sábado, 29 de junho de 2019

Bonito exemplo: Rondesp socorre família que sofreu acidente próximo a Conquista

  • Durante Missão Extraordinária uma guarnição da RONDESP SUDOESTE se deparou com uma situação atípica para o serviço de guarnição.

    Uma família em viagem para festejos à sua terra natal, Igaporã, se envolveu  em um acidente automobilístico na BA-263, trecho que liga Conquista a Itambé. A guarnição que passava no exato momento do ocorrido prestou socorro imediato e auxiliou na remoção dos ocupantes do veículo capotado. Todos foram encaminhados para o Hospital Geral de Vitória da Conquista com auxílio do SAMU 192. O estado de saúde das vítimas não foi divulgado. Blog do Rodrigo Ferraz.

    Participe do nosso Grupo no WhatsApp

    Siga nosso Instagram

    Curta nossa Pagina no Facebook

  • Jovem é suspeita de matar próprio filho logo após o parto na zona rural de Bom Jesus da Lapa

    Foto: Reprodução | Noticias da LapaFoto: Reprodução | Noticias da Lapa
    29/06/2019 - 10:30 


    Segundo a Polícia Civil, assim que a criança nasceu a mãe o matou.
    Uma garota mãe de dois filhos,  é suspeita de matar o próprio bebê (recém-nascido), na localidade de Brasileira, zona rural de Bom Jesus da Lapa. O corpo da criança foi encontrado no  último dia 21 de junho, após ser arrastado por um cachorro para a Vila Paraíso, no  Rio das Rãs. As informações são do site Noticias da Lapa. De acordo com a publicação, o caso chocou muitos moradores  da localidade, que acreditam que a criança nasceu e não foi alimentada durantes dois dias. A adolescente foi ouvida e várias testemunhas  prestaram depoimento. Segundo a Polícia Civil, assim que a criança nasceu a mãe o matou. Foram colhidos DNA da adolescente e da criança encontrada morta. O inquérito foi instaurado e será remetido para o Judiciário como infanto-homicídio.
  • Caetité: mais de dois mil títulos de eleitor foram cancelados

    Foto | Marcos Oliveira - Sudoeste BahiaFoto | Marcos Oliveira - Sudoeste Bahia
    Por Willian Silva

    28/06/2019 - 16:37 


    Em Caetité, apenas 44% dos eleitores realizaram o cadastramento biométrico
    Próximo do fechamento do mês de Junho, o Cartório Eleitoral da 63ª Zona Eleitoral de Caetité e Lagoa Real divulgou os dados de atendimento no processo da biometrização dos eleitores dos dois municípios que compreendem uma população eleitoral de 49.843 aptos ao voto. Em Caetité, foram cancelados 2.563 Títulos de Eleitor. Em Lagoa Real foram 640. De acordo com a Chefe do Cartório Eleitoral de Caetité e Lagoa Real, Patrícia Soares, esses cancelamentos se deram pela falta do voto nas três últimas eleições consecutivamente. Ela informa que, para ter o título de volta é necessário ir até o Cartório Eleitoral, munido de documentação necessária para emitir um novo documento eleitoral. Soares ainda informou que, por dia, o Cartório tem capacidade para atender por agendamento, 108 pessoas. Todos os dias também são distribuídas 40 senhas. “Em determinados dias, nós distribuímos mais de 40 senhas, devido a grande procura. Mas isso é raro. Nos outros dias nós não chegamos nesse limite de 40.” No mês de Junho, de acordo com a Chefe, foram feitos 1.419 atendimentos no Cartório que tem capacidade para fazer quase 1.900 atendimentos por mês. Biometria - Em outra oportunidade, quando entrevistada pelo Sudoeste Bahia, Patrícia Soares se mostrou preocupada com a baixa procura dos eleitores para o cadastramento biométrico. Em Caetité, até o fechamento desta matéria, foram biometrizados  17.770, ou seja, 44,92% do total de 39.559 eleitores. Em Lagoa Real foram cadastrados biometricamente 3.717, ou seja, 36,14% do total de 10.284 eleitores. Neste último município, o posto de cadastramento biométrico está funcionando desde o último dia 17/06. Em Lagoa Real atende por senha e por agendamento. Para fazer o cadastramento biométrico basta ir até o cartório eleitoral ou posto da justiça eleitoral levando Título de Eleitor, comprovante de residência mais recente e um documento com foto. O processo de cadastramento biométrico dura em torno de 10 a 15 minutos. Para o mês de Julho, quem desejar fazer o agendamento para a biometria, as vagas já estão disponíveis através do site do TRE clicando aquiO prazo final para o cadastramento biométrico é até o dia 18 de Fevereiro de 2020. Quem não o fizer até esta data, poderá ter o título cancelado.

  • Independência da Bahia: Fundação Pedro Calmon realiza aula pública sobre o 2 de Julho em Caetité

    Foto | Willian Silva - Sudoeste BahiaFoto | Willian Silva - Sudoeste Bahia
    Por Willian Silva

    28/06/2019 - 15:41 


    Durante dois dias, a Fundação Pedro Calmon (FPC) e o Centro de Memória da Bahia (CMB) em parceria com a Prefeitura de Caetité realizaram o projeto Rota da Independência com a Aula Pública feita ao ar livre. Esse ano quem ministrou a aula foi o historiador e doutorando, o professor Moisés Frutuoso. Ele explanou acerca da importante participação de Caetité no processo de independência da Bahia em 1823. Segundo o professor, durante sua aula, Caetité se manteve leal ao imperador Dom Pedro I, enviou soldados para lutar contra os portugueses bem como gado para serem transformados em alimento para as tropas. Frutuoso ainda lembrou do chamado movimento Mata-Maroto, que visava expulsar a qualquer custo os portugueses que tentavam manter a Bahia enlaçada a Portugal.
    Foto: Willian Silva | Sudoeste BahiaFoto: Willian Silva | Sudoeste Bahia
    Com isso gerou, segundo o historiador, o sentimento anti – lusitano, ou seja, contra os portugueses,  que chegava a violência extrema como, por exemplo, a execução de portugueses em praça pública, como aconteceu na então Vila de Rio de Contas. O professor Moisés ainda explanou sobre a origem do gentílico brasileiro. Segundo o professor, brasileiro designa mais uma profissão – que era o nome de quem extraia o pau-brasil – do que propriamente a nacionalidade. Ele ainda disse que, só se pode pensar em ser brasileiro a partir de 1822, quando o Brasil, de fato, se tronava independente de Portugal. A aula contou com a presença de diversos alunos de escolas públicas municipais e estaduais a exemplo do Colégio Tereza Borges e da Escola Manoel Teixeira Ladeia. A aula começou em frente ao Arquivo Público de Caetité, percorrendo algumas ruas da cidade, até chegar ao anfiteatro da Praça da Catedral.
  • Ibiassucê: loja foi arrombada e furtada no centro da cidade

    Foto | Sudoeste Bahia - ArquivoFoto | Sudoeste Bahia - Arquivo
    Por Willian Silva

    28/06/2019 - 14:51 


    Na madrugada dessa sexta-feira (28) uma loja localizada no centro de Ibiassucê, foi arrombada e furtada por homens desconhecidos. Da loja, conhecida como Closet da Flávia, foram furtadas diversas roupas de variadas marcas. Segundo informações obtidas pelo Sudoeste Bahia, o prejuízo tido com o furto das confecções alcança a soma de quase cinco mil reais em blusas, calças jeans, moda fitness e outros itens que compõem a loja.  A proprietária divulgou, pelo Whatsapp, um texto pedindo aos proprietários de loja que evitassem a compra dessas confecções que, no final, são oferecidos a preços abaixo do que é vendido pelo mercado. Quem vende/compra produtos oriundos do furto, pelo Código Penal brasileiro, é crime com pena de um a quatro anos de prisão em regime fechado. Abaixo, segue a íntegra do pedido feito pela dona da loja, que oferece recompensa de mil reais quem der informações sobre quem cometeu o furto e a localização dos produtos furtados. "Caro amigos, clientes e conhecidos. Foi furtada nessa madrugada minha loja CLOSET DA FLÁVIA em Ibiassucê/Bahia, roubando varias mercadorias da loja, calças da Marca VISUAL jeans, feminina HYPNOSE, TIGRARA, fitness DI PAULA, Malhas da MALWEE, BANABANA e muitas peças modinha variadas. Atenção LOJISTA, cuidado para não comprar mercadorias roubadas, pois policiais e delegados estão em investigação para a recuperação. Será bem gratificado quem souber suspeito e pista. Bonificação R$1.000."

    ReproduçãoReprodução
  • Maia quer aprovar reforma em até três semanas para acabar com ‘desculpas’ do governo, diz coluna

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Juliana Almirante

    28/06/2019 - 11:30 


    Conforme a coluna Painel, presidente da Câmara considera que projeto é hoje uma espécie de "biombo" para o governo, que atrela sua decolagem à aprovação do texto
    O presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ), foi taxativo ao falar sobre a articulação em torno da reforma da Previdência, em reunião no Credit Suisse, ontem (27). De acordo com a coluna Painel, da Folha, pessoas próximas a Maia acreditam que ele chamou tanto para si a responsabilidade da aprovação da reforma da Previdência que agora seria muito difícil se distanciar de um eventual fracasso do cronograma ou ainda da derrota da proposta na Câmara. “Vou colocar a reforma em votação até 18 de julho. Se os partidos vão estar prontos, é outra coisa", declarou Maia. Aliados do presidente da Câmara explicam que a decisão de não adiar a votação da matéria acontece porque o projeto é hoje uma espécie de "biombo" para o governo, que atrela sua decolagem à aprovação do texto. Conforme os relatos, para Maia, “quando passar, acabou a desculpa: ‘Agora é contigo, amigo’”. No entanto, a articulação tem um viés mais cauteloso e pretende "não entregar o doce" ao governo facilmente. Enquanto a Casa Civil fala na aprovação do texto no Senado ainda em agosto, na volta do recesso, nos corredores do Congresso parlamentares avaliam que a reforma vai ficar na Casa, no mínimo, de 30 a 60 dias.
  • Dois homens morrem após ciclista passar atirando em Vitória da Conquista

    Foto: Reprodução | Blitz ConquistaFoto: Reprodução | Blitz Conquista
    Por Juliana Rodrigues

    28/06/2019 - 10:30 


    Caso aconteceu ontem, por volta das 19h30; não há informações sobre a motivação do crime
    Dois homens morreram após serem baleados na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, ontem (27). Segundo a Polícia Militar, um homem que passou de bicicleta pelo local atirou nas vítimas e fugiu. O caso aconteceu por volta das 19h30, e não há informações sobre a motivação do crime. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, mas encontrou os homens mortos ao chegar no local. Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade. Não há informações sobre o sepultamento. A Polícia Civil da cidade investiga o caso.
  • Vaza Jato acabou? Greenwald promete nova reportagem hoje

    Foto: Vinicius Loures | Câmara dos DeputadosFoto: Vinicius Loures | Câmara dos Deputados
    Por Alexandre Galvão

    28/06/2019 - 10:00 


    Em outras publicações, o grupo já revelou conversas do então juiz Sérgio Moro com membros da Lava Jato no Ministério Público
    As revelações dos bastidores da Lava Jato não irão parar, segundo o jornalista Gleen Greenwald, editor-executivo do Intercept Brasil. Hoje (28), no Twitter, Gleen rebateu uma nota do Estadão que afirmava que o arsenal do grupo da "Vaza Jato" tinha chegado ao fim. "O desespero aqui é triste. Vamos esperar até o final do dia - hoje - e depois me dizer se o que o @Estadao publicou aqui hoje é verdade ou não. Eu acho que a resposta será bem clara". Em outras publicações, o grupo já revelou conversas do então juiz Sérgio Moro com membros da Lava Jato no Ministério Público. 
  • Homem é assassinado a tiros no bairro Bela Vista, em Guanambi

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsAppFoto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    28/06/2019 - 07:00 


    Com esse registro sobe para 12 a quantidade de homicídios registrados no município em 2019
    Um homem de 32 anos foi morto a tiros na noite da última quinta-feira (27), por volta das 23h, no bairro Bela Vista, em Guanambi, município localizado no sudoeste da Bahia. Segundo informações de testemunhas, a vítima identificada como sendo Douglas Souza Barros foi morto quando estava na Praça do Cemitério Santo Antônio, quando teria tido um desentendimento com um homem de prenome Lídio, mais conhecido como “Piaba”, que sacou um revólver e efetuou quatro disparos. A vítima foi atingida no braço e no tórax e veio a óbito antes mesmo do atendimento de socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi, onde foi realizado exames de necropsia. De acordo com informação da 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), a motivação do crime seria de caráter passional. Com esse registro sobe para 12 a quantidade de homicídios registrados no município em 2019.
  • Coelba sugere a clientes parcelamento de fatura de energia no cartão de crédito

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Juliana Rodrigues

    27/06/2019 - 21:15 


    Pagamento pode ser feito em até 12 vezes, desde que a prestação mínima seja de R$ 5, incluindo a taxa do cartão
    Justificando que os compromissos financeiros podem comprometer o orçamento doméstico, a Coelba disponibiliza e tem sugerido para seus clientes que a fatura de energia seja paga com cartão de crédito. Segundo a empresa, o pagamento pode ser feito até em 12 vezes. “A facilidade é oferecida aos clientes que possuem duas ou mais faturas vencidas. O pagamento pode ser efetuado por meio do site da empresa, assegurando mais comodidade aos consumidores”, diz. Na nova modalidade de quitação são aceitos os cartões das bandeiras Visa, Mastercard e Hiper. Os clientes podem recorrer ao parcelamento, desde que a prestação mínima seja de R$ 5,00, incluindo a taxa da operadora do cartão. A transação foi possível a partir de uma parceria da Coelba com a Flexpag, empresa especializada em pagamento por meio de cartões de crédito e débito. “A intenção é facilitar a vida do cliente ofertando mais uma modalidade de pagamento, oferecendo comodidade para os consumidores que estão passando por algum tipo de dificuldade financeira”, afirma a gerente de atendimento a clientes da Coelba, Adriana Teodorio.
  • Suspeito de tráfico de drogas morre após troca de tiros com a polícia em Guanambi

    Foto: Divulgação | Polícia MilitarFoto: Divulgação | Polícia Militar
    Por Marcos Oliveira 

    27/06/2019 - 21:08 


    Jovem chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.
    Um adolescente suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas, morreu após uma troca de tiros com policiais do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), na noite desta quinta-feira (27), nas proximidades da Creche municipal do bairro Monte Azul, em Guanambi, no Centro Sul Baiano. De acordo com informações obtidas peloSudoeste Bahia, o suspeito ao avistar a guarnição tentou fugir, e não obedeceu ao comando dos policiais, efetuando disparos contra a viatura. Os militares revidaram e conseguiram balear o suspeito, que caiu no chão. Os policiais socorreram o rapaz e o levaram à emergência do Hospital Regional de Guanambi (HRG). O suspeito não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade de saúde. Ele foi identificado como Jornando Silva Castro, de idade não informada. Segundo a polícia, ele fazia parte da quadrilha liderada pelo traficante Fabiano Almeida dos Santos, vulgo 'Baú'. Ainda segundo a polícia, Jornando estava com uma pistola calibre 9mm com 4 munições deflagradas e 6 intactas. O boletim de ocorrência sobre o caso foi registrado na sede da Delegacia Territorial de Guanambi.
  • Sudoeste baiano: Corpo de cadeirante é encontrado carbonizado dentro de casa

    Foto: Reprodução | Blitz ConquistaFoto: Reprodução | Blitz Conquista
    27/06/2019 - 19:25 


    O corpo do cadeirante Edivan Inácio Pereira foi encontrado carbonizado, na madrugada desta quinta-feira (27), no Conjunto Residencial das Rosas, loteamento Primavera em Vitória da Conquista. As informações são do Blitz Conquista. Segundo a publicação, vizinhos teriam batido na casa de Edivan, mas ele não atendeu. A Polícia e o Samu foram chamados. A porta foi arrombada e a vítima encontrada morta. Após realização do levantamento cadavérico, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista. A Polícia Civil através da Delegacia de Homicídio (DH) investiga o caso.
  • Ensino Médio estadual terá carga horária anual ampliada em 200 horas

    Foto: PixabayFoto: Pixabay
    Por Catarina Lopes

    27/06/2019 - 19:00 


    Mudança ocorrerá a partir de 2020 para tentar melhorar o desempenho de jovens
    A carga horária anual dos estudantes de Ensino Médio da rede estadual será ampliada em 200 horas, passando de 800h/ano para 1000h/ano. Por dia, isso representa 1h a mais de aula para os alunos. A mudança ocorrerá a partir de 2020 e tem como objetivo melhorar o desempenho dos jovens no Ensino Médio. Segundo o subsecretário da Educação, Danilo Souza, os detalhes da mudança ainda estão em discussão, e não está decidido se essa hora será acrescentada no início ou fim das aulas. A inspiração veio analisando outros países. “Percebemos que nos países que têm resultados melhores no ensino, os estudantes passam mais tempo na escola, existem mais horas de estudo", disse ele.
  • Previdência: Para Maia, próxima terça é data limite para decisão sobre estados e municípios

    Foto: Pablo Valadares | Câmara dos DeputadosFoto: Pablo Valadares | Câmara dos Deputados
    Por Adelia Felix

    27/06/2019 - 18:30 


    A expectativa é votar o parecer da reforma da Previdência na comissão especial na quarta
    O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou que a próxima terça (2) é o prazo final para reincluir ou não estados e municípios na reforma da Previdência. Na ocasião, Maia participará de uma reunião com os governadores e o relator, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), para definir o apoio ou não à reforma. As informações são da Agência Câmara. Após o encontro, Moreira deve apresentar uma complementação de voto na comissão especial. A expectativa, segundo Maia, é que o parecer seja votado na quarta para que, na semana seguinte, comece a discussão no Plenário. “Incluir os governadores pode nos fazer perder voto de algum campo. […] Se a gente perder voto de algum campo, tem que recuperar do outro. Ou a gente tem que trazer os votos mais importantes dos governadores porque aí não perde voto nenhum e chega até com uma margem muito segura para votação no Plenário da Câmara”, avaliou o presidente nesta quinta-feira (27).
  • Comissão de Direitos Humanos aprova carteira de identificação para autistas

    Foto: Geraldo Magela | Agência SenadoFoto: Geraldo Magela | Agência Senado
    Por Adelia Felix

    27/06/2019 - 17:30 


    Projeto obriga ainda os cinemas a reservar uma sessão mensal destinada a pessoas com transtorno do espectro autista
    A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) no Senado aprovou, nesta quinta-feira (27), o Projeto de Lei 2.573/2019, que prevê a confecção de carteira de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista (TEA). A proposta segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). As informações são da Agência Senado. De acordo com a publicação, o objetivo é assegurar atendimento prioritário em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. A relatora, senadora Soraya Thronicke (PSL-MS), apresentou voto favorável. Na opinião da parlamentar, o autismo é uma deficiência invisível aos olhos, por não afetar a aparência, e por isso precisa de uma comprovação para o atendimento prioritário. “Alguns municípios no Brasil já adotam a carteira de identificação. O documento não é apenas importante; é verdadeiramente essencial em estabelecimentos comerciais ou públicos, em particular os de saúde”, disse. Cinemas - O projeto obriga ainda os cinemas a reservar uma sessão mensal destinada a pessoas com transtorno do espectro autista. A sala de exibição deve oferecer os recursos de acessibilidade necessários para esse público específico.
  • Ibope: governo Jair Bolsonaro tem aprovação de 32% e reprovação de 32%

    Foto: Carolina Antunes | PRFoto: Carolina Antunes | PR
    Por Alexandre Galvão

    27/06/2019 - 17:00 


    Em relação ao último levantamento CNI/Ibope, divulgado em abril, o índice de ótimo/bom oscilou negativamente três pontos percentuais, dentro da margem de erro: de 35% para 32%
    A aprovação do governo do presidente Jair Bolsonaro teve leve queda, em comparação com o registro anterior, de acordo com pesquisa do Ibope. O levantamento foi encomendado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). A pesquisa mostra que 32% dos brasileiros avaliam o governo como ótimo ou bom. O levantamento indica ainda que 32% da população opinaram que a gestão é ruim ou péssima. Em relação ao último levantamento CNI/Ibope, divulgado em abril, o índice de ótimo/bom oscilou negativamente três pontos percentuais, dentro da margem de erro: de 35% para 32%. Já o registro de ruim/péssimo subiu cinco pontos: 27% para 32%.

Nenhum comentário: