quinta-feira, 4 de julho de 2019

Conquista: Identificada mulher baleada no Bairro Alegria

  • Na manhã desta quinta-feira dia 4 de julho, uma mulher, identificada como Maria Cosme Brito, 51 anos, sofreu emboscada na porta de um bar na Rua espírito santo no bairro alegria.

    Segundo relato de testemunhas, os elementos passaram em uma moto invadindo a casa e disparando em direção da vítima. A mesma foi socorrida em estado grave encaminhada ao Hospital de Base. Fonte: Blog do Rodrigo Ferraz



    Participe do nosso Grupo no WhatsApp

    Siga nosso Instagram

    Curta nossa Pagina no Facebook

  • Bahia: SEC abre mais de 20 mil vagas para cursos técnicos de nível médio

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Marina Aragão 

    04/07/2019 - 12:00 


    No total, são 45 tipos de capacitação; interessados devem se inscrever até o dia 14 de julho
    A Secretaria da Educação do Estado (SEC) abriu inscrições, nesta quinta-feira (4), para mais de 20 mil vagas de cursos técnicos de nível médio. As oportunidades são para os Centros Estaduais e Centros Territoriais de Educação Profissional, além de unidades compartilhadas na capital e em mais 97 municípios dos 27 Territórios de Identidade. As inscrições seguem até o dia 14 de julho. Ao todo, são 45 cursos disponibilizados nas formas de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada à Educação de Jovens e Adultos (Proeja Médio) e Subsequente ao Ensino Médio (para quem já concluiu o Ensino Médio na rede pública e quer voltar a estudar). Entre os cursos estão: Administração, Segurança do Trabalho, Logística, Meio Ambiente, Agroecologia, Agropecuária, Enfermagem, Nutrição e Dietética, Análises Clínicas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Contabilidade, Farmácia, Química, Cozinha, Alimentos, Panificação, Recursos Humanos, Edificações, Desenho da Construção Civil, Rede de Computadores, Secretariado, Conservação e Restauro, Artes Visuais, instrumento Musical, Documentação Musical e Regência. Subsequente ao Ensino Médio - Do total ofertado, 12.510 vagas são para os cursos na forma de articulação Subsequente ao Ensino Médio. Neste caso, os estudantes devem acessar o Portal da Educação para realizar a inscrição no sorteio eletrônico. O resultado será divulgado no dia 16 de julho e os contemplados devem comparecer às unidades escolares para as quais se inscreveram para efetuar a matrícula no período de 18 e 19 de julho. Proeja Médio - As demais 7.720 vagas são para cursos na forma de articulação Proeja Médio, direcionada a jovens com mais de 18 anos, que concluíram o Ensino Fundamental. Para este público, a matrícula é feita diretamente nas unidades escolares ofertantes de Educação Profissional, com vagas disponíveis, no período de 18 e 19 de julho. No ato da matrícula, o estudante deve apresentar documentos como o original do histórico escolar; originais e cópias do documento de identidade ou certidão de registro civil, do CPF e do comprovante de residência. Nos dois casos, as aulas serão iniciadas no dia 29 de julho.

  • ProUni reduz oferta para bolsas integrais e cursos presenciais

    Foto: Reprodução | Agência BrasilFoto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Juliana Almirante 

    04/07/2019 - 11:30 


    Mudanças no perfil de bolsas ocorrem pelo menos desde 2016 e se intensificaram neste ano, na gestão do presidente Jair Bolsonaro (PSL)
    O Programa Universidade Para Todos (ProUni) registra queda no volume de bolsas integrais e avança na oferta de subsídios para cursos de Educação à Distância (EAD), em geral de menor qualidade. De acordo com reportagem da Folha, além disso, as vagas EAD passaram a dominar a modalidade de bolsas integrais. As mudanças no perfil de bolsas ocorrem pelo menos desde 2016 e se intensificaram neste ano, na gestão do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Criado em 2005, o ProUni teve, até 2015, em média 69% das bolsas na modalidade integral. Neste ano, esse percentual caiu para 45% do total. Dentro do universo dos subsídios integrais, 25% foram de EAD em 2015. Já neste ano, esse índice subiu para 45%. Se consideradas apenas as bolsas do segundo semestre, o percentual foi de 51%. A escolha de oferecer mais bolsas integrais em cursos na modalidade EAD, que tem baixo custo, é das instituições. Em nota, o MEC informou que a lei determina a oferta de bolsas em cada curso efetivamente instalado na instituição, o que inclui EAD e presencial. "Os programas do MEC são sempre avaliados com vistas ao aprimoramento", diz a nota. A equipe de Mendonça Filho, então ministro da Educação no governo Temer (MDB), não quis comentar.

  • Bahia: Casos prováveis de dengue crescem 535% no 1º semestre

    Foto: Reprodução | Agência BrasilFoto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Juliana Almirante 

    04/07/2019 - 11:00 


    Coeficiente de incidência da doença na Bahia chegou à marca de 276 para cada 100 mil habitantes
    O número de casos prováveis de dengue na Bahia aumentou 535,3% no primeiro semestre de 2019, em relação ao mesmo período de 2018. De acordo com o Correio, os dados são da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Foram registrados 40.886 casos da doença de 1º de janeiro até o dia 18 de junho deste ano, em 345 municípios da Bahia. No mesmo período do ano passado, os casos de dengue notificados eram em torno de 6,4 mil em todo o estado. O coeficiente de incidência da dengue na Bahia chegou à marca de 276 para cada 100 mil habitantes. Por outro lado, houve redução nas notificações de zika e chikungunya, também transmitidas pelo Aedes aegypti. No primeiro semestre deste ano, foram registrados 1.524 casos prováveis de chikungunya, o que significa uma redução de 47,2% em relação ao mesmo período de 2018. Já com relação aos casos de zika, o decréscimo foi de 12,2%. Nos primeiros seis meses de 2019, foram 781 casos prováveis notificados.

  • Homem morre em confronto com PMs e fuzis são apreendidos em Conquista

    Foto: Divulgação | SSP-BAFoto: Divulgação | SSP-BA
    Por Juliana Rodrigues 

    04/07/2019 - 10:00 


    De acordo com a SSP-BA, caso ocorreu na madrugada de hoje, após denúncia anônima
    Um homem morreu e fuzis foram apreendidos na madrugada de hoje (4) em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), além dos fuzis, foram apreendidos uma pistola, drogas e munições. De acordo com a SSP-BA, após uma denúncia anônima sobre um veículo roubado, equipes das Rondas Especiais (Rondesp) Sudoeste chegaram até o bairro Vila Oeste e avistaram o carro. Quando os policiais se aproximavam, o condutor do veículo, identificado como Isaque Jânio Santos Batista, entrou em confronto com os agentes. O suspeito foi atingido e chegou a ser encaminhado para o Hospital Geral de Vitória da Conquista, mas não resistiu. Dentro do carro, os militares da Rondesp Sudoeste encontraram dois fuzis calibre 5,56, pistola, carregadores e munições de diversos calibres. Além disso, segundo a SSP-BA, havia seis tabletes de pasta base de cocaína, capuzes, um porta algema e camisas impressas com a marca antiga da Polícia Civil.

  • Comissão deve votar reforma da Previdência hoje

    Foto: Reprodução | Agência CâmaraFoto: Reprodução | Agência Câmara
    Por Juliana Almirante 

    04/07/2019 - 10:00 


    Inicialmente, os deputados votarão o texto-base da proposta que altera normas da aposentadoria
    A comissão especial da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados rejeitou cinco requerimentos da oposição que tentavam adiar da votação do relatório do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) no colegiado. A reunião que começou na noite de ontem (3) durou quase seis horas e terminou na madrugada de hoje (4). Com isso, o relatório deve ser votado na comissão ainda hoje. Inicialmente, os deputados votarão o texto-base da proposta. Depois, serão analisados os chamados destaques, as proposições apresentadas para alterar o texto. Se a reforma for aprovada pela comissão especial, será submetida ao plenário da Câmara, antes de seguir para o Senado. A reforma da Previdência é a principal aposta da equipe econômica do governo de Jair Bolsonaro, para sanear as contas públicas. A proposta estabelece, entre outros pontos, a idade mínima de 65 anos para a aposentadoria de homens e 62 anos para mulheres. O tempo mínimo de contribuição previsto é de 20 anos para homens e 15 anos para mulheres.

  • Caetité já está no clima da Festa de Santana 2019; Trio Parada Dura é a primeira atração confirmada

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    04/07/2019 - 09:00 


    A programação completa deverá ser divulgada pela prefeitura no início da próxima semana.
    A Praça da Catedral, no município de Caetité, será palco de 17 a 26 de julho da tradicional Festa de Santana, padroeira do município. Durante os festejos grandes nomes da música se apresentam no período de 23 a 26 de julho – considerada a parte profana das atividades em celebração a padroeira. Uma delas, já confirmada, é o Trio Parada Dura, que com quatro décadas de história e referência absoluta na música sertaneja, se apresentará na quinta-feira (25), conforme divulgado pela site oficial da banda. De acordo com informações obtidas preliminarmente pelo Sudoeste Bahia, as demais atrações a serem confirmadas seriam o cantor Tayrone Cigano e Leo Santana. Outros nomes especulados são da Banda Mastruz com Leite e do Cantor Saulo. Para quarta e última atração musical é esperado uma banda da igreja Católica, como aconteceu nos últimos anos. A expectativa é que a Banda Cantores de Deus seja anunciada. Outros shows devem acontecer no Barracão Cultural, com apresentações musicais de artistas locais, que devem ser realizadas no Anfiteatro da Praça da Catedral. A programação completa deverá ser divulgada pela prefeitura no início da próxima semana.

  • Policiais recusam proposta de Bolsonaro para reforma da Previdência

    Foto: Sindpoc | DivulgaçãoFoto: Sindpoc | Divulgação
    Por Juliana Rodrigues 

    03/07/2019 - 21:30 


    Presidente atuou para favorecer militares, mas categoria derrubou um acordo que se encaminhava na Câmara
    Sem consenso com representantes de policiais federais, caiu o acordo para aliviar regras de aposentadoria para a categoria, policiais rodoviários e policiais legislativos. Segundo a Folha de São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) chegou a atuar para favorecer militares na reforma da Previdência e líderes da Câmara chegaram a fechar um possível um acerto nesse sentido, mas a categoria continuou insatisfeita, o que derrubou as negociações. Assim, a nova versão da proposta não suaviza regras para policiais federais, policiais rodoviários federais nem policiais legislativos. Presidente da ADPF (associação nacional dos delegados da polícia federal), Edvandir Paiva, disse à Folha que a proposta feita pelo governo “não resolve o nosso problema”. Policiais continuam pressionando por regras de transição mais suaves para quem já está na ativa. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), participou das tratativas que visavam buscar uma solução para a questão levantada por Bolsonaro sobre os policiais. No início da noite desta quarta-feira (3), Maia anunciou que o acordo não foi concretizado.

  • Bolsonaro diz que deixaria o cargo caso fosse a vontade do povo

    Foto: Marcos Corrêa | PRFoto: Marcos Corrêa | PR
    Por Kamille Martinho 

    03/07/2019 - 20:00 


    A afirmação foi feita durante a cerimônia de troca de comando do sudeste
    O presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje (3), que caso fosse do desejo da população, ele abriria mão do cargo. "Se eu jurei um dia dar a vida pela minha pátria, como vocês, o que seria um sacrifício do mandato pelo bem de todos nós?”, comentou. “Não existe orgulho e satisfação maior do chegar à função que tenho no momento. Devo isso a vocês, povo brasileiro. A vocês, que são muito mais importantes que qualquer instituição nacional. Vocês é quem conduzem o nosso destino. E a vocês, povo brasileiro, somente a vocês, eu devo lealdade absoluta”, disse. A afirmação foi feita durante a cerimônia de troca de comando do sudeste, em que o novo ministro da Secretaria do Governo (Segov), general Ramos, deixou oficialmente o cargo de chefe para assumir o cargo no executivo a partir de amanhã (04).

  • Grupo chinês investe cerca de R$ 2,9 bilhões em complexo eólico no Sudoeste da Bahia

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Juliana Rodrigues 

    03/07/2019 - 19:00 


    Com capacidade instalada de 90 MW, ele está implantado nos municípios de Brumado, Rio de Contas e Dom Basílio
    A Enel Green Power Brasil vendeu o complexo Cristalândia, formado por três parques renováveis em operação na Bahia, por cerca de R$ 2,9 bilhões, para a empresa chinesa CGN Energy International Holdings Co. Limited (CGNEI), em janeiro deste ano. Em plena operação comercial desde setembro de 2017, com capacidade instalada de 90 MW e implantado nos municípios de Brumado, Rio de Contas e Dom Basílio, o complexo recebeu investimentos de R$ 733,4 milhões e gerou 1,3 mil empregos em toda a cadeia produtiva, na fase de implantação. A Enel ficará responsável pela operação das plantas até 2021. Uma equipe de técnicos da SDE esteve no complexo Cristalândia para se reunir com o vice-presidente da CGNEI, Zhang Song Lin, o gerente da empresa, Ng Geok Him, e os representantes da Enel Green Power. Além de fazer uma visita técnica, a equipe foi conhecer o grupo que adquiriu o empreendimento. “A Enel é uma parceira antiga da Bahia e agora temos chineses chegando para investir e fazer nossa economia continuar crescendo”, afirma João Leão, vice-governador secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE). Além do complexo Cristalândia, foram vendidos o complexo solar Lapa (158 MW), localizado em Bom Jesus da Lapa (BA) e o complexo solar Nova Olinda (292 MW), localizado no Piauí. O complexo solar LAPA, composto pelas plantas Bom Jesus da Lapa (80 MW) e Lapa (78 MW), entrou em funcionamento em junho de 2017 e na fase de implantação do empreendimento, a Enel investiu R$ 675,5 milhões com geração de aproximadamente 3,6 mil empregos em toda a cadeia produtiva.

  • Carros apreendidos poderão reforçar frota da segurança pública

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    Por Adelia Felix 

    03/07/2019 - 18:30 


    De autoria do senador Elmano Férrer (Podemos-PI), o projeto altera o Código de Trânsito Brasileiro
    A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (3), substitutivo ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 483/2017 que autoriza que carros apreendidos e sem identificação que permita encontrar seus donos poderão reforçar a frota das forças de segurança da União, dos estados e do Distrito Federal. As informações são da Agência Senado. O texto deverá passar por mais um turno de votação na comissão. Se não houver recurso para votação pelo Plenário do Senado, o PLS 483/2017 será enviado, após o turno suplementar, para exame na Câmara dos Deputados. De autoria do senador Elmano Férrer (Podemos-PI), o projeto altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503, de 1997) para permitir esse uso pelos órgãos de segurança pública quando o veículo apreendido não tiver sua propriedade identificada após passar por vistoria e exame pericial. Se houver identificação futura de seu proprietário, o veículo deverá ser imediatamente retirado de circulação. “Tais veículos acabam sucateados, destruídos pela ação do tempo e pela falta da manutenção necessária. Enquanto isso, as polícias dos estados se encontram em situação difícil, com falta de recursos e de aparato para concluir investigações e para atividades de policiamento ostensivo e preservação da ordem pública”, argumenta Elmano.

  • Novo Diretor de Recursos Minerais da INB é empossado

    Novo Diretor de Recursos MInerais da INB (de paletó preto)Novo Diretor de Recursos MInerais da INB (de paletó preto)
    Por Willian Silva 

    03/07/2019 - 17:45 


    Tomou posse, na manhã desta sexta-feira (28) o novo Diretor de Recursos Minerais (DRM) das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Rogério Mendes Carvalho. Ele substitui Adauto Seixas, que atuou na empresa com os últimos dois presidentes da INB. Rogério Mendes tem um vasto currículo. Ele é graduado em Engenharia de Minas (com honras); Rogério Carvalho é graduado em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais; Possui pós-graduação pelo Centre de Géostatistique de Fontainebleau (MINES Paristech) (Hons) e Doutorado (D.Sc.). Ele é Fellow (FAusIMM) do Instituto Australiano de Mineração e Metalurgia (AusIMM) e tem a experiência e qualificações apropriadas para ser Competent Person (CP) sob o Código JORC ou Qualified Person (QP) sob NI 43-101. Rogério Carvalho possui mais de 34 anos de experiência em exploração geológica, geoestatística, avaliação de recursos, avaliação de reservas, planejamento e projeto, economia mineral, planejamento estratégico, planejamento e gestão, desenvolvimento de negócios, Finanças, Opções Reais, trabalhando para grandes empresas como engenheiro de planejamento e projeto, geoestatístico, gerente de serviços técnicos, gerente de desenvolvimento de negócios, gerente geral. Tem larga experiência em um número significativo de commodities incluindo minério de ferro, manganês, materiais refratários, magnesita, argila, cromita, grafita, ouro, platina, níquel, diamante, carvão. Foi responsável por projetos desde prospecção e exploração até estudo de viabilidade e desenvolvimento e também auditorias técnicas em vários países. O novo DRM da INB terá como missão, junto também ao recém-empossado presidente da mineradora uranífera brasileira, o capitão da reserva Carlos Freire, em tirar a empresa de uma crise que se arrasta por um bom tempo. A crise atinge, inclusive, empresas terceirizadas que prestam serviços a INB no município de Caetité. As terceirizadas já demitiram cerca de 25% dos funcionários. A INB alega falta de recursos por parte do governo federal que também reduziu os recursos destinados à INB.

  • Tecnologia: Redes sociais e aplicativos de mensagem sofrem com instabilidade

    Foto | GoogleFoto | Google
    Por Willian Silva 

    03/07/2019 - 15:54 


    O WhatsApp está com instabilidade e não baixa áudio desde a manhã desta quarta-feira (3). O aplicativo para Android e iPhone (iOS), além da versão web do mensageiro, também apresenta falha no download de mídias e imagens. Segundo relatos de usuários no Twitter, o app parou de funcionar por volta de 10h40 de hoje. O site DownDetector, que monitora o funcionamento de serviços online, mostra que o problema atinge principalmente o Brasil, Argentina, Alemanha e outros países da Europa. Ao tentar carregar uma foto no app, surge a mensagem: "não foi possível fazer o download da imagem. Tente novamente. Se o problema continuar a acontecer, tente se conectar a uma rede Wi-Fi". Ainda há reclamações sobre não conseguir fazer o download de mensagens de voz na plataforma. O Instagram e o Facebook também estão com bug no carregamento de mídias. Até o fechamento desta matéria, o Sudoeste Bahia verificou que, apenas o WhatsApp havia normalizado o serviço. O Instagram e o Facebook continuavam funcionando com dificuldades. Não há previsão para que os serviços normalizem suas atividades. Um site especializado em tecnologias entrou em contato com a assessoria do WhatsApp, porém não houve resposta até o momento. Com informações de Techtudo.

  • Serra do Ramalho: Estudante com síndrome de Down fica trancada em escola após funcionários irem embora

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    03/07/2019 - 13:06 


    Aluna de 29 anos foi resgatada por uma equipe da Guarda Municipal, que quebrou os cadeados da instituição.
    Uma estudante de 29 anos, que tem síndrome de Down, ficou trancada sozinha, por quase 6 horas, em uma escola estadual de Serra do Ramalho, no oeste da Bahia, após a direção cancelar o dia de aula e fechar a escola, sem perceber que a aluna estava dentro de uma das salas de aula. As informações são do G1. Segundo familiares, Ivandeide Rodrigues dos Santos foi levada por um dos irmãos ao Colégio Estadual Anísio Honorato Godoy, por volta das 13h de segunda-feira (1º). Ainda de acordo com a família, Ivandeide então entrou na unidade e foi direto para a sala de aula. Quando foi buscar a filha, por volta das 17h30, a mãe da aluna ficou desesperada ao encontrar a filha trancada na unidade. A mulher então acionou a Guarda Municipal, que foi até o local e, por volta das 18h40, arrombou os cadeados do colégio, para que Ivandeide pudesse sair. A reportagem entrou em contato com a direção da escola, que informou que a mãe da estudante a deixa todos os dias no pátio da escola, e ela é encaminhada para a sala de aula com a ajuda de um funcionário. Na segunda-feira, ela foi levada pelo irmão, que a deixou na frente da instituição e eles não perceberam a presença dela no colégio. Ainda de acordo com a nota da direção do Colégio Estadual Anísio Honorato Godoy, a escola estava aberta, embora tenha sido "ponto facultativo". Segundo eles, os funcionários saíram da instituição às 16h10. A direção também informou que a escola se retratou com a família, pedindo desculpas e afirmou que não possui um cuidador, mas tem funcionários que mantém cuidados necessários com a estudante e com um outro aluno com síndrome de Down.

  • Comissão decide hoje calendário de votação da reforma da Previdência

    Foto: Laycer Tomaz | Agência CâmaraFoto: Laycer Tomaz | Agência Câmara
    Por Juliana Almirante 

    03/07/2019 - 11:30 


    Reunião ocorre um dia após o relator, Samuel Moreira (PSDB-SP), apresentar o voto complementar, que excluiu servidores estaduais e municipais
    O presidente da comissão especial da reforma da Previdência, Marcelo Ramos (PL-AM), convocou um encontro para hoje (3) com os coordenadores da bancada da Casa para delimitar os próximos passos da tramitação da matéria. A reunião ocorre um dia após o relator, Samuel Moreira (PSDB-SP), apresentar o voto complementar, que excluiu servidores estaduais e municipais. De acordo com o G1, ainda será preciso alterar 109 destaques da proposta, já que há casos em que se referem a artigos da PEC que não existem mais ou foram renumerados. Os destaques são a maneira usada pelos deputados para alterar o texto do relator na votação de seu relatório. As medidas permitem que pontos específicos do parecer sejam votados separadamente para serem suprimidos ou incluídos.

  • Guedes evita negociar com Congresso e diz que está há 40 anos onde sempre esteve

    Foto: Antonio Cruz | Agência BrasilFoto: Antonio Cruz | Agência Brasil
    Por Juliana Rodrigues 

    03/07/2019 - 10:00 


    Segundo a coluna de Mônica Bergamo, na Folha, o ministro quer evitar que seu nome seja usado para avalizar iniciativas com as quais não concorda
    O ministro Paulo Guedes, da Economia, decidiu se manter distante das negociações da reforma da Previdência no Congresso. Segundo a coluna de Mônica Bergamo, na Folha, aos parlamentares que o procuram, Guedes repete que é a favor de uma reforma que economize R$ 1 trilhão e da capitalização. Acredita que estados e municípios devem ser incluídos nas novas regras e que nenhuma concessão deve ser feita, de forma isolada, a categorias, para não desidratar a proposta. Negociações baseadas no texto original são, segundo o ministro, de responsabilidade do Congresso. Segundo interlocutores que conversaram com Guedes nesta semana, a postura do ministro tem o objetivo de evitar que seu nome seja usado para avalizar iniciativas com as quais não concorda. O diálogo com os parlamentares fica a cargo de Rogério Marinho, secretário da Previdência. Ainda de acordo com a coluna, nas conversas, o ministro repete que está onde sempre esteve, há 40 anos.

Nenhum comentário: