sábado, 13 de julho de 2019

Registrados 14 homicídios em 24 horas em Pernambuco e residência é alvo do PCC em Surubim

  • O fim de semana começou com violência em Pernambuco. Nas últimas 24 horas, 14 pessoas foram assassinadas no Estado. Nove crimes aconteceram no Grande Recife e 5 no interior. No ano são 1.836 homicídios no Estado.

    Em Gravatá, Jéssica Taís Oliveira da Silva, 22 anos, foi assassinada a facadas no Loteamento Princesa de Gales. Após o crime, o ex-companheiro dela, José Genilson da Silva, 30 anos, se jogou na frente de um carro na BR-232 e morreu.

    Em Santa Maria do Cambucá, Edileuza Severina Bispo, 51 anos, foi morta também com golpes de faca. O homicídio aconteceu no Sítio Juliana, zona rural do município. O companheiro dela é suspeito de cometer o crime, que teria acontecido após uma briga. Ele fugiu em seguida.

    Os corpos das vítimas da violência no interior do Estado foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

    PCC

    Residência é alvo de tiros de fuzil em Surubim e suspeitos picharam muro da casa com a inscrição “PCC 33”. 

    Participe do nosso Grupo no WhatsApp

    Siga nosso Instagram

    Curta nossa Pagina no Facebook

  • Câmara dos Deputados reprova proposta de transição mais branda para trabalhadores na reforma da Previdência

    Foto: Luis Macedo | Câmara dos DeputadosFoto: Luis Macedo | Câmara dos Deputados
    Por Danielle Campos

    12/07/2019 - 20:00 


    Apresentada pelo PDT, a medida poderia reduzir economia com reforma em R$ 87 bi
    Os deputados rejeitaram nesta sexta-feira (12) emenda à reforma da Previdência que previa regras de transição mais brandas para trabalhadores no INSS e do setor público. A proposta com as mudanças, apresentada pelo PDT, recebeu 296 votos contrários e 165 favoráveis. Segundo cálculos de técnicos legislativos, a mudança teria um impacto de R$ 87 bilhões em uma previsão de 10 anos, além de estipular uma redução de 50% do “pedágio” para a aposentadoria. Na regra mantida, o empregado terá que trabalhar 100% do tempo que falta. A Câmara entrou no segundo dia de negociações por medidas para abrandar o texto-base e essa foi a primeira votação nesta sexta. No primeiro dia, quinta (11), foram abrandadas regras para aposentadoria de homens e mulheres, policiais e pensão por morte.
  • Datafolha diz que 70% da população reprova projeto de porte de armas

    Foto: Valter Campanato | Agência BrasilFoto: Valter Campanato | Agência Brasil
    Por Kamille Martinho

    12/07/2019 - 19:30 


    Outros 28% aprovam o projeto do presidente Jair Bolsonaro
    Pesquisa Datafolha divulgada divulgada ontem (11), mostra que 70% da população reprova o projeto do presidente Jair Bolsonaro que facilita o porte de armar. Outros 28% aprovam. As entrevistas foram feitas pouco mais de uma semana após Bolsonaro revogar decretos sobre armas assinados nos primeiros meses do ano e editar outros três, com conteúdo semelhante. A pesquisa ouviu 2.086 pessoas com 16 anos ou mais em 130 municípios brasileiros, entre 4 e 5 de julho. A margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.
  • Governo institui o 'Ano Anísio Teixeira' para marcar os 120 anos do educador baiano

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por SEC/BA

    12/07/2019 - 16:55 


    No dia em se celebra o aniversário do educador baiano Anísio Teixeira, que nasceu em 12 de julho de 1990, no município de Caetité, o Governo do Estado instituiu, por meio do decreto Nº 19.132, o Ano Anísio Teixeira. A iniciativa visa promover pela Bahia uma série de ações, como editais, eventos, premiações, celebrações e lançamentos de livros e produtos audiovisuais em homenagem ao intelectual e pensador social baiano Anísio Teixeira, pelo seu papel fundamental na história da Educação do Brasil. A proposta é incentivar e ampliar a divulgação da vida e obra de Anísio Teixeira, com o envolvimento das secretarias estaduais da Educação, de Cultura (Secult) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Casa Civil, além dos órgãos públicos envolvidos com o Ano Anísio Teixeira. A coordenação e gerência das atividades serão realizadas pela Secretaria da Educação do Estado. Dentre as atividades, destaca-se o I Seminário Internacional de Estudos Anisianos, a ser realizado em Salvador, no dia 12 de julho de 2020, e que tem o objetivo de divulgar a vida e obra do educador nas redes internacionais de pesquisa em história e ciências da educação. Já a secretaria da Educação do Estado realizará atividades culturais e educativas no âmbito da rede escolar pública estadual, mobilizando discentes, docentes, técnicos-administrativos e comunidade circunvizinha da escola nas homenagens e produção cultural acerca da vida e obra de Anísio Teixeira.O decreto também institui uma Comissão, órgão colegiado, com a finalidade de propor a programação, planejar, organizar e apoiar as atividades da homenagem do Ano Anísio Teixeira, que transcorrerão durante todo o ano de 2020. A comissão será composta por representantes das secretarias envolvidas, dos Conselhos de Educação, de movimentos sociais pela educação, e de intelectuais da área de educação especialistas em estudos anisianos e de representante da família de Anísio Teixeira e de seus colaboradores. Lançamento - O início das comemorações pela passagem dos 120 anos do educador baiano será marcado pelo lançamento, nesta sexta-feira (12), do projeto “2020: Ano Anísio Teixeira”. A cerimônia será realizada no Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC), a partir das 15h, e será transmitida por videoconferência e pelo Youtube, nas redes sociais do IAT e da Educação Bahia.
  • Caetité: Novenário em louvor a Senhora Santana começa na próxima quarta (17)

    Foto | Willian Silva - Sudoeste BahiaFoto | Willian Silva - Sudoeste Bahia
    Por Willian Silva

    12/07/2019 - 13:24 


    O tema escolhido para a Festa de Santana de 2019 é “Ano Vocacional Diocesano: caminho de evangelização.”
    Caetité já está em clima de Festa de Santana, uma das mais tradicionais do Alto Sertão baiano. Para isso, a decoração da Praça da Catedral já está a todo vapor. Os primeiros traços de que a parte religiosa irá começar as cores representativas de Senhora Santana já se fazem presentes na Esplanada da Catedral em louvor a santa. O novenário em louvor a avó de Jesus começará na quarta-feira (17) com a alvorada às 5h e às 19h acontecerá a primeira noite do novenário.
    Foto: Willian Silva | Sudoeste BahiaFoto: Willian Silva | Sudoeste Bahia
    O tema escolhido para a Festa de Santana de 2019 é “Ano Vocacional Diocesano: caminho de evangelização.” O tema visa despertar nos jovens as vocações para atuar em diversos segmentos da igreja o que inclui a formação de novos sacerdotes para atuarem juntos as paróquias ou comunidades rurais, desprovidas de atendimento pastoral. Clique aqui e aqui para ver a programação do novenário em louvor a padroeira de Caetité. Outra parte que já está com a montagem da estrutura em andamento é a do Barracão Cultural. O barracão está sendo montado no anfiteatro da Praça e contará com a apresentação de música eletrônica, com o DJ Bismark, e artistas da terra.
  • Comemoração pelo nascimento de Anísio Teixeira aconteceu em Caetité

    Foto | Willian Silva - Sudoeste BahiaFoto | Willian Silva - Sudoeste Bahia
    Por Willian Silva

    12/07/2019 - 12:16 


    A Casa Anísio Teixeira em Caetité (CAT), em parceria com a Fundação Anísio Teixeira, Instituto de Ação Social pela Música (IASPM) e as Escolas Culturais realizaram durante o dia desta sexta-feira (12) diversas intervenções artísticas e culturais, bem como de memória na casa onde nasceu o educador e professor, Anísio Teixeira. Durante o dia foram realizadas atividades e apresentações como o do coral infantil do Conservatório de Música da CAT, visita guiada pela CAT, que possui um museu dedicado à família de Anísio Teixeira com peças como cama, fotografias, pinturas a óleo dos familiares do professor. Já no Cine Teatro anexo a casa, aconteceu uma roda de conversa que debateu o legado deixado por Teixeira, que é considerado o “pai da cidadania” por defender uma escola democrática e acessível para todos e que, de fato, formasse cidadãos conscientes do se dever também democrático.
    Foto: Willian Silva | Sudoeste BahiaFoto: Willian Silva | Sudoeste Bahia
    Anísio estaria preocupado com a atual situação do país, diz ator
    Em entrevista concedida ao Sudoeste Bahia, o ator Fernando “Nando” Dias, um dos mais ativos colaboradores da CAT ressalta a importância da CAT, fundada em 1998 após união de diversos setores da sociedade caetiteense para a restauração da casa natal do educador, em ser um centro preservação da memória com um olhar para o futuro. Segundo Dias, a casa tem importância significativa quanto na sua inserção na cultura de Caetité. “A casa se insere, hoje, na comunidade de Caetité como algo que não é algo só de Caetité, claro, por conta das suas dimensões e pelo alcance do seu trabalho”. Nando ainda ressalta que o município deve se orgulhar de possuir uma estrutura como a da CAT, que não é encontrada nos grandes centros como Vitória da Conquista ou Montes Claros, no norte mineiro.  Um ponto apontado por Fernando é a questão administrativa e de logística da Casa. “O nosso trabalho não é descontinuado. Por exemplo, não há intervalo de  dois em dois anos ou de quatro em quatro anos. Não há essa mudança de gestão para que se mude ou se perca alguma coisa.” O artista ainda ressalta que o trabalho da CAT é feito a quatro mãos, ou seja uma participação coletiva de todos que colaboram na casa. Perguntado sobre o que Anísio, caso vivo estivesse, acharia do trabalho feito pela CAT e se seria uma adoção do pensamento do educador como algo democrático e diferenciado, Fernando assinala que “essa formação de indivíduos que ele colocava, formava indivíduos muito mais sensíveis para lidar com a sociedade lá fora. Indivíduos capazes de conviver com as diferenças, indivíduos capazes de lidar com as diferenças que aparecessem. Eu creio que ele estaria feliz com a casa, mas também preocupado com tudo que está acontecendo no entorno e com o que está acontecendo no país.” Ouça aqui a entrevista completa.
  • Em meio à votação da Previdência, governo libera mais R$ 152,2 mi em emendas; Bahia terá R$ 15,4 mi

    Foto: Luis Macedo | Câmara dos DeputadosFoto: Luis Macedo | Câmara dos Deputados
    Por Juliana Rodrigues

    12/07/2019 - 11:30 


    Novos valores serão destinados a Salvador e outros cinco municípios; no total, R$ 1,7 bilhão foi liberado pelo governo
    Um dia após a aprovação do texto-base da reforma da Previdência no plenário da Câmara e ainda em meio à votação de destaques da proposta, o governo federal liberou mais R$ 152,2 milhões em emendas parlamentares destinadas a ações de saúde nos municípios. Desse total, R$ 15,4 milhões são destinados a Salvador e outras cinco cidades baianas. A liberação foi feita por meio de cinco portarias publicadas em uma edição extra do Diário Oficial da União de ontem (11). Ao todo, 326 propostas foram autorizadas para municípios de 15 estados e no Distrito Federal. As cidades de Cansanção e Itabuna receberão R$ 1 milhão e R$ 1,1 milhão, respectivamente, para a atenção básica. Além disso, novas emendas destinadas aos procedimentos de média e alta complexidade serão destinadas a Salvador (R$ 2,5 milhões), Itabuna (R$ 5 milhões), Irecê (R$ 2,25 milhões) e Alagoinhas (R$ 1,5 milhão). Nos dois dias anteriores, o governo já havia liberado R$ 1,5 bilhão através das emendas. Agora, a verba disponibilizada em três dias para a saúde nos municípios chega a R$ 1,7 bilhão. Emendas parlamentares são recursos previstos no Orçamento da União cujas aplicações são indicadas por deputados e senadores. O dinheiro precisa ser empregado em projetos e obras nos estados e municípios.
  • Estudantes de Caetité desenvolvem dispositivo para evitar afogamentos de crianças em piscinas

    Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
    12/07/2019 - 11:00 


    Com a finalidade de reduzir as mortes por afogamentos em piscinas causadas por descuidos ou acidentes, os estudantes Artur Zico Souza, 16 anos, e Wellinton Martins Bispo, 18, que fazem o curso técnico em Administração, no Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo (CETEP), localizado em Caetité (579 km de Salvador), desenvolveram o projeto ‘Bip Life: salvando vidas’. Trata-se de um dispositivo acoplado em uma cinta torácica, que emite um sinal para os celulares dos pais ou responsáveis alertando-os que a criança corre risco de se afogar em piscinas. Para a construção do protótipo, os estudantes utilizaram uma cinta com material elástico, arduino, receptor de campainha e sirene. Quando os dois parafusos da cinta entram em contato com a água, após a criança entrar na piscina, uma sirene localizada no clube ou hotel é acionada para alertar sobre o perigo e, também, é realizada uma ligação para o celular dos pais. O aparelho poderá ser utilizado, ainda, em janelas, portas e escadas para evitar possíveis acidentes fatais e diminuir os riscos de mortes em outras áreas, além de piscinas.
    Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
    O estudante Artur Souza falou da relevância do projeto. “Ele foi projetado com a esperança de salvar vidas e tivemos esta ideia depois de sabermos da ocorrência de mortes por afogamentos no município de Rio de Contas, que fica próximo à nossa cidade. Esperamos que isso vire uma lei em todos os clubes ou piscinas de hotéis, evitando assim, mortes no mundo todo”, explicou o estudante. O professor e orientador Emílio Aurélio Souza, que também é pai de Artur, ressaltou a importância do projeto para o aprendizado dos estudantes. “Fico feliz em poder auxiliá-los na construção da pesquisa, pois possui um cunho social e que pode salvar muitas vidas. Além de todo o conhecimento obtido com os estudos realizados, eles também aprenderam muito através do apoio de profissionais como engenheiros e técnicos. A iniciativa também estimula o empreendedorismo, visto que o produto poderá ser patenteado”, disse o educador. O projeto já foi apresentado na VI Feira Nacional de Ciências e Aprendizagem do Brasil – Expo Nacional MILSET Brasil, realizada no mês de maio, no Ceará. Por meio deste evento, eles foram credenciados para participar da X Mostra de Ciência e Tecnologia da Escola Açaí, que será realizada em dezembro, no município de Abaetetuba, no Pará. Além disso, eles irão participar da Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC), que acontecerá no mês de setembro, na cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina.
  • Vaza Jato: novos diálogos apontam conversas entre Dallagnol e juiz do TRF4

    Foto: Pedro Oliveira | Alep & Sylvio Sirangelo | TRF4Foto: Pedro Oliveira | Alep & Sylvio Sirangelo | TRF4
    Por Matheus Simoni

    12/07/2019 - 09:15 


    Informações foram divulgadas hoje (12) pela revista Veja, em colaboração com o site Intercept Brasil
    Uma nova remessa de mensagens de diálogos de procuradores do Ministério Público Federal (MPF) que atuam na Lava Jato mostra o procurador Deltan Dallagnol em conversas impróprias com um dos membros do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). O órgão é encarregado de julgar em segunda instância os processos da Lava-Jato em Curitiba. As informações foram divulgadas hoje (12) pela revista Veja, em colaboração com o site Intercept Brasil. O pacote de mensagens mostra o desembargador João Pedro Gebran Neto, que atua como relator dos casos da operação. Parte dos diálogos nos quais Gebran é citado se refere a Adir Assad, um dos operadores de propinas da Petrobras e de governos estaduais, preso pela primeira vez em março de 2015. Em setembro, ele acabou condenado pelo então juiz Sergio Moro a nove anos e dez meses de prisão pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Em um chat com outros colegas do MPF, Dallagnol comenta: “O Gebran tá fazendo o voto e acha provas de autoria fracas em relação ao Assad”. O assunto é tema de outra conversa, de 5 de junho de 2017, entre Dallagnol e o procurador Carlos Augusto da Silva Cazarré, da força-tarefa da Procuradoria Regional da República da 4ª Região, que atua junto ao TRF4. No diálogo, ocorrido às vésperas do julgamento da apelação de Assad, Dallagnol mostra-se novamente preocupado com a possibilidade de Gebran absolver o condenado. Naquele momento, em paralelo, a força-tarefa negociava com o condenado um acordo de delação (esse acordo seria fechado em 21 de agosto de 2017). Dallagnol: “Cazarré, tem como sondar se absolverão assad? (…) se for esse o caso, talvez fosse melhor pedir pra adiar agilizar o acordo ao máximo para garantir a manutenção da condenação…”. Cazarré: “Olha Quando falei com ele, há uns 2 meses, não achei q fisse (sic) absolver… Acho difícil adiar”. Na sequência, o procurador Dallagnol volta a citar Gebran: “Falei com ele umas duas vezes, em encontros fortuitos, e ele mostrou preocupação em relação à prova de autoria sobre Assad…”. Dallagnol termina pedindo ao colega que não comente com Gebran o episódio do encontro fortuito “para evitar ruído”. As provas de autoria que Gebran, a princípio, teria considerado “fracas” são depósitos feitos por ex-empresas de Assad em contas do próprio Assad. O operador de propinas apresentava como álibi o fato de já ter vendido as empresas à época em que foram usadas para escoar dinheiro desviado da Petrobras. Ocorre que, apesar de não ser mais o dono oficial, Assad continuava recebendo depósitos delas. Moro concluiu, em sua sentença, que ele permanecia no comando e, portanto, deveria ser responsabilizado. Em 27 de junho de 2017, Gebran confirmou a condenação de Assad, e seu voto foi seguido pelos outros dois desembargadores da Oitava Turma do TRF4. Às provas utilizadas na condenação de primeira instância, Gebran acrescentou em sua decisão depoimentos da delação premiada do empreiteiro Ricardo Pessoa — que ainda estava em sigilo quando Moro assinou a sua sentença.
  • Votação da reforma da Previdência será retomada na manhã de hoje

    Foto: Luis Macedo | Câmara dos DeputadosFoto: Luis Macedo | Câmara dos Deputados
    Por Juliana Almirante

    12/07/2019 - 07:00 


    Ontem (11), devido às divergências sobre os termos de um acordo de procedimentos para a continuidade da votação, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, encerrou a sessão
    A votação dos destaques da proposta da reforma da Previdência será retomada às 9h de hoje (12). Ontem (11), devido às divergências sobre os termos de um acordo de procedimentos para a continuidade da votação, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, encerrou a sessão do plenário. O próximo destaque que será analisado é de autoria do PDT.  A alteração no texto-base pretende diminuir de 100% para 50% o "pedágio" de uma das regras de transição, válida para os segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e do regime próprio dos servaidores públicos. Os destaques podem alterar o texto-base da reforma, aprovado na forma do substitutivo do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP).
  • Câmara aprova equiparar tempo mínimo de contribuição para homens e mulheres

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Juliana Almirante

    12/07/2019 - 06:00 


    Deputados reduziram, de 20 para 15 anos, o tempo mínimo de contribuição exigido para homens do regime geral
    O plenário da Câmara aprovou na madrugada de ontem (12), por 445 votos a 15, uma alteração ao texto da reforma da Previdência que reduz, de 20 para 15 anos o tempo mínimo de contribuição exigido para homens do regime geral poderem se aposentar.  O tempo mínimo de contribuição será o mesmo previsto para as mulheres. O texto-base da reforma, aprovado em primeiro turno pela Câmara na quarta-feira (10), previa tempo mínimo de contribuição de 20 anos para homens. A proposta anterior previa que o tempo mínimo para homens aumentaria gradualmente, saindo de 15 anos e chegaria a 20 anos em 2029. Na proposta original, o tempo mínimo para mulheres também chegaria a 20 anos. No entanto, o relator, Samuel Moreira (PSDB-SP) reduziu para 15, quando a proposta ainda estava em análise pela comissão especial. O destaque aprovado, no entanto, não modifica as idades mínimas para homens e mulheres poderem se aposentar, que continua 65 anos para eles e 62 anos para elas.
  • Casa Anísio Teixeira em Caetité celebra aniversário do seu filho ilustre

    Foto | Willian Silva - Sudoeste BahiaFoto | Willian Silva - Sudoeste Bahia
    Por Willian Silva

    11/07/2019 - 16:27 


    Em comemoração aos 119 anos de nascimento do maior educador brasileiro de todos os tempos, Anísio Teixeira, a casa onde o educador nasceu, estará celebrando o nascimento de Anísio nesta sexta-feira (12), dia do nascimento do ilustre caetiteense. A programação elaborada pela Casa Anísio Teixeira (CAT) estará de portas abertas para receber os ilustres visitantes que lá forem com inúmeras atividades culturais que terão início as 8h e farão uma pausa ao meio dia. O retorno será as 14h e irá até as 17h. Dentre as atividades elaboradas pela CAT estão a visita guiada pela casa onde nasceu Anísio, exibição de documentário, abertura da biblioteca móvel da CAT, na Praça da Catedral, contação de histórias dentre outras tantas atividades. Todas as atividades foram pensadas para todos os públicos para que todos possam participar e interagir como era o sonho de Anísio Teixeira que desejou uma educação igualitária para todos. Para 2020, quando Anísio completa 120 anos, está sendo preparada uma programação especial para comemorar essa importante data. Confira aqui toda a programação para o aniversário de Anísio Teixeira. História - Anísio Spínola Teixeira nasceu em Caetité, Alto Sertão da Bahia, no Centro Sul baiano, em 12 de Julho de 1900. Filho do médico doutor Deocleciano Teixeira e dona Ana Spínola Teixeira. Seu pai casara-se com três irmãs sucessivamente, sendo sua mãe a terceira. Teve os seus estudos iniciados no extinto Colégio São Luiz Gonzaga, pertencente aos jesuítas, em Caetité. Em 1914 foi mandado para estudar no tradicional colégio católico em Salvador, o Colégio Antônio Vieira. Formou-se em Direito em 1922, no Rio de Janeiro. Anísio foi inspetor geral de ensino (atual cargo de secretário de educação) no governo de Góes Calmon, na Bahia. Anísio morreu em 11 de março de 1971 em um estranho acidente que, até hoje, ainda não foi bem explicado. Anísio foi encontrado, depois de dois dias desaparecido, num fosso de elevador do prédio do seu amigo, o filólogo Aurélio Buarque de Holanda. Era o dia 13 de março de 1971.
  • Bahia: Condutor embriagado faz ultrapassagem proibida, colide em viatura da PRF e foge do local de acidente

    Foto: Divulgação | PRFFoto: Divulgação | PRF
    11/07/2019 - 16:19 


    O motorista, de 44 anos, além de ser autuado por alcoolemia, foi notificado por forçar ultrapassagem e conduzir veículo com documentação atrasada.
    A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deteve na noite desta quarta-feira (10), o condutor de uma caminhonete Toyota Hilux por conduzir veículo sob efeito de álcool e causar acidente na BR 367, em Eunápolis (BA). Era por volta das 22h10, equipe da PRF realizava patrulhamento na rodovia voltada à prevenção de acidentes quando, em uma curva no Km 81 da BR 367, avistou em sentido contrário o automóvel Hilux ultrapassando em local proibido um caminhão baú, num trecho de curva e descida. O condutor da caminhonete colidiu com a viatura da PRF e em seguida fugiu do local do acidente, mas foi interceptado logo depois no centro de Porto Seguro (BA). Ao ser submetido ao teste com o etilômetro, foi confirmada embriaguez. O motorista, de 44 anos, além de ser autuado por alcoolemia, foi notificado por forçar ultrapassagem e conduzir veículo com documentação atrasada. O somatório das multas aproximam de quase 8.000 reais. A viatura apresenta danos na porta traseira e carroceria. Também teve um dos pneus estourados. Diante dos fatos, o condutor foi encaminhado à Delegacia de Polícia Judiciária para os procedimentos cabíveis.
  • Homem mata irmão com golpe de faca após briga por pedaço de madeira na zona rural de Riacho de Santana

    Foto: Divulgação | Polícia MilitarFoto: Divulgação | Polícia Militar
    11/07/2019 - 15:30 


    Um homem de 21 anos foi preso na noite de quarta-feira (10), por volta das 21h, por uma guarnição da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), suspeito de matar o próprio irmão, no povoado de Brejo, na zona rural de Riacho de Santana. De acordo com informações da Polícia Militar (PM), tudo teve início por causa de uma briga por causa de uma tora de madeira, quando Valdeir de Bastos Santana golpeou o irmão Aldeir de Bastos da Silva, de 19 anos com uma faca e provocou a morte da vítima ainda no local. Diante do fato, populares acionaram uma guarnição da PM que esteve no local e efetuou a prisão de Valdeir, que foi conduzido para delegacia de Polícia Civil de Riacho de Santana. O corpo da vítima foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Bom Jesus da Lapa, onde vai ser realizado exames de necropsia. Valdeir encontra-se preso e à disposição da Justiça.
  • Governo lança projeto em comemoração aos 120 anos de Anísio Teixeira

    Foto: Reprodução | FGVCPDOCFoto: Reprodução | FGVCPDOC
    Por Juliana Rodrigues

    11/07/2019 - 13:30 


    Evento acontecerá nesta sexta-feira (12) 
    O projeto “2020: Ano Anísio Teixeira”, será lançado pelo Governo da Bahia, por meio das secretarias da Educação, da Cultura e da Ciência e Tecnologia e da Casa Civil, nesta sexta-feira (12), no Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC), em Salvador. A data do lançamento do projeto foi escolhida por marcar o dia de nascimento do educador baiano, no dia 12 de julho de 1900, na cidade de Caetité, a 636 km da capital baiana. Na oportunidade, acontecerá o Seminário Internacional de Estudos Anisianos, que terá como objetivo divulgar o trabalho de Anísio nas redes internacionais de pesquisa em História e Ciências da Educação. O projeto “2020: Ano Anísio Teixeira” traz a proposta de reunir diversas atividades, a exemplo do projeto para a implantação de um museu sobre o educador no IAT; do apoio à Casa Anísio Teixeira; do concurso de produção audiovisual; da reedição de livros sobre a vida e obra do educador, além de ações formativas, jornadas de planejamento pedagógico e realização de simpósios. A atividade será transmitida por videoconferência para os Núcleos Territoriais de Educação e pelo Youtube nas redes sociais do IAT e a Educação Bahia.
  • Charles Fernandes justifica o voto na Reforma; “BPC, idosos, pessoas carentes, Aposentadoria Rural e Capitalização foram retirados”

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    11/07/2019 - 11:58 


    O deputado federal Charles Fernandes justificou na manhã desta quinta-feira (11), o seu posicionamento com relação a Reforma da Previdência, que foi aprovada em primeiro turno na noite desta quarta pela Câmara Federal. Segundo Charles, desde o mês passado ele teria justificado que se fosse retirado os mais humildes da reforma, que é o caso do BPC (Aposentadoria de idosos e pessoas carentes), Aposentadoria Rural e a Capitalização, regra que iria diminuir o valor da aposentadoria de todos ao longo do tempo, o mesmo poderia apoiar a Reforma. “Fui transparente com todos, do jeito que a Reforma estava sendo prevista eu não votaria, mas como foi modificada, sobretudo, que teria alto impacto social na Bahia, nós lutamos e conseguimos retirar estas questões", disse. Ainda segundo Charles, o mesmo também lutou para que os professores mantivessem as mesmas regras atuais para se aposentar, mas foi voto vencido na votação do primeiro destaque, contrariando, inclusive o seu partido. “O país está quebrado, corríamos o risco de não ter dinheiro para pagar as aposentadorias muito em breve, seguimos a orientação do nosso governador”, salienta.

Nenhum comentário: