sábado, 4 de maio de 2019

Barra do Choça: Homem tenta matar outro com uma faca e é apreendido

  • Na noite desta quinta-feira (02), um indivíduo, que não teve o nome divulgado, tentou homicídio contra um homem que estava em um bar na Barra do Choça. O autor do crime, surpreendeu a vítima desferindo-lhe golpes de facão no rosto, nuca, peito e mão esquerda.

    Os Policiais Militares da 79ª CIPM foram acionados, e após rondas ostensivas, encontraram o suspeitos no Centro da cidade. Segundo os Policias, durante a abordagem o indivíduo estava com a arma utilizada na tentativa de homicídio. Ele foi encaminhado juntamente com a arma apreendida até o DISEP. 

    Participe do nosso Grupo no WhatsApp

    Siga nosso Instagram

    Curta nossa Pagina no Facebook

  • Com corte de R$ 24 milhões do MEC, Ifba só tem como pagar contas até setembro

    Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
    Por Milena Teixeira 

    03/05/2019 - 19:45 


    IF Baiano também foi afetado
    Depois de cortar 30% da verba da Universidade Federal da Bahia (Ufba), o Ministério da Educação (MEC) bloqueou 38% do orçamento do Instituto Federal da Bahia (Ifba) nesta sexta-feira (3). Com a redução, a escola perderá R$ 24 milhões este ano. O reitor do Ifba, Renato da Anunciação, afirma que ficou sabendo do bloqueio quando abriu o sistema que dá acesso à informações sobre as verbas das instituições federais. “A gente tinha uma noção que podia acontecer esse bloqueio por causa do corte de 24% que o MEC teve, mas não fomos informados pelo ministério”, disse o reitor. Se o corte for mantido, segundo Renato, o instituto não terá como pagar despesas básicas, como água, luz e vigilância. “As contas não se pagam sozinhas e nós gastamos muito com vigilância e outras despesas permanentes. Esse bloqueio pode causar um impacto muito grande pra escola […] A gente só vai conseguir pagar as contas até o mês de setembro”, declarou o professor. O IF Baiano também sofreu redução de verbas. Em nota, o instituto informou que perdeu 30% do orçamento total deste ano. Na publicação, o Ifba diz que para se adaptar aos cortes, a instituição deverá realizar uma revisão geral das ações que envolvem orçamento de custeio, tais como: reuniões, cursos de capacitação, eventos e viagens. Os contratos continuados, como os serviços de conservação e vigilância também deverão ser revisados, assim como os custos com as unidades educativas de produção deverão ser diminuídos. O que diz o MEC? - Em nota, o MEC afirmou que  o critério adotado para o bloqueio do orçamento foi operacional, técnico e isonômico para todas as universidades e institutos, em decorrência da restrição orçamentária. Ainda segundo o ministério, o bloqueio  foi de 30% para todas as instituições.

  • Ditado passa a ser cobrado pelo MEC em prova de alfabetização

    Foto: Marcelo Camargo | Agência BrasilFoto: Marcelo Camargo | Agência Brasil
    Por Catarina Lopes 

    03/05/2019 - 19:00 


    Método será usado como aperfeiçoamento
    A prova de alfabetização do MEC terá ditado pela primeira vez. A justificativa é que o método, que avalia se as crianças sabem escrever palavras soltas corretamente, irá funcionar como "aperfeiçoamento". Até então, o exame contava com muitas questões de leitura de texto e observação de desenhos, mas poucas de escrita. Muitos educadores acreditam que a alfabetização precisa estar atrelada ao contexto da criança para ser efetiva, e não focada em conhecimento mecânico, como o testado em ditados. A última avaliação do tipo mostrou que mais da metade das crianças não tinha o desempenho esperado em leitura e escrita, tendo dificuldade para escrever palavras como "porco". O ministro da Educação, Abraham Weintraub, também anunciou ontem (2) que a alfabetização será avaliada por meio de amostra este ano, o que já havia sido cancelado antes pelo ex-ministro Ricardo Vélez Rodríguez. Após repercussão negativa, o governo voltou atrás.

  • Defensoria entra com ação para impedir corte de verba de universidades federais

    Foto: Divulgação | AFESPFoto: Divulgação | AFESP
    Por Matheus Simoni 

    03/05/2019 - 18:30 


    Ação será julgada na 14ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal
    A Defensoria Pública da União entrou com uma ação civil pública hoje (3) na Justiça Federal de Distrito Federal para barrar a redução de orçamento e bloqueio dos repasses do Ministério da Educação (MEC) às universidades federais brasileiras. A pasta anunciou uma redução de 30% nos valores a serem repassados às instituições. A ação será julgada na 14ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal. De acordo com o portal UOL, a ideia da ação é "impedir que a União e o MEC pratiquem quaisquer atos de contingenciamento orçamentário nas universidades federais brasileiras ou em demais instituições federais, custeadas com recursos públicos federais, notadamente na UnB, UFF e UFBA, em função de ideologias operadas nessas instituições, ferindo a autonomia universitária, o princípio da impessoalidade e o direito constitucional à educação". A medida foi anunciada pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, contra as três universidades. No entanto, após a repercussão, o MEC anunciou que o corte iria se estender a todas as universidades e institutos federais. Mesmo assim, a Defensoria diz acreditar que possa haver cortes por critérios não objetivos. "Contudo, em entrevista que visava ao esclarecimento sobre o bloqueio em questão, o sr. Arnaldo Barbosa de Lima Junior, secretário de Educação Superior do MEC, disse que está 'estudando alguns parâmetros' para definir quais delas seriam 'premiadas' com uma 'redução menor do que as outras' durante o ano, com ênfase no segundo semestre. Houve ainda a sugestão de que a avaliação da qualidade de ensino e da inserção no mercado de trabalho seriam pautas a serem consideradas", aponta a ação.

  • Homem é encontrado morto no bairro Alto Caiçara em Guanambi

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsAppFoto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    03/05/2019 - 15:00 


    Um homem de 52 anos foi encontrado morto nesta sexta-feira (03), na Rua Minas Gerais, no bairro Alto Caiçara, em Guanambi, município do sudoeste da Bahia. Segundo informações da Polícia Militar (PM), a vítima identificada como sendo Vandilson Souza Alves estava em elevado estado de decomposição. Populares disseram que ele estava fazendo uso de bebidas alcoólicas, e se queixando de falta de ar. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local para realizar a perícia e encaminhou o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi. A vítima foi encontrada deitada de lado. A suspeita da polícia é que tenha sido morte natural. Vandilson trabalhava como sapateiro próximo à feira livre e em casa.

  • Psicologia: UniFG realiza III Encontro Interdisciplinar em Saúde Mental

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    03/05/2019 - 14:49 


    O curso de Psicologia do Centro Universitário UniFG realiza, no dia 16 de maio, o III Encontro Interdisciplinar em Saúde Mental. O evento, que faz parte do calendário oficial do Colegiado de Psicologia, tem como foco a discussão de temas voltados para a saúde mental de forma interdisciplinar. Na edição de 2019, o Encontro Interdisciplinar em Saúde Mental acontecerá nos turnos matutino e noturno, com uma programação que prevê salas temáticas e uma palestra com a Profa. Monalisa Barros, pós-doutora em Psicologia e docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) dos cursos de Psicologia e Medicina. As inscrições para o evento são voltadas para os acadêmicos de Psicologia e áreas afins, e podem ser feitas exclusivamente pelo site da UniFG. O III Encontro Interdisciplinar em Saúde Mental da UniFG acontece, tradicionalmente, em maio, mês em que se comemora o Dia da Luta Antimanicomial. A data foi instituída após profissionais da saúde mental organizarem o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental, realizado em 1987, na cidade de Bauru/SP. Para mais informações clique aqui.

  • TRE-BA abre agendamento para última fase da biometria na próxima segunda

    Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
    Por Juliana Rodrigues 

    03/05/2019 - 13:00 


    Serviço deve beneficiar os mais de 2,9 milhões de eleitores das 281 cidades que passarão pelo recadastramento
    O serviço de agendamento para atendimentos nos cartórios da Justiça Eleitoral na Bahia estará disponível a partir da próxima segunda (6), pela internet. Para acessar o serviço, o interessado deverá informar o número de CPF, nome completo e data de nascimento. Outros dados opcionais são o número do título de eleitor e nome completo do pai e da mãe. O agendamento pretende beneficiar, em especial, aos eleitores que estarão oficialmente convocados a realizar o recadastramento biométrico, a partir do dia 13 de maio. A última fase da biometria no estado vai envolver 108 zonas eleitorais distribuídas em 281 cidades. Segundo o TRE-BA, a convocação atinge mais de 2,9 milhões de cidadãos.

  • Homem comete suicídio disparando contra a própria cabeça na zona rural de Guanambi

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    03/05/2019 - 12:16 


    Um homem se suicidou ao disparar um tiro de espingarda calibre 28 contra o ouvido, no interior da casa onde residia na fazenda Gameleira, nas proximidades do distrito de Ceraíma, zona rural de Guanambi, no Centro Sul Baiano. O caso aconteceu na manhã desta sexta-feira (3), conforme autoridades locais. Não há informações sobre a motivação, que será investigada pela Polícia Civil. De acordo com informações obtidas pela reportagem do Sudoeste Bahia, o homem se chamava Nilson Alves Teixeira, tinha 44 anos e era natural de Bom Jesus da Lapa. O corpo de Nilson foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi, onde será necropsiado.

  • MPF aciona prefeito de Paratinga por desvio de R$ 2 milhões da Educação

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Juliana Almirante 

    03/05/2019 - 11:56 


    Com o extravio de recursos, professores da cidade ficaram ser receber salários
    O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação de improbidade administrativa contra o prefeito de Paratinga, Marcel José Carneiro de Carvalho, pelo desvio de R$ 2 milhões em recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação e da Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O desvio teria ocorrido em dezembro de 2012. O inquérito foi instaurado a partir da representação feita ao MPF pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Paratinga, que denunciou que os professores do município não receberam a remuneração do mês de dezembro de 2012 e o 13º salário. O sindicato também noticiou o desaparecimento de cerca de R$ 2 milhões da conta do Fundeb entre 3 e 31 de dezembro de 2012. O MPF requer à justiça que Marcel seja condenado como prevê a Lei de Improbidade Administrativa. Caso o prefeito seja condenado, poderá perder o cargo, ter seus direitos políticos suspensos por cinco a oito anos, ser obrigado a ressarcir o valor desviado, pagar multa e ser proibido de contratar com o poder público por até dez anos. Os recursos do Fundeb devem ser aplicados na manutenção e desenvolvimento da educação básica pública, sendo que o mínimo de 60% desses recursos deve ser destinado anualmente à remuneração dos profissionais do magistério (professores e profissionais que exercem atividades de suporte pedagógico) em efetivo exercício na educação básica pública e a parcela restante (de no máximo 40%), deve ser aplicada nas demais ações de manutenção e desenvolvimento, também da educação básica pública.

  • Homem é preso após agredir a companheira com golpes de madeira em Livramento

    Foto: Divulgação | Polícia CivilFoto: Divulgação | Polícia Civil
    03/05/2019 - 10:16 


    Acusado de agressão contra a companheira, Marialva de Oliveira Caires, um homem identificado como Valdir Alves de Souza foi preso na manhã da última segunda-feira (29), em Livramento de Nossa Senhora. De acordo com informações da polícia, Valdir agrediu a mulher com golpes de madeira, ferindo-a gravemente no rosto e na cabeça, além deixá-la com vários hematomas pelo corpo. O caso ocorreu na comunidade de Patos. Ainda segundo informações da Polícia Civil, após o crime, o próprio agressor teria levado a vítima para a UPA 24h dois dias depois da violência. Após atendimento médico na unidade de saúde foi constatado que a mulher apresentava hematomas em várias partes do corpo, corte profundo na cabeça e o lado esquerdo do corpo estava paralisado. O Delegado Titular Antônio Cláudio Pereira Oliveira, da Delegacia Territorial de Polícia de Livramento comandou a equipe de agente civis e autorizou a procurar o acusado, que foi localizado na residência da vítima. Em depoimento, Valdir alegou que a companheira teria “caído sozinha”. Ainda segundo informações, Marialva foi transferida para o Hospital de Vitoria da Conquista, para uma intervenção cirúrgica. A Polícia Civil já está investigando as circunstâncias do fato e pede quem tiver informação sobre este caso ou qualquer crime, pode realizar a denúncia através do WhatsApp 77 99956-6557, com absoluto sigilo.

  • Defesa de Lula assina petição contra pedido para cumprir pena em casa

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Juliana Almirante 

    03/05/2019 - 10:00 


    Defesa seria contra a medida judicial porque quer que inocência do ex-presidente seja reconhecida
    Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolaram uma petição contra o pedido de habeas corpus ao ex-presidente que foi impetrado pelo ex-secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, no Supremo Tribunal Federal (STF). O objeto do habeas corpus é o cumprimento da pena em regime domiciliar. A defesa seria contra a medida judicial porque quer que a sua inocência seja reconhecida. Procurado pela Folha, Oliveira disse ter ouvido “comentários” sobre o desejo de Lula. “Mas, independente da posição dele, esse é meu direito enquanto cidadão brasileiro”, declarou.

  • Mega-Sena acumula mais uma vez e pode pagar R$ 140 milhões

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Juliana Rodrigues 

    03/05/2019 - 08:00 


    Próximo sorteio acontece amanhã (4)
    Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2147 da Mega-Sena, realizado ontem (2) em São Paulo (SP). O prêmio acumulou e estima-se que o próximo sorteio, marcado para amanhã (4), possa pagar R$ 140 milhões. As dezenas sorteadas foram 17 - 19 - 37 - 41 - 42 - 49. A quinta teve 366 apostas ganhadoras, e cada uma levará R$ 28.739,81. Outras 28.045 apostas acertaram a quadra, cada uma receberá R$ 535,81.

  • Caetité: eleitor tem até o dia 6 de maio para regularizar pendências com a Justiça Eleitoral

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Willian Silva 

    03/05/2019 - 08:00 


    Se o eleitor não estiver em dia com a Justiça Eleitoral, ele pode, por exemplo, não ser empossado em cargo público ou não receber diploma universitário
    O título de eleitor é um importante documento na vida do cidadão. Criado em 1875 pela Lei do Terço, o título, além de permitir o cidadão a votar, é documento solicitado para compor uma série de outros documentos. Mas também a falta dele ou pendências com o título podem te dar dor de cabeça. É por isso que, a Justiça Eleitoral de Caetité e Lagoa Real pedem que os eleitores que não votaram na última ou nas últimas eleições compareçam ao Cartório Eleitoral até o dia 6 de maio para resolver pendências com o título. Caso o eleitor não tenha votado nas últimas três eleições e não justificou o voto, por cada eleição o eleitor deverá pagar uma multa de R$3,50. Caso a multa não seja paga, a partir do dia 8 de maio os títulos serão cancelados, caso não haja a regularização das pendências. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/BA) divulgou lista onde 271 municípios estão habilitados para realizar o cadastramento biométrico. Para Caetité e Lagoa Real, o cadastramento biométrico começará dia 13 de maio e, ainda, não será obrigatório para as eleições de 2020. No mesmo dia, o eleitor que teve o título cancelado, poderá comparecer ao Cartório Eleitoral para recadastrar o título. Porém, de acordo com a Justiça Eleitoral de Caetité, para as eleições gerais de 2022, o cadastramento biométrico já será obrigatório. Vale lembrar que, caso o eleitor não esteja em dia com as obrigações eleitorais, o cidadão não poderá, por exemplo, receber passaporte internacional, ser empossado em cargo ou concurso público ou receber diploma de graduação em universidades. A 63ª Zona Eleitoral, composta pelos municípios de Caetité e Lagoa Real possuem 50.149 eleitores aptos ao voto. Mais informações, ligue para o (77) 3454-1999.

  • Dono de bar em Carinhanha é acusado de matar homem após discussão no estabelecimento

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    03/05/2019 - 07:00 


    O proprietário de um bar situado na comunidade de Aguada do Meio (Núcleo 2) na zona rural de Carinhanha, identificado como Aristóteles de Jesus, de 56 anos, (veja a foto) é acusado de matar com um tiro de arma de fogo Dalmar Rodrigues de Alcântara, 45 anos de idade. O crime aconteceu na noite de quinta-feira dia (03) e, segundo informações do site Alerta Bahia, dentro do próprio bar do autor, após desavença com a vítima. De acordo com testemunhas, os dois homens sempre bebiam no local e era comum entrarem em discussão ou vias de fato. Após o fato, a Polícia Militar fez rondas a fim de localizar Aristóteles, porém o homem não foi encontrado. A Polícia Técnica realizou o levantamento e encaminhou o corpo da vítima fatal ao Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi.

  • Sudoeste baiano: PRF apreende 5Kg de cocaína na BR 116

    Foto: Divulgação | PRFFoto: Divulgação | PRF
    Por Nildo Freitas 

    02/05/2019 - 20:07 


    Policiais Rodoviários Federais de Vitoria da Conquista, durante fiscalização de rotina realizada no KM 836 da BR 116, por volta das 19h50 de quarta feira (01), apreenderam 5Kg de substância análoga a cocaína. A droga estava sendo transportada em um ônibus de turismo que saiu de São Paulo (SP) com destino a Arapiraca (AL) pela passageira K. H. C dos S, de 21 anos, que informou que receberia a quantidade de R$1.500,00 para levar a droga até a cidade de Maceió-AL.

  • TRE-BA convoca eleitores de Igaporã, Botuporã, Tanque Novo

    Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
    02/05/2019 - 19:59 


    Cidades iniciam revisão eleitoral no próximo dia 13 de maio; atendimento poderá ser agendado por meio do site do Eleitoral baiano
    O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) convoca, a partir do próximo dia 13 de maio, os eleitores de Igaporã, Botuporã, Tanque Novo para a realização do recadastramento biométrico. O procedimento é obrigatório e o cidadão que não atender ao chamado terá seu título cancelado. Para ser atendido, o eleitor poderá, a partir da segunda-feira (6 de maio), utilizar o serviço de agendamento, a ser disponibilizado por meio do site do TRE-BA. Confira detalhes. Prejuízos - Em caso de cancelamento, o eleitor poderá enfrentar alguns contratempos em relação a outros documentos que dependem da certidão de quitação eleitoral. A quitação é exigida, por exemplo, para obter passaporte ou carteira de identidade; adquirir empréstimos nas autarquias, nas sociedades de economia mista, nas caixas econômicas federais e estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos; inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, e neles ser investido ou empossado; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e etc.

Nenhum comentário: