quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Policial de Vitória da Conquista fica em primeiro no Curso de Policiamento Tático Móvel

  • A Polícia Militar da Bahia (PMBA) promoveu, na manhã desta terça-feira (6), a solenidade alusiva à formatura de 32 alunos concluintes do 4º Curso de Patrulhamento Tático Móvel (CPatamo) 2019.1, na sede do Batalhão de Polícia de Choque, em Lauro de Freitas.  Iniciado em 27 de maio com 65 alunos, o 4º CPatamo   apresentou à PMBA 32 especialistas em Patrulhamento Tático Móvel, dos quais 31 são policiais militares do Estado da Bahia e um do Estado Pernambuco.

     

    Na oportunidade, o diretor do Departamento de Auditoria e Finanças (DAF), coronel PM Francisco Kerjean Sampaio Lopes, foi homenageado em reconhecimento à colaboração na gênese e conquistas da evolução do curso de CPatamo. Os três primeiros colocados no curso também foram homenageados em reconhecimento ao mérito intelectual, sendo respectivamente em 1º, o soldado PM Ribeiro, em 2º, o tenente PM Carleson e em 3º, o soldado PM Dantas. O Soldado Ribeiro é lotado na Companhia Independente de Policiamento Tático Sudoeste, conhecida como Rodesp.

    Participe do nosso Grupo no WhatsApp

    Siga nosso Instagram

    Curta nossa Pagina no Facebook

  • Juiz determina que Lula seja transferido para presídio em Tremembé

    Foto: Ricardo Stuckert | Instituto LulaFoto: Ricardo Stuckert | Instituto Lula
    Por Juliana Rodrigues

    07/08/2019 - 12:30 


    A decisão é do magistrado Paulo Eduardo de Almeida Sorci
    O juiz, da Justiça estadual de São Paulo, determinou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpra pena no presídio de Tremembé, no interior paulista. A data para a transferência não foi determinada. A decisão do magistrado, que é coordenador e corregedor do Departamento Estadual de Execuções Criminais de São Paulo, foi tomada horas depois de a juíza federal do Paraná Carolina Lebbos determinar a transferência de Lula da carceragem da Polícia Federal (PF) em Curitiba para um estabelecimento prisional de São Paulo. Apesar de a condenação e a transferência do ex-presidente terem sido determinadas pela Justiça Federal no Paraná, a assessoria de imprensa do órgão em São Paulo informou que a Justiça estadual tem competência para decidir o local onde Lula cumprirá a pena.
  • Apenas três de treze barragens da Bahia estão com manutenção em dia, aponta estudo

    Foto: Reprodução | Dimitri CerqueiraFoto: Reprodução | Dimitri Cerqueira
    Por Juliana Rodrigues

    07/08/2019 - 11:00 


    Levantamento foi apresentado ontem pela Comissão de Meio Ambiente da AL-BA, que vistoriou as estruturas
    Um estudo feito pela Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e apresentado ontem (6), durante sessão na Casa, apontou que de treze barragens vistoriadas em quatro meses, apenas três estão com a manutenção em dia. Uma delas, que fica na cidade de Araci, no nordeste do estado, corre risco de romper caso transborde. As informações são da TV Bahia. A vistoria foi iniciada após a Agência Nacional de Águas (ANA) ter revelado, no final do ano passado, que das 335 barragens da Bahia cadastradas no órgão, dez apresentavam problemas de estrutura. O estado é o que tem o maior número de estruturas comprometidas. A comissão da AL-BA visitou as dez barragens citadas pela ANA: Afligidos, no município de São Gonçalo dos Campos; Apertado, em Mucugê; Araci, em Araci; Cipó, em Mirante; Luiz Vieira, em Rio de Contas; RS1 e RS2, em Camaçari; Tábua 2, em Ibiassucê; Zabumbão, em Paramirim; e Pinhões, entre Juazeiro e Curaçá. Além dessas barragens, deputados sugeriram que outras três estruturas fossem incluídas na vistoria: Santo Antônio, em Ibiassucê; o reservatório de Cariacá, em Monte Santo; e Barragem de Rejeitos Mineração Caraíba, em Jaguarari. As únicas barragens com manutenção em dia são RS1, RS2 e Zabumbão. Todas as demais apresentam algum tipo de risco. Sete estão no nível de alerta um, o mais baixo, mas que exige atenção, enquanto outras três estão no nível dois e precisam de reparos mais urgentes. A estrutura de Araci é a única do nível de alerta dois que corre o risco de avançar para o grau três, o mais perigoso. Em nota enviada à reportagem da TV Bahia, a Coordenação Estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) reforçou que está com os recursos garantidos para recuperação e manutenção das barragens que administra e que foram citadas no relatório. A Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), vinculada ao estado, afirmou que as barragens de Cipó, Afligidos e Apertado devem passar por manutenção ainda no segundo semestre desse ano.
  • Justiça autoriza transferência de Lula de Curitiba para São Paulo

    Foto: Ricardo StuckertFoto: Ricardo Stuckert
    Por Juliana Almirante

    07/08/2019 - 10:30 


    Decisão foi assinada pela juíza substituta Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba, na manhã de hoje (7).
    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai ser transferido de Curitiba para São Paulo, de acordo com a TV Record. Conforme a publicação, a decisão foi assinada pela juíza substituta Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba, na manhã de hoje (7). Conforme o despacho, a manutenção da prisão de Lula em Curitiba provoca prejuízo ao interesse público, com o emprego de recursos humanos e financeiros destinados à atividade policial na custódia do ex-presidente. A juíza também levou em conta a solicitação da defesa que alega que, em São Paulo, Lula ficaria mais próximo de seus familiares e amigos. O jornalista da Record Marc Souza afirmou, no Twitter, que o juízo da Execução Penal de São Paulo deve decidir qual presídio Lula ficará a partir de hoje.  Em maio, a defesa do ex-presidente Lula se posicionou a favor da transferência para o estado paulista, desde que ele ficasse em uma sala de Estado Maior. A proximidade com São Bernardo do Campo, local onde reside parte da família Lula da Silva, é um dos fatores que podem beneficiar Lula com a transferência.
  • Dono de bar acusado de homicídio na zona rural de Carinhanha é preso pela Polícia Civil

    Foto: Divulgação | Polícia CivilFoto: Divulgação | Polícia Civil
    07/08/2019 - 10:11 


    Aristóteles de Jesus, 56 anos de idade, foi preso na manhã de segunda-feira (05) por policiais civis da 22ª Coorpin, no município de Carinhanha, em cumprimento ao mandado de prisão preventiva decretada pelo juiz Eldsamir da Silva Mascarenhas. Aristóteles é acusado de matar à tiros Dalmar Rodrigues de Alcântara, 45 anos de idade, na noite do último dia 03 de maio, dentro de um bar que pertence ao acusado, situado na comunidade de Aguada do Meio (Núcleo 2), na zona rural de Carinhanha. Na ocasião do crime, Aristóteles fugiu e, embora a Polícia Militar tenha realizado rondas a fim de localizá-lo, ele não foi encontrado. A motivação do homicídio seria por desavenças entre ambos. O acusado foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Carinhanha, onde permanecerá preso à disposição da justiça.
  • Tanque Novo: mais de 8 mil títulos podem ser cancelados pela Justiça Eleitoral

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    07/08/2019 - 10:04 


    Mais de oito mil eleitores do município de Tanque Novo poderão ter seus títulos cancelados. Na cidade, que está em fase de revisão biométrica obrigatória, 8.394 cidadãos ainda não atenderam a convocação da Justiça Eleitoral. Conforme o TRE baiano, a suspensão do documento provoca outras diversas penalidades, a exemplo do impedimento de tirar passaporte ou carteira de identidade, tomar posse em cargo público e ter acesso a programas sociais. O prazo para regularização é 18 de fevereiro de 2020. Em Tanque Novo, dos 13.043 eleitores convocados, apenas 4.649 (35,64%) realizaram a coleta dos dados. No decorrer deste ano, o TRE da Bahia realizou uma série de audiências públicas para alavancar o recadastramento eleitoral em 24 municípios do estado. O objetivo é realizar as Eleições Municipais de 2020 com eleitorado 100% biometrizado. Agendamento - A última fase da biometria no estado, prioriza o agendamento, que pode ser realizado por meio do site agendamento.tre-ba.jus.br ou telefone 0800 071 6505. Para agendar, o número do título será solicitado. Caso não possua a inscrição eleitoral ou não saiba o número, o eleitor deve informar número do CPF, data de nascimento e nome completo dos pais. O cidadão também pode cadastrar o número de telefone e e-mail. Esses últimos dados são importantes para que o eleitor receba confirmação e lembretes do agendamento.
  • Botuporã: mais de seis mil títulos podem ser cancelados pela Justiça Eleitoral

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    07/08/2019 - 10:02 


    Mais de seis mil eleitores do município de Botuporã poderão ter seus títulos cancelados. Na cidade, que está em fase de revisão biométrica obrigatória, 6.454 cidadãos ainda não atenderam a convocação da Justiça Eleitoral. Conforme o TRE baiano, a suspensão do documento provoca outras diversas penalidades, a exemplo do impedimento de tirar passaporte ou carteira de identidade, tomar posse em cargo público e ter acesso a programas sociais. O prazo para regularização é 18 de fevereiro de 2020. Em Botuporã, dos 9.754 eleitores convocados, apenas 3.300 (33,83%) realizaram a coleta dos dados. No decorrer deste ano, o TRE da Bahia realizou uma série de audiências públicas para alavancar o recadastramento eleitoral em 24 municípios do estado. O objetivo é realizar as Eleições Municipais de 2020 com eleitorado 100% biometrizado. Agendamento - A última fase da biometria no estado, prioriza o agendamento, que pode ser realizado por meio do site agendamento.tre-ba.jus.br ou telefone 0800 071 6505. Para agendar, o número do título será solicitado. Caso não possua a inscrição eleitoral ou não saiba o número, o eleitor deve informar número do CPF, data de nascimento e nome completo dos pais. O cidadão também pode cadastrar o número de telefone e e-mail. Esses últimos dados são importantes para que o eleitor receba confirmação e lembretes do agendamento.
  • Paramirim: Deputado denuncia descarte de rejeitos hospitalares na Barragem do Zabumbão

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    07/08/2019 - 09:43 


    Em sessão da na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), realizada na última terça-feira (06), deputados divulgaram relatórios alarmantes sobre a Barragem do Zabumbão, em Paramirim, obtidos após fiscalização de barragens da região. Segundo os parlamentares, a barragem em questão recebe dejetos hospitalares. “Nós sentimos até o mau cheiro. Quando perguntamos aos representantes da Embasa se aquilo era normal, no primeiro momento disseram que era normal. Depois, disseram que a água do rio estava recebendo dejetos de hospitais. Isso é grave”, declarou o deputado estadual e presidente da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos, José de Arimateia. Em entrevista ao o Bahia Notícias, o presidente da Câmara de Paramirim, George Luiz Magalhães, afirmou que o problema tem origem no município vizinho de Érico Cardoso, onde uma vistoria constatou o problema. “Eu fiz um requerimento aos órgãos, Codevasf, Embasa, governo do Estado, para tomar as providências cabíveis. Eles fizeram uma visita in loco e constataram que os dejetos de Érico Cardoso, que fica acima da barragem, estão caindo na água de Paramirim por falta de saneamento básico”, afirmou.
  • peito de tráfico de drogas morre em confronto com a polícia em Carinhanha

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsAppFoto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    07/08/2019 - 09:00 


    Um homem suspeito de tráfico de drogas morreu em um confronto com policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Sudoeste), antiga Caesg, no município de Carinhanha, por volta das 18h desta terça-feira (06). De acordo com informações da polícia, durante rondas pelo bairro São Francisco, três indivíduos foram avistados em atitude suspeita. Ao perceberem a presença da guarnição empreenderam fuga em direções opostas. Um deles foi acompanhado pelos policiais, seguindo por um beco, porém, ao final da viela, este indivíduo sacou uma arma de fogo e começou a realizar disparos em direção aos policiais. Durante o confronto, o suspeito identificado como Mário de Jesus Santana, foi alvejado e levado ao Hospital Maria Pereira Costa (Dona Quinha), em Carinhanha, mas não resistiu aos ferimentos. Com ele foi encontrado um revólver calibre 38 oxidado, contendo 03 cartuchos deflagrados e 03 cartuchos intactos e diversas porções de substância semelhante à maconha. O caso foi encaminhado ao plantão da delegacia territorial de Carinhanha, onde todas as medidas legais e administrativas foram realizadas.
  • Motociclista morre após colidir contra caminhão baú no trevo da BR-030, em Brumado

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsAppFoto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    07/08/2019 - 08:00 


    Testemunhas afirmam que o motorista do caminhão esperou a chegada da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e teria informado que o motociclista parecia estar falando ao celular, o que pode ter contribuído para o acidente.
    Um acidente com vítima fatal foi registrado nesta terça-feira (06), por volta das 16h30, no trevo da BR-030 em Brumado, nas imediações da Vila Presidente Vargas. A vítima, de prenome Valdinei, conhecido popularmente como “Bidei”, conduzia uma motocicleta pela veia quando, por razões desconhecidas, colidiu contra a lateral de um caminhão baú. Com a colisão, Valdinei veio a óbito no local. Testemunhas afirmam que o motorista do caminhão esperou a chegada da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e teria informado que o motociclista parecia estar falando ao celular, o que pode ter contribuído para o acidente. A motocicleta, que tinha placa de São Paulo, foi levada para a delegacia local. De acordo com populares, o trecho em questão é pouco iluminado e sinalizado, o que contribui para o grande número de acidentes que ocorre no local. A PRE investiga a causa do acidente. O corpo da vítima fatal foi removido por uma equipe do Departamento de Polícia Técnica ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado.
  • Homem é detido acusado de tráfico de drogas em Caetité

    Foto: Divulgação | Polícia MilitarFoto: Divulgação | Polícia Militar
    07/08/2019 - 08:00 


    Um homem identificado como Raveli de Almeida foi preso na tarde de terça-feira (06), por volta das 14h30, em Caetité, acusado de tráfico de drogas. De acordo com informações da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), durante rondas na Avenida Olimar Oliveira, no bairro Buenos Aires, o referido foi abordado e flagrado em posse de drogas prontas para comercialização e mensagens relacionadas ao comércio de entorpecentes em um aparelho celular. Foi apreendido o seguinte material: cerca de 260 gramas de substância análoga a cocaína, dividida em 32 porções pequenas e 1 porção ainda sem ser fracionada; aparelho celular Motorola Moto G5 Plus dourado; 04 rodas de alumínio para veículo, aro 17, com pneus; e 01 veículo Chevrolet Chevette. Ainda segundo a polícia, o detido já possui passagens pela delegacia por tráfico de drogas. Ele e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia Territorial de Caetité.
  • Maioria da bancada baiana aprova Reforma da Previdência em 2º turno

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Juliana Almirante

    07/08/2019 - 07:00 


    Foram 24 votos a favor e 15 contrários ao texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC); veja como votou cada deputado
    Na bancada baiana na Câmara Federal, foram 24 votos a favor e 15 contrários ao texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Reforma da Previdência registrados ontem (6). O resultado foi um pouco diferente da votação em primeiro turno, quando foram 25 votos favoráveis e outros 13 contra entre os parlamentares da Bahia. O deputado Pastor Sargento Isidório (Avante) resolveu mudar o voto, de a favor para contra. Já Bacelar (Pode), que faltou à sessão no primeiro turno, compareceu e votou contra a PEC. Veja como votou cada deputado: A Favor - Abílio Santana (PL); Adolfo Viana (PSDB); Alex Santana (PDT); Antonio Brito (PSD); Arthur Maia (DEM); Cacá Leão (PP); Charles Fernandes (PSD); Claudio Cajado (PP); Elmar Nascimento (DEM); Igor Kannário (PHS); João Carlos Bacelar (PL); João Roma (PRB); José Rocha (PL); José Nunes (PSD); Leur Lomanto Júnior (DEM); Márcio Marinho (PRB); Otto Alencar Filho (PSD); Paulo Azi (DEM); Paulo Magalhães (PSD); Professora Dayane Pimentel (PSL); Raimundo Costa (PL); Ronaldo Carletto (PP); Tito (Avante); Uldurico Junior (PROS). Contra - Afonso Florence (PT); Alice Portugal (PCdoB); Bacelar (Pode); Daniel Almeida (PCdoB); Félix Mendonça Júnior (PDT); Jorge Solla (PT); Joseildo Ramos (PT); Lídice da Mata (PSB); Marcelo Nilo (PSB); Valmir Assunção (PT); Waldenor Pereira (PT); Zé Neto (PT); Mário Negromonte Jr ( PP); Nelson Pellegrino (PT); Pastor Sargento Isidório (Avante).
  • Bolsonaro diz que economia dá sinais de recuperação

    Foto: Antonio Cruz | Agência BrasilFoto: Antonio Cruz | Agência Brasil
    Por Danielle Campos

    07/08/2019 - 06:00 


    Presidente destacou ações já realizadas pelo seu governo
    O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (6) que a economia está dando sinais de recuperação e destacou as ações já realizadas pelo seu governo para atrair investimentos para o país. Ele também reafirmou o seu trabalho para desburocratizar processos para os empresários. A declaração foi feita durante a abertura do 29º congresso da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores, em São Paulo. Entre as ações de estímulo à economia que o presidente ressaltou, estão a liberação de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores e a medida provisória (MP) que garante a antecipação do pagamento da metade do décimo terceiro salário para os aposentados e pensionistas todos os anos. Bolsonaro informou também a assinatura feita ontem (5), de uma MP sobre a divulgação de documentos de empresas de capital aberto, que permite que empresários possam publicar seus balanços a custo zero em sites da Comissão de Valores Mobiliários ou no Diário Oficial da União. “As grandes empresas gastavam com jornais R$ 900 mil por ano. Vão deixar de gastar isso aí”, comentou.
  • Ministra diz que vai liberar mais agrotóxicos para o Brasil ‘entrar na modernidade’

    Foto: Wilson Dias | Agência BrasilFoto: Wilson Dias | Agência Brasil
    Por Lara Curcino

    07/08/2019 - 06:00 


    De acordo com ela, os produtos autorizados têm menos toxicidade atualmente
    A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que a aprovação de registros de agrotóxicos vai continuar acontecendo, e cada vez mais, para o Brasil “entrar na modernidade”. A titular da pasta argumentou, após polêmica pela liberação de diversos novos defensivos agrícolas, que os produtos autorizados atualmente têm menos toxicidade e representam melhoria para o país. De acordo com ela, isso é comprovado porque a lei brasileira não permite registro de produto mais tóxico ou com o mesmo grau de toxicidade dos já existentes. 
  • Ministério da Saúde aumenta nível de alerta para sarampo

    Foto: Marcelo Camargo | Agência BrasilFoto: Marcelo Camargo | Agência Brasil
    Por Lara Curcino

    07/08/2019 - 06:00 


    A pasta criou o Comitê Operativo de Emergência para monitorar os casos
    Após aumento dos registros de sarampo em São Paulo e notificação de casos em outros 7 estados brasileiros, o Ministério da Saúde colocou em operação o Comitê Operativo de Emergência em Saúde ontem (5). O grupo, com representantes de vigilância, vacinação, atendimento hospitalar, atenção básica e assistência farmacêutica, vai ficar responsável por realizar um acompanhamento diário da evolução da epidemia. Antes dessa medida, o monitoramento da pasta era semanal. Com isso, o país aumenta o nível de alerta para a doença e reduz a distância para que seja decretado estado de emergência.
  • Damares diz que Brasil sofre com "epidemia de suicídio"

    Foto: Valter Campanato | Agência BrasilFoto: Valter Campanato | Agência Brasil
    Por Catarina Lopes

    07/08/2019 - 06:00 


    "Nós temos registro de crianças de seis anos no Brasil que se suicidaram", afirma a ministra
    A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, afirmou que o Brasil “está diante do caos da epidemia de suicídio”. Ela acha que o país vai ficar surpreso quando receber os números atualizados. “É possível que a gente se assuste. Que a gente esteja entre os cinco primeiros no mundo em suicídio e automutilação”, apontou. Damares destacou a quantidade de ocorrências do tipo em crianças. “Nós temos registro de crianças de seis anos no Brasil que se suicidaram. A menina mais jovem que conversou comigo, que estava se automutilando e querendo se matar, tinha sete anos”, disse.

Nenhum comentário: