao não cumprimento de direitos trabalhistas. São denúncias de atraso constante do pagamento, descontos sem justificativa, falta de depósito do FGTS e até relatos de funcionários que só conseguem tirar férias de maneira compulsória. Ainda segundo a funcionária os atrasos constantes têm levado servidores à inadimplência. “A preocupação aumenta à medida em que as contas se acumulam”, disse. A categoria solicita que a Fundação tome as medidas necessárias para a resolução dos problemas apontados e que haja a intervenção do governador Rui Costa para mediar o imbróglio. Tem Resposta? A reportagem do SB entrou em contato com a assessoria de imprensa da Fundação José Silveira, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.
  • litz educativa da Semana Nacional de Trânsito acontece em Caetité até o dia 25 de setembro

    Foto: Paulo Haran | Sudoeste BahiaFoto: Paulo Haran | Sudoeste Bahia
    23/09/2019 - 15:44 


    Desde o último dia 18 de setembro, até o dia 25 do mesmo mês, acontece no município de Caetité as atividades da Semana Nacional de Trânsito, com blitz e ações educativas. Nesta segunda-feira (23), policias da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e agentes da Superintendência Municipal de Trânsito estiveram na Avenida Olimar Oliveira, onde realizaram blitz educativa, assim como irá ocorrer em diversos pontos da cidade, em horários distintos. Em entrevista ao Sudoeste Bahia, o superintendente de trânsito do município Genildo Góes, falou sobre a importância das ações. "Estamos comemorando a Semana Nacional de Trânsito, juntamente com a Polícia Militar, nossa parceira em todas as operações, realizando blitz, palestras nas escolas, para conscientizar condutores de veículos e pedestres sobre a importância de um trânsito mais tranquilo, bem como documentação regular dos veículos, porte obrigatório, condução correta e responsável", explicou Góes.
  • Presidente do SINDSERV- Caetité participa de Congresso Estadual em Feira de Santana

    Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
    23/09/2019 - 15:04 


    Nos últimos dias 22 e 23 de setembro, o presidente do SINDSERV-Caetité, Vagnelson Ribeiro participou do II Congresso Estadual da Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos municipais da Bahia (FESPUMEB), realizado em Feira de Santana. O evento contou com a participação de palestrantes renomados e sindicalistas de várias partes do país, a exemplo do presidente nacional da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil - CSPB, João Domingos. "Foi um encontro muito proveitoso, agreguei novos conhecimentos sobre a luta e a organização sindical que nos auxiliará em nossos embates e debates, tanto na esfera municipal quanto federal, principalmente neste momento que vivemos tempos difíceis, onde os governos dos entes federados estão realizando a maior investida contra os direitos dos trabalhadores e desmontando o Estado de bem Estar Social garantido pela Constituição Federal", disse o presidente do SINDSERV-Caetité. O Congresso levou o nome de Aroldo Pereira de Souza, sindicalista da cidade de Central, "assassinado de forma covarde no final do ano passado em uma emboscada, como única forma de parar e calar a voz de um guerreiro que lutou com tanto amor em prol do próximo que deu sua vida pelos ideais que acreditava", reforçaram os organizadores do evento.
  • Mulher negra, jovem e com pouco estudo compõe perfil de desalentados no Brasil

    Foto: Marcello Casal Jr | Arquivo Agência BrasilFoto: Marcello Casal Jr | Arquivo Agência Brasil
    Por Juliana Almirante

    23/09/2019 - 11:53 


    Parcela de desalentados no país mais do que triplicou no período de cinco anos
    O perfil dos desalentados no Brasil é de mulher jovem, preta ou parda e com baixa escolaridade. A parcela de desalentados no país mais do que triplicou no período de cinco anos e chegou a quase cinco milhões de pessoas, quase 5% da população economicamente ativa. As informações fazem parte do estudo “Quem são os desalentados do Brasil?”, dos pesquisadores Paulo Peruchetti e Laísa Rachter, do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da FGV, com base nos números do  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Desalentadas são aquelas pessoas que desistiram de procurar emprego, porque não têm mais de esperanças de que irão encontrar, mesmo com disponibilidade e vontade de trabalhar. Os pesquisadores ainda estimaram qual a probabilidade de esses fatores socioeconômicos levarem o indivíduo à condição de desalentado. O modelo aponta que mulheres têm probabilidade 2,1 pontos percentuais maior de se declararem desalentadas que os homens. Aqueles que completaram pelo menos o ensino médio, por outro lado, têm probabilidade três pontos percentuais menor de serem desalentados que indivíduos sem ensino médio completo. “Esse é um efeito considerável, levando em conta que a probabilidade de desalento é de cerca de 4,2% no período mais recente”, afirmam os pesquisadores. A principal razão declarada pelos que desistiram de procurar emprego foi a falta de trabalho na localidade onde moram: 63% afirmaram que desistiram de procurar emprego por esse motivo. Outros 20% não encontraram trabalho adequado, 10% apontaram a idade como motivo e 8% citaram a falta de qualificação ou experiência. Regionalmente, destacaram-se os aumentos da participação, no total de desalentados, de moradores do Maranhão (de 8,9% para 12,1%) e de São Paulo (de 5,7% para 9,6%). A participação da Bahia registrou a maior queda (de 19,2% para 15,7%), no entanto, ainda é a maior do país. Entre o segundo trimestre de 2014 e o mesmo período de 2019, houve aumento na parcela de homens (de 40% para 45% do total), pretos (de 7,6% para 11,2%) e pessoas com ensino médio completo (de 21,4% para 25%) ou superior incompleto ou completo (de 2,6% para 6,7%) no total de desalentados. Os pesquisadores dizem, no entanto, que homens e pessoas com nível mais alto de instrução continuam sendo minoria entre desalentados.
  • CDS - Alto Sertão realiza reunião sobre Gestão Consorciada de Resíduos Sólidos

    Foto: Divulgação | CDS - Alto SertãoFoto: Divulgação | CDS - Alto Sertão
    Por Mauri Oliveira

    23/09/2019 - 11:49 


    O Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão realizou na última sexta-feira (20), uma importante reunião no município de Matina entre prefeitos, secretários, vereadores e dirigentes de segmentos sociais vinculados aos 16 municípios consorciados, com intuito de dialogar sobre os processos de planejamento e execução de planos de resíduos sólidos intermunicipais. O superintendente de planejamento e gestão territorial da SEDUR- Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, Dr. Armindo Gonzalez Miranda apresentou uma nova proposta de ação conjunta entre os municípios no intuito de otimizar os custos na elaboração do plano integrado para gerenciamento de resíduos sólidos e viabilizar os custos de operação no descarte adequado do rejeito.
    Foto: Divulgação | CDS - Alto Sertão
    Foto: Divulgação | CDS - Alto Sertão
    “A reunião foi bem produtiva, tendo em vista que queremos partir para a prática em breve com as assinaturas dos protocolos de intenções em apoio à elaboração dos planos intermunicipais de gestão integrada de resíduos sólidos com todos os 16 municípios do CDS-Alto Sertão, junto ao Governo do Estado da Bahia por meio da SEDUR, o que deverá acontecer nas próximas semanas.” Afirmou o presidente do CDS-Alto Sertão e prefeito anfitrião, Juscélio Fonseca. Participaram da reunião os prefeitos Jairo Magalhães (Guanambi), Pedro Cardoso (Lagoa Real), Beto Maradona (Caculé), Adalto Prates (Ibiassucê), Reinaldo Góes (Iuiú), Alan Vieira (Riacho de Santana) e Josielton Muniz (Sebastião Laranjeiras).  Além do secretário executivo do CDS-Alto Sertão, Anderson Públio, o professor da UniFG Thomas Marques e a presidente da Cooperativa Catando a Vida, da cidade de Caculé Aparecida Martins, que teve a oportunidade de relatar sua experiência na reciclagem do lixo, como fonte de emprego e renda.
  • Após denúncia, vereadores de Caetité investigam atraso nos repasses da prefeitura à Fundação Hospitalar Senhora Santana

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    23/09/2019 - 11:35 


    Os vereadores da bancada de oposição encaminharam requerimento ao presidente do Legislativo solicitando que o diretor da Fundação, Antônio Gomes Neto, seja convidado a comparecer a Câmara para prestar esclarecimentos
    A Câmara de Vereadores de Caetité recebeu denúncia de que, há cerca de 60 dias, a Fundação Hospitalar Senhora Santana só vem realizando somente cirurgias de extrema urgência, devido a falta de material. “Um dos motivos é a falta do repasse da prefeitura, que foi aprovado na Câmara, através de Lei 759/2013. O referido atraso tem promovido transtorno no bom funcionamento da instituição de saúde, pois sem esse dinheiro a fundação está tendo dificuldades na compra de materiais”, disse o vereador Cláudio Ladeia (PSDB). Diante disso, os vereadores da bancada de oposição encaminharam requerimento ao presidente do Legislativo solicitando que o diretor da Fundação, Antônio Gomes Neto, seja convidado a comparecer a Câmara para prestar esclarecimentos quanto ao atraso do repasse financeiro da prefeitura à instituição.
  • Nordeste deverá ter chuvas abaixo da média nesta Primavera

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Juliana Rodrigues

    23/09/2019 - 11:10 


    Segundo o Inmet, as precipitações devem começar em outubro, um pouco mais tarde do que no ano passado, quando tiveram início em setembro
    Com a chegada da primavera, que começa hoje (23) no hemisfério sul, a região Nordeste deverá ter chuvas ligeiramente abaixo da média para a estação, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As precipitações devem começar em outubro, um pouco mais tarde do que no ano passado, quando tiveram início em setembro. No Brasil, a estação é caracterizada pela chegada das chuvas. A previsão para a primavera indica maior probabilidade de chuvas perto da média na parte leste do Nordeste. Já nas demais áreas, haverá o predomínio de chuvas ligeiramente abaixo da média. O trimestre de outubro a dezembro costuma ser o mais seco da parte leste do Nordeste. Segundo o Inmet, as temperaturas estarão mais elevadas sobre todo o Nordeste, principalmente na região sul do Maranhão e do Piauí.
  • Caetité: 300 famílias beneficiadas com habitações do Minha Casa Minha Vida participaram da vistoria no Condomínio Esmeralda

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    23/09/2019 - 10:50 


    As unidades habitacionais tem como previsão serem entregues no próximo dia 05 de outubro.
    Na tarde da última quinta-feira (19), a Prefeitura de Caetité, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Comissão do Programa Minha Casa Minha Vida, divulgou a lista das 300 pessoas selecionadas pela Caixa Econômica Federal, contempladas com as habitações do Condomínio Esmeralda, situado no bairro Nossa Senhora da Paz, em Caetité. Neste sábado (21) e domingo (22), as famílias selecionadas compareceram ao condomínio para a vistoria das unidades habitacionais, juntamente à Construtora Prates Bonfim, responsável pela construção do projeto. As unidades habitacionais tem como previsão serem entregues no próximo dia 05 de outubro. O condomínio contará com infraestrutura urbana completa com pavimentação, paisagismo, iluminação pública, redes de água, esgoto e elétrica, quadra poliesportiva, área de lazer, centro comunitário e espaço para estacionamento.
    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Em entrevista ao Sudoeste Bahia, o gestor do Programa Bolsa Família no município, Paulo César Moreira, explicou o objetivo da inspeção nas residências. “A inspeção faz parte do protocolo de entrega da Caixa Econômica Federal. Antes de as famílias assinarem o contrato de adesão da casa, elas precisam verificar se está em perfeitas condições, água, luz, tubulações, etc. A vistoria é realizada juntamente com a construtora, com o suporte da equipe do município e realizada com todos os 300 contemplados, divididos em grupos, por quadra”, explicou o gestor, que ainda esclareceu como funciona o processo de escolha dos contemplados. “A escolha das famílias a serem contempladas segue o critério da Portaria 464 do Programa Minha Casa minha Vida, uma ordem que a portaria estabelece com prioridade para famílias com pessoas com deficiência, idosas, mães solteiras, com filhos numerosos, entre outros. Tosos receberam também visita de assistente social que avaliou a situação socioeconômica de cada um, o imóvel onde antes residia. A partir daí essas famílias foram também assistidas pelo Conselho Municipal de Habitação do município de Caetité, que analisou cada relatório social, avaliando um por um, e por sua vez escolhendo aqueles que teriam o perfil para receber a casa”. Moreira falou ainda sobre a importância do empreendimento para as famílias. “O programa dá dignidade para a família. Todo homem ou mulher que constitui família quer ter o seu canto para morar, para viver bem e em paz com seus filhos. É um programa grandioso, sonhado pela administração municipal para a população, pois sabíamos que seriam 300 famílias que teriam uma mulher habitação”, concluiu. Ouça a entrevista na íntegra:
    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    A secretária de Desenvolvimento, Social Mara Rebouças falou durante a entrevista sobre o processo após a entrega destas casas. “Após a entrega, vamos trabalhar com uma equipe técnico social, que vai acompanhar todas as famílias, fazer cursos de capacitação, tentando formalizar serviços de convivência do coletivo do público que virá para o empreendimento. A secretaria teve um trabalho pontual, junto a equipe do Programa Minha Casa minha Vida, no que diz respeito a documentação, aos dossiês, para que as 300 pessoas pudessem ser beneficiadas e  participar das vistorias.  Agora, o Grupo Institucional do Poder Público (GIP) fará o acompanhamento destas famílias, com representantes de todas as secretarias, com poder resolutivo , para resolver inúmeras questões”, citou a secretária, que pontou ainda os direitos e deveres dos beneficiados, bem como da administração municipal, que busca a segurança e bem estar para os moradores. “Como direito dos beneficiados nós temos que assegurar que recebam a casa em perfeitas condições físicas e estruturais para morada, após isso, vem os deveres das famílias: cuidar deste novo espaço para que tudo corra bem, pois o sucesso do empreendimento passa então para as mãos dos moradores. Tivemos  cautela para realização dos cadastros das famílias e teremos o apoio  da Polícia Militar, que realizará rondas no empreendimento, bem como líderes em cada bloco que informaram qualquer ocorrência diferente da normalidade no condomínio. O objetivo é proporcionar a maior segurança possível para os moradores do condomínio. Desejamos que este seja um bairro tranquilo, espaço agradável e seguro. Este é um empreendimento maravilhoso, vamos diminuir o déficit habitacional do município, atingindo mais de 1200 pessoas. Este empreendimento vai marcar a história de Caetité. Para estas famílias é muito mais que mudar de casa, é mudar de vida”, disse a secretária. Ouça a entrevista na íntegra:
  • Motociclista fica gravemente ferido após colisão contra carro na BR-030, em Ibitira

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    23/09/2019 - 09:30 


    O motociclista sofreu fratura exposta na perna direita e quebrou a mão
    Um motociclista de 27 anos de idade, identificado como Marcos da Silva Oliveira, ficou gravemente ferido após a motocicleta que conduzia colidir lateralmente contra um automóvel na BR-030, em Ibitira, distrito de Rio do Antônio. Conforme informações passadas a reportagem do Sudoeste Bahia, o motociclista seguia sentido ao município de Lagoa Real, por volta das 21h de domingo (22), quando foi “fechado” pelo automóvel, perdeu o controle da direção e caiu. O motorista fugiu após o acidente e não há identificação do automóvel. O motociclista sofreu fratura exposta na perna direita e quebrou a mão. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhado ao Hospital Regional de Guanambi (HRG), onde passou por procedimento cirúrgico e permanece internado.
  • Após desligamento de radares, acidentes graves aumentam em estradas federais

    Foto: Reprodução | Ministério dos TransportesFoto: Reprodução | Ministério dos Transportes
    Por Juliana Almirante

    23/09/2019 - 08:00 


    Aumento no número de acidentes graves ocorreu pela primeira vez desde 2011, após tendência de queda
    O desligamento de radares de fiscalização de velocidade foi cumprido à risca nas rodovias federais administradas diretamente pelo governo, de acordo com reportagem do jornal O Globo publicada hoje (23). Dados obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação mostram que quase todos os equipamentos fixos em operação em janeiro nas vias foram desativados desde março. Assim, enquanto as estradas federais tiveram um “apagão” de radares, os acidentes graves, aqueles que registram mortos ou feridos, subiram nos sete primeiros meses do ano pela primeira vez desde 2011. Naquele ano, o Brasil se comprometeu a adotar metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para tornar o trânsito seguro. Especialistas ouvidos pelo jornal avaliam que a alta dos casos graves é motivo de alerta, já que, em geral, estão relacionados ao excesso de velocidade. O governo suspendeu, em agosto, o uso de 299 radares portáteis pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Além disso, o governo não renovou ou substituiu contratos que garantiam o funcionamento de 2.811 equipamentos fixos nas vias. No último dia 2, as rodovias sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que representam mais de 90% da malha rodoviária federal, contavam com apenas 439 equipamentos permanentes de fiscalização. Levantamento do SOS Estrada,s com base em dados da PRF, mostra que, embora o total de acidentes em geral tenha caído 8% na comparação com o mesmo período do ano passado, os acidentes graves subiram 2% em 2019, de 10.038 para 10.212 ocorrências, o que interrompeu a tendência de quedas consecutivas desde 2011. Entre janeiro e julho de 2019, o número de feridos graves também subiu em relação ao ano passado, de 10.141 para 10.436 registros. Enquanto no ano passado houve queda de 17% no total de mortes nas rodovias, a redução este ano foi de apenas 1%, de 3.038 para 3.000 casos. Procurado para comentar o crescimento dos acidentes graves e dos feridos nas estradas, o Ministério de Infraestrutura não respondeu à reportagem.

Nenhum comentário: