quinta-feira, 21 de março de 2019

Verão de altas temperaturas da lugar a Outono com chuvas em toda a região

  • Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
     

    Após dias de muito calor, com temperaturas máximas de 39°C em cidades da região como Brumado, e sensação térmica de 41°C em Bom Jesus da Lapa, o Outono tem início com chuva em cidades da região. Até a quarta-feira ( 27/03) da próxima semana a previsão da Seagri - Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura - é que o tempo se mantenha chuvoso no Sudoeste e Oeste da Bahia, com temperaturas oscilando entre 21°C e 32°C, com pancadas de chuva a qualquer hora. Confira a previsão completa para o seu município.




    Participe do nosso Grupo no WhatsApp

    Siga nosso Instagram

    Curta nossa Pagina no Facebook


  • Jaques Wagner critica prisão de Temer: 'Precipitada'

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Alexandre Galvão 

    21/03/2019 - 15:20 

    Wagner criticou também a “instabilidade” constante no país e citou o impeachment de Dilma e a prisão de Lula
    Senador pela Bahia e adversário político do ex-presidente Michel Temer, Jaques Wagner criticou a prisão do emedebista. Segundo o Estadão, ele classificou o caso como uma "precipitação da Justiça". Ainda de acordo com Wagner, Temer foi preso sem que tivesse prestado depoimento no inquérito em que é investigado. Wagner criticou também a “instabilidade” constante no país e citou o impeachment de Dilma e a prisão de Lula, que, na opinião dele, também foram efetivados sem que houvesse motivos concretos. "Não posso julgar o juiz, mas as pessoas estão se precipitando pela notícia. Qual o motivo de uma prisão preventiva? Só queria entender: ele (Temer) é uma ameaça? Ele vai surrupiar prova? Não sou eu que vou julgar, porque é do direito, cabe ao ex-presidente fazer o recurso", sinalizou.

  • Temer é chefe de organização criminosa há 40 anos, diz Lava Jato no RJ

    Foto: Cesar Itiberê | PRFoto: Cesar Itiberê | PR
    Por Kamille Martinho 

    21/03/2019 - 15:11 

    A prisão de Temer é preventiva e teve como base a delação de José Antunes Sobrinho, dono da Engevix
    O ex-presidente Michel Temer, segundo investigação da Lava Jato no Rio de Janeiro, é chefe de uma organização criminosa que atua há 40 anos no estado. "Michel Temer é o líder da organização criminosa a que me referi, e o principal responsável pelos atos de corrupção aqui descritos", afirmou o juiz Marcelo Bretas na sentença. O ex-presidente da República foi preso pela força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira (21). A prisão de Temer é preventiva e teve como base a delação de José Antunes Sobrinho, dono da Engevix. O empresário disse à Polícia Federal que pagou R$ 1 milhão em propina, a pedido do coronel João Baptista Lima Filho (amigo de Temer), do ex-ministro Moreira Franco e com o conhecimento do presidente Michel Temer.

  • Igaporã: chuvas alagam casas em bairro popular da cidade; há notícias de desabamentos

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsAppFoto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    Por Willian Silva 

    21/03/2019 - 11:54 

    A chuva que era para ser comemorada por moradores de Igaporã, na região Sudoeste, veio trazendo problemas principalmente para os moradores das regiões mais baixas da cidade. A chuva que cai na cidade desde as 6h desta quinta-feira (21), causou inundações em alguns pontos. Informações enviadas a redação do Sudoeste Bahia contam que um dos pontos mais afetados foi o bairro Parque da Cidade ou “As Casinhas Populares”, onde residem pessoas humildes. Nas informações repassadas constam que alguns moradores estão ilhados outros perderam móveis e eletrodomésticos. Há relatos de que uma residência não suportou o volume de chuva e desabou.
    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsAppFoto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    Um leitor relatou que a situação para os moradores do bairro é desesperadora. Uma página intitulada “Igaporã-Bahia” conclamou a todos os igaporaenses a se mobilizarem a ajudar a população afetada pela enchente. Outra cidade que está vivendo o mesmo drama é Santa Maria da Vitória, onde a chuva alagou ruas de bairros periféricos. O Sudoeste Bahia tentou contato com a Chefia de Gabinete e Assessoria de Comunicação. A informação repassada por funcionários da Prefeitura de Igaporã é que todas as secretarias municipais foram acionadas para auxiliar as vítimas da enchente que tomou grandes proporções. O Sudoeste Bahia envia toda a nossa solidariedade ao povo de Igaporã. Veja o vídeo:

  • Força-tarefa da Lava Jato prende ex-presidente Michel Temer

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Juliana Almirante 

    21/03/2019 - 11:10 

    Agentes ainda tentam cumprir um mandado contra o ex-ministro de Minas e Energia, Moreira Franco
    O ex-presidente da República, Michel Temer, foi preso pela força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira (21). De acordo com o G1, os agentes ainda tentam cumprir um mandado contra o ex-ministro de Minas e Energia, Moreira Franco. A Polícia Federal (PF) tentava rastrear e confirmar a localização do ex-presidente desde quarta-feira (20), mas não teve sucesso.  Por conta disso, a operação inicialmente prevista para as primeiras horas da manhã desta quinta-feira acabou atrasando. A motivação da prisão ainda não foi informada. O ex-presidente responde atualmente a dez inquéritos. Cinco deles tramitavam no Supremo Tribunal Federal (STF),  quando ele estava no cargo de presidente, e foram encaminhados à primeira instância depois que ele deixou o cargo.  Os outros cinco foram autorizados pelo ministro Luís Roberto Barroso em 2019, quando Temer não tinha mais foro privilegiado. O ex-presidente ainda é um dos alvos da Lava Jato do Rio. O caso, cujo responsável é o juiz Marcelo Bretas, trata das denúncias do delator José Antunes Sobrinho, dono da Engevix. O empresário disse à PF que pagou R$ 1 milhão em propina, a pedido do amigo de Temer, coronel João Baptista Lima Filho, do ex-ministro Moreira Franco, e com o conhecimento do então presidente Temer. A empresa tinha um contrato em um projeto da usina de Angra 3.

  • Pindaí: Justiça condena três por fraudes em licitação com recursos do Fundeb

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Juliana Rodrigues 

    21/03/2019 - 10:47 

    Um dos condenados, Júlio César Cotrim, já acumula 15 anos de prisão com outras quatro condenações
    A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Guanambi (BA), a Justiça Federal condenou, no último dia 13 de março, Josmar Fernandes dos Santos, Júlio César Cotrim e Leonardo Barbosa Diamantino por fraudes em licitação realizada em 2009 no município de Pindaí, a 709 km de Salvador. A ação foi ajuizada como resultado da Operação Burla, deflagrada em 2016 contra duas organizações criminosas que atuavam em fraudes e em desvio de recursos públicos federais no sudoeste da Bahia. O inquérito foi instaurado em 2012 para apurar possíveis fraudes em licitações no município de Pindaí por empresas pertencentes a um mesmo grupo econômico e constituídas em nome de laranjas. Nas investigações, verificou-se que as fraudes em Pindaí faziam parte de um esquema maior de corrupção que abrangia diversos municípios baianos e envolvia a constituição de empresas de fachada, falsificação de documentos, fraudes ao caráter competitivo de licitações por meio de simulação de disputas e combinação de preços, além de substancial desvio de recursos públicos. A ação penal em questão trata do envolvimento dos três réus em licitação de 2009 que tinha por objeto a contratação de reforma e recuperação de três escolas – Aloysio Short, Jerônimo Borges e Centro Educacional Francisco Teixeira Cotrim – com recursos provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Os demais crimes evidenciados nas investigações são objeto de ações ajuizadas em separado pelo MPF para evitar a demora no andamento dos processos. Reincidência: De acordo com  MPF, o condenado Júlio César Cotrim, conhecido empresário da construção civil na região, foi um dos sete presos na deflagração da Operação Burla e responde a diversas outras ações penais na Justiça Federal em Guanambi por envolvimento em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos e sonegação fiscal. Cotrim já acumula 15 anos de prisão na soma de suas condenações em cinco ações penais, sendo que apenas uma delas transitou em julgado, sendo possível o ajuizamento de recurso nas outras. Atualmente, o empresário encontra-se em prisão domiciliar, cumprida em Guanambi, por autorização da Vara de Execuções Penais de Vitória da Conquista.

  • Bahia lidera ranking de mortes de crianças e adolescentes por arma de fogo

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    Por Juliana Rodrigues 

    21/03/2019 - 10:05 

    De 2009 a 2016, o estado registrou o maior número de casos, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria
    No período de 2009 a 2016, a Bahia liderou o número de crianças e adolescentes mortos no país por arma de fogo, segundo estudo divulgado ontem (20) pela Sociedade Brasileira de Pediatria. De 1997 a 2016, foram registrados no estado 13.813 casos nos quais as vítimas tinham entre 0 e 19 anos, o que coloca a Bahia como o primeiro estado do Nordeste com mais mortes desse tipo e o terceiro em todo o país, perdendo apenas para São Paulo, que teve 21.864 casos, e para o Rio de Janeiro, com 19.220 ocorrências. Desde 2009, a Bahia lidera o ranking nacional. Em 2016, 14% das mortes registradas no país com essa causa ocorreram no estado, segundo a entidade. O levantamento ainda aponta que a cada 60 minutos, uma criança ou um adolescente morre no Brasil devido a ferimentos por arma de fogo.

  • Caetité amanhece debaixo de fortes chuvas que poderão ir até o domingo (24)

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Willian Silva 

    21/03/2019 - 10:00 

    O Instituto Nacional de Metereologia manteve o alerta de chuvas fortes para a região sudoeste e oeste da Bahia e atenção deve ser redobrada
    Após muitos trovões e fortes ventos, as “águas de março” chegaram, com um pouco de atraso “fechando o verão”. Para a garantia de uma boa colheita de milho no São João e a esperança de muita chuva ao longo do ano, os mais antigos dizem que isso só seria garantido se chovesse no “Dia de São José”, 19 de março. Felizmente, a chuva chegou com apenas um dia de atraso, mas chegou em grande quantidade. Desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (21), os céus enviaram o que há muito prometiam. Muita chuva. E a previsão, que indicou o risco de temporais para os próximos dias na região Sudoeste, aponta que as chuvas podem prosseguir até o fim da semana de acordo com a Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia (Seagri).
    Foto: Reprodução | Somar MeteorologiaFoto: Reprodução | Somar Meteorologia
    Em Caetité, segundo a Seagri, é esperado quase 32 milímetros de chuva. Segundo o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em Caetité houve uma precipitação de 30 milímetros entre os dias 19 e 20 de março. A previsão até domingo (24) é de mais chuva. No total dos quatro dias é que chova cerca de 160 milímetros, pela previsão da Seagri. Há informações de que em Guanambi, até o momento a chuva é leve. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), poderá chover cerca de 130 milímetros na terra do algodão entre quarta-feira (20) até sexta-feira (22). O final de semana dos guanambienses deverá ser de muitas nuvens com ausência de chuva. O Inmet manteve para esta quinta-feira (21) o alerta de temporais que foi emitido na manhã desta quarta-feira (20). A Somar Metereologia aponta que para a região sudoeste e oeste da Bahia há risco de chuva forte e precipitação acumulada para as próximas horas. O mesmo alerta serve para os estados vizinhos da Bahia como Minas Gerais e Piauí. Confira a previsão para o seu município.

  • Dois homens morrem em confronto com a polícia e dois são presos durante operação contra o tráfico de drogas em Brumado

    Foto: Divulgação | Polícia MilitarFoto: Divulgação | Polícia Militar
    21/03/2019 - 08:30 

    Ao realizar patrulhamento tático no Bairro Irmã Dulce, conhecido como "Morro dos Macacos", em Brumado, por volta das 22h de quarta-feira (20), policias do PETO da 34ª CIPM visualizaram seis indivíduos, os quais, ao visualizarem a viatura, empreenderam fuga pulando muros de algumas casas. Iniciada a perseguição, os policiais observaram um homem identificado como Roberto Coelho Moreira Filho, 24 anos, pulando de uma casa para outra pelos telhados, e depois o mesmo se escondeu em uma delas. Iniciadas as incursões, os policiais foram surpreendidos por dois indivíduos – Danilo da Silva Santos e Paulo Ricardo de Oliveira Santos – que estavam no fundo de uma pequena igreja. Eles receberam a guarnição à tiros, houve revide e após cessar o confronto, os policiais prestaram socorro aos feridos, que tiveram posteriormente constatado os óbitos pelo médico plantonista do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Os demais policiais continuaram as buscas por Roberto Coelho, encontrando-o ferido em uma das casas. Na casa que a quadrilha utilizava para tráfico de entorpecentes foi encontrado drogas e munições. Roberto foi conduzido ao hospital e posteriormente foi apresentado na Delegacia Territorial de Brumado, juntamente com seu irmão, Tcharles Soares Moreira, 25 anos. A ação resultou ainda na apreensão de uma pistola Taurus PT 101 .40 (numeração suprimida), um revólver Taurus cal .32 n° 83297, 21 munições de  calibre .40, 03 munições de .32 picotadas, 02 estojos de calibre 380, 01 estojo de calibre 45, 01 porção grande de maconha, 02 trouxinha de cocaína, 14 trouxinhas de maconha, 05 pedras de crack, 01 balança de precisão,  e 01 relógio.

  • Motocicleta é furtada em frente de residência no centro de Palmas de Monte Alto

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    21/03/2019 - 08:00 

    Uma motocicleta foi furtada na noite de quarta feira (20), quando estava estacionada em frente a uma residência na Rua Amazonas, Bairro Santa Cruz, em Palmas de Monte Alto. Conforme registrado na Delegacia Territorial local pelo proprietário do veículo, um vizinho teria visto dois indivíduos se aproximarem a bordo de uma motocicleta Honda Fan de cor vermelha e, em seguida, o garupa sair com a outra moto. Durante a fuga, os assaltantes ainda roubaram o celular modelo Samsung J2 prime de uma menor de idade, que utilizava o aparelho em uma rua próxima de onde ocorreu o furto da motocicleta. A Polícia Militar realizou diversas rondas nas imediações, mas os suspeitos não foram localizados. A Polícia Civil investiga o caso.

  • Brasil deve ter três novas companhias aéreas estrangeiras

    Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
    Por Lis Grassi 

    21/03/2019 - 08:00 

    Anac processa pedidos da Norwegian Air UK, FB Lineas Aereas e Virgin Atlantic Airways
    Os brasileiros devem ganhar três novas opções de companhias aéreas para viajar. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) processa, atualmente, pedidos de três empresas estrangeiras para operar voos regulares no país: Norwegian Air UK Limited, FB Lineas Aereas S.A. (Flybondi) e  Virgin Atlantic Airways Limited. A Norwegian Air já foi autorizada pela agência, segundo decisão de agosto de 2018, e está em fase final do processo para começar a operar voos regulares. A Flybondi recebeu autorização em 13 de fevereiro deste ano. A empresa está sendo constituída e "ainda não deu entrada no pedido de autorização para operar". Já a Virgin Atlantic Airways aguarda publicação no Diário Oficial da União da decisão de autorização para funcionamento no Brasil, de acordo com informações da Anac.

  • Consumidores terão redução de 3,7% nas contas de luz este ano

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Lara Curcino 

    20/03/2019 - 20:00 

    A economia é consequência da quitação do empréstimo bilionário da Aneel
    O empréstimo bilionário feito em 2015 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para evitar um reajuste muito alto nas contas de luz vai ter a amortização do financiamento antecipada para setembro deste ano. Inicialmente, a quitação ocorreria apenas em abril do próximo ano. Desde o começo, ela é paga em parcelas por recolhimento de taxas nas contas de luz. Com o fim da dívida, os consumidores vão economizar R$ 6,4 bilhões neste ano em contas de luz, o que deve reduzir em 3,7% as tarifas, em média.

  • Ibope aponta que um terço dos brasileiros considera boa ou ótima a administração de Jair Bolsonaro

    Foto: Isac Nóbrega | PRFoto: Isac Nóbrega | PR
    Por Kamille Martinho 

    20/03/2019 - 16:43 

    O levantamento foi realizado entre os dias 16 e 19 de março
    O IBOPE realizou um levantamento entre os dias 16 e 19 de março que apontou que três em cada dez brasileiros (cerca de 34%) avaliam o governo de Jair Bolsonaro como ótimo ou bom. A mesma parcela considera a gestão como regular e cerca de 24% dos brasileiros consideram a gestão ruim ou péssima. No primeiro levantamento, realizado em janeiro, cerca de 49% da população avaliaram o governo como ótimo ou bom. Já a avaliação ruim ou péssima teve um aumento de 13 pontos porcentuais, passando de 11% para 24%. O estudo também investiga a aprovação da forma com que Jair Bolsonaro está governando o país. São 51% os que aprovam, enquanto 38% desaprovam e 10% não sabem ou preferem não opinar. No que diz respeito a confiança no presidente, quase metade (49%) dos brasileiros declararam confiar em Jair Bolsonaro. Outros 44% não confiam e 6% não sabem ou preferiram não responder. Ainda de acordo com o levantamento é possível analisar que: Bolsonaro apresenta avaliação positiva mais expressiva entre aqueles com renda mais alta; Avaliação negativa é mais acentuada entre os moradores das cidades com mais de 500 mil habitantes; Evangélicos e moradores das regiões Norte/Centro-Oeste são os que mais aprovam a maneira que Bolsonaro vem administrando o país; Moradores do Nordeste são os que mais desaprovam a forma do presidente administrar o país; Evangélicos são os que mais confiam no presidente; Nordestinos e moradores dos grandes centros urbanos destacam-se entre os que não confiam em Jair Bolsonaro. Detalhes do levantamento podem ser analisados pelo site do IBOPE

  • Caetité: estão abertas as inscrições para a Corrida do Trabalhador Sindserv

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    20/03/2019 - 16:23 

    Já estão abertas as inscrições para uma das maiores corridas de rua do sudoeste baiano, a Corrida do Trabalhador Sindserv, que será realizada no dia 12 de maio de 2019, na cidade de Caetité. O evento é uma realização do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindserv) em parceria com a Prefeitura Municipal de Caetité e o Centro de Avaliação Física Vandilson Alves (CAFVA). A Prova contará com 05 categorias de participação: Feminino Sub 35 e Master; Masculino Sub 35, Sub 45 e Master. Poderão participar do evento pessoas de ambos os sexos acima de 18 anos. O percurso do mesmo será de 7.5 km (sete quilômetros e meio) dentro das principais ruas da cidade. As inscrições estão abertas no site e vão até dia 08 de Maio de 2019, com vagas limitadas. A inscrição no evento está no valor de R$ 50,00 reais. Assim, no momento em que atingir o número máximo de atletas inscritos, as inscrições serão encerradas. A organização ressalta que não haverá em hipótese alguma inscrição no dia do Evento. Os organizadores também informam que os (as) atletas inscritos na competição, receberão um Kit com: Regulamento Impresso, Placa de Identificação Peitoral, Grampos de Afixação da Placa e uma Barra de Cereal. A Premiação conta com mais de R$ 3,000 (Três Mil reais) distribuídos por categorias. Todas as Informações estão disponíveis no site. Maiores Informações: [email protected] ou pelos telefones (77) 9-91383038 (Tim) / (77)999338564 (Whatsapp) / (77) 3454-1719 (Sindserv).

  • Caetité: Secretaria de Educação realizou 1º Encontro dos Seminários de Formação Continuada

    Foto: Divulgação  | Ascom PMCFoto: Divulgação | Ascom PMC
    20/03/2019 - 16:09 

    Com o objetivo de promover um espaço propício para estudo e reflexão sobre as competências da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Secretaria de Educação de Caetité realizou no sábado (16/03) o I Encontro dos Seminários de Formação Continuada com professores da rede municipal. O encontro aconteceu no Centro de Educação Profissional – CETEP Sertão Produtivo, e a programação contou com as palestras: “O que muda na Nova BNCC”, com o professor Ginaldo Cardoso, e “Metodologia do Trabalho e da Pesquisa Científica”, com a professora Marinalva Fernandes. A secretária de Educação, Iamara Junqueira, esteve presente e deu as boas vindas, passando os informes sobre o projeto aos professores presentes e destacando a importância de conhecer a nova BNCC para a implementação. 160 professores estão inscritos no programa. A professora Rosany Kátia, articuladora do projeto destacou a proposta dos Seminários de Formação Continuada. “Nosso objetivo é a capacitação de docentes, coordenadores e gestores a serviço da rede municipal de ensino quanto às 10 competências gerais da BNCC e o desenvolvimento de projetos de intervenção que posteriormente serão publicados pela secretaria”, explicou.

Nenhum comentário: