quinta-feira, 27 de junho de 2019

Aeroporto Glauber Rocha: governador Rui Costa confirma inauguração para segunda quinzena de julho

Fotos: Blog do Anderson

O Aeroporto Glauber Rocha está pronto para a inauguração. No momento as empresas ajustam seus espaços no Terminal de Passageiros. A princípio três companhias vão operar com voos de Vitória da Conquista para Salvador, Belo Horizonte, Campinas e Guarulhos. Em sua conta do Instagram, na tarde desta quinta-feira (27), o governador Rui Costa Santos anunciou a sua visita à Capital do Sudoeste Baiano na segunda quinzena de julho, quando estará inaugurando o Aeroporto Glauber Rocha.“Preparar para decolar! Está quase tudo pronto para inaugurarmos o Aeroporto Glauber Rocha, em #VitóriaDaConquista! As obras de construção do aeroporto estão concluídas, incluindo o acesso ao equipamento. Com investimentos de mais de R$ 124 milhões, o equipamento está completamente equipado e deve vai ampliar a quantidade de passageiros e voos no estado. Olha só como está ficando! Na segunda quinzena de julho estaremos lá para inaugurar o Aeroporto Glauber Rocha!”, escreveu o petista.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Siga nosso Instagram

Curta nossa Pagina no Facebook

  • Suspeito de tráfico de drogas morre após troca de tiros com a polícia em Guanambi

    Foto: Divulgação | Polícia MilitarFoto: Divulgação | Polícia Militar
    Por Marcos Oliveira 

    27/06/2019 - 21:08 


    Jovem chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.
    Um adolescente suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas, morreu após uma troca de tiros com policiais do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), na noite desta quinta-feira (27), nas proximidades da Creche municipal do bairro Monte Azul, em Guanambi, no Centro Sul Baiano. De acordo com informações obtidas peloSudoeste Bahia, o suspeito ao avistar a guarnição tentou fugir, e não obedeceu ao comando dos policiais, efetuando disparos contra a viatura. Os militares revidaram e conseguiram balear o suspeito, que caiu no chão. Os policiais socorreram o rapaz e o levaram à emergência do Hospital Regional de Guanambi (HRG). O suspeito não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade de saúde. Ele foi identificado como Jornando Silva Castro, de idade não informada. Segundo a polícia, ele fazia parte da quadrilha liderada pelo traficante Fabiano Almeida dos Santos, vulgo 'Baú'. Ainda segundo a polícia, Jornando estava com uma pistola calibre 9mm com 4 munições deflagradas e 6 intactas. O boletim de ocorrência sobre o caso foi registrado na sede da Delegacia Territorial de Guanambi.

  • Sudoeste baiano: Corpo de cadeirante é encontrado carbonizado dentro de casa

    Foto: Reprodução | Blitz ConquistaFoto: Reprodução | Blitz Conquista
    27/06/2019 - 19:25 


    O corpo do cadeirante Edivan Inácio Pereira foi encontrado carbonizado, na madrugada desta quinta-feira (27), no Conjunto Residencial das Rosas, loteamento Primavera em Vitória da Conquista. As informações são do Blitz Conquista. Segundo a publicação, vizinhos teriam batido na casa de Edivan, mas ele não atendeu. A Polícia e o Samu foram chamados. A porta foi arrombada e a vítima encontrada morta. Após realização do levantamento cadavérico, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista. A Polícia Civil através da Delegacia de Homicídio (DH) investiga o caso.

  • Ensino Médio estadual terá carga horária anual ampliada em 200 horas

    Foto: PixabayFoto: Pixabay
    Por Catarina Lopes 

    27/06/2019 - 19:00 


    Mudança ocorrerá a partir de 2020 para tentar melhorar o desempenho de jovens
    A carga horária anual dos estudantes de Ensino Médio da rede estadual será ampliada em 200 horas, passando de 800h/ano para 1000h/ano. Por dia, isso representa 1h a mais de aula para os alunos. A mudança ocorrerá a partir de 2020 e tem como objetivo melhorar o desempenho dos jovens no Ensino Médio. Segundo o subsecretário da Educação, Danilo Souza, os detalhes da mudança ainda estão em discussão, e não está decidido se essa hora será acrescentada no início ou fim das aulas. A inspiração veio analisando outros países. “Percebemos que nos países que têm resultados melhores no ensino, os estudantes passam mais tempo na escola, existem mais horas de estudo", disse ele.

  • Previdência: Para Maia, próxima terça é data limite para decisão sobre estados e municípios

    Foto: Pablo Valadares | Câmara dos DeputadosFoto: Pablo Valadares | Câmara dos Deputados
    Por Adelia Felix 

    27/06/2019 - 18:30 


    A expectativa é votar o parecer da reforma da Previdência na comissão especial na quarta
    O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou que a próxima terça (2) é o prazo final para reincluir ou não estados e municípios na reforma da Previdência. Na ocasião, Maia participará de uma reunião com os governadores e o relator, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), para definir o apoio ou não à reforma. As informações são da Agência Câmara. Após o encontro, Moreira deve apresentar uma complementação de voto na comissão especial. A expectativa, segundo Maia, é que o parecer seja votado na quarta para que, na semana seguinte, comece a discussão no Plenário. “Incluir os governadores pode nos fazer perder voto de algum campo. […] Se a gente perder voto de algum campo, tem que recuperar do outro. Ou a gente tem que trazer os votos mais importantes dos governadores porque aí não perde voto nenhum e chega até com uma margem muito segura para votação no Plenário da Câmara”, avaliou o presidente nesta quinta-feira (27).

  • Comissão de Direitos Humanos aprova carteira de identificação para autistas

    Foto: Geraldo Magela | Agência SenadoFoto: Geraldo Magela | Agência Senado
    Por Adelia Felix 

    27/06/2019 - 17:30 


    Projeto obriga ainda os cinemas a reservar uma sessão mensal destinada a pessoas com transtorno do espectro autista
    A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) no Senado aprovou, nesta quinta-feira (27), o Projeto de Lei 2.573/2019, que prevê a confecção de carteira de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista (TEA). A proposta segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). As informações são da Agência Senado. De acordo com a publicação, o objetivo é assegurar atendimento prioritário em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. A relatora, senadora Soraya Thronicke (PSL-MS), apresentou voto favorável. Na opinião da parlamentar, o autismo é uma deficiência invisível aos olhos, por não afetar a aparência, e por isso precisa de uma comprovação para o atendimento prioritário. “Alguns municípios no Brasil já adotam a carteira de identificação. O documento não é apenas importante; é verdadeiramente essencial em estabelecimentos comerciais ou públicos, em particular os de saúde”, disse. Cinemas - O projeto obriga ainda os cinemas a reservar uma sessão mensal destinada a pessoas com transtorno do espectro autista. A sala de exibição deve oferecer os recursos de acessibilidade necessários para esse público específico.

  • Ibope: governo Jair Bolsonaro tem aprovação de 32% e reprovação de 32%

    Foto: Carolina Antunes | PRFoto: Carolina Antunes | PR
    Por Alexandre Galvão 

    27/06/2019 - 17:00 


    Em relação ao último levantamento CNI/Ibope, divulgado em abril, o índice de ótimo/bom oscilou negativamente três pontos percentuais, dentro da margem de erro: de 35% para 32%
    A aprovação do governo do presidente Jair Bolsonaro teve leve queda, em comparação com o registro anterior, de acordo com pesquisa do Ibope. O levantamento foi encomendado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). A pesquisa mostra que 32% dos brasileiros avaliam o governo como ótimo ou bom. O levantamento indica ainda que 32% da população opinaram que a gestão é ruim ou péssima. Em relação ao último levantamento CNI/Ibope, divulgado em abril, o índice de ótimo/bom oscilou negativamente três pontos percentuais, dentro da margem de erro: de 35% para 32%. Já o registro de ruim/péssimo subiu cinco pontos: 27% para 32%.

  • Polícia investiga desaparecimento de caminhoneiro caetiteense

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por G1/Bahia 

    27/06/2019 - 14:35 


    Nenquinha saiu de Luis Eduardo Magalhães e seguia para Salvador, quando desapareceu, na última quinta-feira (20). Caminhão foi encontrado abandonado, sem a carga e a vítima.
    A Polícia Civil da Bahia investiga o desaparecimento de um caminhoneiro de 64 anos. Antônio Roberto Aguiar, mais conhecido como "Nenquinha", saiu de Luis Eduardo Magalhães, no Oeste baiano, e seguia para o Porto de Salvador com uma carga de soja, contudo, nem ele e nem o carregamento chegaram ao destino. O caminhoneiro desapareceu na última quinta-feira (20). Após o sumiço, o caminhão que ele dirigia foi encontrado vazio em um trecho da BR-110, no município de Jeremoabo, no norte do estado. A família de Antônio Roberto Aguiar registrou o desaparecimento. O caso está sob investigação da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Carga (Decarga). Ainda não há informações sobre o paradeiro da carga e da vítima. Veja a reportagem da TV Bahia:

  • Copa América: Brasil enfrenta Paraguai nas quartas e tenta vencer tabu

    Foto: Lucas Figueiredo | CBFFoto: Lucas Figueiredo | CBF
    Por Juliana Rodrigues 

    27/06/2019 - 12:00 


    Partida acontece hoje (27), às 21h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
    A seleção brasileira enfrenta hoje (27) o Paraguai na primeira partida das quartas de final da Copa América 2019. O jogo acontece às 21h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Na partida, o Brasil tentará derrubar um tabu: das três últimas derrotas na competição sul-americana, duas foram diante dos paraguaios, em 2011 e 2015, também nas quartas de final, em disputas por pênaltis. Com cinco títulos mundiais, os brasileiros buscam seu nono título sul-americano. O último deles foi em 2007. Já o Paraguai não tem nenhum título mundial. As outras quartas de final serão disputadas entre Argentina e Venezuela (amanhã, às 16h, no Rio de Janeiro), Colômbia e Chile (amanhã, às 20h, em São Paulo) e Uruguai e Peru (no sábado, 29, às 16h, em Salvador).

  • Guanambi fica em primeiro lugar na Bahia nos indicadores de Gestão Municipal do Conselho Federal de Administração

    Foto: Divulgação | Ascom PMGFoto: Divulgação | Ascom PMG
    27/06/2019 - 11:44 


    O município de Guanambi foi classificado em primeiro lugar no estado da Bahia no Índice de Medição de Administração abordando os setores de finanças e austeridade, saúde, educação, assistência Social e outros indicadores referentes a 2018, entre as cidades de 50 a 100 mil habitantes. Os critérios do órgão são feitos de forma criteriosa com dados com base no desempenho de cada gestão, com base na credibilidade da pesquisa e do conselho que pauta sua atuação em defesa da classe que representa e no auxílio às políticas públicas de desenvolvimento sustentável. Guanambi superou as cidades de Bom Jesus da Lapa, Brumado, Irecê e Jacobina. Ao comemorar a informação, o Prefeito Jairo Magalhães destacou, “esta classificação aferida por um órgão independente e importante nos enche de alegria, o que divido com toda nossa equipe, mostrando que estamos honrando os compromissos de trabalhar em todos os segmentos, fazendo Guanambi avançar e construir um futuro ainda melhor para todos”. Critérios utilizados - Durante os anos de 2017 e 2018, o CFA promoveu várias apresentações do IGM em todo o país, em audiências públicas, eventos voltados para a gestão pública, e apresentações para segmentos específicos organizados pelos Conselhos Regionais de Administração (CRAs). Nestes encontros, foram identificadas oportunidades de melhoria do índice e, em 2018, foi construída uma nova metodologia, destacando-se dois pontos principais: a) agrupamento de municípios semelhantes e, b) definição de metas a serem atingidas pelos municípios, aprimorando-se, assim, a metodologia anterior ao permitir uma comparação mais justa e efetiva entre os municípios. O IGM-CFA consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. Foi elaborado a partir de dados secundários, e considera áreas como saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, transparência, violência dentre outras. A partir da construção de extenso banco de dados municipais, que foram extraídos de bases públicas como STN, IBGE, PNUD e DATASUS, realizou-se priorização de indicadores e variáveis e, em seguida, por meio de tratamento estatístico, foi possível gerar um resultado para cada dimensão e para o Índice. Assim como boa parte de suas fontes, o IGM será atualizado anualmente. Nesse sentido, o Índice CFA de Governança Municipal se destaca e se diferencia de todos os demais índices já utilizados no contexto brasileiro para mensuração da performance municipal uma vez que contempla uma visão mais ampliada sobre as dimensões da governança pública, e em especial, sobre a relação entre a dimensões fiscal, gestão e desempenho, atrelada a um inovador conjunto de metas a serem atingidos pelo município que serão detalhados na metodologia adotada para o cálculo do índice. Mais informações, acesse o link.

  • Diálogos de Moro são ‘absurdos’ e podem anular penas, diz Gilmar

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Juliana Rodrigues 

    27/06/2019 - 11:30 


    Ministro afirma que casos de consultas entre juízes e promotores são práticas que não podem ser normalizadas
    O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, declarou que, “se de fato aconteceram”, as conversas atribuídas a Sergio Moro e Deltan Dallagnol “não são ortodoxas” e uma implicação pode ser a “nulificação de condenações”. Em entrevista à Globo News na noite de quarta (26), o ministro disse reconhecer que outros casos semelhantes ocorrem no Brasil. Afirmou, porém, que não se normalize um “absurdo”. “Essas conversas de consulta entre promotor e juiz, dessa maneira, não existem”, disse o ministro, que completou: “O Brasil normalizou os absurdos, mas não vamos normalizar isso. Não é normal esse tipo de consulta. Se vocês me perguntarem: existe? Sim, claro. Isso de alguma forma se estruturou [no Brasil], mas não é correto. Se as conversas aconteceram de fato, elas não são ortodoxas. O juiz não pode aconselhar a parte, isso diz o texto”.

  • Suspeito de homicídio é preso na zona rural de Tanque Novo

    Foto: Divulgação | Polícia CivilFoto: Divulgação | Polícia Civil
    27/06/2019 - 10:00 


    Agentes da Polícia Civil realizaram a prisão de José Gomes Carneiro, conhecido como “Zé Gotinha”, na manhã desta quarta-feira (26), na fazenda Vereda do Duquinha, na zona rural de Tanque Novo, no Centro Sul Baiano. De acordo com informações repassadas pela Polícia Civil à redação do Sudoeste Bahia, o suspeito é apontado pela morte de Lourivaldo Magalhães Saraiva, 52 anos, que morreu em 19 de abril, no Hospital Regional de Guanambi, após ser esfaqueado na noite do dia 7 de abril, no povoado de Carreias, zona rural de Tanque Novo. A vítima não resistiu aos ferimentos causados pelo golpe de faca na barriga e veio a óbito. Após o crime, José Gomes fugiu. A motivação do crime ainda não foi esclarecida.  Zé Gotinha foi conduzido para a Delegacia Territorial de Tanque Novo, onde ficará a disposição da Justiça.

  • Homem é encontrado morto por enforcamento na cidade de Candiba

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsAppFoto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    27/06/2019 - 10:00 


    Um homem de 33 anos foi encontrado na manhã desta quinta-feira (27), pendurado em uma árvore com uma corda amarrada no pescoço, no entorno da Lagoa do Mocambo, na cidade de Candiba, no sudoeste da Bahia. Segundo relatos de familiares, a vítima identificada como sendo Reginaldo da Silva Pereira, era alcoólatra e já havia tentado suicídio ingerindo veneno. O corpo da vítima foi encaminhado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) ao Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi, para realização de exames de necropsia.

  • Governo libera lote extra de emendas a apoiadores da reforma

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Juliana Almirante 

    27/06/2019 - 09:50 


    Serão R$ 10 milhões a mais por congressista que apoiar o governo na comissão especial da Câmara Federal e outros R$ 10 milhões extras no plenário
    O governo abriu ontem (26) o sistema digital de vários ministérios a fim de liberar lotes extras de emendas a deputados que confirmaram votar a favor da reforma da Previdência. De acordo com a Folha, com o acerto, serão R$ 10 milhões a mais por congressista que apoiar o governo na comissão especial da Câmara Federal e outros R$ 10 milhões extras no plenário. A abertura do sistema nos ministérios significa dar acesso remoto aos congressistas e prefeitos às rubricas específicas em que eles podem encaminhar verbas do Orçamento. Os valores podem ser destinados a obras e investimentos em redutos eleitorais, a exemplo de recapeamento de ruas, construção de quadras esportivas e creches. O presidente Jair Bolsonaro sempre foi crítico do que chamava de “toma lá dá cá” na relação com o Congresso Nacional.

  • Brumado: Suspeito de roubar salão é preso e joias são recuperadas pela Polícia

    Foto: Divulgação | Polícia MilitarFoto: Divulgação | Polícia Militar
    27/06/2019 - 09:30 


    Um homem foi preso em flagrante na última quarta-feira (26), por volta das 12h30, por uma equipe do Pelotão Especializado Tático Operacional (Peto) com material que fora roubado em um salão do bairro São Félix, em Brumado no último sábado (22). Segundo informações da Polícia Militar, a guarnição foi recebida pelo padrasto do suspeito, que imediatamente autorizou a entrada da polícia na residência. No local foi realizado a prisão de Francis Júlio Rodrigues Pereira, de 23 anos, possuidor de antecedentes criminais, e com o produto do roubo, cujo material ele assumiu que os produtos foram adquiridos fruto de roubo. O suspeito foi conduzido e apresentado na sede da Delegacia Territorial de Brumado, onde foi autuado pelo crime de receptação. Na ocasião, foi apreendido 11 pulseiras, 7 pingentes e 6 pares de brincos.

  • Justiça determina 'sequestro' de R$ 78 milhões de Lula

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Juliana Almirante 

    27/06/2019 - 07:00 


    Decisão foi após pedido do Ministério Público Federal (MPF), no processo que envolve a compra de um terreno onde seria construída nova sede do Instituto Lula
    O juiz da Lava Jato Luiz Antônio Bonat determinou o sequestro e arresto de até R$ 77,9 milhões do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão foi do dia 18 de junho, após pedido do Ministério Público Federal (MPF), no processo que envolve a compra de um terreno onde seria construída nova sede do Instituto Lula e um imóvel vizinho ao apartamento do ex-presidente, em São Bernardo do Campo. Na denúncia, apresentada em dezembro de 2016, os procuradores sustentam que a Construtora  Odebrecht teria pago R$ 12,4 milhões pelo terreno onde seria construída a nova sede, mas a obra não foi feita. Na ação, Lula responde pelos crimes de corrupção passiva qualificada e lavagem de dinheiro. Outras sete pessoas também são partes do processo.

Nenhum comentário: