Macaúbas, Boquira e Ibipitanga-BA estão em situação de alerta para surto de dengue, chikungunya e zika.
A Bahia tem 104 cidades em situação de risco de surto de dengue, zika e chikungunya, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (30). Os números são resultado do primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2019.
O estudo separa as cidades em níveis de risco, alerta e satisfatório. Segundo o levantamento, realizado entre janeiro e março, 185 municípios baianos estão em estado de alerta para as doenças, entre eles Macaúbas, Boquira, Ibipitanga e demais municípios da região (ver tabela CLICAR AQUI).
Ainda de acordo com o levantamento, na nossa microrregião nenhum município foi classificado com risco de surto. O resultado da pesquisa deste ano representa um aumento em relação ao estudo divulgado em dezembro de 2018. Na época, apenas 69 cidades baianas tinham risco de surto das doenças – 35 municípios a menos.
Ressalta-se que a luta contra o mosquito Aedes aegypti é de todos e a melhor forma de se evita-lo é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário