domingo, 16 de junho de 2019

Conquista: Identificado idoso encontro morto dentro de residência no Vila América

  • Um idoso identificado como Ivo foi encontrado na manhã de hoje (domingo) sem vida dentro de uma residência no Bairro Vila América, em Conquista.

    Populares acionaram a 77ª Companhia Independente de Polícia Militar e o Departamento de Polícia Técnica da cidade, que rapidamente tomaram as devidas providências.

    Segundo informações de testemunhas, o corpo estava com sinais de enforcamento. Com informações do Blog do Rodrigo Ferraz

     

    Participe do nosso Grupo no WhatsApp

    Siga nosso Instagram

    Curta nossa Pagina no Facebook

  • Governo desiste de 'vender tudo' e quer manter mais 12 estatais

    Foto: Tânia Rêgo | Agência BrasilFoto: Tânia Rêgo | Agência Brasil
    Por Juliana Almirante 

    16/06/2019 - 12:00 


    Segundo reportagem da Folha, o governo constatou inviabilidade financeira em algumas das propostas
    Antes com a ideia de "vender tudo", a equipe econômica do governo do presidente Jair Bolsonaro quer reconsiderar a política de privatizar as estatais e deixar de privatizar ao menos 12 empresas, de acordo com a Folha. Segundo a reportagem, o governo constatou inviabilidade financeira em algumas das propostas. Em outros casos, o obstáculo é a resistência nos ministérios, especialmente no caso de estatais ligadas à pasta da Defesa. Além de Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e BNDES, o Ministério da Economia incluiu na lista de empresas que não serão vendidas oito entre 18 estatais que dependem de recursos do Tesouro para serem mantidas. A Secretaria de Desestatização e Desinvestimento informou em nota que a Constituição determina que a exploração direta de atividade econômica pelo Estado "só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo". "Neste sentido, a manutenção de empresas estatais pela União só se dará se esses critérios forem observados", conclui o texto.

  • Jovem é morto com facada no peito após discussão em Bom Jesus da Lapa

    Vítima e acusado - Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsAppVítima e acusado - Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    Por Marcos Oliveira 

    16/06/2019 - 11:30 


    Um jovem foi assassinado em Bom Jesus da Lapa, oeste da Bahia, após uma discussão por causa de uma dívida. Fabricio Sousa da Silva, mais conhecido como, ‘Nego Tiui’, de 22 anos, morreu após receber um golpe de faca no tórax. O crime aconteceu na Rua São José, Bairro João Paulo II, por volta das 21h15 de sábado (15). As informações são da Polícia Civil. De acordo com a polícia, vítima e suspeito têm ficha criminal. Conforme relato de testemunhas, Fabricio cobrava do assassino a sua bicicleta quando recebeu o golpe de arma branca. A Polícia Militar foi ao local e acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), que constatou o óbito. O corpo do jovem foi removido do local por uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) de Bom Jesus da Lapa e levado para exames cadavéricos. O suspeito do crime, Josean Damascena Cardoso, de 31 anos, foi preso em flagrante por policiais do Serviço de Inteligência (SI) da 24ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e levado para a delegacia. Com ele foi encontrada a faca utilizada no crime. Após prestar depoimento, o suspeito foi encaminhado para o sistema prisional, onde segue à disposição da Justiça.

  • Bahia: Acidente na BR 407 deixa quatro mortos

    Foto: Divulgação  | PRFFoto: Divulgação | PRF
    Por Lis Grassi 

    15/06/2019 - 16:00 


    Caminhão carregado de coco e carreta bateram de frente
    Um grave acidente envolvendo um caminhão carregado de coco e uma carreta, na BR-407, deixou quatro mortos no trecho do município de Capim Grosso, no norte da Bahia, na noite da última sexta-feira (14). A cabine do caminhão ficou completamente destruída. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os motoristas dos dois veículos, que estavam em pistas opostas, desviaram de animais e acabaram batendo de frente. O motorista do caminhão, de 34 anos, duas jovens de 21 e uma criança de um ano e dois meses, que estavam no mesmo veículo, morreram. O condutor da carreta, que estava sozinho, sobreviveu, segundo a PRF.

  • Homem morre após perder controle de moto e bater em poste na zona rural de Igaporã

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Marcos Oliveira 

    15/06/2019 - 16:00 


    Acidente foi na madrugada deste sábado (15), na localidade de Lagoa Funda.
    Um motociclista de 42 anos morreu na madrugada desse sábado (15), na localidade de Lagoa Funda, zona rural de Igaporã, após perder o controle da moto e bater em um poste de energia elétrica. De acordo com informações obtidas pelo Sudoeste Bahia, a vitima foi identificada como Gileno Rodrigues dos Santos. Ele usava capacete, mas o equipamento de proteção se partiu ao meio com o impacto da colisão. Gileno teve várias fraturas, principalmente no rosto. O resgate foi acionado por testemunhas, mas quando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) chegou o homem já estava morto. Segundo populares, ele estaria indo para casa da mãe, em Igaporã, quando perdeu o controle da direção e bateu no poste. Após os procedimentos de perícia do Departamento de Polícia Técnica (DPT), o corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi para os procedimentos cabíveis.

  • Vitória da Conquista: batida entre carro e caminhonete deixa seis pessoas feridas

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsAppFoto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    Por Daniel Brito 

    15/06/2019 - 11:30 


    De acordo com o Blog do Anderson, os feridos estavam no veículo de passeio, um Kadett, e ficaram presos às ferragens
    Um acidente entre um carro de passeio e uma caminhonete em um trecho urbano da BR-116, em Vitória da Conquista, no sudoeste do Estado, deixou seis pessoas feridas no final da tarde de ontem (14).  De acordo com o Blog do Anderson, os feridos estavam no veículo de passeio, um Kadett, e ficaram presos às ferragens. Segundo a publicação, os feridos foram retirados no carro após ação do 7º Grupamento de Bombeiros Militar e encaminhados pelo Samu ao Hospital Geral de Vitória da Conquista. Não há mais informações sobre o estado de saúde dos feridos e as causas do acidente devem ser apuradas.

  • Audiência pública em Caculé debateu o recadastramento biométrico

    Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
    15/06/2019 - 11:00 


    Juízes, servidores da Justiça Eleitoral e autoridades locais reuniram-se no município de Caculé para discutir a nova logística da biometria, durante a audiência pública realizada na última quinta-feira (13). A audiência, realizada na Câmara Municipal da cidade, foi presidida pelo juiz substituto do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Pedro Godinho. Na ocasião, o juiz ressaltou a importância de aperfeiçoar e simplificar o processo de recadastramento. “A gente quer o menor transtorno possível, partindo da experiência da primeira revisão”, destacou o membro da corte, voltando os olhares em fazer diferente nesta fase e também indicando a importância do agendamento para agilizar o processo de recadastramento. A audiência pública em Caculé contemplou ainda aos municípios de Belo Campo, Caculé, Condeúba, Cordeiros, Guareju, Ibiassucê, Jacaraci, Licínio de Almeida, Mortugaba, Pindaí, Piripá, Presidência Jânio Quadros e Rio, com eleitores igualmente convocados para o recadastramento biométrico. Agendamento - A nova fase da biometria no estado tem como prioridade o agendamento, por meio de site e telefone. Para o atendimento com hora marcada, o eleitor deverá acessar o endereço eletrônico agendamento.tre-ba.jus.br ou ligar para Central de Atendimento 0800 071 6505. Para agendar, o interessado deverá informar o número do título. Caso não possua a inscrição eleitoral ou não saiba o número, o eleitor deverá informar o número do CPF, data de nascimento e nome completo dos pais. Além disso, o cidadão poderá informar número de telefone e e-mail. Esses últimos dados são importantes para que o eleitor receba confirmação e lembretes sobre o agendamento.

  • Governo assina termo de acordo com Fórum das universidades estaduais após fim da greve

    Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
    Por Daniel Brito 

    15/06/2019 - 10:00 


    O acordo garante a implementação de promoções de carreira, liberação de recursos para investimento, além do pagamento dos salários suspensos durante o movimento grevista
    O Governo do Estado, através da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), com participação das secretarias da Educação (SEC) e da Administração (Saeb), assinou ontem (14), juntamente com o Fórum das Associações Docentes (ADs) das quatro universidades estaduais (Uneb, Uefs, Uesc e Uesb), um termo de acordo, após o fim da greve. Assinado pela titular da Serin, Cibele Carvalho, do titular da SEC, Jerônimo Rodrigues, e pelo Fórum, o termo garante a implementação das 900 promoções de carreira de professor do Magistério Superior, disponibilidade de 36 milhões de reais no orçamento das universidades para investimento; pagamento dos salários suspensos durante o movimento grevista, mediante a reposição de aulas; além do encaminhamento de um Projeto de Lei, validado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). O encontro teve ainda a participação do secretário estadual da Administração, Edelvino Góes. Ainda segundo o Governo, também já foram agendadas as próximas reuniões com o Fórum das ADs para o mês que vem.

  • Moro diz não reconhecer autenticidade de novas mensagens vazadas

    Foto: Valter Campanato | Agência BrasilFoto: Valter Campanato | Agência Brasil
    Por Daniel Brito 

    15/06/2019 - 09:00 


    Nas mensagens, ele aparece zombando de Lula e seus advogados enquanto fornecia instruções privadas para a Lava Jato sobre como se portar publicamente e controlar a narrativa dos veículos de comunicação
    Após a nova divulgação de mensagens trocadas com procuradores da força-tarefa da Lava Jato feita ontem pelo site The Intercept Brasil, o ex-juiz e atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, afirmou hoje (15), por meio de nota, que não reconhece a autenticidade do conteúdo. No entanto, ele não demonstra certeza se o conteúdo foi ou não adulterado. "O Ministro da Justiça e Segurança Pública não reconhece a autenticidade e não comentará supostas mensagens de autoridades públicas colhidas por meio de invasão criminosa de hackers e que podem ter sido adulteradas e editadas. Reitera-se a necessidade de que o suposto material, obtido de maneira criminosa, seja apresentado a autoridade independente para que sua integridade seja certificada", afirmou a assessoria. Nas mensagens, Moro aparece zombando de Lula e seus advogados enquanto fornecia instruções privadas para a Lava Jato sobre como se portar publicamente e controlar a narrativa dos veículos de comunicação. "Talvez vocês devessem amanhã editar uma nota esclarecendo as contradições do depoimento com o resto das provas ou com o depoimento anterior dele. Por que a Defesa já fez o showzinho dela", escreveu. Confira a íntegra da reportagem do Intercept Brasil.

  • Vaza Jato: diálogos mostram Moro instruindo procuradores e questionando defesa de Lula: 'Showzinho'

    Foto: Lula Marques Foto: Lula Marques
    Por Matheus Simoni 

    14/06/2019 - 22:30 


    Na conversa, divulgada de forma exclusiva pelo site Intercept Brasil, Moro aparece fornecendo instruções privadas para a Lava Jato
    A sexta fase da divulgação de mensagens trocadas entre o ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, e procuradores da força-tarefa da Lava Jato mostraram o magistrado discutindo alternativas e instruindo os membros do Ministério Público Federal (MPF) para abordar os diversos pontos da audiência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foi o primeiro encontro entre o petista e o então representante da Justiça Federal em Curitiba. Na conversa, divulgada de forma exclusiva pelo site Intercept Brasil, Moro aparece zombando Lula e de seus advogados enquanto fornecia instruções privadas para a Lava Jato sobre como se portar publicamente e controlar a narrativa dos veículos de comunicação. "Talvez vocês devessem amanhã editar uma nota esclarecendo as contradições do depoimento com o resto das provas ou com o depoimento anterior dele. Por que a Defesa já fez o showzinho dela", escreveu o ministro aos procuradores. O episódio ocorreu em 10 de maio de 2017, quando Moro já presidia um processo criminal contra o ex-presidente no caso do “apartamento triplex do Guarujá”. O ex-juiz conversa com o então procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima, que discutiu com outros procuradores a melhor forma de apontar as contradições de Lula no depoimento. Deltan Dallagnol, que também faz parte da força-tarefa da Lava Jato, também é envolvido na troca de mensagens. "Caros, mantenham avaliando a repercussão de hora em hora, sempre que possível, em especial verificando se está sendo positiva ou negativa e se a mídia está explorando as contradições e evasivas. As razões para eventual manifestação são: a) contrabalancear as manifestações da defesa. Vejo com normalidade fazer isso. Nos outros casos não houve isso. b) tirar um pouco o foco do juiz que foi capa das revistas de modo inadequado", escreve Deltan. Confira a íntegra da reportagem do Intercept Brasil.

  • Relator da Previdência na Câmara estima economia de R$ 915 bilhões com a reforma em dez anos

    Foto: Pablo Valadares | Câmara dos DeputadosFoto: Pablo Valadares | Câmara dos Deputados
    Por Adelia Felix 

    14/06/2019 - 20:45 


    A economia é menor que a prevista pelo governo inicialmente que era de R$ 1,2 trilhão no mesmo período
    O relator da reforma da Previdência, o deputado federal Samuel Moreira (PSDB), disse ao chegar à Câmara, nesta quinta-feira (13), que a economia do governo com a reforma da Previdência (PEC 6/19) ficará em torno de R$ 915 bilhões em dez anos. Ele fez a estimativa pouco antes de apresentar parecer com mudanças à proposta. As informações são da Agência Câmara. A versão original da reforma, enviada pelo presidente Jair Bolsonaro em fevereiro, previa uma economia de R$ 1,2 trilhão nesse período. A redução se deve a alterações feitas na proposta do governo, para viabilizar a votação na comissão especial. O relator disse que vai repor R$ 217 bilhões de outra forma. Samuel Moreira também trabalha para que haja um grande entendimento nacional em torno da proposta. “É uma pauta importantíssima e urgente para o Brasil”, destacou. Moreira disse que a apresentação do relatório é apenas a primeira etapa do trabalho e não descarta a apresentação de voto complementar antes da votação da proposta. Moreira disse ainda que tenta entendimento com governadores e prefeitos. “Lutar para que possa entregar essa reforma também para servidores de estados e municípios”, completou.

  • Aberta contagem de prazo para discussão da reforma da Previdência

    Foto: Pablo Valadares | Câmara dos DeputadosFoto: Pablo Valadares | Câmara dos Deputados
    Por Adelia Felix 

    14/06/2019 - 20:30 


    A realização de sessão de debates no Plenário da Câmara dos Deputados abriu a contagem do prazo de duas sessões para começar a discussão do relatório da reforma da Previdência (PEC 6/19) na comissão especial, nesta sexta-feira (14). Na quinta-feira (13), o parecer foi apresentado, pelo deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), em seguida foi apresentado um pedido de vista coletivo, o que adia o início da discussão na comissão por duas sessões do Plenário. Desde novembro de 2017, a Casa Legislativa não conseguia atingir o quórum de 51 deputados para abrir uma sessão na sexta-feira.

  • Homem é morto a tiros dentro de residência no bairro Jardim Imperial em Riacho de Santana

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsAppFoto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    Por Marcos Oliveira 

    14/06/2019 - 20:09 


    Vítima teve casa invadida e foi executada na frente de familiares.
    Um homem foi morto a tiros dentro de uma residência na Rua Levinho Pereira, bairro Jardim Imperial, no município de Riacho de Santana, no início da noite desta sexta-feira (14). De acordo com informações obtidas pelo Sudoeste Bahia, a vítima identificada como sendo Marlúcio Ribeiro Rocha, de 24 anos, teve a casa invadida por dois homens, que o executaram na frente de parentes. Os suspeitos fugiram em uma motocicleta. A vítima tinha passagens pela polícia por roubo e tráfico de drogas. Agentes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) estiveram no local para realizar o levantamento cadavérico e o corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Bom Jesus da Lapa, onde vai passar por exames de necropsia. Em 15 de novembro de 2018, Marlúcio já havia sofrido uma tentativa de homicídio dentro de um ônibus interestadual da empresa Novo Horizonte, em Brumado. Na ocasião, um homem moreno sacou uma arma e efetuou vários disparos. Marlúcio foi socorrido para o Hospital Professor Magalhães Neto e sobreviveu ao crime. A Polícia Civil já iniciou as investigações no sentido de identificar a autoria e motivação do crime. Uma das suspeitas da polícia é que o homicídio tenha relação com o comércio de entorpecentes. Ninguém foi preso até o momento.

  • Moro diz que pode ter cometido um 'descuido formal'

    Foto: Isaac Amorim | AG.MJFoto: Isaac Amorim | AG.MJ
    Por Kamille Martinho 

    14/06/2019 - 18:44 


    O ministro, entretanto, afirma que não cometeu "nenhum ilícito"
    O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, disse hoje (14) que pode ter cometido um "descuido formal" ao trocar mensagens com membros da Força-Tarefa Lava Jato por meio de um aplicativo de mensagens. "Eu não cometi nenhum ilícito. Estou absolutamente tranquilo em relação a todos os atos que cometi enquanto juiz da Lava Jato" , disse o ministro durante apresentação do esquema de segurança da Copa América, evento que começa na noite de hoje, em São Paulo. "Eventualmente, pode ter havido algum descuido formal, mas, enfim, isso não é nenhum ilícito", disse o ministro. "Temos que entender o contexto do trabalho que havia na 13ª Vara naquela época. Atendíamos a várias questões urgentes, operações que envolviam o enfrentamento a pessoas muito poderosas envolvidas em corrupção. Então, tinha uma dinâmica de trabalho que era muito intensa", acrescentou.

  • Governo tira simulador e reduz aulas práticas para tirar CNH

    Foto: Fernando Frazão | Agência BrasilFoto: Fernando Frazão | Agência Brasil
    Por Catarina Lopes 

    14/06/2019 - 18:40 


    Simulador passa a ser facultativo e são necessárias 5h a menos de aula prática
    O governo decidiu tirar a obrigatoriedade do uso de simuladores e reduzir a quantidade de horas de aula prática para poder tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Agora, só quem não se sentir seguro para ir direto para o carro deve passar pelo simulador, e a carga horária necessária de aulas práticas foi de 25 horas para 20 horas. O prazo para implementação de nova regra é de 30 dias. Caso o condutor faça o simulador, sua carga horária não será de 20 horas de aula prática, e sim 15 horas, pois ele terá feito cinco horas de simulador. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, disse que a retirada da obrigatoriedade dos simuladores estava sendo considerada há algum tempo. “O simulador não tem eficácia comprovada, ninguém conseguiu demonstrar que isso tem importância para formação do condutor", disse.

  • 'Abortaram a reforma da Previdência', diz Guedes

    Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência BrasilFoto: Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasil
    Por Catarina Lopes 

    14/06/2019 - 18:37 


    Ministro está insatisfeito com "recuo" na Nova Previdência
    O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse hoje que o recuo no relatório da Comissão Especial da Reforma da Previdência na Câmara pode "abortar" a Nova Previdência. “Pressões corporativas dos servidores do Legislativo forçaram o relator a abrir mão de R$ 30 bilhões para os servidores do Legislativo, que já são favorecidos. Recuaram na regra de transição. Como isso ia ficar feio, estenderam também para o regime geral. Isso custou R$ 100 bilhões”, apontou ele. “Entregamos (a reforma) com uma economia prevista de R$ 1,2 trilhão. Eu esperava que cortassem o BPC e o rural. Com R$ 1 trilhão, conseguiríamos lançar a Nova Previdência. Mas na verdade, cortaram R$ 350 (bilhões, da economia de R$ 1,2 trilhão prevista inicialmente)”, explicou o ministro. Ele ainda espera pela tramitação no Congresso antes de fazer mais críticas. “Vou respeitar a decisão do Congresso. Agora, se aprovarem a reforma do relator, abortaram a reforma da Previdência. Continuam com a velha Previdência”, declarou.

Nenhum comentário: