O Exército determinou nesta segunda-feira (8) a prisão em flagrante de 10 dos 12 militares envolvidos no assassinato do músico Evaldo Rosa dos Santos na noite deste domingo (7), em Guadalupe, zona norte do Rio de Janeiro. O carro onde Evaldo estava foi alvejado por mais de 80 tiros disparado pela equipe militar.

 

A investigação do Exército identificou inconsistências entre a história inicialmente contada pela equipe e informações que chegaram posteriormente ao Comando. Os militares foram afastados e encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária Militar para tomada de depoimentos. Uma testemunha civil também foi ouvida. 

 

Em nota, o Exército afirmou seu compromisso com a transparência e condenou excessos ou abusos da corporação. 

 

Os militares envolvidos no assassinato disseram que haviam sido alvos de tiros dos ocupantes do veículo alvejado. Amigos das vítimas negam a versão e afirmam que o veículo levava uma família, inclusive uma criança de sete anos. O sogro de Evaldo e um pedestre que passava no local e tentou ajudar ficaram feridos. 

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Siga nosso Instagram

Curta nossa Pagina no Facebook

 

 

Vídeos publicados nas redes sociais mostram moradores da região criticando os militares logo após os disparos. Eles dizem que o carro da família foi confundido com o de bandidos.

 

"Quando eles [militares] começaram a atirar, minha tia pegou meu primo no colo e mostrou que era carro de família, mas mesmo assim eles não pararam de dar tiros", disse um dos sobrinhos de Evaldo ao jornal Extra. Na primeira nota divulgada à imprensa, o Comando Militar do Leste informou que uma patrulha do Exército flagrou um assalto perto do piscinão de Deodoro e que dois criminosos dentro de um veículo haviam atirado contra a equipe.

 

"Os militares responderam à injusta agressão", dizia a nota do CML. Segundo o Comando, este texto foi emitido a partir das informações iniciais transmitidas pela patrulha.

 

A investigação está a cargo do Exército, mas o delegado Leonardo Salgado, da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil, afirmou que não há nenhum indício de que os ocupantes do carro fossem bandidos ou tivessem reagido à abordagem dos militares. A Polícia Civil realizou a perícia no local e constatou mais de 80 tiros e nenhuma arma dos ocupantes do veículo. 

 

"Tudo indica que houve o fuzilamento do veículo de uma família de bem indo para um chá de bebê. Uma ação totalmente desproporcional e sem justificativa", afirmou.

 

Por Ana Luiza Albuquerque | Folhapress