quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Estimativa do IBGE diz que Conquista tem 341 mil habitantes; Maetinga tem o menor número de moradores da Bahia

  • Vista aérea de Vitória da Conquista.

    A estimativa da população brasileira divulgada nesta quarta-feira (28) mostrou que entre os 10 mais populosos municípios baianos apenas Ilhéus teve perda de habitantes. A cidade do Litoral Sul baiano diminuiu cerca de 1,52% da população. Em 2018, a estimativa era de 164.844 e neste ano ficou em 162.327. A capital baiana Salvador teve aumento de 0,52%, saindo de 2.857.329 para 2.872.347 em 2019.

    O segundo município mais populoso, Feira de Santana, aumentou de 609.913 para atuais 614.872, acréscimo de 0,83%. A terceira cidade com mais moradores no estado, Vitória da Conquista, teve 0,80% de crescimento. Saiu de 338.885 para 341.597 habitantes.

    A lista segue como Camaçari [+1,84% e população atual de 299.132], Juazeiro [+0,70% população atual de 216.707], Itabuna [+0,22% pop. atual de 213.223], Lauro de Freitas [+1,71% pop. atual de 198.440], Ilhéus [-1,52% pop. atual de 162.327],Teixeira de Freitas [+1,3%  pop. atual de 160.487]e Jequié [+0,10% pop. atual de 155.800].

    As estimativas do IBGE são projeções feitas pelo instituto divulgadas ano a ano. O Censo Demográfico previsto para 2020 deve revelar dados mais precisos sobre as populações. No método, agentes censitários percorrem as cidades e fazem a contagem dos habitantes. Informações do Bahia Notícias

    Participe do nosso Grupo no WhatsApp

    Siga nosso Instagram

    Curta nossa Pagina no Facebook

  • Zé Raimundo recebe título de Amigo da PM

    Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
    28/08/2019 - 13:17 


    O deputado estadual  Zé Raimundo (PT) foi agraciado com o título de Amigo da PM, em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (28) pela Polícia Militar da Bahia, em comemoração ao Dia do Soldado, que transcorreu no último dia 25. O secretário estadual de Segurança Pública,  Maurício Barbosa esteve presente,  representando o governador Rui Costa no ato cívico-militar que aconteceu na Vila Militar do Bonfim, quando foram homenageadas 100 personalidades e instituições. A homenagem com o título de Amigo da PM é uma honraria concedida à pessoas físicas e jurídicas que contribuem com  a instituição.  desde quando  foi  prefeito de Vitória da Conquista, entre 2002 e 2008, Zé Raimundo estabeleceu parcerias entre a Prefeitura e a instituição para desenvolvimento de ações de interesse coletivo. Depois,como deputado estadual, foi relator da LOB-PM e da LOB-Bombeiros, as leis de organização das carreiras dos policiais militares e dos bombeiros. Também em parceria com o deputado federal Waldenor Pereira  tem destinado recursos, através de emenda parlamentar, em apoio ao comando regional da PM no Sudoeste. "Fico muito feliz com essa homenagem, que é  um reconhecimento ao trabalho que realizamos, desde a minha gestão na Prefeitura e como parlamentar ", disse Zé Raimundo,  que recebeu o diploma de Amigo da PM das mãos do comandante-geral,  coronel Anselmo Brandão. Em seguida. ele recebeu os cumprimentos do secretário Maurício Barbosa, do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Luiz Telles de Macêdo, do comandante regional Sudoeste,  coronel Ivonildo Silva,  e do major Edmário Brito, do comando de Vitória da Conquista, também agraciado.

    Participe do nosso Grupo no WhatsApp

    Siga nosso Instagram

    Curta nossa Pagina no Facebook

  • Programa Água Doce será ampliado na Bahia

    Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
    28/08/2019 - 13:03 


    Discutir a possibilidade de um novo convênio do Programa Água Doce (PAD) na Bahia e um acordo de cooperação técnica para a realização de um Plano Estadual de Revitalização das Bacias Hidrográficas. Esses foram alguns dos pontos debatidos numa reunião realizada nesta terça-feira (27), em Brasília, entre o Governo da Bahia e representantes do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR). Representando o Governo da Bahia, participaram o secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), João Carlos Oliveira; o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias; a coordenadora do PAD na Bahia, Luciana Santa Rita; e o técnico da CAR, Abimael Passos. Pelo Governo Federal, estiveram presentes o diretor de Recursos Hídricos e Revitalização de Bacias Hidrográficas, Renato Saraiva; o coordenador geral de Revitalização de Bacias Hidrográficas, Henrique Veiga; O coordenador de Dessalinização de Águas do MDR, Alexandre Saia; e o consultor do MDR, Franklin Rocha. Durante a reunião também foram debatidos o monitoramento e a manutenção dos sistemas já existentes na Bahia, que é um trabalho realizado pela CAR. Na primeira etapa do programa, foram implantados 145 sistemas de dessalinização. A 2ª etapa, que está em fase final, prevê a implantação, recuperação e gestão de mais 150 sistemas. No total, o PAD na Bahia contou com um investimento de mais de R$ 62 milhões, beneficiando cerca de 200 mil pessoas de 56 municípios. Em funcionamento no Estado desde 2012, o convênio da Bahia é o maior no âmbito do Água Doce, o que coloca o Estado como referência na execução do programa. “Somos o maior estado, tivemos o maior aporte de recursos, e também o maior número de dessalinizadores implementados. Para esse novo convênio já temos identificadas mais de 370 comunidades que estão aptas a receber o PAD”, afirmou o secretário João Carlos. PAD - o programa visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação, recuperação e gestão de sistemas de dessalinização de águas salobras e salinas.
  • Detran-BA começa a aplicar novas regras de emplacamento

    Foto: Divulgação | DetranFoto: Divulgação | Detran
    Por Juliana Almirante 

    28/08/2019 - 11:30 


    Motoristas que comprarem um carro usado não precisam mais trocar a placa cinza pela identificação veicular Mercosul
    Os motoristas que comprarem um carro usado não precisam mais trocar a placa cinza pela identificação veicular Mercosul, onde o novo modelo já está implantado, como é o caso da Bahia. Entrou em vigor ontem (27), a resolução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) 780/2019, que estabelece novas regras para o emplacamento. A placa Mercosul deixa de ser obrigatória nos casos de transferência de propriedade do veículo. No entanto, continua exigida para os veículos zero quilômetro, para os transferidos de estado ou município, na mudança de categoria e placas cinzas danificadas ou furtadas. Também houve alteração na padronagem da placa Mercosul, que perdeu a pintura reflexiva e as ondas sinuosas, com a manutenção das quatro letras e três números, código bidimensional (QR-Code), marca d'água, bandeira do Brasil e emblema do bloco econômico. Mesmo com a mudança, as placas já instaladas não precisam ser trocadas. Com a resolução, os fabricantes da matéria-prima devem estar credenciados ao Denatran. Já a regulamentação dos estampadores ficou sob a responsabilidade dos Detrans. O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) informou, em nota, que participou das discussões no Denatran, que resultaram na flexibilização da legislação. "As pessoas reclamavam muito da exigência da nova placa, na hora de comprar um carro usado, o que aumentava o custo. A insatisfação popular contribuiu para que a mudança acontecesse, medida que contou com o nosso apoio", disse o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel.
  • IBGE: População baiana chega a quase 15 milhões de habitantes

    Foto: Arquivo | Agência BrasilFoto: Arquivo | Agência Brasil
    Por Juliana Almirante

    28/08/2019 - 11:30 


    Em comparação com os números divulgados em 2018, houve aumento populacional de cerca de 0,4%
    O estado da Bahia tem população de 14.873.064 de pessoas, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (28). Em comparação com os números divulgados em 2018, houve aumento populacional de cerca de 0,4%. A Bahia continua no posto de estado mais populoso do Nordeste, seguido por Pernambuco, com 9.557.071 de pessoas. Já a população brasileira foi estimada em 210,1 milhões de habitantes, segundo o IBGE. O número representa um aumento de 0,79% na comparação com a população estimada do ano passado. Em 2018, o IBGE estimou um total de 208,5 milhões pessoas. O estado de Roraima teve o maior aumento populacional neste ano, de 5,1%. O estado faz fronteira com a Venezuela e tem vivido uma onda de chegada de imigrantes venezuelanos, devido à crise no país vizinho.
  • Procuradora da Operação Lava Jato pede desculpas a Lula por ironizar morte de Marisa

    Foto: Arquivo PessoalFoto: Arquivo Pessoal
    Por Juliana Almirante

    28/08/2019 - 11:30 


    "Errei. E minha consciência me leva a fazer o correto", publicou Jerusa Viecili
    A procuradora Jerusa Viecili escreveu um pedido de desculpas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), publicado ontem (27) no Twitter. Integrante da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba, ela foi uma das citadas na reportagem do UOL, em conjunto com o The Intercept Brasil, que mostrou mensagens em que procuradores ironizaram a morte da esposa de Lula, Marisa Letícia, em 2017, além dos pedidos do ex-presidente para ir a enterros de familiares que morreram neste ano. "Errei. E minha consciência me leva a fazer o correto: pedir desculpas à pessoa diretamente afetada, o ex-presidente Lula", disse a procuradora, na publicação. O perfil da procuradora não tem o selo de verificação do Twitter, mas as publicações de sua conta já foram compartilhadas por Deltan Dallagnol, o coordenador da força-tarefa no Paraná. "Os procuradores da Lava Jato nunca negaram que há mensagens verdadeiras, exatamente porque foram efetivamente hackeados. Contudo, não é possível saber exatamente o quanto está correto, porque é impossível recordar de detalhes de 1 milhão de mensagens em 5 anos intensos", complementou. Apesar de reconhecer a veracidade da mensagem revelada, ela afirma que isso não valida todo o restante que já foi divulgado na série de reportagens publicadas pelo portal The Intercept a partir de diálogos vazados por uma fonte anônima. "Lembrar de uma mensagem não autentica todo o conjunto. A existência de mensagens verdadeiras não afasta o fato de que as mensagens são fruto de crime e têm sido descontextualizadas ou deturpadas para fazer falsas acusações", finalizou Jerusa.
  • Planalto retira desculpas de Macron de condições para aceitar ajuda do G7

    Foto: Valter Campanato | Agência BrasilFoto: Valter Campanato | Agência Brasil
    Por Juliana Rodrigues

    28/08/2019 - 10:00 


    Porta-voz da Presidência afirmou que o país aceitará recursos, desde que seja respeitada a "soberania nacional"
    Após o presidente Jair Bolsonaro condicionar o recebimento dos US$ 20 milhões do G7 para a Amazônia a o Palácio do Planalto voltou atrás, ontem (27), nas exigências impostas para aceitar a oferta europeia. Questionado por jornalistas sobre se a Presidência mantinha a exigência a Macron, o porta-voz Otávio Rêgo Barros não confirmou, mas disse que o Brasil aceitará recursos desde que seja respeitada a "soberania nacional" e que o dinheiro possa ser gerenciado da forma mais conveniente ao país. "Quaisquer recursos advindos do exterior em benefício do combate a esse momento que vivenciamos de queimadas serão bem-vindos, mas também gostaria de reforçar que é essencial entendimento de quem venha a promover essa doação de que a governança desses recursos, financeiros ou de reposição de materiais e ferramentas, é do governo brasileiro", disse. Segundo o porta-voz, o governo está aberto a receber aportes de organizações e países. Sendo oferecidos os recursos, haverá sempre um "estudo de situação" para verificar se a doação será aceita, como e o que será feito dela. Em nenhum momento da entrevista, Rêgo Barros citou ou reiterou uma exigência de desculpas a Macron.
  • Decisão do STF pode anular sentenças e soltar réus da Lava Jato, diz força-tarefa

    Foto: Divulgação | MPF-BAFoto: Divulgação | MPF-BA
    Por Juliana Almirante

    28/08/2019 - 09:30 


    Sentença do ex-juiz Sergio Moro que condenou o ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil, Aldemir Bendin, foi anulada ontem
    A força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba disse ontem (27) que a anulação da sentença do ex-juiz Sergio Moro que condenou o ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, abre precedente para derrubar "praticamente todas" as condenações proferidas a partir da investigação e libertar réus presos. Com a extinção da condenação, o processo deve voltar para a primeira instância da Justiça Federal em Curitiba, para nova manifestação da defesa e outra sentença. Em nota, a força-tarefa afirma que a decisão causa "imensa preocupação". Para os procuradores da República no Paraná, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu nova regra, que não está prevista no Código de Processo Penal (CPP) e na lei que regulamentou as delações premiadas. "Se o entendimento for aplicado nos demais casos da operação Lava Jato, poderá anular praticamente todas as condenações, com a consequente prescrição de vários crimes e libertação de réus presos. A força-tarefa expressa sua confiança de que o Supremo Tribunal Federal reavaliará esse tema, modulando os efeitos da decisão", diz o comunicado, de acordo com a Agência Brasil.
  • Carinhanha: homem morre após ter cerca de 80% do corpo queimado na zona rural

    Foto: Reprodução | Alerta BahiaFoto: Reprodução | Alerta Bahia
    28/08/2019 - 09:00 


    José ateava fogo em um quintal, quando ficou preso em algo e com a ação do vento foi alcançado e queimado pelas chamas.
    Um homem identificado como José Teodoro de Souza, de 59 anos, morreu após ter quase 80% do corpo queimado durante incêndio no povoado de Garrido, próximo à comunidade de Capinão, zona rural de Carinhanha. O incidente ocorreu na tarde de terça-feira dia (27), por volta das 16h. De acordo com informações do site Alerta Bahia, José ateava fogo em um quintal, quando ficou preso em algo e com a ação do vento foi alcançado e queimado pelas chamas. Ele chegou a ser socorrido com vida e encaminhado ao hospital Maria Pereira Costa em Carinhanha. Nesta unidade de saúde, devido a gravidade das queimaduras, foi solicitada a transferência para uma unidade especializada, mas ele não resistiu aos ferimentos e veio a óbito na madrugada dessa quarta-feira dia (28).
  • Prefeitura de Caetité corta hora extra, licença-prêmio e gratificação de servidores para conter gastos

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Marcos Oliveira

    28/08/2019 - 08:00 


    Decreto foi publicado no Diário Oficial do Município nesta terça-feira (27).
    A Prefeitura de Caetité determinou a suspensão do pagamento de horas extras, licença-prêmio – excepcionando-se os casos em que o servidor se enquadrar em período pré-aposentadoria – e gratificação dos servidores municipais. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), nesta terça-feira (27), e assinado pelo prefeito Aldo Gondim (PSB). A determinação entra em vigor a partir da data de publicação. No documento, o executivo alega necessidade de recondução das despesas com pessoal e redução racional de gastos para cumprir as determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal. A publicação afirma ainda, que a medida faz se necessária após as sequentes quedas da arrecadação municipal.
  • "Presidente fofoca sobre mulher dos outros e deixa país sem rumo", diz Zé Raimundo

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    27/08/2019 - 22:00 


    “Na medida que o presidente da República de um país que chegou ser a 6ª economia mundial, ao invés de pensar e resolver conflitos, vai brincar com a mulher dos outros, fazer fofoca sobre a primeira-dama da França no Twitter, onde vamos parar?”, disparou o deputado estadual Zé Raimundo (PT), em pronunciamento no plenário, na sessão desta terça-feira (27). Ele  repercutia o imbróglio envolvendo Jair Bolsonaro e o presidente francês, Emmanuel Macron, e sua esposa Brigitte. Apesar do tom irônico do questionamento, Zé Raimundo denunciou a “gravidade” da situação do Brasil, que se encontra sem rumo, sem um norte que deveria ser dado por um presidente que se portasse como um estadista. Segundo o deputado, a falta de compromisso e liderança de Bolsonaro para resolver os conflitos, começa a fragmentar a unidade nacional. Exemplo disso, citou, é que “os governadores do Nordeste criaram um consórcio para responder a esse esvaziamento e a Amazônia Legal (área que engloba nove estados do  Brasil pertencentes à bacia amazônica) está dizendo que vai negociar diretamente com a Europa, porque o presidente não quer negociar”.  De acordo com Zé Raimundo, na medida em que o governante   se recursa a ser estadista de uma federação, os estados brasileiros estão procurando alternativas jurídicas e institucionais para dar um norte ao país, o que seria o objetivo central da Presidência da República. Disse ainda que  Bolsonaro deveria estar dialogando com as evidências do mundo para orientar o seu país, nesse momento desafiador, pelas novas tecnologias e revoluções. "Mas o presidente fica fazendo a barba, cortando o cabelo, deixando de lado o representante de uma potência como a França. Estamos diante de uma situação como se fosse um "baba" sem técnico e sem capitão. Por que ele se diz capitão, mas não está dirigindo o time”, comparou.
  • Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 42 milhões nesta quarta-feira

    Foto: Marcelo Camargo | Agência BrasilFoto: Marcelo Camargo | Agência Brasil
    Por Catarina Lopes

    27/08/2019 - 21:30 


    Caso aplicado na poupança, valor pode render cerca de R$ 156 mil por mês
    A Mega-Sena sorteia o valor de R$ 42 milhões amanhã (28). Segundo a Caixa, o prêmio pode render aproximadamente R$ 156 mil por mês se aplicado na poupança. As apostas podem ser feitas até às 19h do horário de Brasília de amanhã, em qualquer casa lotérica credenciada pela Caixa. A aposta mais simples, com seis dezenas, custa R$ 3,50.
  • Após zombar da aparência da esposa de Macron, Bolsonaro diz que não a ofendeu

    Foto: Antonio Cruz | Agência BrasilFoto: Antonio Cruz | Agência Brasil
    Por Catarina Lopes

    27/08/2019 - 19:30 


    Bolsonaro comentou postagem no Facebook que comparava a aparência de Michelle Bolsonaro e Brigitte Macron
    O presidente Jair Bolsonaro (PSL) negou hoje (27) ter ofendido a primeira-dama da França, Brigitte Macron, após comentar uma postagem no Facebook que comparava a aparência de Macron à de Michelle Bolsonaro, dando a entender que o presidente francês estava com "inveja" do presidente brasileiro, e por isso estava criticando a postura do governo brasileiro em relação aos incêndios na Amazônia. Quando indagado por jornalistas se pediria desculpas a Brigitte, Bolsonaro disse que não a ofendeu. "Não queiram levar para esse lado, que a questão pessoal e familiar eu não me meto. Eu sei porque falei para o cara não entrar nessa área. Se continuar pergunta nesse padrão, vai acabar a entrevista", ameaçou. "Eu não botei aquela foto (de Brigitte). Alguém botou a foto lá e eu falei para não falar besteira", afirmou. "Realmente o jornalismo, vocês não merecem a consideração", disse o presidente, abandonando a entrevista. Ao responder o comentário de um seguidor no Facebook, que havia escrito "É inveja presidente do Macron pode crê (sic)" junto com o retrato dos presidentes com suas primeiras damas, o perfil do presidente disse "Não humilha, cara. Kkkkkkk". Macron respondeu que espera que o povo brasileiro tenha logo "um presidente que se comporte à altura (do cargo)".
  • Pedidos de aposentadoria dispararam em julho após aprovação da reforma

    Foto: Antonio Cruz | Agência BrasilFoto: Antonio Cruz | Agência Brasil
    Por Juliana Almirante

    27/08/2019 - 19:00 


    Foram 235,4 mil solicitações junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
    O mês de julho registrou forte aumento dos pedidos de aposentadoria, de acordo com reportagem publicada pela Folha hoje (27). Foram 235,4 mil solicitações junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O número é considerado um recorde para o ano. O governo avalia que o resultado é motivado pela digitalização dos serviços e ainda pela votação da reforma da Previdência, que foi aprovada na Câmara em junho e tramita no Senado. Em junho, foram 152,6 mil pedidos. Janeiro teve o segundo maior resultado do ano: 183,2 mil.
  • Suspeito de tráfico é preso em Guanambi e polícia encontra laboratório de drogas

    Foto: Divulgação | Polícia CivilFoto: Divulgação | Polícia Civil
    27/08/2019 - 18:30 


    Produtos para mistura e preparo de drogas e embalagens foram apreendidos na casa do suspeito.
    Um homem de 33 anos foi detido suspeito de tráfico de drogas, em Guanambi, nesta terça-feira (27). A prisão foi na casa dele, na rua Dr. Valdeck Nunes de Abreu, no bairro Leolinda de Sá, onde também a polícia encontrou um laboratório para preparo de entorpecentes para a venda. De acordo com informações repassadas pela Polícia Civil, ao Sudoeste Bahia, por volta das 08hs, os investigadores foram até o endereço do suspeito, identificado como, Valdison Santos Souza, vulgo “Val Beck”, e o abordaram no momento em que chegava à residência a bordo de uma motocicleta. Com ele os policiais encontraram 09 pinos de substância em pó de cor branco análogo a cocaína. Durante revista no imóvel, foi encontrado o laboratório que funcionava nos fundos da residência para produção de cocaína. Também foram recolhidos 550 pinos vazios de eppendorf – tubo para armazenagem de amostras e substancias; drogas prontas para a venda e outras que ainda não tinham sido embaladas e preparadas. Além disso, foram apreendidos 01 (uma) balança de precisão utilizada no fracionamento da droga e embalagens plásticas utilizadas para acondicionamento do entorpecente, destinado à comercialização. O suspeito e todo material apreendido foram encaminhados à Delegacia Territorial de Guanambi, onde o delegado de plantão deu voz de prisão em flagrante por tráfico de drogas. Valdison permanece à disposição da Justiça.
  • Relator da reforma da Previdência no Senado apresenta parecer com queda de R$ 30 bilhões na economia

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Lara Curcino

    27/08/2019 - 18:30 


    Jereissati não detalhou as alterações; texto completo será publicado hoje
    O relator da reforma da Previdência no Senado, Tasso Jereissati (PSDB-CE), apresentou hoje (27) o parecer do projeto, que prevê agora economia de cerca de R$ 900 bilhões em 10 anos. Se a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) paralela discutida na casa for aprovada, o valor pode chegar a R$ 1,35 trilhão. Caso seja considerado apenas o texto atual, que saiu da Câmara dos Deputados, houve peras. Com as supressões relativas ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a aposentadorias especiais, a expectativa de poupança caiu aproximadamente R$ 30 bilhões em relação ao que foi aprovado pelo Congresso. Jereissati não detalhou quais foram as alterações, apenas pontuou os temas modificados. O parecer completo, com todas as informações sobre as mudanças, será publicado ainda hoje.

Nenhum comentário: