terça-feira, 27 de agosto de 2019

Covardia: Homem é morto a pauladas após desentendimento; suspeito não aceitava relacionamento da irmã com vítima

  • Um homem foi morto a pauladas no domingo (25), durante uma festa em Brejões, cidade da região sudoeste da Bahia. Um dia depois, dois homens foram presos e, segundo a polícia, a motivação do crime seria que um dos suspeitos não aprovava o relacionamento da irmã com a vítima.

    Segundo o delegado Isaías Neto, responsável pelo caso, o suspeito Charles de Jesus Vieira brigava com frequência com Uelington Oliveira Xavier, por não aceitar o relacionamento dele com a irmã. Na noite de domingo, os dois tiveram uma discussão na casa da mulher.
    Ainda conforme o delegado, momentos depois, durante uma festa no povoado Pau de Ferro, Charles teria contado com ajuda de um amigo chamado Diego Temoteo dos Santos para espancar Uelington.
    Um outro homem que estava na festa também foi espancado pela dupla, mas ainda não se sabe a motivação. Ele foi levado para um hospital da cidade e liberado em seguida.
    Já Uelington chegou a ser levado para o hospital da cidade e transferido para a Hospital Prado Valadares, em Jequié, na mesma região, mas não resistiu aos ferimentos.

    Os dois suspeitos, Charles e Diego, foram presos em flagrantes e estão na delegacia de Brejões. O caso é acompanhado pela Polícia Civil da cidade.


    Participe do nosso Grupo no WhatsApp

    Siga nosso Instagram

    Curta nossa Pagina no Facebook

  • Caetité: Major Moreira deixa comando da 94ª CIPM e assume comando em Vitória da Conquista

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

    27/08/2019 - 11:30 




    Para o comando da 94ª CIPM foi nomeado o Major PM Wellington Cirilo Costa
    O Major PM Eduardo Viana Moreira Júnior terá um novo desafio. Ele, que comandava a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (94ª CIPM), com sede em Caetité, foi nomeado para o cargo de comandante da 92ª Companhia Independente de Polícia Militar, em Vitória da Conquista. Moreira comandava a 94ª CIPM desde março de 2015. De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), para o comando da 94ª CIPM foi nomeado o Major PM Wellington Cirilo Costa.

  • Acusado de abusar sexualmente da filha por 10 anos e fugir com outra filha é localizado em Livramento; assista a reportagem

    Foto: Reprodução | TV Record
    Foto: Reprodução | TV Record

    27/08/2019 - 09:00 




    Está em andamento no Cidade Alerta, na Rede Record,  denúncia  na qual o senhor Evanildo José da Silva é acusado de praticar violência sexual contra uma de suas filhas, hoje com 18 anos de idade, e de ter fugido com outra filha, menor de idade. De acordo com a denúncia, ele fazia os crimes parecerem algo normal, que não passavam apenas de carinho entre pai e filha. Assim que descobriu a denúncia, Evanildo fugiu de casa com a filha mais nova, de 15 anos, desde 16 de agosto. Em Livramento de Nossa Senhora, a Polícia Militar (46° CIPM) passou a receber várias denúncias de que o acusado se encontrava residindo na ladeira do Bonfim, no Centro da cidade. No local, a polícia constatou que de fato o acusado e sua filha, menor de idade, se encontravam na localidade. A guarnição manteve contato com o senhor e, após lhe explicar o teor das acusações a ele atribuídas, foi convidado pela guarnição a comparecer à delegacia territorial de Livramento, sendo o convite voluntariamente aceito. Após contato com a polícia civil do Estado de São Paulo e pesquisa no sistema da Polícia Civil foi verificado que não existia nenhum mandado de prisão em desfavor do acusado. Também, sua filha ser ouvida na presença do Conselho tutelar, momento em que a menor negou as acusações de abuso e declarou que estava viajando com seu pai por livre e espontânea vontade. Ressalta-se  que de acordo o Art 2° inciso 3° da resolução 137  de 13 de julho  de 2011, a responsabilidade pela atualização das informações  do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões, atualização das informações é de competência exclusiva de tribunais e autoridades  judiciárias. Os envolvidos foram liberados depois de serem ouvidos. Assista a reportagem do Cidade Alerta.

  • Vaza Jato: Procuradores ironizaram morte de Marisa Letícia e luto de Lula

    Foto: Reprodução
    Foto: Reprodução

    Por Juliana Almirante 


    27/08/2019 - 07:14 




    "Quem for fazer a próxima audiência do Lula, é bom que vá com uma dose extra de paciência para a sessão de vitimização", diz uma das mensagens
    Procuradores da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba ironizaram a morte da ex-primeira-dama Marisa Letícia e o luto do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É o que apontam mensagens de chats privados no aplicativo Telegram enviados por fonte anônima ao site The Intercept Brasil, analisadas em parceria com o UOL, e publicadas hoje (27). Marisa sofreu um AVC hemorrágico em janeiro de 2017 e a morte encefálica da ex-primeira-dama foi confirmada em fevereiro do mesmo ano. Após a notícia da morte ser compartilhada no grupo Filhos do Januário 1, a procuradora Laura Tessler comentou: "Quem for fazer a próxima audiência do Lula, é bom que vá com uma dose extra de paciência para a sessão de vitimização". Outra nota da colunista do jornal Folha de S.Paulo Mônica Bergamo sobre a agonia vivida por Marisa em seus últimos dias de vida foi compartilhada no grupo. Laura então refutou a possibilidade de o agravamento do quadro da ex-primeira-dama ter acontecido após busca e apreensão na casa dela e dos filhos e condução coercitiva de Lula, determinada pelo então juiz Sergio Moro no ano anterior. "Ridículo... Uma carne mais salgada já seria suficiente para subir a pressão... ou a descoberta de um dos milhares de humilhantes pulos de cerca do Lula.   Só falta dizer que a Lava Jato implantou 10 anos atrás um aneurisma na cabeça da mulher... milhares de pessoas morrem de AVC no mundo... isso faz parte do mundo real e ponto. ", afirma Laura. A fala de Lula na despedida no velório da mulher também foi compartilhada por Laura no chat. Na ocasião, o ex-presidente afirmou: "Eles que têm que provar que as mentiras que estão contando são verdade. Então, Marisa, descanse em paz porque esse Lulinha paz e amor vai continuar brigando muito". O procurador Deltan Dallagnol define a manifestação de Lula como "uma bobagem". "Bobagem total... nguém (sic) mais dá ouvidos a esse cara", diz. Morte do neto: A despedida de Lula do neto Arthur Araújo Lula da Silva, que morreu aos 7 anos em março, também foi pauta entre procuradores.  O ex-presidente foi beneficiado por autorização judicial para ir ao enterro do neto, em uma aeronave cedida pelo governo do Paraná. Dallagnol envia aos colegas notícia sobre um telefonema entre Lula e o ministro do STF Gilmar Mendes, em que o ex-presidente teria se emocionado. O procurador Roberson Pozzobon comenta a nota: "Estratégia para se 'humanizar', como se isso fosse possível no caso dele rsrs". Outro lado: Procurada pelo UOL, a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba alegou que não poderia se manifestar sem ter acesso integral às conversas.

  • Parceria entre Prefeitura e FIP viabiliza novos serviços na área de saúde em Guanambi

    Foto: Divulgação  | Ascom PMG
    Foto: Divulgação | Ascom PMG

    26/08/2019 - 23:00 




    O Prefeito Jairo Magalhães participou, na manhã desta segunda-feira (26), do ato de lançamento da pedra fundamental para a construção do Núcleo de Atenção à Saúde de Práticas Profissionalizantes – NASPP das Faculdades Integradas Padrão – FIP – Campus Guanambi. A obra é fruto de parceria entre o poder público municipal que doou a área e a instituição que entra com esta contrapartida, como função social. Em seu pronunciamento, Jairo destacou sua satisfação em estar presente no ato de relevância para a saúde pública do município e da região, “feliz por iniciar a semana de trabalho com um evento desta importância. Um momento, aliás, mais um momento que marca as comemorações do nosso centenário. A Pedra Fundamental é como uma semente que lançamos ao solo para regá-lo com carinho, com fé, para colher os frutos. É assim que devemos nos sentir hoje, felizes, repito, lançando um projeto que irá em um futuro breve ser referência para beneficiar nosso povo”. A Reitora da FIP – Professora Fátima Turano, o Diretor da Organização Educacional – Ex-ministro Walfrido Mares Guia, a Deputada Estadual – Ivana Bastos e o Deputado Federal – Charles Fernandes, usaram da palavra, parabenizando e agradecendo a gestão de Jairo Magalhães e Hugo Costa por viabilizarem a parceria. O núcleo realizará os atendimentos médicos em cerca de 25 especialidades. Presentes, Vereadores, Secretários Municipais, Prefeitos da região, profissionais da área da saúde e lideranças.

  • Oliveira dos Brejinhos: Caminhão Scania é recuperado três horas após o roubo

    Foto: Reprodução | Silvânia Nascimento
    Foto: Reprodução | Silvânia Nascimento

    26/08/2019 - 22:30 




    Guarnições da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (Macaúbas) recuperaram, na manhã desta segunda-feira (26), um caminhão Scania, cerca de três horas depois de ter sido roubado, na BA-242 no município de Oliveira dos Brejinhos. Segundo o comandante da 4ª CIPM, major Carlos Nascimento Simões, a unidade foi acionada depois de a vítima procurar um posto policial e informar o roubo. "Após relato do motorista, as equipes iniciaram as buscas e localizaram o veículo num matagal", explicou. Diligências já foram iniciadas na tentativa de encontrar os criminosos e a vítima orientada a registrar a ocorrência na Delegacia Territorial de Oliveira dos Brejinhos, cidade onde ocorreu o crime.

  • ‘Metade do etanol comercializado na Bahia é sonegada’, diz presidente do Sindicombustíveis

    Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil
    Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil

    Por Adelia Felix 


    26/08/2019 - 20:00 




    Walter Tannus alertou sobre perigo da privatização da Refinaria Landulpho Alves
    O presidente do Sindicato de Combustíveis da Bahia (Sindicombustíveis), Walter Tannus, afirmou, à Rádio Metrópole, nesta segunda-feira (26), que “50% do etanol comercializado no estado é sonegado”. Em entrevista ao Jornal da Cidade – II Edição, Tannus ainda criticou o resultado da primeira etapa da Operação Posto Legal, divulgado na terça-feira (20), na sede da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), em Salvador. As irregularidades mais encontradas nos estabelecimentos foram: equipamentos danificados, emissão irregular de nota fiscal, vazamentos nas bombas, além de produtos vencidos. Além do Procon, participaram da operação o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) e o Departamento de Polícia Técnica, com o apoio da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e das polícias Civil e Militar. “Procon, ANP, Polícia Civil, Polícia Militar e Secretaria da Fazenda não encontra nada de relevante. 50% do etanol comercializado no estado da Bahia é sonegado. Esse dado não é meu, é oficial. Cabe as autoridades fiscalizarem. A fiscalização do Procon foi performaria. Equipamentos mecânicos estão sujeitos a oscilações. O que foi feito para sociedade que pagou para essa força tarefa ir a campo? Você espera algo no minímo relevante, e não vê nada”. Na oportunidade, Tannus avaliou a venda da Refinaria Landulpho Alves (RLAM), localizada na cidade de São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador. “Nós temos um risco muito grande. Visam tirar esse mercado da mão do governo, do público e passar para o privado. Isso pode cair na mão de apenas um grupo econômico. A Bahia vai ficar refém de apenas na mão de um grupo de empresários. […] Todo monopólio traz concentração, quando você tem concentração, você manda no mercado, você controla o preço. A Bahia não tem um porto que possa receber grandes navios, só vai chegar navios com baixo volume que não dá para atender o estado”. Além da Bahia, o que é produzido pela empresa atende a Sergipe, localidades nas regiões Norte e Nordeste do país, além de Argentina, Estados Unidos (EUA) e países da Europa. Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), só em 2018, foram 77 milhões de barris dos 31 produtos diferentes produzidos pela unidade. A Petrobras alega que a empresa não dá mais lucro. Dados apontam que a produção da refinaria teve queda de 70% nos últimos 5 anos.

  • Moro diz a Guedes que corte de 32% em ministério pode gerar ‘alarmante cenário’

    Foto: Antonio Cruz | Agência Brasil
    Foto: Antonio Cruz | Agência Brasil

    Por Lara Curcino 


    26/08/2019 - 19:00 




    Um documento enviado à pasta da Economia afirma que falta de verba inviabiliza projetos
    O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, enviou um ofício à pasta da Economia com pedido de expansão de seu orçamento para o próximo ano. De acordo com ele, caso o requerimento não seja atendido, há risco da falta de verba inviabilizar as políticas planejadas nas áreas, o que geraria um “alarmante cenário”. Segundo Moro, o valor de R$ 2,61 bilhões representa um corte de 32% em comparação a este ano. O ministro argumenta que para evitar “prejuízos à missão institucional” da Justiça e Segurança Pública, é preciso um acréscimo de, pelo menos, R$ 3,71 bilhões. "Embora compreenda os problemas decorrentes dos ajustes do teto de gastos, informo, respeitosamente, que o referencial monetário apresentado representa significa redução no orçamento deste Ministério, resultando em alarmante cenário de inviabilização de políticas públicas de segurança, cidadania e justiça essenciais para a sociedade brasileira", diz um dos ofícios enviados ao titular da Economia, Paulo Guedes.

  • Caetité: Moradores da comunidade de Lagoa de Félix Pereira fazem protesto e bloqueiam via de acesso de empresa; Justiça determina que manifestantes fiquem a 2km das obras

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

    26/08/2019 - 18:33 




    De acordo com o vereador João do Povo cerca de 50 residências sofre com os impactos provocados pelas empresas que trafegam diariamente pela região. 
    Desde a manhã da última sexta-feira dia (23), moradores da comunidade de Lagoa de Félix Pereira, zona rural de Caetité, bloqueavam a estrada vicinal que dá acesso ao canteiro de obras da empresa Perimetral – terceirizada da Andrade Gutierrez, que realiza a construção da Subestação Igaporã 3. Os manifestantes alegam que o trânsito de máquinas pesadas e demais veículos tem causado muita poeira, além de abalado as estruturas de várias casas, que tem apresentado rachaduras (veja a foto). Além disso, cobram emprego para moradores da localidade, questionando o fato de muitos dos trabalhadores contratados serem de outros municípios. Ao meio dia desta segunda-feira (26), através de uma liminar concedida pela justiça à empresa Perimetral – que alegou estar recebendo ameaças e tendo prejuízos com o bloqueio  –  foi determinado que os manifestantes  ficassem a no mínimo 2km do perímetro da obras, sem obstruir ou dificultar o acesso, entrada ou saída, de veículos, prepostos, funcionários, ou máquinas  ao canteiro de obras. Caso a medida seja descumprida, haverá multa diária de R$ 500. 
    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    De acordo com o vereador João do Povo, em entrevista ao Sudoeste Bahia, nas localidades de cabeça da Vargem e Lagoa de Félix Pereira – que estão no entorno da obra – cerca de 50 residências sofre com os impactos provocados pelas empresas que trafegam diariamente pela região. Ele ressalta que está ao lado do povo, quer dialogar e aguarda o posicionamento de um representante da Perimetral. Disse que, em relação a rachaduras nas casas, solicitará uma pericia técnica ao prefeito, para verificar qual a responsabilidade de cada empresa que por ali passa. Como também, gostaria que as próprias empresas realizassem vistorias técnicas para avaliar os possíveis danos. Citou, que se comprovados os danos, eles tem que tomar as medidas necessárias, caso não seja, entrará junto com os demais vereadores com ação na justiça. Durante a entrevista, moradores da localidade também se manifestaram. O senhor Antônio Pereira disse que a comunidade quer uma negociação entre empresa e os moradores, para que a estrada seja molhada – evitando assim a poeira –, vistorias nas casas e reparos de danos nas que estão com estruturas abaladas (rachando), devido ao trânsito de máquinas pesadas, e emprego para os moradores da comunidade local. A senhora Maria Nilza, que reside na comunidade há mais de 60 anos, afirmou que a poeira prejudica muito, causa problemas respiratórios, mas que o maior problema ainda é as rachaduras nas casas. “A casa chega a estralar quando passam carros pesados. Tenho medo da minha casa desabar com a gente dentro. Chego a me arrepender de ter construído minha casa aqui, nunca esperei que fosse acontecer o que está acontecendo hoje”, lamenta a senhora.  A advogada Rosana Gondim, que segue a comissão da Câmara de Vereadores para o acompanhamento dos trabalhos da Bahia Mineração – Bamin e de empresas de energias eólicas no município de Caetité, declarou que a Perimetral assegurou que há mais de 70% de mão de obra contratada em Caetité, através do Sine Bahia, mas que iria acompanhar e conferir os cadastros para analisar se as contratações são preferencialmente da região de Caetité. Ressaltou que entende que há mão de obra especializada que precisa vir de fora, mas fará o possível para que haja o maior número possível de contratações do município. 
    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Para o vereador Júlio Ladeia, as reivindicações da comunidade são plausíveis e fáceis de serem atendidas. Segundo ele, falta à empresa comunicação e sensibilidade humana, pois é fácil perceber que a comunidade é muito impactada. Reforçou que as atitudes a serem tomadas pela Perimetral são muito aquém das possibilidades da empresa, ressaltando que o que há é um descaso com a população de Caetité. “É necessário conversar com o povo e assumir a responsabilidade de reparar os danos físicos e morais, além disso, a mão de obra a ser absorvida aqui não vai impactar em nada, é uma questão de bom senso e solidariedade humana”, disse o vereador à reportagem do Sudoeste Bahia. Em relação à decisão liminar garantida a empresa Perimetral, o vereador destacou que a questão não é apenas os moradores da comunidade querer um emprego – mesmo que este seja um fator muito importante – mas tem que se observar, com urgência, o fato das casas estarem com as estruturas abaladas e a quantidade de poeira que absorvem. Disse respeitar a decisão da justiça e o direito da empresa de se defender da manifestação, porém, encara como truculenta a decisão. Para ele, o fato de solicitar 2km de distância dos populares do canteiro de obras é o mesmo que pedir para saírem  de suas de suas casas, pois muitas delas ficam a menos de 500m do canteiro de obras. Alegou considerar o pedido da empresa incoerente com a realidade e que usará a Tribuna Câmara de vereadores para dizer a população como o povo de Caetité está sendo tratado. Ouça a fala do vereador.

  • Sudoeste baiano: PRF apreende quase duas toneladas de maconha escondida na carroceria de caminhão

    Foto: Divulgação  | PRF
    Foto: Divulgação | PRF

    26/08/2019 - 17:54 




    Em 2019, a PRF na Bahia já atingiu a quantidade de 10 toneladas de maconha apreendida nas rodovias federais do estado. Esse volume já supera as 5,8 toneladas do entorpecente apreendidas em todo o ano de 2018.
    A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na noite desta sexta-feira (23), aproximadamente 1,8 tonelada de maconha, embaladas em fardos, que estava escondida em meio a palets no compartimento de carga do caminhão SCANIA/T 124, com placas do Paraná. A ação teve início durante uma fiscalização da PRF de combate a criminalidade na BR 116, em Jequié, sudoeste da Bahia. Inicialmente, a equipe avistou o caminhão transitando na rodovia e resolveu abordar o veículo que já se encontrava estacionado na área externa de um posto de combustível às margens da BR. Durante a entrevista, percebeu-se certo nervosismo do motorista, um homem de 36 anos. Por motivo de segurança, os agentes decidiram realizar a vistoria minuciosa no caminhão nas dependências da unidade operacional policial da PRF, localizada no Km 636 da BR 116. Durante o trajeto, o motorista realizou manobra na tentativa de fuga e caiu numa valeta. No compartimento de carga, os PRFs visualizaram a grande quantidade da droga, embaladas em 75 fardos, pesando aproximadamente 1.800 quilos, que estavam escondidos em meio a carga de palets de madeira.  Ao ser questionado, o homem informou que saiu da cidade de Cascavel (PR) com destino a Salvador (BA). Disse ainda que receberia R$10 mil pelo transporte da maconha. Ele também apresentou uma nota fiscal  falsificada. Diante do flagrante, a ocorrência foi encaminhada para a Delegacia da Polícia Judiciária em Jequié, onde será dada]adoção será dado início às investigações. O suspeito responderá, inicialmente, pelos crimes de tráfico de drogas e uso de documento falso.

  • Ministro da Educação cumprimenta deputado Arthur Maia por iniciativa do polo da UFBA em Guanambi

    Foto: Divulgação
    Foto: Divulgação

    26/08/2019 - 16:57 




    O deputado Arthur Maia esteve em audiência na noite da última terça - feira (20) com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, para tratar, dentre outras pautas, da implantação do Polo da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em Guanambi. Na oportunidade, o deputado convidou o ministro para a solenidade de assinatura da Ordem de Serviço da reforma, ampliação e adequação do prédio pertencente à Codevasf que abrigará o novo Polo. As obras serão realizadas com recursos de emenda do deputado Arthur Maia no valor de R$ 800 mil e deverá ter início em outubro. O ministro cumprimentou o deputado pela iniciativa e se comprometeu a analisar o pedido de um reforço no Orçamento de 2020 para o custeio do curso de Especialização em Energia e Meio Ambiente a ser ofertado pelo Instituto de Biologia da UFBA, confirmado para iniciar em março de 2020. Arthur Maia conseguiu, em 2018, cerca de R$ 400 mil que foram utilizados na compra de móveis e equipamentos e já garantiu, por meio de emenda parlamentar, R$ 500 mil para o custeio inicial do Polo.  Para Weintraub, a ideia de ofertar um curso na área de Energia em uma região com potencial eólico representa um avanço. “Parabenizo o deputado Arthur pela iniciativa de conduzir esse projeto tão interessante”, disse.  Desde o final de 2017, o deputado Arthur Maia tem se empenhado na causa. Agora, o parlamentar comemora a concretização dessa importante ação que beneficiará Guanambi e toda a região. “A implantação do polo é o primeiro passo para a criação de um campus da UFBA na nossa Guanambi. Estamos trabalhando dia e noite para viabilizarmos o quanto antes este tão sonhado projeto”, afirmou.

  • Consórcio Público do Alto Sertão e Prefeitura de Lagoa Real recebem o Secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia

    Foto: Mauri Oliveira | Sudoeste Bahia
    Foto: Mauri Oliveira | Sudoeste Bahia

    26/08/2019 - 14:00 




    Entre as alternativas apresentadas pelo chefe de gabinete da SEDU, destaca-se a proposta para a elaboração do plano intermunicipal de gestão integrada de resíduos sólidos
    Na última sexta-feira (23), prefeitos da região estiveram reunidos em Lagoa Real com o Secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Sérgio Brito com objetivo de discutir ações para o gerenciamento de resíduos sólidos nos munícipios consorciados ao Alto Sertão. Entre as alternativas apresentadas pelo chefe de gabinete da SEDU, Antônio Carlos Dutra, destaca-se a proposta para a elaboração do plano intermunicipal de gestão integrada de resíduos sólidos visando à estruturação de aterros sanitários através do Consórcio.
    Foto: Mauri Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Mauri Oliveira | Sudoeste Bahia
    Solução viável para acabar com lixões de maneira sustentável e econômica. Foi discutida ainda pela equipe do G.A.C (Gestão Ambiental Compartilhada) do CDS – Alto Sertão sobre a estruturação dos municípios para implementação de seus sistemas de gestão ambiental em termos políticos, técnicos, tecnológicos e operacionais. Bem como, planos de normalizações e requerimento, análise prévia, termo de referência, parecer técnico e plano de fiscalização ambiental. Estiveram presentes os prefeitos: Pedro Cardoso – Prefeito Anfitrião (Lagoa Real), José Roberto Neves/Beto Maradona – Presidente da Associação dos Municípios da Serra Geral e Bacia do São Francisco (Caculé), Dorival Barbosa do Carmo – Presidente do Consórcio de Saúde (Urandi), Jairo Magalhães (Guanambi), Adalto Prates (Ibiassucê), Reinaldo Góes (Iuiú), Alan Vieira (Riacho de Santana), (Rio do Antônio), Juscélio Fonseca (Matina), Josielton Muniz (Sebastião Laranjeiras), Vanderlei Cardoso (Tanque Novo), Ionaldo Prates (Pindaí), Cassia Cerqueira (Mortugaba), José Alves (Rio do Antônio), além de presidentes das Câmaras de Vereadores e representantes de prefeituras.

  • Homem é morto a golpes de machado em Brumado

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp

    26/08/2019 - 13:53 




    A arma do crime ainda não foi localizada. 
    Um homem de 38 anos, identificado como Davi Correia da Silva, morreu após receber golpes de machado desferidos na cabeça, em Brumado. O crime ocorreu no final da manhã desta segunda-feira (26), na Rua Aparecida, no Bairro São Félix, nas proximidades da Barraginha. De acordo com informações repassadas pela 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), ao Sudoeste Bahia, policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) conseguiram localizar e prender o suspeito do crime. O acusado negou a autoria do crime, mas segundo a polícia apresentava marcas de sangue nos pés e nas mãos. Populares tentaram linchar o acusado, mas a polícia impediu. A arma do crime ainda não foi localizada. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou o levantamento cadavérico no local e encaminhou o corpo da vítima para o Instituto Médico Legal (IML). Ainda de acordo com a polícia, o acusado já havia sido preso anteriormente por ter desferido golpes de facão em sua tia. O suspeito foi conduzido para Delegacia Territorial de Brumado.

  • Corregedor-geral do MPF acobertou confissão de procurador da Lava Jato que pagou por outdoor

    Foto: Reprodução
    Foto: Reprodução

    Por Matheus Simoni 


    26/08/2019 - 12:56 




    Papel do corregedor era abrir inquérito sobre desvios de conduta de membros do MPF, mas Barbosa deu o caso por encerrado sem investigação formal
    O procurador Diogo Castor de Mattos confessou ao corregedor-geral do Ministério Público Federal (MPF), Oswaldo Barbosa, que pagou por um outdoor para promover a Operação Lava Jato. A informação foi divulgada pelo portal The Intercept Brasil com base em mensagens obtidas por uma fonte anônima envolvendo o caso conhecido como "Vaza Jato". A peça de publicidade foi instalada em março ao lado do aeroporto de Curitiba e tinha caráter ilegal. O papel do corregedor era abrir inquérito sobre desvios de conduta de membros do MPF, mas Barbosa deu o caso por encerrado sem investigação formal. Áudios revelados pelo Intercept mostram que ele omitiu a confissão do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que também poderia punir o procurador. O material mostra que membros da força-tarefa sabiam da confissão e o episódio causou preocupação: nos bastidores, o grupo atuou para esvaziar a apuração e a publicidade do caso. As conversas para intermediar diálogos de Castor de Mattos com o CNMP foram feitas pelo coordenador da força-tarefa da Lava Jato, Deltan Dallagnol, que já sabia da confissão. As mensagens indicam que o corregedor disse a Dallagnol que iria suspender apurações e manter o caso em segredo. O lobby foi bem-sucedido. Nenhum procedimento foi instaurado para apurar a conduta do procurador, que se afastou da operação logo depois da confissão apresentando um atestado médico. O pedido de investigação foi arquivado o CNMP. Segundo o órgão, não haviam indícios da participação de membros do MPF no aluguel do outdoor, mesmo com a confissão. Em conversas reservadas no Telegram obtidas pelo Intercept, Dallagnol e outros procuradores da força-tarefa também recomendaram “sigilo total” aos colegas, para o caso não ganhar repercussão na imprensa. Pelo menos três procuradores mencionaram a confissão de Castor de Mattos em áudios anexados às conversas. Confira a reportagem completa.

  • Jotta Júnior e o Sintonia 106 faz história no rádio guanambiense lançando quadros inéditos na programação

    Foto: Divulgação
    Foto: Divulgação

    26/08/2019 - 12:30 




    O radialista e apresentador do programa “Sintonia 106”, Jotta Júnior tem se mostrado um verdadeiro showman na Rádio 106 Fm de Guanambi. Ele que assumiu o matutino com a missão de seguir a linha do seu antecessor, Jota tem obtido ótimos resultados no horário de 9h as 11h. Para coroar o sucesso, Jotta Júnior estará sorteando neste mês de Agosto uma festa de aniversário completa para 50 convidados. É o quadro “Quero Festa” que está fazendo o maior sucesso na emissora. A parceria conta com o oferecimento da Doce Presente Brigaderia (99811-2161); LC Salgados (98829-9980) e Panificadora Marabá, localizada no bairro Marabá, em Guanambi. Jota diz que a festa “terá bolo, bombons, salgados, cachorro quente, refrigerante e até os descartáveis.” E a premiação no Sintonia 106 não para! Jota ainda sorteará um vale compras no valor de R$300 para fazer as compras do mês no supermercado O Barateiro de Guanambi. Jotta Júnior garante que, a cada mês, novos quadros serão lançados e mais prêmios para os ouvintes da 106 FM. Para participar das promoções e ouvir aquele som de qualidade é só mandar um whatsapp para  98861-1061. Fique ligado, o sorteio será no próximo dia 30 de agosto! Participe e boa sorte!!!

  • As novas regras para o não pagamento de pensão alimentícia

    Foto: Divulgação
    Foto: Divulgação

    26/08/2019 - 10:30 




    A pensão alimentícia refere-se ao valor estipulado por um juiz para custear a alimentação, educação, saúde, transporte, lazer e vestuário pago pelo responsável (alimentante) aos filhos ou ao cônjuge. Para saber quem será o responsável pelo pagamento da pensão alimentícia, é necessário que se aguarde a resolução do processo referente à guarda dos filhos. Há uma falsa percepção de que inevitavelmente, em todos os casos, o pai será o responsável pelo custeamento, entretanto, nem sempre a conclusão dos procedimentos é necessariamente dessa forma. Em muitos casos, quando ambos os envolvidos trabalham regularmente, ao se consolidar a sentença e com isso, porventura, o pai da criança obtiver a guarda da mesma, sendo comprovada a necessidade, a mãe, por sua vez, é quem será designada a pagar a pensão alimentícia, se esta tiver possibilidades para tal. Consequências do não pagamento da pensão: O ordenamento jurídico brasileiro utiliza vários meios coercitivos para promover efetivamente o pagamento da pensão alimentícia ou das possíveis dívidas referentes a esta questão.^Anteriormente, após três meses de inadimplência, o devedor seria requerido em juízo para o pagamento da dívida, podendo vir a ser preso, caso não o efetuasse. Contudo, as consequências para o não pagamento da pensão ficaram ainda mais rígidas com o novo Código de Processo Civil. Após a entrada no novo CPC, o tempo de inadimplência para esses casos baixou para um mês. Há também a possibilidade de que, se o devedor estiver há mais de três meses sem cumprir com suas responsabilidades referentes ao pagamento da pensão, o alimentando poderá solicitar a penhora dos bens do devedor, valendo-se de bens tanto móveis como imóveis, ou mesmo de valores relativos a investimentos. Além de todos estes meios, existe ainda a viabilidade de se obter os valores das dívidas relacionadas a pensão através de descontos de até 50% diretamente da folha salarial do devedor. VLV Advogados - Escritório de Advocacia Valença, Lopes e Vasconcelos.

Nenhum comentário: