terça-feira, 21 de maio de 2019

Risco de rompimento: Polícia dá 3 dias para Gusttavo Lima esvaziar represa em sua fazenda

A barragem que corre risco de romper na fazenda do cantor Gusttavo Lima foi vistoriada mais uma vez nesta segunda-feira (20), em Bela Vista de Goiás. Representantes do Ministério Público, Bombeiros e da Polícia Civil estiveram na represa que ameaça a GO-020 e seis casas próximas. Segundo o delegado Luziano de Carvalho,titular da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), foi dado o prazo de três dias para que a represa seja esvaziada. No entanto, segundo ele, não será necessário, inicialmente, secar todo o local.

À TV Anhanguera, a assessoria de Gusttavo Lima disse nesta trade que ainda não foi notificada sobre o prazo para o esvaziamento da represa. Pela manhã, a NR Empreendimentos, empresa do cantor sertanejo, disse que em 2017 deu entrada no pedido de licença da represa e que até hoje faz obras para cumprir o que determina a lei e para evitar o rompimento da barragem. No comunicado, consta ainda que todo o trabalho segue orientação da Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. (veja a nota na íntegra) O G1 também pediu um posicionamento à assessoria sobre o resultado da vistoria e aguarda o retorno. Em nota enviada do domingo, a empresa do cantor já informava sobre o início do esvaziamento da represa.

Após a vistoria desta segunda, o delegado disse que o risco no local ainda existe. “Tem rachaduras e infiltração, por tanto há um risco. Esvazia o reservatório, acaba o problema. Depois caso queira, busque um licenciamento, faça um projeto bem elaborado”, comentou Luziano. Ainda de acordo como o delegado, que indiciou o cantor no início de 2018 por crime ambiental, durante a vistoria ele pediu ao advogado e ao engenheiro civil que acompanham as obras, já iniciadas na represa, que a água seja rebaixada a um nível aceitável de um metro, o que não ofereceria inicialmente mais risco.


Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Siga nosso Instagram

Curta nossa Pagina no Facebook

Resultado de imagem para gusttavo lima represa

Luziano de Carvalho disse também que foi informado que a represa tem cinco metros de profundidade. Ele acredita que um metro de água já tenha sido bombeado do local para o Córrego Olaria, mas pediu que outros três sejam retirados nos próximos três dias. “Quando a represa tiver em um metro, já estará com a pressão bem reduzida”, informou. A vistoria foi pra avaliar a estrutura da barragem, os riscos de rompimento e que prejuízos poderiam acontecer. A primeira destruição seria bem na GO-020, que está a poucos metros da barragem. Foi no dia 15 deste mês que funcionários da fazenda perceberam rachaduras e deslocamento de terra. A empresa do cantor avisou as autoridades e também entregou um comunicado a quatro famílias que moram abaixo da represa.

Resultado de imagem para gusttavo lima represa

O que mais chama atenção é a parte que alerta moradores para deixarem as malas prontas caso necessitem sair às pressas. A dona de casa Dulce Queiroz recebeu o comunicado enviado pelo cantor. A casa dela fica a cerca de quilômetros da represa. “Eles falaram que se houver o rompimento da barragem imediatamente eles estão aqui para transportar todo mundo e que tá com hotel todo reservado, tudo pago caso a barragem venha a estourar”, relatou a dona de casa. A represa é de 1994. O cantor sertanejo comprou a fazenda dois anos atrás e no ano passado a polícia civil indiciou ele e outras 3 pessoas por aumentarem a represa sem licença ambiental. De acordo com a superintendente de Recursos Hídricos da Semad, Cosette Xavier da Silva, mesmo que falta de licenciamento já tenha mais de duas décadas, após a compra do imóvel o cantor passou ser o responsável. “A partir que ele adquiriu, assumiu a responsabilidade pelo barramento e a manutenção”, disse Cosette.

Resultado de imagem para gusttavo lima represa

Nenhum comentário: